PDA

Ver Versão Completa : Troller como daily driver

gustavop
09/10/2018, 11:55
Fala galera, tudo belesma?

Sexta-feira (feriadão) estou indo a Curitiba (sou de Foz do Iguaçu - 600km) buscar um Troller 2006/2007 para ser meu daily driver (único carro da família composta por eu e a dona da razão).

Já pesquisei bastante nos tópicos que envolvem a utilizam de um 4x4 como carro de uso diário e pude ver dois lados: os que amam e os que 100% recomendam não utilizar. Mas e aí? Alguém que utilize de fato como carro do dia-a-dia pode me relatar como é a vivência com a viatura?

Não me preocupo com a altura do carro (garagens que circulo cabem tranquilamente e sobre entrar e sair do carro, bom, tenho 1,93 então não será um desafio), muito menos com a falta de espaço, afinal não costumo andar com mais de 2 pessoas no veículo.

Hoje o Troller que estou pegando está com pneus 35' MUD, os quais de imediato vou substituir por menores, penso em 32' ou até mesmo 31'. O que acham, essa redução melhora a dirigibilidade na cidade? Para uso misto, 70% cidade e 30% off-road, pneus ATR são os mais recomendados? Alguma ressalva quanto a marcas?

De forma geral, estou ansiosíssimo para montar logo no bugão.

Fraternal abraço!!

Gustavo Peri.

M-Beltrame
09/10/2018, 16:17
Fala Gustavo,

Estou no mesmo caminho!

Com 1,93 tem que ver se você cabe direito no troller Rsrs
Considero o troller como um popular 1.0/1.6 no quesito conforto e itens, com a diferença dele ser um carro de verdade (um popular é de papelão).

Sobre reduzir os pneus, tem que ver quais alterações o antigo dono fez (lifit, relação de diferencial, etc) para caber os 35" pelo menos um lifit de 2" deve ter... Se for o caso, eu colocaria uns pneus 33 com roda 17.

Sobre at ou mud, tem que ver o terreno que você vai andar.

Abraços,

gustavop
09/10/2018, 17:14
Sobre at ou mud, tem que ver o terreno que você vai andar.

É... A princípio, rodo em torno de 3 mil km/mês, sendo 90% na rodovia. Mas pretendo fazer uso misto com o bugão, partindo para alguns passeios leves e expedições. Acredito que nesse caso seria mais recomendável os ATR, até pelo menor ruído na estrada, não?

Sobre a altura: dirigi alguns trollers já e aparentemente me coube sem problemas hehe (considerando que estou saindo de um New Fiesta...).

Obrigado pela resposta!

VOVÔ DO TROLLER
09/10/2018, 17:27

Sexta-feira (feriadão) estou indo a Curitiba (sou de Foz do Iguaçu - 600km) buscar um Troller 2006/2007 para ser meu daily driver (único carro da família composta por eu e a dona da razão).

Já pesquisei bastante nos tópicos que envolvem a utilizam de um 4x4 como carro de uso diário e pude ver dois lados: os que amam e os que 100% recomendam não utilizar. Mas e aí? Alguém que utilize de fato como carro do dia-a-dia pode me relatar como é a vivência com a viatura?

Não me preocupo com a altura do carro (garagens que circulo cabem tranquilamente e sobre entrar e sair do carro, bom, tenho 1,93 então não será um desafio), muito menos com a falta de espaço, afinal não costumo andar com mais de 2 pessoas no veículo.

Hoje o Troller que estou pegando está com pneus 35' MUD, os quais de imediato vou substituir por menores, penso em 32' ou até mesmo 31'. O que acham, essa redução melhora a dirigibilidade na cidade? Para uso misto, 70% cidade e 30% off-road, pneus ATR são os mais recomendados? Alguma ressalva quanto a marcas?

Fraternal abraço!!

Gustavo Peri.

Olá Gustavo . Eu colocaria pneus 32, depois de tirar todos os eventuais calços. Com os 32 vai melhorar a estabilidade, a dirigibilidade , a frenagem e consumo e vai forçar menos todo o conjunto mecânico. Se você não pretende pegar estrada de terra mais radical pode ir de 31 mesmo que vai ter os benefícios melhorados com relação ao 32. Acredito que o 32 é o melhor custo benefício de tamanho. Eu manteria as rodas 15 originais, pois quanto mais borracha menor probabilidade de amassar as rodas e melhor conforto. Eu uso 32 há 8 anos e não me arrependo. ABS

P..S. um pneu de ótima relação custo-benefício é o Falken Wikipedia da Dunlop. Tem informações aqui mesmo no fórum. Dá uma pesquisada. Abs

jorgeffn
09/10/2018, 17:41

Fraternal abraço!!

Gustavo Peri.

Existem algumas discussões aqui na Seção a respeito:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/159440-troller-como-primeiro-carro.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/160271-quem-aqui-teria-ou-tem-o-troller-como-um-carro-unico.html

e tem vários e vários tópicos que valem a leitura por aqui....

de qualquer forma, usar no dia a dia é muito pessoal, vai do percurso, se pega muito trânsito... tem gente que reclama dos bancos (existem opções para troca-los), outros da embreagem dura, da eficiência dos freios, que entra água quando chove, enfim, tem vários "problemas" possíveis de incomodar, porém há muitos que usam no dia a dia e gostam. O meu é o único carro, porém, toda vez que dirijo um carro normal, repenso a ideia viu... mas depois acostumo e acabo curtindo o Troller de novo.

E sobre diminuir o tamanho dos pneus, é o que os colegas acima falaram, tem que ver o que foi alterado para colocar os 35.

abs!

ASQ1973
09/10/2018, 18:46
Tenho um T4 2017 sem qualquer alteração fora os pneus horroriveis que já troquei de cara na própria CSS por BF ALL TERRAIN. Uso 90% urbano e 10% rodovias. Acho o carrão perfeito para meu uso. Só bebe que nem um binguço desvairado (6-6,5km/l) na cidade. Tenho 1,85 de altura e pra mim é igual um TR4 que tive anteriormente.

gustavop
10/10/2018, 08:51
Show de bola, pessoal. Já estou com o negócio fechado e o carro avaliado pelo Barracão do Jeep em Curitiba. Aparentemente, não foram encontradas nenhuma informação que condene a condição da viatura... Sexta-feira vou lá busca-lo e no sábado já entro em 600km de rodovia.

Pesquisei sobre os pneus que o colega Vovô do Troller citou e me interessei ba$tante, em comparação aos BF (4k um jogo, tá certo isso???). Mês que vem já vou estudar a redução dos pneus, o carro está com lift (só não sei de quantas pol).

Bom, estou no computador da firma, mas de tarde posto uma foto do bugão.
Obrigado pelas respostas! Abraço.

M-Beltrame
10/10/2018, 09:32
Confirma só o que alteram pra colocar os 35", não quero desanimar, mas dependendo do que alteraram talvez inviabilize a instalação de pneus 32...

Outro ponto é q um troller com 35 dificilmente não foi usado em trilhas, o q não é necessariamente ruim, porem a manutenção tem que estar em dia.

BF é caro mesmo, porem é muito bom!

Abraços

gustavop
10/10/2018, 10:30
Confirma só o que alteram pra colocar os 35", não quero desanimar, mas dependendo do que alteraram talvez inviabilize a instalação de pneus 32...

Outro ponto é q um troller com 35 dificilmente não foi usado em trilhas, o q não é necessariamente ruim, porem a manutenção tem que estar em dia.

Abraços

M-Beltrame, quando você cita que talvez inviabilize, em que aspecto você se refere exatamente? Sobre o lift, alargadores de roda e calços?

Quanto ao uso em trilhas, isso com certeza deve ter ocorrido com frequência. O que me tranquilizou foi o mecânico falar que não encontrou indícios de uso severo/extremo. Tomara que eu não encontre nenhuma surpresa desagradável, hehe...

M-Beltrame
10/10/2018, 11:41
M-Beltrame, quando você cita que talvez inviabilize, em que aspecto você se refere exatamente? Sobre o lift, alargadores de roda e calços?

Quanto ao uso em trilhas, isso com certeza deve ter ocorrido com frequência. O que me tranquilizou foi o mecânico falar que não encontrou indícios de uso severo/extremo. Tomara que eu não encontre nenhuma surpresa desagradável, hehe...

Se o antigo dono seguiu a receita padrão de troller com 35", imagino que tenha instalado molas e amortecedores maiores, no minimo calço de mola e amort maior.
Para colocar molas e amortecedores originais (pensando em colocar os pneus 31 ou 32) vc vai gastar em R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00 (se ele não mandar nenhuma peça original).
O maior problema no caso seria a relação de diferencial. Se ele colocou uma mais reduzida para compensar os 35, a relação de marchas vai ficar muito curta com 32, e para trocar as 2 relações vai uns 3k...

Por isso que se o caso for esse, acho melhor ficar nos pneus 33 com roda 17, ai você nem mexe com nada disso e ja recupera um pouco da dirigibilidade.Ou até com os pneus q estão mesmo...

Mas tudo isso vai depender do q realmente foi instalado e da $ua di$po$ição.

Abraços

d_a_n_51
10/10/2018, 12:03
Eu tenho um 2010 que uso no dia-dia há 3 anos. É meu carro para tudo, viagens, dia-dia e expedições.

