Ver Versão Completa : Erro ao colocar molas da Band
Rogério Tortato
08/05/2006, 11:06
pessoal,
acompanhei o tópico das molas da band e resolvi instalar no meu cj.
tomei como principal exemplo o jeep do Elmer.
cometi, entretanto um erro primário. na hora da instalação do feixe dianteiro, simplesmente instalei na parte dianteira, um suporte fixo de mola da band soldado no chassi. ele é mais baixo (alguns centímetros) que o do cj. a parte dianteira da mola, então, ficou mais próxima do chassi.
já na parte de tras do feixe dianteiro (no jumelo), soldei um olhal de mola de band no chassi (igual o Elmer). o original é com uma bucha no interior da longarina. isto deixou esta parte da mola mais distante do chassi.
ou seja, aproximei a mola na dianteira e afastei na traseira. por menos que seja, isso deu um "giro" no eixo, afetando o caster. o diferencial dianteiro ficou "apontando" o pinhão para baixo (de leve)
pensei em corrigir com cunha, mas me aconselharam a reposicionar as "sapatas" do eixo e assim fiz. acho que piorou. pois agora parece que girou demais. tentei puxar o jeep com o cambão, para levar para a outra oficina, mas os pneus não "seguem" mais as trajetórias das curvas.
ocorre que o ângulo deve ter ficado errado.
preciso da dica dos experts para saber como voltar ao ângulo exato.
grato.
Cláudio Brasília
08/05/2006, 12:03
Prezado Amigo Rogério,
Gostaria de deixar claro, antecipadamente, que não sou nehum expert no assunto, apenas alguém tentando entender as coisas e, se possível, ajudar. Pelo que relata, acho que o resultado foi o aumento do ângulo do caster, que pelo conteúdo de um texto que conseguimos traduzir sobre reversão de jumelos, é algo favorável, para que o Jeep possa trilhar melhor em fora de estrada. Acho que é como uma moto, daquelas conhecidas como trail, diferentemente das street, pois pelo ângulo de caster maior do que das primeiras, estas são melhores no off-road; e até mesmo mais confortáveis em uma viagem de longo curso no asfalto. Mas vamos deixar as motos para lá, pois estas não teêm tração dianteira, também. No meu caso, estou reformando o chassis e a suspensão, assim como o seu e acabei conseguindo uns jumelos maiores do que os que estavam lá; daí penso que tenho que compensar esta diferença com suportes fixos maiores. Não consegui estes suportes, ainda, mas não sossego até encontrar, pois sei que eles existem. Isto tudo para deixar as coisas mais ou menos niveladas, mas caso não consiga, acho que mais caster é melhor. Com relação à suspensão adaptada da Toyota, havia escutado que cunhas seriam necessárias, para corrigir alguma diferença; penso que poderia utilizar deste recurso, para poder corrigir o nivelamento e conseguir atingir um ângulo de caster o mais próximo do original da sua viatura. Um grande abraço e saudações.
O cáster tá muito negativo....
Vai em algum lugar com outro jipe "original" e mede o caster dele.... a distância de um piso nivelado até o ponto onde liga a barra do munhão... alinha a medida com um nível (mas faça isso em um chão nivelado!!!! depois mede até um ponto em baixo do munhão (castanha de baixo)
Depois leva o teu jipe para o mesmo lugar do piso nivelado e tira as mesmas medidas... pronto, vc consegue achar a diferença......
Agora corte a solda da manga do teu eixo e gire ele para ficar correto.... depois solde denovo.....
Só não te digo para levar em uma oficina de alinhamento laser para verificar o cáster pois não sei exatamente o que aquela máquina faz para medir tal característica.
Abraços
Elmer_Jeep
08/05/2006, 18:20
Rogério Tortato, agora que vc reposicionou as sapatas pra levantar o pião o caster ficou negativo por isso o CJ não anda no TowBar.
A única forma de resolver agora é desmontando tudo, cortando as bolotas de munhão e girando-as (no sentido de marcha ré). Se o pião está numa boa posição para o trabalho das cruzetas não precisa mais mexer nas sapatas, só nas bolotas mesmo.
Tem muito tópico sobre isso, até na página do Prateado falo um pouco, to meio enrolado esses dias fechando o balanço do mes passado aqui na firma daí to sem tempo pra procurar os tópicos e tentar ajudar melhor.
[]'s
leopoldo
08/05/2006, 19:52
Vamos faciliar as coisas.
esquece medir comparando com outro ! tem muitas variáveis em conta.
esquece o laser ! nem todo mundo que mede sabe o que mede, nem porque.
Pegue 1 esquadro de 30 cm, uma prancheta de acrílico, fita durex, um transferidor, lapis, caneta ou qquer coisa que risque e uma folha sulfite A4.
pare o jeep em um piso PLANO e puxe bem o freio de mão .... não tem freio de mão? ..... deixe engatado.
coloque as rodas alinhadas.
Prenda a folha na prancheta e nas bordas soltas, fita durex se não a folha fica enchendo o saco.
deite no chão com essa parafernália, bem em baixo do eixo dianteiro.
escolha um lado de munhão.
faça assim:
- com uma mão, segure a prancheta apoiada de lado no chão, com as costas da prancheta contra a lateral do pneu.
- pegue o esquadro e encoste a lateral menor na superfície plana, ao lado do toquinho(pino mestre) .... mas não esquece de tirar o excesso de graxa+sugeira de lá.
- o esquadro então aponta para baixo, certo?
- agora, com uma mão, mantenha o esquadro assim, apontando para o chão.
- com a outra mão, aproxime a prancheta do esquadro, sem entortar (inclinar) nem a prancheta, nem o esquadro.
- procure manter a prancheta alinhada com a direção do chassis.
-quando o A4 encostar no esquadro, faça um risco pela lateral grande do esquadro.
pronto !
com o transferidor, meça o ângulo entre o risco da lateral do esquadro e a linha lateral maior do papel.
Esse é o seu ângulo.
entre 0 e 3º , em relação à perpendicular ao solo, apontando para frente, OK ........ fora? problema.
NA verdade vc vai ler a medida entre 87º e 90º ..... certo?
Opções de conserto da kaka:
1- remova os munhões e solde de novo (Muito caro e arriscado)
2- remova os suportes no chassis e faça como deve ser feito (Caro e pentelho)
3- remova as sapatas e solde na posição certa (pentelho + accessível)
4- remova os grampos e põe calços (+ accessível, porém tem que achar o espigão + comprido)
Vinicius_4x4
08/05/2006, 20:28
8) Gostei da dica Leopoldo :concordo: . Ótima forma de medir o ângulo de cáster.
Entre as formas de corrigir, acredito que a melhor seria a número 1 neh?! :pensativo: Pelo menos é o que foi feito nos meus eixos qd os troquei. Detalhe que antes, já com as mola da band, porém com os eixos do jeep, foi colocado cunhas para acertar o ângulo. Só que depois disso eu coloquei os eixos de rural e já foi feito esta correção através do munhão, o que achei que ficou muito melhor do que as cunhas.
Se me permitem perguntar :twisted: !
- A dificuldade de fazer a solução 1 seria de deixar os dois lados com o mesmo ângulo?! Mas acho que com bastante atenção não é impossível
- Pelo o que eu sei a carcaça deve ser soldada desmontada (sem os semi eixo dentro). Estou correto?! :pensativo:
[]´s esperando as pedradas :mrgreen:
leopoldo
08/05/2006, 20:44
1- Entre as formas de corrigir, acredito que a melhor seria a número 1 neh?!
2- A dificuldade de fazer a solução 1 seria de deixar os dois lados com o mesmo ângulo?! Mas acho que com bastante atenção não é impossível
-3 Pelo o que eu sei a carcaça deve ser soldada desmontada (sem os semi eixo dentro). Estou correto?
1- A)são pelos menos 2 eixos (orientação) : camber, caster de preocupação em 2 lados simultaneamente.
B) são 2 soldas que devem ser feitas com muito cuidado.
C) soldar todo mundo solda mas, e a verificação do empenamento? ai seriam 3 eixos de preocupação.
Esse tipo de serviço é típico para se usar um dispositivo próprio.
Diminui a chance de fazer meleca.
2- Sim, não é impossível mas bem difícil. E alguém lembrou de verificar mesmo antes de soldar se o eixo já não estava empenado ?????
acontece !
3- Sim, ou corre-se o risco de soldar os rolamentos nos mancais ou coroa no pinhão e tudo junto na carcaça, se usar CC. NA CA é menos provável mas quem quer arriscar?
Depende da técnica, do ponto de aterramento, etc....
Cada caso, um caso !
Rogério Tortato
08/05/2006, 21:22
- pegue o esquadro e encoste a lateral menor na superfície plana, ao lado do toquinho(pino mestre) .... mas não esquece de tirar o excesso de graxa+sugeira de lá.
Mestre Leopoldo, valeu mesmo a ajuda.
só resta uma dúvida (para medir o ângulo do caster) e uma centena delas para resolver o problema.
na citação acima, não entendi bem em qual superfície plana devo encostar a lateral menor do esquadro.
seria no próprio munhão? onde há aquela parte plana do rolamento inferior?
grato pela ajuda.
depois que medir o ângulo, volto a incomodar.
abraços.
leopoldo
08/05/2006, 21:31
No munhão externo, próximo ao toquinho(aquele se se fixa por 4 parafusos) há uma superfície plana entre o toquinho e o retentor / feltro.
É lá que se pode apoiar o esquadro
Rogério Tortato
08/05/2006, 22:12
No munhão externo, próximo ao toquinho(aquele se se fixa por 4 parafusos) há uma superfície plana entre o toquinho e o retentor / feltro.
É lá que se pode apoiar o esquadro
valeu mesmo mestre.
depois volto a incomodar para resolver de vez o problema.
só mais uma questão: tirando o fato de não dar pra robocar com o cambâo, tem muito problema rodar assim?
é que já faz tempo estou procurando eixos da rural e poderia ser uma boa oportunidade de fazer a troca, deixando como está até encontrar o novo eixo.
abraços.
leopoldo
08/05/2006, 22:15
problema?
provável shimmy.
Elmer_Jeep
09/05/2006, 09:13
só mais uma questão: tirando o fato de não dar pra robocar com o cambâo, tem muito problema rodar assim?
Precisa de mais atenção ao dirigir pois quando sair de uma curva as rodas(e o volante) não voltam à ficar em linha reta, tem q fazer isso no braço todas as vezes.
Walnei Boteon
10/05/2006, 00:45
Rogério,
Fiz esse serviço no meu jeep este FDS. Coloquei os feixes de Toy e como montei o eixo SPOA, fiz o giro na bolota do munhão. É um serviço que deve ser feito com toda a atenção e quando der sede, vc deve beber água ou refrigerante, nada de cerveja, senão fud&u :shock: :shock: ...
As etapas do serviço foram as seguintes:
1) Antes de mexer no eixo, fiz um gabarito para que o giro dos 2 munhões fosse feito no mesmo ângulo. Nesse gabarito o eixo é fixado pelos 2 munhões, através dos parafusos que fixam as mangas. O gabarito ficou meio tosco, mas funcionou.
2) Serrei a solda dos munhões com aquela serrinha de arco manual. A profundidade do corte deve ser de uns 4 mm. Mais que isso vc vai serrar o munhão também.
