PDA

Ver Versão Completa : IPVA - qual é a regra que vale ?



Rene G. Mattos
29/01/2004, 23:38
Ola, a todos


Bem baseado em um tópico que li aqui aos quais outros companheiros, tocaram no assunto IPVA gostaria de esclarecer de uma vez por todas qual a regra usada pelos diversos detrans de todo o pais, para o calculo do valor pago do IPVA.

Falo aqui principalmente do fato que diz que veículos com mais de 20 anos de contribuição, estão desobrigados ao pagamento do IPVA, correto ?

Pelo que outros companheiros andaram comentando aqui no fórum essa regra dependendo de estado para estado varia.

Finalmente qual e a regra valida ?

Pois apesar de meu jeep fabricado em 1980, já ter contribuído durante 24 anos ainda continuo pagando IPVA todo ano.

René G. Mattos

Marcelo
30/01/2004, 09:55
René,

Procure se informar no Detran do seu estado. Acho a melhor saída. :wink:
Em via de regras, eles costumam responder aos e-mails. 8)

Bem como o valor do IPVA, as regras também devem ser outras, variando de estado para estado. :roll:
Em São Paulo, veículos com mais de 20 anos são isentos de IPVA, :lol: restando somente o seguro obrigatório a ser pago. :x

[s]

Polvora
30/01/2004, 10:43
rene,

O IPVA é regulamentado pelas - Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda de cada Estado - o Detran só fiscaliza e emite o documento - licenciamento - se constar o pagamento.

Até mais

Msrezende
20/01/2005, 16:41
Verifiquei no site do DETRAN do RJ e o que rege esta isenção é uma resoluçao do CONTRAN orgao federal. MAs acho que os estados podem legislar mais rigorsomanete apartr dela, isso é o que acontece com leis estaduais sobre federais. Ai eu acho que ser mais rigoroso deve ser ou aumentar o prazo ou nao permitir. Ai é o que varia de estado para estado

Quem está isento de pagamento de IPVA ?

· Veículos de entidades filantrópicas, devidamente comprovadas;
· Veículos de aluguel (táxis autônomos), reboques e similares;
· Veículos adaptados a portadores de deficiência física;
· Veículos oficiais (federais, estaduais e municipais);
· Veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Como deve proceder o interessado em ter reconhecido direito à isenção ou não-incidência do imposto ?

Deve comparecer a uma inspetoria da Secretaria de Estado de Fazenda, para requerer o reconhecimento do benefício através de processo administrativo.

Onde funciona a Secretaria Estadual de Fazenda, responsável pelo cálculo e cobrança do IPVA ?

O atendimento ao contribuinte é prestado pela Inspetoria da Fazenda Estadual de IPVA, localizada na Rua Visconde do Rio Branco, nº 22, térreo, Centro, Rio de Janeiro - RJ. Mais informações pelo site http://www.sef.rj.gov.br
Como proceder para requerer isenção ou não-incidência de IPVA?
O pedido de reconhecimento do benefício deverá ser apresentado no Departamento Especializado de Fiscalização de IPVA, localizado na Rua Visconde do Rio Branco, nº 22, Centro, no Município do Rio de Janeiro.

Os requerentes domiciliados nos Municípios do interior do Estado poderão, opcionalmente, apresentar o pedido na repartição fiscal de seu domicílio.

Os casos de não-incidência e isenção de IPVA estão previstos, respectivamente, nos artigos 4º e 5º da Lei estadual 2.877/97.


EU ja estou a postos para assim que comprar meu CJ5 entrar com o processo para nao pagar IPVA.

Eduardo Chaves
20/01/2005, 17:02
Aki em SP é com 20 anos a isenção...

[]'s :cry: ...

Sergio Rocha
20/01/2005, 18:09
O IPVA é um imposto estadual.Assim sendo varia de estado para estado.
no Rj é de 4% sobre o valor venal do veículo ( eles q atribuem), no Paraná é 2%.

E por aí vai

[]'

Beto
20/01/2005, 20:20
Pra complicar um pouco mais. Qual a aliquota p/ veiculos diesel em SP?

Jimmy Offroad
20/01/2005, 22:15
Beto

Se não estiver errado é: pick-up cabine simples 2% e demais veículos 4% (Cabine dupla, SUVs). Para Jipe acredito que deva ser 4% sobre o valor venal.

Jimmy

Beto
21/01/2005, 09:19
Mas pela legislação tem a aliquota de 3% p/ veiculos a diesel/gnc/gnv. Como não existe diesel com gnv, estou perdido, isso pq. na aliquota de 4% não fala nada de diesel, resumindo ou sou muito burro ou não dá pra entender nada, já liguei na fazenda, etc.....
link da tabela:

http://www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/aliquota.asp

Alíquota
% Tipo de Veículo

6,0 para automóveis de passeio movidos a diesel;
5,0 para embarcações, aeronaves e automóveis de esporte ou de corrida;
4,0 para automóveis de passeio e camionetas de uso misto;
3,0 para automóveis de passeio, de esporte, de corrida, camionetas de uso misto, movidos a álcool, eletricidade, gás natural, gasolina/GNV/GNC, álcool/GNV/GNC e diesel/GNV/GNC;
2,0 para motocicletas, ciclomotores e similares, ônibus/microônibus, tratores e utilitários;
1,5 para caminhões.
1,0 para embarcações com mais de 20 anos de fabricação.



Observação: considera-se utilitário, para fins tributários, o veículo destinado ao transporte de carga, distinto da espécie caminhão, podendo transportar até dois passageiros, exclusive o condutor, movido a qualquer tipo de combustível.

andretomasi
21/01/2005, 14:42
René, aqui no RS são isentos os veículos com mais de 25 anos, talvez em Pernambuco também seja.

[ ]´s com viatura comemorando os 30 anos 8)

Beto
21/01/2005, 15:17
A engesa que comprei do maranhão é isento a partir de 15 anos.

Eduardo Chaves
21/01/2005, 15:50
A engesa que comprei do maranhão é isento a partir de 15 anos.

Beto,

Isso eh lá no Maranhão...

Se naum me engano, o meu IPVA em Manaus era R$ 90,00, hj pago R$ 150,00...

Qdo vc licenciar em SP, vai passar a valer as regras daqui, 20 anos para isenção, etc...

[]'s...

Beto
21/01/2005, 16:04
Isso mesmo o Marcelo tb. vai ter que pagar esse ano, mas é uns 150,00.

Luiz Claudio
21/01/2005, 19:40
Ano que vem acredito que o Barão Vermelho já esteja livre do recolhimento do IPVA... Ele é 85/86 e o ano que deve contar pra essa isenção é o ano de fabricação, estou certo?

Só pra constar, esse ano eu paguei R$ 84,00 de IPVA.

[]'s quase livre desse imposto...
:D :D :D

Beto Lacerda
21/01/2005, 20:03
meu cj é 1980 e num pago ipva desde 1999 qdo o valor veio 0,00 (se bem que deveria estar pagando iptu no jeep :cry: ) depois passa a vir o carne igual do ipva mas com o valor do seguro obrigatorio e uma taxa de licenc. vc paga e depois de um tempo chega pelo correio o docto novo
[]'s

Luiz Claudio
21/01/2005, 20:14
...depois passa a vir o carne igual do ipva mas com o valor do seguro obrigatorio e uma taxa de licenc.

É, a gente se livra de um mas ficam os outros...

No meu caso, o valor do seguro obrigatório+licenciamento (R$111,34) é mais caro que o IPVA (R$84,80).

[]'s...

Jorge Grego
21/01/2005, 21:15
Caro Luiz Claudio, não entendo proque então estou pagando R$ 340,00 de ipva se aqui no PR o Ipva é amis barato o meu Engesa é um 87.
Abraços
Jorge "Grego"

Luiz Claudio
21/01/2005, 21:32
Caro Luiz Claudio, não entendo proque então estou pagando R$ 340,00 de ipva se aqui no PR o Ipva é amis barato o meu Engesa é um 87.

Jorge,

Não sei te responder, mas vejo duas diferenças básicas que devem contar pra isso... Meu Engesa é 2 anos mais velho e é a diesel!!!

Outra, como o IPVA é um imposto estadual, talvez exista alguma diferença significativa no valor venal que é estipulado por cada estado para um mesmo veículo.

Sinceramente, não sei ao certo...

[]'s...

Eduardo Velo
21/01/2005, 22:42
LC o motivo de ser Diesel não significa nada , estamos incluidos em outros na tabela do IPVA com 4 % do valor Venal .
O problema pode ser esse mesmo , o valor venal no PR ser maior , o meu é Fase 3 Diesel , se tivesse ruim ia ficar nos 30 k na tabela , ptto deveria ser 1.2 k de IPVA , no entanto veio R$ 164,00 , o valor seria de 4,1 k para o carro , acho isso ótimo , só não sei de onde pegam esse valor ...
No caso do Jorge o Engesa foi cotado em 17 k , 2 % = R$ 340,00 .

Jorge , tranfere a placa pra Registro ...

[]s...

Sérgio Góz
25/01/2005, 12:08
René,
Não sei se é necessário solicitar isenção do IPVA, acho que isso é automático pela idade do auto.
O meu jeep é 64, paguei esse ano um total de R$154,77 porém o IPVA é ZERO.
Este valor consta: seguro obrigatório (56,77), taxa DAT (27,15) e lincenciamento anual - vistoria (67,87) mais taxa de serviço (2,98).
Não tem jeito, o estado não larga o osso por completo!!!! :?

Valeu.

Beto
26/01/2005, 09:21
LC o motivo de ser Diesel não significa nada , estamos incluidos em outros na tabela do IPVA com 4 % do valor Venal .
O problema pode ser esse mesmo , o valor venal no PR ser maior , o meu é Fase 3 Diesel , se tivesse ruim ia ficar nos 30 k na tabela , ptto deveria ser 1.2 k de IPVA , no entanto veio R$ 164,00 , o valor seria de 4,1 k para o carro , acho isso ótimo , só não sei de onde pegam esse valor ...
No caso do Jorge o Engesa foi cotado em 17 k , 2 % = R$ 340,00 .

Jorge , tranfere a placa pra Registro ...

[]s...
Edu, pq. estamos incluidos na aliquota de 4%? Vc. leu o link da fazenda? Cara ainda não entendi, pra deveria ser 3%. Dá uma olhada lá e ve oq. vc. acha.
Até mais.

Rodrigo Passos
26/01/2005, 10:18
E ae Rene G. Mattos,
Pesquisei na página da secretaria de fazenda do nosso estado e infelismente não tenho boas notícias pra te dar, a nossa legislação sobre isenções é a seguinte:

*Em quais casos, a pessoa obtém isenção do IPVA?
Em Pernambuco, mediante solicitação ao Stipva/Secretaria da Fazenda, são isentos de IPVA, os veículos:
- de corpo diplomático, de turista estrangeiros por até 1 ( um ) ano de permanência no brasil, máquinas de terraplanagem que não circulem em vias públicas, veículos rodoviário na categoria táxi com capacidade para até 5 passageiros, veículos com potência inferior a 50 cilidradas, ônibus e embarcacões de empresas concessionárias, permissionárias ou autorizadas de serviços públicos de transporte coletivo, empregados exclusivamente no transporte urbano e metropolitano, veículo nacional de portador de deficiência ou entidade; veículo ambulância de uso no combate a incêndio destinado a serviço público; embarcação pertencente a pessoa profissional, veículo movido a motor elétrico.

*Quem tem direito à imunidade do IPVA?
Como para todos os impostos, conforme a constituição federal, gozam do privilégio da imunidade:
- Órgão público da administração direta federal, estadual e municipal, bem como autarquias e fundações instituídas e mantidas pelo poder público.
- Partidos políticos e suas fundações, entidades sindicais dos trabalhadores e instituições de educação ou de assistência social, sem fins lucrativos.
- Templos de qualquer culto.

Aqui em Pernambuco, penso que até a Arca de Noé pagaria IPVA :cry:

Abraços,

[]'s com IPVA acumulados :oops:

Eduardo Velo
26/01/2005, 10:30
Abre um Templo -

- Jovens Jipeiros do sétimo dia
- Jovens Jipeiros Cristãos
- Grupo Evangélico Jipeiros de Pernanbuco ...

[]s...

Rodrigo Passos
26/01/2005, 11:12
Abre um Templo -

- Jovens Jipeiros do sétimo dia
- Jovens Jipeiros Cristãos
- Grupo Evangélico Jipeiros de Pernanbuco ...

[]s...

HAHAHAHAHAHAHAHA!!!

Mai uma:

- Igreja Universal do Reino da Lama(Qualquer semelhança é mera coincidência)

LuizCabral
26/01/2005, 17:20
Aqui em natal o IPVA eh ate 10 anos.

Tinha um jeep 76 e so pagava seguro obrigatorio, licenciamento, etc.

Um vitara 94 que eu tinha tb

Jimmy Offroad
29/01/2005, 00:30
Segue um link sobre IPVA do site Bestcars (BCWS).

Jimmy

Jimmy Offroad
29/01/2005, 00:31
faltou o link :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas2/q192.htm

Jimmy