Ver Versão Completa : Hilux 2006 Não Passa de 100km\h
Tree Weasels
03/01/2019, 18:26
Olá. Busquei no fórum uma solução para esse problema que é um desdobramento do meu infeliz caso com a retífica do motor. Resumindo bastante a história eu fiz a retífica do motor da Hilux 2006 2.8 para resolver uma fumaça azulada que saia do escapamento (e por mais que tenha me arrependido, pois a retífica não solucionou o problema, ainda sim ficou bom já que eu estava com 300.000km rodados e ando muito em fazenda). Apesar do péssimo atendimento, do problema no pós-venda e de conseguir solucionar o problema da fumaça apenas trocando alguns retentores ainda fiquei com um incômodo que gostaria de resolver sem precisar retornar à maldita retífica.
O meu problema consiste na autoestrada. A camionete está com um som ótimo, consumo normal, sem fumaça, sem estalos e sem nenhuma luz acesa no painel, e com potência até a terceira marcha. Quando chego na rodovia e alcanço a marca dos 100km em linha reta a camionete deixa de acelerar mesmo com o pedal encostado no assoalho. Na quinta marcha eu fico fixo em 100~110km\h com 2.000RPM aproximadamente. Pra mim está sendo mais um grande problema pois viajo para fazenda por rodovia. Como está em um período entre safras eu ainda me livro dos bitrens e afins, mas mesmo assim preciso resolver esse problema.
Gostaria da ajuda dos sábios aqui do fórum pois discuti feio com o dono da retífica que fez o motor e tenho esperanças que seja alguma peça auxiliar ao motor, já que entregaram a camionete com os parafusos do peito de aço quebrados, com a conexão do tubo do radiador também quebrada e com o ar condicionado desligado. Vim nesse mês arrumando componente por componente e agora só me falta esse bendito problema na rodovia.
Sergio c
03/01/2019, 18:38
É uma pergunta básica, como está o sistema de alimentação de diesel; o filtro de combustível é original ou paralelo; não deixaram alguma mangueira de alimentação prensada?
Sergio c
03/01/2019, 18:39
Hilux 2006 pelo que eu sei a motorização é 2.5 e 3.0, movidos a diesel.
Tree Weasels
03/01/2019, 18:51
É uma pergunta básica, como está o sistema de alimentação de diesel; o filtro de combustível é original ou paralelo; não deixaram alguma mangueira de alimentação prensada?
Fiz a troca do filtro durante as tentativas de resolver a fumaça azulada em dezembro. Coloquei um original mas sobre as mangueiras prensadas eu não sei dizer. Há uma forma de verificar isso na garagem de casa ou eu teria que levar ao mecânico?
Sergio c
03/01/2019, 21:20
Olha, p ser um serviço completo e descargo de consciência que não é a alimentação de combustível, teria que baixar o tanque p ver se não tem nada obstruindo a entrada de combustível na bomba, testar a bomba, passar um ar na mangueira, verificar novamente o filtro e a saída p bomba injetora, inclusive a mangueira.
Fiz a troca do filtro durante as tentativas de resolver a fumaça azulada em dezembro. Coloquei um original mas sobre as mangueiras prensadas eu não sei dizer. Há uma forma de verificar isso na garagem de casa ou eu teria que levar ao mecânico?
andrecaceres
04/01/2019, 10:14
Talvez não seja isso, mas verifique o filtro do sensor de pressão absoluta do coletor de admissão.
Caso ele esteja rachado ou obstruído o carro fica bem manco mesmo.
Aconteceu comigo, a troca é barata (R$180 na Toyota) e rápida (15 min).
Edit: para verificar é só ir em algum mecânico, pedir pra ele remover o filtro e dar uma volta.
Outra possibilidade é fazer a limpeza do coletor de admissão, caso necessário. Isso pode fazer perder potência também.
Tree Weasels
04/01/2019, 14:55
Talvez não seja isso, mas verifique o filtro do sensor de pressão absoluta do coletor de admissão.
Caso ele esteja rachado ou obstruído o carro fica bem manco mesmo.
Aconteceu comigo, a troca é barata (R$180 na Toyota) e rápida (15 min).
Edit: para verificar é só ir em algum mecânico, pedir pra ele remover o filtro e dar uma volta.
Outra possibilidade é fazer a limpeza do coletor de admissão, caso necessário. Isso pode fazer perder potência também.
Boa tarde. Nesse link do fórum eu vi sobre um filtro para o sensor de Ar que rachou e o moço fez a substituição. É esse mesmo filtro? Segue o link -> https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/170047-hilux-sem-potencia-resolvido.html
Eu acabei de tirar a capa do motor e verifiquei que na montagem do motor na maldita retífica eles não colocaram esse filtro. A camionete está rodando sem filtro e eu rodei na cidade por trinta dias para depois ir para a fazenda (quando notei de fato a perda de potência). Seria esse o problema? Vou mandar uma foto que tirei agora do local onde estaria o filtro que o amigo do link acima trocou. Só tem um suporte vazio sem nada ali.
