PDA

Ver Versão Completa : Absurdos da Petrobrás...

cmte_carvalho
01/05/2006, 21:20
Olá amigos;

Ao ver tanta propaganda na TV em comemoração à inauguração da plataforma P50 resolvi escrever um pequeno artigo demonstrando minha insatisfação para com os preços dos combustíveis que ainda assim não irão cair para todos nós. Peço encarecidamente a todos para que leiam o meu artigo ( http://spaces.msn.com/cmtecarvalho/ ) e deixem aqui a sua opinião, seja ela em concordância ou discordância.

Grande abraço, até!

Wallace
02/05/2006, 10:00
Aqui não abriu, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Os preços tem que acompanhar o mercado mundial, na realidade aqui acho que ainda estão mais em conta.

jeisonk
02/05/2006, 12:09
Acho que o fato de nao estarem aumentando na proporçao louca que esta no exterior ja eh uma grande coisa, se eles apenas segurarem os preços ja esta bom, ja que tem subido velozmente la fora.

Abraços

Ronaldo B.
03/05/2006, 09:11
Pessoal,

Só mesmo quem foi burro o suficiente prá eleger esse governo que está aí é que vai acreditar nessa propaganda. Até podemos ser auto suficientes em petróleo, mas a que custo ???? Somos auto suficientes porque foi a oferta que subiu ou a demanda que caiu ????

Quantas empresas que tinham seus fornos e caldeiras alimentados por óleo foram induzidos, para não dizer coagidos, a trocarem seus equipamentos por outros alimentados por energia elétrica e depois sofreram com as ameaças dos apagões a alguns anos atrás ???? E quantas dessas indústrias trocaram seus fornos e caldeiras por equipamentos alimentados a gás e hoje não sabem se terão combustível para continuar a tocar a sua produção ??Só em São Paulo, 70% das industrias usam gás !!!!! E quantos carros que eram movidos a gasolina que foram convertidos para GNV e hoje correm o risco de pararem ou seus donos verem o investimento feito ir por água a baixo por causa de uma medida demagógica e populista de mais um governo de uma "Republica das Bananas" ????

A que custo que somos auto suficientes ???? Será que somos mesmo ??? Ou isso também é mais uma propaganda pseudo nacionalista de um governinho medíocre e desesperado por estar atolado num mar de lama e não sabe como limpar a sua imagem num ano de eleições ???

Vamos apelar para o Nacionalismo burro também ??? Vamos continuar com frases de efeito ridículas como " Sou brasileiro e não desisto nunca" mesmo estando na merda até o pescoço ????

A gasolina não está cara...... é o povo que não tem dinheiro !!!!!!

Não acho que devemos pedir ao governo que abaixe o preço dos combustíveis, mas devemos EXIGIR sim, que o governo garanta uma economia forte e com condições reais de crescimento para que todos tenham renda suficiente para pagar o preço não só dos combustíveis, mas também da alimentação, da educação, da saúde, da segurança, etc..etc..

[]´s

cmte_carvalho
03/05/2006, 09:36
Olá Ronaldo;

Concordo com você em certos aspectos. Acredito, por exemplo, que se trata da união do elevado preço da gasolina com o baixíssimo poder de compra do povo brasileiro.

De qualquer maneira, concordamos que não pode continuar do jeito que está...

Abraço, até!

Wallace
03/05/2006, 11:01
Tem uma outra coisa, consumimos hoje basicamente o mesmo volume de petroleo de produzimos mas somos ainda obrigado a importar petroleo.
Isso porque as refinarias são feitas para um determinado petroleo, assim ainda importamos petroleo leve do Oriente Medio.
Também não esquecer que o consumo de alcool combustivel que diminue o consumo de gasolina principalmente no sudeste.
Na realidade tem que ver a matriz energetica como um todo.
Com o problema atual da Colombia a Petrobras vai investir para acelerar a produção de Gás do litoral paulista já que temos Gás para nosso consumo.
Temos uma capacidade gigantesca para usar as chamadas energias alternativas.
Por exemplo, eu tenho em casa aquecimento solar para agua, algo que se paga rapidamente e economiza os recursos hidricos usados para gerar energia eletrica. Parece que em SP todos os novos predios vão ser obrigados a ter aquecimento solar.

Homero
03/05/2006, 17:35
Fiz uns cálculos de quanto de energia(Kcal) se compra com 1R$ .Os cálculos não tem precisão científica e valem para hoje para São Paulo , mas mesmo assim creio que serve para dar um panorama da situação.