O Troller original peca em alguns itens de conforto como suspensão dura e bancos ruins, mas isso é fácil de resolver.
No meu, troquei os amortecedores originais por amortecedores Bilstein e os bancos originais pelo do Honda Fit... mudou o conforto!! Muito melhor.

Uso pneu 32" pois pneus com pneus maiores que isso eu não consigo entrar na garagem de casa.

No mais, só alegria! Consumo baixo (9-10km/l), seguro baixo (R$2500,00) e respeito no transito - os motoristas folgados que furam filas, desaparecem hehehe.

Eu até estranho quando eu uso o carro da patroa (Honda Fit) de tão baixo que é hehehe, acostumei ver o transito por cima.

gustavop
10/10/2018, 12:14
Entendi, M-Beltrame. Faz bastante sentido. De fato confesso que não averiguei 100% as modificações feitas para calçarem esses 35" e agora estou até um pouco preocupado, hehe... Os pneus que estão nele ainda aguentam mais uns 7 à 10 mil km, então terei um pouco de tempo para orçar e decidir quais serão os próximos passos.

Dúvida amadora: para esse tamanho de pneu, com intuito de rodar inicialmente em asfalto (rodovia), qual a pressão que devo colocar para uma melhor dinâmica? Vi relatos oscilando entre 20 e 30 lbs, mas não achei nada específico ou com mais prioridade...

M-Beltrame
10/10/2018, 16:23
Dependa da marca do pneu, se é recapado ou não. Se for BF, pode por 30 lbs msm. Se for esses chineses tem que ver. Coloca 30 lbs tb mas observa se toda a banda de rodagem encosta no chão quando o carro anda, eles tem a carcaça mole e alguns se colocar 30lbs so come o meio do pneu.

Pra rodar na cidade ou estrada de terra umas 25 lbs. Trilha umas 20. Se a roda for tala 10 EU não deixaria com menos de 22 pra trilha.

Abraços,

Guará4x4
13/10/2018, 17:58
Opa amigo, tudo bom

Uso um troller 2011 no dia a dia tambem, viagens, tudo, ele está com pneus bf mud 32 e espaçadores de roda, fica confiavel e estável na estrada.
Sobre pneus, se realmente pensa em fazer trilhas eu procuraria umas carcaças bf e recaparia numa autorizada vipal, vj910, fica durável e é boa para uso misto, custando a metade do preço de um jogo bf
abraço

gustavop
15/10/2018, 11:11
Amigos,

Busquei a Troller em Curitiba e a viagem foi fantástica (mesmo rodando sob um chuva inacreditável). Mantive cerca de 90 à 100 km/h e tudo ocorreu dentro dos conformes.

Vou passar aqui algumas percepções que tive na primeira viagem com o bugão:

1. Assim que peguei o carro, vi que a água do radiador estava baixa, parei num posto e fiz o esquema 50/50 água e aditivo, até aí beleza. Na manhã seguinte, parti pra BR e após rodar cerca de 160km parei num posto tomar um abençoado café e percebi que a água já estava no limite mínimo. De princípio, assustei, pois não vi vazamentos evidentes... Completei com água mesmo e segui viagem. Rodei mais uns 150km e dessa vez o volume não reduziu, permaneceu na linha do máximo. E assim ficou até chegar em Foz do Iguaçu (470km). Estou monitorando todos os dias pra ver se diminui, mas aparentemente, tudo ok.

2. A mecânica aparenta estar 100% (acho, hehe...), o carro desenvolveu muito bem na estrada, ar condicionado funcionando perfeitamente e câmbio com trocas suaves, até mesmo a ré engata com uma facilidade que nem meu New Fiesta tinha.

3. Molhei os pés. Tanto no motorista, quanto no carona está entrando água. Me preocupei pois está entrando através da fiação e estou com medo de danificar algum componente... Vi aqui no grupo algumas técnicas pra tentar identificar o local de entrada, mas só vou conseguir ver isso com mais calma no final de semana. Alguém tem alguma dica "especial" quanto a isso?

4. Consumo. Achei o consumo do bugão fantástico. Enchi o tanque com Diesel comum em Curitiba e cheguei em Foz (630km depois) com cerca de 1/4 de petróleo no tanque.

5. O dono anterior se equivocou sobre o tamanho dos pneus. O carro está montado com pneus BF MUD, 32x10,5xr15 (já no final de vida) e não 35" como havia dito nas postagens acima. Também não tem lift, então vou manter os 32" mesmo, provavelmente vou seguir a recomendação do amigo sobre os Falken Wildpeak AT.

6. Fui trabalhar hoje e cheguei no trabalho com o pneu traseiro do lado do motorista furado. Acertei um prego e não teve jeito, murchou na hora. Por incompetência minha (não reparei nesse detalhe no momento que peguei o carro), o macaco está bem deteriorado e não tive coragem de erguer o carro com ele. Tive que chamar um borracheiro. :( Sorte que na viagem não tive nenhum imprevisto relacionado a pneus.

Enfim, estou adorando a viatura. Até a patroa elogiou! Vamos ver como ele se comporta nesses primeiros dias que vou rodar exclusivamente na cidade.

Obrigado, amigos. Podem ter certeza que os textos de vocês me auxiliaram muito.
Fraternal abraço.

jorgeffn
15/10/2018, 11:45
Amigos,

Busquei a Troller em Curitiba e a viagem foi fantástica (mesmo rodando sob um chuva inacreditável). Mantive cerca de 90 à 100 km/h e tudo ocorreu dentro dos conformes.

1. Assim que peguei o carro, vi que a água do radiador estava baixa, parei num posto e fiz o esquema 50/50 água e aditivo, até aí beleza. Na manhã seguinte, parti pra BR e após rodar cerca de 160km parei num posto tomar um abençoado café e percebi que a água já estava no limite mínimo. De princípio, assustei, pois não vi vazamentos evidentes... Completei com água mesmo e segui viagem. Rodei mais uns 150km e dessa vez o volume não reduziu, permaneceu na linha do máximo. E assim ficou até chegar em Foz do Iguaçu (470km). Estou monitorando todos os dias pra ver se diminui, mas aparentemente, tudo ok.

2. A mecânica aparenta estar 100% (acho, hehe...), o carro desenvolveu muito bem na estrada, ar condicionado funcionando perfeitamente e câmbio com trocas suaves, até mesmo a ré engata com uma facilidade que nem meu New Fiesta tinha.

3. Molhei os pés. Tanto no motorista, quanto no carona está entrando água. Me preocupei pois está entrando através da fiação e estou com medo de danificar algum componente... Vi aqui no grupo algumas técnicas pra tentar identificar o local de entrada, mas só vou conseguir ver isso com mais calma no final de semana. Alguém tem alguma dica "especial" quanto a isso?

4. Consumo. Achei o consumo do bugão fantástico. Enchi o tanque com Diesel comum em Curitiba e cheguei em Foz (630km depois) com cerca de 1/4 de petróleo no tanque.

5. O dono anterior se equivocou sobre o tamanho dos pneus. O carro está montado com pneus BF MUD, 32x10,5xr15 (já no final de vida) e não 35" como havia dito nas postagens acima. Também não tem lift, então vou manter os 32" mesmo, provavelmente vou seguir a recomendação do amigo sobre os Falken Wildpeak AT.

6. Fui trabalhar hoje e cheguei no trabalho com o pneu traseiro do lado do motorista furado. Acertei um prego e não teve jeito, murchou na hora. Por incompetência minha (não reparei nesse detalhe no momento que peguei o carro), o macaco está bem deteriorado e não tive coragem de erguer o carro com ele. Tive que chamar um borracheiro. :( Sorte que na viagem não tive nenhum imprevisto relacionado a pneus.

Enfim, estou adorando a viatura. Até a patroa elogiou! Vamos ver como ele se comporta nesses primeiros dias que vou rodar exclusivamente na cidade.

Fraternal abraço.

Parabéns pela aquisição! E que bom que deu tudo certo no retorno para casa!

Sobre a água, verifique as presilhas das mangueiras... veja se estão dando aperto. E as oficinas tem um aparelho que "coloca" pressão no reservatório e facilita encontrar possíveis vazamentos.

Sobre entrar água, é um item praticamente de série no Troller.... Como você já viu, existem alguns caminhos para chegar lá... um dos possíveis lugares é pela haste do limpador de para-brisas... O meu eu cheguei a trocar as borrachas de porta achando que era por elas que entrava, depois de muito procurar, descobrimentos que a água estava entrando por aquele compartimento onde tem dois parafusos no rack de teto... ela empossava lá e escorria até perto da coluna do vidro do motorista.

Mesmo a mecânica aparentando estar 100% é bom levar em alguém que entenda de Troller para dar uma olhada... trocar óleos e filtros, inclusive óleo dos diferenciais (fique a tento ao óleo recomendado, tem uma etiqueta perto lá do motor), engraxar cardãn... enfim, algumas coisas mais básicas mesmo.

Abs!

VOVÔ DO TROLLER
15/10/2018, 14:04
Parabéns pela aquisição! E que bom que deu tudo certo no retorno para casa!

Sobre a água, verifique as presilhas das mangueiras... veja se estão dando aperto. E as oficinas tem um aparelho que "coloca" pressão no reservatório e facilita encontrar possíveis vazamentos.

