PDA

Ver Versão Completa : T-Case Engesa F2 Ronca?



NeRo
29/01/2004, 11:47
Oi amigos!

Isso pode parecer uma pergunta besta... mas meu meca finalmente montou e testou a caixa de transferência do Boi...
Notou um ruído, ficou na dúvida, abriu e está verificando tudo...

Bom... eu nunca ouvi uma Caixa de F2 funcionando, a do F1 eu sei que ronca.
A pergunta é: A T-case do F2, quando acionada, produz algum ruído característico? Como ele soa?

Me ajudem pois já estou 2 semanas sem meu Boi e não sei se aguento mais 1. :)

[]s

Eduardo Chaves
29/01/2004, 15:11
NeRo,

Acho que só qdo dorme... hehehe... :lol: :lol: :lol:

Amigo vou ficar lhe devendo essa, por aqui nem Engesa F2 tem... :?

[]'s...

Pedro
29/01/2004, 20:29
NeRo,
O ronco da caixa de transferência do Fase 1 não se dá quando é acionada a tração....é o tempo todo, mas principalmente na estrada ou com velocidades maiores. Na trilha ou fora dela, o acionamento, ou melhor, o funcionamento não causa qualquer barulho estranho. Assim, acredito que tenha algum problema com a sua caixa.. :cry:
[]'s
(sem o Engesão há quase 5 meses....)

NeRo
29/01/2004, 21:35
Assim, acredito que tenha algum problema com a sua caixa..

Cara... nem fala isso... tô montando uma caixa nova :(

[]s

haundrich
30/01/2004, 19:04
Caro NeRO

No Ursus (engesa F2), a caixa só ronca quando utilizo a posição 4x4 engatada.

Ronca grosso, até gostoso de ouvir, se comparado com o ex-meu antigo Willys 65 (que o atual dono o tenha em boas mãos....snif....)

O barulho do meu é mais ou menos algo assim... a 30 por hora no barro...
....nhonmnhomnhonmnhom...

Com a 4x4 desengatada, vc não escuta mais nada do câmbio.

Espero isso seja normal. Pois também não sei se isso está certo. Mas nada como troca figurinhas..

E outra, lembrei agora: A alavanca da caixa de transferência do meu, quando em 4x2 para cima, se vc força um pouco além para cima, ela cede, e depois acaba voltando para posição original . Mas não se escuta nada de diferente. Chega ser esquisito essa possibilidade de alavanca ir mais para cima. Não sei o que pode ser feito...

[ ] engatados
Flávio

Eduardo Velo
31/01/2004, 13:04
Pessoall o q faz a cx roncar são os dentes retos das engrenagens , nos mais antigos todos são com dentes retos e fazem romromrom mesmo , tem q acostumar ou trocar por uma clark mais recente , fazer o q ...
Tem 1 colega com 1 F1 q chia um monte por causa do ronco , já tentou colocar um monte de porcaria pra cobrir , mas só ameniza ...
O meu não ronca a cx , mas os BFs e o Perkinho juntos fazem inveja pro Ramones ...

[]s roncados ...

haundrich
31/01/2004, 14:16
Caro Eduardo

Sua caixa de transferência não dá uma roncadinha quando em 4x4?
Quem ronca no F1? caixa de transferência ou caixa de câmbio?

[ ]'s só tentando esclarecer..

Eduardo Chaves
31/01/2004, 14:36
Flávio,

No F1 é a Caixa de Transferência quem ronca, aliás a minha está assobiando quando não estou tracionando na estrada por exemplo, que é de deixar surdo... :shock:

Alguém tem alguma opinião à respeito ?

[]'s com EPI's... :wink:

Eduardo Velo
31/01/2004, 15:06
Caro Eduardo
Sua caixa de transferência não dá uma roncadinha quando em 4x4?
Quem ronca no F1? caixa de transferência ou caixa de câmbio?
[ ]'s só tentando esclarecer..