Fonte de energia R$1,00 quanto compra(Kcal)

GNV 7500
Diesel 4750
GLP 4000
GN residencial 3800
Alcool 3100
Gasolina 2700
Eletricidade 2000

Existem 2 maiores estupidez nessa tabela que são:

1-GNV .
O preço do GNV é distorcido pois uma dona de casa , se consumir acima de 40 m3 por mes (se tiver aquecedor central gasta) paga R$3,51 por m3 ao passo que o dono do posto de gasolina que vende GNV paga R$0,64 e o vende por R$1,20.O preço baixo do gnv fez com que a maioria dos veiculos fossem convertidos de maneira porca e o dono do veiculo se sujeitava a andar precariamente , mas economizava, talves o Evo Morales vai conseguir acabar com essa farra antes do tempo.
Para a dona de casa que usa GN(éo o mesmo gnv só que mais caro) como a tarifa tem um valor fixo mais um vareável progressivo(depende do gasto) , foi feita uma mágica de tal forma que se gastar o equivalente em energia a um botijão de GLP , o custo é o mesmo do GLP .Pra mim isso não é politica honesta , é simplesmente uma manneira de se cobrar o mais caro de tal forma que não vale a pena mudar para GLP e não se pode reclamar pois custa o mesmo.

A tecnologia de conversão para GNV tranforma um veiculo de ultima geração de injeção eletronica em um sistema semelhante a carburador com alguns remendos eletronicos para tentar minimisar os problemas.Parece que existe sistema para GNV com bicos injetores , mas andei procurando e não achei, mas parece que o kit sai por R$6000,00 .
Por fim nunca entendi o incentivo ao uso de GNV se o paiz não tinha GN suficiente .Confiar na Bolivia , foi no mínimo irresponsável pois no passado ela já havia feito umas nacionalizações macabras...

2- Eletricidade .
Paga-se 25% de ICMS em São Paulo que da maneira como é calculado significa 1/3 do valor da conta , gosado é que o GN e GNV paga 12,5% .Depois do apagão , alem do icms , se tem outras taxas e para aumentar a oferta , passou-se a instalar usinas termoeletricas com GN .Com o ocorrido na Bolivia , se faltar gas , vamos ter novo apagão , não esse ano pois tem chovido bastante eos reservatórios estão cheios , talves não haja apagão pois o que a Bolivia quer é aumentar seus preços e vai conseguir e aí nos vamos pagar a conta pois tenho certeza que os valores dessa minha tabela irão todos se reajustar , mesmo porque quem voces acham que "vamos" pagar o prejuizo da Petrobras na Bolivia?
Costumo fazer essa tabela ha algum tempo e a unica variação que costuma ocorrer dentro do ranking é o do alcool devido a safra e entressafra.
A eletricidade é a forma de enegia que deveria ser incentivada e não a mais cara.Para o desenvolvimento é necessário uma oferta confiável e a preços justo de energia e a principal delas é a eletrica.Se o paiz crescer , vai esbarrar na limitação da oferta de energia.

Outros:Alcool,gasolina e diesel.

Se considerarmos que os veiculos modernos poluem muito pouco em se tratando de HC,CO e NO , considerando que é possivel se ter combustíveis com quantidade de enxofre e outros contaminantes em quantidades reduzidas , do ponto de vista ambiental , resta o CO2 .
Não sei direito se devido ao protocolo de Kioto que alem dos USA ignorarem , agora o Canada está abandonando , inventaram o credito de carbono aonde o alcool (e também o biodiesel) por serem provenientes de vegetais que são verde e portanto possuem clorofila e com a luz do sol transformam CO2 em O2 em quantidade maior do que o CO2 que geram quando queimam como combustível, seria considerado um combustível ecologicamente correto.
Esquecendo-se momentaneamente que o petroleo um dia acaba e que é necessário se desenvolver alternativas, isso me parece muito leviano , pois se plantarmos alimentos que tambpem são verdes e portanto promovem a fotossintese , ao inves de combustíveis , estariamos aumentando a oferta de alimentos consequentemente a preços menores , melhorando a qualidade de vida de muitos(que hoje passam fome eventualmente) que ao mesmo tempo que se preserva o ambiente devido a fotossintese , preserva-se também o ser Humano.
Nesse sentido o desmatamento da Amazonia deveria ser combatido como uma operação de guerra se realmente alguem tivesse consciencia ecologica.Os proprios orgãos ambientalistas preferem por exemplo complicar a aprovação de um projeto de uma nova hidroeletrica que lhes da mais importancia($$$) do que realmente atacar problemas seriamente.
Concordo que se um projeto tenha impacto ambiental , ele deve ser avaliado e medidas compensatórias devem ser adotadas , mas , com bom senso , tenho medo que , uma vez que "cagar" produz impacto ambiental , um dia desses inventarão alguma restrição a se "cagar" , mas como não se pode impedir alguem de "cagar" , inventarão o "imposto da merda" onde só os que puderem pagar poderão "cagar" legalmente.
Concordo que se deve preservar o ambiente ,mas por favor não nos esqueçamos das pessoas , concordo também com o alcool e o biodiesel , mas a principio talves como um mal necessário a medida que usa terra que poderiam produzir alimentos.

