PDA

Ver Versão Completa : Instabilidade Direcional no T4

Páginas : 1 [2]

jaime_sandim
08/04/2013, 21:54
penso o mesmo que voce Policarpo.

mas enquanto eles não se interessam temos que nos virar nois mesmo e resolver oque ele deviam resolver.

agora o cara achar normal a falta de controle é porque provavelmente não andou em outros jipes
tenho um willys com caixa de santana e sistemas de barras igual feito aqui nesse topico,com pneus 33'' e é muito melhor de guiar que o troller

jrmotta
08/04/2013, 22:45
a primeira medida foi a troca do amortecedor de direção pelo da f-250, resolvido

Jaime,

Após a substituição do amortecedor de direção original pelo da F-250, deu para sentir alguma mehora no comportamento direcional do Troller?
E necessária alguma adaptação para instalar o amortecedor da F-250 ou é plug and play?

Obrigado.

Abs.

Renato Fraga
09/04/2013, 00:34
Amigos, amortecedor de direção é para corrigir problemas. O ideal é que nem precisasse deles. Meu carro não tem amortecedor de direção e não apresenta problema algum em termos de dirigibilidade.

Jaime, referente à regulagem da panhard, é simplesmente para colocar o eixo em baixo do carro novamente depois do lift. Lembre que com a elevação da suspensão, o eixo corre um pouco para a esquerda.

Essa regulagem, tanto no link quanto da panhard, é simples de ser feita. Qualquer torneiro mecânico pode fazer.

Basta cortar a barra e em cada extremidade de onde foi feito o corte, tornear rosca esquerda e direita. Em seguida, um tubo de parede grossa deve receber as mesmas roscas esquerda e direita no seu interior. BAsta agora colocar contraporcas e você tem a tão desejada regulagem.

Para o eixo, é necessário sim fazer a regulagem nos links de ambos os lados.

Abraços a todos

jaime_sandim
09/04/2013, 09:32
Jaime,

Após a substituição do amortecedor de direção original pelo da F-250, deu para sentir alguma mehora no comportamento direcional do Troller?
E necessária alguma adaptação para instalar o amortecedor da F-250 ou é plug and play?

Obrigado.

Abs.

não sei se teu troller tem esse problema.
por exemplo: sabe quando voce quer subir em um meio fio(guia) e o volante da um ''soco'' pro lado? ou quanto bate num buraco e ele da o mesmo ''soco'' no volante.
então essa sensação sempre tive com o pneu original depois dos 37'' nem se fala ficou horrível...
agora acabou ficou sem suave de passar por esse lugares.

tem uma adaptação bem simples, voce vai precisar abrir o furo aonde vai passar os parafusos dos olhais,do lado da barra e fácil o furo e comum ,do lado do munhão o furo é cônico mas tambem é coisa fácil qualquer oficina ou tornearia faz isso pra voce.
como tenho lift na suspa eu aproveitei e coloquei um calco nele pra alinhar.
se tiver alguma duvida me avisa que dou um jeito de arrumar fotos.

abs

jaime_sandim
09/04/2013, 09:40
Renato desculpa a enxurrada de pergunta mas é que não expert no assunto e preciso entender bem pra explicar pro mecânico.

a regulagem na panhard vou precisar fazer nas duas extremidades(chassi e eixo)? ou somente uma(qual delas)?
uma pergunta meio idiota eu fazendo essa regulagem como vou saber regular? digo quanto mm e tal?

outra coisa a regulagem nos link's da suspensão e indicado fazer em todos ? do eixo dianteiro e traseiro?
essa regulagem igual a sua é feita somente no link de ''baixo'' o de ''cima'' fica do mesmo modo ,correto?
mesma pergunta da regulagem da panhard,como vou saber quantos mm devo mexer?
http://lh3.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TQBsiNXuslI/AAAAAAAAAy8/INTIgURpprA/s640/IMG_4285.JPG

abraços e obrigado por me ensinar essas coisa
já virou meu idolo:concordo:

Elmer_Jeep
09/04/2013, 09:59
por exemplo: sabe quando voce quer subir em um meio fio(guia) e o volante da um ''soco'' pro lado? ou quanto bate num buraco e ele da o mesmo ''soco'' no volante.
então essa sensação sempre tive com o pneu original depois dos 37'' nem se fala ficou horrível...

Essa é a função do amortecedor de direção.
Já rodei no meu antigo CJ5 sem o amortecedor de direção pra ver o comportamento e recebia muita pancada no volante, quando remontei percebi a diferença.

[]'s

Renato Fraga
09/04/2013, 10:04
HAhahah, ídolo é foda, hahahaaha

MAs obrigado pelas considerações..

Vou responder pra você diante de cada pergunta:

a regulagem na panhard vou precisar fazer nas duas extremidades(chassi e eixo)? ou somente uma(qual delas)?
Apenas em uma delas, preferencialmente na extremidade que se prende ao eixo que na dianteira ao menos tem uma porção reta maior. Na traseira, o mesmo se vale, apesar da curvatura que ela apresenta estar no meio. Nessa extremidade, fica mais fácil mexer com ela quando necessário.

uma pergunta meio idiota eu fazendo essa regulagem como vou saber regular? digo quanto mm e tal?

No caso da panhard, vai ser meio que no olhometro, mas você pode pegar como referência alguns pontos do eixo tal como pivô do munhão, e medir a distância dele em relação à longarina por exemplo. Só não se esqueça da fazer isso com o carro apoiado sob o seu peso. O legal é tomar medidas cruzadas, por exemplo, medir do pivô do munhão do lado direito até a longarina do lado esquerdo. Quando as duas medidas se coincidirem, você achou o ajuste.

outra coisa a regulagem nos link's da suspensão e indicado fazer em todos ? do eixo dianteiro e traseiro?
Não necessariamente, no eixo dianteiro se faz necessário para corrigir o cáster. No eixo traseiro, para corrigir a angulação do pinhão. Depois que elevou a suspensão, nota alguma vibração proveniente do cardã???

essa regulagem igual a sua é feita somente no link de ''baixo'' o de ''cima'' fica do mesmo modo ,correto?
Perfeito, isso mesmo, só em um dos links...

mesma pergunta da regulagem da panhard,como vou saber quantos mm devo mexer?

Acho que já respondi, mas acredito que ali em cima você perguntava sobre a regulagem do link do eixo....

Respondendo agora, a regulagem do link deve ser feita de preferência com o carro na máquina de alinhamento e geometria da direção. Lá o operador vai poder ver a graduação do cáster, e fazer a correção conforme o necessário.
Só é preciso tomar cuidado em fazer a regulagem idêntica em ambos os lados. Devido a bucha ser muito maleável, pode admitir uma certa descompensação, mas que vai obrigar a bucha a trabalhar forçada limitando os movimentos da suspensão e danificando o componente.

Alemao_Am
09/04/2013, 11:52
Perfeito, agora dê uma volta com um Wrangler, ou uma Cherokee Sport e sinta a diferença em relação ao Troller

Abraços

Tenho que concordar!!!

jaime_sandim
09/04/2013, 12:22
HAhahah, ídolo é foda, hahahaaha

MAs obrigado pelas considerações..

Vou responder pra você diante de cada pergunta:

eu que agradeço as dicas... aprendi mais sobre suspensão e direção aqui nesse tópico e no do Zeca(taxi) que em toda minha vida :palmas::palmas::palmas:

Apenas em uma delas, preferencialmente na extremidade que se prende ao eixo que na dianteira ao menos tem uma porção reta maior. Na traseira, o mesmo se vale, apesar da curvatura que ela apresenta estar no meio. Nessa extremidade, fica mais fácil mexer com ela quando necessário.

entendi, vou providenciar isso :concordo:

No caso da panhard, vai ser meio que no olhometro, mas você pode pegar como referência alguns pontos do eixo tal como pivô do munhão, e medir a distância dele em relação à longarina por exemplo. Só não se esqueça da fazer isso com o carro apoiado sob o seu peso. O legal é tomar medidas cruzadas, por exemplo, medir do pivô do munhão do lado direito até a longarina do lado esquerdo. Quando as duas medidas se coincidirem, você achou o ajuste.

perfeito isso esta entendido tambem,acredito que vai ser coisa de mm pra atingir o ponto exato,correto?

Não necessariamente, no eixo dianteiro se faz necessário para corrigir o cáster. No eixo traseiro, para corrigir a angulação do pinhão. Depois que elevou a suspensão, nota alguma vibração proveniente do cardã???

acho que vou fazer o serviço primeiramente no eixo dianteiro por causa do cáster,no traseiro apesar de ter rodado pouco não percebi vibração no cardã.
acredito que a junta CV do cardã ajuda,certo?

Perfeito, isso mesmo, só em um dos links...
:concordo:

Acho que já respondi, mas acredito que ali em cima você perguntava sobre a regulagem do link do eixo....

Respondendo agora, a regulagem do link deve ser feita de preferência com o carro na máquina de alinhamento e geometria da direção. Lá o operador vai poder ver a graduação do cáster, e fazer a correção conforme o necessário.
Só é preciso tomar cuidado em fazer a regulagem idêntica em ambos os lados. Devido a bucha ser muito maleável, pode admitir uma certa descompensação, mas que vai obrigar a bucha a trabalhar forçada limitando os movimentos da suspensão e danificando o componente.

voce por acaso tem anotado as medidas do cáster do troller? quantos grau seria desejado?

seguindo teu conselho desiste dos terminais de trator ,descobri que o terminal do mb1113 tem a mesma medido que o do valmet que eu ia usar(e o colega JapaTroller esta usando e serviu).

vou pedir pra meu torneiro fabricar as barras pra mim, que material ela deve ser?
tem que ser aço ou pode ser ferro mesmo?
oco ou maciço?
posso fazer o olhal dessa forma? soldando uma peca o mais próximo do terminal?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/157086d1234557834-crocodillo-jeep-prata-da-casa-revista-4x4-cia-ed-218-dsc00995.jpg

[]'s esperançosos com a solução dos problemas.

jaime_sandim
09/04/2013, 12:27
Essa é a função do amortecedor de direção.
Já rodei no meu antigo CJ5 sem o amortecedor de direção pra ver o comportamento e recebia muita pancada no volante, quando remontei percebi a diferença.

[]'s

sim o meu amortecedor original já estava zuado ai aproveitei pra colocar um mais parrudo,dizem que da dodge ram tambem serve.
descrevi essa sensação pro colega testar e descobrir se o amortecedor dele tambem esta ruim.
e providenciar a troca. :concordo:

to pensando usar terminal de direção do mb1113 oque voce acha Elmer? o preço é o mesmo do 608 e o munhão do eixo já esta fora mesmo pro ir na tornearia.

abraços.

Elmer_Jeep
09/04/2013, 15:21
to pensando usar terminal de direção do mb1113 oque voce acha Elmer? o preço é o mesmo do 608 e o munhão do eixo já esta fora mesmo pro ir na tornearia.

abraços.
Cara, eu acho exagero, os de 608 dão conta do recado tranquilo e vai retirar menos material nos braços do munhão.

[]'s

jrmotta
09/04/2013, 18:23

tem uma adaptação bem simples, voce vai precisar abrir o furo aonde vai passar os parafusos dos olhais,do lado da barra e fácil o furo e comum ,do lado do munhão o furo é cônico mas tambem é coisa fácil qualquer oficina ou tornearia faz isso pra voce.
como tenho lift na suspa eu aproveitei e coloquei um calco nele pra alinhar.
se tiver alguma duvida me avisa que dou um jeito de arrumar fotos.

abs

Jaime,
Obrigado pela explicação!
Acho que todo Troller dá esse soco ao subir o meio feio porque o amortecedor dele é meio fraco.
Se vc puder colocar as fotos para ilustra, eu agradeço.

Abs.

Vermeio
09/04/2013, 20:37
uso de 608 faz tempo e nunca mais tive problemas de folga.
amortecedor de direção pode ser usado o da f250 que da certinho no lugar
abraço

jaime_sandim
10/04/2013, 12:22
Jaime,
Obrigado pela explicação!
Acho que todo Troller dá esse soco ao subir o meio feio porque o amortecedor dele é meio fraco.
Se vc puder colocar as fotos para ilustra, eu agradeço.

Abs.

colega fui hoje na oficina e tirei umas fotos do amortecedor da f250.
porem como estou com o carro desmontado não da pra ver ele montado exatamente.
405219405220405221

na primeira foto da pra ver a bucha que coloquei pra compensa a inclinação da barra panhard
e voltar a posição original dele.
as fotos do lado do munhão vou ficar devendo,eles estão na tornearia abrindo o buraco pros terminais.
mas é coisa simples de fazer.

jrmotta
10/04/2013, 14:38
colega fui hoje na oficina e tirei umas fotos do amortecedor da f250.
porem como estou com o carro desmontado não da pra ver ele montado exatamente.
405219405220405221

na primeira foto da pra ver a bucha que coloquei pra compensa a inclinação da barra panhard
e voltar a posição original dele.
as fotos do lado do munhão vou ficar devendo,eles estão na tornearia abrindo o buraco pros terminais.
mas é coisa simples de fazer.

Jaime, valeu pelas fotos!!

Abs.

Spike
11/04/2013, 00:15
Jaime, eu estou para aplicar essa modificação também....terminais e barra de direção do MB608. MAs devido a falta de tempo, não consegui dar sequencia. Já comprei uma barra (longa) e os terminais.

O Olhal eu vou utilizar a do Troller mesmo (barra com o terminal fixo), vou usinar e cortar conforme medidas propostas.

