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Ver Versão Completa : SW4 3.0 TD 2002 4x4 Motor 1KZ-TE escondendo óleo lubrificante.



Alexandre Vasconcelos
11/12/2018, 18:49
Boa tarde companheiros (as),

Estou com ela há 30 dias. Não suja por fora (nada), Ja examinei com dois mecânicos (scanner, combustão, medindo litragem óleo, etc) sem sinais de queima deste óleo. Mas mesmo tendo substituído o óleo (7 litros) há trinta dias, coloquei mais 1 litro a 15 dias e 1 litro esta semana, pois a luzinha q tem uma bomba de óleo e uma ondinha em baixo acendeu e apagou. Uns dizem q eh nivel de oleo, outro q eh temperatura de óleo.

Independente do q significa o aviso, a marcação de óleo nas costas da lâmina da vareta parece baixar de meio do Curso entre Low e Full (o curso importa em 1,4 litros para este motor). Medindo com motor em temoeradyra de operação, decanrandi alguns minutos confirme o manual.

O q pode estar ocorrendo? Já experimentaram (ou souberam) de algo semelhante ?

O carro eh bem cobservado, e o derradeiro mecanico quer examinar sensores. Mas noto q está havendi uma baixa di óleo... oea onde este danado está indo ?

Muito agradecido pelos conselhos dos foristas !

Alexandre
(De Fortaleza, morando em Caruaru- PE).

Jsantos
11/12/2018, 22:11
Seja bem vindo, pode olhar retentores de válvulas (se forem as válvulas, vão estar cheias de carvão abaixo das guias), e na pior das hipóteses anéis de cilindro.
Qual marca de óleo lubrificante está usando?

titanium
11/12/2018, 22:24
Alexandre,

Esse óleo pode estar sumindo por alguns motivos... mas até hoje não ouvi dizer que um sensor pudesse provocar essa redução no nível de óleo


Sei que óleo pode baixar por um dos pontos abaixo, ou todos eles juntos:

- Válvula anti-chamas com defeito;
- Anéis de segmento e/ou camisas gastas (como bem colocou o amigo Jsantos acima);
- Turbina babando óleo;

Em nenhum desses casos você perceberá sujeira no cofre do motor, mas ficará evidente se:
- fizer o teste (no olhômetro) da fumaça que o motor sopra quando em funcionamento... ele ligado, de preferência FRIO, retire a tampa do motor (por onde se insere óleo) e deixe ela (solta) no seu local.. se a compressão soprar o suficiente para ela cair ali de cima, provavelmente está com vazamento de compressão em quantidade suficiente para empurrar óleo para a parte superior do cabeçote... e se a válvula anti-chamas não estiver ok, vai jogar esse óleo na atmosfera ou (como acredito ser a configuração original), de volta para o sistema de entrada de ar (provavelmente antes da turbina).

- verifique, de preferência com o motor frio, se a fumaça que ele sopra é azulada... se for, isso significa que óleo está sendo queimado no cilindro e pode ser reflexo de turbina babando óleo ou do caso acima descrito.

Sorte na busca.


Abraço

Alexandre Vasconcelos
12/12/2018, 00:49
Obrigado Jsantos,
Pela manhã vou reexaminar a eventual fumaça azulada com ele frio. Estou usando óleo mineral 15 w 40, API CI-4.
Grato,

Alexandre Vasconcelos
12/12/2018, 00:54
Obrigado Titanium. Vou fazer este teste de manhã cedo e publico aqui as impressões. Valiosas informações pra quem não tem experiência com motor diesel.
Alexandre,

Esse óleo pode estar sumindo por alguns motivos... mas até hoje não ouvi dizer que um sensor pudesse provocar essa redução no nível de óleo


Sei que óleo pode baixar por um dos pontos abaixo, ou todos eles juntos:

- Válvula anti-chamas com defeito;
- Anéis de segmento e/ou camisas gastas (como bem colocou o amigo Jsantos acima);
- Turbina babando óleo;

Em nenhum desses casos você perceberá sujeira no cofre do motor, mas ficará evidente se:
- fizer o teste (no olhômetro) da fumaça que o motor sopra quando em funcionamento... ele ligado, de preferência FRIO, retire a tampa do motor (por onde se insere óleo) e deixe ela (solta) no seu local.. se a compressão soprar o suficiente para ela cair ali de cima, provavelmente está com vazamento de compressão em quantidade suficiente para empurrar óleo para a parte superior do cabeçote... e se a válvula anti-chamas não estiver ok, vai jogar esse óleo na atmosfera ou (como acredito ser a configuração original), de volta para o sistema de entrada de ar (provavelmente antes da turbina).

- verifique, de preferência com o motor frio, se a fumaça que ele sopra é azulada... se for, isso significa que óleo está sendo queimado no cilindro e pode ser reflexo de turbina babando óleo ou do caso acima descrito.

Sorte na busca.


Abraço

Alexandre Vasconcelos
12/12/2018, 11:08
Bom dia,

Liguei pela manhã cedo e a fumaça azul pelo escapamento muito, muito discreta.