Quimicamente, por Km rodado um motor a alcool e o mesmo motor a gasolina produzem uma quantidade de CO2 muito parecidas , agora, quem pode produzir da ordem de 30% menos é um motor a diesel de mesma cilindrada, isso porque seu rendimente energético é maior em parte por sua taxa de compressão e também pelo fato de os motores OTTO queimarem a mistura , necessáriamente proximo a proporção estequiometrica , ja os motores diesel
queimam com escesso grande de ar (mistura mais pobre) mesmo no regime máximo.
Então eu incentivaria automóvel diesel para fins ambientais...

Quanto ao preço da nossa gasolina,se compararmos com a Argentina ,o preço vai de 1,3 a 2 pesos , sendo a equivalente a nossa algo como 1.5 peso e como o dolar la esta 3 peso , equivale a 0,5 US$ , portanto sem dúvida nossa gasolina é um assalto .Mais nossa gasolina com 25% de alcool consome da ordem de 8% a mais , estive viajando por la no inicio do ano .Fiquei com a impressão que o povo argentino é politicamente mais consciente que o brasileiro .Por exemplo , se voces se lembram da balada que pegou fogo em B aires , o prefeito acabou perdendo o mandato.Aqui emvolvidos com mensalão acabam nem perdendo o mandato e pior o povo acha normal e o Lula tem possibilidade de se reeleger , então nos merecemos tudo o que acontece conosco...

Homero

Homero
03/05/2006, 17:44
desculp errei , o GN residencial com R$1,00 se compra 2600 Kcal , tinha usado o valor anterior ao aumento de fev/06

schmidt
03/05/2006, 18:49
Concordo com 80% do seu texto e aqui explico porque 80%.

Quando escutei que o Brasil chegava a autosuficiencia no ano passado ja pensei: idai??? Nada vai mudar,ja estava bem claro que o preço não iria dispencar. A Argentina, uruguai, chile, Bolivia... vendem gasolina bem mais barata que aqui no brasil e sem mistura. O minimo que deveria ocorrer é baixar o preço pela metade e desafoga os brasileiro, mas acho que o governo em geral tem medo que baixando o preço todos nós duplicaremos a nossa kilometragem semanal e assim deixaremos de ser autosuficientes.

Os 20% que não concordo é em relação a que foi dito e redito no seu: Lula, Lulka e Lula culpado. Bom antes deixo claro que não sou pt, pmdb, psd, psojdsijdisd nenhum, alias odeio politica mais achar que a cilpa é do senhor lula ja é demias e é de rir!! Podia estar la emcima, Serra, Garotinho até o Enéas que o preço não cairia. Motivo muito simples: Os politicos não mexem com peixe grande,boa vontade e não tem culhão par isso.

Por isso concordo em 80%, e para aqueles que ainda acham que é culpa do Lula s é só aguardar pois seu governo esta chegando ao fim e o próximo nada vai mexer, ou pelo menos como gostariamos.

Abraço

Homero
03/05/2006, 19:35
schmidt,

Pera ai, deixa esclarecer , com relação ao Lula , minha comparação foi com o prefeito de Buenos Aires que perdeu o mandato pelo incendio da balada.
Quanto aos combustíveis o Lula não reajustou nem proximo ao que subiu o petroleo no periodo provalvemente uma estratégia de controlar a inflação, que admito bem sucedida e ajudada pelo valor do dolar que baixou .