Único problema além do tempo e qual barra utilizar para conectar o olhal ao braço pitman, ainda não defini, pensei em comprar outra barra longa do MB608, mas se alguém tiver alguma dica será bem vinda.

FIz um projetinho em CAD para eu mandar o ferramenteiro da empresa fazer o corte da barra e tbm as roscas, nesse desenho tenho as medidas pré-definidas, já que vc já colocou a mão na massa, poderia postar as medidas para eu confirmar se está ok?

Em outra imagem em anexo, está a fresa que o ferramenteiro fez para alargar o furo do munhão, no torno ele pegou o ângulo do terminal do MB608, torneou com liga VND e fresou as entradas dos cortes, após esses processos, fez tempera e deu uma afiadinha no corte.

405367405368

desenho em PDF

405369

Abs

Vermeio
11/04/2013, 07:23
No meu caso usei a propria barra original para fazer o drag link e mantive o pivô original no pitman que e mais reforçados que os dos munhoes (pelo menos no meu era maior, aaacho que era original). Mas na próxima mudança vou colocar o do 608 pois apesar do pivo ser menor tem "pino" mais grosso e mais fácil reposição.
Abs

jaime_sandim
11/04/2013, 09:21
Jaime, eu estou para aplicar essa modificação também....terminais e barra de direção do MB608. MAs devido a falta de tempo, não consegui dar sequencia. Já comprei uma barra (longa) e os terminais.

O Olhal eu vou utilizar a do Troller mesmo (barra com o terminal fixo), vou usinar e cortar conforme medidas propostas.

Único problema além do tempo e qual barra utilizar para conectar o olhal ao braço pitman, ainda não defini, pensei em comprar outra barra longa do MB608, mas se alguém tiver alguma dica será bem vinda.

FIz um projetinho em CAD para eu mandar o ferramenteiro da empresa fazer o corte da barra e tbm as roscas, nesse desenho tenho as medidas pré-definidas, já que vc já colocou a mão na massa, poderia postar as medidas para eu confirmar se está ok?

Em outra imagem em anexo, está a fresa que o ferramenteiro fez para alargar o furo do munhão, no torno ele pegou o ângulo do terminal do MB608, torneou com liga VND e fresou as entradas dos cortes, após esses processos, fez tempera e deu uma afiadinha no corte.

405367405368

desenho em PDF

405369

Abs

Então vou medir esse barramento ainda.
estou com o carro desmontado na oficina ,os munhões estão na tornearia pra abrir o furo dos terminais(usei do 1113 apesar do pessoal achar exagero o preço era o mesmo do 608 ai resolvi por esse mesmo)

acho que fica pronto hoje ai vou montar eles de novo e medir o comprimento da barra
esqueci de fazer isso antes de desmontar :putz:.

sobre o olhal o original do troller não serve no meu caso por causa da grossura do pino do terminal,
então vou usar a solução que o Elmer já usa em um dos jipes dele,aquela peca soldada no barra.

as barras estava pensando em fabricar elas.
primeiro porque nem uma barra de outro veicular vai dar a medida exata que preciso sem ter cortar e tal e se for pra cortar já faço um que sai muito mais barato.
só não descobri ainda que material deve ser feita e se deve oca ou maciça.

quanto tiver essas medida eu te confirmo, ok
vamos conversando

ps. muito fera esse desenho no CAD gostaria de aprender a mexer nisso :-|

abs

jaime_sandim
11/04/2013, 09:24
No meu caso usei a propria barra original para fazer o drag link e mantive o pivô original no pitman que e mais reforçados que os dos munhoes (pelo menos no meu era maior, aaacho que era original). Mas na próxima mudança vou colocar o do 608 pois apesar do pivo ser menor tem "pino" mais grosso e mais fácil reposição.
Abs

Vermeio

a barra original serviu bem? achei que ela seria curta pra fazer isso
se eu fosse voce usava mesmos terminais em tudo,acho mais fácil quando precisar de alguma peça e tal
sem contar que peças de MB voce acha em qualquer lugar e alem de ser mais barato que os terminais original do troller.

abraços.

Spike
11/04/2013, 09:39
Valeu Jaime,

Comprei as barras de direção do MB608 pq tive o mesmo problema que vc, não encontrei nenhuma informação de qual é o material indicado para essa aplicação e qual é o tratamento térmico nas barras.

Vermeio,

Também pensei em utilizar a barra original do Troller (braço pitman -> Olhal), porém o tipo de rosca não bate com o terminal do MB608. Outro detalhe que não sei o que sei se é bom ou ruim (distancia entre o olhal e munhão).......o olhal original do Troller fica um pouco distante do munhão, vi várias aplicações que o olhal está bem próximo do munhão.

Abs

Elmer_Jeep
11/04/2013, 09:52
Outro detalhe que não sei o que sei se é bom ou ruim (distancia entre o olhal e munhão).......o olhal original do Troller fica um pouco distante do munhão, vi várias aplicações que o olhal está bem próximo do munhão.

Abs
Quanto mais próximo da roda o esterçamento fica mais firme e preciso, se fosse possível montar diretamente no munhão seria perfeito (exemplo abaixo)
http://img.photobucket.com/albums/v690/Jeep1991/My%20XJ/d67f26de.jpg

mas como no munhão não tem espaço pra isso e não existe terminal duplo(com olhal no corpo) reforçado, a única solução é confeccionar o olhal e montá-lo mais próximo da extremidade na barra inferior.

[]'s

jaime_sandim
11/04/2013, 09:53
Spike

o duro que aqui uma barra completa com terminais custa mais de 500.00 e vou precisa de 2 já vai passar de 1000.00 e de qualquer forma tenho que levar no torno pra cortar fazer rosca e tal.

ai o torneiro falou que ele mesmo faz e fica bem mais barato,ele faz muito isso em tratores e caminhões só não tenho certeza se pode ser o mesmo sistema e materiais pro jipe.

todos dizem que o olhal deve estar o mais próximo possível do munhão direito
por isso achei que a barra original do troller não serve.
deve ficar curta.

abs

Spike
11/04/2013, 10:47
Elmer,
Tks pela explicação

Jaime,
$500 cada barra :shock: .....eu já achei mei salgado o valor que paguei aqui do MB608, aqui em SP eu paguei $270 já com os dois terminais longos....
Em relação a dúvida da posição do olhal, já ficou clara na imagem postada pelo Elmer.

Abs

Vermeio
11/04/2013, 10:58
Vermeio

a barra original serviu bem? achei que ela seria curta pra fazer isso
se eu fosse voce usava mesmos terminais em tudo,acho mais fácil quando precisar de alguma peça e tal
sem contar que peças de MB voce acha em qualquer lugar e alem de ser mais barato que os terminais original do troller.

abraços.

jaime,
certamente seria melhor o mesmo em todos, na hora fiz assim mas hoje me arrependo de nao ter mexido no pitman para colocar tudo de 608.
abs

Vermeio
11/04/2013, 11:06
Valeu Jaime,

Comprei as barras de direção do MB608 pq tive o mesmo problema que vc, não encontrei nenhuma informação de qual é o material indicado para essa aplicação e qual é o tratamento térmico nas barras.

Vermeio,

Também pensei em utilizar a barra original do Troller (braço pitman -> Olhal), porém o tipo de rosca não bate com o terminal do MB608. Outro detalhe que não sei o que sei se é bom ou ruim (distancia entre o olhal e munhão).......o olhal original do Troller fica um pouco distante do munhão, vi várias aplicações que o olhal está bem próximo do munhão.

Abs

Spike,
minhas barras foram feitas extamente como descrito pelo Elmer no inicio do topico, nas medidas postadas por ele.
munhao a munhao com o barra do 608 e incorporando um olhal aonde vai ate o pitman.
unica diferença que fiz foi usar o pivo original no pitman, nao recomendo!
um tempo depois de fazer isso tirei aquelas presilhas com parafuso (nao sei o nome correto) utilizadas para travar a rosca e coloquei tudo com contra porca. para quem esta fazendo agora recomendo fazer tudo de uma vez.
alterei porque duas vezes fiz geometria e deixaram esta presilhas torta pegando no amortecedor quando esterçava. a cagada foi minha de nao ter revisado o serviço mas preferi fazer a alteração.
abraço

jaime_sandim
11/04/2013, 11:56
Elmer,
Tks pela explicação

Jaime,
$500 cada barra :shock: .....eu já achei mei salgado o valor que paguei aqui do MB608, aqui em SP eu paguei $270 já com os dois terminais longos....
Em relação a dúvida da posição do olhal, já ficou clara na imagem postada pelo Elmer.

Abs

Sim Spike.
Era quinhentos e poucos reais não dava diferença de preço quase do 608 ou do 1113..
Quase cai pra tras.por isso to pesquisando pra fazer ela sob medida no torno pra voce ter uma ideia uma barra de aço com aproximadamente 1mt custa uns 75 reais.
Ai tem o servico de torno que de qulquer forma vai ter que ser feito.

Abs

Spike
11/04/2013, 12:59
Sim Spike.
Era quinhentos e poucos reais não dava diferença de preço quase do 608 ou do 1113..
Quase cai pra tras.por isso to pesquisando pra fazer ela sob medida no torno pra voce ter uma ideia uma barra de aço com aproximadamente 1mt custa uns 75 reais.
Ai tem o servico de torno que de qulquer forma vai ter que ser feito.

Abs

Jaime

Caso encontre a barra ideal para ser utilizada poderia postar aqui? assim a adaptação fica mais em conta e com a mesma confiabilidade..

Abrs

jaime_sandim
15/04/2013, 20:19
Galera.

A barra panhard esta pronta fiz a regulagem conforme o Renato sugeriu...
As barra de direção estão sendo fabricadas ate quarta no maximo estão prontas
Agora quero fazer o sistema de regulagem no link igual do Renato na dodge.
Sei que devo fazer na barra inferior, mas em qual parte é mais recomendado?
No circulo amarelo ou vermelho, ou tanto faz?
406080
Desculpe pela qualidade da foto e do rabisco hehehe
Mas fiz pelo celular

Alguma sugestão Renato ou alguem?

Abraços

Renato Fraga
15/04/2013, 23:14
A minha foi feita onde está o círculo vermelho.

Eu faria bem no meio da barra, acredito que para o torneiro também fique mais fácil, afinal sobra mais material para ele prender no torno.

De qualquer forma, tanto faz !!!!!

Abração

Spike
15/04/2013, 23:25

Eu faria bem no meio da barra, acredito que para o torneiro também fique mais fácil, afinal sobra mais material para ele prender no torno.

Abração

Renato/Jaime

Estou meio confuso.....O meu está com mola/amortecedor original, só tenho calço nas molas e alargador na roda traseira
Está adaptação na barra é para corregir o desalinhamento que existe nas fixações dos amortecedores?
Dá uma olhada:

Roda traseira
406149406150

Roda dianteira

406151406152

Esse desalinhamento é normal?

Abs

Sandrãobh
15/04/2013, 23:59
Renato/Jaime

Estou meio confuso.....O meu está com mola/amortecedor original, só tenho calço nas molas e alargador na roda traseira
Está adaptação na barra é para corregir o desalinhamento que existe nas fixações dos amortecedores?
Dá uma olhada:

Roda traseira
406149406150

Roda dianteira

406151406152

Esse desalinhamento é normal?

Abs

Spike, os do meu também são assim., não sei se é normal, mas são assim.... E essa adaptação acima é para corrigir o angulo do caster.

abç

homerohermida
16/04/2013, 08:13
Spike, os do meu também são assim., não sei se é normal, mas são assim.... E essa adaptação acima é para corrigir o angulo do caster.

abç
Que, inclusive, desalinhará mais ainda os amortecedores.

jaime_sandim
16/04/2013, 08:53
Spike

esta adaptação no link como o Sandro disse é pra corrigir o cáster na dianteira e na traseira para corrigir o angulo do cardan se ele estiver muito angulado(vou fazer na dianteira por enquanto ,se precisar faco no traseiro,o Renato fez na traseira).

mas ira ajudar sim a corrigir esse suporte do amortecedor conforme tua foto.visto que teu eixo ''vai rotacionar'' colocando o suporte mais em pé.

depois que estiver tudo pronto vou criar um tópico na frota do meu jipe,e quero comentar tudo que fiz e aprendi pra quem interessar usar como base :concordo:.

[]'s indo pra oficina acelerar os mecanicos

jaime_sandim
16/04/2013, 08:55

Abração

:concordo:
mais uma vez obrigado Renato.
conforme for aparecendo as duvidas nois vamos conversando hehehehe

abração.

zeca_cj
16/04/2013, 09:09
Galera.

A barra panhard esta pronta fiz a regulagem conforme o Renato sugeriu...
As barra de direção estão sendo fabricadas ate quarta no maximo estão prontas
Agora quero fazer o sistema de regulagem no link igual do Renato na dodge.
Sei que devo fazer na barra inferior, mas em qual parte é mais recomendado?
No circulo amarelo ou vermelho, ou tanto faz?
406080
Desculpe pela qualidade da foto e do rabisco hehehe
Mas fiz pelo celular

Alguma sugestão Renato ou alguem?

Abraços

Ei!

Tanto faz nada..

Se voce fizer a regulagem no circulo amarelo (antes da chapa que une os dois braços) nada será alterado justamente por que a chapa vai impedir a regulagem.