3) Com um toco e uma marreta, afastei o munhão alguns mm para certificar que ele já estava livre. Não retirei totalmente porque ele é bem prensado no tubo do eixo e porque não era necessário. Só queria ter certeza que ele já estava solto.
4) Coloquei o eixo sob as molas, direcionei o pinhão para a CT, posicionei as nova sapatas e dei uns pontos de solda. Coloquei os grampos e fixei o eixo.
5) Usei os macacos porque o jeep deve estar muito bem nivelado. Como o piso tem uma inclinação utilizei os macacos para nivelar o jeep. Coloquei uma régua sobre os 2 eixos e verifiquei o nível.
6) Fiz um outro gabarito que é colocado nos furos da bolota do munhão e uma outra parte móvel que é ajustada na posição vertical com um prumo (isso mesmo, um prumo de pedreiro).
6) Regulei este gabarito em 4~5º e posicionei o munhão até que o gabarito ficou perfeitamente aprumado.
7) Pontiei o munhão, retirei o eixo, montei o eixo no gabarito, posicionei o munhão do outro lado e completei a solda com o eixo fixado no gabarito.
Tirei algumas fotos que dá pra ter uma idéia melhor das etapas do procedimento.
Acho que é isso :? :? ...
PS: ainda não rodei com o jeep e não sei o resultado. Mas acho que vai dar certo. Depois (daqui uns 3 meses) eu posto as impressões do test drive :concordo: :pensativo: :pensativo: ...
[]'s e boa sorte.
Walnei Boteon
10/05/2006, 00:49
Faltou a foto do gabarito. Aí vai...
[]'s
Rogério Tortato
10/05/2006, 10:01
Walnei
muito bacana o seu trabalho e muito criativo, fazendo tudo com simplicidade.
só uma coisa, pelo jeito voce tem eixos de rural, certo?
estou querendo aproveitar a caca e já mudar os eixos.
fui em um ferro velho e achei dois eixos traseiros, um que acho ser da f75, tem, de um dos lados, 45,5 cm do eincaixe do diferencial até a extremidade do eixo. do outro lado, tem 62cm. isso aproximadamente, pois foi medido com trena.
achei outro que acho ser da rural. de um dos lados tem os mesmos 45,5 cm, mas do outro lado tem apenas 52 cm, ou seja, é, ao todo, 10cm mais estreito.
será que esta é a medida do eixo traseiro da rural?
o dianteiro eu nem medi, pois sei que o da rural e o da f75 é exatamente o mesmo.
na hora de instalar vou seguir as dicas que recebi aqui.
abraços a todos e muito obrigado.
Elmer_Jeep
10/05/2006, 10:19
Walnei Boteon, ótimas dicas :concordo: primeiro alinhar o pião, não precisa apontar direto pra tcase pois a cruzeta deve manter um certo angulo de trabalho, um pouco sobre este assunto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7850#92391 , depois pontear as sapatas até aí tudo ok.
Só mais uma, Eu prefiro não bater nas bolotas pra saber se estão soltas, o que faço após serrar a solda é marcar com uma talhadeira entre a bolota e a carcaça fazendo um risco longitudinal, daí uso uma barra de ferro atravessando os furos do munhão que funciona como uma alavanca pra girar a bolota pra frente ou pra trás sem afastá-la de dentro do tubo, se ela movimentar com a força aplicada nesta alavanca está solta, daí é só alinhar a marca que foi feita inicialmente com a talhadeira pra certificar que a bolota está na posição original e a partir daí começam as medições para definir o caster ideal.
No caso do Rogério os munhões terão que girar um pouco mais pra compensar o "nivelamento" dos feixes em relação ao chassi :parede:
Alguns tópicos sobre o assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=393#2223
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=393&postdays=0&postorder=asc&&start=20
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5675&postdays=0&postorder=asc&highlight=expansor&start=40
[]'s
Beto Lacerda
10/05/2006, 11:09
Walnei Boteon, semana que vem vamos combinar de eu pegar o gabarito p/ girar o meu e o do Pagani ...
o Branca ta ficando irreconhecivel :palmas: :palmas:
Rogério Tortato, vc esta certo o da F-75 é 10 cm mais largo e a pontra de eixo curta da F-75 e da rural é a mesma , por isso a bolota da F-75 fica na mesma posição em relação ao centro que a de CJ , ja a de Rural é levemente deslocada ao centro
[]'s
Rogério Tortato
10/05/2006, 12:53
Walnei Boteon, semana que vem vamos combinar de eu pegar o gabarito p/ girar o meu e o do Pagani ...
o Branca ta ficando irreconhecivel :palmas: :palmas:
Rogério Tortato, vc esta certo o da F-75 é 10 cm mais largo e a pontra de eixo curta da F-75 e da rural é a mesma , por isso a bolota da F-75 fica na mesma posição em relação ao centro que a de CJ , ja a de Rural é levemente deslocada ao centro
[]'s
eu sei que isso já foi muito discutido aqui, mas eu fiquei tentado a colocar o traseito da f75, pela facilidade de encontrar os semi eixos, mas acho que ficaria exageradamente largo, desproporcional até, o que acham?
Beto Lacerda
10/05/2006, 14:19
Rogério Tortato, eu vou usar os de F-75 ...
o Dennis figayredo usa de F-75...
ramiro eli tb
[]'s
Walnei Boteon, semana que vem vamos combinar de eu pegar o gabarito p/ girar o meu e o do Pagani ...
[]'s
:concordo:
Rogério Tortato
10/05/2006, 20:10
Rogério Tortato, eu vou usar os de F-75 ...
o Dennis figayredo usa de F-75...
ramiro eli tb
[]'s
e não fica desproporcional?
minhas rodas são de 10" com offset, salvo engano, -44. será que não vai alargar demais?
por outro lado, o da rural é quase centralizado. meu cardan traseiro é bastante curto, tenho medo de ficar enforcado.
também, uma diferença de 10cm, ao todo, dá só 5cm pra cada lado. vamos ver.
o dúvida!
abraços.
Walnei Boteon
10/05/2006, 23:26
Rogério, meus eixos são de rural e as minhas rodas são 10" off set -44. Veja a foto de como fica esse conjunto montado no CJ-5 :shock: ... Dá uma olhada no tópico do Devasso, que usa eixo de F-75 e acho que as rodas são 8" off set -25. Imagina a combinação eixos F-75/rodas 10" off set -44 :shock: :shock: :shock: ... É questão de gosto e de onde e como vc vai usar a viatura. Em São Paulo temos trilhas que o excesso de largura prejudica :pensativo: ... O inconveniente da angulação do cardan usando o eixo de rural pode ser resolvido como eu fiz: alonguei um pouco o chassi e desloquei o eixo 10" para trás :palmas: ...
Elmer_Jeep, bem lembrado a angulação do cardan para o trabalho da cruzeta. Um colega me falou isso quando eu já tinha montado o eixo traseiro, que não tem muito problema porque meu eixo é de rural e o cardan já fica levemente angulado lateralmente. No dianteiro deixei uma leve angulação :concordo: . Quanto à girar a bolota do munhão com um cano, eu bem que tentei fazer isso, mas não consegui. Como não sabia se já tinha serrado todo o cano, fiquei com medo de forçar muito e quebrar o munhão ou então continuar serrando e serrar o cano do munhão :parede: ... Mas depois que eu desloquei um pouco para fora eu usei o cano para posicioná-lo, como vc sugere :concordo: .
Beto, pode vir buscar o gabarito :concordo: é só marcar o dia :concordo: e vem com a Sthéfanny :D que eu quero dar umas borrachadas aqui na rua pra ver se esse 4.9i é bom mesmo :twisted: :twisted:... E o Pagani vai fazer isso também :?: AAAfffffff :!: :!: ... Tirei essas fotos mais pra mostrar pra ele mesmo que não tava botando fé que eu ia fazer :parede: ... acho que agora tá confiando no meu taco :twisted: :twisted: ...
[]'s
Vinicius_4x4
11/05/2006, 08:49
No meu jeep eu tenho eixos da rural e o meu cardã tem 50 cm de comprimento e a cruzeta não enforca. O BoB (o jeep dos irmãos Risso) tem 42 cm e também não enforca.
Esta era uma dúvida que eu tinha também antes de optar pelos eixos da rural, mas quando o Fernando falou que a cruzeta dele (mesmo com cardã de 42 cm) não estava enforcando optei pelos eixos de rural mesmo. O jeep já fica um monstrinho :twisted: !! Mas vai de cada um a escolha :mrgreen: !!
OBS.: eu tive problemas na cruzeta, mas os fatores causadores foram outros - desgaste de peças onde as cruzetas vão posicionadas. Mas agora já resolvi o problema.
[]´s
Rogério Tortato
11/05/2006, 12:05
ótimas notícias, amigo.
agora, só mais uma questãozinha: no dianteiro, a mola fica bem na ponta da carcaça do diferencial.
ei já li uma discussão aqui, para solucionar tal problema, salvo engano, lixando o local, mas não me lembro onde.
vou procurar fotos pelo site. se alguém puder me indicar um endereço eu agradeço.
abraços.
Elmer_Jeep
11/05/2006, 12:10
Rogério Tortato, passa a lixadeira no cantinho da bola central(sem exagerar), pra dar espaço pras laminas e pro grampo que passa ali ao lado.
Vou tentar tirar uma foto ali no Prateado pra mostrar como fiz, eu tava com as carcaças desmontadas então mandei cortar essa lateral no torno, mas acho que exagerei...
[]'s
Rogério Tortato
12/05/2006, 08:33
Obrigado Elmer,
se voce ou alguém puder mandar uma foto, desde já agradeço.
o negócio tá la no torno, todo desmontado, pronto pro serviço.
uma dúvida: se tornear ali na lateral da carcaça, não enfraquece o local?
abraços
Pode marcar + 1 nesta lista....
:D
[ ]´s
Vinicius_4x4
12/05/2006, 09:19
Se não me engano no meu eixo foi "desgastado" somente naquelas arestas para refrigerar mais o óleo - acho que é para isto que aquilo serve :pensativo: .
Vou ver se tiro fotos :concordo:
[]´s
Elmer_Jeep
12/05/2006, 10:01
Rogério Tortato, aí vai
Se enfraqueceu ou não quem ver as fotos pode falar...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/showphoto.php?photo=8591&sid=0f9c55fa135555eb67971b873c4f0d2e
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/showphoto.php?photo=8590&sid=0f9c55fa135555eb67971b873c4f0d2e
Detalhe na lateral, a sapata é original do eixo dana.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/showphoto.php?photo=8592&sid=0f9c55fa135555eb67971b873c4f0d2e
Por trás:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/972342285623adea3f9efa31fb664253.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/6da3e0eaa50423f0142995da98064775.jpg
Não sei informar quanto de material foi retirado, medi pela largura do feixe somado ao grampo e à altura da sapata.
Se tiver dúvidas pode perguntar :concordo:
[]'s
leopoldo
12/05/2006, 12:03
Se enfraqueceu ou não quem ver as fotos pode falar...
Elmer......
Eu sei que se não é assim, fica difícil colocar as molas,
mas
enfraqueceu sim ...... e bastante.
