PDA

Ver Versão Completa : Será que a engrenagem aguenta?



monge
30/01/2004, 14:04
Fala Gente... :D

Sei que alguns vão até me xingar, e é até contráditório das coisas que eu digo, mas agora bateu o desespero, quero montar meu jeep de novo. :D :(

Por enquanto adiei a adaptação da caixa da C10. Então scaneei as engrenagens que foram pro saco no meu jeep, e estou querendo saber se a primeira aguenta eu montar uma luva e engrenagem da ré novas, mas sem trocar a engrenagem da primeira. :?

As fotos estão meio ruins, mas é que não dá pra scanear bem... hehehehe :D

Outra coisa também é se alguém tem alguma explicação lógica ou científica para eu quebrar tanto a engrenagem da ré e a luva da primeira? :?

No caso, não houve quebras de dentes, apenas o arredondamente deles, a engrenagem da ré está comido mais da metade dos dentes, a luva da primeira, apenas a ponta. :shock:

Ando normalmente, como todo mundo. :)

Estou pensando em subir minha caixa ainda hoje ou no mais tardar amanhã, se alguém puder ajudar urgentemente. Isso se a engrenagem da primeira aguentar. :? :shock: :D

[]'s desesperado pra andar de jeep

Eugênio

monge
30/01/2004, 14:12
Para não misturar, não sei se vai ajudar, mas aqui estão as fotos da luva da primeira e da engrenagem da ré que estavam rodando,

[]'s

Eugênio

leopoldo
30/01/2004, 14:25
Cara não dá pra ver coisa alguma.

Como foi que esta história começou mesmo?

monge
31/01/2004, 04:20
Fala Gente... :D

Começou escapando a ré, æ tinha que segurar a alavanca, depois pra entrar a primeira tinha que engatar com mais força, se não ela escapava na hora que ia sair. :shock: :(

Foi até um dia a ré acabar de vez, æ eu torrei e fiquei segurando a alanvanca enquanto tentava dar ré..... foi moendo tudo. :? :( :shock:

Só que desta vez danificou a engrenagem da primeira, as primeiras 4 fotos...

A engrenagem da ré e a luva da primeira eu tenho novas, minha dúvida agora é se a outra engrenagem vai aguentar. :?

Ela desgastou um pouco no meio, mas acho que ainda aguenta... por isso estou perguntando para alguém mais entendido, pois por mim eu montava ela do jeito que tá.

[]'s aflitos

Eugênio

leopoldo
31/01/2004, 10:55
Monge,

Vou te dar algumas dicas, baseada na minha experiência com o cambio do jeep.

1-Na tampa do câmbio sincronizado, existem 2 porcas(3 marchas) ou 3 porcas(4 marchas), que deveriam estar travadas com uma chapinha de aço. No 3 marchas 1º seca tem é um calombinho.

Aí dentro, do calombinho ou soltando a(s) porquinha(s), você tem acesso a uma esfera e mola, que tem a função travar a haste deslizante dos garfos do câmbio.
Se esta mola quebra ou perde eficiência, as marchas escapam com muita facilidade.

2- Os garfos do cambio, aqueles que ficam presos à tampa não podem estar empenados ou soltos.

- para ver se estão empenado, vire a tampa com os garfos para cima e com um esquadro encostado na face de encosto da tampa, verifique se os garfos estão a 90° da face da tampa.

- para ver se não estão soltos, veja se o parafuso de cabeça quadrada está apertado. Normalmente estes parafusos, que tem um fudro na cabeça, tem um arame amarrado a êles.

3- Voltando à tampa, se for o câmbio sincronizado, você verá que tem uns selos metálicos que protejem as pontas das hastes. Caso este(s) sêlo(s) tenha(m) se movimentado ou pulado para fora, é possível à haste passar do ponto, principalmente no caso de engate de ré.

Aí os macaquinhos pulam do lugar e está feita a desgraça.

4- Olhando as fotos do seu conjunto sincronizador, achei estranho o desgaste dos dentes da engrenagem interna à luva.
Este tipo de "mordida" nos dentes poderia ter sido causado por luva retrabalhada. Por acaso as luvas do seu câmbio não estão "retificadas" né?????
A algum tempo atras era muito comum as oficinas ditas de câmbio meterem a retífica manual nessas engrenagens e rasgarem transversalmente os dentes das engrenagens da luva, com o pretexto do câmbio não escapar mais. Esta "retífica" só destroi as engrenagens. Se a sua estiver assim, lixo. Idem para as engrenagens helicoidais do cambio. Nessas, a "retificação" era nos dentes que engatavam à luva do sincronizador.