A conclusão que chego é que o Lula em relação ao mensalão ,cuecão ,bingão,Celso Daniel , etc ,de duas uma: Ou o Lula é "corno" ou é "conivente".Ele se declarou "corno" ou seja que não sabia de nada.

Os brasileiros merecem um presidente que seja no minimo competente para não ser "corno" , nem desonesto para ser conivente.

O PT está trablhando fazendo alianças para tentar reeleger o Lula no primeiro turno!!! Então é porque existe uma real possibilidade, ora se é o povo quem vota , se de fato se reeleger ... cada povo tem o governo que merece ... conforme alguem famoso disse no passado...

Concordo que se naõ for o Lula , não vai ser outro que mudará nada ... enquanto a população não cobrar resultados de seus governantes , acho que deviamos todos anula nossos votos e começar por aí.

Mas voltando aos combustíveis é provavel que em breve haja um aumento com a desculpa da Bolivia e apostaria que logo que definada a eleição os combustíveis darão um salto para compensar esse período em que o petroleo subiu e os combustíveis nem tanto.

Só uma correção , no Chile e Uruguai a gasolina é um pouco mais cara que no Brasil.

Homero

Wallace
04/05/2006, 10:38
O melhor preço do GNV é porque se tem um contrato que se paga um X por uma quantidade Y, mas mesmo que não se consuma o X vai se pagar o Y.
E como muita coisa ele só se torna viavel se tiver no minimo um consumo N, pois o custo das instalações para termos o gás aqui é o mesmo.
Me parece que já existe aqui GNV injetado.
Certamente o GNV é o melhor combustivel tanto para o motor como para o meio ambiente.

Homero
04/05/2006, 11:52
Wallace,

Como combustível, é o que menos CO2 gera por km então para o ambiente é melhor , para o veiculo , ainda não vi uma instalação decente.
Como solução se voce levar em conta o cilindro , peso , perda de potencia , tempo que se perde por abastecimento pois é demorado e a autonomia é baixa , tenho dúvidas.
O que se ve geralmente são veiculos com motores maiores que mesmo perdendo potencia ainda anda.Certamente deve existir mas não vi instalado em carro com motor 1000 cc .Não faz sentido um combustível ser bom só para motores mais potentes.
Na minha opinião o pior está nas instalações aonde regulam a mistura muito pobre ,mas, de qualquer maneira , ao se colocar o tal de "mesclador" que é um venture que acaba restringindo a admissão de ar pelo motor e portanto diminuindo sua potencia tanto no combustível original e mais ainda no GNV que ocupa parte do volume de admissão por ser gas.
De fato ouvi que existe injeção para gas , mas , parece coisa de "esquizofrenico" onde se acredita que existe mas ninguem nunca viu!

Quanto ao preço , na minha opinião cria uma situação inssustentável a longo prazo , pois ele só se torna viável com um subsidio forte , naturalmete com preços praticado para o consumidor doméstico seria impraticavel.

Não concordo com sua sopa de letrinhas com x,y,e n a medida que para a dona de casa a tarifa é progressiva o que representa um desistímulo ao consumo .No site da COMGAS pode-se consultar a tabela de tarifas que é complexa com tarifas muito diferentes para os diversos segmentos o que demonstra uma manipulação grande .

Se o GN ou GNV (são o mesmo , a tubulação que leva GN para a casa do consumidor é a mesmo que leva o GNV para o posto) tivesse seu preço baseado nos custos mais margem , mesmo com diferenças para grandes consumidores , mas não 3 vezes como para a dona de casa e o automóvel ou quase 6 vezes para o dono do posto , ai sim eu acreditaria no GNV.

No inicio do próalcool , uma politica semelhante levou a faltar alcool em 89/90 , hoje a situação do alcool é mais real , mesmo que em alguns meses do ano não valha a pena .
A industria automobilistica foi muito esperta a medida que se recusou a fazer novamente veiculos a alcool (em quantidade) , mas, sim flexíveis .

