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Ver Versão Completa : Frontier 99 motor Q32, o Azulão



valmirjunior
16/10/2018, 10:29
Depois de um tempo longe dos 4x4 (de maneira forçada) resolvi procurar novamente um veículo adequado ao meu momento.
Após uma grande busca encontrei uma Frontier 99 com motor 3.2 Japonês, algumas coisas para serem feitas na estética e revisão mas ainda mantendo um grande potencial.
Aqui coloco uma imagem dela após reparar a suspensão dianteira.

RAlves
16/10/2018, 10:31
Taí um modelo raro!!!

Faz anos que não vejo na rua.

valmirjunior
16/10/2018, 10:39
Taí um modelo raro!!!

Faz anos que não vejo na rua.

Mais difícil é encontrar uma boa RAlves, demorei para achar com este motor, a maioria era 2.5l

valmirjunior
16/10/2018, 10:45
Diário de Bordo, 19/07/2018.

Atrasado mas vamos colocar este relato em dia.
Comecei desmontando a caçamba, o overlap esta todo rachado e já imaginava o estado do piso.
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Após lavar mais de uma vez:
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Depois passei escova de aço e realizei a fosfatização do fundo, ainda não terminei o serviço, estou esperando o tempo e a vontade acontecerem simultaneamente KKK.

valmirjunior
16/10/2018, 10:50
Diário de Bordo, 02/08/2018.

Troca das buchas de suspensão traseira, a maioria delas estouradas ou já no metal.
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valmirjunior
16/10/2018, 10:59
Diário de Bordo, 04/08/2018.

Arrumar a gambiarra da suspensão dianteira, quando olhei o que tinha segurando a barra de torção eu não acreditei.
Alguns "profissionais" não deveriam arriscar a vida de seus clientes.
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Consegui achar um kit "original" na internet, instalei e não cheguei na primeira lombada.
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Após o estrago encostei o carro em casa e posteriormente passei no torneiro para encomendar uma peça adequada e super robusta.
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Após a troca e regulagem da altura o carro ficou ótimo para esterçar e com a frente alta novamente.
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valmirjunior
16/10/2018, 11:03
Diário de Bordo, 11/08/2018.

Troca da válvula termostática, o veículo demora para chegar na temperatura de trabalho, ao retirar a antiga vislumbro que ela estava travada aberta.
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valmirjunior
16/10/2018, 11:07
Diário de Bordo, 01/09/2018.

Troca da resistência do ventilador, para colocar o parafuso de trás precisei de utilizar um pequeno truque com uma mangueira.
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valmirjunior
16/10/2018, 11:10
Diário de Bordo, 23/09/2018.

Reparo da estrutura do banco traseiro e instalação de capa automotiva. Os bancos e estofados são originais e eu não quero trocar no momento.
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valmirjunior
16/10/2018, 11:19
Diário de Bordo, 12/10/2018.

Instalação de Multimídia 2din com câmera de ré.
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E instalação da borracha dos pedais, vindos diretamente da Tailândia.
Estou aguardando outras peças miúdas, mas é demorado (isso quando não extravia).
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RAlves
19/10/2018, 17:07
Isso pq tava em excelente estado hein kkkk

Mas dá gosto esse tipo de trabalho, ver o resultado no final.

Sugiro aproveitar a MO e fazer um bom tratamento acústico com manta asfáltica, e feltro por trás dos plásticos das portas.

titanium
19/10/2018, 19:47
Valmir, tem pouca informação sobre esse motor aqui no fórum... sabe contar um pouco mais sobre ele?

Ele é fácil de manutenção? Costuma dar problema de aquecimento ou costuma dar retífica?
Cabeçote de ferro ou aluminio?

Quantos cavalos e qual torque?

Interessante a viatura e as manutenções! Show de bola!

Acompanhando...

Abaço

valmirjunior
22/10/2018, 06:41
RAlves são detalhes o que estou arrumando, cheguei a encontrar veículos em estado deplorável.

Quanto ao tratamento acústico, será feito no devido tempo.

Para você tem uma ideia a cabine tem um bom isolamento na parede corta-fogo, mas o restante dela não tem nada (nadinha mesmo).

Quando chove parece que estou num barracão de zinco, se estou andando durante a chuva a água que espirra da roda traseira na parte de baixo da caçamba chega a incomodar.

Mas como falei, questão de tempo para chegar nesta parte.


Isso pq tava em excelente estado hein kkkk

Mas dá gosto esse tipo de trabalho, ver o resultado no final.