Bom, estes seriam os meus primeiros pontos de inspeção. Engrenagens de dentes retos como a da ré não podem escapar pura e simplesmente, pois não tem esforço axial. Se escapam, o defeito está ou na tampa, ou no garfo, ou no conjunto sincronizador, fazendo que a engrenagen trabalhe inclinada.

5- Se o seu câmbio for de 4 marchas, ainda é possível que a alavanquinha de acionamento da ré (aquela que fica presa na carcaça)esteja torta. Assim, mesmo com tudo certo, a engrenagem da ré não desliza até a posição correta e pode escapar.

monge
31/01/2004, 20:54
Fala Gente.... :D

Grande leopoldo, valeu pela aula.

Bom eu verifiquei os iténs que vc listou. Na tampa não vi nada fora do que vc disse, está tudo certo. :D

Já nas engrenagens quando eu troquei a luva e a ré, eu coloquei nova, os mecanicos daqui me disseram que precisavam frisar. Eu não frisei, dæ eles me disseram que foi por causa disso que quebrou :?

Meu cambio é de 3 marchas com a primeira sincronizada.

Há muito tempo eu tive problema com um macaquinho que pulou e travou a segunda, retirei a tamba, troquei o macaquinho e não tive mais problema, até a quebra das engrenagens. :x

Um mecanico de jeep uma vez me disse que a ré quando muito forçada ela pode entortar os dentes, causando os escapamentos, e que engrenagem de ré sempre tem que ser nova. :)

Foi seguindo o conselho dele que eu troquei tudo novo na época. :)

Um outro detalhe. é que os roletes quadricularam, não sei por que cargas d'água ou óleo, como já tive problema com a caixa, eu sempre fico esperto com o óleo que está nela, nível, se está contaminado ou não. :D

Os roletes que quebraram ou quadricularam são os que ficam no eixo piloto. Estou pensando em colocar um rolamento lá agora, vc acha que melhora ou devo continuar com os roletes? :?

Bom, o que estou me lembrando até agora é isso.

Eu estou também muito interessado em descobrir o porque desta caixa não aguentar. :?

Ah, outro detalhe, meu motor é o 3.000 do maverick. :D

[]'s

Eugênio

leopoldo
01/02/2004, 10:21
Seu problema não é no motor, eu rodei com o meu assim por anos.

Agora essa de quadricular os roletes do piloto..........é uma falha grave no câmbio.

Meu primeiro tiro teria sido a tampa, mas agora,........

Bom, uma engrenagens de dentes retos não desacopla a não ser que o eixo esteja torto e para isso, ou o carretel ou o secundário estariam trabalhando com inclinação, e para isso acontecer, os rolamentos teriam de ter um BAITA desgaste, e o escapar seia o menor dos seus problemas.

Agora as possibilidades seriam:

-Bucha de bronze fosforoso da ponta do piloto não foi instalada.
-rolamentos de esferas do piloto e do secundário já para estourar.
-buchas de agulhas do carretel já detonadas,
-carretel instalado na carcaça do cambio sem as arruelas de encosto.
-porca da engrenagem lá na reduzida, solta.
-ponteira do secundário, aquela onde ficam os roletes....quebrou.

Como você falou que trocou o motor, eu te pergunto, colocou a bucha do piloto????

essa bucha vai embutida no centro da flange do girabrequim, antes de colocar o disco e o platô.

Agora todos estes itens requerem a remoção do câmbio para inspeção.

E por último, essas engrenagens não entortam, pelo menos não de uma forma vizível. Elas quebram de vez. E uma propriedade do tipo e tratamento do aço usado na fabricação das peças do cambio.

Ah, voce disse que não são as molas das esferas, qual a altura das molas?
eu tenho uma nova aqui para comparar.

monge
01/02/2004, 11:07
Leopoldo, vou intercalar minhas respostas com as suas perguntas. :D



Agora essa de quadricular os roletes do piloto..........é uma falha grave no câmbio.

