Conectar

Ver Versão Completa : Amarok fumaçando somente no motor

Lucasabfreitas
08/12/2018, 19:03
Tenho uma amarok 2014 highline e ela está fumaçando branca somente no motor, a fumaça não passa pro escapamento. Quando abre a tampa do óleo do motor com o carro ligado ela fumaça muito, além de consumir bastante combustível, fora do normal. Já levei na consercionaria e não diagnosticaram nada, somente dizem que tem que abrir o motor, como não está na garantia não fiz o serviço, entretanto levei em outras oficinas e deram quatro diagnósticos diferentes, problema na/nas turbinas, problema com anel de seguimento alinhando, ovalizacao de cilindro ou então válvula egr suja. Gostaria de saber se alguém já passou por isso e qual foi a solução!?

NovoRei
10/12/2018, 19:57
A fumaça branca faz sempre?
Só pelo respiro ou ao redor do motor?
Quando o motor está frio faz fumaça branca? E a fumaça sai pelo escapamento quando frio (diesel)? Tem DPF?
A fumaça pelo respiro de óleo é melada (diesel) ou úmida (água)?
O respiro de óleo chega a arremessar a tampa de tanto golpe de ar?
O nível de óleo tem subido?
O nível da água não mudou?
O motor falha ou vibra de forma estranha?

Pode ser bastante ruim (pois você disse que fumaça muito). Parece ser bico travado aberto que chegou ao ponto de estourar o anel ou comer a camisa do cilindro. São 2 problemas, um causou o outro.

1. No scanner da concessionária eles conseguem ver o quanto fora do normal é injetado de diesel por cilindro. Vai mostrar um cilindro no máximo e outro no mínimo.

2. Observado isso, tem que tirar a mangueira de retorno dos bicos e medir qual dá o maior retorno (vai ser o cilindro que deu o mínimo no scanner).

2.1 Caso não tenha dado muita diferença entre os bicos (quer dizer que estão bons) tem que realizar um teste de compressão. Se falhar, tem que tirar o cabeçote e tirar a parte de baixo do motor e inspecionar pistão/camisa/anel/biela/bronzina.

2.2 Caso deu muita diferença tem que descobrir oque causou dano ao bico. Pode ser combustível ou as bombas.

Se foi combustível o ideal é trocar filtro de diesel, adicionar aditivo de diesel, trocar o bico, lavar o tanque, trocar as bombas, nessa ordem $$$.

Se foi a bomba, tem que fazer tudo acima.

3. Caso o 2.2 não resolva, fazer o 2.1.

Lucasabfreitas
12/12/2018, 17:09
Sai pela tampa onde coloca o óleo do motor, pela vareta e pela mangueira do suspiro, quando desaclopa ou abre a fumaça sai.
Quando está frio também também sai a fumaça, logo ligando pela manhã, mas não sai pelo escapamento. Possui DPF.
Da fumaça pro respiro é melada de óleo do motor.
A tampa onde coloca o óleo fica pulando se deixar ela desencaixada.
Motor não falha nem vibra de forma excessiva.

NovoRei
12/12/2018, 20:19
Sai pela tampa onde coloca o óleo do motor, pela vareta e pela mangueira do suspiro, quando desaclopa ou abre a fumaça sai.
Quando está frio também também sai a fumaça, logo ligando pela manhã, mas não sai pelo escapamento. Possui DPF.
Da fumaça pro respiro é melada de óleo do motor.
A tampa onde coloca o óleo fica pulando se deixar ela desencaixada.
Motor não falha nem vibra de forma excessiva.

A tampa não estar sendo arremessada é um sinal muito bom.

Faz fumaça tanto em ponto morto quanto acima de 2000rpm?

Fumaça branca é diesel quente não queimado. Acontece com bico sujo, com bico travado aberto, com falta de ar.

Fumaça branca também com motor frio é problema na combustão. Porém dá para perceber na vibração no motor e no barulho. Parece um caminhão velho, "tucho estourado".

De qualquer forma tem fazer oque falei antes.