Sobre entrar água, é um item praticamente de série no Troller.... Como você já viu, existem alguns caminhos para chegar lá... um dos possíveis lugares é pela haste do limpador de para-brisas... O meu eu cheguei a trocar as borrachas de porta achando que era por elas que entrava, depois de muito procurar, descobrimentos que a água estava entrando por aquele compartimento onde tem dois parafusos no rack de teto... ela empossava lá e escorria até perto da coluna do vidro do motorista.

Mesmo a mecânica aparentando estar 100% é bom levar em alguém que entenda de Troller para dar uma olhada... trocar óleos e filtros, inclusive óleo dos diferenciais (fique a tento ao óleo recomendado, tem uma etiqueta perto lá do motor), engraxar cardãn... enfim, algumas coisas mais básicas mesmo.

Abs!

Parabéns pela aquisição. Faço minhas as palavras do Jorge. Com relação à água baixar, é uma das características do bugão. No meu aconteceu isso 3 vezes e era microfuro no radiador. Pelo jeito já deve ter outro microfuro. Abs e boa sorte.

gustavop
15/10/2018, 15:22
Obrigado, pessoal. Vovô do Troller, entendi. Você sempre adiciona aditivo toda vez que baixa ou vai completando com água? O posto em que fiz isso me cobrou 29 temers pelo vidro de aditivo... Tá na média?

VOVÔ DO TROLLER
15/10/2018, 16:45
Obrigado, pessoal. Vovô do Troller, entendi. Você sempre adiciona aditivo toda vez que baixa ou vai completando com água? O posto em que fiz isso me cobrou 29 temers pelo vidro de aditivo... Tá na média?
Eu só vou completando com água desmineralizada ou destilada. Só coloco aditivo na troca da água a cada 30/ 40 mil km mas lembrando que baixar água não é normal. Tem algum problema a ser identificado.Abs

gustavop
16/10/2018, 15:17
Eu só vou completando com água desmineralizada ou destilada. Só coloco aditivo na troca da água a cada 30/ 40 mil km mas lembrando que baixar água não é normal. Tem algum problema a ser identificado.Abs

Com certeza!! Agora com o carro na cidade, estou buscando reparar bastante em alguns barulhos dele. Escuto, por exemplo, um barulho de "metal" solto quando solto a embreagem nas trocas de marcha. Confesso que estou um pouco preocupado. Só vou conseguir encostar o carro na oficina para avaliar isso no sábado cedo. De resto, por enquanto só percebi alguns grilos no painel e nos bancos traseiros.

Um colega meu que tem uma Troller 2010 dirigiu o bugão e achou a alavanca do câmbio um pouco solta, mas não tive nenhum problema nas trocas de marchas, nem marchas escapando sozinhas.

Uma dúvida, colegas: quais ferramentas e itens vocês consideram obrigatórios portar na viatura? Já vou comprar um macaco "jacarezinho", achei o original do Troller muito simples e não me senti seguro com ele.

Forte abraço.

M-Beltrame
16/10/2018, 15:26
Legal Gustavo, parabéns!

Tenhas as ferramentas que você saiba usar hahaha

Me limito a chave de roda, cabo de bateria e compressor de ar hehehe

Abraços

jorgeffn
16/10/2018, 17:24
Legal Gustavo, parabéns!

Tenhas as ferramentas que você saiba usar hahaha

Me limito a chave de roda, cabo de bateria e compressor de ar hehehe

Abraços

Excelente!!!!!!! hahahahah

Gustavo, sobre os barulhos, tenha atenção aos barulhos ligados a mecânica... como esse da embreagem.. confira os cilindros, se não tem folga no pedal... Sobre os grilos, compre um bom aparelho de som! :twisted:

abs!

DasSerras
16/10/2018, 18:47
Parabéns pela aquisição!

Ando com: minicompressor de ar, chave de roda, cabos de bateria ("chupeta"), 1 rolo de fita isolante, 1 rolo de "silver tape", abraçadeiras de nylon em tamanhos variados, fuzíveis sobressalentes, 1 relé simples, 1 chave de soquetes "fulera" (leia-se "chinesa") com fenda, philips, etc. 1 conjunto de chaves de boca "fulera" de 6 a 16, 1 conjunto de chaves allen tb "fulera" (recomendo pelo menos uma 5mm de marca decente, para caso queira tirar a capota), estopa/buchas. No console 1 lanterna recarregável via 12v, "diário de bordo" (basicamente para registrar km/tanques cheios e manutenções realizadas) e uma cópia das páginas do manual com as informações mais técnicas e que julguei úteis.

No entanto, talvez seja bom registrar, moro na zona rural e mecânico que "manja" (não vou nem dizer que é especialista) só na cidade vizinha.

gustavop
18/10/2018, 10:16
Excelente!!!!!!! hahahahah

Gustavo, sobre os barulhos, tenha atenção aos barulhos ligados a mecânica... como esse da embreagem.. confira os cilindros, se não tem folga no pedal... Sobre os grilos, compre um bom aparelho de som! :twisted:

abs!

Opa! A princípio, não notei folga no pedal, somente o ruído de metal batendo quando libero a embreagem mesmo. E sobre os grilos, hehe, já atualizei a playlist pra nem lembrar deles.

Hoje notei que a água do radiador voltou a baixar. To bem preocupado com isso, tomara que seja algum microfuro, algo assim. Sábado cedo vou levar numa oficina de motores a diesel para averiguar as hipóteses.

E amigo DasSerras, caraca!!! Você realmente anda muito bem equipado!! Vou me inspirar em você pra montar um "mini-kit" de sobrevivência!

jorgeffn
18/10/2018, 12:51
Opa! A princípio, não notei folga no pedal, somente o ruído de metal batendo quando libero a embreagem mesmo. E sobre os grilos, hehe, já atualizei a playlist pra nem lembrar deles.

Hoje notei que a água do radiador voltou a baixar. To bem preocupado com isso, tomara que seja algum microfuro, algo assim. Sábado cedo vou levar numa oficina de motores a diesel para averiguar as hipóteses.

E amigo DasSerras, caraca!!! Você realmente anda muito bem equipado!! Vou me inspirar em você pra montar um "mini-kit" de sobrevivência!

Pede para conferirem tudo na linha da embreagem.... as vezes até uma cilindro meio "bambo" pode fazer esse barulho... a embreagem tá pesada? alguma dificuldade na troca de marchas??

abs!

gustavop
18/10/2018, 14:29
Pede para conferirem tudo na linha da embreagem.... as vezes até uma cilindro meio "bambo" pode fazer esse barulho... a embreagem tá pesada? alguma dificuldade na troca de marchas??

abs!

Zero dificuldade nas trocas, amigo. A embreagem também está bem cômoda, sem dificuldade alguma. Conversei com um colega mecânico e ele disse (sem fazer qualquer tipo de verificação, só no palpite) que pode haver algum problema no próprio rolamento do cardã (cruzetas, talvez). Estou aflito :-? hehe...

E, continuando meu relato sobre a primeira semana de utilização da viatura como único carro da família, digo: estou me divertindo "pacas"!!!

Sem focar muito na dificuldade de manobra nos estacionamentos da firma e do prédio em que moro, o que é facilmente contornado com um pouco de paciência, andar com o bugão na cidade é fantástico! Até o momento, o carro se comportou muito bem no trânsito, fora o fato da galera respeitar seu espaço (adeus cortadores de fila...). A criançada do bairro grita toda vez que dou "uma" esticadinha depois do quebra-mola hehe...

Quanto ao conforto, é como um colega citou em um dos posts acima: é um carro popular no quesito conforto e equipamentos, mas tudo isso se torna irrelevante quando escuto o ronco do 3.0 NGD.

Consegui até mesmo fazer seguro, apesar do ano do carro. Fiz um bem bolado de 2 apólices (uma para proteção contra roubo, furto e incêndio e outra para danos a terceiros), no total, cerca de R$ 2.700,00 e olha que meu perfil é de extremo risco (24 anos, "solteiro", fronteira com o Paraguay e Argentina).

Conforme eu for tendo experiência suficiente para compartilhar, vou alimentando esse tópico.
Forte abraço, amigos!

jorgeffn
18/10/2018, 15:17
Zero dificuldade nas trocas, amigo. A embreagem também está bem cômoda, sem dificuldade alguma. Conversei com um colega mecânico e ele disse (sem fazer qualquer tipo de verificação, só no palpite) que pode haver algum problema no próprio rolamento do cardã (cruzetas, talvez). Estou aflito :-? hehe...

E, continuando meu relato sobre a primeira semana de utilização da viatura como único carro da família, digo: estou me divertindo "pacas"!!!

Sem focar muito na dificuldade de manobra nos estacionamentos da firma e do prédio em que moro, o que é facilmente contornado com um pouco de paciência, andar com o bugão na cidade é fantástico! Até o momento, o carro se comportou muito bem no trânsito, fora o fato da galera respeitar seu espaço (adeus cortadores de fila...). A criançada do bairro grita toda vez que dou "uma" esticadinha depois do quebra-mola hehe...

Quanto ao conforto, é como um colega citou em um dos posts acima: é um carro popular no quesito conforto e equipamentos, mas tudo isso se torna irrelevante quando escuto o ronco do 3.0 NGD.

Consegui até mesmo fazer seguro, apesar do ano do carro. Fiz um bem bolado de 2 apólices (uma para proteção contra roubo, furto e incêndio e outra para danos a terceiros), no total, cerca de R$ 2.700,00 e olha que meu perfil é de extremo risco (24 anos, "solteiro", fronteira com o Paraguay e Argentina).