Meu primeiro tiro teria sido a tampa, mas agora,........


:arrow: Pois é, logo quando eu comprei meu jeep, ainda não sabia muita coisa, ele já quebrou o câmbio logo de cara. :? Quando levei num mexanico daqui, ele desmontou e me mostrou o entalhado, um rolete tinha fundido na ponta dele e fez um calo, e estourou tudo. :roll:

Ná época este mecanico é um Sr. daqui, ele trabalhou muitos anos na willys overland, e era a referência em jeep daqui da minha cidade, eu particularmente nunca confiei no serviço dele, mas foi ele que arrumou.



Bom, uma engrenagens de dentes retos não desacopla a não ser que o eixo esteja torto e para isso, ou o carretel ou o secundário estariam trabalhando com inclinação, e para isso acontecer, os rolamentos teriam de ter um BAITA desgaste, e o escapar seia o menor dos seus problemas.


:arrow: Quando arrumou, a a ponta do entalhado, foi torneada novamente, só que na época eu não sabia nada, então não se a qualidade do serviço. Lembro que foi feito pela melhor tornearia daqui da minha cidade. :)

Vc está falando rolamentos, mas no meu caso seriam os roletes? :?:



Agora as possibilidades seriam:

-Bucha de bronze fosforoso da ponta do piloto não foi instalada.
-rolamentos de esferas do piloto e do secundário já para estourar.
-buchas de agulhas do carretel já detonadas,
-carretel instalado na carcaça do cambio sem as arruelas de encosto.
-porca da engrenagem lá na reduzida, solta.
-ponteira do secundário, aquela onde ficam os roletes....quebrou.


:arrow: Esta bucha de bronze fosforoso tem um outro nome mais "vulgar" Não estou sabendo achá-la... :roll: Ela está dentrou ou fora da caixa?

:arrow: O rolamento de esferas tá legal.
:arrow: Bucha de agulhas.... também me perdi aqui... :roll:
:arrow: O carretel está com as arruelas de encosto, ontem quando estava mexendo eu as retirei.
:arrow: A porca da reduzida estava apertada e com a trava nela, acredito que não foi ela a causadora :)
:arrow: A ponteira do secundário vai ser necessário tornear novamente, pois com a quebra dos roletes, ela novamente está com um calo. :?



Como você falou que trocou o motor, eu te pergunto, colocou a bucha do piloto????

essa bucha vai embutida no centro da flange do girabrequim, antes de colocar o disco e o platô.


:arrow: Na parte de motor eu não mexi em nada, quando eu comprei meu jeep ele já veio com esta configuração. ainda não tive problemas com a embreagem, então nào sei falar se está com esta bucha do piloto.



Agora todos estes itens requerem a remoção do câmbio para inspeção.


:arrow: Meu cambio já está no chão... :D



E por último, essas engrenagens não entortam, pelo menos não de uma forma vizível. Elas quebram de vez. E uma propriedade do tipo e tratamento do aço usado na fabricação das peças do cambio.


:arrow: Bom, esta de entortar foi um mecanico que me disse uma vez, ele só mexe com jeep, é de uma cidade vizinha, ele disse o mesmo que vc, a olho não dá pra ver, então o melhor é colocar engrenagens novas. :D



Ah, voce disse que não são as molas das esferas, qual a altura das molas?
eu tenho uma nova aqui para comparar.

Vou medir, assim que tiver a altura eu te falo.

Mais uma vez obrigado pela ajuda, vou repassar tudo novamente, posso estar "comendo barriga" em algum lugar. :D

[]'s

Eugênio

leopoldo
01/02/2004, 12:39
Oi Monge,

Pepinão:
A ponteira do entalhado não dá para ser recuperada.
Basicamente, gastou.....lixo para o entalhado. Veja foto de exemplo
Não dá para encher de solda e tornear.
O eixo é fabricado assim:
- o aço, sem estar endurecido é torneado, frezado, acabado, etc.
- aí, vaí para a tempera e revenimento.
- aí, vai para a retífica, e dependendo do caso, lapidação, polimento, etc.
Essa ponteira, como no exemplo a baixo, quando desgasta não pode ser retrabalhada numa tornearia, por causa dos passos da fabricação.
Teria que recozer o eixo por inteiro, encher de solda a ponteira, préusinar o acabamento, no torno, temperar revenir e retificar.

