PDA

Ver Versão Completa : Instabilidade Direcional no T4



Páginas : [1] 2

Policarpo
02/05/2006, 21:26
Pessoal a pergunta que faço p/ os companheiros proprietários de T4 é: instabilidade direcional é comum nessa viatura? O que chamo de instabilidade direcional é a necessidade de pequenas correções no volante p/ correção de trajetória, principalmente em acelerações fortes e curvas acentudas.

Grande abraço.

Wallace
03/05/2006, 10:38
Voce esta comprando com um carro de rua ou com outro jipe?

SILVIO P.
03/05/2006, 19:31
Pessoal a pergunta que faço p/ os companheiros proprietários de T4 é: instabilidade direcional é comum nessa viatura? O que chamo de instabilidade direcional é a necessidade de pequenas correções no volante p/ correção de trajetória, principalmente em acelerações fortes e curvas acentudas.

Grande abraço.
NÃO SEI O ANO DE SEU TROLLER, MAS TENHO UM 2002 E NÃO ACHO TÃO INSTAVEL ASSIM, NÃO QUE SEJA AQUELA MARAVILHA DE ESTABILIZAÇÃO, MAS TALVEZ NÃO ESTEJA ACOSTUMADO COM ELE AINDA, A DIREÇÃO NÃO VOLTA SOZINHA APÓS UMA CURVA , TEM Q AJUDAR ELA. MAS É UM EXELENTE JIPE/CARRO.

:parede: OBS: VERIFIQUE O AMORTECEDOR DE DIREÇÃO.

tstrakos
04/05/2006, 13:39
isso deve ser por causa do caster que não deve ser muito positivo, não???

SILVIO HENRIQUE
24/05/2006, 17:23
Esse troller é novo? Pergunto porque quando peguei o meu tambem achei isso, depois de uns 200km os pneus gastaram um pouco ele ficou bom ,tanto que solto a direção no plano e ele segue direto. :D :D

Elmer_Jeep
26/05/2006, 10:54
isso deve ser por causa do caster que não deve ser muito positivo, não???

BINGO :!:

Estive lendo esses dias no MSN AUTO uma matéria sobre o troller 2006 onde dizia que o caster é positivo e nas saídas de curva a necessidade de corrigir a trajetória.

[]'s

mausl
26/05/2006, 13:06
acho q sinto isso no meu

Policarpo
28/07/2006, 08:27
Pessoal, meu Troller é 2004, está com 21.000km, ele é novinho! Estou preocupado com o que noto no comportamento direcional dele. Já verifiquei os terminais, amortecedores, ponteiras, buchas da suspenção,....
Em uma reta se eu soltar a direção ele continua reto sem problemas...mas quando acelero forte ele navega a frente, principalmente quando está com lotação completa (05 pessoas)...desconfio de folga no setor...quando parado reparo uma certa folga (mas não sei se normal p; o Troller)...Já andei em outro T4 e o problema não existe....Já levei na autorizada Troller e eles não descobriram nada...
Preciso de ajuda!
Grande abraço.

almoraes
28/07/2006, 10:55
Folga nas buchas da barra panhard!!!!

Pode verificar!!

[ ]'s

Fábio
28/07/2006, 16:12
Com certeza, vai na dica do André.

Quanto a "instabilidade" proposta do tópico, foi algo qu eme assutou bastante antes de eu comprar meu T4, pois era uma coisa que me incomodava muito na Camper.

Depois de 6000km rodados o que posso dizer é que é o jipe mais estável que já tive (não foram poucos) e que se algum T4 apresenta problemas, ou foram falhas de montagem ou falta de alguma manutenção.

[]´s

equipeminas4x4
28/07/2006, 16:25
Olhei na lista de peças Troller, mas o cara da auto-peças não consegue achar pelo nº q tem lá. Alguém sabe maiores detalhes de qual bucha usar na panhard dianteira???

Não sei se já perceberam isso na barra de direção do Troller 2001. Mas se vc mexer na barra, o giro que o pivô permite, não é folga, é normal isso, acaba permitindo que a barra principal gire um pouco. Ela girando, acaba girando a barra menor. Nisso as rodas saem do alinhamento. É pouca coisa, mas é perceptível isso. Não sei se to ficando doido, ou se o fato da barra estar um pouco empenada aumenta esse efeito, mas que le exeiste existe. Se alguém puder verificar isso seria bom. Se não der pra virar ela com a mão, tenta com uma alavanca, só pra ver se esse efeito existe realmente.

[]´s

Policarpo
29/07/2006, 09:45
Pessoal vou verificar as buchas da barra Panhard...Tomara que seja isso pois esse é o único incômodo que o Jeep está me dando...o resto tá perfeito...Sempre tive jeeps mas esse é meu primeiro Troller. Essa navegação na dianteira está me incomodando...

De qualquer forma também vou verificar o setor...

Apenas mais uma pergunta: quando o carro está com 05 pessoas seu comportamento fica bem diferente...isso também ocorre nos seus T4?

Obrigado pelas dicas!

Vaccari
03/08/2006, 00:03
Também tenho notado quando comprei o meu que ele esta um pouco dançarino , meu mecanico me disse que tenho que trocar os amortecedores!! o carro ta com 75000 de km , mas não tem nenhum vazamento neles, consegui um modelo da cofap por 120,00 novo será que tá no preço??

Vaccari

Fábio
03/08/2006, 08:33
Apenas mais uma pergunta: quando o carro está com 05 pessoas seu comportamento fica bem diferente...isso também ocorre nos seus T4?


Não sinto mudança alguma. Vale lembrar que meu T4 é 2003 está com apenas 20.000km e nada de lama (ainda rs)

[]´s

Fábio
03/08/2006, 10:28
Também tenho notado quando comprei o meu que ele esta um pouco dançarino , meu mecanico me disse que tenho que trocar os amortecedores!! o carro ta com 75000 de km , mas não tem nenhum vazamento neles, consegui um modelo da cofap por 120,00 novo será que tá no preço??

Vaccari

Vaccari,

Amortecedores não estragam só quando tem vazamentos. Aliás em geram esse é o tipo de fadiga menos comum de acontecer: No geral eles vão perdendo a ação devido ao uso mesmo.

Quanto aos R$ 120,00 o preço tá bom!

[]´s

equipeminas4x4
06/10/2006, 09:58
Ressuscitando o tópico.

Tinha um grave problema de instabilidade no meu Troller 2001 Fase 2. Eu estava ficando fulo da vida, trocava ponteira de direção, os pivôs do "telefone" estavam sem folga nenhuma, da barra panhard tb ok.
Resolvi olhar com mais atenção pra porcaria da barra, qd percebi que aquilo não tem solução. A barra que liga a caixa de direção ao munhão direito não é o problema. O problema é q a barra que liga a roda esq. à esta barra, é muito curta. Puta projeto mal feito duk7. O que acontece qd a suspensão abre e fecha??? A tendência é a roda esq. abrir e fechar sem parar, devido ao raio que esta barra percorre. Olhei o Troller mais novo e essa barra q liga a roda esq. é um pouco maior, mas o problema com certeza não foi resolvido.

Resolvi então partir para uma barra de direção completamente nova. Usando ponteiras de Willys nakata, que custam 38 reau cada, a 1ª coisa foi ligar uma roda direto na outra, como a maioria dos 4x4 do mercado, pra não ter mais essa coisa de uma roda virar separada da outra. Depois foi só arrumar um lugar pra fixar a barra de direção, na barra que liga as 2 rodas.

Problema resolvido. Inacreditável como o carro ficou estável. Nem parece que é um jipe. :dance: :dance: :dance: :dance:

[]´s

MARCEL

Policarpo
08/10/2006, 23:35
Marcel, já verifiquei a Panhard, terminais de direção, amortecedores e até o setor de direção...tá tudo perfeito! E continuo com uma certa instabilidade direcional no "Bicho"...
Seus comentários fazem sentido. Meu Troller é 2003/2004 e não sei se a tal barra é realmente menor, o que segundo seus comentários leva ao problema.
Vou verificar com mais detalhes e ver se posso fazer a mesma alteração que vc fez...
Valeu mesmo! O Jeep é excelente tirando-se esse "probleminha" da direção.
Estou correndo atrás da resolução desse problema...

equipeminas4x4
09/10/2006, 09:44
Policarpo,

Mesmo a barra maior não elimina a instabilidade. Ligando uma roda diretamente à outra, elimina-se o problema delas se movimentarem independentes, o que já traz uma melhora considerável.
Viajei neste findi e o carro ficou perfeito na estrada. :dance: :dance: :dance:

[]´s

m.vinicius
20/02/2007, 08:31
...mas quando acelero forte ele navega a frente, principalmente quando está com lotação completa (05 pessoas)....

galera, 5 pessoas na traseira, ligeiramente fora do eixo traseiro até trator levanta a frente. se equilibra o carro com um guincho mais pesado, ou não carega 3 na traseira. 3 adultos na traseira do troller ou cj 5 é a mesma coisa levanta a dianteira e tem tendências a passarinhar de frente!

m.vinicius
20/02/2007, 08:33
galera desculpe reativar o tópico, mas eu estava em "pesquisar" e me deparei com este assunto muito interessante.
abraços

pcervieri
20/02/2007, 14:21
Ressuscitando o tópico.

Tinha um grave problema de instabilidade no meu Troller 2001 Fase 2. Eu estava ficando fulo da vida, trocava ponteira de direção, os pivôs do "telefone" estavam sem folga nenhuma, da barra panhard tb ok.
Resolvi olhar com mais atenção pra porcaria da barra, qd percebi que aquilo não tem solução. A barra que liga a caixa de direção ao munhão direito não é o problema. O problema é q a barra que liga a roda esq. à esta barra, é muito curta. Puta projeto mal feito duk7. O que acontece qd a suspensão abre e fecha??? A tendência é a roda esq. abrir e fechar sem parar, devido ao raio que esta barra percorre. Olhei o Troller mais novo e essa barra q liga a roda esq. é um pouco maior, mas o problema com certeza não foi resolvido.

Resolvi então partir para uma barra de direção completamente nova. Usando ponteiras de Willys nakata, que custam 38 reau cada, a 1ª coisa foi ligar uma roda direto na outra, como a maioria dos 4x4 do mercado, pra não ter mais essa coisa de uma roda virar separada da outra. Depois foi só arrumar um lugar pra fixar a barra de direção, na barra que liga as 2 rodas.

Problema resolvido. Inacreditável como o carro ficou estável. Nem parece que é um jipe. :dance: :dance: :dance: :dance:

[]´s

MARCEL

E ai Marcel, tudo bem?

Tenho um T4 2006, e acho que ainda exite esse problema.
Recentemente estive na Transparana, correndo o Raid, percebi que quando passava uma curva de nivel, ou um quebra molas em velocidade mais alta, o carro dava uma guinada para a direita.

Essa modificacao resolveu o seu problema? Pode passar mais detalhes?

1 []

equipeminas4x4
22/02/2007, 10:35
Cara, o problema do meu Troller, resolveu sim. Ainda preciso trocar as buchas da barra panhard, mas o carro tá excelente para viagens. O sistema num tem segredo. Vc pode até comprar aquele kit de pontas de direção do Willys q vende no mercado livre, ae fabrica uma barra que liga de uma roda à outra e uma barra q vai da caixa de direção até a ponteira q é fixa na roda direita. O segredo é ligar uma roda direto na outra, ae vc garante maior estabilidade.

[]´s

pcervieri
26/02/2007, 00:39
Vou fazer esse esquema.

Se tiver uma foto, manda ai.


[]'s estabilizados

FABIO RODRIGUES
26/02/2007, 07:50
ola a todos,

fiz recentemente uma viagem a bahia,em um troller 05, e percebi o quanto e dificil dirigir um troller na estrada a mais de 100 km/h. apesar de ter motor suficiente para andar mais!!! o sistema de direcao com certeza nao acompanha o "power train"dele .a instabilidade e muito grande, e vc passa o tempo inteiro da viagem ,segurando o carro, literalmente no braco!!! mesmo com asfalto perfeito!!! se conseguirem realmente resolver esta "caracteristica" do troller acho que vai ser a melhor mudanca que o troller pode sofrer para trafegar em estradas(asfaltadas)!!! postem noticias das alteracoes.....!!!!

...eis que surge uma luz no fim do tunel...

FABIO RODRIGUES
26/02/2007, 08:01
eu ja reparei , com o carro parado, olhando de frente para ele, que uma roda fica apontada para frente enquanto a outra fica ligeiramente deslocada para fora como se a direcao estivesse estersada para fora!!! nao sei se fui claro!!!...... mais e como se uma roda quisesse ir para frente e a outra para o lado!!! sera que isso acontece em outros jipes ou e so no troller???!!! .....


....eis que surge uma luz no fim do tunel...

Ricardo Bambhoo
26/02/2007, 08:49
eu ja reparei , com o carro parado, olhando de frente para ele, que uma roda fica apontada para frente enquanto a outra fica ligeiramente deslocada para fora como se a direcao estivesse estersada para fora!!! nao sei se fui claro!!!...... mais e como se uma roda quisesse ir para frente e a outra para o lado!!! sera que isso acontece em outros jipes ou e so no troller???!!! .....


....eis que surge uma luz no fim do tunel...

Po Fabio ! Com R$ 15,00 voce resolve seu problema: alinhamento de direção...

[]'s

equipeminas4x4
26/02/2007, 09:36
Achei....

O kit de direção é esse aqui:

Vc coloca esse pivô "duplo" na roda direita. A barra q sai da caixa de direção, liga nesse furo, usando outro pivô. Essa barra precisa ser fabricada usando 1 pivô rosca di. e outro rosca esq. pra permitir regulagem. Fabrica uma barra nova, que vai ligar no pivô da roda esquerda, tb rosca dir. e rosca esq. Pronto, vc tem um sistema de direção melhor e mais barato q o do Trolha.

O link do ML é esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-50363266-kit-terminal-direco-reforcado-willys-_JM


[]´s

equipeminas4x4
26/02/2007, 09:38
O tel. do vendedor é:
Rodrigo Peres
f.: 19 3295.8880

[]´s

FABIO RODRIGUES
26/02/2007, 15:16
Po Fabio ! Com R$ 15,00 voce resolve seu problema: alinhamento de direção...

[]'s


fala bambhoo tudo blz?

e a rapaziada ai? animada pra trilha ??? vai rolar madeirite d novo em marco vamos??? com relacao ao alinhamento, cara aqui no rio e fota, os caras veem jipe, acham q da trabalho e falam que o alinhamento ta bom q jipe e assim mesmo!!!... ainda mais com 33" na melhor das hipoteses e culpa dos pneus .....etc e tal... vou acabar acreditando!!!!


um abraco

Daniel Castanho
16/03/2007, 19:25
Resolvi então partir para uma barra de direção completamente nova. Usando ponteiras de Willys nakata, que custam 38 reau cada, a 1ª coisa foi ligar uma roda direto na outra, como a maioria dos 4x4 do mercado, pra não ter mais essa coisa de uma roda virar separada da outra. Depois foi só arrumar um lugar pra fixar a barra de direção, na barra que liga as 2 rodas.

Problema resolvido. Inacreditável como o carro ficou estável. Nem parece que é um jipe. :dance: :dance: :dance: :dance:

[]´s

MARCEL

Marcel,
Pelo pouco que eu entendo disso, acho que voce está certíssimo.
Estou pensando seriamente em fazer este teste!
Voce não tem fotos desta adaptação? Compartilhe isso para o Forum! ... ou voce vai querer patentear! Rssss!!
Abraço,
Daniel

equipeminas4x4
20/03/2007, 10:35
Daniel,

Sistema de direção não é uma coisa que se saia vendendo por ae. Até cheguei à fazer orçamentos para tal, mas preferi fazer só pra uso próprio.
Num tenho fotos da adaptação, mas se tivesse visto estas ponteiras antes, teria usado elas. A minhão solução é similar, mas utiliza mais peças. Vc só precisará fazer 2 barras com rosca dir/esq nas pontas, pra montar as ponteiras. Simples pra K7.

[]´s

abreu
22/03/2007, 12:51
Realmente o Troller gosta de passear um pouco na pista, eheheee...
Mas eu até gosto, ele fica fazendo sempre um charmezinho para andar em linha reta...

Isso de quando a suspensão se movimenta a roda direita dá uma leve dobrada para a direita é pura verdade!
Eu noto muito isso quando venho fazendo uma curva com pé topado no acelerador (o que faz a frente do carro levantar) e depois solto o pé no meio da curva (fazendo com que a frente o carro abaixe) ele puxa de leve para a direita, mesmo sem eu mexer o volante...

Mas sério mesmo, isso não me encomoda não. No começo sim, mas agora já estou acostumado. Tando que quando ando em um carro sem essa folguinha na direção, fico aperriado, indo de um lado para o outro da pista, pois no Troller estou acostumado a sempre "balançar" um pouco o volante.

Eu ando bem até 120Km/h... Acima disso só em alguns poucos momentos de insanidade, em trechos planos, retos sem muitos perigos.
O bom mesmo é fazer curvas fechadas de média velocidade, tipo fazer uma rotunda aquelas a uns 60Km/h em que os pneus entram em uma sinfonia sem fim com o asfalto, mto massa! Pessoal de carro pequeno olha de bobeira pensando em como é que um Troller consegue fazer um curva naquela velocidade!

Abraços.

FABIO RODRIGUES
22/03/2007, 14:40
Realmente o Troller gosta de passear um pouco na pista, eheheee...
Mas eu até gosto, ele fica fazendo sempre um charmezinho para andar em linha reta...

Isso de quando a suspensão se movimenta a roda direita dá uma leve dobrada para a direita é pura verdade!
Eu noto muito isso quando venho fazendo uma curva com pé topado no acelerador (o que faz a frente do carro levantar) e depois solto o pé no meio da curva (fazendo com que a frente o carro abaixe) ele puxa de leve para a direita, mesmo sem eu mexer o volante...

Mas sério mesmo, isso não me encomoda não. No começo sim, mas agora já estou acostumado. Tando que quando ando em um carro sem essa folguinha na direção, fico aperriado, indo de um lado para o outro da pista, pois no Troller estou acostumado a sempre "balançar" um pouco o volante.

Eu ando bem até 120Km/h... Acima disso só em alguns poucos momentos de insanidade, em trechos planos, retos sem muitos perigos.
O bom mesmo é fazer curvas fechadas de média velocidade, tipo fazer uma rotunda aquelas a uns 60Km/h em que os pneus entram em uma sinfonia sem fim com o asfalto, mto massa! Pessoal de carro pequeno olha de bobeira pensando em como é que um Troller consegue fazer um curva naquela velocidade!

Abraços.



