PDA

Ver Versão Completa : Regenerar Filtro de Partículas da Ranger antes de viajar?

Jaizon
12/12/2018, 23:55
Ontem, 11/12/2018, comprei meu primeiro 4x4: uma Ford Ranger CD XL 2.2 2015. Em janeiro farei uma viagem de 8 mil km. Já ouvi pessoas reclamarem de perda de potência do motor devido à sujeira do filtro de partículas. Alguém pode me dizer se seria prudente eu ir a oficina mandar fazer uma regeneração forçada do filtro antes da viagem (só por precaução), ou isso seria desnecessário?

paulorl
13/12/2018, 09:13
Ontem, 11/12/2018, comprei meu primeiro 4x4: uma Ford Ranger CD XL 2.2 2015. Em janeiro farei uma viagem de 8 mil km. Já ouvi pessoas reclamarem de perda de potência do motor devido à sujeira do filtro de partículas. Alguém pode me dizer se seria prudente eu ir a oficina mandar fazer uma regeneração forçada do filtro antes da viagem (só por precaução), ou isso seria desnecessário?

A perda do motor ocorre SE o filtro estiver saturado demais e ele não conseguir se auto-regenerar, ai o motor entra em modo de segurança e limita o giro em cerca de 2000 RPM. Ai neste caso vc tem que fazer uma regeneração via scanner. Mas normalmente o filtro se auto-regenera sozinho, ainda mais se vc for pegar rodovia. Honestamente não vejo motivo para vc forçar uma regeneração apenas para se "precaver", a menos que seu filtro tenha algum problema crônico, mesmo assim também não recomendaria, neste caso seria mais adequado resolver o problema por completo.

MAANNASI
13/12/2018, 12:08
Caro Jaizon;

Tenho uma LTD 2017 e pretendo fazer uma viagem no sábado (dia 15/12). O que Paulorl comentou é verdade: a menos que você tenha observado algum problema não tem razão para se incomodar com isso.

Se perceber a pick-up fraca ou se a luz do painel tiver acendido aí sim deverá verificar se o problema é esse e sim, fazer a regeneração forçada. No trecho de estrada o motor já fará isso sozinho e limpará. Quando a pick-up anda pouco, ou somente em trechos onde não tenha tempo para aquecer o sistema o suficiente, esse problema pode aparecer.

Jaizon
17/12/2018, 18:43
Paulo e Maannasi, agradeço pela contribuição. Entrei em contato com a autorizada e explicaram que se eu levar a caminhonete lá eles testam verificam o nível de sujeira do filtro de partículas e, se precisar regenerá-lo de maneira forçada o custo será de R$ 580,00.
Porém, como eu já expliquei, não há nada de anormal no funcionamento dela. Como estou comprando-a agora e farei uma viagem longa em janeiro, eu só queria ter certeza que não terei que reduzir a velocidade a 70 km/h por causa de perda de potência devido a saturação do filtro de partículas.
Mas pessoal, tirando essa preocupação, no mais está tudo bem. Moro em uma região cm estradas de terra e estamos no período chuvoso por aqui. Ontem precisei usar o 4x4 pela primeira vez. Foi prazeroso!!! Da gosto de ver o barro sendo cortado em trechos que outros carros encontram muita dificuldade. Lembrei de quando era criança e da rural do meu pai, do jeep willys, da pick up willys,... tempos bons!!!

Jaizon
17/12/2018, 18:46
Paulo e Maannasi, agradeço pela contribuição. Entrei em contato com a autorizada e explicaram que se eu levar a caminhonete lá eles testam verificam o nível de sujeira do filtro de partículas e, se precisar regenerá-lo de maneira forçada o custo será de R$ 580,00.
Porém, como eu já expliquei, não há nada de anormal no funcionamento dela. Como estou comprando-a agora e farei uma viagem longa em janeiro, eu só queria ter certeza que não terei que reduzir a velocidade a 70 km/h por causa de perda de potência devido a saturação do filtro de partículas.
Mas pessoal, tirando essa preocupação, no mais está tudo bem. Moro em uma região cm estradas de terra e estamos no período chuvoso por aqui. Ontem precisei usar o 4x4 pela primeira vez. Foi prazeroso!!! Da gosto de ver o barro sendo cortado em trechos que outros carros encontram muita dificuldade. Lembrei de quando era criança e da rural do meu pai, do jeep willys, da pick up willys,... tempos bons!!!