Conforme eu for tendo experiência suficiente para compartilhar, vou alimentando esse tópico.
Forte abraço, amigos!

Entendi.. as cruzetas não são tão caras e dá para verificar com certa facilidade... e lembre de engraxar o cardãn também.

abs!

Gustavo D
18/10/2018, 21:20
Zero dificuldade nas trocas, amigo. A embreagem também está bem cômoda, sem dificuldade alguma. Conversei com um colega mecânico e ele disse (sem fazer qualquer tipo de verificação, só no palpite) que pode haver algum problema no próprio rolamento do cardã (cruzetas, talvez). Estou aflito :confused: hehe...

Forte abraço, amigos!

Gustavo, excelente negócio no seguro. Quando adquiri meu 3.0 2006 eu era um pouco mais novo que você e paguei 6700 reais no primeiro seguro (total). Depois desse, só fiz contra terceiros pagando em torno de 1.000 reais. Hoje, com uma condição financeira um pouco melhor, cogito fazer seguro total no ano que vem.

Recomendo muita responsabilidade pra você. Idade perigosa, difícil segurar o ímpeto. Você tem um pequeno tanque de guerra nas mãos. Mas, mesmo um tanque de guerra, sem manutenção, não cumpre o propósito.

Sobre problemas: Cuidado com a água do radiador baixando. É comum vazar pela bomba d'água por falha na vedação da bomba com a tampa de distribuição. Geralmente é fácil identificar o vazamento olhando pela lateral ou por baixo mesmo. Bom verificar mangueiras também, obviamente, e ao reinstalá-las usar vaselina. No pior dos casos, é possível que haja corrosão na tampa de distribuição (feita de alumínio) do seu motor. Isso é ocasionado por lavagens de motor com desengraxantes como "Solupan" que atacam o alumínio, usados em lava-jatos, concessionárias, etc. É um serviço caro, que algumas vezes necessita da troca da tampa de distribuição (bem cara). Se for possível recuperá-la, o custo maior acaba sendo com a mão de obra (900 a 1.000 reais).

Eu recomendo uma revisão geral, trocando todos os fluídos do seu troller:

Óleo dos diferenciais dianteiro e traseiro (85W-140 na dianteira e 85W-140 LS na traseira)
Óleo do câmbio, caixa de transferência e direção hidráulica (Dexron VI se tiver grana ou o Dexron III)
Fluido do freio e embreagem (Dot4)
Fluido do radiador (use fluido orgânico a base de monoetilenoglicol, um ótimo é o Petronas Coolant UP orgânico concentrado e água desmineralizada)

Além de obviamente, óleo do motor (API CH-4 ou superior), filtro de óleo do motor, filtro de óleo diesel e filtro de ar.
Filtro de óleo do motor e de óleo diesel eu só uso original MWM e recomendo, pois não há grandes diferenças de preços.
O filtro de ar, uso tecfil há 9 anos nesse troller, devido a grande diferença de preço que encontro comparado ao MANN e de não ver diferença significativa entre o tecfil e o MANN. Sem problemas, apesar de algumas pessoas dizerem que o tecfil não presta. E costumo trocar o filtro de diesel e ar com 16.000 kms de uso (a cada 2 trocas de óleo, que faço com 8.000 kms), a não ser que o filtro de ar esteja muito sujo, por ter feito rally/passeio/trilha.

gustavop
22/10/2018, 11:57
Gustavo, excelente negócio no seguro. Quando adquiri meu 3.0 2006 eu era um pouco mais novo que você e paguei 6700 reais no primeiro seguro (total). Depois desse, só fiz contra terceiros pagando em torno de 1.000 reais. Hoje, com uma condição financeira um pouco melhor, cogito fazer seguro total no ano que vem.

Recomendo muita responsabilidade pra você. Idade perigosa, difícil segurar o ímpeto. Você tem um pequeno tanque de guerra nas mãos. Mas, mesmo um tanque de guerra, sem manutenção, não cumpre o propósito.

Sobre problemas: Cuidado com a água do radiador baixando. É comum vazar pela bomba d'água por falha na vedação da bomba com a tampa de distribuição. Geralmente é fácil identificar o vazamento olhando pela lateral ou por baixo mesmo. Bom verificar mangueiras também, obviamente, e ao reinstalá-las usar vaselina. No pior dos casos, é possível que haja corrosão na tampa de distribuição (feita de alumínio) do seu motor. Isso é ocasionado por lavagens de motor com desengraxantes como "Solupan" que atacam o alumínio, usados em lava-jatos, concessionárias, etc. É um serviço caro, que algumas vezes necessita da troca da tampa de distribuição (bem cara). Se for possível recuperá-la, o custo maior acaba sendo com a mão de obra (900 a 1.000 reais).

Eu recomendo uma revisão geral, trocando todos os fluídos do seu troller:

Óleo dos diferenciais dianteiro e traseiro (85W-140 na dianteira e 85W-140 LS na traseira)
Óleo do câmbio, caixa de transferência e direção hidráulica (Dexron VI se tiver grana ou o Dexron III)
Fluido do freio e embreagem (Dot4)
Fluido do radiador (use fluido orgânico a base de monoetilenoglicol, um ótimo é o Petronas Coolant UP orgânico concentrado e água desmineralizada)

Além de obviamente, óleo do motor (API CH-4 ou superior), filtro de óleo do motor, filtro de óleo diesel e filtro de ar.
Filtro de óleo do motor e de óleo diesel eu só uso original MWM e recomendo, pois não há grandes diferenças de preços.
O filtro de ar, uso tecfil há 9 anos nesse troller, devido a grande diferença de preço que encontro comparado ao MANN e de não ver diferença significativa entre o tecfil e o MANN. Sem problemas, apesar de algumas pessoas dizerem que o tecfil não presta. E costumo trocar o filtro de diesel e ar com 16.000 kms de uso (a cada 2 trocas de óleo, que faço com 8.000 kms), a não ser que o filtro de ar esteja muito sujo, por ter feito rally/passeio/trilha.

Fantástico, Xará! De fato, não tenho coragem de rodar sem qualquer tipo de seguro... Nunca fiquei nem 1 dia sem proteção. Te confesso que nos primeiros 2 dias acelerava a viatura um pouco mais forte, vontade de sentir o motor mesmo, hehe. Mas nunca fui de correr muito ou brincar com o volante, acho que é algo de família (todos extremamente receosos na direção).

Hoje encostei o carro de vez no mecânico, vai ficar o dia lá para tentar identificar tanto o vazamento de água quanto o barulho da embreagem (o mecânico desconfia das cruzetas, mesmo).

Sobre o item revisão, já orcei em duas representantes da MWM aqui em Foz do Iguaçu para fazer uma geral em todos os óleos, fluídos e filtros, conforme abaixo (segui algumas recomendações suas):

Item
Qualidade
Quantidade

Óleo do Motor
SAE 15W 40 API CH-4 ou superior
8,8 litros

Óleo do Diferencial Dianteiro
SAE 85W 140 API GL-5
1,6 litros

Óleo do Diferencial Traseiro
SAE 85W 140 LS API GL-5
1,6 litros

Óleo do Câmbio
ATF Dexron IV ou III
3,0 litros

Óleo da Caixa de Transferência
ATF Dexron IV ou III
1,5 litros

Óleo da Direção Hidráulica
ATF Dexron IV ou III
1,0 litros

Fluído do Freio
Dot4
0,8 litros

Fluído da Embreagem
Dot4
0,8 litros

Fluído do Radiador
Petronas Coolant UP e Água Desmineralizada
5,0 + 5,0 litros

Graxa Cardan e Rolamentos
Graxa NLGI 2
500g

Filtro de Óleo do Motor
MANN HU 932/8x
1 unidade

Filtro de Óleo Diesel
MANN WK 846
1 unidade

Filtro de Ar
MANN C 18 450/1 ou TECFIL ARS8234
1 unidade

Tudo isso consegui por cerca de R$ 690,00 (somente os produtos, sem mão de obra), mas só vou trocar após a confirmação de que os problemas de vazamento foram resolvidos.

No mais, vocês me recomendam a utilização de Militec ou congênere?

Abraços!

gustavop
23/10/2018, 08:38
Amigos, triste notícia. Quando o mecânico te liga e pede pra você ir até a oficina para "conversar", coisa boa não é. Por fim, identificamos o motivo do vazamento de água: o conhecido entre trolleiros, vazamento na caixa de distribuição.

Por coincidência, havia uma Ranger 3.0 Powerstroke parada na mesma oficina e com o motor fora do cofre, totalmente desmontado e sofrendo do mesmo mal. Chocante, a caixa de distribuição da Ranger estava completamente destruída pela corrosão. O mecânico desconfia que eu esteja no mesmo barco...

Hoje vão retirar o motor do cofre do Troller e desmontar a caixa de distribuição para verificar se está condenada ou se foi somente a junta que provocou o vazamento. Provavelmente essa brincadeira ficará próxima dos R$ 5 mil, caso positivo para a substituição da peça inteira. :putz:

Se positivo, vou começar uma peregrinação no Paraguai para tentar achar essa peça com preço mais em conta. Nas revendas MWM aqui em Foz, oscilam entre R$ 3,6 mil e R$ 4 mil, mais mão de obra e fabricação dos selos em alumínio...