Ronca qdo uso 4x4 pq a cx de 4x4 usa dentes retos que são mais resistentes , mas a cx de transferencia não pq tem dentes helicoidais .

[]s...

haundrich
31/01/2004, 15:09
Flávio,

No F1 é a Caixa de Transferência quem ronca, aliás a minha está assobiando quando não estou tracionando na estrada por exemplo, que é de deixar surdo... :shock:

Alguém tem alguma opinião à respeito ?

[]'s com EPI's... :wink:

he he he caro Eduardo Chaves.. com EPI's.. essa foi boa..!

Vc falou da sua caixa assoviando e me lembrei disso:

Eu andei testando a minha caixa de transferência no barro,numa estrada de terra roxa, retão no meio das sojas, tava um sopa de lama, e fui..., 40 por hora, 50 por hora, 60 hora, nhonhonhonhomm, e tudo vai bem... 70km quase 80km/h, e aeh escutei que começou a roncar mais fino, quase assoviando... Daeh reduzi...

Como eu sei que a maioria do sistemas de tração não suportam mais do que 60km/h (a não ser esses novos aeh)não sei é esse o caso.. parecia que as engrenagens não molhavam mais no óleo, sei lá..

Não sei se o engesa tem esse limite... deve ter...

Como não tem nenhum engesa aqui na região, a gente tem por saber as impressões aqui no fórum..
[ ] roncados
Flávio

NeRo
01/02/2004, 08:31
No F1 é a Caixa de Transferência quem ronca, aliás a minha está assobiando quando não estou tracionando na estrada por exemplo, que é de deixar surdo...

Alguém tem alguma opinião à respeito ?

Assobiando (agudo... fiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii) ou roncando (grave.... nhóooooooooooommmm)... :-D

Assobiando eu não sei... mas roncando é normal e me disseram que chega a ser insuportável...

NeRo
01/02/2004, 08:35
Como eu sei que a maioria do sistemas de tração não suportam mais do que 60km/h (a não ser esses novos aeh)não sei é esse o caso.. parecia que as engrenagens não molhavam mais no óleo, sei lá..

Não sei se o engesa tem esse limite... deve ter...


Tem sim amigo...
O Manual não especifica a velocidade mas pede para se evitar a tração dianteira em altas velocidades e terrenos firmes...
Acho que pra usar a 4x4 a mais de 60km... só num Rally :-D

[]s

NeRo
01/02/2004, 09:20
Fala pessoar!

O meca achou o problema... uma das engrenagens veio 1 milimetro menor do que deveria... essa era a razão do barulho...

[]s
NeRo

haundrich
01/02/2004, 11:40
Fala pessoar!

O meca achou o problema... uma das engrenagens veio 1 milimetro menor do que deveria... essa era a razão do barulho...

[]s
NeRo

Opa , Beleza Nero, vamu botar o Boi para mugir, digo, roncar..he he he he

Me diz, qual das engrenagens veio pequena?
Ficou pequena no diâmetro? ou na altura dos dentes?

[ ] engeseiro
Flávio

NeRo
01/02/2004, 13:23
Oi amigo!

Não sei dizer qual das engrenagens estava menor, mas veio menor no diâmetro total, a antiga, mesmo comida, passava justa na entrada da caixa.

[]s

LuirRR
26/02/2004, 11:05
Apenas com o intuito de colaborar com quem nao possui Engesa para comparar...

A caixa de transferencia do F1 ronca, cfe descrito, mesmo sem engatar a tracao, em velocidades superiores a 50-60 Km/h, e à medida que essa veloc. aumenta, o ruido é mais agudo (aos 80 parece um porco gritando, ficando mesmo dificil conversar na cabine....)

Ha duas possiveis solucoes;

1- existe um jogo de engrenagens para essa caixa disponivel em kit por uma empresa paulista (vou checar o nome!!), que atenua bastante o ruido, mas nao o elimina, so comeca a ficar mais aparente acima dos 100Km/h.
2- mudar a T-case para uma de Toyota ou de Land-Rover (tenho um colega que mudou ambas as caixas, por ja ter o motor diesel, e ficou realmente bom)

Isolamento acustico no chao adianta pouco, pelo menos os que fizeram assim o dizem....