Homero

Wallace
05/05/2006, 12:15
Homero, a grande maioria dos veiculos a GNV tem motores pequenos de 1.0 a 2.0.
Isso porque são a maioria da frota e são os veiculos usado pelos taxis que são os grandes consumidores de GNV.
Eu sei que o GNV injetado é usado na competição automobilistica de velocidade que usa GNV como combustivel (acho que são só de picapes). Só não sei se já esta comercialmente disponivel em larga escala.
A perda de potência é culpa da instalação.
O peso do cilindro e a baixa autonomia é culpa da tecnologia usada no Brasil atualmente, já exite coisa mais moderna.
Não entendo que o GNV é subsidiado, mas que o custo é variado conforme o consumo, o que faz todo o sentido, pois o custo do encanamento não muda muito de um apartamento para uma padaria. Assim quem consome mais tem alguns custos diluidos.
O mesmo acontece com a telefonia celular, voce pode fazer planos de maior consumo que tem tarifas menores por minuto.
Pode ter certeza que o GNV ou similar é o combustivel do futuro, principalmente nas grandes cidades justamente pela poluição. Pelo que sei aqui em SP tem o rodizio onde os veiculos a GNV são liberados, justamente por poluir menos.
O ideal para na minha opinião seria um veiculo multi combustivel turbinado com a pressão do turbo variando conforme o combustivel usado, assim se teria o melhor aproveitamento da cada combustivel.
Certamente já existe tecnologia para isso, só não sei porque ninguem lançou algo assim.

Homero
05/05/2006, 13:11
Wallace,

O GN residencial custa para sua casa 5 x o que o dono do posto paga , se isso náo [e subsidio , entao e roubo contra as donas de casa , mais, diferentemente dos celeulares , a dona de casa paga mais quanto mais usar!!! e náo consegue fazer nenhum plano .Para industria e comercio existem planos.

O rodizio e Sao Paulo de fato comecou com a desculpa de reduzir a poluicao mas desistiram , a[i a prefeitura percebeu que poderia tirar 20% dos veiculos de circulacao para despiorar o transito e ai o rodizio ficou eterno , agora carro a GNV somente esta livre do rodizio porque o governo quiz incentivar seu uso e nada mais.

Quanto a poluicao , de fato a emissao de CO e CO2 sao menores com GNV ,mas gosado que o governo finge que nao ve que o NOX com a s instalacoes com mistura pobre e com ponto extremamente adiantado quando se usa o vareador de avanco(15 graus) vai al alturas .

A industria automobilistica foi obrigada a fazer carro a GNV ,mas , tenta descobrir quantos vendem ,ou seja o governo impos o GNV mas a industria nao acredita .Se nao me engano o Astra Trifuel tem o sistema de injecao para o gas , mas custa algo como 6000,00 a mais por isso.

Voce ja andou de carro 1000 com GNV,eu nunca nem vi , mais , taxista que pode comprar sem impostos compra carros melhores .

O que eu concordo e gostaria de experimentar seria um multicombustivel com turbo como voce falou , de fato a tecnologia existe , mas o custo deve ser paulada.

O que esta errado com o GNV [e que se incentivou seu uso sem que o pais tivesse GN suficiente.Para o GNV ser vendido a preco baixo , alguem tem que pagar a diferenca.
Li que a Bolivia continuara vendendo Gas ao Brasil , mas provalvemente com reajuste de 45% , se isso ocorrer sera que irao reajustar o GNV de 1.20 para 1.75 e ntao para continuar vantajoso seria somente preciso reajustar a gasolina de 2,50 para 3,65 e entao o autor desse topico que eleera feliz e nao sabia pois a gasolina estava realmente barata...

Homero

Alessandro Henrique
05/05/2006, 13:42
O ideal para na minha opinião seria um veiculo multi combustivel turbinado com a pressão do turbo variando conforme o combustivel usado, assim se teria o melhor aproveitamento da cada combustivel.
Certamente já existe tecnologia para isso, só não sei porque ninguem lançou algo assim.

Esta no forno Wallace, a Bosch desenvolveu um sistema semelhante a este descrito por voce, mas acho que o turbo-compressor somente funciona quando consumindo gas. Mas nao ha nada que impeca que trabalhe com outros combustiveis, quanto a variacao da pressao, a adocao de um servo-valvula junto a waste-gate dotada de feedback de pressao da conta do recado. A questao eh apenas o custo...
A Fiat na Italia testou um sistema gas-gasolina testado no Marea em meados de 99, desenvolvido pela Magneti Marelli mas este, sem turbo-compressor.

Sds.