:parede:

M-Beltrame
23/10/2018, 09:27
Rapaz, peguei um troller (o 3º) a pouco tempo e deu até frio na espinha agora :-?
Torce pra ser junta ou algo do tipo, se realmente for a cx de distribuição se conforte com o fato do troller não perder tanto valor em desvalorização e que se for ficar um bom tempo com ele vale a pena cuidar bem...

Abraços,

gustavop
23/10/2018, 17:34
Resumo da ópera:

- Caixa de Distribuição = incrivelmente destruída;
- Bomba d'água = rotor quebrado;
- Válvula Termostática = foi pro espaço.

Enfim, vou ter que substituir todas essas três peças. Enquanto isso, a viatura está encostada na mecânica e eu apé. hehe
Amanhã de tarde vou peregrinar no Paraguai em busca dessas peças. Já sei que lá tem algumas distribuidoras da MWM, estou torcendo pra que o preço seja bem camarada. Pelo jeito, por menos de R$ 4 mil essa brincadeira não vai sair...

gustavop
25/10/2018, 13:13
Amigos,

Estou terminando de orçar as peças. Já comprei:

- Bomba de Água original MWM: R$ 391,00;
- Válvula Termostática original MWM com carcaça: R$ 297,00.

Ambas peças novas, consegui um desconto legal com o dono da representante MWM aqui em Foz do Iguaçu. Me falta apenas a caixa de distribuição completa, a qual estou negociando por cerca de R$ 1.200,00 usada em um ferro velho. Já mandei fazer os selos em aço inox também. Se conseguir até amanhã, acredito que segunda-feira a viatura já estará de volta nas ruas.

Pelo momento, sigo a pé e com a patroa pistola hehe...

jorgeffn
25/10/2018, 17:32
Pelo momento, sigo a pé e com a patroa pistola hehe...

É um dos preços de ser ter o Troller como único carro... isso vai acontecer as vezes.

abs!

gustavop
26/10/2018, 09:18
Deixei ontem tudo na mão do mecânico.

- Caixa de distribuição original Ranger 3.0 (usada): R$ 1.200,00
- Óleos, fluídos e filtros: R$ 681,00
- Mão de Obra: R$ 1.060,00.
Total = R$ 3.629,00

Aparentemente, se tudo der certo, segunda-feira o bugão está de volta as ruas.

Att,

Alexandre Mello
26/10/2018, 10:59
Olá Gustavo . Eu colocaria pneus 32, depois de tirar todos os eventuais calços. Com os 32 vai melhorar a estabilidade, a dirigibilidade , a frenagem e consumo e vai forçar menos todo o conjunto mecânico. Se você não pretende pegar estrada de terra mais radical pode ir de 31 mesmo que vai ter os benefícios melhorados com relação ao 32. Acredito que o 32 é o melhor custo benefício de tamanho. Eu manteria as rodas 15 originais, pois quanto mais borracha menor probabilidade de amassar as rodas e melhor conforto. Eu uso 32 há 8 anos e não me arrependo. ABS

P..S. um pneu de ótima relação custo-benefício é o Falken Wikipedia da Dunlop. Tem informações aqui mesmo no fórum. Dá uma pesquisada. Abs

Fala Waltão, tudo tranquilo?

Não conhecia esse pneu. Atualmente utilizo os BFGoodrich All Terrain T/A KO 2 31x10,50xR15 e admito que sou fã dos BFGoodrich há muito tempo.

Na Tracker utilizo eles na medida 235x70xR16 e demoram muito a gastar, diferente do Troller, que por ser bem mais pesado, estão gastando também bem mais rápido.

O que me deixa na dúvida é a diferença de preços entre o Dunlop Falken Wildpeak e o BFGoodrich na medida 32x11,50xR15.

Enquanto o Dunlop custa R$ 673,00 o BFGoodrich custa R$ 1.250,00.

Diferença de R$ 577,00 (R$ 2.885,00 se considerar a troca dos 5 pneus).

Vale a pena o uso dos Dunlop para Expedições Off Road Longas: Jalapão, Estrada Real, Pantanal, etc.?

Abraços!

Alexandre Mello
26/10/2018, 11:05
Show de bola, pessoal. Já estou com o negócio fechado e o carro avaliado pelo Barracão do Jeep em Curitiba. Aparentemente, não foram encontradas nenhuma informação que condene a condição da viatura... Sexta-feira vou lá busca-lo e no sábado já entro em 600km de rodovia.

Pesquisei sobre os pneus que o colega Vovô do Troller citou e me interessei ba$tante, em comparação aos BF (4k um jogo, tá certo isso???). Mês que vem já vou estudar a redução dos pneus, o carro está com lift (só não sei de quantas pol).

Bom, estou no computador da firma, mas de tarde posto uma foto do bugão.
Obrigado pelas respostas! Abraço.

BFGoodrich são absurdamente caros!

Entretanto, pela minha ampla experiência com eles em uso Off Road, Rodoviário e Urbano, adoro esses pneus.

Nunca me deixaram na mão, nem com a Tracker, nem com o Troller.

O pior que pode acontecer é furar ou rasgar um pneu em uma Expedição Off Road Longa, em um local remoto, onde não se encontra assistência mecânica ou guincho para socorro.

Atualmente, os 31x10,50xR15 estão custando R$ 1.050,00 aqui em São Paulo - SP, sendo este o preço mais baixo que encontrei para pneus novos.

Em relação ao 32x11,50xR15 já comentei em outro post acima referente ao preço dele, que aumenta R$ 200,00.

Alexandre Mello
26/10/2018, 11:13

Abraços

Para calçar pneus 35x12,50xR15 a "receita padrão" mais barata consiste na colocação de Calços, ou mesmo na troca das Molas, Amortecedores da F250, Espaçadores de Rodas e Troca da Relação.

Como o colega Murilo Beltrame citou, reverter essas alterações vai custar caro, principalmente pela Troca da Relação, Troca das Molas e Troca dos Amortecedores, além do custo na aquisição dos Pneus 31" ou 32" que o Gustavo pretende instalar.

Particularmente, se é para Uso Off Road Leve e Eventual, procuraria adquirir um Troller com pneus 255x75xR15 ou 31x10,50xR15 que são medidas homologadas no Manual do Veículo, excelentes para Expedições e Passeios Off Road.

Abraços!

Alexandre Mello
26/10/2018, 11:23
Amigos,

Fraternal abraço.

Parabéns pela aquisição da viatura! Vai curtiu muito o Jipe.

32x10,50xR15 cabe na Suspensão Original. Está do jeito que você queria. Bacana!

Quanto a entrar água, os anteriores a 2015 são todos assim, entra água mesmo, principalmente os 2010 a 204, que entra água bem em cima da Caixa de Relés e Fusíveis, molhando tudo.

Se for esse o seu caso, o vazamento está no Limpador do Parabrisas. Tive de desmontar o painel para vedar com silicone, o que resolveu esse problema.

Novamente, parabéns pela aquisição do Jipe (não chame de "bugão" que é horrível... kkkkk).

Abraços!

Alexandre Mello
26/10/2018, 11:32

Forte abraço, amigos!

Esse "barulho" a que você se refere, seria algo parecido com "garrafas de vidro soltas, batendo uma na outra"?

Se for, certamente são às Cruzetas dos Cardãs que estão com folga.

Esse problema ocorre devido a falta de lubrificação (graxa) nas Cruzetas dos Cardãs.

Não são peças caras e a mão de obra também não.

Recomendo levar em Mecânicos que entendam de Veículos 4x4.

Levar nessas "Oficinas do Tião" acaba gerando mais problemas e mais despesas.

Alexandre Mello
26/10/2018, 11:44

Total = R$ 3.629,00

Att,

Até que seu prejuízo não foi grande não...

Revisão Básica em Oficina Especializada em Troller aqui em São Paulo - SP, nunca deixo menos de R$ 3.000,00 na mão dos caras.

Isso com o 3.0 NGD 2010 com 111K rodados, nunca tendo mexido no motor, apenas reparos em Suspensão, Cardãs, Funilaria em Fibra... Coisas simples.

Não utilizo ele no dia a dia por ser extremamente desconfortável e cansativo no trânsito frenético de São Paulo - SP, onde há congestionamento o dia todo pela cidade.

Problema da utilização no dia a dia, além do citado acima, é como você acabou de perceber, o alto custo da Manutenção Preventiva, que inclui Troca de Óleos e Filtros, bem mais cara do que um veículo convencional de uso urbano.

Paulo Ricardo Claus
26/10/2018, 14:34

Fraternal abraço!!

Gustavo Peri.