Abracos
Luis

Zé Buscapé
04/07/2006, 12:32
Caro Luis,

Vc tem o telefone desta empresa em Sp que fabrica este Kit de engrenagens para o F1?

Pessoal,
1 - Vocês sabem se existe desenvolvido engrenagens de dentes Helicoidais para a T-case do F1 ou se já foi tentado por alguém?
2 - E se há interesse dos donos das VTR´s por este desnvolvimento?

Abraços
Renato


Apenas com o intuito de colaborar com quem nao possui Engesa para comparar...

A caixa de transferencia do F1 ronca, cfe descrito, mesmo sem engatar a tracao, em velocidades superiores a 50-60 Km/h, e à medida que essa veloc. aumenta, o ruido é mais agudo (aos 80 parece um porco gritando, ficando mesmo dificil conversar na cabine....)

Ha duas possiveis solucoes;

1- existe um jogo de engrenagens para essa caixa disponivel em kit por uma empresa paulista (vou checar o nome!!), que atenua bastante o ruido, mas nao o elimina, so comeca a ficar mais aparente acima dos 100Km/h.
2- mudar a T-case para uma de Toyota ou de Land-Rover (tenho um colega que mudou ambas as caixas, por ja ter o motor diesel, e ficou realmente bom)

Isolamento acustico no chao adianta pouco, pelo menos os que fizeram assim o dizem....

Abracos
Luis

Robinson
04/07/2006, 13:39
Zé Buscapé,

Eu sei que a Rota 4x4 tem um kit de engrenagens (www.rota4x4.com.br), mas estive conversando com o Igor e ele me disse que não é garantido que o ronco vai sumir se trocar as engrenagens. Ele me disse que as engrenagens do F1 já são helicoidais (eu nunca desmontei pra ver) e ele acha que o motivo do ronco é que as 3 engrenagens sempre estão em funcionamento. Alguns casos o ronco desaparece quando troca as engrenagens, mas tem casos que só diminui um pouco.
Eu acho que não vale a pena mexer se não está apresentando nenhum problema, mas em todo caso, o telefone do Igor é 11 6971 0588.

Abraços,

Robinson
Engesa F1

rodrigo camper
05/07/2006, 07:35
Nhooooooo... NHiiiiiiiiiiiii Nenenneenennnn me fale, um amigo adptou uma transf de mercedes em uma D-20, v/cs não sabem oque e barulho não tinha som que disfarçava axé, pop rochk todos viajavam calados porque após 2 horas de viagem estavão todos rocos de tanto gritar para converçar.
Solução o louco tirou todas as engrenagem colocou no torno e fez um corte no meio delas, montou tudo e revestiu a transf. com espuma sintética como se fosse um croquete. Quase batemos nele!!!
Máis o pior e que deu certo o ruido diminuio muito...

Não faça isso no engesa. E só um comentário OK...

SJKCaio
05/07/2006, 14:58
Lá vai meus 0,02 centavos de quem já teve essa t-case do F1..........

A t-case do F2 tem a tal da engrenagem "louca" que quando não está com 4X4 acionado não gira todo o conjunto, senão ia fazer gritar do mesmo jeito.

Uma parte do barulho é vibração do conjunto que passa para dentro da cabine.
Isole as articulações do cambio com arruelas de naylon, P.P,etc... qq material que amorteça a vibração.Melhorou muito..........
Aperte todos os coxins da t-case e do cambio ou troque, não são caros.

Aquele aditivo de óleo não lembro o nome tb ajuda mas mutio pouco, usei e não vi diferenças significativas.
Embrulhar a caixa pode e vai juntar barro e água podendo corroer a dita cuja com o tempo.
Depois de feito isso ficou suportável o barulho.........