563518563518
andrecaceres
04/01/2019, 15:14
Boa tarde. Nesse link do fórum eu vi sobre um filtro para o sensor de Ar que rachou e o moço fez a substituição. É esse mesmo filtro? Segue o link -> https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/170047-hilux-sem-potencia-resolvido.html
Foi esse filtro mesmo que eu troquei. Acho que não era bom ficar rodando sem ele não. Falei pra tirar e dar uma volta apenas para testar. Seria bom fazer uma limpeza antes de colocar um filtro novo no lugar, assim como recomenda o amigo AlonsoFausto nesta postagem: https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/170047-hilux-sem-potencia-resolvido-1.html#post2484244
Tree Weasels
07/01/2019, 13:16
Vou levar no mecânico agora à tarde para instalar o filtro e fazer a limpeza do sensor MAF. Logo depois vou rodar com ela na rodovia daqui para ver como ficou e deixo uma resposta.
Tree Weasels
07/01/2019, 14:56
Foi esse filtro mesmo que eu troquei. Acho que não era bom ficar rodando sem ele não. Falei pra tirar e dar uma volta apenas para testar. Seria bom fazer uma limpeza antes de colocar um filtro novo no lugar, assim como recomenda o amigo AlonsoFausto nesta postagem: https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/170047-hilux-sem-potencia-resolvido-1.html#post2484244
Deixei a camionete lá e o mecânico disse que tirou o filtro pois estava rachado e ligou direto. Disse que esse lance de filtro é recomendação da Toyota e fez a limpeza do sensor. Encontrou um cabo solto ali na região "do volante", próximo ao painel. Iria ver que cabo é esse e me daria uma resposta no final da tarde. Ele disse que outras camionetes estavam com o mesmo problema e que precisaram trocar os bicos totalizando um prejuízo de R$6.000,00 para os camaradas.
Oro para não ser isso, já que fiz uma retífica de motor em novembro enganado pelo dono e não tenho mais nada em mãos para consertar esse carro.
andrecaceres
07/01/2019, 21:35
Deixei a camionete lá e o mecânico disse que tirou o filtro pois estava rachado e ligou direto. Disse que esse lance de filtro é recomendação da Toyota e fez a limpeza do sensor. Encontrou um cabo solto ali na região "do volante", próximo ao painel. Iria ver que cabo é esse e me daria uma resposta no final da tarde. Ele disse que outras camionetes estavam com o mesmo problema e que precisaram trocar os bicos totalizando um prejuízo de R$6.000,00 para os camaradas.
Oro para não ser isso, já que fiz uma retífica de motor em novembro enganado pelo dono e não tenho mais nada em mãos para consertar esse carro.
Dependendo do mecânico é complicado, ele vai querer montar um motor novo pra você.
Eu não entendo muito nesse quesito, deixo isso para os peritos do fórum.
Mas dê uma procurada, a troca dos bicos pra Hilux 3.0 de 05/06 até a 11/11 é "menos caro" um pouco.
Se fosse aquelas 12/13 até 15/15 acho que fica o dobro ou mais.
Tree Weasels
07/01/2019, 21:44
Dependendo do mecânico é complicado, ele vai querer montar um motor novo pra você.
Eu não entendo muito nesse quesito, deixo isso para os peritos do fórum.
Mas dê uma procurada, a troca dos bicos pra Hilux 3.0 de 05/06 até a 11/11 é "menos caro" um pouco.
Se fosse aquelas 12/13 até 15/15 acho que fica o dobro ou mais.
Trouxe a camionete de lá e continuo sem o filtro do sensor pois não tem na minha cidade. Pedi de Cuiabá-MT e chega depois de amanhã. Ele disse que quando foi fazer umas vedações do motor simplesmente "jogou fora" aquele filtro por estar rachado (como citado várias vezes no fórum) e conectou o cabo direto no sensor. Tenho esperanças de que seja esse o problema mesmo pois a luz da injeção não acende, nem nada do tipo. Depois da amanhã o filtro chega e vou instalar e limpar os sensores pra ver se resolve o problema.
Tree Weasels
15/01/2019, 23:26
Atualização do caso: Aguardando o filtro do sensor chegar e sexta-feira farei a instalação e as limpezas dos sensores. Carro parado por enquanto
Sergio c
16/01/2019, 08:52
Tomara que resolva com a instalação desse filtro.
Tree Weasels
21/01/2019, 17:50
Atualização: Coloquei o filtro do sensor que faltava, limpei com limpa contato na mecânica o sensor MAP e o mecânico disse para eu forçar a camionete pra ver se resolveria. Fui até a rodovia e mesmo resultado. A camionete empacando após os 90km\h ~100km\h. Continuei forçando por uns 4 minutos pra ver se melhoraria mas continuou fraca dessa forma. Dei a volta na pista e fui retornar normalmente quando o ar condicionado parou de funcionar, quando olho para o marcador de temperatura o ponteiro estava muito próximo do limite. Desliguei a camionete no acostamento, abri o capô e a água do radiador estava borbulhando no reservatório. Esperei esfriar um pouco e vim bem devagar até em casa. O mecânico colocou 4 litros de água desmineralizada com o fluído de radiador e disse que estava baixa, que estava vazando por algum lugar. Ligou o motor e a água imediatamente baixou, ele colocou mais uns 700ml e estabilizou.
