PDA

Ver Versão Completa : Respiro Motor Maxion 2.5TD



M@C
01/05/2006, 13:32
Olá a todos,

Notei que o respiro do 2.5 de minha Ranger estava jogando um pouco de óleo para a entrada de ar da turbina através da ligação existente entre respiro e turbina.
Levei a camionete a um mecânico e ele me disse que isso estava ocorrendo por que o motor já estaria "soprando" um pouco, mas que não seria ainda a hora de realizar uma retífica.
Para resolver o problema ele iria isolar a comunicação entre turbina e respiro e jogar a saída do respiro (que antes ia para a turbina) para o sistema de escape para que todo o óleo fosse queimado no escapamento.

Perguntas:

1 - Este é um procedimento "normal" quando acontece este problema? Sempre fico perdido, pois não entendo nada de motores.

2 - Alguém conhece um curso de Mecânica Diesel que seja recomendável? Tem um no Instituto Universal Brasileiro mas não tenho como saber se é bom.

:parede:

muito obrigado a todos !

Marcos

Walter L. L. Casitta
01/05/2006, 15:24
Marcos,

Você deve ter se enganado. A única coisa que o mecânico poderia fazer em relação ao suspiro é jogar pra fora e não pro escapamento sendo que a única forma de queimar os gazes e o óleo que saem pelo suspiro seria deixando como está.

Esse problema só pode ser resolvido com a retífica do motor e que quanto antes menor o custo do serviço.

José Augusto
01/05/2006, 18:28
No HS2.5 o respiro não é ligado ao carter :?: :pensativo:

Outros motores (O S4, alguns MWM e o 14B da toyota) se não me engano jogavam para fora ao lado do motor, mas isto depende do ano de fabricação, pois parece que isto foi corrigido (problemas de poluição e meio ambiente) :mrgreen: de alguns anos para frente e aí a solução foi jogar antes da turbina. Se jogar no escape não vai sair uma fumaceira danada :?:

[]s

malcher
02/05/2006, 11:08
Curso de mecânica bom, fiz o do SENAI, aqui no Centro Diesel da Amazônia em Belém, muito bom por sinal. Aprendi muito.

M@C
02/05/2006, 12:18
E como o mecânico sabe que o motor está soprando? Apenas ouvindo o barulho do motor dá pra saber isso?

Vou verificar se aqui na minha cidade o Senai tem este tipo de curso.

Obrigado

NeRo
02/05/2006, 12:29
Tem alguma coisa sobre o assunto aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6267

M@C
19/05/2006, 14:21
Tem alguma coisa sobre o assunto aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6267


Obrigado por todas as dicas.

Pode ser impressão minha, mas parece que o motor ficou ligeiramente mais potente. Seria mesmo só impressão?

Poderia ser consequencia do ar estar mais frio agora (apenas ar externo), já que não recebe mais o ar quente que vem de dentro do motor?