PDA

Ver Versão Completa : Tracker 2008 em 2018



cjperes
16/10/2018, 14:58
Prezados, boa tarde!

Minha mãe tirou zero uma tracker em 2008, ela está na família até hoje e com 135 mil km. Ela nunca quebrou e não deu nenhuma manutenção fora da normalidade para um carro com 135 mil km, sempre fizemos revisões preventivas, trocas de mangueiras antes mesmo de ressecarem e etc.
Eu tinha uma Montana tirada zero em 2014, vendi ela e comprei a tracker.

Estou querendo prepara-la para algumas viagens mais distantes e remotas, de inicio colocar apenas um lift de 2'' e um pneu AT, para dar uma elevada no carro e confiabilidade com um pneu misto.

Não penso em fazer trilhas, apenas viajar para locais remotos.
Eu adoro a tracker, realmente não tenho do que reclamar, mesmo 100% original nunca ficamos na mão, mesmo em condições ruins, a minha maior preocupação é quanto a idade dela e futuras manutenções de um carro a gasolina com 135mil km +.

Agora a minha principal dúvida, com o carro no alto dos seus 135 mil km, vocês acham que compensa investir nele, ou melhor usa-lo original e futuramente comprar um Jimny mais novo (2014+) e ai sim, investir em equipamentos nele.

Edmundo
16/10/2018, 15:56
Caro Cjperes,
Minha opinião. Como vc não vai fazer trilhas, seria melhor manter ela original, pois para viagens longas ela ficará mais econômica e mais confortável.
Digo isso por experiência própria, também tenho a minha Tracker desde 2008, já usei a minha com lift de 2" e pneu AT.
O conforto realmente diminui:
Ela ficou mais dura e os pneus faziam mais ruído - em grandes deslocamentos tinha que parar mais vezes para dar uma esticada.
Ela consome um pouco mais de combustível:
Com lift a minha fazia 8 Km/l na estrada, sem o lift 9,8Km/l, até 10Km/l dependendo do pé.
Também trocava as bieletas a cada 10mil Km, foram duas trocas, mesmo com espaçador da barra estabilizadora.

Tirei o lift da minha quando passei a usá-la para viagens a trabalho, hoje ela já está com mais de 200mil Km e passei a fazer algumas manutenções maiores próximo desta quilometragem. Ainda uso a minha para trabalho e não pretendo trocá-la tão cedo, mantendo original.

As manutenções mais pesadas foram: radiador, polia viscosa, reparos da cx de direção, junta da tampa de cabeçote. Todas feitas próximas desta quilometragem. As demais foram manutenções de rotina.

Nada de reclamações do carro e original ela ainda tem fôlego para algumas aventuras.

Abraço.

cjperes
16/10/2018, 17:05
Caro Cjperes,
Minha opinião. Como vc não vai fazer trilhas, seria melhor manter ela original, pois para viagens longas ela ficará mais econômica e mais confortável.
Digo isso por experiência própria, também tenho a minha Tracker desde 2008, já usei a minha com lift de 2" e pneu AT.
O conforto realmente diminui:
Ela ficou mais dura e os pneus faziam mais ruído - em grandes deslocamentos tinha que parar mais vezes para dar uma esticada.
Ela consome um pouco mais de combustível:
Com lift a minha fazia 8 Km/l na estrada, sem o lift 9,8Km/l, até 10Km/l dependendo do pé.
Também trocava as bieletas a cada 10mil Km, foram duas trocas, mesmo com espaçador da barra estabilizadora.

Tirei o lift da minha quando passei a usá-la para viagens a trabalho, hoje ela já está com mais de 200mil Km e passei a fazer algumas manutenções maiores próximo desta quilometragem. Ainda uso a minha para trabalho e não pretendo trocá-la tão cedo, mantendo original.

As manutenções mais pesadas foram: radiador, polia viscosa, reparos da cx de direção, junta da tampa de cabeçote. Todas feitas próximas desta quilometragem. As demais foram manutenções de rotina.

Nada de reclamações do carro e original ela ainda tem fôlego para algumas aventuras.

Abraço.

