Ver Versão Completa : Vedação do Jeep para iniciantes
Olá, galera!
Tenho um CJ5 1959 e gostaria de tirar umas dúvidas sobre vedação para poder entrar com o meu Jeep na água. Li vários tópicos sobre o assunto, mas, como sou novato, estou precisando, na verdade, de uma "visão geral", ou melhor, um resumo do que precisa ser vedado na viatura.
Enfim, para tornar meu Jeep (q tem motor original) um "anfíbio" :D , quais os passos básicos para vedar TUDO que precisa?
Muito obrigado! Abraços a todos!
ReisOR
luis_madureira
02/05/2006, 11:05
Oque eu posso te ajudar é.
- Vedar o distribuidor. Donatti4x4 tem o protetor.
O resto eu gostaria de saber tbm! hehe
DougBRSP
02/05/2006, 11:25
Panela de pressão no distribuidor, elevar os respiros dos diferenciais e câmbio, tampa do óleo e vareta do óleo, vedar caixa seca.
[]s
não que eu use, mas:
- respiros dos diferenciais e caixa
- tampa do tanque de gasolina
- ventiação do carter
[ ] s
José Augusto
02/05/2006, 13:01
Mais importante que "vedar" é saber passar por trechos alagados e por mais que se faça, nunca vc terá um veículo "anfíbio" nas mãos, o tempo gasto nesta passagem e o nível dágua que se está cruzando é muito importante. :|
Tenha certeza da condição dos retentores dos diferências, transferência, câmbio e principalmente do motor. :pensativo:
Aí sim vc pode providenciar os respiros (dos diferenciais, câmbio, transferência, tanque de combustível e do motor todos ligados a um Snorkel) como os colegas acima já mencionaram e se for a gasolina ainda deve providenciar um isolamento da centralina se for injeção ou do distribuidor (panela de pressão) e demais partes elétricas caso contrário. :|
Se o seu jeep for baixo, verificar a tampa de combustível se for do tipo com respiro vc deve mudar para o tipo sem respiro (após providênciar o respiro do bocal ligado ao snorquel). :pensativo:
Lembre-se com correnteza o nível dágua tem que ser menor e importante nunca ficar atravessado. :discordo:
Mesmo com todos os cuidados, sempre após uma travessia é bom verificar a qualidade do óleo dos diferênciais e caixas de transferência e marcha. 8)
No mais é adrenalina pura. :dance:
[]s
Valeu mesmo pelas dicas!!!
Mais uma dúvida... Lendo sobre esse assunto, acho que vi algumas pessoas falando em vedar a embreagem (e acho que o freio também) por causa de barro ou água que podem entrar e travá-los :pensativo: Isso existe mesmo? Dá pra vedar?
Valeu de novo!
ReisOR
Embreagem dá (em termos)... já freio não...
Cara, muita coisa você aprende só fazendo mesmo (geralmente na trilha sempre tem alguém mais experiente que possa orientar), veja os tópicos que existem no Técnicas de Condução aqui do Fórum que tem muita coisa sobre transpor alagados etc...
Freios, sempre que você fizer uma trilha que tem muito poço de lama o ideal é abrir e limpar... Atravessar água molha as lonas então após atravessar fique atento ao funcionamento (ou não-funcionamento :D) deles.
Mas deixo a dica, se por acaso você morrer o Jeep numa poço de lama profundo ou água alta. Não pise na embreagem, se fizer isso você vai ficar sem ela. :mrgreen: Espere alguém puxar ou dê partida com a marcha engatada. 8)
sapo_bonatto
16/03/2009, 11:25
Panela de pressão no distribuidor, elevar os respiros dos diferenciais e câmbio, tampa do óleo e vareta do óleo, vedar caixa seca.
[]s
Gostaria de saber com q funciona essa panela de pressão??? e aqui na minha cidade o pessoal me disse pra não usar pq ela soua por dentro e começa a encomoda, eles apenas colocão um esprei desencravante dentro da distribuição e pronto, mas vejo q a maioria do pessoal aqui do forum fala na panela de pressão, comoq faço uma dessas???? todas dicas q vierem serão bem vindas obrigado des de jah...