ABREU,



MUITO BOA SUA DESCRICAO DO QUE E GUIAR UM TROLLER,UM BAITA MOTORZAO E ESSA DIRECAO "BOBA" .APESAR DE JA TER O MEU A MAIS DE UM ANO, SO AGORA , NAS ULTIMAS DUAS SEMANAS E QUE PRECISEI USA-LO DIARIAMENTE, POIS A VIATURA OFICIAL ESTA EMPRESTADA. E COMO RODO EM TORNO DE 120KM POR DIA ENTRE IR E VIR DO TRABALHO E SEMPRE EM VIAS EXPRESSAS AGORA E QUE POSSO DIZER QUE PEGUEI A MANHA DE FAZER CURVAS COM ELE!!!..... MAIS SE A DIRECAO FOSSE MAIS PRECISA, ACHO QUE SERIA MAIS PREZEROSO GUIA-LO NESTAS CONDICOES. MESMO SABENDO QUE LUGAR DE JIPE E NA TERRA. SE O MARCEL DESSE MAIS DICAS:concordo: DAS MUDANCAS QUE ELE FEZ NO CARRO DELE, ACHO QUE ESTUDARIA COM MUITA ATENCAO ,ALGUMA MODIFICACAO NO SISTEMA DE DIRECAO SIM :!: POIS SINTO FALTA DE MAIS PRECISAO NA DIRECAO DO JIPAO. MAIS QUE O PESSOAL NA RUA NAO ENTENDE COMO JIPE FAZ CURVA COMO CARRO PEQUENO AH ISSO E VERDADE:palmas: :palmas: :palmas:

equipeminas4x4
22/03/2007, 15:36
Pô Fábio, tá de sacanagem comigo né???? Mais detalhes???? Só faltou eu fabricar o kit... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Compra aquele jogo de ponteiras reforçadas. Monta a que tem 2 furos na roda direita, já com 1 ponteira rosca esq. presa nela. As outras 2, que são rosca dir., vc monta 1 na roda esquerda e outra no braço pitman. Mede o comprimento das 2 barras e manda fabricar. Simples, rápido e mais eficiente que essa que eu fabriquei. :concordo: :concordo: :concordo:

[]´s

equipeminas4x4
22/03/2007, 16:05
Pra facilitar ainda mais a vida de quem tá pensando em fazer essa barra de direção.

[]´s

equipeminas4x4
22/03/2007, 16:06
o desenho é a vista por cima das barras de direção.

FABIO RODRIGUES
22/03/2007, 21:55
Pô Fábio, tá de sacanagem comigo né???? Mais detalhes???? Só faltou eu fabricar o kit... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Compra aquele jogo de ponteiras reforçadas. Monta a que tem 2 furos na roda direita, já com 1 ponteira rosca esq. presa nela. As outras 2, que são rosca dir., vc monta 1 na roda esquerda e outra no braço pitman. Mede o comprimento das 2 barras e manda fabricar. Simples, rápido e mais eficiente que essa que eu fabriquei. :concordo: :concordo: :concordo:

[]´s




GRANDE MARCEL!!!!,




VALEU MESMO PELAS INFORMACOES,JA ACHEI AS PONTEIRAS LA NO ML,VOU TRAZER-LAS PRA CA E INICIAR ESTE PROCESSO BREVEMENTE ,POIS ESTA CARACTERISTICA DO TROLLER ME INCOMODA BASTANTE. DEPOIS DIGO COMO FICOU!!!




UM GRANDE ABRACO!!!!

Policarpo
03/04/2007, 07:02
Quando iniciei esse tópico pensava que apenas meu T4 tinha instabilidade direcional...mas agora sei que tenho mais companheiros...
Procurei pessoalmente o Marcel em BH e pude dirigir o T4 já com o novo sistema de barras de direção e a melhora é notável!
Marcel, agradeço pela dica e pela paciência em me receber e mostrar a adaptação.

Já comprei os terminais reforçados no ML e as 2 novas barras estão quase prontas. Depois do feriado o "bicho" já estará com o novo sistema powered by Marcel. Cara seu croqui do sistema ficou excelente!

Realmente não sei porque a Troller ainda continua produzindo os T4 com o sistema de direção atual...simplesmente não faz sentido!!!

Grande abraço a todos! E boas trilhas...quando o meu tiver pronto posto as fotos e faço mais comentários!!!

abreu
03/04/2007, 12:38
Quando iniciei esse tópico pensava que apenas meu T4 tinha instabilidade direcional...mas agora sei que tenho mais companheiros...
Procurei pessoalmente o Marcel em BH e pude dirigir o T4 já com o novo sistema de barras de direção e a melhora é notável!
Marcel, agradeço pela dica e pela paciência em me receber e mostrar a adaptação.

Já comprei os terminais reforçados no ML e as 2 novas barras estão quase prontas. Depois do feriado o "bicho" já estará com o novo sistema powered by Marcel. Cara seu croqui do sistema ficou excelente!

Realmente não sei porque a Troller ainda continua produzindo os T4 com o sistema de direção atual...simplesmente não faz sentido!!!

Grande abraço a todos! E boas trilhas...quando o meu tiver pronto posto as fotos e faço mais comentários!!!

Cara, posta fotos das peças prontas tb, sem estarem instaladas no carro, com as medidas as peças e detalhes! Ai fica mais fácil para cada um de nós mostrar aos nossos torneiros e fazer tambem esse esquema!

Aguardo!

Abraços.

spy_miami
03/04/2007, 20:31
Esse post e otimo, tenho um 1999 , 68.000km e rodei 1000 km neste final de semana de sexta a segunda, roda como um jeep, mas sem folga alguma.

Mesmo quando parado nao a qualquer folga na barra de direcao, acho que as buchas da barra sao tudo

abs
Fabio

Policarpo
06/04/2007, 09:20
Abreu,

Na segunda o trabalho de abertura das roscas na nova barra começará a ser realizado.

Vou providenciar as fotos...vou tentar mostrar o passo a passo...

Grande abraço pessoal!!!

AKPG
06/04/2007, 19:26
Abreu,

Na segunda o trabalho de abertura das roscas na nova barra começará a ser realizado.

Vou providenciar as fotos...vou tentar mostrar o passo a passo...

Grande abraço pessoal!!!
Policarpo,
Faz isso pela gente. Vai ajudar bastante.
Obrigado e boa sorte.

Joao Henrique Kffuri
22/04/2007, 20:53
Policarpo .... e aí, montou a nova barra!?
Estou ansioso para saber se este esquema funciona mesmo pra valer e fazer o mesmo no meu.
Abraço
Joao

Joao Henrique Kffuri
27/04/2007, 10:45
E ai pessoal, alguem mais ja testou esta alteração na barr, estou curioso para saber dos resultados a fim de mudar a minha tambem...
abrs.
jk

AKPG
27/04/2007, 12:50
João,
Também continuo na expectativa para saber sobre a solução para este problema.

Um abraço,

abreu
27/04/2007, 14:25
Essa semana troquei os terminais de direção do meu.
Os 2, tanto o de rosca quanto o da barra.

Melhorou 90% do "problema"... Os 2 estavam com folga...
Agora já dá para andar a 120 sem sair da faixa da esquerda...
Hehehe, no máximo passando por cima da linha da faixa...

Kkkkk, muito melhor que antes, que a 120 eu tinha que usar umas 2 faixas da pista! kkkkkkk...

Abraços!

Policarpo
28/04/2007, 19:46
Pessoal, o novo conjunto já está pronto. (Ufa!!!!) A tornearia fez um serviço de profissional! Hoje de manhã apanhei o conjunto que está pronto p/ montar (estava na pintura). Fiz as barras com o mesmo diâmetro das originais e usando-se os terminais reforçados (comprados no Mercado Livre).

Na segunda vou tentar montá-las, como terça é feriado pode ser que não dê certo...mas estou saindo de férias (vou viajar p/ Itamonte) e já vou com o novo sistema na quinta...

Pessoal, pode até não corrigir 100% a tal da "instabilidade", mas vou gastar muito menos $ do que com o sistema original e convenhamos é muito mais racional que o projeto original....

Aguardem as, espero, boas novas!!!

Bom feriado pessoal!!!!

Joao Henrique Kffuri
05/05/2007, 10:49
E ai Sr... o que nos diz do teste da nova barra.?????
no aguardo
abrs.
jk

Policarpo
08/05/2007, 22:32
Pessoal, fiz a alteração em meu T4. Ficou ótimo e comprovei na viagem p/ Mantiqueira (Itamonte) que fiz nesse fim de semana.

O "bicho" ficou mais na mão, a resposta ao movimento está mais direta, não oscila como antes em acelerações fortes e principalmente ficou muitíssimo melhor em velocidades mais altas (>100km/h)...voltei pela BR-381 e pude comprovar...o meu T4 ficou muito melhor!!!

Novo sistema:
* terminais reforçados comprados no Mercado Livre (+-R$180,00)...são terminais de Willys reforçados...ficou perfeito!http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-50363266-kit-terminal-direco-reforcado-willys-_JM
** confecção das 2 novas barras (uma que liga roda à roda e a outra que liga o pitman ao terminal "duplo" na roda direita)...fiz na Eletromecânica Mani em Itabirito (MG)...ficou ótimo! É importante a escolha de estabelecimento que prime pela qualidade (as novas barras foram feitas com mesmo diâmetro das originais do T4)...(+-R$350,00)...as dimensões estão no arquivo enviadó pelo Marcel nesse tópico.
*** montagem das novas barras e alinhamento da direção...(R$50,00)...o sistema ficou mais clean, até parece que o novo sistema é original e o do T4 é adaptado...

Vou adicionar algumas fotos do sistema já no meu T4.

Fiquem à vontade p/ fazerem perguntas. Fiquei extremamente satisfeito com o resultado e saliento que os novos terminais tem pinos p/ engraxamento e são todos facilmente trocados e/ou engraxados.

No meu ponto de vista dos novos T4 deviam ter essa melhoria implantada desde ontem!!!

Boa noite pessoal e boa sorte p/ quem decidir por fazer a melhoria.

Marcel, muito obrigado pela sua dica...foi vc quem iniciou tudo com essa idéia. Valeu mesmo!

Policarpo
08/05/2007, 22:41
Pessoal, seguem algumas fotos...

equipeminas4x4
09/05/2007, 08:44
Apenas lembrando que toda adaptação no sistema de direção, no início deve ser inspecionada diariamente, afim de evitar surpresas.

[]´s e sucesso com a nova direção.

Joao Henrique Kffuri
11/05/2007, 15:09
Valeu pelas fotos e pelo descritivo, acho que agora é só tentar.
abrs.
jk

Marcos Flavio Breda
22/05/2007, 21:41
Gostei muito da ideia e do traballho que foi feito,gostaria de saber qual a % de melhora pois nao sinto que o meu seja tao ruim apesar de oscilar um pouco.

abrs.

Fábio
28/05/2007, 14:26
Gostei muito da ideia e do traballho que foi feito,gostaria de saber qual a % de melhora pois nao sinto que o meu seja tao ruim apesar de oscilar um pouco.

abrs.

Pois é Marcos...

Já acompanho esse tópico a tempos e sempre me preocupou essa questão.

Sempre que a dita "instabilidade direcional" do meu T4 começa a incomodar, trato de calibrar os pneus e mandar dar uma alinhada no jipe (aqui em SP, só achei 1 lugar que consegue faze-lo de forma a me agradar).

Feito isso, reconheço que o meu Troller veio com algum defeito de fábrica e já volto a rodar normalmente a velocidade que for, pois pra um jipe esse efeito praticamente inexiste ao menos no meu exemplar! (Se ainda tiver alguma dúvida, lembro de como era conduzir a Camper e pronto.... rs)

Claro que não dá pra comparar nossa viatura com carros de passeio, mas em relação a demais 4x4, só consigo comparar a segurança que ele apresenta com a minha antiga XJ que tem a metade da altura e entre eixos bem maior.

[]s

equipeminas4x4
28/05/2007, 15:00
A maior vantagem deste sistema, é que elimina a possibilidade de 1 roda mexer independente da outra, o que acontece e muito nos Trolha. Façam o teste, torcendo a barra de direção com as mãos, para um lado e pra outro. Se não conseguir com a mão, use uma alavanca. Vcs verão que a roda esq. se movimenta, e a roda direita fica parada. Isso acontece somente com a possibilidade de giro, que os pivôs de direção permitem. Não é folga de pivô, é o giro normal que existe no pivô.

[]´s

Daniel Castanho
31/05/2007, 18:37
Pessoal,
Tenho acompanhado também há bastante tempo este tópico e inclusive me animei bastante e fui correr atrás para fazer esta substituição no meu T4. O problema é que eu me deparei com a seguinte questão: Onde achar terminais de qualidade e confiança que tenha este modelo com olhal (terminal da roda direita), para que eu não resolva um problema (a instabilidade) e caia em outro maior (terminais com folga) daqui alguns meses!?
Sinceramente, não vou confiar a segurança do meu carro e da minha família em um jogo de terminais de marca desconhecida comprado no Mercado Livre!
Se alguém souber de um terminal de confiança, como Nakata ou algo desse tipo, que tenha este modelo usado pelos colegas, por favor me avisem.
Andei pesquisando bastante e pelo menos aqui em Londrina eu não achei. Talvez o pessoal de Sampa ou de alguma outra grande cidade tenha acesso a algo de qualidade comprovada!
Abraços,
Daniel

equipeminas4x4
01/06/2007, 09:03
Procura terminais de willys que vc vai encontrar TRW. Mas esse modelo específico com olhal, vai ser difícil. O problema é o cone do munhão que é pequeno, se aumentar pode usar terminal de F1000 ou outro mais resistente.

[]´s

Elmer_Jeep
01/06/2007, 09:51
Tem um troller encostado aqui na oficina e em breve vamos instalar barras e terminais do MB608.

Já tenho feito em vários CJ5, inclusive no meu que roda com pneus 35 e adaptei os terminais em dez/2005 e até hoje não precisei substituir nenhum. Não apresenta folgas no sistema de direção e mesmo eu andando em lugares com muitas rochas, estacionando nas guias, etc, nunca precisei fazer alinhamento.

Aqui tem as dicas de como fiz o esquema do terminal com olhal:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12028

[]'s

equipeminas4x4
01/06/2007, 10:08
o cone tem a mesma dimensão, ou teve que abrir o furo cônico (ui!!!)

sem []´s

equipeminas4x4
01/06/2007, 10:12
já vi a resposta. O problema é aumentar o cônico qd não se tem equipamento adequado. A vantagem deste terminal do mercado livre, que é plug and play, nos furos originais do Trolha, mas confia neles quem quiser. Não aconselho adaptação em sistema de direção, quem não tenha conhecimento técnico suficiente para fazê-lo, melhor continuar com sistema original, por pior que seja.

[]´s

Elmer_Jeep
01/06/2007, 10:31
Não testei ainda, mas a diferença entre cones é pouca.

equipeminas4x4
01/06/2007, 13:24
Não testei ainda, mas a diferença entre cones é pouca.
A diferença, não é tão pouco assim. Vai procurar 1 cara pra fazer isso no torno, vai te cobrar uma baba, vai comprar alargador cônico, vai custar caro pra K7, ou então faz tipo eu fiz aqui, pega 1 lima triangular, faz ângulo de saída nela e vira uma excelente ferramenta de corte pra se usar na furadeira de bancada.... hehehehehe. Vai ter que ter paciência.

[]´s

srgrande
21/06/2007, 21:57
Joao Henrique e Daniel,
Vcs desisitiram de modificar a suspensão?
Se não conseguiram quem faça o serviço, posso indicar alguns.
To esperando p ver se fica melhor que o original.
Ate mais.
SERGIO

Daniel Castanho
04/07/2007, 19:06
Srgrande,
Me disseram que o terminal da Toyota Bandeirante serve para adaptar as novas barras. Estou aguardando o Odair encontrá-las para mim. Vamos ver se em breve terei notícias.
Abraço,
Daniel

Daniel Castanho
19/07/2007, 17:41
Ainda não desisti desta mudança.
Alguém mais fez esta experiência?
Minha única preocupação ainda é a qualidade dos terminais, mas me animei nesta semana quando descobri que o terminal original da Toyota Bandeirante tem a conexão necessária para este projeto. Vi este terminal em uma loja e ele me parece bem reforçado.
Alguém saberia me dizer se este terminal serve no munhão do Troller? Tem a mesma espessura/bitola???
Abraços,
Daniel

equipeminas4x4
19/07/2007, 19:06
Não serve.

[]´s

Daniel Castanho
19/07/2007, 19:36
Marcel,
Como está a sua adaptação?
Voce usou aqueles terminais do mercado livre, certo?
Como está se comportando?
()s

equipeminas4x4
19/07/2007, 19:56
não usei estes terminais, pois na época não conhecia eles. Usei terminais de willys, com sistema um pouco diferente. Eu sugeri este sistema, pois acho q é mais fácil e farato do que eu fiz. Já vendi o Troller, mas até então tava 100X melhor que o original q eu tinha, diferente do que é usado atualmente.

[]´s

Policarpo
19/07/2007, 21:01
Daniel,

Usei os terminais disponíveis no ML. Meu jeep está muito melhor do que antes. Estou sempre conferindo a situação dos terminais e eles estão ok. Ouvi falar que os Troller 2.0 2000 tinham um sistema de direção parecido com a modificação que fiz. Mas não sei se é verdade.

Eu entrei em contato com o fornecedor do ML e ele me disse que os terminais são confeccionados por fabricante confiável. Mas é aquele negócio...estou com a pulga atrás da orelha...

O jeep ficou excelente, muito melhor mesmo....mas preciso descolar terminais mais confiáveis ou certidicados p/ voltar a confiar 100% no T4.

Obs: enviei email da modificação p/ a Fábrica da Troller...pode não ser nada mas tentei. Eles deviam ficar plugados no 4x4brasil 24h/dia p/ melhorar o T4.

Policarpo

equipeminas4x4
20/07/2007, 08:49
Policarpo,

O sistema do Troller 2000 é pior que o mais novo.

[]´s

Daniel Castanho
20/07/2007, 23:23
O sistema do Troller 2000 é pior que o mais novo.

[]´s
Policarpo,
Pelo que vi no Troller 2000 de um amigo, parece o mesmo tipo de projeto (deste que estamos falando neste tópico), ou seja, pitchman e roda esquerda diretamente ligadas à roda direita. A única diferença fica por conta da conexão das barras na roda direita, que não me lembro muito bem, mas acho que o munhão permite duas conexões.
Abraços,
Daniel

equipeminas4x4
23/07/2007, 10:01
Policarpo,
Pelo que vi no Troller 2000 de um amigo, parece o mesmo tipo de projeto (deste que estamos falando neste tópico), ou seja, pitchman e roda esquerda diretamente ligadas à roda direita. A única diferença fica por conta da conexão das barras na roda direita, que não me lembro muito bem, mas acho que o munhão permite duas conexões.
Abraços,
Daniel
Meu Troller era 2001, com mesmo diferencial do 2000 e o sistema era 1000X pior que o mais novo, apesar de ser similar, a barra que liga a roda esquerda é muito menor que a barra do atual, o que dava maior instabilidade sobre a roda esq. deixando o carro muito difícil de guiar.

srgrande
23/07/2007, 12:08
Meu Troller era 2001, com mesmo diferencial do 2000 e o sistema era 1000X pior que o mais novo, apesar de ser similar, a barra que liga a roda esquerda é muito menor que a barra do atual, o que dava maior instabilidade sobre a roda esq. deixando o carro muito difícil de guiar.

Meus Trollers 2001 e 2002 têm o mesmo sistema de suspensão.

equipeminas4x4
23/07/2007, 13:16
to falando de DIREÇÃO e não suspensão.

Policarpo
26/12/2007, 23:25
Pessoal,

Voltei o sistema original na direção do meu Troller. Posso lhes afirmar que o comportamento com a conexão roda a roda é mais preciso...mas...eu estava com a pulga atrás da orelha quanto à confiabilidade dos terminais reforçados de willys...tava viajando a 120km/h e eu lembrava...e se algum terminal desse quebrar??? O que será de mim tentando corrigir a trajetória???

Voltei o sistema original...ele é bom mas poderia ser melhor...

Vamos em frente!!!

Elmer_Jeep
19/12/2008, 13:52
Tem um troller encostado aqui na oficina e em breve vamos instalar barras e terminais do MB608.

Já tenho feito em vários CJ5, inclusive no meu que roda com pneus 35 e adaptei os terminais em dez/2005 e até hoje não precisei substituir nenhum. Não apresenta folgas no sistema de direção e mesmo eu andando em lugares com muitas rochas, estacionando nas guias, etc, nunca precisei fazer alinhamento.