Muito obrigado pela resposta!
Estava em dúvida quanto a colocar o lift e o pneu AT, pois mesmo original a tracker é bem guerreira, já paguei estradas bem ruins, nada de muito extremo, e mesmo sem nenhuma modificação ela foi tranquilo, sem problemas.

Tem alguma modificação que você acredita ser importante para grandes viagens? Ou mantenho ela original mesmo e invisto em outros itens de conforto?

Obrigado novamente, me ajudou com algumas questões!

Abraços!

Biodiversidade
16/10/2018, 17:09
Caro Cjperes,
Minha opinião. Como vc não vai fazer trilhas, seria melhor manter ela original, pois para viagens longas ela ficará mais econômica e mais confortável.
Digo isso por experiência própria, também tenho a minha Tracker desde 2008, já usei a minha com lift de 2" e pneu AT.
O conforto realmente diminui:
Ela ficou mais dura e os pneus faziam mais ruído - em grandes deslocamentos tinha que parar mais vezes para dar uma esticada.
Ela consome um pouco mais de combustível:
Com lift a minha fazia 8 Km/l na estrada, sem o lift 9,8Km/l, até 10Km/l dependendo do pé.
Também trocava as bieletas a cada 10mil Km, foram duas trocas, mesmo com espaçador da barra estabilizadora.

Tirei o lift da minha quando passei a usá-la para viagens a trabalho, hoje ela já está com mais de 200mil Km e passei a fazer algumas manutenções maiores próximo desta quilometragem. Ainda uso a minha para trabalho e não pretendo trocá-la tão cedo, mantendo original.

As manutenções mais pesadas foram: radiador, polia viscosa, reparos da cx de direção, junta da tampa de cabeçote. Todas feitas próximas desta quilometragem. As demais foram manutenções de rotina.

Nada de reclamações do carro e original ela ainda tem fôlego para algumas aventuras.

Abraço.

De 9,8 km/l para 8 km/l na estrada?
O consumo sobe tanto assim???
E como fica o consumo na cidade?
6 km/l?

:-(

jorgeffn
16/10/2018, 17:19
De 9,8 km/l para 8 km/l na estrada?
O consumo sobe tanto assim???
E como fica o consumo na cidade?
6 km/l?

:-(

Essa alteração de consumo provavelmente tem muito mais a ver com a alteração do pneu do que com lift... Um lift não vai influenciar em quase 2km/l.

Sobre a dúvida do colega que criou o post... Você conhecendo o histórico da Tracker, acho que não tem muito erro, ah não ser que opte por um Jimny zero km, carro usado com procedência as vezes é bem melhor que um no qual você não sabe das manutenções e tal... apesar do Jimny não ser um jipe problemático.
Uma questão importante entre os dois é o espaço, o Jimny é bem mais reduzido nas dimensões e 2 portas... se isso não influenciar sua decisão, ele é uma ótima opção também. Mas não vejo motivos para se desfazer da Tracker, a não ser querer um carro mais novo de ano.

abs!

Biodiversidade
17/10/2018, 01:48
Essa alteração de consumo provavelmente tem muito mais a ver com a alteração do pneu do que com lift... Um lift não vai influenciar em quase 2km/l.



Mesmo sendo em consequência da troca do pneu original pelo 235/70 R16, que normalmente é o pneu que é colocado após o lift de 2", não é um aumento muito grande no consumo?
Outras pessoas que usam o 235/70 tiveram esse mesmo aumento de consumo?

luizcarlosw
17/10/2018, 08:49
...Não penso em fazer trilhas, apenas viajar para locais remotos.
Eu adoro a tracker, realmente não tenho do que reclamar, mesmo 100% original nunca ficamos na mão, mesmo em condições ruins, a minha maior preocupação é quanto a idade dela e futuras manutenções de um carro a gasolina com 135mil km +...

Se não vai fazer trilha não faça lift, o lift deixa o carro muito suscetível a capotamentos em manobras de desvio, famoso "teste do alce", jogue no youtube para ver sobre, quanto mais alto mais devagar precisa andar para evitar ter de fazer um desvio brusco em uma emergência em alta velocidade.