A parte de cima não é tanto problema mas a falta de refoço em baixo, preocupa, então vc vai ter de colocar um "axle truss", por que senão, numa lombada ou buraco a carcaça de FoFo poderá quebrar e se quebrar, vc perde o controle do jeep.
Elmer_Jeep
12/05/2006, 12:23
pow, eu ainda ia avisar antes das fotos pra não mostrarem isso pro tio leopoldo :twisted:
Beto Lacerda
12/05/2006, 12:32
lembrando que com eixos de F-75 vc pode usar rodas com off-set menos negativo , poupando os rolamentos e pontas de eixo ...
mas no final é questão de escolha mesmo
[]'s
Rogério Tortato
12/05/2006, 12:32
então ferrou.
a minha acho que vai entrar ainda mais.
diz aí mestre Leopoldo, o que é isso escrito em vermelho na sua mensagem!
é f@#$
soldei os suportes centralizados na longarina, justamente pra continuar usando o eixo do jeep.
depois que deu pau, resolvi mudar pros da rural.
aí percebi que já deveria ter soldado os suportes um pouco mais pra fora.
é mesmo uma m@#% nessas horas, a vida de um jeepeiro.
abraços.
Vinicius_4x4
12/05/2006, 14:22
Para acrescentar aí vão as fotos. Ao contrário do caso do Elmer o meu jeep é SPUA, aí ficou diferente o "desgaste". Ao que me lembro neste lado um dos grampos é de band e outro de jeep - mas isto eu não tenho total certeza :roll: .
Ah! Aquele óleo que aparece foi causado quando o pessoal fez troca do óleo do motor, daí derramou quando foram tirar o filtro :parede: :parede: .
[]´s
Elmer_Jeep
12/05/2006, 15:37
Observando as fotos do Vinicius_4x4, pude notar que a bola está mais deslocada pra direita do que no meu, comparando as fotos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/51116d1147454247-erro-ao-colocar-molas-da-band-posi__o_dos_grampos_nos_eixos_de_rural_002_143.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/972342285623adea3f9efa31fb664253.jpg
Dá pra notar a distancia a partir de um furo na carcaça próximo ao grampo da esquerda.(esquerda da foto).
Essa diferença deve ser porque meus eixos são de F75 encurtados pra utilizar semi eixos de toyota band, pois a bitola original tem alguns cm a mais por isso a bola tem que ficar mais pra direita pra digamos assim dividir a largura do eixo F75 no chassi do CJ.
Rogério Tortato, essa opção também é válida, pode ser mais viável afastar alguns mm os suportes de montagem do feixe apenas no lado direito do chassi evitando fragilizar a bola do diferencial, no meu CJ eu não quis mexer nos suportes pois foram soldados com eletrodo cromo-níquel daí já viu a trabalheira pra arrancar :putz:
O axle truss que o Leopoldo falou é uma barra pra unir os dois tubos do diferencial, certo mestre :?:
Aí Rogério, parece q agora vc está com todas as dicas necessárias pra resolver essa parada :wink:
[]'s
FernandoRisso
12/05/2006, 16:35
Rogério,
Só para ajudar um pouco mais vou colocar uma foto do BoB, eixo de rural / f75 com feixes de band e tivemos que cortar um pouco a carcaça. Para resolver isso vc pode jogar os feixes um pouco para fora do chassis, uns 3 a 5cm no máximo e não precisar cortar nd, pelo que me lembro o ramiro eli fez assim.
Mas não pense mais vezes, vá de eixos de rural / f75. Eu prefiro os 2 iguais, mas... :mrgreen:
Vinicius, a cruzeta do cardãn traseira estrangula sim qdo o eixo desce completamente, nd que uma cinta limitadora não resolva, mas lateralmente não é um problema.
[]'s
leopoldo
12/05/2006, 18:36
:shock: NOOOOOOOSSSSSSSAAAAAA !
quanto assassinato de carcaça de eixo !
como eu disse, eu compreendo a frustração de vc's terem que meter a esmerilhadeira e arrancar os pedacinhos que fazem o reforço da carcaça.
só que a coitadinha é de fofo e vc's pioram a coisa por 2 seguintes motivos:
- acabam não arredondado cantos, ai teremos concentrações de tensão. e mesmo que arredondassem, a parede ficou fina.
- colocam um grampo de mola comprimindo o material e tensionando uma área que já ficou cricri querendo rachar
Mas nem tudo está perdido
evitem lombadas, buracos, ou batidas em cupinzeiros, senão o resultado será uma carcaça quebrada.
Axle truss é um dispositivo parafusado ou um barramento soldado que vai por baixo do eixo e diminui o envergamento que o mesmo esofre ao passar em lombadas, buracos , etc...
Não resolve o problema mas minimiza a possibilidade da carcaça rachar.
Como ela funciona?
nasceu com o espírito da teoria da viga de concreto protendido e tem hoje suas variações, principalmente por causa das 4 link's, 3link's, etc..... Vejam:
http://rds.yahoo.com/_ylt=A9ibyGVv_2REiXoBWICjzbkF;_ylu=X3oDMTA4NDgyNWN 0BHNlYwNwcm9m/SIG=122uvltdk/EXP=1147556079/**http%3a//www.coloradok5.com/moo12bolt/3dfig2.jpg
exemplos:
:concordo:
http://fourwheeler.com/techarticles/129_0401_trus_03_z.jpg
:pensativo: Boa! meio que exagerada mas boa mesmo, pena que colocou por cima do eixo...
eu sei....é por causa do vão livre:
http://fourwheeler.com/techarticles/129_0401_trus_02_z.jpg
:pensativo: Não tão boa pq está por cima, mas ajuda:
http://www.stu-offroad.com/guards/orffab/fab-1.jpg
:evil: que droga, já falei que por cima não é tão bão! :D
http://ascc.com/jeep/image/trussnew2.jpg
essa não ! :discordo: só serve para proteger a tampa e parte da carcaça:
http://www.purenissan.com/P0005695.jpg
:putz: não era bem isso que eu faria:
http://www.4x4wire.com/jeep/reviews/super35truss/dcp03220.jpg
PQP :mrgreen: que exagero !
http://www.tntcustoms.com/webV3/88truss2.gif
Rogério Tortato
12/05/2006, 19:18
galera, voces são demais.
um abração a todos mesmo. achei que tudo estava perdido, mas que nada!
no meu caso, tenho certeza de que vai ficar igualzinho ao do Vinícius.
vai comer "muito" a carcaça do diferencial, mas, com o perdão do mestre Leopoldo, vamos a mais um assassinato.
Mestre Leopoldo, eu, já no início, estava preocupado com a fragilização do eixo justo naquele ponto.
a sua solução de "inspiração em viga de concreto protendido" por baixo do eixo é excepcional, mas como já mencionou, diminui o vão. além do que, sendo "meio conservador" uso Spua (depois o Bill explica pra turma o que é isso), e poderia complicar ainda mais a minha já tão complicada vida de jeepeiro "na atual conjuntura".
sou do interior de Mato Grosso e aqui é difícil arranjar essas soluções mecânicas com nome americano.
então, pra simplificar, pensei (sei que não devo fazer muito isso):
1- torneio o eixo igual ao do Vinícius ("assassinando" a carcaça);
2- fixo a sapata;
3- coloco os grampos da mola, montando tudo, como está nas fotos do Vinícius;
4- aí entra a minha invejável engenharia - compro um pedaço tringular de chapa de ferro bem reforçada.
5- coloco ela na parte superior do eixo (sei qua aí voce não gosta), ligando novamente a carcaça do diferancial ao eixo, como era antes de ser torneado, porém, deixando um buraco ali para passar o grampo da mola.
6- soldo tudo e pronto. está "super" reforçado...ou não?
pensei: se vai quebrar, a tendência é fazer um "V" e não um "A", ou seja, a bola cair, ficando os dois lados do eixo pra cima. se houver esse reforço alí, impede, ou ao menos dificulta, que se faça esse "V".
obrigado pela paciência.
abraços.
leopoldo
12/05/2006, 19:24
Parece que sim.
somente cuidado para que o tubo não empene na solda , senão vai ter problema de semi-eixo, planetária, etc...
:roll: cada um com seu "inferno" particular :(
Rogério Tortato
12/05/2006, 19:34
mais ou menos assim:
Rogério Tortato
12/05/2006, 19:42
:roll: cada um com seu "inferno" particular :(
- tornando-o coletivo :D
valeu mesmo Leopoldo.
voce trabalha na Embraer? (totalmente fora do assunto- é que tenho um primo que também trabalha lá)
abraços.
leopoldo
12/05/2006, 21:00
Agora vendo a foto digo:
Parece que sim mas resolve só PARTE do problema.
A parte de baixo, na junção tubeira/carcaça continua fraca, pois perdeu muito material.
A parte de cima reforçada restaura quem sabe 1/4 a 1/3 da resistência perdida. Só isso. Mas é melhor que nada.
Não se esqueça que o material em baixo estará sempre sob a tensão de flexão da ponta de eixo + o cortante(1/4 peso do jeep) + solavancos.
a flexão sempre tende a empenar a tubeira e o FoFo mas como está mais fraco, tende a rasgar a junção.
O certo é por baixo, mas como falei, o que vc quer é melhor que nada e sem coisa alguma, se o eixo quebrar na estrada, te encontro no céu ( ou no inferno)
http://rds.yahoo.com/_ylt=A9gnMinoGGVE90IAmcmjzbkF;_ylu=X3oDMTA4NDgyNWN 0BHNlYwNwcm9m/SIG=130852hbk/EXP=1147562600/**http%3a//truckworld.tenmagazines.com/Travel-Adventure/98-rockcrawling/rc15.jpg
totalmente fora do assunto, estou no CTA. quem é seu primo ?
:?:
Rogério Tortato
12/05/2006, 21:10
valeu Leopoldo.
vou pensar num jeito de aumentar a peça que desenhei e também algo para encher na parte de baixo, sem atrapalhar as molas e grampos.
mas acho que está 90% encaminhado.
a vantágem (se é que isso é vantágem) é que meu motor é pequeno e leve e por isso vai exigir menos do eixo.
vamos ver. qualquer coisa posto aqui depois.
grato.
edgartoledo
12/05/2006, 21:21
Pessoal,
Estou fazendo a adaptação no meu 51, e hoje ao ir no mecânico tive a impressão que o eixo ficou um pouquinho deslocado para anterior. Digo isso pois me pareceu que a distaância entre a a ponta do cardã e a luva aumentou nuns 2cm. Como o Cj3A o jumelo fica na frente , corro risco de desencachar o cardã. Qual é a distância correta que a ponta deve entrar na luva?
Grato Edgar
leopoldo
12/05/2006, 21:42
O certo é a ponta dento da luva
edgartoledo
12/05/2006, 23:20
Acho que não me expressei bem, o que gostaria de saber é se entre a porção mais grossa do cardã, e a luva existe uma medida exata, pois logo após esta porção mais grossa ela tem uma diminuição em seu diametro terminando com as estrias da ponta do cardã.
Tentarei postar uma imagem
Grato edgar
edgartoledo
12/05/2006, 23:38
Espero ser mais claro com a ilustração abaixo. Gostaria de saber se a distância X mostrada no desenho possui um valor fixo adequado (ex:4cm)
Grato Edgar Toledo
leopoldo
13/05/2006, 00:13
medida padrão ? Não, mas as estrias não podem aparecer
Rogério Tortato
13/05/2006, 00:22
totalmente fora do assunto, estou no CTA. quem é seu primo ?