Estou bem desesperado pessoal. Não tenho mais dinheiro e estou pensando em por a retífica na justiça, mas queria ainda tentar alguma solução, nem que seja um pouco caro (não aquela montanha de dinheiro que o mecânico disse que vai custar). Tenho esperança que possa ser o próprio sensor MAP pois andei todo esse tempo sem o filtro e que mesmo limpando possa ter estragado. Aqui na cidade não tem nenhum lugar com alguém especializado.
Sergio c
21/01/2019, 18:04
Que bronca heim, teria que ver se continua sumindo água pela junta do cabeçote ou camisa rachada, aí poderia estar o problema de ficar fraca após certo giro do motor.
Tree Weasels
22/01/2019, 16:40
Vou levar o a camionete em uma autorizada que efetuará o diagnóstico e seja lá o que Deus quiser. Gostaria de saber se consigo viajar 140km bem devagar, conferindo a água do radiador e a temperatura. Se não há riscos maiores caso seja junta de cabeçote queimada.
Tree Weasels
21/07/2019, 13:43
Agora após seis meses eu consegui levar na autorizada. O mecânico que retificou o motor fez "emendas" e "gambiarras" nos bicos injetores da camionete, haviam conexões, fios e peças totalmente emendadas. Parafusos ali abaixo do Intercooler e afins. Dois bicos injetores estavam totalmente irrecuperáveis e outros dois danificados. O mecânico responsável pela retífica em dezembro desligou a fiação do alerta de injeção eletrônica para não aparecer no painel.O Intercooler teve que ser trocado pois tinha marcas de queda e furos (o mecânico da autorizada disse que aquele intercooler provavelmente foi trocado pelo intercooler original da camionete). Aquela parte elétrica com o sensor MAF\MAP e todos os demais itens elétricos estavam todos emendados com fita isolante, com suas conexões quebradas e afins. Até a conexão do reservatório de água que vai para o radiador tinha sido quebrado e emendado com uma peça de cobre e cola. O bloco do motor foi apertado além da quantidade correta e trincou.
O vazamento da água do radiador se dava por um cano quebrado do ar condicionado. O mecânico isolou o ar quente e o vazamento parou.
A brincadeira saiu em R$10.450,00 e o capô que foi retirado e recolocado pela antiga retífica estava desalinhado com o suporte do lado direito também quebrado. O dono da antiga retífica ainda me abordou esses dias numa loja aqui na cidade falando sobre um débito que eu tinha de R$400,00 restantes com a retífica dele. Após causar inúmeros transtornos, entregar a camionete com o peito de aço na carroceria e todos os problemas aqui descritos ele ainda teve a cara de pau de dizer que sou caloteiro.
Detalhe: Aquele som que vai no acendedor de cigarros dos modelos antigos foi roubado quando estava nessa antiga retífica, mas não toquei no assunto por ser mixaria.
O problema foi resolvido, apesar do cacete que levei.
Sergio c
21/07/2019, 18:52
Que bom que resolveu o problema, mas custou caro brincadeira. E tb serve de alerta, pois tem oficinas e oficinas de manuteção.......
Agora após seis meses eu consegui levar na autorizada. O mecânico que retificou o motor fez "emendas" e "gambiarras" nos bicos injetores da camionete, haviam conexões, fios e peças totalmente emendadas. Parafusos ali abaixo do Intercooler e afins. Dois bicos injetores estavam totalmente irrecuperáveis e outros dois danificados. O mecânico responsável pela retífica em dezembro desligou a fiação do alerta de injeção eletrônica para não aparecer no painel.O Intercooler teve que ser trocado pois tinha marcas de queda e furos (o mecânico da autorizada disse que aquele intercooler provavelmente foi trocado pelo intercooler original da camionete). Aquela parte elétrica com o sensor MAF\MAP e todos os demais itens elétricos estavam todos emendados com fita isolante, com suas conexões quebradas e afins. Até a conexão do reservatório de água que vai para o radiador tinha sido quebrado e emendado com uma peça de cobre e cola. O bloco do motor foi apertado além da quantidade correta e trincou.
O vazamento da água do radiador se dava por um cano quebrado do ar condicionado. O mecânico isolou o ar quente e o vazamento parou.
A brincadeira saiu em R$10.450,00 e o capô que foi retirado e recolocado pela antiga retífica estava desalinhado com o suporte do lado direito também quebrado. O dono da antiga retífica ainda me abordou esses dias numa loja aqui na cidade falando sobre um débito que eu tinha de R$400,00 restantes com a retífica dele. Após causar inúmeros transtornos, entregar a camionete com o peito de aço na carroceria e todos os problemas aqui descritos ele ainda teve a cara de pau de dizer que sou caloteiro.
Detalhe: Aquele som que vai no acendedor de cigarros dos modelos antigos foi roubado quando estava nessa antiga retífica, mas não toquei no assunto por ser mixaria.
O problema foi resolvido, apesar do cacete que levei.
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