Tem que fazer depois da chapa ou reloca-la para tras da regulagem. Leia-se atras no sentido chassis -> eixo.

jaime_sandim
16/04/2013, 09:34
Zeca

concordo , já tinha comentado com o mecânico isso.

eu fiquei de ver qual seria a melhor posição,mas percebi que se fosse mexerr no circulo vermelho ou amarelo
ia ter que reposicionar a chapinha que une os dois link's.

acho que vou mexer na parte em vermelho como o Renato fez,
colocar a chapinha mais pra trás +ou- onde esta o circulo amarelo como voce sugeriu...

por isso eu gosto desse forum :palmas:

Renato Fraga
16/04/2013, 14:13
Eu acabei esquecendo de comentar que a tal chapa que une as barras dos links devem ser removidas....

Abraços

jaime_sandim
16/04/2013, 14:37
Renato

Removidas ou reposicionadas?

estava pensando em coloca-las mas para ''trás'' ali perto do circulo amarelo.
sera que se remover não vou ter problemas?

abraços e muito obrigado

Renato Fraga
16/04/2013, 15:02
Tudo depende da forma como o serviço vai ser feito....

MAs a chapinha não faz falta não...

No meu link, a regulagem foi feita bem perto da bucha e uma nova chapa foi confeccionada no espaço que sobrou.

Abraços

André Gonçalves
24/04/2013, 20:53
Srs.

Seguem algumas questões e comentários.

O amortecedor da F-250 é igual para todos os modelos (4x4 ou 4x2)? Ou tem algum ano ou modelo específico?

Em relação a barra de munhão a munhão a Garra 4x4 já vende uma solução para isto utilizando os próprios terminais do Troller.

Barra de Direo ( munho / munho ) Troller Diesel 03... (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?departamento=Troller&produto=Barra+de+Direcao+(+munhao+%2F+munhao+)+Tro ller+T4+Diesel+03%2F...&dept_id=1219&pf_id=BA010)

Existe uma solução que a Atitude 4x4 desenvolveu para o problema de flutuação, é a colocação de dois amortecedores de direção um de cada lado.

407635

Um conhecido de BH me disse que no Troller dele o problema de flutuação melhorou muito com a troca da junta elástica original pela junta elástica da F-4000, mas ele me disse que temos de observar o número de estrias, pois na F-4000 existem dois modelos. Entretanto quando conversei com ele, ele já tinha vendido o Troller então não tive como constatar.

No final das contas, acho que tudo deverá variar com o projeto de cada um e tamanho dos pneus.

Sds.

André

Elmer_Jeep
25/04/2013, 09:30
Em relação a barra de munhão a munhão a Garra 4x4 já vende uma solução para isto utilizando os próprios terminais do Troller.
Barra de Direo ( munho / munho ) Troller Diesel 03... (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?departamento=Troller&produto=Barra+de+Direcao+(+munhao+%2F+munhao+)+Tro ller+T4+Diesel+03%2F...&dept_id=1219&pf_id=BA010)
Resolve o problema em partes, se o olhal fosse mais próximo de uma das extremidades poderia ser a solução definitiva.

Existe uma solução que a Atitude 4x4 desenvolveu para o problema de flutuação, é a colocação de dois amortecedores de direção um de cada lado.

407635
Amortecedor de direção só vai mascarar o problema, a configuração das barras nesse caso continua original em Y e isso é a causa maior do problema...

Um conhecido de BH me disse que no Troller dele o problema de flutuação melhorou muito com a troca da junta elástica original pela junta elástica da F-4000, mas ele me disse que temos de observar o número de estrias, pois na F-4000 existem dois modelos. Entretanto quando conversei com ele, ele já tinha vendido o Troller então não tive como constatar.
André
A junta elástica do troller é a mesma do F4000: http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/12718-equivalencia-de-pecas-troller-7.html#post651344
Portanto estaria trocando seis por meia-dúzia... Claro que se a junta estiver danificada vai apresentar problemas de dirigibilidade, mas a simples troca por uma nova não resolve o problema da instabilidade direcional.

[]'s

Renato Fraga
25/04/2013, 16:32
X1000

Falou tudo o que eu iria dizer !!!!

A solução do problema do Troller é bem diferente disso tudo.

Abraços

Spike
03/05/2013, 11:23
Jaime, tudo bem?

Algum progresso na adaptação dos terminais de direção?
Poderia postar as novidades/fotos e dimensões??

Abraços

jaime_sandim
03/05/2013, 12:53
Spike, tudo legal sim

o processo dos terminais estão prontos e montados,
409320409321409322409323.
se não me engano eles tem 20mm e 22mm, o munhão aguenta sem problemas a usinagem
ficou bem melhor de dirigir o carro com as alterações feitas...
hoje esta na oficina novamente pra vem um vazamento no diferencial diant. e fazer os ajustes de cáster e alinhamento
ai deve ficar 100% ,depois coloco mais umas fotos

abraços

Spike
03/05/2013, 13:00
Spike, tudo legal sim

se não me engano eles tem 20mm e 22mm, o munhão aguenta sem problemas a usinagem
hoje esta na oficina novamente pra vem um vazamento no diferencial diant. e fazer os ajustes de cáster e alinhamento

abraços

Está ficando show de bola!!!!

Estou pensando em parar o meu semana que vem para adaptar tbm, como vc fez em relação as barras de direção? - comprou uma pronta ou mandou usinar?
Como soldou o olhal na barra?

Desculpa ser apressado...

Abrs

jaime_sandim
03/05/2013, 14:12
Spike,

a barra eu estava querendo fazer no torno mesmo,mas não achamos o material ideal.
então comprei 2 barras do MB608 e fiz o serviço, o olhal eu tirei de um barra de direção de uma f250 velha meu mecânico tinha jogado na oficina...

olhal foi encaixado dentro da barra e soldado com uma especie de ''pino'' ,não sei explicar direito o processo..
se levar uma foto e explicar qualquer torneiro faz o serviço pra voce sem maiores problemas...

tenho mais fotos no meu note,depois eu posto.

abraços.

Sandrãobh
03/05/2013, 14:43
Spike,

a barra eu estava querendo fazer no torno mesmo,mas não achamos o material ideal.
então comprei 2 barras do MB608 e fiz o serviço, o olhal eu tirei de um barra de direção de uma f250 velha meu mecânico tinha jogado na oficina...

olhal foi encaixado dentro da barra e soldado com uma especie de ''pino'' ,não sei explicar direito o processo..
se levar uma foto e explicar qualquer torneiro faz o serviço pra voce sem maiores problemas...

tenho mais fotos no meu note,depois eu posto.

abraços.

Jaime, tem algum impedimento em se usar as barras originais?

abç

jaime_sandim
03/05/2013, 14:55
Sandro,

se o terminal que for usar for do mesmo tamanho do original impedimento nem um...
voce esta falando da drag link, correto?
não estou com a barra original do troller aqui
mas medi lá a rosca do original,se tiver 24mm pode usar o original troller.

abs

Sandrãobh
03/05/2013, 15:15
Sandro,

se o terminal que for usar for do mesmo tamanho do original impedimento nem um...
voce esta falando da drag link, correto?
não estou com a barra original do troller aqui
mas medi lá a rosca do original,se tiver 24mm pode usar o original troller.

abs

Eu estava pensando em fazer o seguinte: a drag link vai da roda direita ao pitman, eu cortaria o terminal fixo e pouco depois do olhal (uns 10 cm + ou -) e faria uma rosca de cada lado desta peça (novo terminal e luva da tie rod), viraria o olhal para o lado da roda (que conectará o novo terminal), depois ligaria a tie rod com uma luva a esta peça que foi cortada...ficaria munhão a munhão e então usaria uma outra luva, ou outra barra,(depende do comprimento), para ligar a drag link do pitman para o olhal....

Deu pra entender? são planos, estou montando os links amanhã e o torneiro vai medir e ver o que pode ser aproveitado do existente no carro...

Abç

Elmer_Jeep
03/05/2013, 15:55
Spike, tudo legal sim

abraços

Bom, sei que agora é tarde mas se o seu troller ja tiver algum lift de suspensão ficaria melhor se tivesse usinado os furos pra montar os terminais por cima do munhão.

[]'s

Sandrãobh
03/05/2013, 16:01
Bom, sei que agora é tarde mas se o seu troller ja tiver algum lift de suspensão ficaria melhor se tivesse usinado os furos pra montar os terminais por cima do munhão.

[]'s

Elmer, no meu caso que ainda vou fazer pretendo colocar por cima do munhão e também do pitman... e nesse caso como fica o amortecedor de direção?

abç

Elmer_Jeep
03/05/2013, 16:13
Elmer, no meu caso que ainda vou fazer pretendo colocar por cima do munhão e também do pitman... e nesse caso como fica o amortecedor de direção?

abç
No pitman acho q nem precisa e quanto ao amortecedor de direção vai ter que mudar a fixação dele, o carro que montei com terminal por cima era uma camper com eixos de troller adaptados dai o amortecedor de direção já não estava na posição original.

[]'s

Spike
03/05/2013, 16:25

[]'s

Elmer

Como não sou expert no assunto, vou explorar mais....rs
Eu ainda não usinei nada, pretendo fazer essa adaptação na semana que vem, a suspensão do meu Troller está original, o adicional que tem é o calço de 2".
Pretendo no final do ano comprar as molas de 2,5" maior do Wrangler e o amortecedor Bilsten ou FOX de 11".

O ideal já seria aplicar essa sugestão sua?

Abrs

jaime_sandim
03/05/2013, 17:01
Eu estava pensando em fazer o seguinte: a drag link vai da roda direita ao pitman, eu cortaria o terminal fixo e pouco depois do olhal (uns 10 cm + ou -) e faria uma rosca de cada lado desta peça (novo terminal e luva da tie rod), viraria o olhal para o lado da roda (que conectará o novo terminal), depois ligaria a tie rod com uma luva a esta peça que foi cortada...ficaria munhão a munhão e então usaria uma outra luva, ou outra barra,(depende do comprimento), para ligar a drag link do pitman para o olhal....

Deu pra entender? são planos, estou montando os links amanhã e o torneiro vai medir e ver o que pode ser aproveitado do existente no carro...

Abç

Sandro,
Entendi mais ou menos...mas como falei se fizer a ligação munhão com munhão e colocar o olha próximo a roda pra receber a que vem do pitman não tem erro...vai melhorar 90% a direção...
Se der pra usar a barra original perfeito voce economiza...
Enfim acho que tua ideia vai funcionar se a barra original tiver as rosca com 24mm medida do terminal novo

Abs

jaime_sandim
03/05/2013, 17:11
E pensei em passar por cima o terminal Elmer.
Mas alem de ter que mexer no amortecedor de direção fiquei com impressão da panhard tambem atrapalhar (não cheguei a medir exatamente so no olhometro mesmo)
E com as barras mais pra cima o angulo da drag link e panhard ficaria diferente.sabendo que elas deviam esta de preferência paralelas fiquei meio com medo de resover um problema e causar outro...

Como nao sou especialista preferi não ariscar
Infelizmente agora é tarde d+ pra mim, mas quem vai fazer pode ser uma boa ideia...

Abraços e valeu pelos ensinamento:concordo:

Sandrãobh
03/05/2013, 17:12
Sandro,
Entendi mais ou menos...mas como falei se fizer a ligação munhão com munhão e colocar o olha próximo a roda pra receber a que vem do pitman não tem erro...vai melhorar 90% a direção...
Se der pra usar a barra original perfeito voce economiza...
Enfim acho que tua ideia vai funcionar se a barra original tiver as rosca com 24mm medida do terminal novo

Abs

Do lado direito a rosca (24 mm) vai ficar na luva, tenho de ver do lado esquerdo aonde já existe um terminal com rosca... bem pensado... se for preciso faço uma conexão passando de xx para 24 mm, ou corto e ponho outra luva...:pensativo: ... vou analisar....

abç....

jaime_sandim
03/05/2013, 18:11
Veja bem isso Sandro.

Vi em algum lugar que não é recomendado ficar emendando as barras e fazendo soldas...
O ideal seria uma peça única mas como não é possivel por causa do olhal...

Mas de qualquer tente evitar fazer varias emendas...
Ja pensou em comprar uma barra do 608 e ligar os munhões.
Ai com a original aquela oca e nao a maciça
voce faz a que sai do pitman

Ps. Sempre confundo os nomes dela :putz:

Abs

Sandrãobh
03/05/2013, 18:55
Veja bem isso Sandro.

Vi em algum lugar que não é recomendado ficar emendando as barras e fazendo soldas...
O ideal seria uma peça única mas como não é possivel por causa do olhal...

Mas de qualquer tente evitar fazer varias emendas...
Ja pensou em comprar uma barra do 608 e ligar os munhões.
Ai com a original aquela oca e nao a maciça
voce faz a que sai do pitman

Ps. Sempre confundo os nomes dela :putz:

Abs

Valeu Jaime, não tem nem um ponto de solda ..... as luvas são para regulagem, são roscas... http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/149176d1229711212-instabilidade-direcional-no-t4-dsc00814.jpg como vc fez na panhard e nos links Mais ou menos assim!

Mas por enquanto são só planos, amanhã se o carro ficar rodando, vou levá-lo até o torneiro e aí sim terei algo de concreto!!!

abç

jaime_sandim
03/05/2013, 19:03
Agora sim entendi oque tava falando Sandro

eu fiz meio que seguindo essas fotos mesmo
cara manda ficha que vai ficar bom
depois vou manda mais umas fotos no teu email, ok

abraços.

Sandrãobh
03/05/2013, 19:08
Agora sim entendi oque tava falando Sandro

eu fiz meio que seguindo essas fotos mesmo
cara manda ficha que vai ficar bom
depois vou manda mais umas fotos no teu email, ok

abraços.