Prezados... não tenho pretensões submarinas, mas pensei em colocar respiros elevados. Entretanto não estou encontrando que tenha para vender. Alguma dica ?
Abraços a todos...
[]s
Guilherme Kyrillos
16/03/2009, 13:21
Amigos, saudações.
Na MINHA opnião, PANELA DE PRESSÃO é uma ferramenta ultrapassada e sua aplicação superada.
Dá mais trabalho que resultado, e o tema já foi bem discutido aqui.
Lembro que jeep não é submarino, e para ultrapassar alguns alagados TRANSPONÍVEIS basta que a tampa do distribuidor esteja bem posicionada e fechada, e que por dentro dela se aplique generosamente um spray de qualquer "desengripador" desses existente no mercado do tipo White Lub ou similiar, que deverá ser aplicado também nos cabos e velas (externamente) como se fosse uma impermeabilização.
Venho usando assim e não me lembro de ter ficado na água por causa de distribuidor molhado ou suado, ou coisa parecida com cabos e choques térmicos.
Mais que isso, sugiros uma pesquisa sobre o DIS.:concordo:
[]s
sapo_bonatto
16/03/2009, 13:57
Amigos, saudações.
Na MINHA opnião, PANELA DE PRESSÃO é uma ferramenta ultrapassada e sua aplicação superada.
Lembro que jeep não é submarino, e para ultrapassar alguns alagados TRANSPONÍVEIS basta que a tampa do distribuidor esteja bem posicionada e fechada, e que por dentro dela se aplique generosamente um spray de qualquer "desengripador" desses existente no mercado do tipo White Lub ou similiar, que deverá ser aplicado também nos cabos e velas (externamente) como se fosse uma impermeabilização.
Venho usando assim e não me lembro de ter ficado na água por causa de distribuidor molhado ou suado, ou coisa parecida com cabos e choques térmicos.
[]s
esse desengripador eu passo por dentro e por fora (destribuição e cabos de velas)???? ouvi fala tambem em passa o desengripador por dentro e graxa branca por fora, essa eh uma boa ideia???? então eh melhor descartar a ideia de panela de pressão,
obrigado!!!
sapo_bonatto
18/03/2009, 08:52
esse desengripador eu passo por dentro e por fora (destribuição e cabos de velas)???? ouvi fala tambem em passa o desengripador por dentro e graxa branca por fora, essa eh uma boa ideia???? então eh melhor descartar a ideia de panela de pressão,
obrigado!!!
ninguem pra dar uma opinião????:shock:
abraço!!!:-D:-D
Irakita Borges
22/03/2009, 19:31
Amigos, saudações.
[]s
Adicionem esse msn e conversem com o Sergio, ele desenvouveu um sistema de ignição muito bom que não para na agua, Motor_spice@hotmail.com, depois de motor tem um anderline.
sapo_bonatto
23/03/2009, 08:38
Adicionem esse msn e conversem com o Sergio, ele desenvouveu um sistema de ignição muito bom que não para na agua, Motor_spice@hotmail.com, depois de motor tem um anderline.
muito obrigado, vou adicionar ele e tirar algumas duvidas...abraço a todos!!!
rctorrezam
24/03/2009, 09:06
Básico:
- Suspiros de diferencial e câmbio: mangueiras para elevar ou um sistema com balão de silicone (este eu uso) ambos à venda pela internet
- Snorkel para o filtro de ar (aí depende de qual é o seu filtro, pode ser que tenha que trocá-lo)
- Vedar o distribuidor com a tal panela de pressão ou com um tipo de saco plástico grosso, que são vendidos nas lojas 4x4 ou soluções alternativas como silicone, luvas de borracha, fita isolante para alta amperagem ou até mesmo a combinação destes.
- cabos de vela de silicone (isolam as velas e a saída da bobina)
- colocar a caixa de fusíveis em local protegido dentro do CJ ou usar algo que a proteja contra água.
Sugestões:
- isolar a bobina, pode ser com a capa da bobina do fiat 147 e algum silicone, fica muito bom
- trocar a ventoinha mecânica por uma elétrica com mopação de ser desligada para não jogar água no motor e não quebrar a pá quando na água.
- elevação do suspiro do tanque de combustível
Para ir mais fundo:
- isolar a vareta de nível de óleo.
