PDA

Ver Versão Completa : Jimny estourando segunda correia seguida



João R Monteiro
20/10/2018, 00:50
Caros amigos, tenho um Jimny WIDE 1999 1.3 16v com A/C
Há 5 meses a correia do alternador arrebentou, depois de apresentar aquele ruído agudo frequentemente, principalmente nos primeiros metros depois de ligar o carro.
Comprei uma nova correia do alternador (4PK835 da SZC China) na Suzucar, de quebra troquei também a correia da DH e ar (4PK950) e o tensor da correia da DH e ar. Infelizmente a mão de obra da troca dessas peças foi feita por uma oficina do próprio seguro do carro (Porto Seguro Auto).
Hoje, a correia arrebentou novamente, após estar apresentando ruído desde o momento que saiu da oficina da Porto Seguro.
Decidi procurar uma oficina de confiança, ou então procurar fazer o serviço eu mesmo, aprendendo de quebra um pouco mais de mecânica (atualmente meu conhecimento de mecânica se resume a regular transmissão de bicicleta rsrs)
Com isso, as seguintes questões:
1 - compro outra correia 4PK835 da SZC China? Achei no MercadoLivre por 30 reais. Ou essa é muito vagabunda, melhor investir numa mais parruda? Se sim, qual?
2 - alguma oficina mecânica que saiba trabalhar com Suzuki em São Paulo - Capital?
3 - é viável fazer o serviço eu mesmo? Esse vídeo (changement courroies accessoires jimny, how to change belt accessory - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=oI-qbTiNNt0)) ensina o procedimento, mas como é em francês não consigo entender o que está dizendo. Mas no vídeo foram trocadas as duas correias ao mesmo tempo, que implicou também a remoção do tensor. É possível trocar só a correia do alternador, ou preciso necessariamente remover tudo? O tensor serve também à correia do alternador, ou só à correia da DH e ar?

503!
24/10/2018, 11:22
Fala, amigo, tudo joia?

Eu comecei a ler seu relato e mentalmente já pensei na troca do rolamento da polia tensionadora (o chamado tensor), que poderia estar travando, causando fricção na correia e desgastando-a dia após dia.

Logo vi, depois, que você trocou tudo e o problema persistiu.

Daí me pergunto: a oficina onde fizeram a troca é confiável? Você recebeu o tensor antigo pra comprovar que foi efetivamente trocado?

Se sim, passamos às próximas duas possibilidades.

1-A correia foi deixada folgada. O deslizar causa atrito, calor e desgaste até a ruptura. Duvido que tenham cometido esse erro, contudo.
2-Algum outro rolamento está travado ou travando, causando o mesmo problema que relatei no segundo parágrafo. Verifique os rolamentos do alternador. Já tive problema de correia cantando em carro bem mais novo (2012) que só foi resolvido com a troca dos dois rolamentos internos do alternador.

Eu apostaria nisso. É um serviço barato (gastei uns 50 de mão de obra mais uns 80 dos rolamentos, na época que fiz) que pode resolver.

Quanto aos questionamentos, eu investiria em correias comuns, Continental, Gates e etc., pois uso há tempos e nunca tive problemas, gasto menos de R$ 25,00 em cada uma. Não há necessidade de ser original.

Dá pra trocar só a correia do alternador folgando o parafuso que fixa ele, eliminando a tensão até que fique folgado o suficiente pra tirar/colocar a correia. Como eu disse, aproveitaria pra levá-lo em uma autoelétrica e verificar os rolamentos, trocando-os preventivamente mesmo que pareçam estar bons.

Quanto ao tensor, pelo que vi na internet em uma busca rápida, serve só para o AC e a DH no Jimny com motor G13BB.

Link: File:G13BB with Aircon.png - BigJimny Wiki (https://www.bigjimny.com/mediawiki/index.php?title=File:G13BB_with_Aircon.png)

https://www.bigjimny.com/mediawiki/images/e/e0/G13BB_with_Aircon.png

João R Monteiro
25/10/2018, 22:22
Caro 503!
Obrigado pela resposta!

A troca foi feita no Centro Automotivo da Porto Seguro na rua Lacerda Franco, em São Paulo. Acabei levando pra lá na falta de um mecânico de confiança na cidade (daí o desejo de tentar fazer eu mesmo dessa vez).
Acredito que a mão de obra lá não tinha a expertise suficiente com os Suzuki, daí o diagnóstico equivocado que levou a mais uma correia rompida. Mas não diria que seriam desonestos a ponto de deixar de instalar o novo tensor. Além de que, o tensor instalado agora está bastante polido e brilhante, diria que tem de fato 5 meses e não os 19 aninhos do carro.