Aqui tem as dicas de como fiz o esquema do terminal com olhal:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12028

[]'s

Estou instalando novamente terminais e barras de direção do MB608.

Dessa vez em dois T4, um 2001 e um 2006 (foto 1)

As outras fotos mostram a diferença entre os terminais e um pouco sobre a adaptação na parte de aumentar o diametro dos furos cônicos para encaixar os novos terminais.

Elmer_Jeep
19/12/2008, 13:55
Mais fotos:

Elmer_Jeep
19/12/2008, 17:13
mais duas do conjunto montado

AKPG
19/12/2008, 19:59
Elmer,
Desculpe a minha ignorância, mas colocando este terminal mais reforçado, o que ganhamos no carro além de aumentar a resistência do terminal? Muda algo na dirigibildade do carro? Ele fica mais firme?
Obrigado.

Elmer_Jeep
20/12/2008, 10:48
Alexandre

Além da resistencia do terminal tem a questão do preço também pois cada terminal do 608 ta custando em média 40 reais.

O detalhe mais importante nesta adptação é o fato de mudar o esquema de montagem das barras de direção, se vc der uma olhada no início do tópico vai ver que o sistema original é mal projetado.

Nesse tipo de montagem sugerido por nós que fizemos a modificação a dirigibilidade muda sim e pra melhor.

Já rodei uns dias no T4 de um cliente antes e depois dessa modificação e a diferença de comportamento é enorme.

Entreguei o 2001 ontem e o 2006 está sendo terminado agora pela manhã, na proxima semana vou perguntar aos proprietários quais foram as impressões.

[]'s

heartland
20/12/2008, 11:30
Elmer

Muito boa a mudança. Se um dia eu quiser fazer vc me orienta melhor? Acabei de comprar o carro, nao sei quando sera necessario. Mas pretendo melhorar tudo que for possivel.....

Infelizmente haver necessidade fazer isso num carro de 80 mil parece-me loucura rsss pra não dizer a raiva que sinto kkkkk

AKPG
20/12/2008, 22:44
Alexandre

Além da resistencia do terminal tem a questão do preço também pois cada terminal do 608 ta custando em média 40 reais.

O detalhe mais importante nesta adptação é o fato de mudar o esquema de montagem das barras de direção, se vc der uma olhada no início do tópico vai ver que o sistema original é mal projetado.

Nesse tipo de montagem sugerido por nós que fizemos a modificação a dirigibilidade muda sim e pra melhor.

Já rodei uns dias no T4 de um cliente antes e depois dessa modificação e a diferença de comportamento é enorme.

Entreguei o 2001 ontem e o 2006 está sendo terminado agora pela manhã, na proxima semana vou perguntar aos proprietários quais foram as impressões.

[]'s

Pena que Roraima é logo ali.... :mrgreen: :mrgreen:


Elmer, vc orientaria o Edson (4x4 Garage) para fazer isso no meu carro?

Abraço,

abreu
21/12/2008, 03:15
+1!!!
Elmer, que tal lancar um kit para adaptar no Troller?

Se realmente melhora a dirigibilidade, eu gostaria de botar no meu!
Como estou com calco nas molas e pneus 33", a dirigibilidade do meu carro piorou muito...

Abracos!

heartland
21/12/2008, 09:22
Pois é, boa idéia a do Abreu.

Lance um kit Troller e abra o tópico nos classificados rss com certeza já tem 2 compradores aqui rsss

Kim
21/12/2008, 09:48
+1!!!
Elmer, que tal lancar um kit para adaptar no Troller?

Se realmente melhora a dirigibilidade, eu gostaria de botar no meu!
Como estou com calco nas molas e pneus 33", a dirigibilidade do meu carro piorou muito...

Abracos!

Opa grande AbreU!

O problema de dirigibilidade de seu jipe pode ser outro.

Passei por um problema assim quando troquei as molas de meu engesa.

Quando se faz a alteração das medidas de molas, deve-se prestar a atenção devida ao cáster, coisa que muitos não observam. ( ex.: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49633 )

Bem, como aumentou as molas (calços), provavelmente o cáster deve estar zero ou negativo.

Olhe aqui: http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#

Nesta seqüencia, foi onde encontrei a solução para colocar no lugar o cáster sem mexer nos munhões, pois coloquei molas da pampa, que tem 510 mm de comprimento.

O jipe ficou muito estável, coisa que antes, quando com a mola, estava impossível de manter na estarda.

É uma sugestão, baseado nos problemas que passei com calços ou molas maiores.

Elmer, a idéia de um kit, seria excelente, pois a mudança e bruta!

O relato supra citado, é para quem alterou a medida da suspenção, é só uma observação de um problema que vivenciei.

Abraços.

Kim.

Elmer_Jeep
22/12/2008, 12:00
Pena que Roraima é logo ali.... :mrgreen: :mrgreen:


Elmer, vc orientaria o Edson (4x4 Garage) para fazer isso no meu carro?

Abraço,

Tranquilo, primeiro pede pra ele ler esse tópico e o outro que postei na pagina anterior, depois disso se restar dúvidas diga pra ele entrar em contato no messenger pois tenho ele nos meus contatos.

[]'s

Elmer_Jeep
22/12/2008, 12:24
Pois é, boa idéia a do Abreu.

Lance um kit Troller e abra o tópico nos classificados rss com certeza já tem 2 compradores aqui rsss

Cara, o mais complicado vai ser reabrir aí no carro os furos do munhão e do pitman pra nova medida dos terminais... teria que levar pra alguém que entenda do assunto pra fazer a adaptação corretamente.

De qualquer forma não tenho interesse em comercializar kits, apenas pra terem uma idéia do investimento as barras novas, com terminais novos e o retrabalho(encurtar, soldar abrir roscas) mais a instalação custou R$900,00 pra cada carro.

É só comprar as peças e levar numa boa oficina com as dicas que tem aqui.

[]'s

AKPG
22/12/2008, 14:16
Tranquilo, primeiro pede pra ele ler esse tópico e o outro que postei na pagina anterior, depois disso se restar dúvidas diga pra ele entrar em contato no messenger pois tenho ele nos meus contatos.

[]'s
Beleza. Deixa ele voltar de férias e então eu vejo com ele sobre a possibilidade de fazer isso no meu carro.

Um abraço,

JEFFCATUNDA
22/12/2008, 18:19
Será que os 2009 ainda são iguais???

Até dei uma olhada por baixo de um...mas não sabia deste problema, e então nem atentei para o sistema de direção...ocorre que houve mudança no sistema, na inclinação e no volante...

Será que mudou mais?????

AKPG
22/12/2008, 18:26
Será que os 2009 ainda são iguais???

Até dei uma olhada por baixo de um...mas não sabia deste problema, e então nem atentei para o sistema de direção...ocorre que houve mudança no sistema, na inclinação e no volante...

Será que mudou mais?????

Infelizmente acho que não mudou nada no 2009...

JEFFCATUNDA
23/12/2008, 11:21
Pessoal.
Sem querer ser chato; mas porque será que a própria troller não adotou este modelo???

Tem que haver uma razão para que ela tenha escolhido esta configuração...e se o pessoal da engenharia da Ford não modificou...fico com certas dúvidas...

Pode ser por uma questão de preços...mas aí já disseram que esta configuração alternativa é mais barata....

Será que este "jogo" que vcs dizem ter a roda dianteira não representa algum tipo de vantagem em alguma determinada cirdunstância?????

Digo isso porque, exemplificando com os novos processos de deformação programada das carrocerias...salva vidas mas é pessimo para o bolso em pequenas, digo, médias colisões....

Desculpem se estou falando bobeiras, realmente não tenho a formação que os colegas tem...meu intúito é somente APRENDER E COMPREÊNDER os motivos que levaram a montadora a persistir nesta configuração....

Um outro argumento é que pouco ouço falar neste problema por aqui... na terra dos Troller....e olha que só no meu grupo temos mais de 10 trollers...

E este tópico, se não me engano é de 2006....................

Vou novamente repetir:
Não estou criticando nada, só estou querendo entender melhor os argumentos de uma montadora para optar por este modelo mais complexo e mais caro....

NÃO SERIA POR UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA??????

Até vi que alguns colegas retornaram para o esquema original com medo do fator segurança, isso é, apesar de acharem melhor a configuração alternativa..optaram por retornar ao projeto original.

Um outro fator, seria que após algum tempo tenham notado que a diferença não era tanta que justificasse a troca..ou mesmo que a dirigibilidade dele fosse mais "gostosa" digamos assim ...na forma original....

São só dúvidas e muitas dúvidas a este rspeito....

AKPG
23/12/2008, 20:56
Jeff,

Esta instabilidade é "normal" no Troller. Só não sei porque não corrigem isto. E o 2009, segundo me falaram, tem o mesmo problema. Ou seja, tem que se acostumar com este jeito dele.

Eu tenho muito medo de mexer neste tipo de coisa (barras de direção, pivô e etc), porém, estou vendo que estou chegando num ponto que não terei como fugir disto. Meu carro está com pneus 35 e depois de cada trilha, a direção parece que vai ficando mais boba. Tenho que reapertar tudo a cada 5 mil km. Fora os sustos que tomo quando pego asfalto desnivelado.

Portanto, este é um problema que vc vai ter com seu Troller zero km e que será agravado caso coloque pneus maiores.

Um abraço,

BADIA
24/12/2008, 00:21
Olha pessoal, estou com o mesmo problema no meu Trolha, acabei de tirar da oficina depois de trocar amortecedores, buchas e molas.
Quando acelero forte parece que pende para a direita, tipo os V8tão quando se acelera e o carro meche.
Voltei ao meca que me disse para fazer a geometria e pedir para deixarem o braço no centro/meio senão sempre haverá uma folga maior no setor, mesmo zerado como o meu.
Ainda não fiz pois pretendo trocar os pneus, mas vale a dica.
Espero ter ajudado.
Badia

JEFFCATUNDA
24/12/2008, 07:47
Olha pessoal, estou com o mesmo problema no meu Trolha, acabei de tirar da oficina depois de trocar amortecedores, buchas e molas.
Quando acelero forte parece que pende para a direita, tipo os V8tão quando se acelera e o carro meche.
Voltei ao meca que me disse para fazer a geometria e pedir para deixarem o braço no centro/meio senão sempre haverá uma folga maior no setor, mesmo zerado como o meu.
Ainda não fiz pois pretendo trocar os pneus, mas vale a dica.
Espero ter ajudado.
Badia
Bem...lendo estes relatos, e vendo até que um colega já tentou contato com a troller..mas sem resposta...me veio uma idéia...

Poderiam todos os colegas donos de troller, principalmente dos mais novos e na garantia, fazer esta reclamação POR ESCRITO, tanto no site da troller quanto no SAC da ford...relatando o problema e sugerindo a solução...bem como argumentando os motivos pela escolha desta configuração....

Quem sabe não provocariamos o primeiro recall da troller???????

heartland
24/12/2008, 19:53
AKPG

O meu tem isso tambem, e ta com 9 mil km, pneus originais. Eu tomo varios sustos tb, é só tirar o olho da rodovia e pronto.

Sera que isso nao é normal pelo carro ter centro de gravidade elevado e pneus grandes?

BADIA

O meu tb tem isso, vc tem que testar com o carro desengatado ou com o pé na embreagem.

BADIA
25/12/2008, 21:03
Heratland, no meu esta acontecendo quando acelero forte na esticada de marchas, meu meca diz que eu não sentia porque o sistema estava todo com folgas, agora que esta tudo zero a recomendação é a geometria com a centralização do pitman, senão sempre vai apresentar folgas, pois elas sempre irão existir, mesmo zero, diz o meca.
Esse meca é autorizado Troller de POA e antes disso meche nos meus 4x4 ha mais de 25 anos, acredito que experiência vale muito nesses casos que o computador não resolve.
Vamos ver, assim que fizer a geometria informo, isso lá pelo dia 17, pois além das férias, antes vou trocar as molas tbém.
Abração e Boas festas a todos,
Badia

Policarpo
18/01/2009, 19:26
Pessoal,

Quando abri esse tópico em 2006, eu estava desesperado...tinha acabado de comprar meu primeiro Troller, um modelo 2004, que eu estava sonhando há muito....quando paguei o T4 e fiz a primeira tocada mais forte no asfalto...pensei...que péssimo negócio eu fiz!!!!

Se eu pudesse descrever a sensação, que vários escreveram aqui no site...em acelerações bruscas ele oscilava forte...quantos sustos passei....no meu pto de vista esse é o grande defeito dos Trollers e o 2009 tem o mesmo sistema, é idêntico...foi a 1a coisa que reparei no modelo novo na Autorizada em BH...ainda não fiz o test drive, espero que não apresente o problema...

Eu fiz a adaptação no T4 com o mesmo sistema que o amigo aqui descreve com os terminais mais reforçados (MB608)...o comportamento melhorou, sem dúvidas, mas fiquei com medo da qualidade dos terminais.

Poderíamos pensar...os jipes são altos e isso é normal...coisa nenhuma...tive vários jipes mais antigos (Willys), já dirigi JPX, Land Rover, Toyota...nenhum deles tem esse comportamento com a mecânica em dia!

Agora estou vendo que mais Trolleiros tb "sentem" o mesmo navegar dos T4...

A Ford precisa rever isso...eu, quando tinha o T4, mandei email p/ Troller, falei nas autorizadas...

Policarpo
23/01/2009, 12:59
Pessoal,

Alguém já guiou o Troller 2009?

Repararam alguma mudança no comportamento direcional do jipe?

O sistema de barras de direção continua idêntico ao modelo anterior...bom, aqui no Fórum já temos uma solução que ameniza a tal instabilidade direcional...

A adaptação dos terminais da MB608 ficou show de bola (com base nas fotos)...falta o feedback dos condutores dos 2 Trollers alterados.

Até!

Elmer_Jeep
23/01/2009, 13:48
Pessoal,

Alguém já guiou o Troller 2009?

Repararam alguma mudança no comportamento direcional do jipe?

O sistema de barras de direção continua idêntico ao modelo anterior...bom, aqui no Fórum já temos uma solução que ameniza a tal instabilidade direcional...

A adaptação dos terminais da MB608 ficou show de bola (com base nas fotos)...falta o feedback dos condutores dos 2 Trollers alterados.

Até!

O proprietário do troller 2001 disse que o comportamento mudou, melhorou as saidas de curva pois o volante retorna mais facil e sentiu uma resposta mais eficiente quando necessita fazer algum desvio de trajetoria.

O proprietário do 2006 não pode comentar muita coisa pois o bugão dele queimou a junta do cabeçote e a viatura está parada até hoje por conta de problemas relatados aqui em outro tópico: Bico injetor Troller 2006 3.0 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=778867#post778867)

Ontem entreguei mais um, dessa vez um 2003, o proprietário percebeu a melhora logo de cara e ainda nem tinha mandado alinhar, depois que fez o alinhamento me disse que o carro é outro.

[]'s

Policarpo
23/01/2009, 15:54
É isso ai Elmer!

O meu Troller 2004 tinha essa adaptação, só que terminais reforçados do Willys e por questão de segurança (achei que eram muito fracos), voltei o sistema original...mas também percebi uma melhoria considerável quando fiz a adaptação (tem fotos minhas aqui no início do post).

Bom, agora to sem Jipe, sem Troller e sem o Willys (que capotei em Dez08)...a vida tá meio sem graça...mas vai melhorar...to afim de comprar outro jipe mas ainda não me decidi...

Retornando ao assunto da direção, hj liguei no 08007033673 (SAC Ford, opção 5 Troller) e fiz meus comentários quanto à instabilidade direcional.

Vamos fazer nossa parte pessoal!!!!

Vermeio
04/08/2010, 13:09
Elmer,
fiz a adaptação destas barras do 608 mas logo ao lado do olhal da F1000 aonde tem a rosca a barra entortou, e agora fiquei na duvida se coloco novamente o da F1000 ou vou atras de alguma outra alternativa.
pode ser a peça que estava ruim e uma outro solucione?
vou tirar uma foto e colocar ai.
valeu

Christian
04/08/2010, 13:18
Elmer,
fiz a adaptação destas barras do 608 mas logo ao lado do olhal da F1000 aonde tem a rosca a barra entortou, e agora fiquei na duvida se coloco novamente o da F1000 ou vou atras de alguma outra alternativa.
pode ser a peça que estava ruim e uma outro solucione?
vou tirar uma foto e colocar ai.
valeu

essa sempre foi a minha duvida em fazer alterações no sistema de direção
a qualidade das ponteiras , e do sistema como um todo,
essa adaptação é mais barata que a barra original nova, mas e a confiança no sistema , pela descrição o Elmer ja fez isso diversas vezes, mas sempre fico com um pe atras...

Christian

Elmer_Jeep
04/08/2010, 15:06
Cara, manda umas fotos ai, eu nunca tive problemas com isso e ja adaptamos em varios Jeep, F75, Rural, Troller.

A única vez que aconteceu algo nessa peça(olhal da F1000) foi que um alinhador fdp deixou a abraçadeira frouxa pois é uma de cada lado(justamente pra facilitar a vida do fdp) aí o jeep rodou uns dias assim e um belo dia durante uma manobra na trilha a rosca pulou, a barra desmontou, deu pra encaixar novamente com ajuda da direção hidráulica e apertamos bem só pra poder voltar pra casa pois danificou a rosca e tive que fazer outra novamente(olhal da F1000 com rosca feita no torno).

[]'s

Chiari
04/08/2010, 15:53
Policarpo,

O sistema do Troller 2000 é pior que o mais novo.

[]´s

Isso é que chamo de se superar!

Pois já havia reparado essa configuração em um T2002 e achei realmente lamentável.

É que que ninguem do setor público entente patavinas, nem nos setores especializados, pois a produção não devia ser sequer autorizada com essa configuração do sistema de direção.

Abraço a todos.

equipeminas4x4
04/08/2010, 15:58
Cara, pra aprovar cada ítem de um carro fabricado no Brasil, o setor público deveria ter uma engenharia de desenvolvimento completa. Nenhuma montadora segue normas ABNT, ou DIN, ou nada parecido. Cada uma tem seu próprio sistema de normas.

[]'s

Chiari
04/08/2010, 16:48
É extamente essa a questão, se cada um tem seu sistema de normas isso quer dizer que:

"NÃO HÁ NORMA NENHUMA SENDO SEGUIDA!"

Há algum tempo dei uma pesquisada de como é o procedimento pra aprovar a produção de um novo veículo em série no Brasil, e basicamente precisa de duas coisas:

-Muito dinheiro pra pagar taxas.
-E um bom culhão no Governo.
-Quanto ao projeto, isso deixa pra lá, basta ter um desenhão geral de tudo e seja o que Deus quiser!

Bom, mas voltando ao problema específico do tópico, vale ressaltar que a configuração original ainda trás outros incovenientes alem da instabilidade:

-Desgaste acentuado de pneus
-Desgaste irregular de pneus.
-Até maior consumo pode ser citado, mas acho que nada muito perceptível.

Uma opção para não usar o olhal duplo, que gera certa disconfiança do pessoal, é soldar um novo olhal no munhão. Mas ai tem que ser feito quase que laboratorial, ou seja desscobrir qual a liga original do minhão, a partir dela determinar qual material e eletrodo será soldado, soldar com os critérios adquados, inspecionar pelo menos por Raio X.

Não teria coragem de fazer isso nem em um veículo meu quiça indicar pra alguem fazer, mas enfim ta ai mais uma opção.

Abraço a todos.

Vermeio
04/08/2010, 18:20
Depois que fiz a alteração nunca mais me encomodei com pivos abrindo folga e a direção ficou muito melhor só me preocupei com isso agora.

