PDA

Ver Versão Completa : GPS integrado em veículos



bcantunes
04/05/2006, 20:13
Pessoal,

Acabo de voltar da Europa, em uma viagem de trabalho e andei em um Peugeot 307 que tem incorporado um computador de bordo com sistema de navegação e GPS integrado.

A coisa funciona mais ou menos assim:

- Você seleciona onde quer chegar (lá vale para toda a Europa, estrada, avenida, rua, beco, qualquer coisa) - um sistema parecido com esses mapas online de internet

- Escolhe o tipo de caminho (mais rápido, mais curto, "mais bonito")

- O bicho traça a rota

- A medida que o carro anda... ele vai falando o caminho!!!! :D :D :D

" A 200 metros, no cruzamento, vire a esquerda.."
" A 2 kilometros, na rótula, siga a direita"

Quando você erra o caminho, automaticamente uma nova rota é calculada...

Sei que estamos MUITO longe desse patamar, mas...

Não entendendo quase nada de GPS e sabendo que as cartas do IBGE disponíveis são da década de 70 e 80...

Sabendo que o DNIT tem uns mapas rodoviários mais ou menos...

Sabendo que a 4Rodas tem um mapa em CD-ROM (não sei a qualidade)

Sabendo que existem alguns serviços online de mapas e rotas (maplink, Apontador, etc)

Qual o panorama atual do uso do GPS no Brasil???
Existem "mapas" atualizados para "jogar" dentro dos aparelhos?
Dá para integrar os serviços online com o GPS?

Faço as perguntas porque pretendo dentro de algum tempo comprar um GPS para equipar meu Vitara. Um segundo uso seria utilizá-lo em trekkings que faço com regularidade.

Sei que não se pode ter as melhores vantagens em um único aparelho com usos tão distintos. Mas o nível de evolução das informações pode me ajudar a comprar um mais caro ($$$) e mais completo (se as informações estiverem disponíveis) ou um mais barato ($) e básico.

Desde já agradeço qualquer informação!!!

Abraços!

Alessandro Henrique
05/05/2006, 04:24
bcantunes,
Realmente este sistema funciona bem e eh de grande ajuda, eu mesmo o utilizo toda vez que preciso ir a um lugar desconhecido. No porta-malas fica a unidade de controle e eh possivel atualiza-la com o uso de um cd. As mensagens provem dos auto-falantes do radio.
Quanto ao Brasil, nao tenho a informacao correta, me parece que o uso de tal sistema esta proibido devido ao fato de poder distrair o motorista.... e sinceramente, do jeito que muda o transito e o sentido das ruas em algumas localidades, isso implicaria em atualizacoes constantes....

Sds.

Cavalcante
05/05/2006, 07:54
Pessoal,
No Brasil temos sim um projeto, em constante atualização, o Tracksource. E é Open Source!!! De grátis. E com atualização periódica. E os caras já estão com o a função de roteamento bastante avançada, não totalmente funcional, mas em breve estará.
Dêem uma olhada em www.tracksource.org.br. Quanto aos bichos falarem, com o roteamento pronto, é só o gps suportar a função, o que os da garmin ainda não fazem, ou implementar em uma cpu...

Wallace
05/05/2006, 13:15
Como o Cavalcante falou tem os mapas do grupo TrackSource que são somente para os GPS da Garmin com suporte a mapas extras. Estes são divididos basicamente em dois projetos; o estadual e o municipal.
O municipal tenta detalhar tudo da melhor forma possivel e não é roteavel e nem ser tem previsão para isso.
Os estaduais são mais para viajens e procuram ter as estradas, suas ligações e relevantes a fim.
Esxiste já alguns mapas estaduais roteaveis num projeto separado que em algum momento deve substituir o projeto estadual normal.
A garmin já vende alguns modelos mais simples mas com alguns mapas como da cidade de SP com roteamento.

bcantunes
06/05/2006, 07:11
OK, já dei uma olhada no TrackSource. Trabalho excelente, ainda mais por ser voluntário.
Porém a dúvida continua: quão avançada está a disponibilidade das informações e a integração entre elas?
Fazendo uma pesquisa rápida encontrei vários "sistemas" que parecem não falar entre si... esforço, tempo, dinheiro, dedicação empregados de forma paralela...

- Maplink (UOL)
- Apontador (Webraska)
- CD-ROM 4 Rodas (Abril)
- TrackSource (Iniciativa coletiva)
- Track logs (Iniciativa individual)

Onde estes caminhos se cruzam? (ops! olha o trocadilho!)

A história me lembra um pouco aquele site lançado pela Embrapa há algum tempo que mostrava todo o Brasil através de fotos de satélite... Veio o Google Earth e "matou a pau"!