Por acaso deixou o tanque quase vazio por uns dias em temperatura próximo a 5C? O Diesel solta parafina e os bicos sujam.

Renato Junior
13/12/2018, 20:59
Amigo, como está o freio do seu carro? Ele tá pesado ou tá normal? Seria interessante você testar o seu hidrovacuo, pois o meu deu o mesmo sintoma uma vez, e quando fomos ver era o hidrovacuo. Detalhe, o freio de meu carro estava normal, porém o hidrovacuo tinha um micro duro que dava passagem de ar.

BECK111
16/05/2021, 18:57
Lucas..minha amarok,uma 2013 SE,está igual...funciona bem,não falha,anda muito,mas o cheiro de oleo queimado é constante,principalmente parado...cheiro do vapor do motor...e a tampa do motor,fica flutuando sobre o boca quando desrosqueada...mas não baixa oleo,não está entupido aquele suspiro que vai para turbina...muito estranho!!em outro motor,concluiria ser problema de anéis(compressão para o carter)...

BECK111
16/05/2021, 19:01
Renato .....Boa dica!!vou avaliar esta semana...será que só desengatando a mangueira e e tapando-a será suficiente para este teste?

eduardo_rp
29/05/2021, 10:03
Pessoal, eu tenho um Renegade diesel e queria agradecer aos comentários nesse tópico.

Meu carro estava com alguns problemas estranhos e foi a partir do que li aqui que me ajudou a descobrir
E acho que posso colaborar.

O carro estava vazando óleo na lateral do motor, junto a bomba de vácuo.
Ao retirar a tampa de oleo fazia igual seu motor até 2000~~2500 rpm, acima disso nada vazava ou ventava.
O que pra mim era o mais esquisito, como o carro poderia ter anéis ruins e na situação critica nada acontecer :-?

Lendo esse tópico achei alguns vídeos como esse:
VW passat blow by gasses from crank case is that ok? - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=O5TR3yd8l0w)

Acho que é o motor da Amarok ou um parente dele, nesse vídeo a pessoa comenta da fumaça saindo.

Voltando pro meu carro, troquei a bomba de vácuo que estava realmente com defeito porém ao tirar a tampa de oleo continuava a sair essa fumaça igual do vídeo, foi quando puxei a mangueira que liga a EGR até a bomba de vácuo e tampei com o dedo e.... sumiu toda a fumaça.

Ou seja, tenho uma mangueira de vácuo com um micro furo fazendo isso, vou encostar o carro e descobrir,

Acho que na Amarok seja o mesmo defeito, vale a pena conferir.

Baruk
24/06/2021, 12:44
Pessoal, eu tenho um Renegade diesel e queria agradecer aos comentários nesse tópico.

Meu carro estava com alguns problemas estranhos e foi a partir do que li aqui que me ajudou a descobrir
E acho que posso colaborar.

O carro estava vazando óleo na lateral do motor, junto a bomba de vácuo.
Ao retirar a tampa de oleo fazia igual seu motor até 2000~~2500 rpm, acima disso nada vazava ou ventava.
O que pra mim era o mais esquisito, como o carro poderia ter anéis ruins e na situação critica nada acontecer :-?

Lendo esse tópico achei alguns vídeos como esse:
VW passat blow by gasses from crank case is that ok? - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=O5TR3yd8l0w)

Acho que é o motor da Amarok ou um parente dele, nesse vídeo a pessoa comenta da fumaça saindo.

Voltando pro meu carro, troquei a bomba de vácuo que estava realmente com defeito porém ao tirar a tampa de oleo continuava a sair essa fumaça igual do vídeo, foi quando puxei a mangueira que liga a EGR até a bomba de vácuo e tampei com o dedo e.... sumiu toda a fumaça.

Ou seja, tenho uma mangueira de vácuo com um micro furo fazendo isso, vou encostar o carro e descobrir,

Acho que na Amarok seja o mesmo defeito, vale a pena conferir.

Mano, respondi seu post lá no tópico do Renegade. Conseguiu resolver de uma vez?