Ai vai as fotos.

Christian
04/08/2010, 20:31
Isso é que chamo de se superar!

Pois já havia reparado essa configuração em um T2002 e achei realmente lamentável.

É que que ninguem do setor público entente patavinas, nem nos setores especializados, pois a produção não devia ser sequer autorizada com essa configuração do sistema de direção.

Abraço a todos.

Mas veja só o sistema original do Troller é igual ao Wrangler TJ ja o JK ñ sei como é....

Christian

Chiari
05/08/2010, 08:44
Olá, não conheço o sistema do Wrangler TJ, vou olhal no de um amigo pra ver.

Faz tempo do pensando em comprar um Wrangler se for realmente igual, desanimo!

Mas tem mais um detalhe ai, se a s barras tiverem tamanhos semelhantes, o problema se torna um pouco menor.

É, esses olhais duplos são muto compridos, isso o deixa frágil, é duro confiar.

Outra opção é fazer um olhal na nova barra que liga um munhão no outro, mas ai pra regular a abertura entre as rodas tem que soltar o referido olhal.

Abraço a todos.

equipeminas4x4
06/08/2010, 12:08
Chiari,

O que vc está falando não faz muito sentido.
O problema neste sistema de direção, basicamente falando, é que 1 roda não está ligada diretamente à outra por uma barra, o que possibilita movimentos independente das mesmas causando a instabilidade.
A solução mais viável é fazer 1 barra ligando as 2 rodas e colocar a barra q vem do pitman ligada o mais próximo possível da roda direita. Se vai ligar isso no olhal, ou numa peça soldada na barra, ou sei lá onde, não faz diferença. Dependendo do projeto dá pra mandar a regulagem da barra sem o menor problema, mesmo que o olhal esteja na barra e não no pivô.
Baseado neste sistema, quanto mais horizontal e mais longa for a barra que liga no pitman, mais estável e segura será a direção.

vide exemplo já postado neste mesmo tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=367233&postcount=35

[]'s

equipeminas4x4
06/08/2010, 12:16
aliás o Policarpo fez conf. este esquema e ficou feliz e satisfeito:

#50 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=392265&postcount=50) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/report.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/report.php?p=392265)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/post_old.gif 08/05/07, 22:41
http://www.4x4brasil.com.br/forum/image.php?u=2682&dateline=1251060459 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2682)Policarpo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2682) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_offline.gif
Usuário
Data de Entrada: 22 de November de 2004
Local: Cachoeira do Campo MG
Idade: 36
Mensagens: 135


http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon7.gif Novas barras de direção no T4
Pessoal, seguem algumas fotos...
Miniaturas Anexadashttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=80955&stc=1&thumb=1&d=1269538663 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=80955&d=1178674538) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=80956&stc=1&thumb=1&d=1269538663 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=80956&d=1178674652) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=80957&stc=1&thumb=1&d=1269538663 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=80957&d=1178674760)

Elmer_Jeep
06/08/2010, 12:50
Depois que fiz a alteração nunca mais me encomodei com pivos abrindo folga e a direção ficou muito melhor só me preocupei com isso agora.

Ai vai as fotos.

Cara, eu acho que essa parte que comporta o olhal da F1000 tá muito comprida, nos que faço aqui a abraçadeira (no lado da rosca) já fica pertinho do olhal.

Vou catar umas fotos e mando a tarde.

[]'s

Vermeio
06/08/2010, 13:14
pois é, foi o que eu imaginei depois de revisar a fotos dos que vc construiu.
so ta dificil de achar um novo olhal da f1000 por aqui, por hora desentortei e enchi de solda. Será que guenta por enquanto??
valeu

Elmer_Jeep
06/08/2010, 14:50
pois é, foi o que eu imaginei depois de revisar a fotos dos que vc construiu.
Então deve ter sido isso mesmo...



so ta dificil de achar um novo olhal da f1000 por aqui, por hora desentortei e enchi de solda. Será que guenta por enquanto??
valeu

Não sei te informar o quanto isso aguenta, mas eu teria deixado a rosca mais próxima do olhal
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/da7828ac6877a9865891879fe8871b01.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/44033c4e29a2ef1be8e91edca75245f9.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12028&page=4

[]'s

equipeminas4x4
06/08/2010, 14:59
isso sim é uma gambi de responsa.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]'s

Vermeio
06/08/2010, 16:19
hahahahah, nem me fale....
vou ter que achar isso logo...

Chiari
16/08/2010, 09:29
Olá Marcel, estou falando exatamente isso, só que ao invés de ter um terminal com olhal duplo, soldar um olhal na barra que liga uma roda a outra e ligar esse ponto ao pitman com a outra barra.

Mas se ta ruim de compreender o que disse peço a todos pra desconsiderar pra num dar confusão.

Abraço a todos.

Renato Fraga
29/08/2010, 01:04
Mas veja só o sistema original do Troller é igual ao Wrangler TJ ja o JK ñ sei como é....

Christian



Amigos, faz muito tempo que acompanho esse e até hoje não tive assunto nem mesmo experiência para postar.

Ocorreu que recentemente, numa longa conversa com uma amigo muito entendido de mecânica, engenheiro automotivo e Jeepeiro, tocamos exatamente nesse assunto aqui discutido.

O problema realmente é nítido e evidente nos Trollers desde a sua primeira geração até o atual, e o motivo é exatamente a geometria do sistema de direção.

Muita gente fala que o cáster muito positivo calibrado no Troller é um dos fatores negativos, mas quem fala isso não sabe que quanto mais positivo o cáster maior a tendência do carro permanescer em linha reta. O próprio peso do veículo mantém as rodas apontadas para frente e na verdade se a barra de direção for removida veremos que as rodas viram para fora individualmente. Por isso que numa curva a tendência do volante é de voltar ao centro, principalmente porque as rodas de fora da curva é que recebem mais peso e por isso tendem a virar no sentido contrário até que tudo se neutralize. O inconveniente de um cáster muito negativo simplesmente é o de deixar o volante muito pesado e sacrificar todas as articulações.

Voltando ao assunto, esse sistema de direção, é idêntico ao utilizado no Wrangler, Cherokee, Grand Cherokee entre outros e inclusive parece que o Troller simplesmente os herdou por conta de originalmente utilizar os mesmos eixos dos veículos citados em suas primeiras unidades. Certamente não foi devidamente projetado para o veículo, ao menos alguns critérios importantes não foram observados e as adaptações necessárias não foram realizadas.

A diferença é que no Troller a barra de direção praticamente fica reta, sem formar muito ângulo entre seus dois segmentos, ao contrário do que ocorre em Wrangler, Cherokee e grand Cherokee onde as barras formam originalmente um ângulo mais evidente. Porque não vemos os mesmos relatos de instabilidade nesses veículos????

Pois bem, a explicação é que praticamente toda suspensão dianteira de qualquer veículo tem que ter uma interação perfeita com o sistema de direção. Durante as oscilações maiores é desejável por veses que as rodas sofram uma certa divergência ou convergência (depende do carro) afim de manter a estabilidade direcional do veículo. Ao que concluímos, de acordo com a configuração do veículo, deve ocorrer que as rodas devem descrever uma transição linear entre convergência e divergência durante o sobe e desce da suspensão onde as rodas permanescem alinhadas com a suspensão em posição neutra.

Pensando assim, numa Cherokee por exemplo, sempre que a suspensão dianteira afundar haverá a tendência das rodas se divergirem, e é lógico que nessa hora o peso sobre os pneus aumenta. O que ocorre é que se o carro pender para um dos lados, haverá a tendência do pneu puxar o carro para o lado contário, o que acaba neutralizando qualquer oscilação. Entretanto, quando a suspensão se abre, e o peso sobre os pneus diminui, ocorre uma ligeira convergência das rodas e isso faz com que a suspensão fique "grudada" no chão. De modo geral, direção divergente deixa o carro mais "sentado" e a frente menos arisca, quem já andou de Kart sabe um pouco disso. Porém se as rodas estiverem convergentes, a frente tende a "sair de baixo" do carro fazendo a dianteira oscilar deixando a direção muito arisca.

Voltando para o Troller, como as 2 barras ficam praticamente paralelas, qualquer movimento de sobe ou desce da suspensão facilita que as rodas sofram apenas convergência em âmbas cituações. A suspensão neutra, rodas alinhadas. Suspensão aberta ou fechada, convergência. Na Cherokee, suspensão neutra, rodas alinhadas, aberta, convergente e fechada divergente.

O curioso é que ao fazer um lift de suspensão no Troller, simplesmente calçando as molas, esse efeito da geometria da suspensão deveria ser atenuado, mas ocorre que nessa alteração o cáster perde angulação e o efeito da instabilidade continua presente. Nas Cherokees que possuem 4 link na dianteira, isso não ocorre.

Contudo, finalizando esse longo discurso, fazer o sistema de direção com Track BAr e Drag Link, tal como sugerido lá no início resolve o problema apesar de ser um sistema mais rudimentar.

Eu utilizo eixos de Troller diesel 2001 adaptados em minha Dakota e não consegui manter o sistema de barras de direção original do eixo devido à grande diferença de ângulo entre a barra de direção e a Panhard instalada o que provocaria Bumpsteer. Nessas, fiz um High Steer soldando uma peça ao munhão para fazer a ligação da drag link. Por mais que falem que esse procedimento é arriscado, isso já está em uso a 3 anos e nunca apresentou nenhum sinal de problemas, fadiga, ruptura ou qualquer outra evidência que contra-indique tal solução. O cuidado básico foi soldar com MIG e deixar a peça esfriar lentamente sem nenhum resfriamento.

Utilizar um terminal com olhal parece ser a forma mais fácil de corrigir o problema no Troller, ou soldar bem rente à Track Bar um olhal para o terminal da Drag Link a exemplo do que foi feito no Samurai Preto Véio.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=99180&d=1193690246
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=99181&d=1193690259

Mas pode ser necessário um projeto melhor pois dessa forma que foi configurada a barra, fica um pouco difícil os ajustes.


Abraços a todos e parabéns para quem conseguiu ler até o fim, hehehehehe!!!!!!!!!!

Policarpo
01/09/2010, 19:12
Quando é que a Ford irá resolver esse problema da instabilidade direcional do Troller?

O jipe já tem + de 10 anos de praia e nada até agora.

Esse papo que jipe oscila porque tem centro de gravidade elevado...eu não concordo...se fosse assim todo jipe faria isso...o que não é verdade.

Consumidor aqui no Brasil é gargalo não é o foco...foda!

Renato, li sua msg na íntegra...excelente! Nunca dirigi um Wrangler, ao mesmo tempo nunca ouvi nada sobre inst. direcional nessa viatura...como os sistemas são gêmeos, talvez o caminho curto passe por esquadrinhar o sist do Wragler e tentar pegar o pulo do gato que falta no sistema do Troller.

Atualmente não tenho Troller, e apenas voltaria pro mesmo se esse problema crônico da direção fosse resolvido.

Tibery
06/09/2010, 20:57
Bom, o meu estava perfeito até eu colocar os 33X12,5 em rodas 10". Depois que coloquei ficou sim, um pouco instável. Creio que pode ter a ver com isso. Não sei que pneus vc usa, mas...

JEFFCATUNDA
06/09/2010, 23:47
Bom, o meu estava perfeito até eu colocar os 33X12,5 em rodas 10". Depois que coloquei ficou sim, um pouco instável. Creio que pode ter a ver com isso. Não sei que pneus vc usa, mas...
Isso já foi motivo de muita discussão em outro tópico, quando alguns colegas afirmaram que o troller com pneus 33 em aros 15/10 ficavam mais instáveis no asfalto...

O meu 2009 está com 18 mil km, usa pneus 31 BF AT desde zero e não apresenta instabilidade alguma.

Felipe Glod
29/12/2010, 10:45
Tenho um 2004 com pneus 33 e um 2006 pneus originais (canelinhas), acontece com os dois semprem puxam para direita o 2006 e muito novo não tem uma folginha se quer, já o amarelo tem uma folginha (rsrs) graças as trilhas e pneus 33, vou ter que trocar os terminais pois o alinhador condenou e não quis alinhar falou que nao ficaria bom, estou no dilema se troco a barra toda ou faço a adaptação das ponteiras apenas, o que acham ? Aqui no Rio sofremos com poucas opções de meca.

fernandotf
29/12/2010, 13:44
Tenho um 2010. A direção não tem nenhuma folga, e o carro não puxa para nenhum lado, nem quando freia. MAS, é um jipão... balança para todos os lados (é curto) e tem pouca estabilidade (centro de gravidade alto).

De qualquer forma, acho que a estabilidade do Troller ainda pode ser melhorada, sem tirar a robustez, a altura e o desempenho off-road.

AKPG
29/12/2010, 15:29
(...)
De qualquer forma, acho que a estabilidade do Troller ainda pode ser melhorada, sem tirar a robustez, a altura e o desempenho off-road.


Ai deixa de se chamar Troller e passa a se chamar ECASport....:mrgreen: Não existe fórumla mágica para melhorar sem perder algum dos itens citados...

Thunder_ot
03/01/2011, 22:03
Alexandre, vc continua sentindo esta instabilidade no seu Troller novo?

Vermeio, como se comportou a direção modificada no asfalto, em velocidade mais alta? A ausencia de amortecedor não deixa o sistema mais propenso a shimming? Vc esta usando terminais originais ou do 608?

Elmer,nos troller, vc fez a adaptação com os terminais originais ou com os terminais e a barra do 608? Não consegui visualizar as fotos, sei que são de 2008 mas se ainda as tiver por favor, poste novamente.

Meu troller 2002, puxa levemente para a esquerda em descidas com velocidade de 120km/h e, na minha ultima viagem pro pantanal, perdi o controle do carro duas vezes rodando numa estrada com lama fina (o carro tinha sido alinhado e balanceado havia pouco tempo). Outra coisa, ja revisei duas vezes os terminais e tive que trocar uma vez (mas foi após ter dado uma porrada e empenar a barra de direção).
Abraços a todos.

AKPG
03/01/2011, 22:18
Gustavo, sinto sim mas é bem menos do que o meu 2007.

Agora posso dizer que do 2007 para o 2010 é outro carro... Vale cada centavo...

Elmer_Jeep
04/01/2011, 10:54
Elmer,nos troller, vc fez a adaptação com os terminais originais ou com os terminais e a barra do 608? Não consegui visualizar as fotos, sei que são de 2008 mas se ainda as tiver por favor, poste novamente.


Barras e terminais do MB608. Infelizmente não tenho mais as fotos, notifique a postagem e pode ser que os Administradores consigam restaurar os anexos.

[]'s

Thunder_ot
05/01/2011, 11:25
Elmer, vc saberia dizer o comportamento no asfalto , em velocidades mais altas? Andei dando uma pesquisada e vi este mesmo arranjo das barras de direção com um amortecedor associado. Será que é mesmo necessario?
Vou começar a fuçar atras das peças para montagem.
Abração

AKPG
07/01/2011, 18:48
Gustavo, vou ficar de olho...
Quando tiver detalhes do que vai fazer, vai postando aqui.

Abraço,

Thunder_ot
08/01/2011, 13:01
Beleza Ale, só estou esperando a resposta do Elmer e de usuarios que ja tem esta modificação para começar a pensar no negócio. Já vi alguns sistemas aqui em CG adaptados em bandeirante com configuração semelhante (mas com barras e terminais toy e pneus 37) com um amortecedor de direção.
Minha dúvida é o comportamento na estrada e o uso ou nào de amortecedor.
Vale!

Elmer_Jeep
08/01/2011, 13:05
Elmer, vc saberia dizer o comportamento no asfalto , em velocidades mais altas? Andei dando uma pesquisada e vi este mesmo arranjo das barras de direção com um amortecedor associado. Será que é mesmo necessario?
Vou começar a fuçar atras das peças para montagem.
Abração

Todos que fizeram essa mudança me disseram que ficou melhor e mais preciso os movimentos em velocidade acima de 100km/h.

Amortecedor de direção é indispensável :!:

[]'s

Thunder_ot
08/01/2011, 13:09
Elmer, assim que puder, me posta umas fotos de como fica a montagem do amortecedor.
Abração.

Renato Fraga
08/01/2011, 13:49
Amigos, já postei neste tópico a minha opinião/sugestão!!!

O problema de instabilidade direcional do Troller, aquele lance de ter que ficar corrigindo a frente principalmente em velocidades mais altas agravado quando é feito lift na suspensão pra mim tem uma explicação bem simples.

O sistema de barramento da direção é o responsável. O fato das barras fazerem aquele movimento de tesoura, ao levantarmos ou abaixarmos a suspensão, acaba incidindo em deflexões da roda esquerda diante das oscilações da suspensão.

Quando original, a suspensão ao abaixar ou levantar provoca convergência das rodas dianteiras resultando na dificuldade da manutenção da trajetória.

Quando é feito lift na suspensão, diante das oscilações, ocorre divergência das rodas quando a suspensão abaixa e convergência quando a suspensão levanta, o que é menos prejudicial, porém o cáster teve sua angulação reduzida.

Na minha Dakota, eu usei um eixo dianteiro de Troller, mas alterei a barra de direção, criando 2 barras distintas, drag link e tie rod, com a adoção de um High Steer.

O segredo é o constante paralelismo da drag link com a track bar ou panhard.

A estabilidade direcional na minha Dakota é perfeita... E só mais um detalhe, não utilizo amortecedor de direção!!!!!!!!!


Abraços

Policarpo
11/01/2011, 22:09
Renato,

Também tenho o mesmo pto de vista sobre a causa fundamental dessa instabilidade direcional do T4.

Eu até hj, já dirigi uns 5 trollers, de anos variados, todos apresentam o mesmo comportamento, o que eu tive (2004) era a mesma coisa...e acho que não tem nada de normal nisso...jipe não tem que ser instável...esse comportamento é único do Troller e não é nada legal...nem CJ5 com motor V8, 402 (do meu irmão) e pneu 35" apresenta esse comportamento.

Tem um amigo de São Pedro - SP, que fez uma adaptação show de bola, utilizando-se os terminais originais do Troller, vi no fim de ano. Ficou confiável porque usa os mesmos terminais originais. Ele pretende dispor esse arranjo no mercado...e a Ford não acorda!!! Sinceramente não consigo entender qual é a tarefa dos engenheiros da área de desenvolvimento da Troller Ford...rs

Tomara que dê certo e dai quem ainda não dirigiu um T4 com os sistemas de barra ligando roda à roda de forma direta (sem o V do sistema original), vai poder responder se muda ou não muda...pra melhor!!!

Thunder_ot
16/01/2011, 22:29
Bom pessoal, depois de ter capotado umas 2 vezes essa adaptação não sai da minha cabeça:putz:.
Comprei minhas relações na quadratec e veio uma revista junto, estava olhando e dei de cara com o anuncio:
http://www.quadratec.com/products/56118_102_07.htm
É idêntico a adaptação do nosso amigo Elmer... na revista eles recomendam a mudança para todos os wrangler que tiverem um lift maior que 2", corrigindo a geometria da direção. Aí fui dar uma olhada na net e vi muitos TJ com este sistema...
Bixo, agora eu não tenho mais qquer dúvida pra mudar esta josta de direção.
Vou editar umas fotos e postar em seguida pra gente tirar as últimas dúvidas.
ps: o mais interessante é que, como muitos, eu achava este comportamento de joão-bobo do troller normal:putz:
Abraços
pps: tem muiitas informações interessantes no manual de instalação.

