PDA

Ver Versão Completa : Alavanca 4X4 não se move



Jean Max
27/12/2018, 14:23
Senhores, boa tarde!

Adquiri recentemente um Willys 1957. Possui câmbio de 3 marchas, 4X4 e reduzida, roda livre, motor Chevrolet 2.5 do Opala.

Alguns problemas e dúvidas para os quais preciso de orientação:

- A alavanca do 4X4 não se move. Está desengatada no momento, mas ao tentar movê-la no sentido ON, ela não se move.

- O sistema de arrefecimento é ineficaz e parece ser algum tipo de adaptação. O radiador tem exatamente a medida da grade dianteira (lembra muito o do Maverick), a ventoinha é eixo solidário com o motor, no entanto está posicionada abaixo da metade inferior do radiador. A instalação de um novo radiador de alto rendimento com difusor e ventoinha elétrica é viável? Indicam outra solução? Se decidir instalar um novo sistema de arrefecimento posso lançar mão do uso de válvula termostática e cebolão / cebolinha?

- Uma vez sanada essa questão do Sistema de Arrefecimento, os senhores vêem alguma restrição para realizar grandes deslocamentos em pistas asfaltadas? Que distância posso considerar como segura?

- Onde encontro o esquemático elétrico da Chave Nato?

- Onde encontro o esquemático elétrico do veículo?

Lhes sou antecipadamente grato...

Jean Max

Aristides Jr
28/12/2018, 19:50
Olá Jean Max!
Tem um truque para facilitar o movimento da alavanca, se não me engano um "balanço" no Jeep alguma coisa que deixe ele no ponto entre tracionando e neutro, é mais fácil fazer do que descrever...
Se realmente tiver totalmente travada pode haver problemas mecânicos.

Sobre andar na estrada, vai testando para sentir a confiabilidade e a dirigibilidade, mas não há limites, é quanto seu corpo aguentar...

Não deixe de ler sobre a expedição Pinneapple, os escoteiros daqui de São Paulo percorreram mais de 70 mil km com um Jeep 1955... foram para lá do Canadá...

https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/124287-uma-historia-fascinante.html

Jean Max
02/01/2019, 11:09
Salve, Aristides Jr.

Sobre o engate do 4X4 decidi me arriscar e abrir diferencial, descer eixo e etc... Um pino que, suponho, impede o acionamento da Reduzida sem que o 4X4 esteja ativo tinha se soltado e encavalou... Como eu não tinha nenhuma especificação dimensional nem do tipo de material, decidi não substituí-lo, mas somente recuperá-lo e refazer sua montagem. Fim do problema.

Sobre maiores deslocamentos, vou aguardar as indicações do fórum quanto ao sistema de arrefecimento. O atualmente montado não me passou confiabilidade nenhuma. Quando resolver isso, aí sim fico tranquilo pra me aventurar numa viagem maior.
De qualquer forma, muito obrigado pelas dicas e pela indicação de leitura...

Valews...

Aristides Jr
02/01/2019, 11:25
Olá Jean Max!

Que bom que resolveu o 4x4!

Poste fotos do seu compartimento de motor incluindo o radiador, fica mais fácil para dizer se está correto ou não!