:?:
na verdade é casado com minha prima, o nome dele é Victor Pietrobon. é de Maringá, norte do Paraná. também sou de lá.
sei que tem centenas de pessoas trabalhando lá, mas..
abraços.
Elmer_Jeep
13/05/2006, 09:14
Como o Cj3A o jumelo fica na frente , corro risco de desencachar o cardã. Qual é a distância correta que a ponta deve entrar na luva?
Grato Edgar
mesmo usando luva e estria original a probabilidade do cardâ soltar é praticamente nula comparada à um CJ com jumelos atras do eixo.
edgartoledo
15/05/2006, 09:02
Obrigado Elmer e Leopoldo,
Terminei a adaptação e pelo que pude notar ao andar é que tudo ficou no lugar sem problemas.
Grato Edgar
Elmer_Jeep
18/05/2006, 12:34
pesquisando sobre axle truss encontrei esse link:
http://fourwheeler.com/techarticles/129_0401_trus/
[]'s
Voltando ao assunto do angulo do cáster!
Pesquisei aqui na região, e o precisinho mais camarada que encontrei foi R$500,00 conto :stop: , então decidi fazer eu mesmo :mrgreen: tomando como base o passo a passo do Valnei, só fiz uma modificação na hora de acertar o ângulo do cáster, Usei um Goniometro que regula o facão do Fusca.
Aí vai uma foto do aparelho.
Goniometro regulado em 4,5º
http://img441.imageshack.us/img441/2637/goniometro6zb.jpg (http://imageshack.us)
Vinicius_4x4
31/05/2006, 07:58
Aí Bruno, gostei do aparelho - parece ser bem fácil de utilizá-lo. Quanto é que sai um desses mais ou menos? :pensativo:
Seria pedir muito para você tirar uma foto pelo lado de dentro pra ver como é fixado no eixo?! :mrgreen:
[]´s
Esse aparelho é bem fácil de usar mesmo, já o preço é um pouco salgado já que será utilizado por somente uma vez, tá custando R$120,00 esse eu peguei emprestado.
Já a foto não vai ser possível porque já devolvi o aparelho, mas tem essa foto aqui
http://img169.imageshack.us/img169/2199/goniopos4in.jpg (http://imageshack.us)
Qualquer coisa dá um grito
Elmer_Jeep
01/06/2006, 09:02
rapaz, pensei q a foto fosse de algum site gringo :shock:
O negócio tá ficando chique hein.
Muito boa a dica Bruno, e pra quem se interessar em comprar a ferramenta o fabricante é nacional (RAVEN).
[]'S
Elmer_Jeep, o negócio tá ficando +ou- é por causa dos amigos do forum que sempre estão dispostos a ajudar, e dos jipes muito bem feitos como o seu.
Caros Amigos, Bom dia...
Estou adaptando as molas do Toy no meu CJ3 (1951). O chassi está no alinhamento técnico e já foi totalmente alinhado e as chapas de reforço soldadas. Aí apareceu a dúvida para localização dos suportes das molas!!!
Qual a distância original entre os suportes das molas dianteiras e traseiras do CJ3 (1951)?
A pergunta surgiu pela seguinte preocupação!!! A idéia inicia era de manter os suportes das molas centrais na posição original do CJ3 e caso fosse necessário, iriamos aumentar o chassi nas extremidades (dianteira e traseira). Pois bem, uma alma iluminada lançou a seguinte pergunta no ar "COM A UTILIZAÇÃO DAS MOLAS DO TOY E CONSEQUENTEMENTE O ALONGAMENTO DO CHASSI NAS EXTREMIDADES, A DISTÂNCIA ENTRE OS EIXOS IRÁ AUMENTAR - O PNEU NÃO VAI RASPAR NA CARROCERIA :pensativo: :parede: ". Pois bem, paramos para analisar e não saimos do lugar.
A idéia atual, é de considerar as distâncias originais entre os suportes das molas do CJ3 e distribuir por igual as distâncias entre os suportes (deslocar para dentro do chassi os suportes centrais e para fora os suportes das extremidades), mas não temos as distâncias originais entre os suportes das molas!!!???
Alguém poderia me fornecer as distâncias originais dos suportes das mola do CJ3?
Alguém poderia comentar as idéias inicial e atual do processo de adaptação descrita acima?
Conto com a colaboração de todos.
Abraços,
Dirceu
Elmer_Jeep
02/06/2006, 09:36
Caros Amigos, Bom dia...
Estou adaptando as molas do Toy no meu CJ3 (1951). O chassi está no alinhamento técnico e já foi totalmente alinhado e as chapas de reforço soldadas. Aí apareceu a dúvida para localização dos suportes das molas!!!
Qual a distância original entre os suportes das molas dianteiras e traseiras do CJ3 (1951)?
A pergunta surgiu pela seguinte preocupação!!! A idéia inicia era de manter os suportes das molas centrais na posição original do CJ3 e caso fosse necessário, iriamos aumentar o chassi nas extremidades (dianteira e traseira). Pois bem, uma alma iluminada lançou a seguinte pergunta no ar "COM A UTILIZAÇÃO DAS MOLAS DO TOY E CONSEQUENTEMENTE O ALONGAMENTO DO CHASSI NAS EXTREMIDADES, A DISTÂNCIA ENTRE OS EIXOS IRÁ AUMENTAR - O PNEU NÃO VAI RASPAR NA CARROCERIA :pensativo: :parede: ". Pois bem, paramos para analisar e não saimos do lugar.
A idéia atual, é de considerar as distâncias originais entre os suportes das molas do CJ3 e distribuir por igual as distâncias entre os suportes (deslocar para dentro do chassi os suportes centrais e para fora os suportes das extremidades), mas não temos as distâncias originais entre os suportes das molas!!!???
Alguém poderia me fornecer as distâncias originais dos suportes das mola do CJ3?
Alguém poderia comentar as idéias inicial e atual do processo de adaptação descrita acima?
Conto com a colaboração de todos.
Abraços,
Dirceu
Dirceu, se vc vai usar feixes band pode esquecer as medidas dos suportes pros feixes originais.
Para manter a centragem dos eixos use como referência os batentes de borracha que vão parafusados abaixo do chassi. :wink:
E nos CJ's que tenho instalado feixes band a distância entre os suportes para o feixe dianteiro fica com 105cm e no o trazeiro 127cm.
Vc vai usar feixes band dianteiro na dianteira e trazeiro na trazeira :?:
A pergunta parece meio óbvia mas perguntei porque o chassi do CJ3 é mais curto que o do CJ5 e as medidas que passei acima foram utilizadas em CJ5 sem a necessidade de alongar o chassi.
[]'s
Caro Elmer, bom dia...
Primeiramente respondendo a sua pergunta: Vou utilizar as molas dianteiras na dianteira e traseiras na traseira.
A idéia de utilizar os batentes de borracha como referêncial também já surgiu, mas a pergunta quanto a isso é: Até onde eu sei, o batente de borracha nunca fica alinhado logo abaixo do eixo, ele é meio deslocado para as extremidades, visando compensar a compressão das molas e o deslocamento dos jumelos!
Como utilizar corretamente estes batentes como referência?
Abraços,
Dirceu
Vou tentar ajudar,
Na minha F-75 as molas originais medem 94cm na dianteira, e na traseira medem 132cm, mas na ttraseira eu coloquei as molas da S-10
As da toyota são mais longas e largas, então tive que rafazer os suportes e reposiciona-los, e na dianteira alongar o chassi em 5cm.
Vou colocar algumas fotos pra ajudar a ilustrar.
Elmer_Jeep
02/06/2006, 17:39
Caro Elmer, bom dia...
Primeiramente respondendo a sua pergunta: Vou utilizar as molas dianteiras na dianteira e traseiras na traseira.
A idéia de utilizar os batentes de borracha como referêncial também já surgiu, mas a pergunta quanto a isso é: Até onde eu sei, o batente de borracha nunca fica alinhado logo abaixo do eixo, ele é meio deslocado para as extremidades, visando compensar a compressão das molas e o deslocamento dos jumelos!
Como utilizar corretamente estes batentes como referência?
Abraços,
Dirceu
Bom, sua informação tem lógica, não sei dizer se a posição do batente foi projetada dessa forma.
No fórum temos o Billj e o Leopoldo dois ex-funcionários da Willys-Overland, de Ohio-USA e SBC-Brasil respectivamente, e que devem saber se o batente pode ser usado como ponto de referencia para a centragem dos eixos no chassi. :lol: :mrgreen: :twisted:
Mas, de qualquer forma fui com a trena ali no galpão verificar pra vc as medidas originais em um chasi de CJ3 que tenho.
:arrow: Os suportes dianteiros tem 35" de centro a centro;
:arrow: Os trazeiros medem 40";
Sem querer interferir no seu projeto, é apenas uma opinião pessoal:
Se vc usasse 4 feixes dianteiros Band caberia numa boa sem a necessidade de alongar o seu chassi.
[]'s
Caro Elmer, Boa tarde...
Sua opinião tem muita lógica. O problema é que as molas do Toy já foram compradas.
Este final de semana estarei mais uma vez quebrando a cabeça com a melhor forma de adaptar as molas. Se chegar a alguma conclusão, posto a idéia no forum.
Caso alguém tenha mais comentários sobre o assunto, é só mandar ver.
Abraços a todos e bom final de semana.
Dirceu
Caro Elmer, bom dia...
Até onde eu sei, o batente de borracha nunca fica alinhado logo abaixo do eixo, ele é meio deslocado para as extremidades, visando compensar a compressão das molas e o deslocamento dos jumelos!
Como utilizar corretamente estes batentes como referência?
Abraços,
Dirceu
Se isso for verdade eu MIFUD :parede:
DJunior, tenta trocar esses feixes ai, no meu caso eu alonguei pensando no guincho que pretendo fixar no chassi, e porque os feixes originais da F-75 são muito curtos.
Quanto mede os originais do seu jipe?
[]'s tentanto ajudar
leopoldo
02/06/2006, 21:34
devem saber se o batente pode ser usado como ponto de referencia para a centragem dos eixos no chassi
Não precisa tanto Elmer.
Veja o seguinte:
O batente de borracha é o que o nome indica ..... um ponto de impacto e é a última chance do eixo "parar" suavemente antes de se chocar contra o chassis e com isso, trincar ou empenar a longarina ou a própria tubeira do eixo.
E não se esqueçam que o batente também impede do amortecedor dar fim de curso e empenar a haste, furar o corpo do amortecedor ou quebrar as válvulas internas ..... ou empenar os suportes no eixo/chassis.
O problema com montagens como da foto são:
1- verificar se quando o batente encostar, encosta onde deve - senão, pode forçar uma torção no eixo e acabar quebrando a mola. E onde deve ?
- na linha +/- de centro com o eixo, numa área plana como da placa da mola (SOA) ou na própria tubeira(SUA)
2- as roscas excessivas podem impactar os batentes e "furar" o caminho até o chassis.
3- a distância entre o batente e o eixo pode ser excessiva e então bate o amortecedor antes .... ou ainda: no cardan, a ponteira impacta a luva e a cruzeta.