A diferença é que na foto não tem luva.. a rosca ta dentro da barra, no meu caso/plano abro rosca dos dois lados do olhal (rosca externa) e coloco uma luva e contra porca,de um lado ligará no terminal e de outro na tie rod... vamos ver se dá, se não der vou para a barra completa....

Manda lá!!! Tô coçando de curiosidade em ver e ouvir sobre suas adaptações....

abç

Spike
09/05/2013, 10:52
Jaime

Como estou iniciando a aplicação dessa modificação, gostaria de saber se você tem algum alerta?

Iniciei ontem a usinagem das barras para aplicar essa adaptação, primeiro estou usinando a barra que conectará o braço pitman na barra, e a luva aonde será soldada o olhal.
Acho que vou criar rosca nos dois lados do olhal, uma rosca será funcional e outra será utilizado somente para montar na luva e receber a solda em seguida.
Após essa sequencia, iniciarei a usinagem da barra longa + a usinagem do olhal (irei utilizar a original do Troller).
Para fazer as roscas, se eu não achar o macho M24x1.5 vou pedir para o ferramenteiro criar.

Sobre os munhões, o Elmer citou que montar os terminais no lado superior é melhor quando se tem algum lift na suspensão, acho que vou seguir essa sugestão, pois até o final do ano vou dar um UP.

Obs: Tks por added no face ontem....

Abraços

Elmer_Jeep
09/05/2013, 11:39
Sobre os munhões, o Elmer citou que montar os terminais no lado superior é melhor quando se tem algum lift na suspensão, acho que vou seguir essa sugestão, pois até o final do ano vou dar um UP.

Mede antes de reabrir os furos do munhão pra avaliar o cruzamento entre as barras(drag/tie), como falei anteriormente quando fiz esse serviço foi numa camper com eixo de troller, o pitman era reto(0 drop) e molas maiores portanto a caixa de direção ficava bem mais alta daí montando com os terminais por cina diminuiu a angulação da drag link.

Essa foto é de um T4 2006 que adaptamos as barras e terminais de MB608, estava com suspensão original e mantivemos os terminais por baixo do munhão, veja que as barras ja trabalham praticamente paralelas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/149180d1229713708-instabilidade-direcional-no-t4-dsc00828.jpg

[]'s

Spike
09/05/2013, 12:30
Mede antes de reabrir os furos do munhão pra avaliar o cruzamento entre as barras(drag/tie), como falei anteriormente quando fiz esse serviço foi numa camper com eixo de troller, o pitman era reto(0 drop) e molas maiores portanto a caixa de direção ficava bem mais alta daí montando com os terminais por cina diminuiu a angulação da drag link.

Essa foto é de um T4 2006 que adaptamos as barras e terminais de MB608, estava com suspensão original e mantivemos os terminais por baixo do munhão, veja que as barras ja trabalham praticamente paralelas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/149180d1229713708-instabilidade-direcional-no-t4-dsc00828.jpg

[]'s

Entendi, vou verificar como você sugeriu antes de furar!!!

Acredito que o os terminais devam ser montados no lado superior do munhão quando tiver um caso semelhante a esse!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/17137-instabilidade-direcional-no-t4-12.html#post1352034
post#138

Abrs

Elmer_Jeep
09/05/2013, 12:42
Entendi, vou verificar como você sugeriu antes de furar!!!

Acredito que o os terminais devam ser montados no lado superior do munhão quando tiver um caso semelhante a esse!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/17137-instabilidade-direcional-no-t4-12.html#post1352034
post#138

Abrs

Verdade, nesse caso aí passando os terminais da tierod pra cima do munhão a draglink ficaria praticamente com a mesma inclinação da panhard.

[]'s

Vinícius-RS
22/05/2013, 20:54
Boa noite...
O setor do meu Troller começou um vazamento absurdo ontem, do nada... O carro ficou uma tarde parado e de uma poça de óleo abaixo do setor. Coloquei na rampa para olhar, não sei nem por onde começar a desmontar a frente do jipe para retirar o setor, pelo que vi, teria que tirar radiador, farol... procede? O setor é de qual carro?
Aguardo ajuda!!
Abraços

Felipebrandao
21/05/2014, 10:12
Galera desculpa ressucitar esse tópico, mas recentemente peguei um 2002 e agora estou levando ele para oficina para resolver uma folga na direção que esta nos pivos, usando pneus 32 a troca dessa barra munhao munhao é aconselhável? Ou devo comprar o sistema original com pivos removíveis, alguem sabe onde posso conseguir essas barras pois tentei na garra4x4 que o pessoal indicou mas ela está fechada.

jaime_sandim
21/05/2014, 14:31
pode trocar pelos outro sistema ou munhão munhão ou esse que depois só troca os terminais sem trocar barra.

veja na Rota4x4 de SP
oficina top que mexe com os troller mais equipados de SP
(11) 2971.0588 2971.0584
vendas@rota4x4.com.br

abraços

Renan Gustavo
09/07/2014, 14:40
Só que temendo uma angulação acentuada da barra enforcando os terminais, simplifiquei fazendo um High Steer. Simplesmente soldei uma peça de aço, com 1 pol de espeçura formando um braço onde fixei a drag link. Como eu tinha liberdade para escolher a posição, fui criterioso em achar a angulação perfeita, o comprimento perfeito resultando num pereito desempenho do veículo mantendo a Tie Rod íntegra sem a dificuldade de colocar os terminais por cima. Entretanto para o tal, se você tiver uma broca adequada ou uma micro retífica, encha o furo com solda e depois refure na posição desejada.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=12920

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=12921

Abraços

Renato Fraga, tem mais algumas fotos detalhadas do hig-steer que fizestes?

Obrigado!

Policarpo
09/07/2014, 21:45
Renato Fraga, tem mais algumas fotos detalhadas do hig-steer que fizestes?

Obrigado!

Legal!

E a performance do Troller? Acabou aquela direção boba?

André Gonçalves
18/10/2014, 12:57
Voltando ao tópico como ficou Renato Fraga? Tem mais fotos?

Francisco Maciel
28/11/2014, 19:59
Alguma novidade sobre o tópico?

Carolino
28/11/2014, 20:29
Pessoal, a bucha do link do T4 que e a mesma da cabine do caminhão VW causa qual efeito na direção se estiver estragada? Estou com uma com uma folga considerável e outra uma folga menor.

Obrigado.

Carolino
30/11/2014, 09:38
Pessoal, a bucha do link do T4 que e a mesma da cabine do caminhão VW causa qual efeito na direção se estiver estragada? Estou com uma com uma folga considerável e outra uma folga menor.

Obrigado.

Ninguém sabe????

André Gonçalves
07/12/2014, 18:54
Carolino

Estas buchas folgadas aumentam o efeito da instabilidade. A questão é que a bucha é a mesma do caminhão vw, mas te aconselho a comprar a original o colocar de PU eu já colouei umas destas do caminhão vw e não duraram três meses.

Se as buchas estiverem folgadas no eixo traseiro você irá perceber um tranco quando você arranca. Isto porque com a folga o eixo movimenta e se a folga for muito grande você podem danificar as cruzetas.

Carolino
07/12/2014, 19:59
Carolino

Estas buchas folgadas aumentam o efeito da instabilidade. A questão é que a bucha é a mesma do caminhão vw, mas te aconselho a comprar a original o colocar de PU eu já colouei umas destas do caminhão vw e não duraram três meses.

Se as buchas estiverem folgadas no eixo traseiro você irá perceber um tranco quando você arranca. Isto porque com a folga o eixo movimenta e se a folga for muito grande você podem danificar as cruzetas.

Andre, boa noite!

Eu troquei duas que estavam estouradas, as demais pelos testes com uma alavanca não estão danificadas.

Mas nao adiantou nada!

Ja estou arrancando os cabelos, nada que eu faco resolve o problema, e um tranco gigantesco no volante, troquei todos pivos, amortecedor direção da F350 nova 4x4, bem reforçado, junta elástica da direção, alinhei umas 4 vezes, não tem folgas nos terminas, francamente estou desanimando com o trolha, ta foda.

Cada irregularidade na estrada e uma pancada brutal no volante, a tarde quando chego da trilha meus braços estao em frangalhos, tenho ate que tomar Dorflex pra aliviar a dor.

Mesmo na cidade, passou em um buraco ou remendo no asfalto da o tranco.

Sinto a pancada no volante e nos pedais , e uma coisa anormal, não sei mais o que fazer.....

Abs e obrigado pela dica.

Mateus César Degregori
07/12/2014, 21:25
Andre, boa noite!

Eu troquei duas que estavam estouradas, as demais pelos testes com uma alavanca não estão danificadas.

Mas nao adiantou nada!

Ja estou arrancando os cabelos, nada que eu faco resolve o problema, e um tranco gigantesco no volante, troquei todos pivos, amortecedor direção da F350 nova 4x4, bem reforçado, junta elástica da direção, alinhei umas 4 vezes, não tem folgas nos terminas, francamente estou desanimando com o trolha, ta foda.

Cada irregularidade na estrada e uma pancada brutal no volante, a tarde quando chego da trilha meus braços estao em frangalhos, tenho ate que tomar Dorflex pra aliviar a dor.

Sinto a pancada no volante e nos pedais , e uma coisa anormal, não sei mais o que fazer.....

To com um problema bem parecido no meu troller tambem, sinto solovancos no volante e se for em terreno irregulares como estradas de chão, sinto a pancada nos pedais também.

Na ultima investigação que fiz encontrei a cruzeta da barra de direção com uma baita folga, e um pouco de folga na coluna de direção, essa semana vai pro mexanico e tomara que melhore pois ta muito ruim de dirigir, tira qualqauer um do sério.

Carolino
07/12/2014, 21:43
Mateus, seu carro ta quase igual ao meu, menos o 40, que no meu e 35, assim que vc identificar o problema, por favor deixe aqui seu relato, so falta essa parte pra trocar no meu.

Abs!

homerohermida
07/12/2014, 21:50
Sua suspensão é original?

Carolino
07/12/2014, 22:20
Homero, original como?

Tenho molas mais 3"e calco carroceria de 3 cm, amortecedores ranger e ja corrigi as Panhard com aquele suporte que a eleva, o carro ta centradinho...... E troquei as buchas da panhard não andei 200 km ainda, achei que as trocando novamente poderia melhorar, mas não melhorou, e montei daquelas de PU e ferro.

Abs

homerohermida
07/12/2014, 22:26
Homero, original como?

Tenho molas mais 3"e calco carroceria de 3 cm, amortecedores ranger e ja corrigi as Panhard com aquele suporte que a eleva, o carro ta centradinho...... E troquei as buchas da panhard não andei 200 km ainda, achei que as trocando novamente poderia melhorar, mas não melhorou, e montei daquelas de PU e ferro.

Abs
Eu não sabia... Com todas estas adaptações, fica mais difícil ajudar pois tudo pode acontecer...

Renan Gustavo
08/12/2014, 09:36
Andre, boa noite!

Mas nao adiantou nada!

Pode ser bump steer que esta causando isso, você corrigiu a Panhard, mas não o arranjo das barras de direção, este tópico fala justamente sobre isso, e foram dadas algumas soluções. A WB4x4 também vende um kit de barras que elimina o sistema tesoura do Troller, Segue Link:www.wb4x4.com.br/barra direcao troller (http://www.wb4x4.com.br/barra-direcao-troller-terminais-ford-f-350-p514) .

A Off Limits agora também esta fazendo amortecedores de direção, que prometem sanar os solavancos na direção.

T+

Carolino
08/12/2014, 16:39
Renan, ja estou de olho nesse Kit da WB4x4, mais não tem ninguém la que sabe o que tenho que fazer no carro, a pessoa que sabe esta viajando, tenho medo de comprar e ter que alterar muita coisa no carro, pra não ter surpresas prefiro esperar a pessoa chegar.

Vc conhece alguém que usa esse kit deles?

Abs.

Carolino
08/12/2014, 18:10
Tava aqui pensando uma coisa, fazer essas roscas na barra e fácil pra mim, tenho o torno e o ferro, so não to muito afim de refurar os munhões, ai pensei em usar os terminais originais do troller nesse esquema de munhão a munhão, alguma inviabilidade nisso?

Felipebrandao
08/12/2014, 18:59
Tava aqui pensando uma coisa, fazer essas roscas na barra e fácil pra mim, tenho o torno e o ferro, so não to muito afim de refurar os munhões, ai pensei em usar os terminais originais do troller nesse esquema de munhão a munhão, alguma inviabilidade nisso?

Carolino o elmer já fez dessa maneira e aproveitou o olhal da barra original e a colocou na ponta da tie rod e ligou a drag link nela também acho arriscado furar munhão e ligar a drag link ali já vi muito jeep quebrar o munhão ali naquela parte e perder a direção.

Carolino
08/12/2014, 19:56
Carolino o elmer já fez dessa maneira e aproveitou o olhal da barra original e a colocou na ponta da tie rod e ligou a drag link nela também acho arriscado furar munhão e ligar a drag link ali já vi muito jeep quebrar o munhão ali naquela parte e perder a direção.

Felipe, boa noite.

Eu imagino fazer como as da WB4x4, somente com porcas de regulagem em cada terminal.... será que funga legal? Faria apenas mais um furo no munhao direito depois de soldar um tarugo pra colocar a barra do pitman......

Sera?

Felipebrandao
08/12/2014, 20:58
Carolino você também poderia fazer o sistema na tie rod igual o da wb4x4, e ligar a drag link direto onde vai o amortecedor de direção e soldar um olhal direto na tie rod e instalar o amortecedor neste olhal.