Quanto ao teste de abrir a tampa do óleo, deixar sobreposta e funcionar o motor, a pressão desloca ela do lugar, sai um vapor, não sai óleo. Ao acelerar a pressão aumenta e com uma cor azulada mas também discreta sem chamar tanto atenção.

O ex-dono (proprietário de oficina) trocou a turbina neste ano (2018) e não há qualquer sinal de vazamento.

Em tempo: no manual do proprietário impõe verificar óleo com a temperatura de operação apenas deixando desligado alguns minutos e não a frio.

Seguindo na investigação e contanto com a experiência dos parceiros foristas.



Alexandre,

Esse óleo pode estar sumindo por alguns motivos... mas até hoje não ouvi dizer que um sensor pudesse provocar essa redução no nÃ*vel de óleo


Sei que óleo pode baixar por um dos pontos abaixo, ou todos eles juntos:

- Válvula anti-chamas com defeito;
- Anéis de segmento e/ou camisas gastas (como bem colocou o amigo Jsantos acima);
- Turbina babando óleo;

Em nenhum desses casos você perceberá sujeira no cofre do motor, mas ficará evidente se:
- fizer o teste (no olhômetro) da fumaça que o motor sopra quando em funcionamento... ele ligado, de preferência FRIO, retire a tampa do motor (por onde se insere óleo) e deixe ela (solta) no seu local.. se a compressão soprar o suficiente para ela cair ali de cima, provavelmente está com vazamento de compressão em quantidade suficiente para empurrar óleo para a parte superior do cabeçote... e se a válvula anti-chamas não estiver ok, vai jogar esse óleo na atmosfera ou (como acredito ser a configuração original), de volta para o sistema de entrada de ar (provavelmente antes da turbina).

- verifique, de preferência com o motor frio, se a fumaça que ele sopra é azulada... se for, isso significa que óleo está sendo queimado no cilindro e pode ser reflexo de turbina babando óleo ou do caso acima descrito.

Sorte na busca.


Abraço

titanium
12/12/2018, 16:46
Olá Alexandre!

Infelizmente lhe trago notícia não muito agradável: Fumaça azul, ainda que discretamente, é sinal de óleo indo na queima.

A fumaça do diesel é cinza.

A fumaça que sai pela tampa do motor normalmente é branca, ao sair azul fica evidente que está sendo queimado óleo no cilindro.

Se for medir nivel com motor com ele quente, desligue o motor e aguarde uns 20 minutos antes de medir.
É sempre muito complicado medir com ele quente pelo simples fato de que o óleo entra nas galerias e demora a descer, podendo dar "falso positivo" se não esperar tempo suficiente para descer.

Por isso, sugiro que para medir o nível de óleo você deve medir SEMPRE FRIO, ANTES de ligar o carro.
Esse é o seu parâmetro para medição de nível...

Aqui não temos invernos rigorosos a ponto de influenciar o nível do óleo, quanto mais aí para o Nordeste onde a temperatura oscila menos entre a noite e o dia.

De toda forma, me parece que seu motor está baixando óleo por conta de anel e/ou camisa ruim.

Mas calma, antes de partir para uma verificação mais profunda:

- Verifique se o óleo que está sendo usado é o 10w40.. se for, ele é mais fino mesmo... tente usar 15w40 (que acredito ser o adequado)... Se já estiver no 20w50 e queimando esse tanto de óleo, aí não tem muito o que fazer. Pode até tentar voltar ao 15w40 e analisar..
- Tente medir quantos litros de óleo está baixando a cada 1 mil km.

Se baixar menos de 1 litro de óleo a cada 1.000 km (como uns 500ml), acredito que dê para rodar com o carro assim por mais um tempo, mas é bom ir se preparando para a retífica completa.


Abraço

Glaicon
13/12/2018, 07:19
Resumindo, motor não esconde óleo.
Ou vaza ou é queimado com o combustível.
Pelo jeito, a segunda opção é a mais realista, infelizmente.

titanium
13/12/2018, 14:17
Resumindo, motor não esconde óleo.
Ou vaza ou é queimado com o combustível.
Pelo jeito, a segunda opção é a mais realista, infelizmente.

Exatamente Glaicon.

Resumiu com precisão.

Alexandre Vasconcelos
14/12/2018, 15:47
Olá Alexandre!

Infelizmente lhe tr8ago notícia não muito agradável: Fumaça azul, ainda que discretamente, é sinal de óleo indo na queima.

A fumaça do diesel é cinza.

A fumaça que sai pela tampa do motor normalmente é branca, ao sair azul fica evidente que está sendo queimado óleo no cilindro.

Se for medir nivel com motor com ele quente, desligue o motor e aguarde uns 20 minutos antes de medir.
É sempre muito complicado medir com ele quente pelo simples fato de que o óleo entra nas galerias e demora a descer, podendo dar "falso positivo" se não esperar tempo suficiente para descer.