Eu duvido que fizeram isso, assim vai quebrar sempre.

MAS,

Existe a possibilidade de uma 1/2 recuperada:

Usinar a ponteira do entalhado e usar uma bucha de agulhas da INA rolamentos. Usina-se a ponteira do entalhado para rebaixar o suficiente para colocar a bucha, com uma pequena interferência.

-------------------------------------------------------------

Quando falo dos rolamentos, falo dos grandes de esferas.

--------------------------------------------------------------

Sobre a bucha do piloto, tem que tirar do platô e o disco de fricção para chegar nela. Tem uma foto de uma bucha, engatada na ponteira de um piloto.
Se não tiver lá, enfiada no girabrequim do motor, o piloto trabalha excêntrico e babau para os rolamentosdo piloto (1 de esfera e as agulhas no secundário). Além do que vão juntas as engrenagens de 3º e do carretel.

-------------------------------------------------------------

Sobre as molas, taí a medida, em 26,94 mm

monge
01/02/2004, 13:56
Ah tá... os rolamentos grandes... :D

Nem estava lembrando deles... :oops: :oops:

Ambos estão novos, sem problemas, ou quase, o da frente que fica no eixo piloto está com um furinho na capa. (Capa que estou dizendo é aquela espécie de tampinha que tampa as esferas.) Mas este vou providenciar um novo. :D

Então, se ao invés de usar uma bucha no entalhado como vc disse, eu retrabalhá-lo para receber um rolamentinho que vai ficar no lugar dos roletes? Daria certo? :) Como ele está com um calo, eu retiraria o tanto necessário para um rolamento pequeno caber ali... já vi isso uma vez num jeep.

Minha idéia já era partir pra caixa da c10 ou c20, mas como estou andando meio desempregado ultimamente estou sem o faz-me-rir necessário pra uma adaptação deste porte. Por isso estou interessado em descobrir o porque das quebras desta caixa, e tentar arrumá-la para aguentar um tempo até eu partir para a clark. :D

Quanto a mola eu ainda não medi, mas já anotei aqui e vou verificar depois.

[]'s

Eugênio

leopoldo
01/02/2004, 15:38
Então, se ao invés de usar uma bucha no entalhado como vc disse, eu retrabalhá-lo para receber um rolamentinho que vai ficar no lugar dos roletes? Daria certo? :) Como ele está com um calo, eu retiraria o tanto necessário para um rolamento pequeno caber ali... já vi isso uma vez num jeep.

Parece que tem confusão na área.

-A bucha(de bronze) da ponta do eixo piloto é uma coisa.
isso tem que estar lá instalado.


-A bucha (de agulhas) da ponta do secundário é outra.
sim, é só o torneiro olhar o catálogo de buchas de agulhas INA e
comprar a certa, o serviço é simples e tem uma que serve certinho.

Agora estranho essa quebração toda. Pode ser erro de montagem.

Mauro Darezzo
18/05/2004, 21:23
Como todos sabem estou reformando um CJ5 na garagem de casa....estou dando uma de mechânico mesmo. Esta foi a primeira vez que vi um câmbio por dentro, montei tudo como manda os manuais, ou quase... :oops: (meu câmbio é um de 3 marchas com a primeira sincronizada).
Nas primeiras voltas vi que a ré escapava, a 1º, 2º e 3º estão beleza e não escapam e engatam bem. Li neste tópico que teria que verificar as molas da tampa. Comprei duas molas e duas esferas no Josewal. Ao tirar as molas velhas vi que as mesmas medem aproximadamente 17,5mm e as novas uns 25mm (medido com régua, era o que tinha a mão). Achei muita diferença, mas mesmo assim montei, a pressão é tanta que os eixos dos garfos travam. Posso cortar as molas novas? Se sim, com qual tamanho? Ou teria que comprar as molas específicas para este câmbio?
Verifiquei também o ângulo dos garfos em relação à tampa e parecem que estão nos 90º. Seguem abaixo as fotos. Os parafusos de cabeça quadrada estão apertados. Os selos estão lá e ficam facetados pelo lado de fora, os macaquinhos não pulam fora. A engrenagem da 1º é usada da 2º nova, sincronizados, roletes, rolamentos, etc, são novos e, portanto não sei em que olhar...alguém tem uma luz...?
A luva onde se encaixam os macaquinhos da 1º e ré tem um pequeno desgaste, seria isso?
O piloto é novo e tem a bucha de latão na ponta, no disco.
Gratos se puderem ajudar.
Posso tirar uma foto digital com imagem melhor...

fugger
18/05/2004, 22:22
Mauro

AS fotos estão um pouco escuras, vc não pode tirar em lugar com mais luz?