Carolino
08/12/2014, 21:31
Carolino você também poderia fazer o sistema na tie rod igual o da wb4x4, e ligar a drag link direto onde vai o amortecedor de direção e soldar um olhal direto na tie rod e instalar o amortecedor neste olhal.

Mas onde vai o amortecedor não tem "massa" pra suportar o terminal..... fica frágil absurdo..... Vou olhar direito amanha e ver se faço um( esqueci o nome,hehehe) suporte pra montar o terminal direto no munhao, ai acho que fica legal ne....

Martin427
08/12/2014, 21:51
Já deram uma olhada com carinho nos coxins da carroceria?

O meu é todo original de suspensão + pneus 33 + rodas com offset negativo, e quando quebrou um coxim da carroceria, senti um efeito parecido.

Abraço,

Martin

Carolino
08/12/2014, 22:06
Martin, boa noite.

Vc se refere a esse aqui Coxim Borracha Cabine Troller - Todos - R$ 22,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-598970168-coxim-borracha-cabine-troller-todos-_JM) , ou o suporte deles?

Martin427
09/12/2014, 16:35
Martin, boa noite.

Vc se refere a esse aqui Coxim Borracha Cabine Troller - Todos - R$ 22,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-598970168-coxim-borracha-cabine-troller-todos-_JM) , ou o suporte deles?

Carolino,

A carroceria tem um tipo de U fechado onde o coxim vai parafusado, e o chassis tem um suporte liso onde vai o outro lado do coxim.

Tem 4 pontos desses, dois atras e dois na frente, próximo do estribo. Se não me engano, no cofre do motor tem mais alguns pontos de fixação.

O que costuma quebrar é o parafuso que tranpassa o coxim. O meu quebrou o parafuso do lado do motorista da frente, mas como a borracha do coxim "esmaga" o parafuso, ele não caiu - ou seja, olhando de fora, parecia que estava tudo ok.

Da uma cutucada com uma chave de fenda forte nos coxins e ve se eles se movimentam. Se sim, o parafuso está quebrado. Só trocar e taca-lhe pau. Eu comprei um vergalhão roscado de 1/2 polegada, 2 porcas e 2 arroelas travantes, cortei o vergalhão no tamanho e montei no lugar. Nunca mais quebrou.

Abraço,
Martin

Carolino
09/12/2014, 20:35
Hoje desmontei a direcao parcialmente, e os mexericos não acharam um terminal ruim e um meia boca, absurdo, levei o carro em 3 mexanicos não acharam nada de anormal. Tem que ser a gente mesmo, não tem jeito, ou levar em que mexe com troller mesmo.

Mais o barulho na direcao e descomunal, mesmo sem estar ligada, parece que vem da junta elástica(andei so 150 km com essa, montei sexta), ai arranquei tal junta e saquei o machinho frezado do "cardam" da direção, não achei nada anormal nele. Ta danado viu.

Amanha vou olhar os coxins que vc ensinou, pois desmontei depois das 16:00 horas e não tive de olhar mais coisas.

Alguém me da uma luz nesse trem, ta feia a coisa aqui viu.....

Abs

Carolino
09/12/2014, 20:53
Sao do meu carro, feito hoje....

https://www.youtube.com/watch?v=LYXl27yvqRI

https://www.youtube.com/watch?v=zUFfsv6OzCg

Felipebrandao
09/12/2014, 21:53
Carolino você chegou a ver se a junta elástica é a mesma que tinha no seu carro? Pois elas tem modelos com estria fina e grossa, talvez a sua pode estar errada e causando essa folga.

Carolino
09/12/2014, 22:05
Carolino você chegou a ver se a junta elástica é a mesma que tinha no seu carro? Pois elas tem modelos com estria fina e grossa, talvez a sua pode estar errada e causando essa folga.

Felipe, e a mesma coisa.....

jipeiroMT
09/12/2014, 22:47
Que horror carolino! Não desiste não, pois você, pelo vídeo já achou onde está o problema. Depois posta pra gente o que era. Curioso!

theusmuller
09/12/2014, 23:19
Obrigado pelos vídeos Carolino. Agora vi que minha junta elástica não tem nem mais 10% daquela borracha. Eu sentia uma pancada na direção também e o detalhe é que se eu puxasse a direção contra o peito, ela subia 1cm para mais (achava aquilo anormal). Ou seja, a direção vinha contra o peito e toda a barra de direção também...

Olhei a junta e ela realmente "dá de sí" cerca de 1 cm. Isso não é normal né? Ela tem que ser como a tua, sem folga entre borracha e suporte?

Se a tua esta ruim assim, imagina o estado em que se encontra a minha! hahahahhah

Amanhã já vou dar um jeito! Abraços

Carolino
09/12/2014, 23:51
Gente, pelo que entendi, essa folga e assim mesmo, e precisa ser, sei la.

Será que posso trocar por uma cruzeta de direção, resolve alguma coisa?

Martin427
10/12/2014, 10:59
O meu é 2011/12, e acho que não tem essa junta. Vou olhar depois de curiosidade.

homerohermida
10/12/2014, 15:38
O meu é 2011/12, e acho que não tem essa junta. Vou olhar depois de curiosidade.
Não tem. Esta junta foi extinta em 2009.

Carolino
10/12/2014, 18:26
Não tem. Esta junta foi extinta em 2009.

Homero, e o que substitui agora?

homerohermida
10/12/2014, 21:07
Homero, e o que substitui agora?
Que eu lembre, nada foi colocado no lugar. Vou tentar tirar uma foto e postarei aqui.

Carolino
10/12/2014, 21:10
Que eu lembre, nada foi colocado no lugar. Vou tentar tirar uma foto e postarei aqui.

Uai, me faz esse favor, estou minha coluna de direcao toda desmontada, vou remontar amanha, vai que esse modelo novo da uma ideia e arranco esse trem....

Obrigado!

homerohermida
10/12/2014, 23:20
Uai, me faz esse favor, estou minha coluna de direcao toda desmontada, vou remontar amanha, vai que esse modelo novo da uma ideia e arranco esse trem....

Obrigado!
Já pedi uma foto ao meu amigo que disse que providenciará amanhã.

homerohermida
11/12/2014, 13:18
Tem apenas uma cruzeta no 2009/...

Carolino
11/12/2014, 16:53
Tem apenas uma cruzeta no 2009/...

HOMERO, interessante, foi o que tentei fazer, mas não achei nenhuma com a ranhura compativel com o setor, mais não vou deixar de procurar.

Ja montei a parte mecânica hoje, so estou esperando o eletricista ir la pra arrumar a bagunça que fiz no painel,km.

Ai semana que vem arranco a junta e vou a uma cidade maior pra procurar.

Muito obrigado!

Abs.

Carolino
11/12/2014, 16:55
E sera que o restante da coluna e como do 2008?

Sera que naod a zebra se montar a cruzeta no 2008, alguma objeção?

maico lapschies
11/12/2014, 17:06
Carolino,

essa junta elástica está instalada de forma errada. A original são 4 parafusos e não dois como está ai na sua, dessa forma a borracha não serve pra nada.

486689

olha a foto e ve se entende o quero dizer. a borracha que absorve o impacto.

no meu troller 2005 não uso essa junta.

[]'s

maico lapschies
11/12/2014, 17:50
olhando 2º video vi que tem 2 parafusos e dois guias. é isso?

mas de qualquer forma essa junta já está danificada. não pode ter toda essa folga.

Carolino
11/12/2014, 18:15
Maico, vc usa o que no seu? Tem fotos?? Obrigado!

Felipebrandao
11/12/2014, 20:08
Homero se não me engano o sistema dos trollers 09/ tem essa junta e ainda conta com um sistema retrátil na barra parecido com o sistema da d20.

Carolino
11/12/2014, 20:16
Poise, Felipe.

Esse do troller e arcaico a meu ver, ele não tem ponto de quebra ou sistema retrátil, apenas o eixo que acopla na luva elástica e tem uma folga de uns 2 cm apenas.

Ou estou enganado?

Felipebrandao
11/12/2014, 22:37
Pois é Carolino esse projeto é o mesmo desde quando ele foi lançado, o que mudou depois foi a caixa de direção, mas somente em 2009 foi haver uma "atualização" do sistema. Essa folga na sua junta achei bem estranha, a minha aqui está bem judiada e não tem essa folga, eu tive uma folga na direção a um tempo atrás mas o problema foi na caixa de direção e só foi dar um aperto no parafuso de regularem e foi se a folga.

maico lapschies
12/12/2014, 16:35
[QUOTE=Carolino;2222198]Maico, vc usa o que no seu? Tem fotos?? Obrigado

No meu é assim: foi cortada a barra na parte da junta elástica e soldado uma peça como essa da foto 486784

foto do troller. 486785

foto do willys( fiz o mesmo sistema, acho que fica mais facil de entender)486786

Carolino
12/12/2014, 17:30
Maico, muito obrigado, e exatamente o que eu pensei, so não tava tendo coragem de fazer, não alterou nada a direção do troller?

maico lapschies
12/12/2014, 18:06
quando comprei o troller já estava assim. não sei lhe dizer como era a direção antes.

Felipebrandao
12/12/2014, 19:43
Na verdade a função da junta é absorver os movimentos da carroceria em relação à caixa de direção, que está presa ao chassis.
Se você remover a junta o sistema não vai ter meio de articular, daí se trocar ela por uma cruzeta você terá que instalar nessa nova barra um sistema telescópico como o da d20, pois senão voce poderá ter problemas de coluna de direção engripando, trincando a capa ou o painel, ou detonando o rolamento da caixa de direção.

homerohermida
12/12/2014, 20:36
Eu não faria gambiarras no sistema de direção...

Carolino
12/12/2014, 21:32
Gambi nao rola mesmo, o que pensei foi tirar aquele eixo que vai na barra e na junta elástica, e um trem mais mal feito que ja vi, em caso de acidente grave, o volante vai direto no peito do motorista, o espaço de folga nesse eixo e mínimo, coisa de uns 3 cm apenas pra encolher, isso não serve de nada.

Ai pensei em colocar uma cruzeta soldada nesse pino, e retirar uns 5 cm de material que impedem esse eixo de se movimentar no caso de acidente.

Ai sim seria um servico decente e resolveria meu problema na junta elástica, pois a troller não fornece essa peca mais, ai so paralela, e não prestam.

Acho que entendi certo essa barra de direção e seu funcionamento, ou não?

Obrigado.

Felipebrandao
12/12/2014, 21:48
Carolino essa junta apesar de parecer uma porcaria ainda funciona bem, se quiser uma peça de qualidade você pode tentar numa autorizada Ford que é a mesma da F4000, a minha mesmo troquei a uns 2 anos atrás e lá encontrei só o disco de borracha, paguei na época R$90.00 e está até hoje tudo curtindo sem folga, caso esteja engajado a trocar o sistema, vai numa auto pecas e peça para dar uma olhada na barra da d20 e talvez até vale comprar ela é montar o sistema em cima dela.

Carolino
12/12/2014, 23:27
Carolino essa junta apesar de parecer uma porcaria ainda funciona bem, se quiser uma peça de qualidade você pode tentar numa autorizada Ford que é a mesma da F4000, a minha mesmo troquei a uns 2 anos atrás e lá encontrei só o disco de borracha, paguei na época R$90.00 e está até hoje tudo curtindo sem folga, caso esteja engajado a trocar o sistema, vai numa auto pecas e peça para dar uma olhada na barra da d20 e talvez até vale comprar ela é montar o sistema em cima dela.

Felipe, a Ford nao fornece essa peca mais, escutei do vendedor da Troller, ele me disse que e a mesma da F4000 mesmo, e ate ja tinha colocado uma, mais ficou pior que a minha.

Quanto a coluna da D20 eu vi uma na loja, mais se me lembro as cruzetas são de encaixe quadrado, ai teria que refazer o eixo do setor para tal.

Na terca vou em uma cidade vizinha que e maior, e vou no troller pra leva-lo a uma oficina d eu amigo que e especializado em direção.

Ai posto aqui o que deu.

Abs e obrigado pelas dicas.

Mateus César Degregori
13/12/2014, 09:38
Felipe, a Ford nao fornece essa peca mais, escutei do vendedor da Troller, ele me disse que e a mesma da F4000 mesmo, e ate ja tinha colocado uma, mais ficou pior que a minha.

Quanto a coluna da D20 eu vi uma na loja, mais se me lembro as cruzetas são de encaixe quadrado, ai teria que refazer o eixo do setor para tal.

Na terca vou em uma cidade vizinha que e maior, e vou no troller pra leva-lo a uma oficina d eu amigo que e especializado em direção.

Ai posto aqui o que deu.

Abs e obrigado pelas dicas.

Se vai estragar ou não eu ainda não sei, mas devido ao body-lift de 3" coloquei uma cruzeta no lugar dessa junta e até agora esta tudo bem, lembrando que originalmente o Troller tem uma cruzeta que liga a coluna de direção próximo a parede corta fogo e o meu esta com uma baita folga nessa cruzeta, to no aguardo pro mexanico trocar ela.

Felipebrandao
13/12/2014, 21:42
Pois é Mateus, provavelmente essa folga pode ter vindo pela falta desses dispositivo, principalmente pelo lift e os pneus 40, seria interessante você adotar o sistema telescópico na sua barra, iria dar maior durabilidade no sistema por inteiro, esse sistema telescópico funciona igual nos eixos cardam, onde a junta absorve e resolve a distância da caixa ao diferencial quando a suspensão trabalha. Daí essa junta funcionaria absorvendo o impacto que a carroceria causa sobre a barra ao movimentar em impactos em erosões.