Wallace
05/05/2006, 14:10
Pode ser isso mesmo Alessamdro.
A ideia do turbo é somente ter a "taxa" de compressão ideal para cada combustivel.
Então o motor poderia ter uma taxa de motor a gasolina e nessa condição o turbo ter o minimo de pressão ou nenhuma.
Ai com alcool o turbo tem uma pessão maior para aproveitar a taxa que ele suporta e ainda mais para o GNV.

cmte_carvalho
10/05/2006, 20:57
Olá pessoal;

Sem dúvida é muito interessante e necessário o desenvolvimento de novas tecnologias mas há de se convir que a razão original do tópico fora desviada. O que gostaria, de fato, é discutir a real razão de preços tão absurdos para a gasolina vendida no Brasil que, como se ainda não bastasse, é de má qualidade (não é pura) uma vez que há uma certa porcentagem de Álcool acrescida à composição.

Aqueles que leram o artigo que escrevi viram que ao invés de pagar os atuais R$2,88 (Dois Reais e oitenta e oito centavos) pagaríamos meros R$0,80 (oitenta centavos) de Real por litro de gasolina caso o preço deste combustível no exterior fosse mesmo levado em consideração como afirma o governo brasileiro e a Petrobrás no momento de estabelecer o preço para o nosso território.

Afinal, vocês gostam de pagar este preço injusto ou não? O que podemos fazer para mudar isso?

Até!

Wallace
11/05/2006, 12:26
Voce contou os absurdos de impostos em cascata que temos?
Como chegou aos R$ 0,80 o litro?

Homero
11/05/2006, 13:00
Hoje o preço médio da gasolina nos USA é 2,85 US$ o galão o que equivale a R$1,6/litro mais impostos e Petrobras... , chegamos nos R$ 2,6 em São Paulo

Mas fatalmente vai aumenetar mais no Brasil , logo apos as eleições estiverem definidas , qualquer que seja o resultado desta...

Homero

Aurélio
20/05/2006, 23:11
Amigos,

Vamos devagar aí com esse andor.

Esta questão do preço e, por tabela de um boicote apareceu na internet há algum tempo, visa destruir ou prejudicar basicamente a PETROBRAS.
Para se falar de aumento ou diminuição do preço da gasolina tem se ter conhecimento do verdadeiro preço da gasolina e dos impostos adicionados a ela.
Então, vamos la?
CIDE: R$ 0,433;
ICMS: R$ 0,803 (absurdo!!!!);
ALCOOL ANIDRO: R$ 0,248;
DISTRIBUIÇÃO: R$ 0,314.

E a PETROBRAS vende o litro da gasolina a R$ 0,779, portanto os ditos absurdos não podem ser "creditados" a quem produz a gasolina e sim contra quem cobra este absurdo de imposto (R$ 1,236) sobre um produto que poderia custar R$ 1,341 e custa (no barato) R$ 2,578.

Ou seja, na verdade o governo lucra quase 100% por litro de gasolina consumida.
Verdadeiro negócio da China ( ou da Bolívia, como queiram).

[]'s

Wallace
21/05/2006, 14:57
Não sei onde voce chegou a este valor de ICMS, pois até onde eu sei o maior ICMS é de 18%.
18% de 2,578 é 0,46404.
Mas os impostos aqui normalmente são altos para praticamente tudo que se compra e não só nos combustiveis.

cmte_carvalho
21/05/2006, 18:20
Bom, de qualquer maneira estamos sendo lesados pagando um valor muito, mas muito elevado por algo que, nos dias atuais, é quase tão necessário como água. Esse preço tem que cair de alguma maneira... Ah como era bom, logo quando o Real foi lançado, poder pagar menos de R$1,00 por litro...

Wallace
21/05/2006, 20:28
Eu acho que o problema não é pagar impostos, mas o que é feito destes impostos.

Aurélio
21/05/2006, 22:40
Não sei onde voce chegou a este valor de ICMS, pois até onde eu sei o maior ICMS é de 18%.
18% de 2,578 é 0,46404(...)

O ICMS total relativo à operação de venda de gasolina, diesel e GLP da refinaria às distribuidoras, recolhido pela refinaria, consiste de duas parcelas: uma (ICMS RF), calculado sobre o preço de faturamento do combustível na porta das refinarias mais o custo arbitrado de transferência até as bases das distribuidoras e os encargos financeiros; e outra (ICMS ST) relativo às atividades de distribuição e revenda, calculado por meio de regime de substituição tributária, com base na margem de lucro presumido (MLP) definida pelo CONFAZ para o Estado de São Paulo.
A propóstito, alíquota de ICMS da gasolina de TODOS os estados brasileiros e do Distrito Federal é de 25%.