Thunder_ot
16/01/2011, 22:53
Então, seguem duas fotos do Chokito no estaleiro:
- a primeira da uma visão do sistema de barras de direção e a gente pode ver que o amortecedor é preso na panhard, sendo assim, na nossa modificação ele não alteraria de posição, certo Elmer?
Nessa foto tenho uma pergunta bem idiota: já que os orifício no munhão serão frezado para receber os terminais maiores do 608, não daria para fresar a parte de cima do munhão e colocar os terminais virados para baixo? Deste jeito melhoraria o alinhamento das barras e a posição mais alta protegeria as barras de algumas porradas.
- a segunda foto é um close do amortecedor de direção. Se for possivel levar as barras para cima, ele teria que ser reposicionado... idéias?
Grande abraço a todos... esta semana vou atras das barras, terminais e barra de femil:lol:

Elmer_Jeep
16/01/2011, 23:14
Então, seguem duas fotos do Chokito no estaleiro:
- a primeira da uma visão do sistema de barras de direção e a gente pode ver que o amortecedor é preso na panhard, sendo assim, na nossa modificação ele não alteraria de posição, certo Helmer?

Faltou postar as fotos... mas posso olhar isso nos troller dos amigos daqui e te aviso depois.



Nessa foto tenho uma pergunta bem idiota: já que os orifício no munhão serão frezado para receber os terminais maiores do 608, não daria para fresar a parte de cima do munhão e colocar os terminais virados para baixo? Deste jeito melhoraria o alinhamento das barras e a posição mais alta protegeria as barras de algumas porradas.
Pode ser feito sim, na camper do Loras que usa eixo de troller e está bem alta fizemos essa adaptação de barras e terminais do MB608 e reabrimos os furos pra instalar os terminais por cima do munhão. :concordo:



- a segunda foto é um close do amortecedor de direção. Se for possivel levar as barras para cima, ele teria que ser reposicionado... idéias?
Grande abraço a todos... esta semana vou atras das barras, terminais e barra de femil:lol:

Manda as fotos que a gente ve, mas de qualquer forma vou analizar num 2009 de um amigo aqui pra te responder melhor.

[]'s

Thunder_ot
16/01/2011, 23:20
:mrgreen:
fotos 1 e 2 como digitado acima.

AKPG
16/01/2011, 23:50
:pipoca::pipoca::pipoca:

Só acompanhando...

Thunder_ot
17/01/2011, 14:35
Bom, hoje de manhã após passar uma raiva no tapeceiro, resolvi dar um pulo no meca para discutir o assunto, dei sorte pois estava lá o sujeito que repara e adapta sistema de direção. Conversamos bastante e agora tenho os seguintes pontos a serem discutidos:
1 - o grande problema parece ser a abertura dos orifícios para receber os novos terminais... segundo o rapaz, o furo tem que ser feito na forma cônica para ajustar certinho a parte cônica do terminal (até citou algumas gambiarras feitas por donos de Ram que fizeram um furo cilindrico e encaixam os terminais que nem a b*nda). Elmer, vc faz isso no torno ou na perfuradora de bancada? usa broca especial cônica? Onde pode ser encontrada?
2 - ainda segundo o rapaz, os terminais do 608 tem sua estrutura interna metal-metal e aqui no pantanal, aquela areinha fina mói estes terminais, segundo ele, os da f1000 aguentam mais pois tem um componente plastico interno. Isso procede?
3 - recomendou os terminais e barras Nakata, parece que as outras marcas são inferiores...
4 - continuo com a dúvida se há a real necessidade de colocar as barras com os terminais invertidos.... acho que vou colocar para baixo mesmo... alguém tem uma idéia? Renato Fraga, cadê tu?

Por enquanto é isso... Abraços.

Elmer_Jeep
17/01/2011, 16:02
1 - o grande problema parece ser a abertura dos orifícios para receber os novos terminais... segundo o rapaz, o furo tem que ser feito na forma cônica para ajustar certinho a parte cônica do terminal .
Elmer, vc faz isso no torno ou na perfuradora de bancada? usa broca especial cônica? Onde pode ser encontrada?
Eu faço da seguinte forma, primeiro reabro o furo na furadeira de bancada com uma broca na medida menor do cone, furo cilindrico normal e depois a conicidade é feita com uma micro retífica de alta rotação e esmeril desenhado no mesmo angulo do cone do terminal.
Existem brocas conicas projetadas pra este fim, mas não sei indicar onde encontrá-las.



2 - ainda segundo o rapaz, os terminais do 608 tem sua estrutura interna metal-metal e aqui no pantanal, aquela areinha fina mói estes terminais, segundo ele, os da f1000 aguentam mais pois tem um componente plastico interno. Isso procede?
Não sei sobre essa diferença, pelo que conheço os terminais de direção tem a mesma tecnologia, um detalhe que os diferencia(independente da marca e aplicação) está entre os modelos blindados e os que possuem graxeiro pra lubrificar.



3 - recomendou os terminais e barras Nakata, parece que as outras marcas são inferiores...
Nakata e TRW são os melhores.



4 - continuo com a dúvida se há a real necessidade de colocar as barras com os terminais invertidos.... Por enquanto é isso... Abraços.
fazendo isso vc vai diminuir a inclinação da drag link (barra que vem do pitman) e isso evita bumpsteer (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=66).

[]'s

Thunder_ot
17/01/2011, 23:00
Pessoal, andei fazendo uma perguntas por aí e colegas apontaram a angulaçào do caster como possível causadora desta instabilidade. Da última vez que mandei alinhar o carro o técnico só me disse que estava tudo ok...
Alguém com pneus 35 pra cima já mediu o cáster após o lift? AKPG?
Abraços.

Renato Fraga
17/01/2011, 23:30
.... Renato Fraga, cadê tu?

Opa, eu tô aqui só acompanhando a discussão.

Em relação ao furo cônico, te digo que a alternativa do Elmer é uma opção, mas quem for fazer tem que ter uma "mão" muito boa.

No meu caso, eu também reconfigurei os furos dos munhões e criei um terceiro no High Steer que confeccionei. Só que utilizamos uma broca específica para isso.

Na oficina que fizemos as adaptações da Deep Purple, os caras utilizavam um terminal padrão que é compatível com o da F4000.

Aquela adaptação onde existe um furo na Tie Rod para o encaixe da Drag Link é muito racional, entretanto, é necessário ter cautela para a sua utilização.

http://www.quadratec.com/Assets/Images/76673/76673-md.jpg

Ao que me parece, a tal barra é configurada para o Wrangler e XJ.

Entenda que para tal aplicação existe a compatibilidade com a geometria de toda a suspensão.

Provavelmente, se instalar simplesmente este dispositivo no Troller, pode acontecer de haver discrepância e provocar o tal do Bumpsteer.

Fazer um lance desse tipo pode ser mais adequado, porém é necessário um pouco de estudo para achar a configuração correta para o Troller. Lembrando que o grande segredo é o perfeito paralelismo entre a Drag Link e a Track Bar (Panhard). De preferência ainda ambas devem ter o mesmo comprimento.

POis bem, esses foram os princípios adotados por mim para fazer meu sistema de direção.

Só que temendo uma angulação acentuada da barra enforcando os terminais, simplifiquei fazendo um High Steer. Simplesmente soldei uma peça de aço, com 1 pol de espeçura formando um braço onde fixei a drag link. Como eu tinha liberdade para escolher a posição, fui criterioso em achar a angulação perfeita, o comprimento perfeito resultando num pereito desempenho do veículo mantendo a Tie Rod íntegra sem a dificuldade de colocar os terminais por cima. Entretanto para o tal, se você tiver uma broca adequada ou uma micro retífica, encha o furo com solda e depois refure na posição desejada.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=12920

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=12921

Há quem diga que fazer solda numa peça dessas é loucura, mas confesso que desde que fizemos tal adaptação, e não foi só no meu carro, nunca tivemos problemas. Frequentemente eu dou uma checada afim de achar algum problema, mas nem sinal.


Isso é o que eu tenho para acrescentar. Se tiver mais dúvidas posso te ajudar.



Abraços

Thunder_ot
17/01/2011, 23:42
Valeu Renato.
Realmente o produto é desenvolvido para wrangler, não estava pensando em tentar instala-lo no troller e sim fazer a adaptação como o Elmer relatou, só citei como exemplo similar ao que estávamos pensando aqui no fórum.
Vou conversar com o técnico sobre a possibilidade de usar a microrretífica, realmente tem que tem uma mão muito boa... qquer coisa eu faço, mexo com furadeira e serras todo o dia mesmo:odedo:
Valeu... vamos fosfatando que a solução vem!

Renato Fraga
18/01/2011, 00:17
Valeu Renato.
Realmente o produto é desenvolvido para wrangler, não estava pensando em tentar instala-lo no troller e sim fazer a adaptação como o Elmer relatou, só citei como exemplo similar ao que estávamos pensando aqui no fórum.


Sim sim, só chamei a atenção que usando esse produto ou fazendo o seu próprio tem princípios importantes para serem seguidos.

Vai que vai

AKPG
18/01/2011, 21:25
Pessoal, andei fazendo uma perguntas por aí e colegas apontaram a angulaçào do caster como possível causadora desta instabilidade. Da última vez que mandei alinhar o carro o técnico só me disse que estava tudo ok...
Alguém com pneus 35 pra cima já mediu o cáster após o lift? AKPG?
Abraços.
Putz!!! Não sei o meu mas vou descobrir e posto aqui.

Renato Fraga
19/01/2011, 02:08
Amigos, não é de hoje que existe a discussão a respeito do cáster da direção do Troller.

Pelas minhas pesquisas, a configuração original é de 7º. Cárter Positivo portanto...

Agora, acho que tem gente que faz uma confusão danada a respeito dos números referentes à geometria de uma suspensão e direção.

No Troller, o cáster e a cambagem dificilmente se alteram, a menos que haja um problema sério na integridade do eixo.

Quanto mais positivo o cáster, maior a tendência do carro se manter em linha reta. É lógico que deve existir um limite afim de encontrar uma adequação para todas as cituações de uso. Quanto mais positivo for mais pesado fica o volante principalmente com o veículo parado.

Já ví gente "importante" desse fórum dizendo que o cáster positivo do Troller é um problema, e que o correto seria tal medida ser negativa.

Ao instalar calços nas molas, o cárter tem uma leve redução, mas longe de ficar em valor que afete a estabilidade.

Tamanho de pneu, offset de roda ou qualquer outra alteração desse tipo não afeta o cáster. Altera a relação do pneu/inclinação do pino mestre. Outra configuração inalterável. Ao colocar pneus maiores ocorre discrepância mas facilmente corrigido com rodas de off set mais negativo ou simpesmente espaçadores de roda.

Eu já escrevi várias veses o que eu compreendo como instabilidade direcional do Troller. É o sistema de barras de direção. Tentaram fazer uma coisa certa, mas acabaram errando num princípio primário. Com as oscilações da suspensão as rodas dianteiras se convergem quando o adequado seria divergir quando a suspensão afunda e convergir quando levanta. Funciona assim em praticamente todos os veículos.

Alguém reclama da mesma instabilidade numa XJ????? Pois bem, teoricamente todo o conjunto de eixo e direção é idêntico, mas em posições de trabalho diferentes.

abraços a todos

kezlla
24/01/2011, 11:06
Creio que o André tenha razão. Estou no meu terceiro troller, e notei esse problema no meu 2005 e no atual 2010 ( ambos comprei usados com menos de 20000km) , já no 2008 que tirei zerinho não tinha nada disso!
Vou aproveitar a dica e verificar estas folgas!!
Obrigada!!

Kezlla
T4 3.0 2010

Policarpo
28/01/2011, 08:44
Renato,

Também tenho o mesmo pto de vista sobre a causa fundamental dessa instabilidade direcional do T4.

Eu até hj, já dirigi uns 5 trollers, de anos variados, todos apresentam o mesmo comportamento, o que eu tive (2004) era a mesma coisa...e acho que não tem nada de normal nisso...jipe não tem que ser instável...esse comportamento é único do Troller e não é nada legal...nem CJ5 com motor V8, 402 (do meu irmão) e pneu 35" apresenta esse comportamento.

Tem um amigo de São Pedro - SP, que fez uma adaptação show de bola, utilizando-se os terminais originais do Troller, vi no fim de ano. Ficou confiável porque usa os mesmos terminais originais. Ele pretende dispor esse arranjo no mercado...e a Ford não acorda!!! Sinceramente não consigo entender qual é a tarefa dos engenheiros da área de desenvolvimento da Troller Ford...rs

Tomara que dê certo e dai quem ainda não dirigiu um T4 com os sistemas de barra ligando roda à roda de forma direta (sem o V do sistema original), vai poder responder se muda ou não muda...pra melhor!!!

Pessoal, o Ricardo, de São Pedro - SP, desenvolveu um arranjo muito legal para o sistema de direção do T4.

A grande vantagem é que a ideia dele foi usar os terminais originais do Troller (confiabilidade), parece-me que apenas 1 peça nova entra na jogada.

Passo aqui os contatos dele para quem tiver interesse:

email: jusaia@hotmail.com
telefone: (19) 3483-4231

O sistema dele já está montado em 3 T4 de São Pedro e a turma de lá está satisfeita.

Renato Fraga
28/01/2011, 14:11
Poxa, vamos achar fotos pra postar aqui.

Abraços

WADE
23/02/2011, 21:27
Oi pessoal !

Comprei um T4 2008 a 6 meses e para poder andar na fazenda onde trabalho e confesso que não me adaptei com o carro, tinha a impressao que tinha alguma coisa errada na direção.Posso dizer que resolvi o problema,coloquei o kit do Ricardo de Sao Pedro,o carro ficou mais estavel e cofortavel para dirigir.
Acho uma boa pedida para quem tem T4

Abraços

Policarpo
26/02/2011, 13:00
Wade,

Eu vi um desses Troller com o kit do Ricardo em São Pedro. Realmente ficou show de bola!!!

Até animei a comprar o meu 2o Troller...estou negociando meu JPX (que é uma paixão) e se der certo vou comprar outro Troller e sem dúvida, irei colocar esse sistema do Ricardo.

Quem nunca experienciou dirigir um Troller com o sistema de direção com up grade devia repensar porque é outro jipe...

Paulo Fogaça
26/02/2011, 16:21
Wade,

Eu vi um desses Troller com o kit do Ricardo em São Pedro. Realmente ficou show de bola!!!

Até animei a comprar o meu 2o Troller...estou negociando meu JPX (que é uma paixão) e se der certo vou comprar outro Troller e sem dúvida, irei colocar esse sistema do Ricardo.

Quem nunca experienciou dirigir um Troller com o sistema de direção com up grade devia repensar porque é outro jipe...

Por favor me de mais informações sobre esse kit. Quanto custa? Onde consigo comprar? Pois o meu Troller 2007 parece estar com alguma entidade, pois parece ter vontade própria.... radar.
Abraços!

Policarpo
01/03/2011, 17:56
Pessoal, o Ricardo, de São Pedro - SP, desenvolveu um arranjo muito legal para o sistema de direção do T4.

A grande vantagem é que a ideia dele foi usar os terminais originais do Troller (confiabilidade), parece-me que apenas 1 peça nova entra na jogada.

Passo aqui os contatos dele para quem tiver interesse:

email: jusaia@hotmail.com
telefone: (19) 3483-4231

O sistema dele já está montado em 3 T4 de São Pedro e a turma de lá está satisfeita.

Paulo, segue ai o fone para contato com o Ricardo.

Paulo Fogaça
01/03/2011, 23:48
Paulo, segue ai o fone para contato com o Ricardo.
Policarpo,

Muito Obrigado!!!

Abraços!!

willtroller
21/03/2011, 17:58
Wade,

Eu vi um desses Troller com o kit do Ricardo em São Pedro. Realmente ficou show de bola!!!

Até animei a comprar o meu 2o Troller...estou negociando meu JPX (que é uma paixão) e se der certo vou comprar outro Troller e sem dúvida, irei colocar esse sistema do Ricardo.

Quem nunca experienciou dirigir um Troller com o sistema de direção com up grade devia repensar porque é outro jipe...

Pessoal, quero comprar o meu 0km até o próximo mês, ja andei várias e várias vezes em Troller fazendo trilha e o carro simplesmente dispensa qualquer cmt...
Mas fui fazer o test drive e não tive uma impressão boa no asfalto, cm vou usar ele cm UNIKO carro qria saber...
Oq tem nesse kit?
Oq faz ele melhorar esse "instabilidade" q me pertubou um pokin!?

RcPM
21/03/2011, 18:05
Pessoal, quero comprar o meu 0km até o próximo mês, ja andei várias e várias vezes em Troller fazendo trilha e o carro simplesmente dispensa qualquer cmt...
Mas fui fazer o test drive e não tive uma impressão boa no asfalto, cm vou usar ele cm UNIKO carro qria saber...
Oq tem nesse kit?
Oq faz ele melhorar esse "instabilidade" q me pertubou um pokin!?
Will,
eu li muito sobre essa instabilidade. até postei as minha observações em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1368987&postcount=23
Uso o meu como carro unico faz 1 ano e 23500km rodados (muitos deles em asfalto). Nada a reclamar.

willtroller
21/03/2011, 20:56
Will,
eu li muito sobre essa instabilidade. até postei as minha observações em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1368987&postcount=23
Uso o meu como carro unico faz 1 ano e 23500km rodados (muitos deles em asfalto). Nada a reclamar.

Pow brother, show de bola então, vi lá seu cmt...
Seguinte, axu q a tal "instabilidade" é fato, existe, mas q as pessoas acabam se acostumando sab, principalmente pessoas cm nós, que usamos ou vamos usar o carro no dia-a-dia, é akela história, não é um sedan de luxo, não é uma pick-up, mto menos um SUV, é um JIPE...
No começo eu tva cm mta duvida em comprar o Troller, mas agora ja tenho ctz, tou só esperando vender meu carro pra comprar minha viatura!
Cm mexo cm manutenção(Alinhamento, balanceamento...) tva pensando no que vc falou e realemente os calços e os pneus 35 pra frente influenciam e mto na "instabilidade" do carro...
Mas senti isso no TEST-DRIVE sak, q inclusive tinha ACABADO de chegar da fabrica;;;
Sei lá, mas no meu dia-a-dia(loja de manutenção), oq eu observei no Troller é igual qndo pego pra testar um carro e ta cm a bucha da cadeira cm folga sak!? "Parece" q o volante não ta na mão!!!

RcPM
21/03/2011, 21:58
Teve uma vez que esqueci de calibrar os meus depois de andar na areia (acho q tinha 15 lbs nos pneus).
Adivinha? No asfalto o trolha rebolava igual mulata em desfile de carnaval.

Agora que vc falou, no começo tive essa impressão tbém de não ter nada nas mãos, bem como esquecia q o volante não volta sozinho.... agora nem noto isso, como vc falou, questão de se acostumar com ele.
Outra coisa...saindo de qualquer carro pro Troller, lembre que tem que virar muito mais o volante pra mudar de faixa.... senão adeus carrinho de prastico que tiver na frente.
Falando em direção, tem uma coisa q me irrita no Trolha.... como o volante dá mais voltas que um carro pequeno e o cubo do volante é do Fiesta/Nhecosport qdo vc vai mudar de faixa e bate a seta, se virar de leve o volante a bagaça desliga.

willtroller
21/03/2011, 23:23
Teve uma vez que esqueci de calibrar os meus depois de andar na areia (acho q tinha 15 lbs nos pneus).
Adivinha? No asfalto o trolha rebolava igual mulata em desfile de carnaval.

Agora que vc falou, no começo tive essa impressão tbém de não ter nada nas mãos, bem como esquecia q o volante não volta sozinho.... agora nem noto isso, como vc falou, questão de se acostumar com ele.
Outra coisa...saindo de qualquer carro pro Troller, lembre que tem que virar muito mais o volante pra mudar de faixa.... senão adeus carrinho de prastico que tiver na frente.
Falando em direção, tem uma coisa q me irrita no Trolha.... como o volante dá mais voltas que um carro pequeno e o cubo do volante é do Fiesta/Nhecosport qdo vc vai mudar de faixa e bate a seta, se virar de leve o volante a bagaça desliga.