[]'s

Mauro Darezzo
19/05/2004, 07:50
Retirei as fotos anexas que estavam escuras mesmo, só para não ocupar espaço.Seguem as fotos novas. Como não tenho prática com câmbio fico na dúvida se está certo. Com certeza não está, caso estivesse não estaria pulando. hehe. Tive a sensação de um dos garfos estar ligeiramente inclinado, fora dos 90º. É muito pouco mas as vezes o suficiente para pular.
Agradeço ao Monge por invadir o tópico dele, mas é que com as fotos fica mais ilustrado. :oops:
Grato pela ajuda.

Mauro Darezzo
19/05/2004, 09:07
mais fotos

leopoldo
19/05/2004, 22:05
Posso cortar as molas novas? Se sim, com qual tamanho?

Não.


Verifiquei também o ângulo dos garfos em relação à tampa e parecem que estão nos 90º.

Pelas fotos estão bem alinhados e perpendiculares. A não ser que você dê uma de maguila, não vai entortar os garfos.


Os parafusos de cabeça quadrada estão apertados.

Ótimo, mas estão travados??
Pode ser com arame mesmo ou de preferência com trava química.


Os selos estão lá e ficam facetados pelo lado de fora, os macaquinhos não pulam fora. A engrenagem da 1º é usada da 2º nova, sincronizados, roletes, rolamentos, etc, são novos e, portanto não sei em que olhar...alguém tem uma luz...?

Como assim? se são novos ótimo. Só tem que se prestar atenção:

1- Ajuste da folga axial do carretel na hora da montagem.
2- Não monte os rolamentos de esfera na prensa pela capa externa ou os roletes vão para o espaço.


A luva onde se encaixam os macaquinhos da 1º e ré tem um pequeno desgaste, seria isso?.

Seria isso........???

Pelas fotos, há uma grande dúvida de como foi que aquele desgaste foi parar lá. Isso só seria possível com luvas "retrabalhadas" com aquele grande serviço de asno que algumas oficinas teimam em fazer e que chamam de frezar....mas que na verdade é uma imensa e gigantesca burrice.


O piloto é novo e tem a bucha de latão na ponta, no disco.

Não esqueça de por um pouco de graxa na ponta do piloto na hora da montagem para lubrificar essa bucha.

kge
20/05/2004, 10:20
Também desisti da instalação da caixa da C10 por causa da relação de marchas que ela fornecia e a empreitada não compensaria por enquanto...

Montei meu câmbio, coloquei a luva do sincronizador da primeira nova, pinhão da ré novo, engrenagem da segunda semi nova (não apresentava desgaste nos dentes nem aonde encaixa a luva do sincronizador) e eixo piloto novos.

Percebi que fica uma folga longitudinal no entalhado (isso depois de montada a reduzida e apertado a porca até sair água).. percebi quando engatava a tomada de força que o conjunto do entalhado ia pra frente e pra trás quando desengatava.... vai algum calço entre a bucha do sincronizador da primeira e o rolamento ? O que pode estar havendo de errado ? Os rolamentos (tanto do eixo piloto quanto do entalhado) são novos.

A 2ª tá escapando quando solta o carro no freio motor e não consigo segurar ela na alavanca.. pode ser ainda a tampa ou essa folga longitudinal ? Se for como elimino ela ?


Obrigado pela ajuda.

[]´s. desesperados e p*&% da vida por ter que desmontar a bagaça de novo...