Por isso, sugiro que para medir o nível de óleo você deve medir SEMPRE FRIO, ANTES de ligar o carro.
Esse é o seu parâmetro para medição de nível...

Aqui não temos invernos rigorosos a ponto de influenciar o nível do óleo, quanto mais aí para o Nordeste onde a temperatura oscila menos entre a noite e o dia.

De toda forma, me parece que seu motor está baixando óleo por conta de anel e/ou camisa ruim.

Mas calma, antes de partir para uma verificação mais profunda:

- Verifique se o óleo que está sendo usado é o 10w40.. se for, ele é mais fino mesmo... tente usar 15w40 (que acredito ser o adequado)... Se já estiver no 20w50 e queimando esse tanto de óleo, aí não tem muito o que fazer. Pode até tentar voltar ao 15w40 e analisar..
- Tente medir quantos litros de óleo está baixando a cada 1 mil km.

Se baixar menos de 1 litro de óleo a cada 1.000 km (como uns 500ml), acredito que dê para rodar com o carro assim por mais um tempo, mas é bom ir se preparando para a retífica completa.


Abraço

Caro titanium,

Agradeço a sua informação detalhada.

Após sua postagem e contactando um toyoteiro amigo de João Pessoa, ele sugeriu, em conversa com seu mecânico (que lida com as toyotas), eu retirar a varefa de óleo e funcionar o carro. E de fato sai uma fumaça azulada. Sequenciou especulando segmento ou camisa.

Diante da má noticia, ainda vou procurar mecânico confiável para confirmar a situação e fazer o reparo, pergunto aos colegas: em geral qual o orçamento p um reparo destes ? É viavel comprar pecas de Ponta Porã para subsidiar o serviço ?

Agradecido

Glaicon
15/12/2018, 07:06
É viavel comprar pecas de Ponta Porã para subsidiar o serviço ?
Agradecido
É bem viável, sim.
Já comprei a embreagem original da minha ex SW4 1998, com o Anderson, da Status.
Fiz pagamento antecipado e enviaram imediatamente via SEDEX.
Tudo certo e com preço bem vantajoso em relação à concessionária.:concordo:

Jsantos
15/12/2018, 10:04
Diante da má noticia, ainda vou procurar mecânico confiável para confirmar a situação e fazer o reparo, pergunto aos colegas: em geral qual o orçamento p um reparo destes ? É viavel comprar pecas de Ponta Porã para subsidiar o serviço ?

Agradecido[/QUOTE]

Para fazer esse motor vai de 18 a 20.000 ou mais a depender da qualidade das peças utilizadas é de como será feito o serviço.

Melhor partir para a mecânica da Hilux mais nova, porém tem que encontrar quem faça o serviço na sua região, em Goiânia e Anápolis é comum esse upgrade.

Quanto a ponta Porã comprei minhas peças lá, mas devido a alta do dólar em alguns itens não estão muito competitivos, então faça vários orçamentos e se certifique da qualidade das peças.

Fiz meu motor com peças originais e não tenho do que reclamar.

Alexandre Vasconcelos
22/12/2018, 00:04
Diante da má noticia, ainda vou procurar mecânico confiável para confirmar a situação e fazer o reparo, pergunto aos colegas: em geral qual o orçamento p um reparo destes ? É viavel comprar pecas de Ponta Porã para subsidiar o serviço ?

Agradecido

Para fazer esse motor vai de 18 a 20.000 ou mais a depender da qualidade das peças utilizadas é de como será feito o serviço.

Melhor partir para a mecânica da Hilux mais nova, porém tem que encontrar quem faça o serviço na sua região, em Goiânia e Anápolis é comum esse upgrade.

Quanto a ponta Porã comprei minhas peças lá, mas devido a alta do dólar em alguns itens não estão muito competitivos, então faça vários orçamentos e se certifique da qualidade das peças.

Fiz meu motor com peças originais e não tenho do que reclamar.[/QUOTE]

Muito grato companheiro pelas dicas !

Supercharger
27/12/2018, 10:48
A melhor solução não vi ninguém te dando...
Se tem 30 dias que está com o carro, desfaça o negócio.

Alexandre Vasconcelos
02/06/2019, 08:07
Prestando contas: Troquei pistões/segmento (um estava colado). Optei pelos originais com Anderson. Cabeçote e bomba de óleo estavam bons. é me recuperar da despesa (rsrs) !
Obrigado aos amigos,

Glaicon
02/06/2019, 08:21
Prestando contas: Troquei pistões/segmento (um estava colado). Optei pelos originais com Anderson. Cabeçote e bomba de óleo estavam bons. é me recuperar da despesa (rsrs) !
Obrigado aos amigos,
Que bom que resolveu.
Coloque os custos, para que o pessoal tenha noção atualizada dos preços das peças e mão de obra.
Aproveite bem a viatura.:concordo:

Alexandre Vasconcelos
02/06/2019, 08:42
Custos: peças em Anderson R$ 4.600,00 e mão de obra R$ 4.500,00.
Um abraço,