- snorkel na tampa de óleo (em alguns motores esta tampa funciona como respiro, é o caso do bf161) e no respiro de óleo do motor (se seu motor é bf161, tem um tubo do lado esquerdo do motor)
- isolar toda a parte elétrica, nem que seja protegendo os contatos com silicone
- isolamento da tampa do tanque de combustível (algumas de CJ realmente entram água)
sapo_bonatto
29/10/2009, 15:18
Pessoal tenho um willys 66 e venho usando ele em trilhas a 1 ano e meio, e agora q vo te q trocar de motor pois esse meu jah esta fumandooo, e depois de se encomoda muito toda vez que tinha que passar na agua, eu descobri o que faze, eu jah usei panela de preção, desingripante, oléo de geladeira(q tinha sido o melho) agora eu descobri que apenas o tradicional cilicone de juntas passado bem ao redor da destribuição fexar ela, e puxar o filtro e bubina pra dentro do jeep basta, me falaram q iria suar pq ia fica muito fexado, jah eh a 4° trilha q faço e ele não suo passo na agua e não encomda nada eh soh se preoculpar com o filtro e o resto eh soh alegriaaaa:D:D:D
Essa eh minha dica ai pros novatos como eu que se encomodão com a agua...
agora ate o pessoal paro de fala q eu andava muntado nu gatoo q não podia ver agua hahahaha...
abraço a todos:razz:
diego4x4
29/10/2009, 22:49
eu me incomodei um monte com esse preblema de vedação, principalmete de distribuição. no meu eu fis o seguinte 1º comprei uma ignição eletronica muito melhor. 2º comprei uma dessas vedçoes prontas que vendem em lojas 4x4, para min não adianto nada tive q joga fora :parede:3º fis eu mesmo uma vedação como muitos jipeiros daqui usam, peguei uma camera de carro aro acho q aro 14 e encapei, na parte de baixo do distribuidor coloquei apenas uma cinta-plastica (lec-lec) e enchi de silicone nos espassos, ja na parte de cima do distribuidor eu cortei uma borracha grossa deixei bem redonda e fis 7 furos nela tes q ser furos apertados ai passa um cabo por ves nos furos e depois só coloquei por dentro da camera e botei uma braçadeira para apertar a camera contra a borracha, à e o 7º furo coloque um das pontas, e fure a mangueira q vai do carburador até o filtro e ai coloque a outra ponta ali e vede com silicone.
nunca mais tive preoblemas com agua
i a bobina eu apenas coloquei pra dentro do jeep em baixo do painel:concordo:
NayCordeiro
10/11/2009, 15:32
Esse tópico me fez lembrar de logo quando eu ganhei o jeep e queria passar por todo lugar, imaginando q o carro era invencível, inquebravel, inatolavel... E num desses devaneios eu inventei de passar num alagado, que chegava no máximo na altura do parachoque. Resultado: o jeep apagou!!! É obvio! Não tinha nada de proteção no distribuidor nem em canto nenhum.
Dai comecei a pesquisar (isso ha aproximadamente 10 anos) como fazer do meu carro um meio-anfibio. Tentei quase todas as alternativas já mencionadas neste forum (eu nem sei se existia) e nada deu certo.:discordo:
Passar white lub, WD40, desingripante, graxa, silicone nas entradas... nada deu certo. Até com o respingo da helice o motor parava! Vi ainda alguns que enchiam a tampa com silicone pelo lado de fora e funcionava. Mas eu não podia compartilhar dessa tecnica uma vez que o meu carro ainda utilizava platinado, e eu tinha que regular constantemente.
O que eu fiz finalmente? Com a instalação da ignição eletronica, o distribuidor foi elevado. Usei um pedaço de camara de ar (dessas q tem um furo so e nao pega mais remendo, consegui de graça com o borracheiro), duas abraçadeiras de inox(daquelas q vc roda o parafuso com a chave de fenda e ela vai apertando), um gargalo de garrafa pet (para passar os cabos de vela e bobina), um pedaço de magueira (quase do mesmo diametro da de gasolina) para ligar o distribuidor à parede corta-fogo, servindo como respiro, e silicone.