Outra verdade acerca da tal "instabilidade", eu desde guri(15 anos) acostumado a pegar Troller em trilha, aqui em ksa sempre tve carro grande(antes uma S-10 e agora um Grand Vitara), fui pro test drive do Troller tranquilo, no primeiro retorno q fui fazer, putzzz, tive q ir e voltar umas 3X,a msm coisa qndo fui estacionar a viatura na concessionária...
Putzzz...
Mas nda q alguns dias de adaptação não resolva... Vlw brother...

PAULO CARECA
22/03/2011, 19:45
????????????? Até o tópico está ficando com instabilidade.

AKPG
23/03/2011, 17:22
????????????? Até o tópico está ficando com instabilidade.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
x2!!!!

Thunder_ot
23/03/2011, 22:03
Eu estou esperando os testes que o Samuka esta fazendo para um kit crossover bar utilizando as conexões originais...
Valeu

VOVÔ DO TROLLER
23/03/2011, 22:29
Boa noite pessoal. Quando comprei o meu há 1 ano atrás, também tinha esta impressão de "instabilidade". Hoje, depois de mais de 30.000 km rodados, nem percebo. Acho até que a estabilidade do Troller é melhor do que muitos 4x2 . Hoje, não trocaria o bugão, por outro carro. Abs. Válter.

Arlito Troller
27/03/2011, 18:59
Adquiri um troller 0km, e percebi o mesmo que vc, mas acho que falta se acostumar com ele, e sempre lembrando que estamos andando de Jipe e não em um esportivo, mas no demais o carro é um sonho.

Policarpo
27/03/2011, 22:05
Viva a liberdade de expressão e opnião!!!

A tal "instabilidade direcional" do T4 é aceitável para alguns e não é para outros. Vamos em venhamos, abrir mão de segurança, sendo um jipe ou não (que custa meros (rs) 90 mil)...é no mínimo temeroso....a Troller tem que arrumar isso....como dizia o Boris (SBT)..."ISSO É UMA VERGONHA"!!!

Por que só o Troller tem esse "problema"???

A troca do sistema de barras melhora muito a tal instabilidade...posso falar porque usei no meu (que já vendi)...

Já passou da hora de corrigirem essa falha, que considero grave.

A viatura é show de bola e não resolvem isso...tenho certeza que as vendas aumentariam se o Troller não "oscilasse" tanto na estrada...

Sandrãobh
30/03/2011, 14:31
Já sabendo dos galeios e certa instabilidade do Troller, não pude mais resistir e comprei um... :dance: Sou novo aqui no forum e já me sinto um veterano, explico, tenho lido e acompanhado muitos topicos sobre off road e Trollers, a galera aqui é show de bola estou me sentindo em casa rsrsrs, comprei o Red Hot para fazer viagens com a esposa, sempre quis me entranhar pelas belezas naturais brasileiras e depois de anos de trabalho duro o sonho vai se concretizar...
Entrei em contato com o Ricardo, sobre o sistema direcional citado por vç neste topico, e ele me relatou que um dos Trollers modificado por ele já rodou mais de 15000 kms com o novo sistema, mostrando até então uma boa margem de segurança e longevidade.. , boa noticia e boa perspectiva, não acha...
Mas mesmo assim concordo com vç sobre o descaso neste ponto da empresa Troller ou Ford...

DANIEL SAO PEDRO-SP
11/04/2011, 16:39
boa tarde galera tenho um T4 2009 estou usando sistema de direcao do Ricardo ja faz algum tempo pois meu T4 tbm tinha essa instabilidade,como rodo com o carro bastante no asfalto so tenho elogiar o sistema de direcao, o custo benficio e otimo pois acabou o sofrimento com o T4 agora ando e nao chego cansado de tanto segurar ele na pista pois o sistema me faz andar tao a vontade que nem percebo a distancia que ando com ele gostaria de noticia de alguem que saiba se ate a troller,ford ja usa esse sistema de direçao no novos veiculos pois acho que dessa vez acabaram com o problema dos nossos t4,caso alguem queira o sistema e so falar com o Ricardo consegui o contato com ele atravez de um amigo que tambem esta usando o sistema e aprovou.ai esta o tele e o email do ricardo (19) 9782-5556 -3483-4231 email.jusaia@hotmail.com (email.jusaia@hotmail.com)

jrmotta
11/04/2011, 19:13
boa tarde galera tenho um T4 2009 estou usando sistema de direcao do Ricardo ja faz algum tempo pois meu T4 tbm tinha essa instabilidade,como rodo com o carro bastante no asfalto so tenho elogiar o sistema de direcao, o custo benficio e otimo pois acabou o sofrimento com o T4 agora ando e nao chego cansado de tanto segurar ele na pista pois o sistema me faz andar tao a vontade que nem percebo a distancia que ando com ele gostaria de noticia de alguem que saiba se ate a troller,ford ja usa esse sistema de direçao no novos veiculos pois acho que dessa vez acabaram com o problema dos nossos t4,caso alguem queira o sistema e so falar com o Ricardo consegui o contato com ele atravez de um amigo que tambem esta usando o sistema e aprovou.ai esta o tele e o email do ricardo (19) 9782-5556 -3483-4231 email.jusaia@hotmail.com (email.jusaia@hotmail.com)

Daniel,

Como funciona esse sistema e/ou quais as modificações realiadas? Tem fotos para nos enviar.

Obrigado.

Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"

ALEXKALIL
28/05/2011, 11:56
Ola o sistema descrito pelo marcel e comprovado pelos que fizeram funcionou a unico questionamento foi quanto a a marca e qualidade dos terminais reforçados do willys. Pesquisando descobrir que os mesmos sao feitos pela metalurgica della rosa, empressa com amsid e 30 anos de mercado e iso 9001. Fabrica peças para marcopolo, ford, agrale jd,mercedes, scania, volvo e etc. Vejam no site.

Nao sou propagandista da empressa so gostaria de montar o sistema de diracao do marcel no meu troller e quero saber se alguem tem alguma informaçao negativa da empresa.

Abraço

ALEXKALIL
28/05/2011, 11:57
Outra coisa este kit de tereminais reforçados do willys sao mais carros que os originais do troller.
NAO ME PARECE SER PRODUTO DE SEGUNDA.

GUARDO RESPOSTA DOS COMPANHEIROS.

Thunder_ot
02/06/2011, 19:09
Alex, vc sabe dizer como é este sistema? Tipo crossoverbar (como na adaptação sugerida pelo colega Elmer lá atras). O encaixe dos terminais é plug n play?
valeu.

ALEXKALIL
02/06/2011, 21:30
O sistema que é plug in play é o do Marcel. O do Elmer pelo que entendir tem que fazer adaptacoes, torno, etc..

Pelo que eu li no topico o unico questionamento ao sistema do Marcel era quanto a origem dos terminais. E como disse acima a dellla rosa é uma empresa grande e o Ricardo da tor offroad, que vende os terminas e garante a qualidade do produto.

Eu vi no forum que o Zeca tem um sistma de barras semelhante, porem com algumas diferenças. Postei um soliciotaçao de explicacao para o Zeca e estou aguardando. mas todos tem em comum uma barra ligando as duas rodas usando os terminais de direçao do troller ou willys.

Abraço

ALEXKALIL
02/06/2011, 21:33
295761295760295759295757

Thunder_ot
03/06/2011, 00:26
Alex, estas fotos são do sistema do Marcel? Este Marcel é o mesmo que desenvolve adaptações para CTs?

O sistema do zeca parece um hi-steer... vamos esperar ele falar.
Valeu.

ALEXKALIL
03/06/2011, 01:02
O que é cts?

Thunder_ot
03/06/2011, 01:09
Opa, ct é caixa de transferencia, o marcel que estou falando, loga como equipe minas 4x4, adapta engrenagens mais reduzidas e flanges para caixas duplas...

Thunder_ot
03/06/2011, 22:37
Bom dei uma pesquisada no modelo sugerido pelo Marcel neste tópico e naquele terminal com olhal.
O que parece acontecer é que o terninal no olhal da muita folga e ,determinadas marcas, quebram fácil.
Acho que vou fazer a adaptaçao para os terminais do 608.
Só achei os DellaRosa para bandeirantes... como adaptar no troller?
Alex, da uma olhada aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/79824-duvidas-com-barras-de-direcao-no-jeep-2.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/hardcore-4x4/12028-adaptar-terminal-de-mb-608-a-3.html
Valeu.

ALEXKALIL
03/06/2011, 23:20
QUANTO AO PROJETO DAS BARRAS DE DIREÇAO, ESTAVA LENDO QUE O IDEAL É QUE AS MESMAS FIQUE PARALELAS, E QUE O MELHOR, É QUE A BARRA LIGADA AO PITMAM ESTEJA O MAIS POSSIVEL NA HORIZONTAL. SE NAO ESTOU ERRADO, O MUNHAO DA RODA DIREITA TEM DOIS FUROS, PENSEI EM COLOCAR A BARRA RODA-RODA NO FURO MAIS EXTERNO COM TERMINAL DE DIREÇAO REFORÇADO DA DELLAROSA ( SEM USAR O TERMINAL COM OLHAL DO WILLYS) E NO FURO MAIS MEDIANO COLOCAR A BARRA RODA-PITMAN COM O TERMINAL COM OLHAL NA, ASSIM PODE LIGAR O AMORTECEDOR DE DIREÇAO NO OLHAL DO TERMINAL. ASSIM FICARIA DIFERENTE DO SISTEMA DO MARCEL, MAS A BARRA RODA-PITMAM VAI FICAR MAIS HORIZONTAL.

COMO O MEU TROLLER EM 2000, TENHO QUE TROCAR TAMBEM O BRAÇO DO PITMAM, PELO MODELO 2001/2002, JA ACHEI TUDO NA TOROFFROAD

COMO NAO SOU ENGENHEIRO E NEM MECANICO FIQUE A VONTADE PARA DAR A SUA OPINIAO DE COMO PODE SER FEITO.

NAS FOTOS FOI USADO TERMINAL MB 806 E É O ESQUEMA DO ZECA CJ.





http://xybscg.sn2.livefilestore.com/y1mGKQiIkaxN11ukRi01v2tOhyb3y-a-1TPpbKH2EMXoFuaLeINQa5LCIQTtbaNQeQ-dZ1WyQOaBNz2cxYC19rPwtgHzWmreF_MXq6UJOpHOUhzf040Sv difveQ9h1ySz0xZ4mDdYdNX4pg02n28ekeSw/9499.jpg?psid=1&type=1&Bpub=SDX.Photos&Bsrc=Photomail&parid=7AFC76490FF87484!373 (http://cid-7afc76490ff87484.skydrive.live.com/redir.aspx?page=play&resid=7AFC76490FF87484!374&type=1&Bpub=SDX.Photos&Bsrc=Photomail&parid=7AFC76490FF87484!373&authkey=!1eP*DrfSi8$)


http://xybscg.sn2.livefilestore.com/y1mGvd726Hd0objg7JOQw2Bb7o_HPlxT22Y5e_T5QYz22yUIEv mNdtrHkoppRRtBh8gbR3umf_cMjac0JGF_95_vo-89yHsEE4NPz0TWCHGR8WsYa6EM5D5nApAYQgq_GRRllg5tnnKE dL9d0GmEAdwRw/9505.jpg?psid=1&type=1&Bpub=SDX.Photos&Bsrc=Photomail&parid=7AFC76490FF87484!373 (http://cid-7afc76490ff87484.skydrive.live.com/redir.aspx?page=play&resid=7AFC76490FF87484!376&type=1&Bpub=SDX.Photos&Bsrc=Photomail&parid=7AFC76490FF87484!373&authkey=!1eP*DrfSi8$)http://xybscg.sn2.livefilestore.com/y1mGvd726Hd0oYmk5tsivCDpdivEAYhHCWd-DIh-pbHRhalfEFJywS4QQbHpvudgEvjdw6g-wd9TduXUHy7jD53YpV2oh8LaP-ZhK4UaW9ml8EKSvIXe6ZhZS1EfcYl81PieC2z9SuuTjqFe5DM2 tkQrg/9506.jpg?psid=1&type=1&Bpub=SDX.Photos&Bsrc=Photomail&parid=7AFC76490FF87484!373 (http://cid-7afc76490ff87484.skydrive.live.com/redir.aspx?page=play&resid=7AFC76490FF87484!377&type=1&Bpub=SDX.Photos&Bsrc=Photomail&parid=7AFC76490FF87484!373&authkey=!1eP*DrfSi8$)http://xybscg.sn2.livefilestore.com/y1mNIRRNacdb1Ff1O2JRzLVHpl0PAGqwAsJcQOW9t_Q24xdwHs Np12bLEXGpQFP_o5h1whL4uEPCp1l28cBm62EVQlSR9W3ZuYBH 53X5DypELjfVsBvJH2_tg_W4Fpp72EYg2HhElb58gcEJLx1FoD zcA/9507.jpg?psid=1&type=1&Bpub=SDX.Photos&Bsrc=Photomail&parid=7AFC76490FF87484!373 (http://cid-7afc76490ff87484.skydrive.live.com/redir.aspx?page=play&resid=7AFC76490FF87484!375&type=1&Bpub=SDX.Photos&Bsrc=Photomail&parid=7AFC76490FF87484!373&authkey=!1eP*DrfSi8$)

ALEXKALIL
03/06/2011, 23:51
Ola thunder

lê os links que voce enviou, posso estar errado mais o que eu percebir é que todos querem usar terminais maiores ( mais resistentes) como os de caminhao para ter mais segurança e menos reparos. O leopoldo cita a perda de resistencia do material que foi usinado. Acho que estao certos em usar os mb, mas nao achei nenhuma relato de má qualidade do dellarosa. No sistema que quero montar o olhal vai ser usado pelo amortecedo de direçao. Acho que com as duas barras separadas vai ficar melhor.

Thunder_ot
03/06/2011, 23:58
Bom, nossos munhões são diferentes.... no seu caso vai ser bem mais tranquilo.
Abraço.

ALEXKALIL
04/06/2011, 00:24
Ola thunder

acabei de envia um e-mail para a della rossa, quando tiver resposta eu posto. O seu munhao so tem um furo, nao é?

Incrivel, acabamos de achar a unica vantagem do eixo cherokee!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

"ola.
Estou adiquirindo o conjunto de terminais de direçao do troller e o terminal de direçao, com olhal, do willys para refazer o sistem de barras do meu troller (modelo 2000/gasolina). O novo conjunto de barras consiste em uma barra roda-roda, usando terminais do troller, e outr barra roda(d)-pitmam, usando na extremidade da roda o terminal willys com olhal e na extremidade do pitmam o terminal do troller. Noi olhal do terminal do willys vou conectar o amortecdor de direçao. O meu troller usa pneus 35" ( aro 15) com semi-eixos reforçados enfer cromo 4140. Quem estar me vendendo os terminais ( todos della rosa) disse que sao mais reforçados que os originais. Isto confere? Os terminais tem algum tipo de tratamento? Voce póderia me fornecer as especificaçoes dos mesmos?
Grato
agurdo resposta"

Thunder_ot
04/07/2011, 17:40
Bom minha gente, depois de meses de elucubração os munhões do Chokito estão, neste momento, no torneiro para adaptação dos terminais 608. Vou postando umas fotos no decorrer da semana.
Valeu.

pedro bonadio
04/07/2011, 18:05
Ola thunder

acabei de envia um e-mail para a della rossa, quando tiver resposta eu posto. O seu munhao so tem um furo, nao é?

Incrivel, acabamos de achar a unica vantagem do eixo cherokee!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

"ola.
Estou adiquirindo o conjunto de terminais de direçao do troller e o terminal de direçao, com olhal, do willys para refazer o sistem de barras do meu troller (modelo 2000/gasolina). O novo conjunto de barras consiste em uma barra roda-roda, usando terminais do troller, e outr barra roda(d)-pitmam, usando na extremidade da roda o terminal willys com olhal e na extremidade do pitmam o terminal do troller. Noi olhal do terminal do willys vou conectar o amortecdor de direçao. O meu troller usa pneus 35" ( aro 15) com semi-eixos reforçados enfer cromo 4140. Quem estar me vendendo os terminais ( todos della rosa) disse que sao mais reforçados que os originais. Isto confere? Os terminais tem algum tipo de tratamento? Voce póderia me fornecer as especificaçoes dos mesmos?
Grato
agurdo resposta"

Os Della Rosa são os originais, únicos que fabricam para o troller.

ALEXKALIL
05/07/2011, 21:13
Ola pedro

valeu pela informaçao. Vou usar os della rosa no meu troller, se sao os originais nao tem porque a comunidade ficar temerosa em usar. E claro que os terminais mb sao mais robustos e de maior resistencia. A questao é ter queusinar o munhao e o braço do pitman, assim voce pode perder a tempera da peça.

Abraço

pedro bonadio
06/07/2011, 09:44
Meu pai mexeu na barra e usou uns terminais que nós sempre usamos no jeep, que ele falou ser melhor, à princípio, achei que seria gamby, mas ficou bom e até agora está durando mais, porque com os pneus 33" e uso diário, os della rosa aguentavam 2 meses.

Thunder_ot
06/07/2011, 18:34
Minha gente, vou parar de reclamar que aqui em CG a coisa é devagar, as pessoas não tem vontade de fazer um serviço do jeito que a gente quer etc...
Os munhões do Chokito ja foram fresados e o resultado foi muito bom, o torneiro que arrumamos é ninja, ele mesmo fez e temperou uma broca cônica para fresagem na medidas dos terminais 608.
Estou postando umas fotos de cellular da adaptação, a primeira foto mostra a dita broca cônica.
Amanhã fresaremos os terminais e as barras.
Valeu!!:euforico:

Renato Fraga
07/07/2011, 22:37
Amigos, tem um bom tempo que eu utilizo terminais do 608. Minha Dakota está com eixos do Troller antigo. O serviço de adaptação foi simples, feito com uma fresa semelhante a mostrada na postagem anterior, sem nem precisar desmontar o munhão. A diferença era bem pouca e foi possível ajustar manualmente com um "vira macho". O acentamento ficou perfeito.

Abraços

Policarpo
21/05/2012, 21:56
E aí pessoal? Vcs q adaptaram os terminais de 608 e alteraram a config das barras da direção, o q estão achando?

JapaTroller
22/06/2012, 09:53
To aki tb pra saber o que o pessoal anda falando dessa adaptação!!!! Eu até postei tb um topico com essa duvida, pois nao aguento fica comprando terminal de direção!!! hehehe

Vermeio
22/06/2012, 18:03
opa,
fiz esta alteração no meu no final de 2009. nunca mais troquei pivo!
mas o meu é com o esquema do olhal da F1000 no meio da barra e nao as duas chegando no munhão.
abraços

andre carmelo
30/06/2012, 21:32
Tenho um troller 2001 e tenho que trocar todos os terminais, me oriente como fazer essa modificação. Mande um passo a passo se puder

Rogerio Fernandes Macedo
01/07/2012, 22:14
Meu troller começou com esse problema a pouco e encomoda muito.
Outro dia entortei a barra que sai do pitmam , ela tem uma dobra , troquei por uma peça nova e após o alinhamento , o carro ficou bom um tempo , logo depois ficou bobo , e esta piorando , o terminal fixo da barra esta vazando graxa , mas nao tem folga. Mas o terminal parece que fica torcido , muito estrano .Apos isso fui em busca de alternativas .
Sei que ja foi discutido a solução. Estive lendo cada resposta do topico .
Uma duvida em relação a soluçao . Fiquei imaginando como seria o movimento das barras.
a barra reta ligando os 2 munhões , quando as rodas giram os pontos de fixação da barra tendem a irem para tras, formando um arco em torno do eixo de giro do munhao.
Ja o braço pitmam terá o giro tb , gerando um arco no sentido oposto , jogando o ponto para frente .
Com isso surge a tendencia de afastamento dos pontos da barra que liga o braço pitmam ao terminal direito.
Fiquei pensando que essa tendencia poderia forçar algum ponto do sistema , e poderia ser um ponto fraco e tender a quebra ou folga prematuras.
Ou em outra hipotese , o movimento do volante nao condizer com movimento das rodas , nao na mesma proporção.
O sistema ja foi testado , sem maiores consequencias. Por esse motivo gostaria do depoimento dos que fizeram se sentiram alguns desses efeitos indezejados , ou nao.
Obrigado.

