Ver Versão Completa : Tambores e sapatas foram trocadas e agora roda esquenta.
RicardoAvancine
14/11/2018, 19:59
Olá amigos do fórum! tudo em paz?
Deixei minha querida Sr5 2000 no mecânico para trocar tambor e sapata que estavam muito judiadas.
Na volta (5km?) quando estacionei na garagem senti o cheiro de coisa quente e logo toquei nas rodas traseiras que estavam BEM quentes, tive de tirar a mão rápido.
É a primeira vez que troco tambor e sapata.
Minha dúvida: É normal, num primeiro momento, ocorrer esse aquecimento? Estariam as peças "assentando"?
Caso esteja tudo certo: Ufa, nada a fazer!
Caso precise regular a sapata: Novas dúvidas...O sistema é do tipo "auto regulável" e eu já havia, no passado, tentado afastar a sapata da lona, mas não consegui pois o sistema "auto regulável" não me permitiu girar a catraca no sentido de afastamento.
Estou fazendo isso errado? Existe alguma manhã?
Obrigado!
Walter da Camper
15/11/2018, 10:43
Se você pagou para fazer um serviço, tem o direito de receber o carro em ordem.
A primeira coisa é voltar lá no profissional e mandar ele resolver.
E se não der certo e tiver que regular por conta própria ou levar em outro lugar, volte aqui e divulgue o nome e localização da oficina que prestou o mau serviço, se for o caso.
Assim ajuda aos colegas da região a não cairem em armadilha.
Sergio c
15/11/2018, 22:14
Deve ter deixado já estrangulado as lonas contra o tambor, o qual só após o um certo tempo irá normalizar. Volta na oficina e manda dar uma verificada novamente.
RicardoAvancine
19/11/2018, 17:00
Obrigado pelas respostas, agora vamos ao update.
Eu mesmo levantei no macaco e tive dificuldade de girar a roda na mão! Com um chave de fenda girei a catraca e afastei a sapata da lona até conseguir girar a roda, mas ainda sentir uma leve pressão dos freios sobre ela.
Achei ter resolvido o problema, só que não!
Logo de início o carro estava visivelmente mais solto, mas depois de um breve percurso ao voltar para casa o problema tinha voltado.
Como pode, depois de regulada, a sapata voltar a encostar no tambor?
Outra dúvida. Tivemos de trocar a válvula reguladora/estabilizadora de carga. Aquela pecinha que ajusta o quanto a traseira vai freiar de acordo com a carga na caçamba. Quando eu estava debaixo do carro vi que uma mangueira de freio não estava conectada nessa peça e a outra ponta dela (já perto do motor) também estava solta, ou seja, uma mangueira inteira estava inutilizada.
Não me lembro ao certo se a peça antiga tinha mais entradas para mangueiras ou se já estava solta. Alguém sabe como funcionam essas ligações?
É possível que exista ar no sistema?
Amanhã vou levar o carro de volta no mecânico e gostaria de estar mais por dentro do assunto.
Como sempre, obrigado pela ajuda!
:curtir:
Sergio c
19/11/2018, 22:21
Pelo que eu sei e posso dar uma olhada amanhã cedo, o cano de freio que vem do servo freio entra na parte da frente dessa válvula reguladora e das laterais dessa peça saem os canos, um de cada lado, indo para cada roda traseira. É um cano que passa pela válvula e se divide em dois.
RicardoAvancine
26/11/2018, 19:41
O mecânico me disse que ao regular o freio ele ficou levemente ativado e causou todo o problema. Culpa do funcionário....mas podia ter checado antes de entregar o carro né!
Agora fiquei sem resposta para a situação que descrevi acima -> Aliviei a sapata pela regulagem e tudo estava ok, depois de um tempo (horas) voltou a esquentar novamente. O motivo disso continua um mistério...
Ainda estou, praticamente, sem freio de mão. De acordo com o rapaz isso é normal ao trocar tambor + sapata e leva algum tempo para as peças assentarem, veremos.
Sobre a mangueira que agora está "sobrando". Ainda não sei ao certo sua função, talvez redundância por segurança?
Obrigado a todos,
um abraço.