Sugiro aproveitar a MO e fazer um bom tratamento acústico com manta asfáltica, e feltro por trás dos plásticos das portas.

valmirjunior
22/10/2018, 07:10
Titanium, a primeira coisa que fiz foi baixar o manual de manutenção do veículo, inclusive disponibilizei o link aqui no fórum para ajudar quem tem os modelos Japa 3.2 e 2.5

Quanto a manutenção é um motor simples, concepção de mais de 20 anos, o seu desenho lembra muito o 14b do Bandeirante (inclusive o uso em caminhões).

Ainda sobre o motor, o desenho dele lembra muito o 14b e 3l da Toyota. Parece que antigamente os projetistas da Toyota e Nissan conversavam muito.

Depois da troca de termostática a temperatura chega rápido na faixa de trabalho (ando cerca de 2 km) e permanece neste ponto, já andei serra acima, transito pesado e não sobe.

O motor é todo em ferro fundido, sistema de arrefecimento aberto com vaso de expansão, capacidade de 9 litros.

De fábrica esse carro tem 100cv e 22kg de torque, para um motor aspirado acho que está tranquilo.

Costumo fazer médias de 9,5 na cidade e 12 na pista, algo muito bom para uma picape antiga (vejo o pessoal com a Frontier automática reclamando do consumo, algo em torno de 6 na cidade)






Valmir, tem pouca informação sobre esse motor aqui no fórum... sabe contar um pouco mais sobre ele?

Ele é fácil de manutenção? Costuma dar problema de aquecimento ou costuma dar retífica?
Cabeçote de ferro ou aluminio?

Quantos cavalos e qual torque?

Interessante a viatura e as manutenções! Show de bola!

Acompanhando...

Abaço

titanium
22/10/2018, 11:09
Olá Valmir.

Valeu pelo esclarecimento!

Não conhecia esse motor... pelo que você descreveu, é um projeto que prima pela durabilidade, não pela potência.

Mas se ele for de fato resiliente, como as irmãs toyotas, um turbinamento vai bem heim!?

:)


Ta bonita a máquina!

Sigo acompanhando o trato nos detalhes.


Abraço!

valmirjunior
23/10/2018, 06:38
Valeu Titanium.

O turbinamento é viável, no exterior usam este motor turbinado em outros modelos de veículos (inclusive caminhões).

Estou procurando no Ebay um coletor turbo, é questão de tempo.

Já encontrei em vários sites europeus e australianos receitas de turbinamento deste motor, é viável e bem vindo este upgrade.

Abraço.


Olá Valmir.

Valeu pelo esclarecimento!

Não conhecia esse motor... pelo que você descreveu, é um projeto que prima pela durabilidade, não pela potência.

Mas se ele for de fato resiliente, como as irmãs toyotas, um turbinamento vai bem heim!?

:)


Ta bonita a máquina!

Sigo acompanhando o trato nos detalhes.


Abraço!

valmirjunior
31/10/2018, 06:36
Diário de Bordo, 23/10/2018.

Eu adoro os veículos diesel mais antigos, gosto da ideia que o motor não precisa de eletricidade para permanecer funcionando, fios, bobinas, computadores.
Mas neste dia eu fiquei no meio da rua, a única peça elétrica da bomba injetora quebrou, o solenoide.
Como estava numa avenida movimentada e próximo ao semáforo chamei um guincho para resgatar o veículo.
Depois o mecânico foi em casa e trocou o solenoide, problema resolvido.
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valmirjunior
31/10/2018, 06:42
Diário de Bordo, 27/10/2018.

Dia tranquilo para "perfumaria".
Instalei lampadas de LED no farol principal, gostei da potencia mas detestei a cor, apesar de discriminar 6000k no anuncio a cor real esta me parecendo 8000k. Paciência, estou vendo mais longe mesmo que azulado.
Aproveitei e troquei a luminária do teto, a original estava um pouco desgastada, resolvi comprar uma parecida e de LED, agora parece dia dentro do carro.

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titanium
31/10/2018, 07:12
Valmir,

o limite de cor (kelvin) é de 4.700k, o que dá um branco puxando levemente para o amarelado. Cuidado aí!

Eu já procurei por essas lampadas led 4.700k... mas confesso que não encontrei.
Uso as Lampadas convencionais de 55w da OSRAM Night Breaker Laser. São boas, mas não duram muito...

Abraço

jeep8
08/11/2018, 09:58
amigo qual a marca e modelo de multimidia que usa?
agradeco

valmirjunior
12/11/2018, 13:11
Comprei um 2din "chines", modelo 7060B.
Simples mas bem funcional, tem Bluetooth, controle e câmera de ré


amigo qual a marca e modelo de multimidia que usa?
agradeco