4- não esquecer de verificar o ângulo da cruzeta nos máximos e mínimos do curso do eixo.
5- e por fim, se o flexível de freio não vai virar um elástico (vai estourar)com o curso aberto.
Marco Costa
02/06/2006, 22:23
Então pessoal blz..
Acabei de comprar um kit de mola da toyota pro jeep...mas é um dos primeiros que o pessoal começou a fazer..o cara que me vendeu comprou já faz uns 4 anos...mas o jeep estava parado..e as molas sem uso..//as molas tem 1.12cm...e vou colocar em um 51.
Bom a pergunta ..é....eu uso o jeep para fazer raid..e gosto de andar bem..e uns amigos meus falaram pra colocar os feixes por cima do cardã..e dai..a estabilidade vai ficar boa..vale a pena ou deixo por baixo...
Meu medo é ficar sem estabilidade..ainda mais quando sê tem que tirar tempo..
Valeu
Abraços
leopoldo
02/06/2006, 22:32
Vc já sabe o pró e o contra.
A decisão é sua.
Prezados Senhores,
Após um final de semana muito pensativo, finalmente chegamos a conclusão de como adaptar as molas do Toy no chassi do meu CJ3.
Primeiramente, utilizei o material de "Como alinhar chassi aqui do forum" - uma reportagem da revista 4x4.
Depois medimos todo o chassi com as medidas cruzadas apresentadas na reportagem. Conclusão n° 1 - O chassi realmente ficou alinhado com uma diferença de +/- 3,0 mm das dimensões apresentadas na reportagem.
Aí peguei as molas do toy que eu comprei e medi para verificar a dimensão delas:
Dianteira: 106 cm
Traseira: 104 cm
Conclusão n°2 - Na parte traseira não será necessário mexer em nada, a medida original é de aproximadamente 102 cm contra 104 cm das molas. estes 2 cm restantes serão absorvidos pelos jumelos traseiros.
Na dianteira, originalmente estamos falando de aproximadamente 86 cm entra as distâncias dos suportes das molas. Faltam 20 cm para colocar as molas do Toy. Conclusão n°3 - Estaremos deslocando 10 cm do suporte central das molas dianteiras para o centro do chassi e alongando + 10 cm na parte diânteira do chassi, assim o eixo diânteiro fica na mesma linha de centro do original e com 10 cm a mais na frente, ganho um pouco mais de espaço para um futuro guincho.
Segue uma foto de como o chassi está ficando.
Abraços,
Dirceu
Caros Amigos, Boa noite...
Somente para registrar, as molas do Toy no meu CJ3 conforme descrito anteriormente ficaram excelentes :dance: , mantendo inclusive a distância do entre eixos original :palmas: . Houve apenas a necessidade de alongar em 10 cm a parte da frente do chassi e deslocar o suporte central da mola dianteira em +10 cm para dentro.
Segue algumas fotos.
Abraços,
Dirceu
Essa adaptação foi feita pela TT4 e não alcança a "bola" do diferencial?
Qual o segredo?
[]´s
Vinicius_4x4
28/08/2006, 10:24
Essa adaptação foi feita pela TT4 e não alcança a "bola" do diferencial?
Qual o segredo?
[]´s
Este aí não é o eixo traseiro? :pensativo: É o que tah me parecendo! No eixo traseiro não pega não, só encomoda mesmo o eixo dianteiro.
Vi uma solução feita pelo fernandão aqui do fórum que achei bem interessante, acredito que não enfraqueça tanto o eixo.
Veja as fotos no link abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18781&page=4
[]´s
Se é só no eixo dianteiro 50% do problema já está resolvido!! :):):)
Mas segue a foto do eixo dianteiro pra conferir...
[]´s
Elmer_Jeep
28/08/2006, 10:39
Eeeeeeeeeeee, o tópico voltou.
Rapaz, já procurei por esse tópico e não encontrava, adicionem aos favoritos pois aqui tem informações preciosas.
[]'s
Vinicius_4x4
28/08/2006, 11:01
Eeeeeeeeeeee, o tópico voltou.
Rapaz, já procurei por esse tópico e não encontrava, adicionem aos favoritos pois aqui tem informações preciosas.
[]'s
X2 - este tópio é muito bom meeesmo!!:concordo:
Fugger, pelo o que eu vi no eixo dianteiro foi "desgastado" aquele triângulo.:pensativo: Dá para ver o pneu lá atrás. Mas do mesmo jeito acho que tem um colega nosso do Fórum que é ligado à TT4 não tem (acho que é o Afonso) será que ele não nos dá esta dica aí :mrgreen:!!
Treme Terra
05/10/2006, 22:32
Comprei o kit de molas da Toy da Garra 4x4 para o meu CJ-5, devo receber ainda esta semana, pretendo começar a instalar no sabado proximo.
Pergunto:
- Alguem tem este kit instalado?
- Como é feita a instalação dos jumelos?
alexrib2005
06/10/2006, 08:56
Boa Treme, também quero saber como fica, a medida que vc for colocando, por favor coloca umas fotos, ai para a galera...
Treme Terra
06/10/2006, 23:59
Recebi hoje o kit da Garra4x4.
Estranhei que veio 4 feixes de molas traseiros da Toy, só que 2 são mais arqueados, e todos com 4 molas.
Não sei como proceder, uma vez que não veio nenhum manual de instalação.
- Tenho que enviar para um moleiro para que deixe os quatros com a mesma curvatura?
- Ou tenho que instalar os 2 mais arqueados na frente?
Alguem pode tecer algum comentario?
Elmer_Jeep
07/10/2006, 10:19
Cara, vc já leu esse tópico?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=277
Geralmente os kits devem ter um par de feixes dianteiros e um par de feixes trazeiros. Os dianteiros são mais curtos e os trazeiros mais longos.
[]'s
tiagoandres
03/06/2007, 12:50
Após ler e reler, vários tópicos sobre adaptação de molas de toyota e spoa, ainda me restam dúvidas quanto a essa empreitada. Estou tentando montar meu jeep novamente, e o chassi encontra-se “pelado”, retirei todos os suportes de mola.... e agora não sei ao certo como devo monta-lo . Bom, o jeep é um cj-5, e a idéia é colocar molas dianteiras de toyota bandeirante nas 4 , fazer spoa, e colocar eixos de f-75... fiz um desenho no autocad do chassi e estou colocando em anexo para receber as opiniões de vcs, passei o arquivo para o word para que todos possam ver, pois nem todos devem possuir o programa autocad, mesmo assim anexei o arquivo em cad. Quem abrir o arquivo do word por favor coloque um zoom maior para que possa visualizar melhor.
Bom, parti do princípio de alinhar os eixos pelos furos dos batentes originais, pelo menos foi isso que pesquisei aqui no fórum... minha idéia é confeccionar todos os suportes de mola, inclusive os jumelos, a idéia é usar chapa ¼” , e mandar dobrar nas medidas necessárias. Analisando o chassi original percebo que os jumelos se encontram na parte de trás, e é isso que eu gostaria de manter, mas o furo do jumelo dianteiro onde vai a bucha é no chassi e minha idéia era fazer um suporte semelhante ao original traseiro e colocar por baixo do chassi tanto na dianteira como na traseira, mas aí que o bixo pegou.... acho que o jeep vai ficar muito alto e o suporte da mola dianteira fixo ficaria muito grande, pelo menos foi o que achei, por favor peço a ajuda de todos para não fazer nada errado.
A distância entre os furos dos suportes, pelo que pesquisei aqui no fórum e medi em uma bandeirante é de aproximadamente 1008 a 1010mm
O desenho da chassi segue as medidas do meu, pode até ter uma pequena diferença de medidas, mas fiz o possível para sair tudo como ele realmente é.
tiagoandres
03/06/2007, 12:53
não estou conseguindo anexar o arquivo do autocad, alguem sabe como fazer?
Tiago,
O ângulo de trabalho dos jumelos esta ao contrario, o ponto de apoio tem que recuar tanto no dianteiro como no traseiro.
tiagoandres
03/06/2007, 22:00
pensei nisso, mas pelas distâncias dos suportes que foram colocadas por aqui, e que eu medi em uma band os jumelos ficariam nessa posição...
quer dizer, foi nessa conclusão que cheguei
tiagoandres
03/06/2007, 22:12
Hugo Aguirre
Acredito que vc é o membro mais próximo de mim, e tenho amigos que vão a Rio Preto seguido, é fácil achar peças aí? tipo, setor hidr. de opala, cambio c-20, peças para o motor 4.1 da silverado.....e molas de band
desde já agradeço
um abraço
Elmer_Jeep
04/06/2007, 00:34
cara, tava escrevendo uma resposta enorme apontando alguns erros no seu desenho e passando algumas dicas pra tentar ajudar aí a droga do pc deu pane aqui e foi bem na hora de enviar o post :parede: :evil: :putz:
Agora a droga da lan house ja ta fechando e vou cair fora, pela manhã eu olho o desenho novamente e tento lembrar o q tinha pra comentar.
[]'s
Tiago,
Para molas tem um distribuidor Fabrini na cidade e o mercado de peças usadas não conheço.
tiagoandres
04/06/2007, 08:55
Tiago,
Para molas tem um distribuidor Fabrini na cidade e o mercado de peças usadas não conheço.
é possível vc verificar pra mim o preço do feixe de molas dianteiro da bandeirante? ou me passar o telefone do distribuidor?
desde já agradeço
Elmer_Jeep
04/06/2007, 09:24
bom, vou tentar novamente.
Vou comentar somente sobre a suspensão dianteira que é mais complicada, ainda mais na configuração spoa.
No seu desenho faltou a medida do comprimento dos feixes, ou vc tem essa medida e não registrou ? Mas aí entra mais um detalhe, quando instalar o "peso suspenso" (powertrain, carroceria, acessorios) os feixes vão baixar(diminuir o arqueamento) e dar uma esticada aí os jumelos inclinam pro lado certo. Mesmo assim achei muito os 1080mm de distancia entre os suportes, no Crocodillo deixei com 1070 e ainda tenho receio que os jumelos não inclinem corretamente quando montar o powertrain, pelo q andei testando e medindo teria q ficar com no mínimo 1050mm.
Como vc mesmo notou, o suporte frontal (montanheira) está muito alto. Pra ser calculado corretamente o feixe teria q estar sob carga, ou seja, com menos arqueamento.
Uma forma mais simples seria vc verificar quantos cm de distancia tem do furo onde vai o jumelo original até o furo do novo suporte(abaixo do chassi) e acrescentar isso no suporte frontal que originalmente tem 11cm(do fundo do chassi ao furo). Aí sim a montanheira vai diminuir bastante.
Mas ainda acho q vai ficar grande, se quiser posso tirar umas fotos e medir ali no Crocodillo.
Se bem q minha viatura ainda não rodou então fica meio difícil te dizer quais medidas são as ideiais, tem o Marcelo do CJ5 HEFESTOS que instalou os feixes band com jumelos "reverse" e já roda à um tempo, tenta entrar em contato com ele la na Frota4x4Brasil.
Bom, acho q é isso, mas a postagem de ontem tava melhor...
