PDA

Ver Versão Completa : Diferencial F1000 Dana 46



ricarvalhal
27/12/2018, 19:41
Ola pessoal,
estou com um probleminha no diferencial da F, hoje fui trocar o oleo do diferencial e ao tirar o bujao, caiu um pedado de ferro, ai resolvi abrir a tampa, la achei mais um pedaco, olhando bem quebrou um dente inteiro do pinhao.

foto do dente quebrado:
563446

Pinhao sem dente:
563447

Segue um video mostrando a folga lateral da caixa no diferencial:

https://youtu.be/55e2kWWM7XY

tem uma folga entre a planetaria e o semi eixo:

https://youtu.be/6WRDreazDds


A F1000 originalmente era uma 3.6, mas desde nova tem um 229 turbo, somente foi trocada a relacao de 4.09 para 3.07. A duvida é em relacao as folgas apresentadas é normal, é so desgaste ? se eu trocar todos rolamentos e o conjunto coroa/pinhao fica resolvido ?

Sei que de mao de obra vai uns 500 reais, conjunto coroa/pinhao uns 1000 reais, todos rolamento uns 600 reais, disco do blocante uns 500 reais, so ai deu 2600 reais, sera que nao vale a pena pegar um usado em bom estado, revisar e colocar.

Agradeco pela ajuda

Lucio Gaviolli
28/12/2018, 11:54
Ricardo bom dia!

Desculpe, vou apenas comentar. . .

Vc só abriu para trocar o óleo? ou porque percebeu algum barulho?

Minha sugestão é, (caso esteja bom) troque o óleo e ande "suave" até que decida investir em tudo que precisa realmente para ter a certeza que não terá problema.

Se parar o que estima que terá de gastar será praticamente a mesma coisa ao que trocar tudo por ter visto um dente quebrado do pinhao!

Turbinei minha pick-up (maxion S4) ficou ótima, porém curta de mais, logo comecei a pesquisar para alongá-la (tenho que fazer isso), todavia ainda não tive coragem de gastar o que acabou de citar acima, pelo menos não agora, rsss

abraços!

ricarvalhal
28/12/2018, 15:49
Ola Lucio, sim, quando comprei a F a 18 meses troquei todos os oleos e percebi que o do diferencial estava sujo, com limalha grudada no bujao magnetico, e como ontem deu 33.000 km comigo, decidi trocar o oleo. E ai encontrei as surpresas que descrevi acima. Náo percebe nada de ruido andando. Hoje náo encontrei nenhuma oficina aberta.... so vao abrir depois do ano novo.

verifiquei melhor e o diferencial náo tem tracao positiva, originalmente era conforme a plaqueta, mas na conversao a diesel usaram uma caixa simples ...

Fiz umas cotacoes de pecas, Coroa/pinhao R$530 da marca que esta hoje KL ou original por 850
calcos R$56, Rolamentos caixa R$250, Rolamentos pinhao R$150, Falta reparo do semieixo... se o estriado do semi eixo estiver gasto ai vai mais R$1300.

Assim essa brincadeira pode ir de 2000 a 4000. Mas preciso encontrar uma boa oficina para verificar o diferencial antes.

pcnicolau
31/12/2018, 14:26
Falando em diferencial também ando querendo trocar o meu por um braseixo 405 da minha f1000 90, so que também irei gastar bastante. Estava pensando numa coroa e pinhao 14x40 so que os preços estao nas alturas, na cambiobras tem um jogo a R$1.780,00 reais da marca IMprenza nunca usei e foi também a primeira vez que escutei falar desta marca marca argentina. Alguem conhece ou usa?

sallespickup
04/01/2019, 00:23
se a conta passar de 2800 minha humilde recomendação é ir pra um braseixos, vai gastar uns 4 mil porem nunca mais da problema, e se montar com relação 2.60 da engrecom fica um cão pra andar

ricarvalhal
10/01/2019, 07:29
Salles, obrigado pelas orientações e por oferecer o 406 !!

Dando um retorno, descidi comprar uma carcaça usada de Dana 46 (R$700), Caixa satelite blocante maxgear (R$1250), Coroa/pinhao quase novo spicer (R$650) e todos (rolamentos, retentores, calços, travas e flanges originais) (pinhao/caixa/rodas) (R$900), total de peças (R$3500), terá mão de obra de R$500. Assim a conta fecha em R$4000.

563685

Quando estiver montado, atualizo o tópico.

Lucio Gaviolli
10/01/2019, 11:42
Amigo Ricarvalhal

se me permite. . . a caixa satélite que vai tirar corresponde ao código BA202748?



Salles, obrigado pelas orientações e por oferecer o 406 !!

Dando um retorno, descidi comprar uma carcaça usada de Dana 46 (R$700), Caixa satelite blocante maxgear (R$1250), Coroa/pinhao quase novo spicer (R$650) e todos (rolamentos, retentores, calços, travas e flanges originais) (pinhao/caixa/rodas) (R$900), total de peças (R$3500), terá mão de obra de R$500. Assim a conta fecha em R$4000.

563685

Quando estiver montado, atualizo o tópico.

ricarvalhal
10/01/2019, 13:56
Lucio, essa que vc passou é a caixa com bloqueio, é a que estou colocando, codigo da caixa completa spicer é 73865-X ou maxgear Mx2516/1C.

A que eu tirei era sem bloqueio 73869-X.


Amigo Ricarvalhal

se me permite. . . a caixa satélite que vai tirar corresponde ao código BA202748?