Fala Gustavo. Li essa mensagem e logo me identifiquei com vc. Eu estava a um ano procurando o meu "troller dos sonhos" (bom, barato, equipado e que nunca fez trilha) algo assim pensando logo de início, quase impossível... kkk Mas eu achei, fui fds passado a SP capital (720 km) buscar meu troller 2011 com apenas 48 mil km !!!
O meu está com pneus 33' mud. Irei colocar 31' scorpion ATR, porque minha viatura vai ser assim como a sua, pra uso urbano e asfalto.
Também somos só eu e a patroa, mas no meu caso acho que eu sou o dono da razão, até porque inicialmente ela queria comprar um jeep renegade. kkk
Estou sentindo o veículo ainda, me adaptando, meu sonho de infância. Chama atenção por onde passa. A potência dele (240 CV) é muito legal de sentir.
Eu tinha um carro a gasolina e fazia de 8 a 10 km/l pagando R$4,70 o litro. Agora irei pagar R$ 3,26 no díesel fazendo praticamente o mesmo consumo. Então não tem nem o que ver mais do que isso.
Vale lembrar que acima de tudo o troller é MAIS DO QUE UM CARRO, UM ESTILO DE VIDA... Quero colocar um adesivo com essa frase nele...

att.: Paulo Ricardo Claus

Gustavo D
27/10/2018, 17:55

Total = R$ 3.629,00

Att,

Conseguiu bons preços xará. Infelizmente, essas pegadinhas acontecem em carros usados. Se serve de consolo, já vi "trolleiro de primeira viagem" gastando 10 mil em diferenciais moídos de muita trilha e descuido, outros com um baita pepino tendo que adaptar câmbio 2405 no lugar de 2305 devido a preços caríssimos de peças.

Quando comprei meu 3.0 2006, separei 5.000 reais pra manutenção corretiva (ou seja, além de óleos e filtros, etc.). Por sorte, a única despesa que tive foi retentor de roda e um retentor na caixa de transferência, coisa barata e nada que impeça o uso do jipe.

Com relação a tampa de distribuição, normalmente o pessoal faz um serviço entupindo a tampa com silicone, que pode ser uma boa opção já que já está desmontado. Mas, de uma maneira ou de outra, é importante não utilizar desengraxantes em lavagens de motor. Eu só uso sabão neutro e água, e meu troller tem 12 anos de uso, zero problemas. Não desanime com estes problemas, infelizmente você pegou o "pior" problema que pode acontecer nesse motor, que é ter que trocar essa tampa. Boa sorte com o jipão!

gustavop
30/10/2018, 12:57
Amigos,

Revés. Conversei bastante com meu mecânico sobre utilizar a caixa de distribuição usada que havia pego em um ferro velho e, avaliando melhor o estado da peça, optamos por não fazer o serviço com ela e adquirir uma nova. No final, acabei comprando uma direto no revendedor MWM por R$ 2.900,00. Aproveitei que o motor já estava desmontado e fiz uma limpeza geral nele, incluindo radiador e intercooler. Tá zero!

Alexandre Mello, é exatamente esse barulho de "garrafas de vidro" se chocando que faz. Como comprei graxa para lubrificar as cruzetas, vou ver se com isso já é suficiente ou se será necessário troca-las.

Sobre os pneus, vou segurar os 32" que estão instalados nele até o ano que vem. Quando receber a participação da firma, troco o conjunto. Provavelmente vou optar pelos Falken mesmo (mesmo no Paraguai, os BF's são muito caros).

E , sendo sincero, quando recebi a notícia de todos os "problemas" que haviam na viatura, foi inevitável a decepção e o desânimo momentâneo. Mas, agora que já "mentalizei e absorvi" os gastos e estou bem próximo de colocar o carro na rua novamente (acredito que amanhã de manhã ficará pronto), estou animadíssimo novamente! Pelo menos agora, sei da qualidade do motor.

Não vejo a hora dar partida nos canecos do Troller!!! Não vou mais falar "bugão"!!!! hahahahah

ASQ1973
30/10/2018, 15:52
Pessoal por falar em manutenção preventiva das cruzetas, diga-se lubrificação, qual a melhor graça existente para esta função. Sei que existem dezenas de tipos de graças para determinadas operações de lubrificação ... mas leigo como sou, graxa pra mim é tudo igual rsrsrsrs
Obrigado antecipado por qualquer orientação neste sentido.

Coophamat
31/10/2018, 11:03
Amigos,

Revés. Conversei bastante com meu mecânico sobre utilizar a caixa de distribuição usada que havia pego em um ferro velho e, avaliando melhor o estado da peça, optamos por não fazer o serviço com ela e adquirir uma nova. No final, acabei comprando uma direto no revendedor MWM por R$ 2.900,00. Aproveitei que o motor já estava desmontado e fiz uma limpeza geral nele, incluindo radiador e intercooler. Tá zero

Comprei essa peça em 2015 nova e original. Paguei 1880,00 na época. Que diferença. A vantagem é que bomba de óleo e de água vem junto também, fica tudo novo. Aproveita e troca a termostática e o sensor de temperatura, vai ter motor pra mais 10 anos sem aborrecimentos.

gustavop
01/11/2018, 11:20
Amigos,

Finalmente estou com a viatura em circulação. Tive um pequeno imprevisto ontem com a montagem final do motor, em que a luz da injeção persistia em acender. Mas era só questão de um "ajuste" do próprio veículo, assim que dei a primeira volta na quadra, apagou e não voltou a acender.

Cara, como uma boa revisão faz diferença: o carro está um canhão! Estou sentindo ele muito mais solto e com respostas mais imediatas. Infelizmente, somente a passada de graxa nas cruzetas não liquidou o barulho de "garrafas de vidro" chocando-se. Vou segurar isso por enquanto e em dezembro faço uma troca geral das cruzetas.

Coophamat, incrível como o preço era bem menor... Pulei com R$ 2.900,00 na peça... O total da brincadeira me custou quase 6 mil bolsonarinhos. Mas pelo menos agora sei da qualidade do motor e vou controlar bem afinco as trocas de óleos e filtros, tá tudo no caderninho do porta-luvas!!

Agora vou só esperar passar um pouco dessa temporada de chuvas pra fazer uma higienização geral no interior do carro e caçar alguns lugares de infiltração de água.

Abraços!!

Gustavo D
01/11/2018, 19:00
Amigos,

Finalmente estou com a viatura em circulação. Tive um pequeno imprevisto ontem com a montagem final do motor, em que a luz da injeção persistia em acender. Mas era só questão de um "ajuste" do próprio veículo, assim que dei a primeira volta na quadra, apagou e não voltou a acender.

Cara, como uma boa revisão faz diferença: o carro está um canhão! Estou sentindo ele muito mais solto e com respostas mais imediatas. Infelizmente, somente a passada de graxa nas cruzetas não liquidou o barulho de "garrafas de vidro" chocando-se. Vou segurar isso por enquanto e em dezembro faço uma troca geral das cruzetas.

Coophamat, incrível como o preço era bem menor... Pulei com R$ 2.900,00 na peça... O total da brincadeira me custou quase 6 mil bolsonarinhos. Mas pelo menos agora sei da qualidade do motor e vou controlar bem afinco as trocas de óleos e filtros, tá tudo no caderninho do porta-luvas!!

Agora vou só esperar passar um pouco dessa temporada de chuvas pra fazer uma higienização geral no interior do carro e caçar alguns lugares de infiltração de água.

Abraços!!

O mais importante é você conhecer o estado geral da viatura. Com esses serviços que você está fazendo, eles sendo bem executados, vai ter uma viatura que você conhece e pode confiar. Eu estou muito longe de ser um exemplo de dono. Só não descuido do óleo do motor, filtros e graxa e com 12 anos de uso e 192 mil kms, meu 2006 está igual quando o peguei, aos 30 mil kms.

Quanto ao barulho no cardã, dá uma olhada nesses posts. Eu nunca vi uma oficina engraxando corretamente o cardã. E é tão simples, que prefiro fazer eu mesmo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/154500-experiencia-com-remocao-da-junta-cv-cardan-dianteiro-t4-2002-2013-a-1.html#post2348883
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/154500-experiencia-com-remocao-da-junta-cv-cardan-dianteiro-t4-2002-2013-a-1.html#post2349560

Diegocrazy25
03/11/2018, 19:32
Boa noite ! Não quero abrir outro tópico para fazer a seguinte pergunta simples. O troller motor da ranger 3.0 o nome do motor é "International NGD ou Power stroke " Qual o verdadeiro nome do motor ? Sei que o do tgv se chama Maxxforce agora a do 3.0 to na duvida .

xibiu!!!
03/11/2018, 20:07
Boa noite ! Não quero abrir outro tópico para fazer a seguinte pergunta simples. O troller motor da ranger 3.0 o nome do motor é "International NGD ou Power stroke " Qual o verdadeiro nome do motor ? Sei que o do tgv se chama Maxxforce agora a do 3.0 to na duvida .

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/107094-qual-e-o-motor-da-ranger-1.html#post1731882

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/94287-topico-da-ranger-3-0-electronic-4.html#post1507938

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/100094-qual-4x4-diesel-nao-tem-problema-cronico-3.html#post1701460

gustavop
05/11/2018, 09:13
O mais importante é você conhecer o estado geral da viatura. Com esses serviços que você está fazendo, eles sendo bem executados, vai ter uma viatura que você conhece e pode confiar. Eu estou muito longe de ser um exemplo de dono. Só não descuido do óleo do motor, filtros e graxa e com 12 anos de uso e 192 mil kms, meu 2006 está igual quando o peguei, aos 30 mil kms.

Quanto ao barulho no cardã, dá uma olhada nesses posts. Eu nunca vi uma oficina engraxando corretamente o cardã. E é tão simples, que prefiro fazer eu mesmo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/154500-experiencia-com-remocao-da-junta-cv-cardan-dianteiro-t4-2002-2013-a-1.html#post2348883
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/154500-experiencia-com-remocao-da-junta-cv-cardan-dianteiro-t4-2002-2013-a-1.html#post2349560

Interessante isso, xará. Quero muito aplicar meu pequeno conhecimento em mecânica no Troller, mas infelizmente tenho uma limitação de espaço. O prédio em que eu moro tem regras demasiadamente rígidas em relação a utilização dos espaços comunitários e das garagens, ou seja: não posso nem dar aquela aceleradinha no motor que o regimento do prédio já prevê punição... imagina se a síndica me encontra em baixo do carro, sujo de graxa hehe.

