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Ver Versão Completa : Viscosa X Eletroventilador - NGD3.0



bernardoscotti
05/12/2018, 22:52
Boa noite.
Depois de muita pesquisa não achei nada que me ajudase.
Tenho uma Ranger 3.0 2010.
Estou com a viscosa dela bem travada e preciso trocar.
Eis a duvida.
Passo a minha ranger para eletroventilador de 16 pol com acionamento por cebolão entre 87-82 graus ou troco a viscosa por uma original +- 750,00
Ja tenho nela 2 eletroventiladores na frente pra gelar o AC
o eletroventilador que pretendo por é da marca spal (um dos melhores) e a "captura" da temperatura de acionamento" sera no local da sangria de ar na valvula termostática
Não faço trilha nem costumo passar em alagados.
e ai o que faço???

-Dib-
05/12/2018, 23:55
Bernardo, tive um problema idêntico. Tenho uma Ranger 2.5 e deu problema na viscosa.

Pesquisei bastante e acabei optando por trocar por uma nova original Borg Warner. Não me arrependo. O ar condicionado está gelando muito (detalhe, só com a viscosa, não uso eletro ventilação). Levei a uma oficina especializada em ar condicionado automotivo e disseram que está perfeito e na verdade o ar dela gela 30% mais que a média.

Estou muito feliz com a troca. Paguei R$630,00 na peça.

bernardoscotti
06/12/2018, 21:04
-Dib-
Muito obrigado pela opnião levarei em conta
Mais alguem

RicardoFLN
07/12/2018, 07:54
-Dib-
Muito obrigado pela opnião levarei em conta
Mais alguem

Eu manteria com a viscosa, e a elétrica pra dar aquela força pro AC quando em congestionamento.

Abs.

-Dib-
07/12/2018, 10:47
-Dib-
Muito obrigado pela opnião levarei em conta
Mais alguem

Disponha.

Mesmo em trânsito pesado em dia quente está segurando bem. O ar não cai de rendimento. Acredito que a limpeza do radiador também contribua. No meu caso o radiador é novo então ajuda.

Jsantos
08/12/2018, 18:47
Boa noite.
Depois de muita pesquisa não achei nada que me ajudase.
Tenho uma Ranger 3.0 2010.
Estou com a viscosa dela bem travada e preciso trocar.
Eis a duvida.
Passo a minha ranger para eletroventilador de 16 pol com acionamento por cebolão entre 87-82 graus ou troco a viscosa por uma original +- 750,00
Ja tenho nela 2 eletroventiladores na frente pra gelar o AC
o eletroventilador que pretendo por é da marca spal (um dos melhores) e a "captura" da temperatura de acionamento" sera no local da sangria de ar na valvula termostática
Não faço trilha nem costumo passar em alagados.
e ai o que faço???

Coloquei ventoinha elétrica recentemente, em um primeiro momento aumentou o torque, diminuiu o barulho, e agora sobre o giro mais rápido, não fiz média de consumo p ver se mudou alguma coisa.
Se for montar leve em conta a potência em wats da ventoinha e os rpm dela (dê preferência a ventoinhas de veículos de linha para facilitar a manutenção), pois não adianta ela ter tamanho se não tem potência para mover a massa de ar.
Quanto ao cebolão, veja um mais próximo do regime de trabalho da válvula termostática, no meu caso estou usando os manômetros da racetronix pois são ajustáveis.
Já não tenho ranger faz tempo, montei isso em uma Hilux motor 1kzte ano 2001.

bernardoscotti
10/12/2018, 13:55
Coloquei ventoinha elétrica recentemente, em um primeiro momento aumentou o torque, diminuiu o barulho, e agora sobre o giro mais rápido, não fiz média de consumo p ver se mudou alguma coisa.
Se for montar leve em conta a potência em wats da ventoinha e os rpm dela (dê preferência a ventoinhas de veículos de linha para facilitar a manutenção), pois não adianta ela ter tamanho se não tem potência para mover a massa de ar.
Quanto ao cebolão, veja um mais próximo do regime de trabalho da válvula termostática, no meu caso estou usando os manômetros da racetronix pois são ajustáveis.
Já não tenho ranger faz tempo, montei isso em uma Hilux motor 1kzte ano 2001.

amigo qual foi a marca e o modelo da ventoinha?
ja pegou trecho pesado carregado (serra) ou trilha?
pode postar fotos de como ficou pra mim ter uma ideia?

Jsantos
10/12/2018, 16:02
amigo qual foi a marca e o modelo da ventoinha?
ja pegou trecho pesado carregado (serra) ou trilha?
pode postar fotos de como ficou pra mim ter uma ideia?

1- Usei as ventoinhas da s10 flex, original bosh wapsa, são duas no caso, uma principal (refrigeração) e outra auxiliar para o Ac, fiz a união do defletor da s10 com o da Hilux na fibra, a ventoinha principal tem dado conta do recado sem precisar da auxiliar.


2- Testei na garagem e depois no anda e para da cidade, no trânsito ligou uma vez e a temperatura se manteve na casa dos 83° (regime de trabalho da válvula termostática)


3- fotos aqui não tenho mas dá uma olhada nesse tópico que tem muita informação.


http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/47502-ventoinha-eletrica-adaptacao-1.html

Thiagohoffmann
04/06/2025, 23:15
Colocar ventoinha no ac, quando desligada não restringe a passagem de ar para o radiador? E seria de grande valia colocar um botão para ligar essa ventoinha manualmente sem ligar o ac para auxiliar a viscosa em situações mais extremas?

RicardoFLN
05/06/2025, 11:34
Colocar ventoinha no ac, quando desligada não restringe a passagem de ar para o radiador? E seria de grande valia colocar um botão para ligar essa ventoinha manualmente sem ligar o ac para auxiliar a viscosa em situações mais extremas?

Restringir, difícil.
Uma ventoinha auxiliar pro AC não precisa ser um absurdo de ventoinha, pode ser algo pequeno.
Se um motor não consegue ter sua temperatura de arrefecimento controlada pelo sistema original, ou ele tem um problema de projeto (que não é o caso desse motor, ao menos no que se refere a arrefecimento!) ou tem algum problema no sistema. Pensar na instalação de uma auxiliar pro AC pra que por ventura precise quebrar o galho do arrefecimento não parece lá muito factível.
A ventoinha viscosa é muito mais potente (vazão de ar) do que a mais potente das elétricas que tu vais encontrar.
Uma opção pra comandar a auxiliar do AC é um pressostato na linha de alta do AC. Quando a pressão de alta aumenta muito, ele aciona.

Sds.

Fontoura
30/06/2025, 19:47
Para uso normal, talvez a viscosa trabalhe melhor que a elétrica. Mas na minha Explorer 94 que uso para trilhas, retirei a viscosa e coloquei a do opala 6 cilindros com a/c, e melhorou muito!!!