[]'s
Tiago,
Tem duas fotos das molas dianteiras da Band instaladas na dianteira do "Pitt Bull" a distancia horizontal entre os apoios está próximo a 1075 mm, esse kit com molas Fabrini na época era mais em conta comprar na "Josewal" que no distribuidor de molas e o resto em lojas de Jipes, na segunda foto pode ver o diferencial quase na horizontal, ou seja, quando se inverte os jumelos os pinos mestres do munhão mudam de posição e o que acontecia era que quando transportava o jipe com o towbar este não obedecia nas curvas, coloquei cunhas para retornar ao ângulo original do cáster e resolvi o problema.
Elmer_Jeep
05/06/2007, 00:11
Tiago,
Tem duas fotos das molas dianteiras da Band instaladas na dianteira do "Pitt Bull" a distancia horizontal entre os apoios está próximo a 1075 mm, esse kit com molas Fabrini na época era mais em conta comprar na "Josewal" que no distribuidor de molas e o resto em lojas de Jipes, na segunda foto pode ver o diferencial quase na horizontal, ou seja, quando se inverte os jumelos os pinos mestres do munhão mudam de posição e o que acontecia era que quando transportava o jipe com o towbar este não obedecia nas curvas, coloquei cunhas para retornar ao ângulo original do cáster e resolvi o problema.
o ideal é que os jumelos fiquem inclinados em 45 graus com a suspensão em repouso.
Jumelos longos (e montados na vertical) atrapalham o desempenho da suspensão...
[]'s
lucciano amaral
06/06/2007, 20:11
Elemer to usando molas da toy, o kit da garra, mas to achando que meu jumelo nao ta em 45 grau, como faço para medir exatamente este grau? valeu
Elmer_Jeep
07/06/2007, 12:45
cara, não sei como medir na teoria, mas na prática é no olhometro mesmo, quanto mais proximo dos 45 melhor pro movimento correto da suspensão :concordo:
Figura 1 do anexo.
Tiago,
O distribuidor de molas Fabrini é "Ouro Preto Distribuidor de Molas e Peças" tel. 17-21395100.
tiagoandres
10/06/2007, 22:35
Tiago,
O distribuidor de molas Fabrini é "Ouro Preto Distribuidor de Molas e Peças" tel. 17-21395100.
Muito obrigado Hugo
lucciano amaral
12/06/2007, 19:34
Elmer ainda to meio confuso, minhas molas estao montadas, so nao to com a carroceria em cima, SERIA possivel vc postar umas fotos do seu feixe de mola dianteiro pra mim dar uma conferida? valeu abraços
lucciano amaral
15/06/2007, 20:06
Pessoal o serviço de substituição dos feixes terminou, mas parece que o caster ficou muito fora nao consegui arrastar no cambao de forma alguma. Se eu levar numa loja de alinhamento sera que poderei resolver ou a solução é colcoar as cunhas? to fudid@@@@@@, abraços
lucciano amaral
19/06/2007, 19:22
Amigos apos a leitura deste topico todo, putz demorou pacas, mas ajudou muito, contudo eu, meu mecanico e o EDWIN aqui do forum conseguimos resolver o problema da alteração do caster de uma forma mais simples, rodamos no towbar e parceu que ficou show, se alguem tiver alguma oposição que comente aqui.
A coisa funciona assim, no diferencial tem duas sapatas que enconstam nas molas e tem um furo central que impedem as molas de correr nos grampos. Enta nos soltamos essas sapatas do diferencial logo o diferencial ficou solto, ai giramos o diferncial para frente, quase nivelando a flange de saida do carda, vireamos o diferencial uns 2 cm o que representou quase um calçio/cunha de 20cm nas molas, NAO usamos cunha so giramos o diferencila, ai depois foi soldar. O jeep rodou beleza no towbar, fez as curvas numa boa.
se alguem tiver alguma duvida ou critica poste ai, abraços.
caros colegas,
ja faz tempo eu spoei meu jeep, contrariando tudo o que eu pesquisei aqui no forum não fiz o serviço certo, simplesmente passei as molas pra cima dos eixos e refiz os cardans, fiz tambem a peça que liga o munhão às barras da direção (acho que é conhecido por "high steer" ou alguma coisa do tipo), como eu virei os eixos para alinhar as cruzetas (para que elas trabalhasem em um angulo mais confortavel) alterei o caster do jeep, fatalmente ficou uma merd@ para dirigir, até os 40 por hora vai bem, acima disso o jeep começa a balançar, não acompanha o tow-bar, passa num buraco o volante puxa, enfim, uma caca.
Então, como só uso o jeep em trilhas e só ando por aqui, deixei assim mesmo, porem, mes que vem tem Montanha Off- road em divinolandia (uns 150 km daqui) e eu quero ir rodando, então decidi cortar e virar os munhões do jeep para poder ir acima de 40 por hora pra lá (hehehe).
então, é o seguinte:
1: ja cortei a solda do munhão e ja desloquei o munhão pra "fora" da tubeira uns 3mm, ou seja, ele ta solto, porem eu não consigo virar ele nem a pau, estou usando uma alavanca colocada por dentro dos dois buracos dos rolamentos do munhão, mas tenho receio de quebrar a peça ali, pois a parede é relativamente fina, alguem aqui do forum que ja fez esse serviço poderia me ajudar??
2: qual seria o procedimento correto para soldar o munhão depois que ele tiver na posiçao certa?? é só passar um cordão de solda e boa?? ou é melhor desbastar metal em volta do corte para encher de solda??
(antes de receber pedradas, EU SEI QUE NÃO ESTOU FAZENDO O SERVIÇO MAIS CORRETO!! porem é a unica alternativa agora...)
desde ja, muito obrigado...
felipemendes
21/06/2007, 21:02
(antes de receber pedradas, EU SEI QUE NÃO ESTOU FAZENDO O SERVIÇO MAIS CORRETO!! porem é a unica alternativa agora...)
Existe uma alternativa: não fazer esta trilha e executar o serviço com calma, evitando arriscar sua segurança e das outras pessoas!
Faça o serviço com perfeição, vc não vai se arrepender depois. Já fazendo com pressa... não posso dizer que não vai se arrepender!
[]s
Elmer_Jeep
22/06/2007, 09:16
como vc deslocou a bolota ?
bem, então, ja consegui virar a bolota; para isso bati "delicadamente" com uma ferramenta de precisão (uma marreta de 5 quilos, eu precisei, e funcionou) deslocando a bolota pra fora da tubeira uns 4mm e então com uma alavanca colocada nos buracos do rolamentos do munhão eu virei a bola, porem:
ainda não cheguei na posição certa, para isso vou soltar o eixo do feixe de molas, colocar um nivel de pedreiro na sapata que vai soldada no eixo (onde apoia o feixe de molas) e com auxilio de macacos deixar o eixo totalmente nivelado (ou seja, deixar a sapata onde apoia o feixe de molas zerado na horizontal), então, usando un goniometro deixarei o angulo do pino mestre (caster) em 4 graus.
correto?? se algum colega do forum tiver alguma ideia, critica ou sugestão, peço o favor de me avisar (a não ser que for conselho pra não ter pressa, isso não tem jeito, tenho muita pressa!!) hehehe
mais uma duvida: pra resoldar o munhão é necessario algum processo especial?? basta soldar em cima do corte?? ou é necessario desbastar em volta do corte para a solda tem maior area de contato??
desde ja, muito obrigado.
lucciano amaral
25/06/2007, 08:22
Amigos apos a leitura deste topico todo, putz demorou pacas, mas ajudou muito, contudo eu, meu mecanico e o EDWIN aqui do forum conseguimos resolver o problema da alteração do caster de uma forma mais simples, rodamos no towbar e parceu que ficou show, se alguem tiver alguma oposição que comente aqui.
A coisa funciona assim, no diferencial tem duas sapatas que enconstam nas molas e tem um furo central que impedem as molas de correr nos grampos. Enta nos soltamos essas sapatas do diferencial logo o diferencial ficou solto, ai giramos o diferncial para frente, quase nivelando a flange de saida do carda, vireamos o diferencial uns 2 cm o que representou quase um calçio/cunha de 20cm nas molas, NAO usamos cunha so giramos o diferencila, ai depois foi soldar. O jeep rodou beleza no towbar, fez as curvas numa boa.
se alguem tiver alguma duvida ou critica poste ai, abraços.
Amigos gostaria de comentarios desse serviço que realizei, piois ninguem se manifestou, abraços
felipemendes
25/06/2007, 13:15
Acho que é por aí mesmo... Pelo menos se eu fosse fazer SPOA, faria isso, mas girando as sapatas em quase 180 graus. Se os ângulos ficaram iguais dos dois lados e não tá dando problema, deve estar bom! Meça bem o novo ângulo do cáster, como o mestre Leopoldo já explicou em outro tópico. Se estiver dentro do valor, beleza!!!!
Lembre-se de algumas coisas:
1 - os ângulos entre a saída da t-case e o cardan deve ser aproximadamente igual ao ângulo entre o eixo que entra no diferencial e o cardan.
2 - Embora eu tenha entendido o que vc quis dizer (e longe de mim ficar corrigindo à toa), diferencial é o conjunto de engrenagens que fica dentro da "carcaça do diferencial" ou "bola".
Abraço!!!
Elmer_Jeep
29/06/2007, 18:58
não estou conseguindo anexar o arquivo do autocad, alguem sabe como fazer?
Tiago, manda esse arquivo do cad pra mim por favor, preciso fazer um trampo num chassi aqui e tenho q dimensionar umas medidas no computador :concordo:
elmer_jeep@ hotmail.com
valeu.
Ola pessoal,
Comprei meu kit de molas da FF e as molas dianteiras são 40mm maiores que a traseira pelo que entendi devo posicionar as molas com 105cm para dar um angulo do jumelo de ~45º na dianteira isso deve ser feito tambem na traseira????
Vou montar SPOA para fazer o giro do munhão, existe uma receita pra fazer isso antes de montar o cambio e a Tcase??? poderiam me passar as medidas pra deixar jah pronto antes de montar o conjunto ou devo fazer depois????
Em SPOA com jumelo na frente naum tem perigo de ficar soltando o cardã????
Obrigado
Eugenio Risovas Pirata
29/01/2009, 14:19
Galera, só pra reavivar o assunto, tbem resolvi fazer SPOA com minhas novas molas de Toyota.
Esse tópico esta sendo muito útil, a título de conhecimento, senão na excução.
Obrigado a todos pelas boas informações.
Att.
Elmer_Jeep
04/06/2009, 11:06
encontrei um artigo legal sobre caster, mas é gringo: http://www.therangerstation.com/tech_library/narrowing_a_ford_dana44.htm
[]'s
muito mais facil e pratico que todo mundo diz.
ja acertamos 3 jeeps e 1 f75 com este problema de caster, seguinte:
(com o jeep num local plaino).
entre o "tubo" do diferencial e o feixe de molas, tem um tipo de sapata, primeiro paço, vc pega uma lixadeira e tira a solda,
segundo, na parte debaixo do diferencial, quase perto da saida p/ carda, tem um pedaço plaino(lado debaixo), vc coloca um nivel de bolha naquele lugar, gire o diferencial conforme necessario, quando der o nivel, vc recoloca as sapatinhas e refaz a solda.
pronto, fica tudo certo. caso vc tenha duvida, de um bom ponto de solda e teste antes de fazer a solda definitiva. mas atenção nao de freadas bruscas, senao o ponto rompe e o diferencial gira...
lucciano amaral
12/06/2009, 13:18
O Edwin tem razao, no meu jeep fizemos assim é deu super certo sem maiores complicações.
