Ver Versão Completa : Câmbio automático
mauricioms
04/05/2006, 15:43
Pessoal, preciso de informações sobre como fazer uma boa avaliação de um câmbio automático, pois estou vendo alguns vitaras e a minha preferência é pelo câmbio auto, poderiam dar dicas de como saber se o câmbio está legal?
obrigado,
Mauricio
rbrunato
04/05/2006, 15:58
- Com o carro ligado na posição "N" engate a ré "R" e veja se ele engata na hora ou se demora um pouco.
A demora pode indicar discos/engrenagem gastos o bomba de óleo sem pressão.
Durante a "voltinha" com o carro, veja se as marchas estão passando direitinho uma para outra de forma suave sem que o carro perca potencia quando passa para uma marcha superior.
O ideal é até vc sentir uma aceleraçãozinha quando ele passa para a marcha posterior.
Veja se em subidas ou em outras exigencias, as marchas serão reduzidas corretamente ou se ele ficará insistindo em manter a marcha superior mesmo com o carro quase sem força para subir.
O vitara 1.6 8V (3 portas) tem três marchas, mas quando vc pega uma estrada de asfalto por exemplo, ele possui um disco que funciona quase que como uma quarta marcha abaixando (pouca coisa) a rotação do motor depois que vc atinge uma certa veolcidade. É algo quase imperceptivel, mas acontece.
Nas saídas, veja se o caror esta amarrado, tipo carregando outro carro.
Veja se há vazamento e o nivel do óleo.
Veja se a alavanca do cambio passa as marchas com leveza ou se está dura, muita lama acaba entrando nos dutos por onde passa o cabo e endurece a alavanca do cambio.
Lembre-se que o vitara não é um carro esportivo.
Tão importante quanto o cambio é vc testar a tração e as rodas livres...
rbrunato
04/05/2006, 16:04
Quando falei de verificar o nivel do óleo, veja em três lugares:
1- Logo atrás do farol onde fica o oleo da DH (um pequeno cilindro que creio ser da cor preta com tampa cinza)
2- Na vareta de óleo do motor
3- Na vareta de óleo do cambio, perto da parede de fogo do carro (atrás do motor, perto da bateria)
Verifique a cor deste óleo (ele é vermelho) e tente cheirar para ver se não esta cheirando queimado.
mauricioms
04/05/2006, 17:07
Valeu pelas dicas, elas serão realmente muito importantes!!!
Tenho alguns vitaras em vista, tanto 3D como 5D, e neste final de semana devo testar alguns.
A única diferença que sei entre o câmbio auto do 3D (fiquei sabendo que é GM) e do 5D é que o primeiro tem 3 marchas e o outro 4 marchas, na prática isto resulta em melhor aproveitamento de torque no 5D? Tem outras diferenças significativas que devo saber entre estes câmbios?
Estou focando minhas dúvidas no câmbio automático porque é realmente um ponto nebuloso para mim, mas é claro que estarei fazendo uma avaliação completa, inclusive com ajuda de um mecânico para um parecer final.
[]´s
Mauricio
mauricioms
05/05/2006, 08:11
Pessoal, falei com meu mecânico hoje e ele disse que pegar vitara com câmbio automático é uma bomba, se der problema é uma grana e dificilmente fica bom de novo, além do fator de terem pouquíssimas oficinas em condições de mexer em um câmbio destes e também de não encontrar peças...agora desanimei um pouco...e ele não recomendou também pegar um com motor 16V (no caso dos sidekicks e vitaras 5D), pois a manutenção destes motores é mais cara e complicada, mas aí eu fico limitado aos vitaras 3D e o que estou precisando é realmente um jipe maior para viajar com mais de 2 pessoas (atualmente estou de Samurai)...
luiztacco
05/05/2006, 08:30
mauricioms
Vc já deu uma olhada no anuncio de vendas do forum...
Tem um vitarinha 98 anunciado "parece estar muito novo" e é automático!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=18747
Kayne MELO
05/05/2006, 08:44
Caro colega Maurício,
não tenho o costume de criticar colegas de profissão, respeito a opinião de todos, embora não concordo com a que vc recebeu, convivo com a marca desde 92, posso lhe garantir que câmbio automático não é uma bomba, aliás, é um dos melhores que conheço, raramente encontro problemas de câmbio que não seja por mal uso. A grande maioria que tem veículos automático nunca tiveram problemas.
As peças são super fáceis de conseguir. A tecnologia é GM.
Qualquer técnico que trabalhe com câmbio de Opala, tem condições de reparar o do SZK.
Tem mais, acho que se vc comprar um modelo automático, nunca mais vai querer andar com câmbio manual.
Obs. O segredo esta na compra, procure um carro de procedencia, siga os conselhos dos amigos aqui do fórum e sucesso.
Se precisar estamos as ordens.