Estou entrando em contato com alguns outros trolleiros da cidade pra descobrir onde é a mecânica oficial deles aqui. O local em que fiz todas essas trocas é muito bom, mas é daquelas mecânicas gigantescas, com enormes pátios e com diversos mecânicos. Ficou difícil manter o diálogo constante com o pessoal, me senti distante. E com essa viatura, sinto que preciso estar bem próximo do responsável pela trabalheira...

Ontem fiquei bastante tempo com o carro, testando em diversos cenários, formas de aceleração, etc. Tudo isso pra tentar escutar algum tipo de ruído atípico. Escutei duas coisas que me levantaram a orelha, talvez com um pouco de preocupação: uma foi um leve castanhado em marcha lenta, algo que antes das alterações no motor, não lembro de ter presenciado. E, a segunda foi quando estava em uma estrada de chão (com barro leve) e acionei a 4x4H. Estava andando em linha reta e logo após uma descida, havia uma curva de aprox. 90º e, quando entrei na curva esterçando (cerca de 30km/h) escutei uns estalos bem altos, nesse momento, finalizei a curva, voltei pro 4x2 e não ouvi novamente...

Sei também que preciso ainda ajustar mais algumas coisas no carro, por exemplo a cambagem das rodas. A roda dianteira esquerda está com uma angulação um pouco mais inclinada "/" que as demais. Preciso também, com urgência fazer uma revisão elétrica completa, visto que os pontos em que entram água nos pés do motorista e do carona, ficam exatamente em cima da caixa de fusíveis e outras fiações. Isso aí tira meu sono!! Morro de medo de sofrer uma pane elétrica.

Mas antes de tudo preciso pagar um pouco dessas contas que fiz no cartão de crédito hehe... Enquanto isso não acontece, vou andando bem levemente com a viatura, sem forçar e sem pressa! Devagar e sempre! Abraços!

jorgeffn
05/11/2018, 13:57
Estou entrando em contato com alguns outros trolleiros da cidade pra descobrir onde é a mecânica oficial deles aqui. O local em que fiz todas essas trocas é muito bom, mas é daquelas mecânicas gigantescas, com enormes pátios e com diversos mecânicos. Ficou difícil manter o diálogo constante com o pessoal, me senti distante. E com essa viatura, sinto que preciso estar bem próximo do responsável pela trabalheira...

Ontem fiquei bastante tempo com o carro, testando em diversos cenários, formas de aceleração, etc. Tudo isso pra tentar escutar algum tipo de ruído atípico. Escutei duas coisas que me levantaram a orelha, talvez com um pouco de preocupação: uma foi um leve castanhado em marcha lenta, algo que antes das alterações no motor, não lembro de ter presenciado. E, a segunda foi quando estava em uma estrada de chão (com barro leve) e acionei a 4x4H. Estava andando em linha reta e logo após uma descida, havia uma curva de aprox. 90º e, quando entrei na curva esterçando (cerca de 30km/h) escutei uns estalos bem altos, nesse momento, finalizei a curva, voltei pro 4x2 e não ouvi novamente...

Com certeza conhecer outros jipeiros e oficinas especializadas em 4x4 na região é fundamental, e é bom ter um relacionamento mais próximo com o mecânico, já que inevitavelmente algumas vezes você vai ter vontade de matar ele... hehehehehe

Sobre o barulho em 4x4H, pode ser homocinética, semi eixo dianteiro ou algo no diferencial. O ideal é fazer uns testes... as vezes até numa estradinha de terra (sempre em locais com pouca aderência, para evitar forçar o sistema atoa) liga o 4x4 e faça alguns testes, tente identificar de qual lado está vindo os estalos. Um bom mecânico de 4x4 consegue identificar isso para você também, existem alguns testes simples para ver o que pode tá acontecendo.

abs!

gustavop
22/11/2018, 18:17
Pessoal, boa tarde!

Recentemente, adquiri algumas mangueiras 7mm para substituir os respiros do óleo dos diferenciais e, quando estava em baixo do carro, me deparei com uma rachadura bem próxima do fim do eixo da roda dianteira esquerda (vide foto abaixo). A questão é: esse danificado, foi causado por uma pancada? Ou trincou por desgaste?

Outra pergunta: devo me preocupar MUITO com o reparo disso de imediato? Pergunto isso pois tinha uma viagem de 310km programada para amanhã e iria com o Troller.

562850562851

Jsantos
22/11/2018, 21:30
Seu diferencial tá com a carcaça quebrada, não viaje com a viatura, vá para o mecânico

gustavop
22/11/2018, 22:29
Seu diferencial tá com a carcaça quebrada, não viaje com a viatura, vá para o mecânico

Sim... Sabe me informar se a carcaça da Ranger 3.0 serve no Troller? Encontrei uma usada aqui em Foz do Iguaçu, justamente a lateral que tenho a trinca.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-882752262-diferencial-dianteiro-da-ranger-30-diesel-1139-20062012-_JM

Seria essa peça, certo?

Jsantos
22/11/2018, 22:55
Sim... Sabe me informar se a carcaça da Ranger 3.0 serve no Troller? Encontrei uma usada aqui em Foz do Iguaçu, justamente a lateral que tenho a trinca.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-882752262-diferencial-dianteiro-da-ranger-30-diesel-1139-20062012-_JM

Seria essa peça, certo?

A peça não é a mesma da ranger, a ranger tem suspensão dianteira independente, a tua é com eixo rígido, creio que tem conserto, mas deixa os mais experientes aparecerem p dar uma opinião certeira

M-Beltrame
23/11/2018, 10:22
Pessoal, boa tarde!

Recentemente, adquiri algumas mangueiras 7mm para substituir os respiros do óleo dos diferenciais e, quando estava em baixo do carro, me deparei com uma rachadura bem próxima do fim do eixo da roda dianteira esquerda (vide foto abaixo). A questão é: esse danificado, foi causado por uma pancada? Ou trincou por desgaste?

Outra pergunta: devo me preocupar MUITO com o reparo disso de imediato? Pergunto isso pois tinha uma viagem de 310km programada para amanhã e iria com o Troller.

562850562851

Rapaz, dessa nunca vi!

O máximo q ja vi foi eixo empenado... rasgado nunca.

É gravíssimo, melhor encostar o carro o quanto antes. Como vc deve imaginar, o eixo tem q ser rigido e com o movimento q essa trinca permite, um esforço anormal deve estar indo para o semi eixo, diferencial, rolamentos, etc... e se terminar de quebrar é acidente na certa.

Porem, o conserto não é tão difícil assim, um bom torneiro troca o tubo sem grandes dificuldades, contando que não tenha outros problemas.

Sugiro que faça um boa revisão em mecânico experiente em troller, essa quebra não é comum.

Abraços e boa sorte.

Gustavo D
23/11/2018, 20:25
Vale a pena passar por uma baita revisão. Pode até ter sido muito azar, mas eu desconfiaria de muito mau uso de donos anteriores.

gustavop
26/11/2018, 10:04
Obrigado pelas sugestões, amigos.

De fato, desde quando comprei a viatura, apenas revisei o motor (no incidente de abrir pra trocar a caixa de distribuição). Ainda preciso encostar o carro para fazer uma geral em questão de suspensão, freios e direção.

Bom, com certeza foi mau uso dos proprietários anteriores, isso não tenho dúvidas. Mas de qualquer forma, vou encostar essa semana em um bom torneiro mecânico para verificar a possibilidade de recuperar a carcaça, digo recuperar porque comprar uma carcaça nova está caríssima, fora o fator que encontrar tal carcaça também é muito difícil! O que me tranquiliza é que pelo menos a parte cara dos diferenciais (planetária, etc...) estão em boas condições - abri eles quando troquei todos os óleos, fluídos e filtros. Vamos ver como está o semi-eixo quando desmontar o diferencial dianteiro.

Gostaria de agradecer vocês aqui do fórum, estão me ajudando demais nessa "enra$cada" que estou me aventurando! hehe

gustavop
29/11/2018, 14:14
Amigos,

Desmontei o eixo dianteiro e levei para um torneiro de precisão especializado em "operações complexas". O cara trabalha com usinagem e forja de motores Subaru e de arrancada, disse que consegue recuperar o estrago com uma solda e, se necessário, completando ao redor com uma espécie de luva, soldada também. Com o desmonte da peça, a rachadura terminou seu curso e quebrou de vez (compartilho a foto abaixo).

Como já desmontei o eixo e o carro está no elevador, já vou substituir duas cruzetas que estão fazendo aquele famoso ruído de "garrafa de vidro se chocando". E, pra fechar com chave de ouro, já vi também que os discos e pastilhas estão no final da vida, já vou começar os orçamentos...

562975

gustavop
29/11/2018, 14:18
Aproveitando, alguém sabe me passar quais sãos as medidas das cruzetas do Troller?

