PDA

Ver Versão Completa : Vaso de Expansão SW4



Alício
02/05/2006, 08:57
Tenho uma hilux SW4 TB 1997 há seis meses. Ela está com 164.000 Km rodados. tenho visto alguns tópicos que falam sbre superaquecimento do motor e como consequencia trinca de cabeçote. Pois bem, tenho observado que se nada serve o vaso de espansão desses veículos, pelo menos o meu. Sempre que vou verificar o nível de água do radiador tenho que abrir a tampa do radiador. Completo a água direto no radiador, mesmo o vaso de espansão estando no nível. Tenho alguns questionamentos e gostaria que os companheiros postassem respostas. Não era para o vaso alimentar o radiador? Será que esse não he o problema crônico desse motor 1kzt? Meu veículo após rodar 600 km com algum trecho de serra precisou completar a água em +- um litro, embora a temperatura tenha estacionado na metade do marcador. Não há indicios de água no óleo nem tão pouco de vazamento por mangueiras. O que será?

Luca
02/05/2006, 14:44
Radiador trincado. Mais, vc tá colocando solução ou água pura?
[]´s

Alício
02/05/2006, 16:52
No Mês de fevereiro fiz uma revisão no sistema de arrefecimento e coloquei 60% de solução e 40% de água.

Alício
02/05/2006, 16:54
A água que foi drenada não tinha indícios de ferrugem. Estava bem limpa.

Alício
02/05/2006, 16:56
conheço três pessoas que perderam o cabeçote por ter confiado no vaso de expansão. Enquanto a água do radiador baixava sem ser realimentada.

Alício
02/05/2006, 17:03
O radiador não está trincado. Quando eu retiro a tampa mesmo com ele totalmente frio existe uma espécie de vacuo.

Luca
02/05/2006, 22:30
No Mês de fevereiro fiz uma revisão no sistema de arrefecimento e coloquei 60% de solução e 40% de água.
E em março e abril? Só água?


O radiador não está trincado. Quando eu retiro a tampa mesmo com ele totalmente frio existe uma espécie de vacuo.
Pode ser, pode ser. Olha, se não tá trincado tá pondo água prá fora pela tampa, ou pelo encaixe das mangueiras, ou pela junta do cabeçote. Vc falou que num tem problema no cabeçote. A tampa é original Toyota, ou é "ching ling"? Está em bom estado?
[]´s

beni-rj
03/05/2006, 08:59
Alício

A tampa do radiador das Hilux é uma peça bastante importante. Possui

duas válvulas que abrem e fecham por ação e reação de molas. Quando

a pressão do radiador atinge um determinado valor a água flui para o

vaso de expansão. Quando a pressão diminui ( o vácuo que você citou)

a água retorna, equalisando as pressões.Desta forma o radiador estará

sempre cheio. Portanto, como você já deve ter descoberto, sua tampa

está com defeito. Troque-a por uma original Toyota para o seu carro. Não

é barata, mas vale cada um dos reais pagos.

Aconselho, sempre usar 50% de flúido, com o restante de água destilada

ou desmineralizada, ou mineral de garrafão para

evitar a corrosão do cloro, da água torneiral, no sistema de

arrefecimento. Desta forma você verá que o nível do radiador com o

motor frio estará semre cheio. Possíveis recompletamentos poderão ser

necessários esporadicamente devido a evaporação no vaso de expansão

que deverá ser recompletada com flúido .

Boa sorte e abraços Hiluxminados

Alício
03/05/2006, 14:41
Luca. Sempre coloquei aditivo e água mineral na proporção que citei, estou fazendo revisões no sistema a cada 6 meses.

Alício
03/05/2006, 14:43
Beni-RJ

Vou verificar com precisão qual é a tampa, mas acredito que ainda é original.

Augustocesar
03/05/2006, 17:22
Alício,

O reservatório é fundamental! EXplico. 8) 8)
O aumento da temperatura provoca a saída de água do radiador, que irá para o reservatório, quando a temperatura esfriar a água será "chupada" pelo vácuo do radiador. :parede:
Conforme você falou o seu radiador tem vácuo, logo o defeito pode ser da tampa (mais provável) ou da magueira que vai até o reservatório (menos provável). :?:
Se você colocar a tampa na boca (lave primeiro), verá que ao soprar ela suporta um pouco e depois libera a passagem de ar, assim ela faz com a água. O mesmo ocorre se você sugar a tampa, verá que após uma determinada pressão ela irá deixar passar o ar. :shock: :shock:
Se ela age assim, veja ainda a borracha que fica na tampa, se ela está fazendo a vedação correta na boca do radiador, uma das formas é limpar o radiador e verificar se houve vazamento, pode estar havendo vazamento nessse local (muito provável), fazendo com que a água saia para fora e depois não tenha vácuo para fazer retornar a água. :evil: :evil:
Se ocorrer vazamento sistemático, vai faltar água no radiador e o resultado será desatroso com qualquer motor, imagine com o IKZe que já tem uma fama negativa :putz:

Alício
04/05/2006, 08:24
Augusto César.

Vou tentar fazer o teste da tampa.

valeu pela dica.