De fato, pela configuração das duas correias me parece que o tensor só funciona na correia do ar e DH, sendo que a tensão da correia do alternador (e ventoinha do radiador) é feita pela própria montagem do alternador com furo oblongo. Portanto a ruptura da correia do alternador não poderia ser atribuída a um problema com o tensor. Certo?

Quanto aos rolamentos do alternador, acho uma hipótese plausível! Antes da ruptura da correia, o carro estava "gritando" principalmente nos primeiros metros após ligar, que poderia ser talvez o momento em que a bateria estava puxando carga após o gasto com a partida. Faz sentido?

Por outro lado, mexendo com as mãos com o carro desligado, tanto a polia do alternador quanto a da ventoinha giram facilmente, sem oferecer resistência. Isso descarta um problema com os rolamentos, ou pode ser que esse problema só apareça com o carro ligado e a bateria funcionando?

Estou um pouco no escuro quanto às hipóteses. Acredito que vou tentar colocar a nova correia eu mesmo (comprei uma 4PK-835 SZC China), tomando cuidado para dar a tensão adequada, e vejo se o problema persiste. Se persistir, vou caçar algum mecânico especializado em Suzuki/japoneses.


Fala, amigo, tudo joia?

Eu comecei a ler seu relato e mentalmente já pensei na troca do rolamento da polia tensionadora (o chamado tensor), que poderia estar travando, causando fricção na correia e desgastando-a dia após dia.

Logo vi, depois, que você trocou tudo e o problema persistiu.

Daí me pergunto: a oficina onde fizeram a troca é confiável? Você recebeu o tensor antigo pra comprovar que foi efetivamente trocado?

Se sim, passamos às próximas duas possibilidades.

1-A correia foi deixada folgada. O deslizar causa atrito, calor e desgaste até a ruptura. Duvido que tenham cometido esse erro, contudo.
2-Algum outro rolamento está travado ou travando, causando o mesmo problema que relatei no segundo parágrafo. Verifique os rolamentos do alternador. Já tive problema de correia cantando em carro bem mais novo (2012) que só foi resolvido com a troca dos dois rolamentos internos do alternador.

Eu apostaria nisso. É um serviço barato (gastei uns 50 de mão de obra mais uns 80 dos rolamentos, na época que fiz) que pode resolver.

Quanto aos questionamentos, eu investiria em correias comuns, Continental, Gates e etc., pois uso há tempos e nunca tive problemas, gasto menos de R$ 25,00 em cada uma. Não há necessidade de ser original.

Dá pra trocar só a correia do alternador folgando o parafuso que fixa ele, eliminando a tensão até que fique folgado o suficiente pra tirar/colocar a correia. Como eu disse, aproveitaria pra levá-lo em uma autoelétrica e verificar os rolamentos, trocando-os preventivamente mesmo que pareçam estar bons.

Quanto ao tensor, pelo que vi na internet em uma busca rápida, serve só para o AC e a DH no Jimny com motor G13BB.

Link: File:G13BB with Aircon.png - BigJimny Wiki (https://www.bigjimny.com/mediawiki/index.php?title=File:G13BB_with_Aircon.png)

https://www.bigjimny.com/mediawiki/images/e/e0/G13BB_with_Aircon.png

503!
26/10/2018, 10:11
João,

Acho que dá pra ficar tranquilo quanto à troca feita, então. Mesmo sem experiência especial com Suzuki, a polia é simples de trocar. De fato a tensão da correia do alternador é feita pela regulagem própria dele, e não pelo tensionador.

Comigo, quando ocorreu, a correia também só cantava logo após ligar o carro, ainda frio. Acho que quando o mecanismo todo se aquece, tanto facilita o giro do rolamento quanto "amacia" a correia que adere melhor à polia. Assim, não sei seria efetivamente o maior "puxar" de energia ao funcionar o motor (tenho um voltímetro no carro e sempre que o motor está ligado marca 14.3V, indicando uma geração uniforme, independente do momento) ou uma questão de temperatura, talvez.

Não sei dizer se o alternador fica "livre" com o carro desligado. Talvez o giro com a mão engane, contudo, já que você não tem o comparativo com outro alternador novo, vendo se estão iguais.

Fique atento à situação porque, salvo engano, a mesma correia que funciona o alternador funciona também a bomba d'água. Caso rompa, o carro fica sem o sistema de arrefecimento, suscetível a uma queima da junta do cabeçote.

Quando for trocar a correia, aproveite e peça pra limparem a polia do alternador com uma escova metálica, limpando com água depois. Pode ser que haja sujeira excessiva das correias antigas, rompidas, impedindo o perfeito contato com as novas:

http://blog.mixauto.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2017/10/Alternador-vista-explodida.jpg

Qualquer novidade posta a resposta aqui pra acompanharmos.

Abraço!