KGE

Santoro
20/05/2004, 11:54
assunto interessante , tb tenho um problema parecido ... o meu cj as vezes pula a 1 marcha quando vou arrancar com ele , ele tem cambio 4 marchas e motor do maverick . ela so pula as vezes n e toda hora , mas geralmente quando eu vou arrancar eu apoio a mao na marcha pra isso n acontecer . n faço força , apenas apoio a mao msm . esse problema pode ser resolvido trocando as molas da tampa ? como eu sou meio leigo no assunto vou pedir pro meu pai dar uma lida aki .....

fugger
20/05/2004, 14:37
Mauro

Só agora vi sua MP, desculpe o atrazo. :roll:

Mas, felizmente acho que o Leopoldo já matou acharada :D

[]'s

Flavio Miranda
20/05/2004, 16:58
Cabraiada :!: Pelo amor de God :!:

Tambem estou com o mesmo problema :!: :shock:

Só que o JeepEgg 81 ta com motor OHC original e cambio original de 4 marchas.

Por 2 vezes já abri a tampa do cambio, analisei os garfos, verifiquei folgas dos parafusos que os travam, tirei os parafusos, molas e esferas do trambulador, estiquei as molas com alicate de bico, experimenta, estica mais, experimenta, encolhe... pronto, ficou bão :!:

Monta, testa e ..... a PORR... da Ré escapa fazendo um PUt.. barulho :!: :shock: :evil:

Nas 2 vezes que abri, verifiquei que o engate do garfo nas engrenagens estão certinhos, que as engrenagens da Ré (A grande e a pequena com os dentes retos) estão apenas com as pontas gastas.... Me recuso a acreditar que numa engrenagem de aprox. 2 cm de largura, 3 mm vão fazer diferença para segurar o engate :!: :!: :shock: :x

Como não consegui alguém com conhecimento e disposição para me ajudar a desmontar o cambio, desisti e estou levando para o Josewal...

AGORA... se esta merda quebrar novamente, ranco tudo e ponho da d-20 ou d-40 :!: :evil: :evil:

[]´s bravos com o cambio :evil:

Mauro Darezzo
20/05/2004, 21:11
Pelo jeito estamos todos no mesmo barco. O engraçado é que a dúvida de um puxa a de outro, e assim vai. Quem sabe não podemos resolver os pepinos juntos. :?: :idea: :?: :idea: :?: :idea:

Gostaria de agradecer a atenção do Leopoldo e do Fugger, além dos demais, é claro. :D :D :D :D :D

Uma coisa que li em um tópico e entendi é que se a ré está pulando pode significar que a engrenagem da ré está gasta, ou seja, ela deve ter folga e torce fazendo com que a engrenagem pule de volta. :lol: Me lembrei que antes de montar o câmbio vi que esta engrenagem estava meio feinha perto das outras que estavam mais novas, mas graças a falta de experiência e “pão durice” achei que não teria problemas :oops: , era só a ré mesmo :oops: . Bem feito para mim que terei que desmontar tudo de novo. :cry: :cry: :cry: Todo este trabalho para economizar R$50,00, como sou burro. :?

Quanto as orientações do Leopoldo é o seguinte:
*Molas: achei molas mais curtas na Agromotor, com uns 20mm. Acho que são essas as ideais. R$1,80 cada
*Garfos: parecem que estão OK mesmo, pelo menos parece. Já que não posso dar uma de Maguila posso pelo menos rezar para estarem certos, hehe. :lol:
*Parafusos quadrados: estão apertados e travados com arame. :lol:
*Ajuste da folga axial do carretel na hora da montagem: vou ver de novo mas acho que tá OK. :lol:
*Rolamentos: montei sem forçar os roletes. :lol:
*desgaste da luva: é bem pequeno o desgaste, já que vou desmontar vou tirar uma foto detalhada e posto aqui, no pior da hipóteses eu troco. :D
*Bucha de latão do eixo piloto: não esqueci de colocar a graxa, mesmo porque já foi difícil com ela imagine sem!!! :roll:


Espero que depois de tudo funcione.

Grato a todos

CHRISTIANO
02/07/2005, 16:47
Este topico ja estava para do por muito tempo, mais tive interesse no que o Leopoldo falou lá atras sobre um rolamento de agulas na ponteira do entalhado .