Eu acho que o problema não é pagar impostos, mas o que é feito destes impostos.
Concordo!

Wallace
22/05/2006, 12:37
Pelo que eu saiba quando a empresa é lucro presumido o ICMS (que para mim em SP era 18% para qualquer item, não sabia essa do combustivel) voce tem credito do ICMS que já foi bago ao comprar a mercadoria, assim no caso vai pagar basicamente somente o ICMS sóbre a diferença de preço que comprou e que esta vendendo (não é sobre o lucro pois na diferença tem todos os custos).
Na minha empresa que é Simples o calculo é diferente.

Homero
25/05/2006, 10:12
Wallace,

O comerciante ,o industrial paga icms e desconta o seu credito . porem o consumidor paga integral.

Uma alicota de 25% na realidade significa que o ICMS representa 33% pois o ICMS é calculado sobre o valor da nota , ou seja voce paga icms sobre ele mesmo.
Por exemplo , numa compra de 100,00 , 25,00 seria ICMS e 75,00 o produto então os 25 representam 33% dos 75.

Essa também é a alicota da energia eletrica...

Homero

Wallace
25/05/2006, 11:53
Nem tudo é calculado desta forma.
E é claro que o consumidor paga integral, mas tem deveria ter ICMS em cascata como ocorre com outros impostos

Homero
26/05/2006, 12:42
Wallace,

SEMPRE O ICMS É CALCULADO PELO VALOR DA NOTA portanto se paga icms sobre icms,sobre IPI, sobre pis e cofins etc

Wallace
26/05/2006, 13:10
Como já falei, se a empresa é lucro presumido ela desconta todo o ICMS da nota do produto que ela comprou quando vai pagar o ICMS da nota que emitir, assim se o ICMS final é os 18%, não vai ter 18% sobre 18% sobre 18% etc...

Homero
28/05/2006, 11:58
Wallace,

Em toda atividade que paga ICMS , o comerciante se credita do Icms paga pelos inssumos.combustíveis acaba sendo diferente mas no final o consumidor paga integral.
O comerciante mesmo que vender sem nota acaba cobrando o preço de mercado e esse na realidade contém o imposto.Se o comerciante está no SIMPLES , o preço de venda de seus produtos geralmente são o de mercado.

O consumidor só não paga os impostos no caso por exemplo de compra no Paraguay ou se comprar de um "contabandista honesto"...

Martin Melcop
29/05/2006, 11:46
O IPI é calculado como um valor a parte na nota. Então o ICMS não é caculado sobre IPI

Homero
29/05/2006, 13:49
Martin Melcop,

Voce acredita em papai noel...

O ipi é diferente do icms e de fato voce não paga ipi de ipi .O ipi é calculado como uma alicota sobre o valor dos produtos e só é devido nas operações de industrialização.
Por exemplo: Uma industria calcula(ou deveria calcular) o custo de seu produto somando o custo de materia prima sem impostos(ipi e icms) ,somado a parcela dos custos fixos rateado para aquele produto (critério de cada empresa) mais mão de obra , margem de lucro para o produto e isso forma o preço de venda(sem impostos)
Ao preço de venda deve ser acrescido o ipi .Vamos supor que a alicota de ipi seja 10% e o icms 18% e o preço de venda seja 100, então teremos valor da nota:

Icms=(valor da nota)X18% onde valor da nota =ICMS+100+10(10% de 100=ipi) , então Icms=(icms+110)x18/100 então 0,82XICMS=19,8 ICMS=24,15 e portanto o valor da nota=134,15

Resumo:vamos supor que por acaso o custo de materia prima , custos fixos , mao de obra e margem sejam no caso a 25 (1/4 cada um deles)

Material 25
Mao de obra 25
Custos fixos 25
Margem 25
IPI 10
Icms 24,15

Total da nota 134,15

Tem ainda PIS e COFINS , algo como 3,5% que nesse calculo sai da margem(pode-se calcular diferentemente )Isso é só um exemplo .Se considerarmos que na mão de obra teria Inss , se nos custos fixos tem iptu do imovel , se houver algum financeamento tem iof , a carga tributária é um crime no Brasil.Tem ainda o IR.Empresas que estão no SIMPLES tem a vida muito mais facil de calcular .

Resumidamente de impostos o governo arrecada uns 45% do PIB e nos brasileiros nem ligamos se boa parte desse dinheiro é desviada , usada pela corrupção etc...