PDA

Ver Versão Completa : Freio com hidrovácuo



ivanm
29/01/2004, 13:26
Pessoal;
Meu CJ5, equipado com freio à lona nas 4 rodas e hidrovácuo, está com um problema de travamento do sistema de freio traseiro. O travamento acontece na seguinte situação: pisando no freio, ele trava levemente e conforme continuo utilizando freio, ele fica cada vez mais travado. Para destravar tenho que abrir a tubulação das rodas traseiras.
Gostaria de saber se alguém tem alguma dica para que eu possa verificar o que pode estar acontecendo... Já troquei os burrinhos de freio + panelas + lonas e não obtive resultado.
Será que pode ter algum problema no cilindro mestre ou encanamentos (de cobre), caso positivo, como posso testá-los?
Grato,

leopoldo
29/01/2004, 17:34
Caro colega suicida.

Tubulação de cobre é expressamente proibida em freio.

Isso é só para geladeira. Tem que ser de AÇO, aquelas bi-cromatizadas.

Mas o seu problema deve ser a haste do servo que aciona o cilindro mestre.

Tem uma regulagem lá.

Com certeza a haste não dá a folga necessária e o fluido de freio não retorna.

Volta na oficina que fez esse monte de burrada e dá um kiko na cabeça do bagre.

ivanm
30/01/2004, 07:29
Leopoldo;
Já comprei o Jeep com esse "monte de burrada"... Vou arrumar eu mesmo.
Com é essa regulagem da haste do servo? O ajuste é simples?
:oops: Ah, quanto a tubulação, é a original do Jeep, é de aço bicromatizado mesmo, eu que escrevi besteira :oops:

Grato,

EduardoLang
30/01/2004, 08:31
Grande Ivan,


Não concordo que seu problema seja na haste do hidrovácuo, mas sim no cilindro mestre, porque se o problema fosse na haste do hidrovácuo, teria que trvar as quatro e não somente a traseira, pois ela aciona os dois pistões do cilindro mestre simultaneamente, é claro que isso se o seu cilindro mestre for duplo, senão aciona um pistão só, mas para as quatro rodas de uma só vez.

De qualquer forma, para se verificar isso, é bem fácil, basta voce soltar os parafusos/porcas que prendem o hidrovácuo ao cilindro mestre. Logo ali no meio vc já vai ver a haste do servo freio (também chamado de hidrovácuo). Verifique se existe uma pequena folga (coisa de milímetro) entre a haste e o êmbulo do cilindro mestre.

Na minha opinião, vc está com problemas é no cilindro mestre. Me diga uma coisa. Seu cilindro é duplo ou simples ? ? ?

Já que vc está disposto a arrumar vc mesmo, faça o seguinte:

Solte os encanamentos de freio do cilindro mestre e solte os parafusos que prendem ao servo. Em seguida, retire o cilindro mestre e em uma bancada/mesa faça o seguine:

Na parte traseira do cilindro, está uma cápsula côncova que recebe a haste do servo. Nela existe uma arruela de pressão. Retire a arruela e retire o êmbulo, note: cuidado que dentro existe uma mola que gera uma pressão para a saída do êmbulo, então tome cuidado para que o eixo do cilindro não saia voando quando vc retirar a arruela de pressão.

Feito isso, o cilindro está desmontado. Verifique se na parte interna do cilindro existem ranhuras, arranhões e verifique tambem o estado das borrachas internas, estas estão presas ao eixo do cilindro que vc retirou.

Caso vc verifique algo de estranho, TROQUE O CILINDRO MESTRE, não compre kits de reparos. Estamos falando de uma peça VITAL de seu veículo que irá garantir sua vida e de outros.

Aproveite que está desmontado e troco o óleo do sistema e utilize fluído de freio DOT 4, acho que esse é o maior que tem no mercado, mas de qualquer forma pergunte na auto peças se existe algum com DOT maior e se tiver coloque esse.

O DOT significa a capacidade de compressão e ebulição que o fluído suporta então quanto maior melhor. Não tente economizar com o freio, peque pelo excesso, afinal é sua vida, de seus ocupantes e de outros que estão na rua ! ! !

AH!!!!!!!

Me esqueci de uma coisa ! ! !

Vc falou que o freio a princípio não trava, mas que com o passar de sua utilização copeça a travar.

Verifique então se não existe um empenamento dos patins de freio, são aquelas peças em que as lonas são prezas, pois com a dilatação do material gerado pelo calor do atrito, pode ocasionar um travamento. Não credito muito nesta hipótese não, mas não devemos descartar nenhuma delas!!!! Afinal estamos tratando de um jeep que já possui alguns anos de estrada e não de carro zero km ! ! ! he he he he

Espero ter lhe ajudado e caso tenha alguma dúvida, é só gritar ! ! ! ou melhor TECLAR ! ! ! !

Se vc preferir, me mande uma MP (CORREIO) com o seu fone que eu te explico melhor, mas opte por postar aqui no fórum, pois dessa foram fica público à todos ! ! ! ! ! !