Elmer_Jeep
02/07/2012, 09:30
Tenho um troller 2001 e tenho que trocar todos os terminais, me oriente como fazer essa modificação. Mande um passo a passo se puder

Aqui está o passo a passo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/12028-adaptar-terminal-de-mb-608-a-3.html#post192354

Não é um troller mas já fiz em vários e acabou o problema de ter que corrigir o volante nas retas e o desgaste prematuro dos terminais.

[]'s

Thunder_ot
22/07/2012, 18:02
Rapaz, faz tempo que num venho ao Fórum... mas vamos lá1
A adaptação das barras e terminais do 608 melhora muito o comportamento do carro, a coisa que se deve atentar é o correto dimensionamento das barras (fazendo uma área de regulagem bem generosa) e indico isso para pneus acima de 35". A troca do amortecedor original pelo da F250 é a cereja do bolo!
Acredito que em carros originais e com pneus pouco maiores essa sensação de instabilidade deve sumir somente com a troca do amortecedor. Atentem ao fato que ao levantar o pneu e a suspa as barras começam a trabalhar raspando no amortecedor de direção original e o mesmo deve ser colocado numa posição mais alta.
No mais, só alegria! Nem me lembro das barras (sólidas, 3,5cm de diam) e terminais.

jrmotta
23/07/2012, 17:26
Rapaz, faz tempo que num venho ao Fórum... mas vamos lá1
A adaptação das barras e terminais do 608 melhora muito o comportamento do carro, a coisa que se deve atentar é o correto dimensionamento das barras (fazendo uma área de regulagem bem generosa) e indico isso para pneus acima de 35". A troca do amortecedor original pelo da F250 é a cereja do bolo!
Acredito que em carros originais e com pneus pouco maiores essa sensação de instabilidade deve sumir somente com a troca do amortecedor. Atentem ao fato que ao levantar o pneu e a suspa as barras começam a trabalhar raspando no amortecedor de direção original e o mesmo deve ser colocado numa posição mais alta.
No mais, só alegria! Nem me lembro das barras (sólidas, 3,5cm de diam) e terminais.

Chokito, o amortecedor da F 250 é do mesmo tamanho do amortecedor do T4? Precisa fazer alguma adaptação para colocá-lo ou é P&P?

Obrigado.

Thunder_ot
23/07/2012, 22:57
Serve direitinho, só são mais grossos. Como eu disse, se vc levantar o carro ou colocar pneus maiores, o amortecedor começa a roçar nas barras e vc instala o amortecedor na parte de cima do suporte original (gambiarra com parafuso maior, porcas e arruelas tentando deixar o amortecedor mais alinhado). Se fizer a troca das barras de direção, o amortecedor volta pra posição original.
Só lembrando, o volante fica muito firme! Muito bom mesmo!
Abraços.

Renato Fraga
24/07/2012, 14:45
Olha, desculpa pela intromissão, mas eu acho que posso ajudar:

Se estão falando dos amortecedores da suspensão, existe sim muita diferença entre os amortecedores do troller, para o traseiro da F250.

Os do Troller são mais curtos, de diâmetro maior e as buchas dos seus olhais possuem abertura maior para o parafuso.

Já os da F250, são mais longos, mais fortes, de menor diâmetro, e só tem bucha no olhal inferior para um parafuso de diâmetro bem menor que o do Troller. No olhal superior, só tem a borracha, não tem a bucha central metálica.

jrmotta
24/07/2012, 17:04
Olha, desculpa pela intromissão, mas eu acho que posso ajudar:

Se estão falando dos amortecedores da suspensão, existe sim muita diferença entre os amortecedores do troller, para o traseiro da F250.

Os do Troller são mais curtos, de diâmetro maior e as buchas dos seus olhais possuem abertura maior para o parafuso.

Já os da F250, são mais longos, mais fortes, de menor diâmetro, e só tem bucha no olhal inferior para um parafuso de diâmetro bem menor que o do Troller. No olhal superior, só tem a borracha, não tem a bucha central metálica.

Renato, acho que o Cholito está se referindo ao amortecedor de direção da F 250 e não os da suspensão.

Chokito, por favor, confirme para nós.

Obrigado.

JapaTroller
26/07/2012, 09:09
Renato, acho que o Cholito está se referindo ao amortecedor de direção da F 250 e não os da suspensão.

Chokito, por favor, confirme para nós.

Obrigado.

Pelo que entendi foi isso mesmo!!! Eu no caso utilizo a da d20 , vo esperar ele estourar e colocar da 250 pra ve como fica.

JapaTroller
26/07/2012, 09:11
A um tempo atras eu criei um post a respeito da troca dos terminais de direção, e o elmer posto algumas opções, dentre elas eu acabei colocando as do caminhao 1113, e deu certinho, um bom torneiro faz a adaptação nas barras originais do troller, e pra encaixar os terminais, nao foi preciso abrir muito no garfo com a retifica. A direção ficou muito justa, e Creio que agora ele dure mais, pois nos originais, não durava nem 3 meses.

Elmer_Jeep
26/07/2012, 10:47
A um tempo atras eu criei um post a respeito da troca dos terminais de direção, e o elmer posto algumas opções, dentre elas eu acabei colocando as do caminhao 1113, e deu certinho, um bom torneiro faz a adaptação nas barras originais do troller, e pra encaixar os terminais, nao foi preciso abrir muito no garfo com a retifica. A direção ficou muito justa, e Creio que agora ele dure mais, pois nos originais, não durava nem 3 meses.

Caraca, do MB1113 é bruto, to usando desses no meu Jeep mas com as proprias barras do mercedão tb.

[]'s

JapaTroller
26/07/2012, 11:52
Caraca, do MB1113 é bruto, to usando desses no meu Jeep mas com as proprias barras do mercedão tb.

[]'s

heheheheh eles sao bruto mesmo Elmer!!! Mas como ja ia mexer, preferir ja colocar uma que nao me daria amolação. E gostei demais, e to usando a barra original do troller mesmo, deu certinho. Mas tem que ser um serviço bem feito. Valeu pela dica! Abraço

JapaTroller
26/07/2012, 11:56
Elmer, eu levantei o meu troller em uns 5 a 6 polegadas. A barra do link, puxa o eixo dianteiro, e chega a da barriga nas molas, pois gira a bola do diferencial. Vc ja mexeu em algum troller pra resolver isso?? Pois mesmo alterando os terminais de direção , ainda sinto ele jogando de um lado pra outro, talvez seja costume tb. E tava pensando em abaixar o suporte da barra panhard, deixar ela mais paralela ao eixo tb. Abraço

Renato Fraga
27/07/2012, 03:44
E tava pensando em abaixar o suporte da barra panhard, deixar ela mais paralela ao eixo tb. Abraço

Não faça isso, se o fizer, seu Troller vai ganhar um belo BUMPSTEER.

A panhard tem que estar muito bem relacionada com a drag link, a barra que vem do pitmam até o munhão. Se mexer na panhard, vai ter que mexer no pitmam também.

Referente à compensação do eixo, devido ao lift, uma alternativa é cortar na solda do link, livrando aquela porção de barra menor, e soldando ela em nova posição. Pode aproveitar e colocar ali uma regulagem, caso um dia queira voltar à altura original. Eu fiz ambos os procedimentos no meu carro, com sucesso.

Com isso, você corrige o cáster, e joga o eixo ligeiramente para frente, além de alinhar o prato da mola, diminuindo a barriga que ela faz.

http://lh4.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TQBsk3RcM8I/AAAAAAAAAzE/B_PEt9Gs7bo/s640/IMG_4287.JPG

http://lh3.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TQBsiNXuslI/AAAAAAAAAy8/INTIgURpprA/s640/IMG_4285.JPG


Abraços

JapaTroller
27/07/2012, 09:16
Não faça isso, se o fizer, seu Troller vai ganhar um belo BUMPSTEER.

A panhard tem que estar muito bem relacionada com a drag link, a barra que vem do pitmam até o munhão. Se mexer na panhard, vai ter que mexer no pitmam também.

Referente à compensação do eixo, devido ao lift, uma alternativa é cortar na solda do link, livrando aquela porção de barra menor, e soldando ela em nova posição. Pode aproveitar e colocar ali uma regulagem, caso um dia queira voltar à altura original. Eu fiz ambos os procedimentos no meu carro, com sucesso.

Com isso, você corrige o cáster, e joga o eixo ligeiramente para frente, além de alinhar o prato da mola, diminuindo a barriga que ela faz.

http://lh4.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TQBsk3RcM8I/AAAAAAAAAzE/B_PEt9Gs7bo/s640/IMG_4287.JPG

http://lh3.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TQBsiNXuslI/AAAAAAAAAy8/INTIgURpprA/s640/IMG_4285.JPG


Abraços


Renato, valeu pelas informações!!!! Na barra do link, vc colocou com rosca??? Pra poder regular??? Pelas fotos parece ser. E com relação a barra panhard, com o aumento de altura, o eixo fica jogado pra um lado. Por isso pensei em abaixar o suporte. Eu ja vi alguns relatos, em que o pessoal aumenta a barra, daria o mesmo problema de bumpsteer???? Abraço

Renato Fraga
27/07/2012, 09:52
Sim existe um tubo com rosca esquerda/direita para permitir regulagem.

A Panhard, você pode fazer o mesmo sistema de regulagem, ajustando a posição do eixo em relação ao lift. Isso não vai prejudicar a relação dela com a drag link a ponto de provocar bumpsteer.

Abração

JapaTroller
27/07/2012, 12:50
Sim existe um tubo com rosca esquerda/direita para permitir regulagem.

A Panhard, você pode fazer o mesmo sistema de regulagem, ajustando a posição do eixo em relação ao lift. Isso não vai prejudicar a relação dela com a drag link a ponto de provocar bumpsteer.

Abração

Renato, desculpe minha ignorancia, mas ja ouvi falar em bumpsteer , mas tenho que reconhecer que nao entendo muito bem!!! hehehe Em portugues claro o que seria o problema mesmo??? Eu tava pensando que no caso aumentando o suporte, nao mexeria na barra, e deixaria na altura do original, sendo assim, quando a carroceria levantasse, o eixo puxava menos para a lateral. Imaginava que quanto mais paralela ao eixo, melhor! Valeu pelas dicas ai em cima!! Ajudo demais!!!

Renato Fraga
27/07/2012, 23:05
Bumpsteer, é o esterçamento involuntário das rodas diante do trabalho da suspensão.

Explicando melhor, quando o carro balança devido às irregularidades do solo, o carro tende a virar as rodas, passarinhando pela pista tornando-se indirigível.

Isso sempre acontece quando as barras panhard e Drag link estão desalinhadas.

Erguer apenas a suspensão, provoca um deslocamento lateral do eixo, sem atrapalhar a dirigibilidade. Com uma regulagem na panhard tal como eu sugeri, você pode compensar esse deslocamento provocado pelo lift.

Mantendo as fixações originais, não é para você ter problemas. MAs se mexer em um ponto de apoio que seja, vai ter que mudar o outro.

Repare nas Cherokees com lift de suspensão, como as barras trabalham anguladas, se problema algum.

Abraços

JapaTroller
30/07/2012, 10:30
Bumpsteer, é o esterçamento involuntário das rodas diante do trabalho da suspensão.

Explicando melhor, quando o carro balança devido às irregularidades do solo, o carro tende a virar as rodas, passarinhando pela pista tornando-se indirigível.

Isso sempre acontece quando as barras panhard e Drag link estão desalinhadas.

Erguer apenas a suspensão, provoca um deslocamento lateral do eixo, sem atrapalhar a dirigibilidade. Com uma regulagem na panhard tal como eu sugeri, você pode compensar esse deslocamento provocado pelo lift.

Mantendo as fixações originais, não é para você ter problemas. MAs se mexer em um ponto de apoio que seja, vai ter que mudar o outro.

Repare nas Cherokees com lift de suspensão, como as barras trabalham anguladas, se problema algum.

Abraços


Valeu pela explicação renato!!! Vou ve se coloca a regulagem na barra msm. Abraço

luiz albano
28/08/2012, 17:34
Renato no caso do meu o deslocamento lateral foi simultâneo nos dois eixos,quase dois centímetros para o lado direito,estou pensando em colocar reguladores nas panhards,tem alguma pronta que sirva??

Renato Fraga
28/08/2012, 18:08
Infelizmente não sei de nada que possa ser aproveitado.

Mas o serviço é bem fácil, qualquer torneiro dá conta de fazer....

luiz albano
28/08/2012, 21:06
Vou medir o diâmetro da barra e procurar uma luva resqueada de direção da linha de caminhão leve e médio.

luiz albano
30/08/2012, 13:31
A barra mede 30,00mm externo,agora uma dúvida ,na panhard dianteira em qual lado instalar??

Renato Fraga
30/08/2012, 13:52
Instale no lado direito da barra, aquele que fica preso ao eixo. Ali tem uma grande porção reta e facilita o manejo quando você precisar fazer o ajuste.

Abraços

luiz albano
30/08/2012, 17:27
Ok,obrigado pela dica.

ORIONE
24/12/2012, 08:41
Oi pessoal !

Comprei um T4 2008 a 6 meses e para poder andar na fazenda onde trabalho e confesso que não me adaptei com o carro, tinha a impressao que tinha alguma coisa errada na direção.Posso dizer que resolvi o problema,coloquei o kit do Ricardo de Sao Pedro,o carro ficou mais estavel e cofortavel para dirigir.
Acho uma boa pedida para quem tem T4

Abraços


boa tarde galera tenho um T4 2009 estou usando sistema de direcao do Ricardo ja faz algum tempo pois meu T4 tbm tinha essa instabilidade,como rodo com o carro bastante no asfalto so tenho elogiar o sistema de direcao, o custo benficio e otimo pois acabou o sofrimento com o T4 agora ando e nao chego cansado de tanto segurar ele na pista pois o sistema me faz andar tao a vontade que nem percebo a distancia que ando com ele gostaria de noticia de alguem que saiba se ate a troller,ford ja usa esse sistema de direçao no novos veiculos pois acho que dessa vez acabaram com o problema dos nossos t4,caso alguem queira o sistema e so falar com o Ricardo consegui o contato com ele atravez de um amigo que tambem esta usando o sistema e aprovou.ai esta o tele e o email do ricardo (19) 9782-5556 -3483-4231 email.jusaia@hotmail.com (email.jusaia@hotmail.com)

Achei um pouco de coincidência, nesses 2 post´s era o 1º post do autor e no mesmo dia de cadastro no forum...

ORIONE
24/12/2012, 08:55
Renato, desculpe minha ignorancia, mas ja ouvi falar em bumpsteer , mas tenho que reconhecer que nao entendo muito bem!!! hehehe Em portugues claro o que seria o problema mesmo??? Eu tava pensando que no caso aumentando o suporte, nao mexeria na barra, e deixaria na altura do original, sendo assim, quando a carroceria levantasse, o eixo puxava menos para a lateral. Imaginava que quanto mais paralela ao eixo, melhor! Valeu pelas dicas ai em cima!! Ajudo demais!!!

Japa, ta ai:

Sim, a barra de direção e panhard devem aproximar o horizontal quanto possível. O que é de suma inportância é que a barra de direção esteja paralela à barra panhard para que essas duas barras oscilam juntos, assim compensando em conjunto o deslocamento transversal do eixo. O motorista não deixa de sentir o movimento lateral provocado por não ter as barras no horizontal, mas ele sente no carro inteiro e não apenas no volante. Assim, a situação é mais controlável.

Se vc mudar só o suporte da panhard vc vai deixar os ângulos da panhard e barra d dir. + diferentes e causará/aumentará o bumpsteer.

A explicação completa:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/66-bumpsteer-o-segundo-da-serie.html

Abraço.

ORIONE
24/12/2012, 09:14
Assim, qto + macio os amortecedores, mais rápido será o balanço da carroceria/chassi em relação ao eixo em uma aceleração forte, frenagem forte, e mais perceptivel será o bumpsteer.

Logicamente qdo se aumenta a velocidade, o bumpsteer aumenta proporcionalmente (o susto).

No meu carro e evidente quando estou c/ os Amortecedores ranchos do 4 pra baixo (macio) a 100km/k por ex. e preciso dar uma freiada forte. Como a carroceria/chassi pende p/ frente (aproxima do eixo na dianteira do carro) e na traseira ocorre o contrário e fica assim até eu tirar o pé do freio, durante esse tempo eu preciso corririr no volante! Sinão o carro inicia uma curva involuntária! hehehe. Somando a uma das buchas da panhard q identifiquei estar ruim e um terminal c/ peq. folga q ja estão sendo encomendados!

Abraços.

Renato Fraga
24/12/2012, 11:05
Já comentei posts atrás que o motivo do troller apresentar essas instabilidade direcional é justamente pelo fato da barra de direção ficar muito reta, muito paralela ao horizonte.
Neste arranjo, com o trabalho da suspensão, ocorre convergência das rodas dianteiras.
No Wrangler por exemplo, que possui um sistema de direção semelhante, a barra de direção é angulada propositalmente, e neste arranjo, as rodas dianteiras sofrem divergência sempre que a suspensão trabalha. Na maioria dos veículos mundo afora, a geometria da direção é calculada para dar esse resultado.

Agora, no troller, existe ainda um agravante. Por conta do arranjo dos links, as buchas precisam obrigatoriamente permitir movimento. É inevitável numa forte frenagem, o eixo girar levemente (axle wrap) alterando o cáster e dificultando a manutenção da trajetória.

São problemas distintos.

Abraços

Policarpo
24/12/2012, 19:28
Não faça isso, se o fizer, seu Troller vai ganhar um belo BUMPSTEER.

A panhard tem que estar muito bem relacionada com a drag link, a barra que vem do pitmam até o munhão. Se mexer na panhard, vai ter que mexer no pitmam também.

Referente à compensação do eixo, devido ao lift, uma alternativa é cortar na solda do link, livrando aquela porção de barra menor, e soldando ela em nova posição. Pode aproveitar e colocar ali uma regulagem, caso um dia queira voltar à altura original. Eu fiz ambos os procedimentos no meu carro, com sucesso.

Com isso, você corrige o cáster, e joga o eixo ligeiramente para frente, além de alinhar o prato da mola, diminuindo a barriga que ela faz.

http://lh4.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TQBsk3RcM8I/AAAAAAAAAzE/B_PEt9Gs7bo/s640/IMG_4287.JPG

http://lh3.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TQBsiNXuslI/AAAAAAAAAy8/INTIgURpprA/s640/IMG_4285.JPG


Abraços

Olá!

Essa adaptação reduziu o bumpsteer?

Eu acho uma falta de respeito enorme a ford continuar sem melhorar a dinâmica direcional do Troller. O pior é que a grande maioria acho que o único caminho é se acostumar com a “vontade própria" do troller...acham que todo jipe faz isso. O troller é um jipe excelente mas precisam resolver isso.