Carolino
15/12/2014, 12:45
Poise turma.....

Montei os pneu 32 11,5 recapados e fui pro teste, continua com a folga na direção, melhorou a secura da pancada, acho que devido a troca dos terminais, ja conversei com meu amigo de Patos, vou levar a junta e a coluna ate na cruzeta, ai ele resolve isso por la.

Mais de todo jeito vou retirar um pouco de material perto da presa onde entra na coluna, não tem espaço pra ele movimentar em caso de acidente.....

Felipebrandao
15/12/2014, 19:25
Carolino você chegou a olhar se essa folga não está na caixa de direção? O meu tinha essa folga e na caixa de direção tem um parafuso que regula a folga, só tem que se atentar para não apertar muito pois cada vez que aperta mais dura a direção fica.

Carolino
15/12/2014, 20:03
Carolino você chegou a olhar se essa folga não está na caixa de direção? O meu tinha essa folga e na caixa de direção tem um parafuso que regula a folga, só tem que se atentar para não apertar muito pois cada vez que aperta mais dura a direção fica.

Felipe, nao quiz mexer na caixa, esse cara que vou amanha e o papa desses trem aqui na região, ja ta marcado minha ida amanha, depois posto o resultado....

Abs

Mateus César Degregori
17/12/2014, 08:24
Carolino

Resolvi o problema no meu Troller quanto as trepidações nos pedais e solavancos no volante, e como suspeitava desde o começo era a cruzeta da coluna de direção aquela próxima a parede corta fogo, da uma verificada na do teu Troller!

Carolino
17/12/2014, 08:57
Mateus, ja verifiquei, esta perfeita, sem detalhes......

Carolino
17/12/2014, 09:00
Ontem levei o carro no meu amigo que mexe com hidráulica na cidade vizinha, os setor esta perfeito.

Mas nao achamos a junta elastica original, froids viu.....

A unica solucao foi ir a um ferro velho e pegar duas colunas de direção, peguei uma do palio antigo e uma peca da direção da Hillux, ambas com cruzetas e perfeitas.

Apos o almoço vou ao torneiro pra ver o que da pra fazer, sem comprometer a seguranca e confiabilidade da direção.

O que mais me preocupa e o tamanho das cruzetas, ate a original achei pequena(a da coluna do troller), vamos ver.

Depois posto o que fiz com fotos e resultado.

Abs

Felipebrandao
17/12/2014, 12:37
Realmente a cruzeta é pequena é a mesma do uno, para o serviço ficar bom leva o setor numa empresa especializada em Cardan que lá eles soldam a cruzeta balanceando o eixo por inteiro.

Carolino
17/12/2014, 17:29
Ta feito!

Mais nao melhorou muito, apenas uns 50%, ta danado...kkkkkk

Senti a mesma folga lateral quando "sacudo" a coluna com firmeza.....

487303

487304

487305

Romullo
18/12/2014, 04:19
Pessoal, alguem usando o kit da Wb4X4 que usa os terminais da F350, seria uma boa escolha ?

Carolino
18/12/2014, 19:46
Fiz um ajeitamento(guambi) hoje, ficou bem baozinho,hehehe.

Coloquei o amortecedor da F350 de direcao que ja usava e o original em paralelo, melhorou 100%.

Nao tirei fotos, ainda ta em teste, amanha eu tiro e posto aqui, se aprovar......

Acho que agora ta boa tambem....

xallanx
19/12/2014, 09:02
Pessoal, alguem usando o kit da Wb4X4 que usa os terminais da F350, seria uma boa escolha ?

Também tenho interesse neste assunto... Se alguém que estiver usando puder ajudar...

Carolino
19/12/2014, 15:25
Amanha vou testar no mato, estando tudo ok, vou desmontar e finalizar......

Os amigos acham algo errado, ou pode usar na boa?

487460

487461

487462

487463

theusmuller
19/12/2014, 15:27
Carolino, estou esperando seu veredicto final sobre os dois amortecedores de direção. Já comprei o da F4000 e quero montar os dois em paralelo também, mas não vou fazer toda a mão antes de saber como estão os teus! Aguardo. Abraço.

theusmuller
19/12/2014, 15:28
Carolino.. isso foi transmissão de pensamento kkkkkkkkkkk!

Felipebrandao
23/12/2014, 00:20
Carolino, parabéns o negocio ficou top!

FGarcia
19/02/2015, 22:57
Preciso de uma ajuda....
Estou alterando o sistema de direção de meu Troller para o sistema munhao a munhao com terminais da F350. Para a barra longa está tudo ok, porém para a barra curta, que vai ligada ao braço Pitman (que deve ser torneado para receber o novo terminal) e deverá ser ligado ao munhao direito, no braço que antes era utilizado para conectar o amortecedor de direção. A ajuda que preciso é saber dos mais experientes com mecânica, se este braço resiste as forças que serão exercidas nele utilizando um terminal de F350. Abaixo seguem as fotos do sistema já instalado em um Troller (não sei da origem) e a foto que peguei do Elmer, do braço com o parafuso que conectava o amortecedor antes de sua adaptação.

Sandrãobh
20/02/2015, 01:29
Preciso de uma ajuda....
Estou alterando o sistema de direção de meu Troller para o sistema munhao a munhao com terminais da F350. Para a barra longa está tudo ok, porém para a barra curta, que vai ligada ao braço Pitman (que deve ser torneado para receber o novo terminal) e deverá ser ligado ao munhao direito, no braço que antes era utilizado para conectar o amortecedor de direção. A ajuda que preciso é saber dos mais experientes com mecânica, se este braço resiste as forças que serão exercidas nele utilizando um terminal de F350. Abaixo seguem as fotos do sistema já instalado em um Troller (não sei da origem) e a foto que peguei do Elmer, do braço com o parafuso que conectava o amortecedor antes de sua adaptação.

Eu não fiz isso, com pivôs originais, pela mesma razão do seu medo!!! O pivô da f350 é mais largo que o parafuso do amortecedor de direção, então vc vai ter de abrir o buraco, diminuindo as paredes, as quais eu julgo finas para a puxada da barra que vem do pitman...

Eu optei pela segunda foto, usei o olhal da barra antiga, com pivôs originais e o resultado ficou bom para mim...

493226
P.s. Depois de pintado ficou até legal!!! Mas não fotografei...
abç...

Vermeio
20/02/2015, 09:57
Preciso de uma ajuda....

tambem tenho este medo ai, a munhão "afina" bastante aonde é colocado o amortecedor de direção.
eu tenho pivo de 608 (imagino que seja semelhante ao da 350) nos furos originais, nao tem problema nenhum mas ali no amortecedor tenho receio. o pessoal da wd4x4 ta vendendo este sistema pronto, bem interessante.

493226
P.s. Depois de pintado ficou até legal!!! Mas não fotografei...
abç...

Sandro, da pra colocar umas arruelas ai entre o amortecedor e o munhão pra manter o amortecedor mais na horizontal, ai não fica forçando as buchas.
abraço

Felipebrandao
20/02/2015, 12:54
Pensei em fazer o sistema igual ao do elmer, porem será que o munhao aceita solda? Assim faria um preenchimento de MiG para dar um reforço na ponta onde ia o amortecedor.

Martin427
20/02/2015, 13:54
Curiosidade... Qual é o problema com o sistema original?

Uso pneu 33 e já dei trocentas pancadas no meu - inclusive no asfalto - e com 70.000 km, está tudo em perfeita ordem.

homerohermida
20/02/2015, 14:01
Curiosidade... Qual é o problema com o sistema original?

Uso pneu 33 e já dei trocentas pancadas no meu - inclusive no asfalto - e com 70.000 km, está tudo em perfeita ordem.
Também gostaria de saber!

Sandrãobh
21/02/2015, 00:43
tambem tenho este medo ai, a munhão "afina" bastante aonde é colocado o amortecedor de direção.
eu tenho pivo de 608 (imagino que seja semelhante ao da 350) nos furos originais, nao tem problema nenhum mas ali no amortecedor tenho receio. o pessoal da wd4x4 ta vendendo este sistema pronto, bem interessante.

Sandro, da pra colocar umas arruelas ai entre o amortecedor e o munhão pra manter o amortecedor mais na horizontal, ai não fica forçando as buchas.
abraço

Grande Matia!!!! Essa foto tirei na fase de testes,o amortecedor da F4000 nova é parrudo e não cabe direito no suporte da panhard, então tivemos de ir adaptando... depois coloquei um pequeno espaçador!! Mas valeu pela observação!!! Abç amigo...

Homero e Martin, o dia que vcs dirigirem um Troller com barra de munhão à munhão, irão parar na oficina no mesmo dia para fazer no de vcs!! A dirigibilidade do meu mudou da água para o vinho, anda na estrada em altas velocidades para um jipe, com pneus 35'', um monte de lift e sem passarinhar!!!

abç...

jipeiroMT
21/02/2015, 22:52
Grande Matia!!!! Essa foto tirei na fase de testes,o amortecedor da F4000 nova é parrudo e não cabe direito no suporte da panhard, então tivemos de ir adaptando... depois coloquei um pequeno espaçador!! Mas valeu pela observação!!! Abç amigo...

Homero e Martin, o dia que vcs dirigirem um Troller com barra de munhão à munhão, irão parar na oficina no mesmo dia para fazer no de vcs!! A dirigibilidade do meu mudou da água para o vinho, anda na estrada em altas velocidades para um jipe, com pneus 35'', um monte de lift e sem passarinhar!!!

abç...

Eu uso 35" com sistema original e sinceramente não sinto passarinhar, mas também meu troller com 35" não vê asfalto. No máximo um paralelepípedo. Deve ser algo que você sente no asfalto e em velocidades mais altas correto?

FGarcia
22/02/2015, 10:44
Tente descer as ladeiras estreitas do bairro da Aclimação em São Paulo, que já foram remendadas milhares de vezes e tem ondulações enormes, que vai parecer que você está sem controle da vtr e precisa ficar corrigindo a todo o momento o volante para não bater nos carros estacionados ou que vem no sentido contrário ! E meu carro já passou por todo o tipo de alinhamento técnico e tem o sistema original "zerado" para que eu tentasse corrigir este problema. Agora parti para o sistema munhao a munhao com duplo amortecedor de direção e graças aos amigos do fórum, espero eliminar este problema.

Marcelo Oyarzábal
22/02/2015, 13:13
Meu troller ainda tá com o sistema original, andei num com high steer e muda muito, inclusive a resposta de imediato, nas ondulações o sistema original fica abrindo e fechando as rodas. Quem tiver o sistema original, pede pra alguem ficar apertando a frente com o carro parado e fique olhando o volante dele. O sistema que estou fazendo de high steer é com os terminais original, somente as barras e pitman está sendo alterado.

Felipebrandao
22/02/2015, 14:54
Tente descer as ladeiras estreitas do bairro da Aclimação em São Paulo, que já foram remendadas milhares de vezes e tem ondulações enormes, que vai parecer que você está sem controle da vtr e precisa ficar corrigindo a todo o momento o volante para não bater nos carros estacionados ou que vem no sentido contrário ! E meu carro já passou por todo o tipo de alinhamento técnico e tem o sistema original "zerado" para que eu tentasse corrigir este problema. Agora parti para o sistema munhao a munhao com duplo amortecedor de direção e graças aos amigos do fórum, espero eliminar este problema.

Já instalou o sistema ?

Sandrãobh
22/02/2015, 15:47
Eu uso 35" com sistema original e sinceramente não sinto passarinhar, mas também meu troller com 35" não vê asfalto. No máximo um paralelepípedo. Deve ser algo que você sente no asfalto e em velocidades mais altas correto?

A gente acostuma a corrigir a trajetória o tempo todo e esquece o problema...
O problema maior,no meu , era em ondulações do asfalto, em maior velocidade, o jipe não ficava em linha reta, tinha que ficar consertando, como disse o FGarcia, o tempo todo... era cansativo e perigoso!!! Imagina ultrapassar uma carreta de 9 eixos, em um asfalto irregular, a 120 km/H ou mais, em uma pista simples e sem acostamento!!! Era tenso!!!

abç.

Sandrãobh
22/02/2015, 15:55
Meu troller ainda tá com o sistema original, andei num com high steer e muda muito, inclusive a resposta de imediato, nas ondulações o sistema original fica abrindo e fechando as rodas. Quem tiver o sistema original, pede pra alguem ficar apertando a frente com o carro parado e fique olhando o volante dele. O sistema que estou fazendo de high steer é com os terminais original, somente as barras e pitman está sendo alterado.

Também usei os pivôs originais!! Só comprei um cano com a parede bem grossa e mandei abrir roscas E e D, usei o olhal da barra original também...
Assim que tiver umas fotos, coloca elas aí!!! É interessante o high steer...Acho que o munhão do seu é diferente, não é?

abç.

Marcelo Oyarzábal
22/02/2015, 18:33
Também usei os pivôs originais!! Só comprei um cano com a parede bem grossa e mandei abrir roscas E e D, usei o olhal da barra original também...
Assim que tiver umas fotos, coloca elas aí!!! É interessante o high steer...Acho que o munhão do seu é diferente, não é?

abç.

Sandrão, o meu é um pouco diferente as pontas de eixo e não possui roda livre, o pitman do meu também tem um angulo maior que o fase 2 em diante que é quase reto, mas o sistema de direção é igual. Em breve vou desmontar todo jeep pra uma reforma por baixo, pintura de chassis, revisão de caixa de transferencia e mudança e já instalo o high steer.