Elmer_Jeep
12/06/2009, 21:59
Edwint, se fosse assim como vc fala eu não teria perdido tanto tempo postando informações neste tópico, seu procedimento não resolve o problema, mexendo apenas nas sapatas e nivelando o pinhão o caster fica prejudicado, já fiz isso no passado, ja vi muita gente fazer e não resolveu portanto tenha mais atenção com certas sugestões.
[]'s
lucciano amaral
15/06/2009, 17:34
Elmer, me desculpe a mensagem pois vc direcionou apenas ao Edwint, no meu jeep uso esse sistema, ou "ganbiarra" nao sei, ficou legal e ate o momento nao deu nada de errado. Usei esse metodo pela facilidade, nao entro na area tecnica, pois tenho certeza que vc esta com razao na area da mecanica. Acompanho esse topico a muito tempo, atualmente puxo meu jeep no towbar sem problemas algum. acredito que o Edwint jamais teria indicado algo que deu errado pra ele, conheço o jeep dele, ja roda a um bom tempo assim e tambem nao deu problema. Com certeza foi apenas sugestao, todos aqui viram a aula que vc deu acerca do assunto. Acredito que o correto seja como vc falou.
Abraços
Elmer_Jeep
16/06/2009, 10:05
Tranquilo Lucciano, acontece que o Edwint não soube se expressar, ao meu ver pareceu que ele quis dizer que tudo o que foi discutido aqui não servia pra nada. Então acabei sendo meio grosseiro na resposta.
Agora voltando à área técnica, pode ter ficado bom mas não é via de regra pois o angulo do caster vai depender de varios fatores:
Arqueamento dos feixes
Posição do jumelo (na frente ou atras da roda dianteira)
Tamanho do jumelo
Altura dos suportes da mola e do jumelo
Angulo do pinhão em relação à tcase
Portanto, isso tudo influencia o caster e na maioria dos casos apenas mudar a posição das sapatas deixa o pinhão nivelado mas prejudica o caster, aí entra todo o procedimento que foi falado aqui por mim e pelos demais que já tiveram o mesmo problema.
[]'s
Edwint, se fosse assim como vc fala eu não teria perdido tanto tempo postando informações neste tópico, seu procedimento não resolve o problema, mexendo apenas nas sapatas e nivelando o pinhão o caster fica prejudicado, já fiz isso no passado, ja vi muita gente fazer e não resolveu portanto tenha mais atenção com certas sugestões.
[]'s
Elmer,
Olha, simplesmente fizemos isso nao apenas em um jeep mas em mais de 6 viaturas, e todas elas deram certo... pode ser que vc nao fez da forma correta, OLHA QUE EU VIAJO BASTANTE COM O CJ GUINCHADO NA MINHA XTERRA!!! e o meu desalinhamento anterior nao era pouco.
pelo que entendo, da forma que faço estou simplesmente colocando tudo na forma original, voltando o eixo no local original, e isso ao menos penso eu portanto nao pode ser considerado como "gambiarra" nada melhor que o original. e sim como a forma mais correta de manutenção corretiva.
Agora esplica pra mim como ficara, a lubrificação dos rolamentos do pinhao, visto que da forma que vc faz, a ponta do pinhao ficara voltada p/ cima, portando teremos dois prolblemas
1- o nivel original de oleo do diferencial, vai diminuir, pq vc vai girar a frente do diferencial p/ baixo
2- como a ponta do diferencial (lado do cardan) ficara acima do nivel ideal, o oleo nao chegara nos rolamentos do pinhao, isso a longo ou medio tempo, trara um sério problema, podendo danificar a caixa completa.
imagina um travamento dos rolamentos com um jeep reduzido, vc pode
nao somente comprometer o diferencial, como tambem, cardan, reduzida, enfim todo conjunto powertrain.
meu irmão akio, f75, andava com sua pck up e teve o seu diferencial travado, por motivo de falta de lubrificação nos rolamentos do pinhao. resultado justamente pq seu diferencial ficou voltado p/ cima. imajine se estivesse em alta velocidade? que estrago faria? sem falar no risco de sua integridade fisica.
portanto como vc mesmo falou "portanto tenha mais atenção com certas sugestões."
me corrijam se estiver errado...
obrigado a todos:concordo::concordo::concordo:
entre o "tubo" do diferencial e o feixe de molas, tem um tipo de sapata, primeiro paço, vc pega uma lixadeira e tira a solda,
segundo, na parte debaixo do diferencial, quase perto da saida p/ carda, tem um pedaço plaino(lado debaixo), vc coloca um nivel de bolha naquele lugar, gire o diferencial conforme necessario, quando der o nivel, vc recoloca as sapatinhas e refaz a solda.
pronto, fica tudo certo.
Num SPUA sim.
Não num SPOA.:discordo:
O nível do óleo não baixa, só se vc colocar menos óleo. No meu CJ virei a ponta pra cima e cheguei à usar 2 litros de óleo. Mas não precisa, com 1,5l tá bom. O Nero tá rodando com ele até hoje...
Aqui tem mais de 20 viaturas rodando assim.
[]'s
akio nishikawa
19/06/2009, 13:50
Fizemos na minha F-75 da maneira que o Edwin e o Lucciano falou, muito prático, rápido, funcional e o mais importante:SEGURO.
Agora tem aquele ditado: Se voce pode complicar, prá que simplificar??:dance::dance:
akio nishikawa
19/06/2009, 13:55
Negócio é o seguinte:
Hoje é sexta-feira, cada um faça como quizer, se o João acha que tá certo o jeito dele, que faça, se o Manuel tb. acha que o jeito dele é o melhor, que faça...
O forum é aberto e democrático, avaliem as sujestões e sigam-nas quem quizer.
Bom fim de semana prá todo mundo!!
Elmer_Jeep
19/06/2009, 15:52
perai, cheguei agora do almoço, to rindo pra caramba com a tentativa de "puxão de orelha", daqui a pouco quando passar eu volto pra responder.
[]'s
akio nishikawa
19/06/2009, 15:54
Que puxao de orelha?
Num SPUA sim.
Não num SPOA.:discordo:
O nível do óleo não baixa, só se vc colocar menos óleo. No meu CJ virei a ponta pra cima e cheguei à usar 2 litros de óleo. Mas não precisa, com 1,5l tá bom. O Nero tá rodando com ele até hoje...
Aqui tem mais de 20 viaturas rodando assim.
[]'s
como nao baixa?? esperimenta encher um copo ate o nivel maximo e vire um pouco, nao vai derramar? portando baixara a quantidade...
como nao baixa?? esperimenta encher um copo ate o nivel maximo e vire um pouco, nao vai derramar? portando baixara a quantidade...
:lol::lol:
Põe a mão na boca do copo que não baixa nada.
Vou ter que desenhar? :parede:
[]'s
:lol::lol:
Põe a mão na boca do copo que não baixa nada.
Vou ter que desenhar? :parede:
[]'s
PUTS!!!!:parede::parede::parede::parede::parede::p arede:
DESENHA VAI!!! como completar o nivel com a mao na boca do copo
PRESTA ATENÇÃO, RAPAZIADA
vou deixare quieto depois desta!!! :parede:
só tava tentando ajudar!!! tentando simplificar as coisas...:concordo::concordo::concordo:pra isso que eu acredito servir o forum.
sem picuinhas e sem pucha sacos...
akio nishikawa
19/06/2009, 20:32
Bom, é o seguinte....
Acho que já me enchi de tudo isso, por essas e outras já ocorridas aqui no forum, pela falta de humildade de muitas pessoas, pela panelinha que já é um panelão, pela Ira que isso vem causando no meu coração, peço aos moderadores ou seja lá quem for, que RETIREM MEU NOME DESSE FORUM, não estou crendo que isso me tem feito bem.
Uma vez perguntei a uma pessoa (prá ser sincero a um Pastor) que também é jipeiro, se ele frequentava o forum. Ele me disse que nao frequentava e que nao frequentaria, pois, queira ou não, haveria situações em que a natureza humana iria causar reações como essa.Agora estou entendendo o que ele quiz dizer.
Portanto, sem mais comentários da minha parte, peço que excluam meu perfil.
Muito grato e valeu pelo aprendizado!:concordo:
DESENHA VAI!!! como completar o nivel com a mao na boca do copo
PRESTA ATENÇÃO, RAPAZIADA
vou deixare quieto depois desta!!! :parede:
Tava separando umas imagens aqui, mas como tem gente muito sensível, acho melhor explicar o que parece ser "impossível"!:rolleyes:
Tem 3 maneiras de colocar óleo no diferencial, mesmo acima do nível. Pra começo de conversa a quantidade de óleo do diferencial é 1,2l. Ou seja, na horizontal, o bujão da tampa vai nivelar + ou - nessa quantidade.
Então, eu fiz o dramático giro da carcaça! Putz, e agora?
Medindo a quantidade de óleo:
É fácil medir 1,2 litros. E uso 1 litro inteiro e + 200ml cfe. o indicador transparente que tem na própria embalagem. Entendido até aí? OK... Maaaaasssss, como eu girei a carcaça, e o pinhão ficou um pouco mais alto, mais precisamente 15°, então eu vou adicionar um pouco mais de óleo, para não prejudicar a lubrificação dos rolamentos do pinhão. Então farei uso de 1,5 litros. Já usei 2,0l, mas achei um exagero. Vou usar 1 litro inteiro e mais 500ml do outro, devidamente marcados na embalagem. Ou quem encontrar o óleo em embalagem de 500ml, poderá usar umas dessas, não sendo necessário controlar a quantidade, basta colocar tudo. OK?
Colocando o óleo:
Depois de tudo montado, vedo a tampa do diferencial com silicone da Loctite e retiro o bujão, então:
1 - Modo sujo: Posso usar um funil de plástico e prensá-lo até que se encaixe no furo da tampa. Então vou colocando o óleo. Nesse caso preciso de um pouco mais de óleo, pois vou nivelar o óleo no funil, pelo lado fora, vendo em que altura ele se encontra. Nivelado, coloco um recepiente embaixo do funil e numa manobra rápida retiro o funil e coloco o bujão de volta. O óleo que ficou no funil vai escorrer, assim como um pouco pela tampa, dependendo da sua agilidade. Por isso é o modo "sujo". Não recomendado para pessoas lerdas.
2 - Usando a cabeça: O que está acima do nível do bujão? O respiro! Retiro ele, coloco uma manguinha conectada à um funil e coloco o óleo, na quantidade descrita acima. Claro que o bujão deve estar firme no seu lugar. É um pouco mais demorado, pois o furo é pequeno. Mas não tem lambança. Não esqueçam de recolocar o respiro depois.