Renato Fraga
24/12/2012, 21:48
Amigo, se ler bem o post de onde essa foto saiu, verás que a adaptação que eu fiz foi no eixo traseiro para resolver outro problema.
Usei a foto apenas para ilustrar o que pode ser feito para corrigir o cáster após elevar a suspensão dianteira.

No meu carro, apesar de usar eixo de troller, não tenho Bumpsteer nem instabilidade direcional.

Abraços

ORIONE
25/12/2012, 02:43
Bom, o q pode ser feito d + simples p/ amenizar significamento o problema nas estradas é usar amortecedores + firmes (uso +ou- ajustes 8 na diant. e 6 na tras.), e pelo menos 25psi nos pneus, porem depende do conj. roda x pneu, no conjunto orig. roda tala 7" x pneu 255x75 pode-se usar 30psi sem problema.

Logicamente outros ítens como:
Terminais de direção, Disco flexivel de direção, Setor de direção (cx.), Braço Pitman, Buchas da Panhard e Buchas dos Link´s tem que estar sem folgas!

Uma coisa importante q tive impressão qdo troquei meu disco flex. de dir. é q ele permite um pouco de torção ao invés d somente mov. longitudinal p/ absorver o mov. entre carroceria x chassi, e qlq coisinha nesse ponto é "ampliado" na trajetória do carro, principalmente em altas velocidades...
Segue foto anexa.

Abs.

andrefassbinder
27/12/2012, 12:38
Pessoal a pergunta que faço p/ os companheiros proprietários de T4 é: instabilidade direcional é comum nessa viatura? O que chamo de instabilidade direcional é a necessidade de pequenas correções no volante p/ correção de trajetória, principalmente em acelerações fortes e curvas acentudas.

Grande abraço.

Pessoal
Instalei os amortecedors OFF-SHOK e
melhorou bastante fica a dica!!

Spike
27/12/2012, 13:49
Bom, o q pode ser feito d + simples p/ amenizar significamento o problema nas estradas é usar amortecedores + firmes (uso +ou- ajustes 8 na diant. e 6 na tras.), e pelo menos 25psi nos pneus, porem depende do conj. roda x pneu, no conjunto orig. roda tala 7" x pneu 255x75 pode-se usar 30psi sem problema.

Logicamente outros ítens como:
Terminais de direção, Disco flexivel de direção, Setor de direção (cx.), Braço Pitman, Buchas da Panhard e Buchas dos Link´s tem que estar sem folgas!

Uma coisa importante q tive impressão qdo troquei meu disco flex. de dir. é q ele permite um pouco de torção ao invés d somente mov. longitudinal p/ absorver o mov. entre carroceria x chassi, e qlq coisinha nesse ponto é "ampliado" na trajetória do carro, principalmente em altas velocidades...
Segue foto anexa.

Abs.

ORIONE
Tenho BF MUD 33", quando utilizo somente no asfalto uso com 35psi em cada pneu, fica mais duro, quando vou para alguma trilha baixo a pressão para 30psi. Essa pressões são ideais para o uso?
É possível detectar se o disco flexível de direção está ruim?
Tksss

Sandrãobh
27/12/2012, 15:04
Spike, posso até estar enganado, mas 35 psi para um 33'' é muita pressão.... verifique o centro de seus pneus, devem estar mais desgastados que as laterais.... os meus 32'' eu ando com 28 psi e na terra 20, lama 15...na estrada, carregado vai no olho 30 ou 32 psi dependendo da carga.....

homerohermida
27/12/2012, 15:14
Também acho que a pressão está alta demais! Se a recomendada para o pneu original é 30 PSI, um pneu mais largo usa, automaticamente, uma pressão menor, logo 35, está muito alta.

Spike
27/12/2012, 16:33
Valeu, vou mudar já essa pressão do pneu!!!!

A respeito da adaptação dos terminais do MB608, citada nos post anteriores para a substituição do sistema original do Troller.
Não consegui entender qual é o diâmetro utilizado para as barras de direção? É a mesma do MB608? Essa barra é maciça?

ORIONE
28/12/2012, 00:42
É isso ai q o pessoal ta falando Spike, pro 33" 35psi é mto. E vai gasta mto o centro da banda d rodagem.
Se vc ler no pneu vai achar escrito algo como: MAX.38psi (axo q é 38 nos meus).

Costumo usar 15~17 trilha, 25~28 asfalto, ñ usaria + de 30~32psi, a ñ ser q os pneus estivesem mto gastos nas laterais hehehe.

Pra dar uma inspecionada no estado do disco flex. de dir., retire a "capa" d fibra d vidro q esconde a cx. de D.H soltando os 3 paraf. phillips, peça p/ alguem virar o volante de um lado p/ outro e observe se existe folga no movimento de torção, pode ser c/ o carro desligado!

[]´s

JEFFCATUNDA
28/12/2012, 02:34
Os 33 costumam gastar bem mais as bordas que o centro do pneu, principalmente nos dianteiros por conta do sistema de trabalho da direção nas curvas... Por conta disso é bom de quando em vez rodar um pouco com os 33 mais cheios mesmo, isso eleva as bordas e realmente gasta mais o centro da banda de rodagem, quando rodo algum tempo em deslocamentos com os pneus quase vazios (aqui usamos 10 libras para dunas) depois deixo uns 2 dias com 30 libras... Isso é muito valido para pneus MUD, para os AT nem tanto...

Spike
28/12/2012, 20:04
Eu faço da seguinte forma, primeiro reabro o furo na furadeira de bancada com uma broca na medida menor do cone, furo cilindrico normal e depois a conicidade é feita com uma micro retífica de alta rotação e esmeril desenhado no mesmo angulo do cone do terminal.
Existem brocas conicas projetadas pra este fim, mas não sei indicar onde encontrá-las.


Não sei sobre essa diferença, pelo que conheço os terminais de direção tem a mesma tecnologia, um detalhe que os diferencia(independente da marca e aplicação) está entre os modelos blindados e os que possuem graxeiro pra lubrificar.


Nakata e TRW são os melhores.


fazendo isso vc vai diminuir a inclinação da drag link (barra que vem do pitman) e isso evita bumpsteer (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=66).

[]'s

Elmer
Hoje quase comprei a barra com os terminais do MB608 por R$250,00 em um desmanche, sóp não fiz porquê gostaria de saber se o pessoal ainda faz essa adaptação, se não tiveram problemas com a direção dos Trollers
O projeto que vc fez foi aprimorado ou continua o mesmo descrito aqui?
Abraços e FELIZ ANO NOVO a todos!!!

Elmer_Jeep
31/12/2012, 12:00
Elmer
Hoje quase comprei a barra com os terminais do MB608 por R$250,00 em um desmanche, sóp não fiz porquê gostaria de saber se o pessoal ainda faz essa adaptação, se não tiveram problemas com a direção dos Trollers
O projeto que vc fez foi aprimorado ou continua o mesmo descrito aqui?
Abraços e FELIZ ANO NOVO a todos!!!

mesmo esquema, como não existe terminal duplo tem que usar um pedaço da barra antiga conforme descrito anteriormente.

[]'s

Spike
03/01/2013, 15:23
mesmo esquema, como não existe terminal duplo tem que usar um pedaço da barra antiga conforme descrito anteriormente.

[]'s

Elmer
Desculpa insistir, mas é que vou seguir o que você fez. Já comprei os terminais e a barra longa do MB608.

1 - A barra antiga (do Troller) que vc se refere é o tubo para montar nos terminais do olhal até o braço Pitman?

2 - Há algum problema em utilizar o olhal da barra maciça atual do Troller ao invés do olhal da F1000?

Elmer_Jeep
03/01/2013, 15:48
Elmer
Desculpa insistir, mas é que vou seguir o que você fez. Já comprei os terminais e a barra longa do MB608.

1 - A barra antiga (do Troller) que vc se refere é o tubo para montar nos terminais do olhal até o braço Pitman?

2 - Há algum problema em utilizar o olhal da barra maciça atual do Troller ao invés do olhal da F1000?

o "pedaço" que me referi é o olhal mesmo. Mas agora não lembro se possui diametro suficiente pra confeccionar a rosca nos dois lados do olhal, só medir e comparar com um dos terminais do MB, se tiver o mesmo diametro ou for mais grosso que as roscas do MB pode usar.

[]'s

Spike
03/01/2013, 16:07
o "pedaço" que me referi é o olhal mesmo. Mas agora não lembro se possui diametro suficiente pra confeccionar a rosca nos dois lados do olhal, só medir e comparar com um dos terminais do MB, se tiver o mesmo diametro ou for mais grosso que as roscas do MB pode usar.

[]'s

Ai sim heimm!!!
Achei melhor aproveitar tbm, o terminal do MB608 é M24 com passo de 1,5 e o diâmetro da barra maciça é de ~27mm.
Até ai acho que algumas horinhas no torno epaciência resolva, o mais chato vai ser abrir o furo do munhão, se eu não encontrar uma broca cônica vou pedir para o mecânico usar uma retifica manual mesmo.
Abraços

Elmer_Jeep
03/01/2013, 16:12
Ai sim heimm!!!
Achei melhor aproveitar tbm, o terminal do MB608 é M24 com passo de 1,5 e o diâmetro da barra maciça é de ~27mm.
Até ai acho que algumas horinhas no torno epaciência resolva, o mais chato vai ser abrir o furo do munhão, se eu não encontrar uma broca cônica vou pedir para o mecânico usar uma retifica manual mesmo.
Abraços
Blz, estamos falando o mesmo idioma.

Lembrando que precisa abrir o furo do olhal tb.

[]'s

JapaTroller
03/01/2013, 22:47
Blz, estamos falando o mesmo idioma.

Lembrando que precisa abrir o furo do olhal tb.

[]'s

Elmer, eu utilizei os terminais do 1113 , e a mesma barra original, só mandei adaptar. Ficou muito bom!!! Terminal eu ja tava comprando no kilo!! heheheheh

Spike
04/01/2013, 09:24
Elmer, eu utilizei os terminais do 1113 , e a mesma barra original, só mandei adaptar. Ficou muito bom!!! Terminal eu ja tava comprando no kilo!! heheheheh

JapaTroller
Você sabe qual é a rosca e o passo dos terminais do 1113?
tks

Elmer_Jeep
04/01/2013, 10:53
JapaTroller
Você sabe qual é a rosca e o passo dos terminais do 1113?
tks

Tem duas medidas no MB1113 que são 24x1,5(mesma rosca do MB608 mas com um cone/pivô maior) e 30x1,5.

Fui medir os que uso no crocodillo e tem 28x1,5, no catálogo Driveway informa que são do MB1313.

[]'s

Spike
04/01/2013, 11:02
Tem duas medidas no MB1113 que são 24x1,5(mesma rosca do MB608 mas com um cone/pivô maior) e 30x1,5.

Fui medir os que uso no crocodillo e tem 28x1,5, no catálogo Driveway informa que são do MB1313.

[]'s

Obrigado pela informação Elmer. Primeiro vou utilizar o do MB608 (já vem 2 terminais junto com a barra) quaaaaando precisar trocar vou abrir o furo cônico e colocar do MB1113 M24x1,5.
Abraços

Elmer_Jeep
04/01/2013, 11:40
Obrigado pela informação Elmer. Primeiro vou utilizar o do MB608 (já vem 2 terminais junto com a barra) quaaaaando precisar trocar vou abrir o furo cônico e colocar do MB1113 M24x1,5.
Abraços
Pode manter os de 608 que não vai ter problema tão cedo, usamos aqui na F75 do meu pai que é de uso diário e faz tempo que não troca um terminal.

[]'s

JapaTroller
04/01/2013, 13:08
JapaTroller
Você sabe qual é a rosca e o passo dos terminais do 1113?
tks

Elmer ja explicou certinho! Até pq pedi ao torneiro que fizesse p serviço! Não saberia te informar!! Valeu

Spike
04/01/2013, 23:58
Japa Troller
Faz tempo que vc fez a adptação? O que achou da dirigibilidade em altas velocidades?
Abs

jaime_sandim
08/04/2013, 16:13
Galera depois de ler o tópico inteiro(2x)

estou na luta para resolver os problemas de instabilidade do troller de uma vez por todas.
agora que estou com molas da rota 4x4 com 3'' maiores e amortecedores bilstein o carro piorou muito o comportamento.
os pneus são 37x13.5

a primeira medida foi a troca do amortecedor de direção pelo da f-250, resolvido

agora a viatura esta no estaleiro pra trocar o sistema das barras de direção,vai ser feito o mesmo sistema que o Elmer explicou e vários colegas fizeram unica diferença que vou usar barras e terminais do trator Valmet.

já que vai ser tudo desmontado o mecânico sugeriu de mexermos no suporte da barra panhard e consecutivamente na drag link.
sabemos que as duas barras (panhard e drag link) devem ficar paralelas ou seja mesmo angulo.

pretendemos ''abaixar'' o suporte da panhard voltando próximo do que era quando original e ''abaixar'' o pitman para ficar paralelo.
alguem já fez isso? o resultado compensa a mão de obra? vai melhorar a dirigibilidade?

gostaria de opiniões ou sugestões .

pode ajudar Renato Fraga,Elmer,JapaTroller ou mais alguem ?

abraços

Renato Fraga
08/04/2013, 17:09
Na minha opinião, elevando sua suspensão você vai melhorar a questão da instabilidade pelo fato de obrigar a drag link trabalhar inclinada. O que ocorre é que nessa hora, o cáster é neutralizado devido o movimento pendular dos braços radiais.

Porque ao invés de mexer com a panhard, não ajusta os links para compensar o cáster??? Vai ter muito mais ganho.

O que pode fazer na panhard é colocar uma regulagem nela para compensar o deslocamento lateral do eixo provocado pelo lift.


Minha teoria é que pelo fato da drag link + tie rod estarem unidas e trabalhando praticamente na horizontal, com os bumps da suspensão, as rodas sofrem convergência.

Em qualquer carro, quando a suspensão se abre, as rodas se convergem, mas quando ela se fecha, as rodas se divergem. No Troller isso não acontece, e eu entendo que é por esse motivo que a frente está sempre querendo sair debaixo do carro.

Se elevamos a suspensão, obrigamos as rodas a convergirem e divergirem conforme acabei de descrever, mas o que acontece agora é o cáster neutro que também deixa a frente sem saber para onde tem que ir, variando conforme a irregularidade do terreno.

Alongar braço pitman é besteira, força demais o eixo do setor, a longarina,etc etc etc.

Fazer o arranjo de separar a drag link da tie rod é bem vindo, e não afeta o paralelismo da panhard com a drag link.

Finalizando, um GRANDE CONSELHO:

NUNCA USE PEÇAS DE TRATOR NO SISTEMA DE DIREÇÃO. Trator é fora de estrada, nem pode andar em vias públicas, e atinge velocidade muito baixa. Tais peças podem ser resistentes, mas não muito precisas.
Logo que montei meu carro, coloquei uns terminais do trator CBT, parrudos, aparentemente resistentes, mas em 3 meses apresentavam enormes folgas. Troquei todos, e logo mais 3 meses, o mesmo problema. Liguei no fabricante reclamando e quando eu disse para o consultor onde estava usando os terminais, levei um baita puxão de orelha.
-ESSE TIPO DE PEÇA JAMAIS PODE EQUIPAR UM VEÍCULO QUE NÃO SEJA UM TRATOR.


Por fim, eu recomendo os do Mercedes 608, troquei um pelo outro e nunca mais tive problemas.

Abraços

Renato Fraga
08/04/2013, 17:10
KDT, o post saiu em duplicata !!!

Alemao_Am
08/04/2013, 17:55
Pessoal dois pequenos comentários.

01 quanto maior o ombro do pneu, maior a instabilidade.
02 quanto maior a altura do centro de gravidade, maior a instabilidade.

Fazer o Troller andar em linha reta sem balançar, ou entrar em uma curva sem ter aquela sensação de BARCO.
Só se optar por abaixar o TUMOVE e colocar pneus com perfil baixo.
Bom eu não sou nem um expert, mas entendo desta forma.

Abc a todos.

Renato Fraga
08/04/2013, 17:58
Perfeito, agora dê uma volta com um Wrangler, ou uma Cherokee Sport e sinta a diferença em relação ao Troller

Abraços

jaime_sandim
08/04/2013, 19:45
ok Renato,

a prosa esta do jeito que eu queria, vamos la então

voce acha que mexer na altura da panhard e do pitman é besteira né.(já tinha lido sobre isso mesmo mas foi sugestão do mecânico)
posso deixar ela inclinada sem problemas.

uma pergunta já que não sou especialista. se fizer uma regulagem na panhard, oque e porque vai melhorar a dirigibilidade?

sobre as regulagens no link eu estou pensando nisso mesmo ate perguntei no teu tópico da deep purple,mas se pode responder aqui mesmo sem problemas.
pode dar maiores detalhes dessa regulagem? como faze-la?
preciso fazer nos 2 eixos?

sobre as pecas de trator não sabia disso não...
vou dar mais uma investigada,qualquer coisa parto pro terminais do 608 ou coisa parecida.

abraços.

Policarpo
08/04/2013, 21:08
Na minha opinião, elevando sua suspensão você vai melhorar a questão da instabilidade pelo fato de obrigar a drag link trabalhar inclinada. O que ocorre é que nessa hora, o cáster é neutralizado devido o movimento pendular dos braços radiais.

Porque ao invés de mexer com a panhard, não ajusta os links para compensar o cáster??? Vai ter muito mais ganho.

O que pode fazer na panhard é colocar uma regulagem nela para compensar o deslocamento lateral do eixo provocado pelo lift.


Minha teoria é que pelo fato da drag link + tie rod estarem unidas e trabalhando praticamente na horizontal, com os bumps da suspensão, as rodas sofrem convergência.

Em qualquer carro, quando a suspensão se abre, as rodas se convergem, mas quando ela se fecha, as rodas se divergem. No Troller isso não acontece, e eu entendo que é por esse motivo que a frente está sempre querendo sair debaixo do carro.

Se elevamos a suspensão, obrigamos as rodas a convergirem e divergirem conforme acabei de descrever, mas o que acontece agora é o cáster neutro que também deixa a frente sem saber para onde tem que ir, variando conforme a irregularidade do terreno.

Alongar braço pitman é besteira, força demais o eixo do setor, a longarina,etc etc etc.

Fazer o arranjo de separar a drag link da tie rod é bem vindo, e não afeta o paralelismo da panhard com a drag link.

Finalizando, um GRANDE CONSELHO:

NUNCA USE PEÇAS DE TRATOR NO SISTEMA DE DIREÇÃO. Trator é fora de estrada, nem pode andar em vias públicas, e atinge velocidade muito baixa. Tais peças podem ser resistentes, mas não muito precisas.
Logo que montei meu carro, coloquei uns terminais do trator CBT, parrudos, aparentemente resistentes, mas em 3 meses apresentavam enormes folgas. Troquei todos, e logo mais 3 meses, o mesmo problema. Liguei no fabricante reclamando e quando eu disse para o consultor onde estava usando os terminais, levei um baita puxão de orelha.
-ESSE TIPO DE PEÇA JAMAIS PODE EQUIPAR UM VEÍCULO QUE NÃO SEJA UM TRATOR.


Por fim, eu recomendo os do Mercedes 608, troquei um pelo outro e nunca mais tive problemas.

Abraços

A pergunta é...por que a Troller não melhora essa direção do T4??? Isso é falta de respeito com os consumidores porque nos vendem um produto que poderia ter mais segurança.

E o pior é que tem Trolleiro que acha normal esse comportamento direcional do T4...