Montagem:
1. Tire a tampa do distribuidor e passe a camara de ar até encostar no motor. Pode fechar;
2. Com uma abraçadeira, prenda a camara de ar ao cano como se fosse um cinto que a gente usa numa calça;
3. Faça um furinho na tampa do distribuidor para conectar a mangueira-respiro, utilizando cola quente ou silicone para prender;
4. Passe os cabos pelo gargalo de cabeça para baixo (imagine a garrafa de cabeça para baixo), um a um para não perder a ordem, junto da mangueira, que será enviada para a parede corta-fogo;
5. Envolva o gargalo com a camara de ar (mesmo cinto do passo 2) e feche com a outra abraçadeira mesmo onde passa a tampa ou um pouco acima, contanto q fique bem preso;
6. Faça um furo na parede corta-fogo para dentro do jeep. Passe a mangueira-respiro e utilize cola quente ou silicone para prende-la;
7. Restou acesso ao sistema apenas pelo gargalo que já está quase todo preenchido. Entao, entupa ele com silicone!!!
OBS.: Existe ainda a mangueira do avanço. Eu fiz um pequeno furo na camara de ar, passei a mangueira e vedei com silicone.
Fiz isso há muito tempo e passo por todo canto sem apagar, tranquilamente. Como proteção de distribidor não encontrei melhor, nem mais prática, nem mais em conta:palmas:. Eu só troco a camara de ar de tempos em tempos quando ela resseca.
Depois eu posto as fotos do projeto!!!
Ow, Nay, coloca as fotos aê.
Fiquei curioso e confesso que não entendi muito a explicação.
Nada como várias fotos, de vários ângulos, para ilustrar.
Se possível, faça um passo a passo, com as fotos.
abs
Henrique_Salles
11/11/2009, 02:48
Oi Nay e Diego, mas e todas as outras vedações que comentaram anteriormente (vareta de óleo, tanque de combustível, etc etc), vcs não fizeram nenhuma??
diego4x4
11/11/2009, 21:04
Oi Nay e Diego, mas e todas as outras vedações que comentaram anteriormente (vareta de óleo, tanque de combustível, etc etc), vcs não fizeram nenhuma??
bom herinque no meu por enquanto eu só fis essa pois era a que mais encomodava qualquer umidade ou pingo de água ja encomodava ,no tangue de conbustivel eu pretendo colocar um daqueles bocal da CLA com respiro e t acho q são muito bons agora vareta do óleo eu ainda não estou decidido o que faser eu apenas vede a bobina e o distribuidor. na verdade eu não vo fase mais nada pq eu já to disendo adeus pro bf provavelmente vou colocar um v6 só que o cara ta se enrrolando para me vender o motor eu estou esperando vamos ver o que vai dá.
NayCordeiro
12/11/2009, 11:52
Ow, Nay, coloca as fotos aê.
Fiquei curioso e confesso que não entendi muito a explicação.
Nada como várias fotos, de vários ângulos, para ilustrar.
Se possível, faça um passo a passo, com as fotos.
abs
Grande Flaibam, mando as fotos neste final de semana do material a ser utilizado e de como esta no meu jeep. Se bem q ele ta meio sujo, mas da pra ver.
Henrique, confesso q nem mexi nessa parte. Entendo q a vareta de oleo, o tanque de combustivel etc etc são mais requisitados do q o distribuidor. Ou seja, eu preciso verificar o oleo pela vareta, preciso colocar gasolina muito constantemente, e nunca preciso verificar o distribuidor por conta da ignição eletrônica, q não precisa de ajustes como o platinado.
Mas, para não permitir a entrada da agua, eu já retirei a vareta momentaneamente (durante a trilha, por exemplo) e coloquei uma rolha feita de borracha bem apertada. Depois do trajeto eu empurrei a vareta novamente!!! E com o tanque, já usei até saco plastico envolvendo a tampa e o bocal, prendendo com uma abraçadeira no cano do bocal. Essa foi uma medida sumaria no meio da trilha, desesperado, e q deu certo. É claro q depois eu fiz isso com borracha.
A bonina q eu uso é a do gol MI dentro da cabine, mais ou menos por cima dos pedais. Nada impede de jogar um siliconezinho nela tambem.
Abraço