3 - Sendo mais esperto: Uso a rampa da minha garagem para nivelar o diferencial (ou qualquer barranco que tenham à disposição) e executo a operação normalmente. Um problema à se pensar é: e se a rampa da garagem ou o barranco inclinarem além dos 15° e o bujão ficar para cima do nível? Putz... tô ferrado! Não... Basta observar que vc tem o marcador na embalagem, e agora vc sabe quanto de óleo precisa colocar. Vc não é mais refém do bujão que está tampa!:dance:
Conferindo o nível e o estado do óleo:
Para conferir o nível, basta soltar o bujão. Mas não o solte por inteiro, senão corre-se o risco do óleo sair em demasia. Deixe 1 ou 2 fios de rosca e vá soltando devagar, mantendo-o pressionado, para poder conter o vazamento. Se vazar, é sinal que tem óleo. Com esse pouco que escorreu, vc pode verificar o estado do óleo, se ele está contaminado ou não. Se estiver contaminado, retire a tampa e faça a limpeza (não vou me alongar nos detalhes desse procedimento).
Vale também ressaltar que o diferencial dianteiro do Jeep possui retentores nas 2 laterais, por onde entram os semi-eixos. Logo, o óleo ali colocado, mesmo numa inclinação lateral, não vai para dentro das tubeiras. É o diferencial que mais mantém óleo trabalhando no devido lugar. No traseiro o óleo pode ir quase todo para dentro de uma tubeira. Putz... com as trilhas que fazemos, deveria ter vários eixos traseiros com problemas... E?
Os 2 eixos da Toyota Bandeirantes, assim como outros, de Samurai, Hilux, etc... não possuem qualquer retentor entre o diferencial e os semi-eixos. Só tem na outra ponta, próximo às rodas. Numa inclinação lateral, acontece o mesmo: o óleo pode sair quase que totalmente do diferencial. Com certeza esses eixos dão problema constante de falta de lubrificação. É por isso que tem tanta gente reclamando deles...:roll:
Expliquei ou compliquei? Se alguém precisar de maiores esclarecimentos de como colocar óleo no diferencial, é só pedir. :concordo:
Desculpem-me se feri alguém por dentro... É que sou meio cabeçudo mesmo...
[]'s
Elmer_Jeep
20/06/2009, 09:41
Bom, é o seguinte....
Acho que já me enchi de tudo isso, por essas e outras já ocorridas aqui no forum, pela falta de humildade de muitas pessoas, pela panelinha que já é um panelão, pela Ira que isso vem causando no meu coração, peço aos moderadores ou seja lá quem for, que RETIREM MEU NOME DESSE FORUM, não estou crendo que isso me tem feito bem.
Uma vez perguntei a uma pessoa (prá ser sincero a um Pastor) que também é jipeiro, se ele frequentava o forum. Ele me disse que nao frequentava e que nao frequentaria, pois, queira ou não, haveria situações em que a natureza humana iria causar reações como essa.Agora estou entendendo o que ele quiz dizer.
Portanto, sem mais comentários da minha parte, peço que excluam meu perfil.
Muito grato e valeu pelo aprendizado!:concordo:
Akio, não vai não cara, já que o "panelão" cresceu tem espaço pra vc aqui dentro...
[]'s
Elmer_Jeep
20/06/2009, 09:59
Bom, pra não mudar o tema do tópico, complementar a resposta do Giovani e tirar alguma dúvida do amigo edwint recomendo dar uma olhada neste tópico: Nível de Óleo em Diferencial SPOA (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=809208)
[]'s
Cláudio Brasília
11/10/2010, 16:45
Poxa vida Galera,
É só deixar vocês sozinhos um tempo, que já estão quebrando o pau e sem me chamar...hahaha...
P.S.: Peço, encarecidamente, que o amigo Aki fique conosco por mais um tempo.
netto mietto
05/08/2012, 17:16
muito bom este topico ajuda muito.
marcelo henrique
26/12/2012, 17:41
que pena que muitos links não funciona mais"
lucianobarbosa
06/04/2013, 19:28
galera li o topico inteiro isso aqui ta parecendo o programa do ratinho rsss, muita coisa interessante ta me ajudando bastante agora eu presciso da ajuda dos experts no assunto to restaurando uma f75 vo colocar molas da toy e quero fazer spoa a conf do power trin vai ser motor opala 4cc caixa de chevete 5m e tracao quem poder me ajudar desde ja agradeço a colaboração
lucianobarbosa
14/04/2013, 17:51
galera li o topico inteiro isso aqui ta parecendo o programa do ratinho rsss, muita coisa interessante ta me ajudando bastante agora eu presciso da ajuda dos experts no assunto to restaurando uma f75 vo colocar molas da toy e quero fazer spoa a conf do power train vai ser motor opala 4cc caixa de chevete 5m e tracao quem poder me ajudar desde ja agradeço a colaboração
ola galera ainda aguardando ajuda quem poder ajudar agradeço!!!!:concordo:
Willian Del Piero Rocha
14/04/2013, 18:23
Bom Luciano,não sou experte,mas a sua dúvida está "muito dúvidosa",,,vc tem que ser mais exato nas solicitações,,,se o problema é como realizar o spoa,tem outros tópicos;quanto ao power train,eu acho que não vai afetar muito o propósito do tema(susp.toy).Talvez por isso ninguém se atreveu a responder.
Elmer_Jeep
15/04/2013, 09:44
Bom Luciano,não sou experte,mas a sua dúvida está "muito dúvidosa",,,vc tem que ser mais exato nas solicitações,,,se o problema é como realizar o spoa,tem outros tópicos;quanto ao power train,eu acho que não vai afetar muito o propósito do tema(susp.toy).Talvez por isso ninguém se atreveu a responder.
Eu tb não entendi, o cara falou, falou e não disse nada...
[]'s
lucianobarbosa
15/04/2013, 18:55
Ola Willian e Elmer e demais amigos, eu to querendo fazer uma adapatção que seje o + confiavel possivel e pelo que estive lendo sobre o assunto ele é meio polemico a muitas divergencias, aqui em Paranagua tem muito poucos jeeps e f75 e nenhum spoa, que seria uma opçao para ver in loco, ai depois ler muitas opçoes e como sou meio curioso e gosto de mexer com graxa eu estou pensando em fazer assim:
eixo diant desmontaria o dif e levaria a carcaça para um torneiro para cortar o munhao so a parte interna e gira-lo 3º no sentido horario , depois fazeria novas sapatas para o feixe de molas e deixaria solta para uma regulagem de caster mais detalhada com isso deixariao o cardan o mais alinahdo possivel com a caixa e so depois soldaria as sapatas
eixo traz: pelo que vi e mais facil so fazeria novas sapatas para as molas e e alinhamento com a caixa ,
sit de direção vou colocar a do opala hidraulica com sitema higt steer da ensimec
duvidas nessa opçao os rolamentos ficarão lubrificados corretos, ela não ficara passarinhado nas curvas eu comentei do power train porque acredito que vai ficar mais leve que o original os 3º nao ficara muito
essa seria minha opção de fazer uma adaptação confiavel ao meu ponto de vista , sugestoes , criticas fotos e demais serão bem vindos, ou se alguem conhecer algum profissional tenha experiencia em fazer spoa eu estou a 90 km de Curitiba, me passe o contato pois aqui não achei ninguem por isso que estou tentando fazer abaraçoss a todos !
Eu tb não entendi, o cara falou, falou e não disse nada...
[]'s
lucianobarbosa
21/04/2013, 08:35
Será dessa forma ficará confiavel ?
Ola Willian e Elmer e demais amigos, eu to querendo fazer uma adapatção que seje o + confiavel possivel e pelo que estive lendo sobre o assunto ele é meio polemico a muitas divergencias, aqui em Paranagua tem muito poucos jeeps e f75 e nenhum spoa, que seria uma opçao para ver in loco, ai depois ler muitas opçoes e como sou meio curioso e gosto de mexer com graxa eu estou pensando em fazer assim:
eixo diant desmontaria o dif e levaria a carcaça para um torneiro para cortar o munhao so a parte interna e gira-lo 3º no sentido horario , depois fazeria novas sapatas para o feixe de molas e deixaria solta para uma regulagem de caster mais detalhada com isso deixariao o cardan o mais alinahdo possivel com a caixa e so depois soldaria as sapatas
eixo traz: pelo que vi e mais facil so fazeria novas sapatas para as molas e e alinhamento com a caixa ,
sit de direção vou colocar a do opala hidraulica com sitema higt steer da ensimec
duvidas nessa opçao os rolamentos ficarão lubrificados corretos, ela não ficara passarinhado nas curvas eu comentei do power train porque acredito que vai ficar mais leve que o original os 3º nao ficara muito
essa seria minha opção de fazer uma adaptação confiavel ao meu ponto de vista , sugestoes , criticas fotos e demais serão bem vindos, ou se alguem conhecer algum profissional tenha experiencia em fazer spoa eu estou a 90 km de Curitiba, me passe o contato pois aqui não achei ninguem por isso que estou tentando fazer abaraçoss a todos !
Elmer_Jeep
22/04/2013, 19:02
vc já tem a receita e tudo que foi informado nesse tópico, agora é colocar em prática.
[]'s
lucianobarbosa
23/04/2013, 07:44
Ola Elmer muito obrigado pelo comentario, agora mao na graxa e começar a mexer abraçoss
vc já tem a receita e tudo que foi informado nesse tópico, agora é colocar em prática.
[]'s
Eduardojeep
22/07/2015, 17:06
Leopoldo, se após eu medir o angulo estiver mais alto o que impacta, o meu jeep tem direção hidraulica, amortecedor de direcao hancho, terminais novos, rolamento de munhao novos e ajustados com 5k, e pneus 33, mas o volante não volta apos uma curva, estava com angulo de caster de -+6~graus pois meus jumelos sao maiores, entao coloquei uma cunha para passar para 3 graus ficou 4.
Hugo, sou de Rio Preto, preciso falar com vc. Qual seu celular por favor?
Rafaelopaleiro
05/05/2019, 21:06
alguem me ajuda como fazer o apoio das mola do eixo dianteiro aquele que vai soldado no diferecial teria alguma foto.
eu retirei os da minha F-75 era apenas uma chapa cheia de solda com o furo do pino mestre. creio que tenha que ser tipo uma chapa meia lua correto?/
tbm nao encontro o suporte fixo da mola dianteira da f-75 ele e um modelo alto.
alguem ja fabricou ele.
tbm to na sinuca se faço a susp. dianteira da toyota kit pronto da gama. ou se faço com os feixes originais
eu te dava preferencia aos feixe originais pois nao vou pra trilha. mais falam que quebra demais a mola mestre
No ML tem esse kit de suporte do jeep J6 sera que da certo na F-75.
esse
566054
Ian Jeep
06/05/2019, 01:13
Alguém me ajuda como fazer o apoio das mola do eixo dianteiro aquele que vai soldado no diferencial teria alguma foto.
eu retirei os da minha F-75 era apenas uma chapa cheia de solda com o furo do pino mestre. creio que tenha que ser tipo uma chapa meia lua correto?
Boa noite Rafael,
Acho q qualquer serraria ou loja q vendem e dobram chapas deve fazer isso sem dificuldades.
Tinha essas fotos guardadas a algum tempo, e não me lembro quem daki as fabricou.
566060
566061
566062
Elmer_Jeep
06/05/2019, 11:37
tbm nao encontro o suporte fixo da mola dianteira da f-75 ele e um modelo alto.
alguem ja fabricou ele.
eu já fiz esse suporte fixo pra minha Band porque inverti a posição do jumelo, geralmente as máquinas não fazem essa dobra muito alta, mas vc pode mandar fazer em duas peças, fica até mais resistente.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0631.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0731.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0863.JPG
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.