Olhei o catalogo da INA rolamentos , mais não identifiquei qua é o rolamento usado neste caso. Alguem sabe ?

edgar
17/08/2011, 17:09
Prezados moderadores, seria possivel recuperar as fotos, sei que será uma grande escavação arqueologica, desde ja agradeço

edgar
14/09/2011, 11:10
Bão, aproveitando o assunto,

Começando de antigamente:
Por algum motivo incrivel a capa seca soltou um pouquinho do BF161. Ai o piloto e os roletes do piloto foram pro saco. Deixei para arrumar no kiko aqui em curitiba, revisar cambio e transferencia ha pouco mais de 1 ano. De cara, o rolamento de embreagem que ele abriu para encher de graxa desmanchou. Apanhei feito cão para aprender como trocar o rolamento.
De uns meses para cá o cambio teima em não engatar a segunda. Dai engato a terceira umas 20 vezes e pelo jeito alguma coisa muda e a segunda fica boa. Outra coisa é que com o jeep parado, motor ligado o cambio ronca. Se piso na embreagem o cambio fica silencioso ! Pra mim tem gato ai.

Para resolver do meu jeito comprei um cambio usadíssimo, na mesma configuração, 3 marchas com primeira seca e eu vou fazer o serviço...se é para ficar ruim, melhor não pagar a mão de obra...afinal merd@ eu faço sozinho mesmo.

Desmontei o cambio “novo” seguindo um tutorial americano sobre este cambio.
Lavei tudo para avaliar.
O eixo da engrenagem da ré estava muito comido e tinha um chanfro para entrada de oleo
A bucha da engrenagem estava bem gasta, como fazer uma bucha nova bem feita era mais caro que uma engrenagem nova comprei uma nova. (guardei a velha pro dia que eu tiver um torno)
A luva da 2º/3º estava bem gasta e tinha sido fresada.
A engrenagem da segunda também tinha sido fresada
Os sincronizadores estavam no bico do corvo.

Sempre queria entender o que era fresar as engrenagens...pois ai esta:
Na foto onde aparece as duas engrenagens da 2º
Aqueles dentes retangulares com uma pequena ponta triangular é que seguram a engrenagem no lugar...quando estes dentes vão ficando gastos, para não trocar a engrenagem os mexanicos tansformam o que era um triangulo em um losangulo.
Na luva, da para ver que fazem uns "encaixes" para que estes losangulos encaixem e não escapem ! Mas como é um serviço de extrema percizão a engrenagem fica com uma folga em relação à luva.

Os sincronizadores por fora estão 100%, mas por dentro, estão com as ranhuras bemmm gastas. Quando estão instalados, o anel tem que tem uma pequena fresta entre a engrenagem e o anel sincronizado. Creio que com o uso de oleo 90EP (extrema pressão) o enxofre do oleo corroi este ranhurado e o anel sincronizador cola na engrenagem de tal jeito que não gira mais. Somado à corrosão do oleo, a tampa do cambio tinha bastante areia fina por dentro...acho que o pó das estradas, vai se acumulando perto da alavanca e por ali vai escorregando pra dentro do cambio.

Dai troquei:
a engrenagem da 2º
o eixo e a engrenagem da ré
os aneis sincronizadores
a luva e o miolo do sincronizador, mais molas e macaquinhos

O entalhado esta bonzinho, a folga da engrenagem deslizante esta um pouco acima do que indica o manual do mecânico.
Realmente o ideal seria trocar o entalhado até porque a ponta dele, onde vão os roletes não esta perfeita. Mas se troco o entalhado talvez tenha que trocar a engrenagem deslizante...dai começa a ficar bem caro. Estou pensando em fazer a adaptação que o Leopoldo sugeriu, dar uma passe na ponta do entalhado e colocar um rolamento de agulhas ali.

Como desmontei a tampa do cambio, aproveitei e troquei as esferas e as molas
Para tentar minimizar a entrada de areia ou pó pela alavanca, cortei uma arruela de feltro e quando fui montar a tampa, coloquei primeiro a arruela de feltro (encharcada de óleo), depois a alavanca e a mola.
A mola ficou mais encolhida e a alavanca uns 5mm mais baixa, mas, o feltro deve ir deformando e se acomodando e tudo deve ir para seu lugar.
De qualquer maneira tomei cuidado para que a alavanca não ficasse fora do encaixe da tampa e girasse.

edgar
14/09/2011, 11:15
Mais umas fotos e como a esposa manda vai os textos onde me ilustrei para começar a encrenca
depois posto a parte do acrretel