Um abraço.

Pedro Rocha
22/02/2015, 18:59

FGarcia, tudo bem.

Quando puder... posta fotos desse sistema e suas impressões aqui! Como o Sandrão falou: "a gente se acostuma a ficar corrigindo", mas exige atenção, e cansa. Não reparei como é o sistema, mas na minha opinião um dos grandes avanços do novo troller foi na questão estabilidade, senti uma baita diferença.

Abraço.

FGarcia
23/02/2015, 08:12
Se tudo der certo, pego a vtr ainda hoje e posto as fotos e impressões !

Martin427
23/02/2015, 12:28
Só deve atrapalhar com lift e/ou pneus maiores então.

Eu uso 33 A/T com offset negativo na suspensao original, sem nenhum lift, e não tenho queixas da estabilidade.

Ando 3500 km por mês no asfalto, uma boa parte na Bandeirantes a 120 km/h, e vou numa boa com uma mão só na direção, quase sem nenhuma correção. Se soltar o volante em pista não inclinada, ele inclusive continua indo reto.

Sandrãobh
23/02/2015, 15:35
Só deve atrapalhar com lift e/ou pneus maiores então.

Eu uso 33 A/T com offset negativo na suspensao original, sem nenhum lift, e não tenho queixas da estabilidade.

Ando 3500 km por mês no asfalto, uma boa parte na Bandeirantes a 120 km/h, e vou numa boa com uma mão só na direção, quase sem nenhuma correção. Se soltar o volante em pista não inclinada, ele inclusive continua indo reto.

Claro que quanto mais lift mais instável!!!
Mas asfalto liso é outra história, Bandeirantes é um tapete... O bicho pega é quando a suspensão tá abrindo e fechando!!!O dia que vc pegar uma MG, BA, PE pista simples e precisar fazer uma ultrapassagem do lado de um bi-trem e com asfalto irregular, vc vai se lembrar dessa conversa!!!
Só tente observar se os poucos momentos das correções de sua direção coincidem com asfalto ruim/ondulado..

abç.

jipeiroMT
24/02/2015, 00:08
Claro que quanto mais lift mais instável!!!
Mas asfalto liso é outra história, Bandeirantes é um tapete... O bicho pega é quando a suspensão tá abrindo e fechando!!!O dia que vc pegar uma MG, BA, PE pista simples e precisar fazer uma ultrapassagem do lado de um bi-trem e com asfalto irregular, vc vai se lembrar dessa conversa!!!
Só tente observar se os poucos momentos das correções de sua direção coincidem com asfalto ruim/ondulado..

abç.

Sandrão, sem querer desmerecer o "problema" no troller de vocês, mas quer dizer então que dá pra se ganhar um Rally dos Sertões tendo que corrigir direção?

Ou o problema só aparece mesmo em asfalto (remendado)?

Sandrãobh
24/02/2015, 17:27
Sandrão, sem querer desmerecer o "problema" no troller de vocês, mas quer dizer então que dá pra se ganhar um Rally dos Sertões tendo que corrigir direção?

Ou o problema só aparece mesmo em asfalto (remendado)?

Sem problemas amigo JipeiroMT... Nunca vi um T4 preparado para o rally, mas vc já viu as imagens dos caras pilotando? É o tempo todo corrigindo a trajetória, em qualquer carro!!! Não tem como comparar.... Mas, O MEU, do jeito que está a suspensão e direção, passo em uma sequência enorme de costelas de vaca , em altas velocidades, e não sinto absolutamente coisa alguma... é o conjunto!!!

abç.

Bernardo Hoelz
24/02/2015, 18:09
Que eu saiba carros de rally não possuem lift, por que vai alterar o centro de gravidade.
Acredito que esse sistema munhão-munhão é mais indicado para quem possui lift.
Eu acabei de vender um dos meu troller, o original, nunca senti problemas em ficar corrigindo a direção. Agora com o outro que está com lift de 2" tenho que fazer isso direto, chega a cansar em uma viagem longa.

FGarcia
27/02/2015, 00:11
Munhao trabalhado. Agora só falta montar as barras.

Vermeio
27/02/2015, 09:48
solução interessante FGarcia.
a peça inteira foi aumentada?
utilizou o furo do pivo original ou foi tudo refeito?

Pedro Rocha
27/02/2015, 11:08
Munhao trabalhado. Agora só falta montar as barras.

Boa FGarcia! Só acompanhando...

Também fiquei curioso sobre como foi feito o trabalho do munhão. Os terminais são os originais?

FGarcia
03/03/2015, 21:18
Vermeio e Pedro, foi utilizado um furo original e aberto outro furo, neste aberto, por segurança, foi preenchido parte do munhao para reforça-lo. Foram utilizados pivôs da F350.

Segue foto das barras montadas. Em relação ao amortecedor de direção, não foi possível montar o kit duplo da WB. Talvez em vtr com mais de 2" de lift seja possível.

Durante o alinhamento, o alinhador descobriu folga nos terminais da barra panhard, portanto, não consegui perceber melhoria na dirigibilidade, aliás, por conta da direção ficar mais "justa", a folga fica muito mais perceptível. Ainda esta semana pretendo trocar as buchas (já vi na Gama) e passo a impressão.
494296
Aprendi que para melhorar a estabilidade, antes de tudo se deve:
1) verificar folga nos terminais de direção;
2) verificar folga das buchas das barras panhard.

Vermeio
04/03/2015, 10:43
Fgarcia,
entendi. parece ter ficado bem reforçado o munhão.
tem uma questão que o pessoal fala muito e faz diferença. o angulo das barras panhard e a que vai do pitman ao munhão.
estas duas devem estar o mais paralelas possivel para que trabalhem juntas e quando a suspenção trabalhar (e consequentemente a panhard) a barra de direção vai acompanhar e não dobrar as rodas.
o pessoal da atitude de porto alegre vende uma peça para levantar o suporte da panhard, deve ajudar.
nao sou muito entendido no assunto mas se melhorar esta questão deve melhorar sua dirigibilidade.
fora tirar todas as folgas do sistema é claro.
abs

Bernardo Hoelz
04/03/2015, 11:51
Esse suporte da atitude é recomendável o uso somente da panhard traseira, na dianteira o melhor é usar a panhard com regulagem e ajustes com porca e contra porca. Tem em loja em São Paulo.
A foto é da peça da Atitude 4x4 de POA.

Vermeio
04/03/2015, 15:49
Esse suporte da atitude é recomendável o uso somente da panhard traseira, na dianteira o melhor é usar a panhard com regulagem e ajustes com porca e contra porca. Tem em loja em São Paulo.
A foto é da peça da Atitude 4x4 de POA.
Porque só na traseira Bernardo? ja vi carro com o suporte na dianteira, inclusive com todo o kit de suspensão da atitude.
o suporte e a panhard com rosca tem objetivos um pouco diferentes.
o suporte serve para mudar o angulo, e com isso tambem acaba realinhando o eixo no caso de lift.
a rosca só muda o tamanho da barra para realinhar o eixo, não influencia no angulo.
abraços

Francisco Maciel
13/03/2015, 11:16
Ontem resolvi iniciar a adaptação da nova barra de direção e dos novos terminais no Troller.
Vou usar um sistema similar ao utilizado na Toyota Bandeirantes, contudo com terminais maiores e mais robustos.
Segue as fotos do inicio do processo. Nesta etapa os furos cônicos do munhão, foram alargados, para permitir o acoplamento dos novos terminais.
Hoje estaremos confeccionando as novas barras para ligar os munhões ao pitman.

Francisco Maciel
15/03/2015, 23:02
Nesse final de semana foi feito a primeira barra.
Gostei bastante do resultado. Acredito que depois de tudo pronto a direção vai ficar bem firme.
A barra ficou boa, os parafusos e terminais ficaram em boa posição, não gerando o risco de encostar ou bater em algum componente, como os amortecedores, por exemplo.

jaime_sandim
16/03/2015, 12:05
Só uma observação.

Quanto mais próximo do munhão estiver o terminal que vem da drag link melhor...
por isso o ideal seria um high steer igual foi postado uns dias atras.

Sugestão.

Eu tentaria ver se é possível encurtar esse espaço entre o terminal do munhão e o olhal...

Boa sorte na empreitada
Abs

Francisco Maciel
16/03/2015, 12:56
Só uma observação.

Quanto mais próximo do munhão estiver o terminal que vem da drag link melhor...
por isso o ideal seria um high steer igual foi postado uns dias atras.

Sugestão.

Eu tentaria ver se é possível encurtar esse espaço entre o terminal do munhão e o olhal...

Boa sorte na empreitada
Abs

Bom dia Jaime.
Pensei muito nisso que você comentou. Na época pensei em usar os terminais do MB 608, mas seria uma mão de obra complicada pra mim fazer da mesma forma que o Elmer fez.
Nessa foto, dá pra ver que não ficou exageradamente longe do munhão. Acho que vai ficar melhor que o original. hehehe...
Então achei esse terminal, que me permite usar na mesma distância que seria a adaptação do MB 608.
E se aproximasse mais do munhão, eu teria que mudar a posição do amortecedor de direção, e eu procurei fazer uma adaptação com o mínimo de intervenção no sistema original.

jaime_sandim
17/03/2015, 10:41
Bom dia,

Entendi...
Isso que citei seria a situação ideal digamos assim (eu tbm não fiz do modo que te falei na época).
Voce esta certo, com certeza vai ficar muito melhor que o original FATO.

Ps. Gostei das barras,parece ser um material robusto.
Vai fundo que vai ficar legal.

abraco.

Renato Fraga
17/03/2015, 12:31
Manter a barra panhard e a drag link paralelas é fundamental para evitar ocorrer bumpsteer.... Isso é matéria da primeira aula de geometria !!!! kkk

A inclinação delas pouco importa, desde que estejam paralelas....

Francisco Maciel
17/03/2015, 14:35
Ontem foi feita a segunda barra (drag link).
Ficou bom também. Estou ansioso para testar o resultado.
Anexando a foto de como ficaram as duas barras instaladas.

FGarcia
22/03/2015, 15:09
Vermeio e Pedro, foi utilizado um furo original e aberto outro furo, neste aberto, por segurança, foi preenchido parte do munhao para reforça-lo. Foram utilizados pivôs da F350.

Segue foto das barras montadas. Em relação ao amortecedor de direção, não foi possível montar o kit duplo da WB. Talvez em vtr com mais de 2" de lift seja possível.

Durante o alinhamento, o alinhador descobriu folga nos terminais da barra panhard, portanto, não consegui perceber melhoria na dirigibilidade, aliás, por conta da direção ficar mais "justa", a folga fica muito mais perceptível. Ainda esta semana pretendo trocar as buchas (já vi na Gama) e passo a impressão.
494296
Aprendi que para melhorar a estabilidade, antes de tudo se deve:

As buchas foram trocadas, mas elas não são originais (compradas na Gama), portanto o trabalho deverá ser refeito.
Outra coisa, como o novo sistema está deixando a direcao mais "justa", estou percebendo outros problemas...... Quando acelero, o carro tende a puxar para a direita, quando desacelera, para a esquerda, e isto é sintoma de buchas dos braços tensores sem efeito, portanto já pedi um kit completo de buchas em PU para resolver este problema.
Bom, acrescento mais um item na listagem de aprendizado acima:

3) verificar folga das buchas dos braços tensores (que podem alterar a direção do veiculo nas acelerações).

Francisco Maciel
30/03/2015, 23:02
Infelizmente não pude testar o carro durante o dia. Tive que testar a noite mesmo.
O carro ainda não foi alinhado, mesmo assim senti uma boa melhora na direção. Não senti mais a trepidação característica em velocidades mais altas.
Gostei do alinhamento das barras e acredito que talvez eu tenha que usar um amortecedor de direção um pouco maior, pois a impressão que tive é que a direção está firme, contudo achei a direção mais leve, talvez seja apenas bobagem pelo tempo que passei sem dirigí-lo.
Desculpas pelas fotos ruins, mas foram feitas pelo celular e noite não ajudou.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/497530d1427767118t-adaptar-terminal-de-mb-608-a-img_20150330_192606973.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/497530d1427767118-adaptar-terminal-de-mb-608-a-img_20150330_192606973.jpg) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/497531d1427767118t-adaptar-terminal-de-mb-608-a-img_20150330_192633593.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/497531d1427767118-adaptar-terminal-de-mb-608-a-img_20150330_192633593.jpg) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/497532d1427767118t-adaptar-terminal-de-mb-608-a-img_20150330_192645033.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/497532d1427767118-adaptar-terminal-de-mb-608-a-img_20150330_192645033.jpg)

FGarcia
01/04/2015, 23:48
Francisco, tb senti a direção mais leve, com certeza terei que instalar mais um amortecedor de direção.
As buchas dos braços tensores foram trocadas e senti o carro bem mais "justo", porém com shimming em alta velocidade e ainda com um pouco de instabilidade. Foi aí que parei em um posto de gasolina e calibrei os pneus.....encontrei diferenças grandes, desde 14 libras até 24 libras nos pneus. Calibrei todos com 28 libras e o carro melhorou muito.
agora só preciso verificar a solução para o shimming, o porque da direção ainda continuar puxando um pouco para a direita nas acelerações, além de instalar mais um amortecedor de direção.
fica a dica na lista de aprendizado para corrigir a instabilidade direcional:

2) verificar folga das buchas das barras panhard (2 dianteiras e 2 traseiras, mexa o volante e perceba se a frente do carro mexe e os pneus não mexem)
3) verificar folga das buchas dos braços tensores (2 em cada braço, totalizando 8, que podem alterar a direção do veiculo nas acelerações);
4) corrigir a pressão de ar dos pneus;
5) verifique se o amortecedor de direção está em bom estado.