M-Beltrame
30/11/2018, 09:07
Amigos,

Desmontei o eixo dianteiro e levei para um torneiro de precisão especializado em "operações complexas". O cara trabalha com usinagem e forja de motores Subaru e de arrancada, disse que consegue recuperar o estrago com uma solda e, se necessário, completando ao redor com uma espécie de luva, soldada também. Com o desmonte da peça, a rachadura terminou seu curso e quebrou de vez (compartilho a foto abaixo).

Como já desmontei o eixo e o carro está no elevador, já vou substituir duas cruzetas que estão fazendo aquele famoso ruído de "garrafa de vidro se chocando". E, pra fechar com chave de ouro, já vi também que os discos e pastilhas estão no final da vida, já vou começar os orçamentos...

562975

Na sua posição eu colocaria no minimo a luva que o torneiro mencionou, preferencialmente trocaria o tubo por completo...

Sobre a cruzeta, compra pela internet em lojas off road. Os caras ja sabem qual é a correta. Salvo engano existem 3 cruzetas originais dana (spicer) que são vendidas para o torller, porem, só uma tem as dimensões da original, o porque eu não sei hahahahha comprei essa semana e paguei R$ 80,00 e pouco em cada (comprei em auto peças de caminhão, não serviu e fui trocar).

Abraços,

gustavop
30/11/2018, 11:15
O torneiro concluiu o trabalho (ainda não fui ver como ficou) mas disse que garante a solda de qualidade, inclusive me dá garantia de 1 ano para qualquer problema que apresente.

Sobre as cruzetas, como preciso colocar o carro para rodar o quanto antes (está no elevador da oficina) e não tenho o tempo necessário pra esperar a entrega, vou compra-las na revendedora MWM que comprei as demais peças e óleos (estou levando a que estava quebrada para usar de padrão). O preço das cruzetas (Spicer) está variando de 75 à 90 pratas dependendo da medida. Preciso comprar também um novo óleo para o diferencial dianteiro, visto que com a rachadura o óleo contaminou...

Assim que fizer tudo, posto aqui como ficou.

Valeu!

janslepaulo
23/12/2018, 15:53
eaeee novidades? tenho acompanhado o topico rs

gustavop
07/01/2019, 12:04
eaeee novidades? tenho acompanhado o topico rs

Opa!! A viatura está andando bem. Resolvido o problema da rachadura no tubo do diferencial, a solda foi muito bem feita e o alinhamento foi feito com sucesso. Como já levantei o carro, também troquei algumas mangueiras e as cruzetas. Zerei os barulhos chatos!! Agora estou lidando com pequenas "reformas" hehe... Removi os limpadores do parabrisa e vou adquirir um conjunto novo (os braços estavam com a rosca bem falha e a porca estava girando em falso). Para fevereiro, vou trocar os 4 pneus também, provavelmente vou diminuir uma medida (de 32 para 31") colocando os Firestone Destination MUD. Essa escolha é puramente $$ hehe, porque se eu estivesse em condições, manteria os 32".

Forte abraço!

VOVÔ DO TROLLER
07/01/2019, 13:03
Opa!! A viatura está andando bem. Resolvido o problema da rachadura no tubo do diferencial, a solda foi muito bem feita e o alinhamento foi feito com sucesso. Como já levantei o carro, também troquei algumas mangueiras e as cruzetas. Zerei os barulhos chatos!! Agora estou lidando com pequenas "reformas" hehe... Removi os limpadores do parabrisa e vou adquirir um conjunto novo (os braços estavam com a rosca bem falha e a porca estava girando em falso). Para fevereiro, vou trocar os 4 pneus também, provavelmente vou diminuir uma medida (de 32 para 31") colocando os Firestone Destination MUD. Essa escolha é puramente $$ hehe, porque se eu estivesse em condições, manteria os 32".

Forte abraço!

Valeu Gustavo. Vai ter carro para mais uns vinte anos, sem esquentar a cabeça. É a vantagem de ser jovem. No meu caso , o Bugão vai durar mais do que eu, com certeza , rsrs....Abs

Cláudio Rabelo
25/01/2019, 19:19
Pessoal, saudações.
Sou novo aqui pelo fórum e venho acompanhando as postagens nesse tópico. Tenho um TGV 2013/14, com penus BF 31x10.5/15, e gostaria de trocá-los por alguma medida maior, sem comprometer o uso diário da viatura e sem ter necessidade de lifts na suspensão, e, além disso, poder fazer alguns passeios off. Me encontro no dilema de que trocar.

VOVÔ DO TROLLER
25/01/2019, 19:23
Pessoal, saudações.
Sou novo aqui pelo fórum e venho acompanhando as postagens nesse tópico. Tenho um TGV 2013/14, com penus BF 31x10.5/15, e gostaria de trocá-los por alguma medida maior, sem comprometer o uso diário da viatura e sem ter necessidade de lifts na suspensão, e, além disso, poder fazer alguns passeios off. Me encontro no dilema de que trocar.

Coloca o 32 que não precisa mexer em nada e ganha um pouco no vão livre. Abs

Gustavo D
27/01/2019, 22:35
Pessoal, saudações.

Cláudio, eu uso 33x10.5 BF MUD e assim como no 33x12.5, o pneu pode esbarrar levemente na barra tensora de um dos lados durante o esterço. Você pode limitar o esterço, é um parafuso, coisa fácil, não precisa fazer lift de suspensão. Não sei se você quer usar MUD ou AT. Pra fazer passeio em areia, pode ir de AT, mas pra lama, pedras e cascalho, vale a pena colocar MUD, pois dá mais segurança. Esses 33x10.5 possuem a mesma altura dos 33x12.5, porém são mais finos e muito mais leves que o 33x12.5. Eu gostei bastante e recomendo pra quem quer um pneu MUD pequeno para passeios. Se for usar em areia, os 33x12.5 serão melhores, pois terão mais flutuação devido a largura maior. Na lama, eu prefiro os 33x10.5, pois acabam por cavar mais, o que ajuda a encontrar solo firme e ganhar tração, em alguns casos.

M-Beltrame
28/01/2019, 14:11
Também uso os 33 10,5 e recomendo. Não pegam no prato de mola e ficam no limite do para choque.

Fotos: @ratazanas_4x4 on Instagram: “Pneus 33 10.5 r15 BF mud km3 instalados no troller original. Como as fotos mostram cabe como uma luva nao trazendo os problemas do 33 12.5…” (https://www.instagram.com/p/BsL9IuIFkf3/?utm_source=ig_web_copy_link)

Abs

gustavop
29/01/2019, 10:48
Acabei de receber a notícia da patroa que os Firestone chegaram em casa. Vou ver se consigo instalar o rodado ainda hoje e mando notícias sobre a qualidade dos produtos!!!

gustavop
30/01/2019, 10:25
Instalei os Firestone e fiquei impressionado com a qualidade do pneu. Roda macio, pouco ruído (mesmo sendo MUD) e tem um desenho muito bonito. Troquei todas as válvulas, balanceei (roda no local) e fiz alinhamento 3D, tudo nos conformes. Só fiquei um pouco triste por diminuir 1" na medida do pneu (ficou bem visível essa redução, principalmente na largura), mas são coisas da vida. Quando a situação financeira melhorar, quem sabe volto para os 32" ou até mesmo 33". Esse final de semana vou testa-los na terra e se chover, na lama.

Abraços!

RafaelGarcia
31/01/2019, 22:39
Instalei os Firestone e fiquei impressionado com a qualidade do pneu. Roda macio, pouco ruído (mesmo sendo MUD) e tem um desenho muito bonito. Troquei todas as válvulas, balanceei (roda no local) e fiz alinhamento 3D, tudo nos conformes. Só fiquei um pouco triste por diminuir 1" na medida do pneu (ficou bem visível essa redução, principalmente na largura), mas são coisas da vida. Quando a situação financeira melhorar, quem sabe volto para os 32" ou até mesmo 33". Esse final de semana vou testa-los na terra e se chover, na lama.

Abraços!

Esse Firestone tem preço campeão mesmo. Se fosse um pouco maior não teria dúvidas!

gustavop
05/02/2019, 08:50
Mudando o último tema debatido no tópico, mas trazendo uma atualização de menor porte: ontem fiquei algumas horas envolvido em trocar um dos pivôs (lado motorista) do limpador do parabrisa. A rosca tinha espanado e a porca de fixação rodava em falso, consequentemente, o braço do limpador caía.

O procedimento que parecia ser fácil, não foi nada fácil hehe. Começou pela simples desmontagem do painel de instrumentos, fixado por 04 parafusos bem visíveis e conectado com um chicote único. Até aí, beleza, desmontou fácil.

O problema desse procedimento é retirada do pivô (sem desmontar todo o painel e o conjunto completo do limpador). Deu uma trabalheira danada remover o pivô, tive que inclusive serrar metade dele para conseguir soltar as duas porcas de tamanho 19.

Com a ajuda de um vizinho, consegui instalar o novo pivô e regular bem a altura do limpador. Também já vedei com silicone por dentro do painel e por fora na própria estrutura do pivô. Vamos ver se com isso minimizo a entrada de água por lá.

No fim, investi uma tarde/noite nisso, comecei as 19:00 e só terminei 22:30 hehe.

Mas o que me deixa mais feliz com essa viatura, independentemente dos problemas, é justamente a sensação de solucionar um desses problemas em casa, colocando a mão na graxa. Essa sensação que nunca tive com nenhum outro carro.