A minha já está nos 180 +-, estou com ela a 2 anos troquei bomba dágua, burrinho traseiro, retentor do diferencial dianteiro, escapamento, remoção do catalizador entupido e no último mês o radiador. No mais foram manutenções rotineiras ( bateria, óleo, alinhamento, pneus ... ). Diversos carros já passaram na minha família e a tracker foi até hoje uma das mais confiáveis e a mais guerreira, nunca fiquei na mão, estou plenamente satizfeito. Não penso em me desfazer dela até o momento, nem imagino outro carro que me traga a mesma satisfação.

As peças desse carro são chatinhas de achar e na GM ( único lugar pronta entrega ) o valor é absurdo, assim a maior dica é sempre observar o comportamento do carro e se antecipar os problemas assim que novos ruídos ou vazamentos estranhos começarem a surgir, deste modo pode encomendar as peças da suzuki via internet antes de ficar com o carro parado esperando peças virem pelos correios.

Edmundo
17/10/2018, 10:35
Pessoal,

Vamos lá...

Infelizmente não tenho como dizer sobre o consumo na cidade, pois nesta época do lift a pessoa que mais utilizava o carro era minha esposa. Então quando eu calculava a média, fazia em viagens que fizemos, sempre calculei nos trechos de estrada. Não sou técnico para explicar, mas também acredito que os pneus que causam esta diferença, qe no meu caso, foi esta relatada acima. Outra coisa que notei é que o carro ficava mais "fraco" nas saídas, principalmente em subidas íngremes, qdo o 4x4 estava acionado, esta sensação diminuía muito.

Gostamos tanto do carro e da marca (Suzuki disfarçada de GM), que compramos uma GVIII e então assumi o controle da Tracker, ela estava com 50mil Km na época e com um mês de uso no trabalho voltei na configuração original. Como dito foram somente as manutenções preventivas e neste ano vieram as corretivas mais pesadas, acredito que até o ano que vem, virá a embreagem também.

Considero as dicas do luizcarlosw valiosas, não faça lift se não vai usar em trilhas e pesquise as peças pela internet e procure comprar com antecedência, aí não fica com o carro parado por muito tempo. A maioria das peças comprei pelo Mercado Livre.

Para modificações internas, existem tópicos abertos por outros colegas, que mostram seus projetos e como os mesmos foram executados, tem muita ideia boa. Procure aqui no fórum em preparação para viagens.

Abraço.

weco
17/10/2018, 11:31
Outras pessoas que usam o 235/70 tiveram esse mesmo aumento de consumo?

No meu carro mudou de 9km/l para 8,5 km/l depois da instalação do lift 1" e pneus 235/70R16 de uso misto. Agora se colocar muds o consumo aumenta mais, pois os pneus tem muito mais borracha.

Quanto à estabilidade, muita gente coloca o lift e por problemas das bieletas, acabam por remover da barra estabilizadora. Porém eu não removi e tenho conhecidos que não removeram e até hoje não tivemos problemas com bieletas, sem contar que existem soluções para inibir (calço na barra, bieleta reforçada, etc...) este problema.

O que é melhor pra um não é melhor para o outro, depende do uso do carro. Agora se for para ter uma tracker 4x4 só pela aparência e para conseguir chegar no G5 do shopping é melhor trocar de carro :parede:.

Abcs

cjperes
23/01/2019, 15:53
Show de bola, obrigado pelas respostas.

Outras questões:

Farol auxiliar: Minha Tracker tem farol de milha, e estou querendo colocar faróis auxiliares, mas não tenho quebra-mato, é possível instalar diretamente no para-choque?
Recomendam algum farol em especial? Estava em dúvida sobre esses 2:
Farol de Milha Redondo Grade Universal 27W - Connect Parts (https://www.connectparts.com.br/farol-led-auxiliar-9-x-3-w-redonda-com-grade-123636/p#/questions/1934146)
&
Farol de Milha Off Road Universal com Manejo - Connect Parts (https://www.connectparts.com.br/farol-de-milha-redondo-aco-preto-com-grade-jeep-caminhao-off-road-universal-158mm-90917/p)
Alguma sugestão sobre?

Outra dúvida é sobre o ar-condicionado, estou achando ele muito fraco, em dias quentes ele demora muito para gelar e caso o carro pare, o ar-condicionado perde muito potencia, chegando a sair apenas um vento levemente gelado.

Obrigado!