Tudo bem, houve desenvolvimento tecnológico por parte do corpo técnico da Embrapa, etc, etc... mas o resultado final (a informação) é muito melhor no Google... e claro, para o trabalho da Embrapa houve também emprego de esforço, tempo, dinheiro, dedicação...

Então, para simplificar, um exemplo prático (meu uso típico):

"Quero viajar do Rio de Janeiro para o interior de Minas Gerais. Interiorzão... estrada de terra..."

No que o GPS pode me ajudar para eu chegar lá?

Estes outros "sistemas" me ajudariam em alguma coisa, ou apenas teriam a informação "até a cidade mais próxima"?

Obrigado desde já pelas informações!

Wallace
06/05/2006, 19:37
O TrackSource deve lhe antender melhor que qualquer outro.
Já que muitos dos que colaboram são jipeiros.
É simples testar.
Baixe o trackmarker gratuito e os mapas do TrackSource para o Trackmaker.
A unica coisa que não vai conseguir fazer que no GPS é possivel é visualizar os mapas estaduais e municipais ao mesmo tempo.

JairoM
26/08/2006, 13:56
Mais uma informação:

Ligue seu GPS Garmin.... faça seu trajeto.
Grave o track...
Trasnfira pro seu computador o arquivo, para o programa Mapsource da Garmin...
Agora é só abrir o Mapsource, carregar a seu track-log e mandar VER NO Googleearth....

É muito legal.....

Wallace
27/08/2006, 11:49
Pode fazer o mesmo com o TrackMaker.
E aproveita para ver se tem algum dado que não tem no projeto tracksource.
Ai pode enviar para o grupo como colaboração para a melhoria do projeto.

bcantunes
31/10/2006, 08:01
A 4 Rodas lançou com a Maplink um GPS roteador que me pareceu muito interessante para uso urbano, ainda que muito caro. Se o negócio for para a frente e se tornar mais "popular" pode ser uma ótima solução.

Acho que nunca terá o detalhamento das trilhas e estradas secundárias, mas o aparelho em si, me pareceu interessante.

Alguém já viu de perto ou usou???

Abraços!

Wallace
12/11/2006, 13:32
O problema deste e de outros similares é o mesmo, só tem função para onde o mapas deles tem cobertura, o que é basicamente em algumas poucas cidades.
Um GPS como o 276C, 60Cx e outros da Garmin junto com os mapas do grupo tracksource tem muitas vantagens, principalmente para jipeiros e aventureiros.
Pois mesmo sem o devido mapa eles tem outras funções que ajudam, e mesmo assim eles tem os melhores mapas do Brasil devido ao grupo tracksource.
Assim para jipe não tem nada melhor que um 276C.

Telmo Petrucci
12/11/2006, 17:38
Até agora só achei uma forma de usar em conjunto dois desses sistemas

Uso meio que em conjunto os mapas do grupo Tracksource e uma informação do maplink!!

No caso, uso o sistema de busca do maplink para achar uma rua em uma cidade que não conheco! Após isso pego do maplink a coordenada da rua e jogo essa informação no mapsource da GArmin, com os mapas do tracksource abertos, e marco um Waypoint em cima da rua que desejo, e quando chego na cidade uso a função "Go To", afinal achando a rua, o resto é fácil!!

Fiz isso para achar endereços em REcife e NAtal, funcionou muito bem!!!

Wallace
13/11/2006, 13:25
Pode usar os mapas do grupo tracksource para o Trackmaker para achar a rua, se ela estiver no mapa é claro.

Telmo Petrucci
13/11/2006, 15:56
Wallace, mas o Trackmaker tem a função de localizar a Rua?????
pensava que tanto o trackmaker quanto o mapsource só localizavam waypoints e cidades!!!

Wallace
14/11/2006, 12:58
O trackmaker tem a função find ou busca.
Ai se selecionar para ele buscar no mapa vai encontrar qualquer coisa no mapa conforme o texto que procura, seja uma rua, o nome da cidade, etc

Telmo Petrucci
14/11/2006, 15:22
Wallace, muito obrigado pela dica, me será muito útil nas próximas viagens!!

havia instalado o Trackmaker algum tempo atrás...mas como achei o aspecto visual do mapsource mais fácil de utilizar acabei removendo o trackmaker....mas depois da sua dica, resolvi reinstalá-lo e testei, pelo que vi, aparenta ter recursos melhores que o mapsource!!!!!

Wallace
17/11/2006, 00:48
Eu basicamente só uso o Mapsouce para enviar os mapas para o GPS.