Abraço.
rbrunato
05/05/2006, 16:10
[quote="mauricioms"]Pessoal, falei com meu mecânico hoje e ele disse que pegar vitara com câmbio automático é uma bomba, se der problema é uma grana e dificilmente fica bom de novo, além do fator de terem pouquíssimas oficinas em condições de mexer em um câmbio destes e também de não encontrar peças[quote]
Sem mecanico COM CERTEZA nunca mexeu em um Suzuki.
Ou pior, não tem competencia.
Vou te falar uma coisa, eu sou um dos raros caras que teve problemas com meu cambio automatico e gastei uma graninha razoavel.
Mas tive o problema porque andei 80Km com o cambio SECO, isso mesmo, SECO - SEM NADA DE ÓLEO.
O resultado foi que tive de trocar praticamente TODAS AS PEÇAS do cambio.
Comprei apenas peças novas e gastei por volta de R$2.000,00.
Se fosse qualquer outro cambio, para trocar TODAS as peças, ficaria este preço.
Liguem para uma concessionária Fiat ou GM e diga que o cambio do seu PALIO ou CORSA ou qquer outra coisa foi para o saco e vc precisa de TODAS as peças para ele.
Veja quanto ficará a conta.
No total, incluindo mao de obre gastei R$ 3.000,00, mas hoje tenho um cambio Zerado que passa marcha mais fácil que manteiga no pão quente.
As peças foram super facei de achar, mauitas delas eram do cambio Auto do opala/chevette.
rbrunato
05/05/2006, 16:15
agora desanimei um pouco...e ele não recomendou também pegar um com motor 16V (no caso dos sidekicks e vitaras 5D), pois a manutenção destes motores é mais cara e complicada, mas aí eu fico limitado aos vitaras 3D e o que estou precisando é realmente um jipe maior para viajar com mais de 2 pessoas (atualmente estou de Samurai)...
Não desanima não, o carro é confiável e muito bom (sabe que tudo depende dos antecedentes né!).
O motor 16v é realmente mais complexo e mais caro, o que o torna mais perigoso. Mas se pegar um vitarinha 1.6 8V, é só alegria.
Ainda mais para vc que esta acostumado com o samurai que é mais duro.
Na minha opinião, se for pegar um Vitara 5D, já chuta logo o balde e parte para um V6, mas aí acho que vc vai ficar com dó de fazer trilha pois ele tem bastantes plástico que (creio eu) quebrem fácil.
Meu irmão tinha um V6 que só andava no asfalto, o carro era realmente muito gostoso e bastante confortável.
mauricioms
12/05/2006, 08:15
Obrigado pelas dicas pessoal!!!
Ajudaram bastante na avaliação do jipe, fechei negócio ontem e já estou com o Vitara, é um 97 Canvas Automático.
Agora vou fazer uma revisão no jipe, trocar todos os óleos e filtros (inclusive do câmbio) e me acostumar até pegar as manhas do
automático.
Dicas são bem vindas!!!
[]´s
Mauricio
Ex-Samurai 98 Metal Top
Vitara 97 Canvas Top Auto[/quote]
Eu estou tentando achar um sensor de posição do câmbio já tem quase duas semanas...
Tenho um canvas 92.
rbrunato
18/05/2006, 15:38
Eu estou tentando achar um sensor de posição do câmbio já tem quase duas semanas...
Tenho um canvas 92.
Já tentou na C4 imports?
Tem também a Japan auto parts.
Caso nao encontre nestes locias, procure em lojas especializadas em cambio automático com a peça em mãos.
Normalmente, eles terão a peça só que da GM. (opala)
Isto aconteceu bastante comigo.
sds
Valeu pela dica meu velho, vou conferir nestes locais...
Agora, estou extremamente desiludido com essa história de câmbio automático... Comprei meu vitara tem 4 meses e aparentemente o cambio estava perfeito na hora da compra!! levei para dois mecanicos!!
O problema do cambio automático é que não se pode dar um diagnóstico preciso sem abrir a caixa... e só para abrir a caixa já eh uma boa grana que se gasta...
Eu provavelmente vou ter que arcar com um grande prejuízo, sendo que com a grana que jah gastei e que provavelmente vou gastar no carro eu poderia ter adiquirido um vitara bem mais novo... é uma pena...
Na minha opinião, só se deve comprar um carro automático se vc confiar muito nas pessoas que estão lhe vendendo o carro... Mesmo assim isso não é o bastante, pois o cambio pode estar com problemas e nem mesmo os atuais proprietários do carro sabem... :(
Felipe Nogueira Torrano
19/05/2006, 12:18
Fala nOgs!!
Não vim falar nada do tópico!! :oops:
Só achei interessante pois meus amigos me chamam de Nogs por causa do meu sobrenome(Nogueira)!!!
[]'s :parede:
e ae brother... eu sou o Felipe Nogueira tb....
Felipe Noueira Gomes...
Felipe Nogueira Torrano
19/05/2006, 15:17
Nossa... que coincidência!!
Valeu "xará"!! :concordo: