Conectar

Ver Versão Completa : ar condicionado só funciona com carro em movimento

betorobson
26/11/2018, 21:16
Pessoal,

No meu 4Sport 2016, percebi que o ar condicionado só funciona se o carro esta em movimento.

Notei isso algumas vezes quando peguei transito e estava muito calor, quando fiquei parado na Rodovia por causa de transito, todo mundo voltando da praia, o ar condicionado para de funcionar. Só manda vento, quente por sinal.

Depois que o transito anda volta ao normal.

Eu deixo no circulador mas nem isso faz diferença.

Alguém sabe se é problema no meu carro?
Tem como resolver?
É um problema cronico?

Sergio c
26/11/2018, 21:52
Não deveria parar de funcionar. Até tem carros com baixa potência que se a ECU detectar que o condutor "pisou tudo no acelerador", ou seja, exigindo a potência máxima do motor, a central desliga momentaneamente o compressor do AC, mas esse não seria seu caso.
Pessoal,

No meu 4Sport 2016, percebi que o ar condicionado só funciona se o carro esta em movimento.

Notei isso algumas vezes quando peguei transito e estava muito calor, quando fiquei parado na Rodovia por causa de transito, todo mundo voltando da praia, o ar condicionado para de funcionar. Só manda vento, quente por sinal.

Depois que o transito anda volta ao normal.

Eu deixo no circulador mas nem isso faz diferença.

Alguém sabe se é problema no meu carro?
Tem como resolver?
É um problema cronico?

Paulo André BR
27/11/2018, 08:26
O colega notou se a ventoinha do ar está entrando?!
Pode ser isso...

T+

503!
12/12/2018, 09:38
ELETROVENTILADOR.

Vá sem medo de errar, é comum. As causas são sujeira, barro, lama, etc. no rotor, ou mesmo no motor elétrico. Quiçá um simples mal contato no plug devido a alguma sujeira de trilha.

Vá em uma boa autoelétrica (há lojas especializadas em eletroventilador) ou em sua loja de confiança de refrigeração. Há como reparar o motor, como limpar, ou mesmo como trocar o eletro inteiror por algum similar compatível (busque modelos blindados, menos suscetíveis a sujeira).

Cuidado que rodar muito tempo assim prejudica gradativamente o compressor. A pressão sobe tanto no sistema que ele "desarma", é por isso que o ar deixa de gelar e você ouve o relé do compressor atuando. Não é bom pro carro...

OsmanGioia
21/11/2019, 10:26
Durante muito tempo sofri com o seguinte problema: Bastava parar o carro que o ar ficava menos gelado e bastava pôr o carro em movimento que voltava ao normal.

Normalmente quando isso acontece é o eletroventilador do ar condicionado quebrado, porém o meu estava perfeito.

Tentei várias soluções e nada, me falaram até que era o compressor "cansado". Quase troquei o mesmo.

Pois bem, depois de muito tempo resolvi o problema:

O problema era que a embreagem viscosa do ventilador do radiador estava fraca e o ventilador, apesar de aparentemente rodar normalmente, não aumentava a velocidade o suficiente para refrigerar o radiador principal quando o carro estava parado.

Como o sistema de arrefecimento do Jimny é superdimensionado, a temperatura do motor não aumentava (já andei com o radiador furado e a temperatura quase não mudou), mas o o radiador do ar condicionado mesmo com o eletroventilador dele ligado, não conseguia dar conta do recado.

Pois bem, bastou trocar a embreagem viscosa do ventilador principal que o problema desapareceu.

Fica aí a dica para quem tiver com o mesmo problema.

E atualizando outro problema que já vi em vários comentários, Ar condicionado congelando na estrada e até saindo gelo pela saída de ar, basta fazer uma limpeza no evaporador, pois quando fica muito sujo, a termo resistência que fica presa nele, não consegue "ler" que está frio demais e o evaporador congela.

Osman

Laranjinha
21/11/2019, 11:01
Durante muito tempo sofri com o seguinte problema: Bastava parar o carro que o ar ficava menos gelado e bastava pôr o carro em movimento que voltava ao normal.

Normalmente quando isso acontece é o eletroventilador do ar condicionado quebrado, porém o meu estava perfeito.

Tentei várias soluções e nada, me falaram até que era o compressor "cansado". Quase troquei o mesmo.

Pois bem, depois de muito tempo resolvi o problema:

O problema era que a embreagem viscosa do ventilador do radiador estava fraca e o ventilador, apesar de aparentemente rodar normalmente, não aumentava a velocidade o suficiente para refrigerar o radiador principal quando o carro estava parado.

Como o sistema de arrefecimento do Jimny é superdimensionado, a temperatura do motor não aumentava (já andei com o radiador furado e a temperatura quase não mudou), mas o o radiador do ar condicionado mesmo com o eletroventilador dele ligado, não conseguia dar conta do recado.

Pois bem, bastou trocar a embreagem viscosa do ventilador principal que o problema desapareceu.

Fica aí a dica para quem tiver com o mesmo problema.

E atualizando outro problema que já vi em vários comentários, Ar condicionado congelando na estrada e até saindo gelo pela saída de ar, basta fazer uma limpeza no evaporador, pois quando fica muito sujo, a termo resistência que fica presa nele, não consegue "ler" que está frio demais e o evaporador congela.

Osman

Valeu pela postagem!!

O meu tem esse problema de não gelar com o carro parado. Vou dar uma olhada nisso.