Francisco Maciel
02/04/2015, 10:17
Francisco, tb senti a direção mais leve, com certeza terei que instalar mais um amortecedor de direção.
As buchas dos braços tensores foram trocadas e senti o carro bem mais "justo", porém com shimming em alta velocidade e ainda com um pouco de instabilidade. Foi aí que parei em um posto de gasolina e calibrei os pneus.....encontrei diferenças grandes, desde 14 libras até 24 libras nos pneus. Calibrei todos com 28 libras e o carro melhorou muito.
agora só preciso verificar a solução para o shimming, o porque da direção ainda continuar puxando um pouco para a direita nas acelerações, além de instalar mais um amortecedor de direção.
fica a dica na lista de aprendizado para corrigir a instabilidade direcional:

2) verificar folga das buchas das barras panhard (2 dianteiras e 2 traseiras, mexa o volante e perceba se a frente do carro mexe e os pneus não mexem)
3) verificar folga das buchas dos braços tensores (2 em cada braço, totalizando 8, que podem alterar a direção do veiculo nas acelerações);
4) corrigir a pressão de ar dos pneus;
5) verifique se o amortecedor de direção está em bom estado.

FGarcia, no meu caso não senti esse shimming, pelo menos ainda não. Fora a barra de direção, eu troquei todos os pivôs e as buchas dos links dianteiros, que estavam ruins. As buchas da panhard estão boas.
Vc notou se seu eixo tem algum empeno na carcaça? Infelizmente diferencial dianteiro de Troller empena com facilidade. O meu mesmo estava com um forte empeno que fazia com que a cambagem ficasse fora de um lado e isso fazia o carro dar uma puxada. Aproveitei todas estas mudanças e corrigi este empeno também.
No seu caso, o seu carro está pegando alinhamento normal? A cambagem está ok?

FGarcia
05/04/2015, 12:14
Francisco, já fiz vários..... digo muitos alinhamentos mesmo...... inclusive na Konigame da Praça da Árvore em São Paulo (que não gostei nada do serviço), aliás, a maioria dos alinhamentos foi em lojas de pneus que possuem funcionários que só seguem o que a máquina diz e não entendem NADA de alinhamento (o turnover neste segmento e' alto). Amanhã vou levar na Record do Jabaquara, especialista há anos em alinhamento técnico e vamos ver se me dão uma esperança........gosto muito da vtr, então se tiver que desempenar eixo, trocar pecas, etc eu faço. Dependendo do laudo, To pensando inclusive em começar do zero ! voltar tudo e começar de novo.....munhao e braços originais, sem calços, pneus, etc...... Troquei as buchas da panhard (corrigi a cgd das buchas da Gama) e braços estensores na Garage 4x4 e para vc ter uma idéia eles disseram que como o carro está com relação a dirigibilidade, qualquer hora eu me mato........acelero e puxa pra direita, aí corrijo pra esquerda, aí freio forte e da uma saída de lado, corrijo, aí passo em ondulações e preciso ficar corrigindo a trajetória, parece sambista na passarela.....kkkkkkkk....a missão é encontrar o problema e corrigir, enquanto isso vou preenchendo a lista de coisas que devem ser feitas para corrigir a instabilidade......

Evandro Cheroka
05/04/2015, 20:44
Boa Noite Fgarcia, li bastante sobre a assunto aqui no forum e pelo que entendi o problema de seu carro esta na falta de paralelismo entre a barra de direcao e panhard. Sugiro que corrija o angulo de sua panhard de forma que fique paralela a panhard e tera o problema resolvido.

Francisco Maciel
05/04/2015, 21:58
Francisco, já fiz vários..... digo muitos alinhamentos mesmo...... inclusive na Konigame da Praça da Árvore em São Paulo (que não gostei nada do serviço), aliás, a maioria dos alinhamentos foi em lojas de pneus que possuem funcionários que só seguem o que a máquina diz e não entendem NADA de alinhamento (o turnover neste segmento e' alto). Amanhã vou levar na Record do Jabaquara, especialista há anos em alinhamento técnico e vamos ver se me dão uma esperança........gosto muito da vtr, então se tiver que desempenar eixo, trocar pecas, etc eu faço. Dependendo do laudo, To pensando inclusive em começar do zero ! voltar tudo e começar de novo.....munhao e braços originais, sem calços, pneus, etc...... Troquei as buchas da panhard (corrigi a cgd das buchas da Gama) e braços estensores na Garage 4x4 e para vc ter uma idéia eles disseram que como o carro está com relação a dirigibilidade, qualquer hora eu me mato........acelero e puxa pra direita, aí corrijo pra esquerda, aí freio forte e da uma saída de lado, corrijo, aí passo em ondulações e preciso ficar corrigindo a trajetória, parece sambista na passarela.....kkkkkkkk....a missão é encontrar o problema e corrigir, enquanto isso vou preenchendo a lista de coisas que devem ser feitas para corrigir a instabilidade......

FGarcia, sabado fiz uma trilha leve, peguei estrada e devo ter rodado uns 200km ou mais. Cheguei a 120km/h e não senti aquela instabilidade característica do carro. Se eu falar que o carro virou um Honda Fit, estarei mentindo, mas posso falar com toda sinceridade que o carro melhorou bastante.
Nessas mexidas que dei no carro descobri que havia uma folga nas estrias do volante de direção, segundo o meca era desgaste natural, pois meu carro é um 2005. A folga foi corrigida e mesmo com folga senti que o carro tava bom. Sugiro verificar as folgas do volante e da barra que liga o volante até a caixa de direção. Seu carro é um 2010 e fico de boca de aberta com tudo o que relatou na mensagem acima.
Desejo boa sorte nesta jornada e peço que não desista.

Abraços.

Fabio_Roberto
07/04/2015, 11:53

Garcia

Quando peguei meu 2005 ha dois anos, parecia um caranguejo na estrada, dificil de segurar na pista, fiz alinhamento tecnico na Monobloco, que fica na Elizeu de Almeida, e voltou ZERADO, muito bom, essa instabilidade direcional que todo mundo reclama nem passa por aqui... saiu parecendo carro de passeio, achei muito bom! Meu 2005 tinha 60.000 km quando fiz e hoje com 78000 km esta ótimo ainda, não tenho do que reclamar. Só achava a direção meio mole, mas troquei o amortecedor pelo da F250 e ficou ótimo tb.

jrmotta
07/04/2015, 15:58
Garcia

Quando peguei meu 2005 ha dois anos, parecia um caranguejo na estrada, dificil de segurar na pista, fiz alinhamento tecnico na Monobloco, que fica na Elizeu de Almeida, e voltou ZERADO, muito bom, essa instabilidade direcional que todo mundo reclama nem passa por aqui... saiu parecendo carro de passeio, achei muito bom! Meu 2005 tinha 60.000 km quando fiz e hoje com 78000 km esta ótimo ainda, não tenho do que reclamar. Só achava a direção meio mole, mas troquei o amortecedor pelo da F250 e ficou ótimo tb.

Fábio,

Que adaptação é necessária para utilizar o amortecedor de direção da F 250?

Obrigado.

Fabio_Roberto
07/04/2015, 16:57
Fábio,

Que adaptação é necessária para utilizar o amortecedor de direção da F 250?

Obrigado.

Me parece que existem 2 tipos dependendo do ano da F-250 um é curto, o outro é mais logo ideal para o Troller, eu comprei o mais curto e tive que fazer uma adaptador, mas o mais longo é praticamente plug and play..

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/50392-amortecedor-de-direcao-troller-4.html

jrmotta
07/04/2015, 23:18
Me parece que existem 2 tipos dependendo do ano da F-250 um é curto, o outro é mais logo ideal para o Troller, eu comprei o mais curto e tive que fazer uma adaptador, mas o mais longo é praticamente plug and play..

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/50392-amortecedor-de-direcao-troller-4.html

Obrigado, Fabio.

Wesleyrmartins
07/05/2015, 23:28
Opa, eu tô aqui só acompanhando a discussão.

Em relação ao furo cônico, te digo que a alternativa do Elmer é uma opção, mas quem for fazer tem que ter uma "mão" muito boa.

No meu caso, eu também reconfigurei os furos dos munhões e criei um terceiro no High Steer que confeccionei. Só que utilizamos uma broca específica para isso.

Na oficina que fizemos as adaptações da Deep Purple, os caras utilizavam um terminal padrão que é compatível com o da F4000.

Aquela adaptação onde existe um furo na Tie Rod para o encaixe da Drag Link é muito racional, entretanto, é necessário ter cautela para a sua utilização.

http://www.quadratec.com/Assets/Images/76673/76673-md.jpg

Ao que me parece, a tal barra é configurada para o Wrangler e XJ.

Entenda que para tal aplicação existe a compatibilidade com a geometria de toda a suspensão.

Provavelmente, se instalar simplesmente este dispositivo no Troller, pode acontecer de haver discrepância e provocar o tal do Bumpsteer.

Fazer um lance desse tipo pode ser mais adequado, porém é necessário um pouco de estudo para achar a configuração correta para o Troller. Lembrando que o grande segredo é o perfeito paralelismo entre a Drag Link e a Track Bar (Panhard). De preferência ainda ambas devem ter o mesmo comprimento.

POis bem, esses foram os princípios adotados por mim para fazer meu sistema de direção.

Só que temendo uma angulação acentuada da barra enforcando os terminais, simplifiquei fazendo um High Steer. Simplesmente soldei uma peça de aço, com 1 pol de espeçura formando um braço onde fixei a drag link. Como eu tinha liberdade para escolher a posição, fui criterioso em achar a angulação perfeita, o comprimento perfeito resultando num pereito desempenho do veículo mantendo a Tie Rod íntegra sem a dificuldade de colocar os terminais por cima. Entretanto para o tal, se você tiver uma broca adequada ou uma micro retífica, encha o furo com solda e depois refure na posição desejada.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=12920

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=12921

Há quem diga que fazer solda numa peça dessas é loucura, mas confesso que desde que fizemos tal adaptação, e não foi só no meu carro, nunca tivemos problemas. Frequentemente eu dou uma checada afim de achar algum problema, mas nem sinal.

Isso é o que eu tenho para acrescentar. Se tiver mais dúvidas posso te ajudar.

Abraços

Boa noite!

Prezado Renato,
depois destes anos houve algum problema nesta modificacao? Quanto a barra que soldou teria como informar as dimensoes? Das modificacoes que andei observando, esta foi a que mais me chamou a atencao, pois deixou o tie rod independente, manteve o amortecedor original e obedeceu o paralelismo entre o drag link e o track bar.

Abraco,
Wesley.

Wesleyrmartins
10/05/2015, 14:13
Boa tarde!
Alguém saberia dizer se as barras de direcao da F250 4x4 ou F4000 4x2 daria para adaptar no troller?
http://bnrep.com.br/catalogo-fabricantes/kictech-barra-de-direcao.pdf

Francisco Maciel
13/05/2015, 15:27
Boa tarde!
Alguém saberia dizer se as barras de direcao da F250 4x4 ou F4000 4x2 daria para adaptar no troller?
http://bnrep.com.br/catalogo-fabricantes/kictech-barra-de-direcao.pdf

Wesley, eu acredito que sirva, mas com alguma adaptação. Nunca vi ninguém usar.
Será que compensa todo o custo e esforço?

CAPT GOTTLIEB
07/02/2020, 09:48
Quem desejar saber como se mede o CASTER num JIPÃO e num Fusca/Buggy/Gaiola pode acessar:

https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/89910-toyota-passarinheira-3.html

página 3; postagem 34-36

josrossi
21/02/2020, 06:29
BLZ,
então, a direção do meu Troller estava com bastante folga, após analise notei que os terminais que vai na ponta da barra de direção estavam com folga, aproveitei e troquei tudo, 4 terminais (3 com rosca DIREITA e um com rosca ESQUERDA), inclusive a barra com "OLHAL" por uma que tem rosca na ponta que facilita uma futura troca de terminais, pois a barra original vem com terminal fixo em uma ponta (lado direito), ficou perfeito, sem folga.
571151
571152
571153
571155
571156

...fui..........

Elmer_Jeep
25/02/2020, 12:59
BLZ,
então, a direção do meu Troller estava com bastante folga, após analise notei que os terminais que vai na ponta da barra de direção estavam com folga, aproveitei e troquei tudo, 4 terminais (3 com rosca DIREITA e um com rosca ESQUERDA), inclusive a barra com "OLHAL" por uma que tem rosca na ponta que facilita uma futura troca de terminais, pois a barra original vem com terminal fixo em uma ponta (lado direito), ficou perfeito, sem folga.

Onde você comprou essa barra com olhal ?
https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/571152d1582276610-instabilidade-direcional-no-t4-7ebf50b7-200a-4b06-879d-543cf559b2d3.jpg

josrossi
27/02/2020, 07:04
Onde você comprou essa barra com olhal ?
https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/571152d1582276610-instabilidade-direcional-no-t4-7ebf50b7-200a-4b06-879d-543cf559b2d3.jpg

opa, então comprei pela net na:- Tor off-road - Comercio e Servicos Ltda - Campinas/SP (http://www.toroffroad.com.br/pecas.php?id=4)
link deles no ml:- https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-990268234-barra-direco-com-olhal-e-terminal-troller-ano-2001-2014-_JM?quantity=1
ficou show...