Forte abraço,


Edu

leopoldo
30/01/2004, 09:13
Eduardo,

Concordo com voce, mas pode ser sim só na parte traseira. Se o cilindro mestre foi instalado sem folga, o pistão do circuito traseiro já estava acionado quando foi apertado os parafusos.

Assim, o pistão do circuito traseiro já estava avançado e fechando a janela da cuba, mas o da dianteira não, afinal ainda não tinha fluido de freio para empurrar o dianteiro.

Assim, feito a sangria, a caca já estava feita.

Isso não exclui também corrosão travando o curso de retorno do pedal, mola de retorno do pistão quebrada, válvula interna travada, etc...

Mas isso é mesmo só as possibilidade e lógico, considerando um circuito duplo.

O certo é ele verificar toda a montagem do freio.

Voltamos à velha história....de quem adapretou.

Jeep Amarelo
31/01/2004, 02:17
TIVE O MESMO PROBLEMA QUE VC O PROBLEMA ESTAVA NA REGULAGEM DA HASTE DO HIDROVACUO CONFORME EU IA ANDANDO O FREIO ESTANCAVA TINHA OS 4 CILINDRO DAS RODAS NOVO HIDROVACUO NOVO O SEGREDO TAVA NA REGULAGEM, DEMOREI UM BOM TEMPO PARA ACERTAR E DESCOBRIR QUE ERA AI O PROBLEMA

31/01/2004, 02:30
OLA IVAN

REALMENTE O QUE O LEOPOLDO COMENTA TEM RAZAO DE SER,COMIGO ACONTECEU ISTO QUANDO PUS FREIO A DISCO NAS 4 RODAS E MANTIVE O CILINDRO ORIGINAL DO JEEP , MAS COMIGO A TRAGEDIA FOI MAIOR, DEVIDO A TEIMOSIA DESTE QUE ESCREVE, CONSEGUI FAZER A FURAL-75 QUEIMAR A JUNTA DO CABEÇOTE.

Pilatti
05/02/2004, 11:04
Pessoal,

Meu Jeep esta com hidrovacuo da Toyota, gostaria de saber se e normal o barulho (tipo de caminhao) ao freia, outra coisa percebi que enquanto faz o barulho ela nao funciona, isso ate a metado do curso do pedal +/- apos isso ele freia bem.. ate trava as rodas... Sera que e normal??

[]´s

EduardoLang
05/02/2004, 11:41
Grande Pilati,

Verifique se não existe folga na haste do pedal do freio e a cápsula do cilindro mestre. Caso exista, confeccione uma bala de ferro para suprir esta folga.


Consulte no fórum, que eu fiz uma esplanação bastante completa sobre essa possível folga.


Grato,


Edu

Pilatti
05/02/2004, 12:47
Grande Pilati,

Verifique se não existe folga na haste do pedal do freio e a cápsula do cilindro mestre. Caso exista, confeccione uma bala de ferro para suprir esta folga.


Consulte no fórum, que eu fiz uma esplanação bastante completa sobre essa possível folga.


Grato,


Edu

Obrigado, vou pesquisar! :D

Carlos Wochner
05/02/2004, 22:32
Olá pessoal
sou novo no grupo mas entendo um pouco de mecânica. Concordo com tudo que foi dito.
Gostaria de dar minha contribuição. Encontrei esta semana o site - http://ruralwillys.tripod.com/ - nele há muitas utilidades como por exemplo o Manual do Mecânico Willys que pode ser muito útil para quem quer fazer mesmo a mecânica de sua viatura. :D
Mãos à obra!

Luis Assis
05/02/2004, 23:40
Olá pessoal
sou novo no grupo mas entendo um pouco de mecânica. Concordo com tudo que foi dito.
Gostaria de dar minha contribuição. Encontrei esta semana o site - http://ruralwillys.tripod.com/ - nele há muitas utilidades como por exemplo o Manual do Mecânico Willys que pode ser muito útil para quem quer fazer mesmo a mecânica de sua viatura. :D
Mãos à obra!

Carlos, este manual, nós tb temos na área de Downloads... Dá uma passeada por lá que voce vai encontrar muita coisa legal...
[]'s
Gustavo

andretomasi
06/02/2004, 01:33
Pessoal,

A propósito, esse manual do mecânico do site da ruralwillys, está escaneado em 75 dpi :shock: , traduzindo, mesmo imprimindo em impressora laser, a qualidade é muito ruim.. se alguém tivesse o manual pra escanear melhor seria uma mão na roda-livre pra todos :lol: :lol:

[ ]´s tentando imprimir o manual de forma legível

Carlos Wochner
06/02/2004, 23:13
Gustavo; valeu a dica :D . Já baixei só ainda não consegui abrí-lo; deve ser o meu Zip de versão não-compatível.

Keko; tens razão, pra impressão a qualidade não fica boa, sem contar que é uma página por arquivo mas, pra consulta on-line (tira-dúvidas) gostei. :o

[]s
Carlos