PDA

Ver Versão Completa : Tração 4x4 com mecânica VW na gaiola! Como fazer?



Páginas : [1] 2 3

mec art
30/04/2006, 04:37
Pretendo montar uma gaiola 4x4!!! Como começar???

Cláudio Brasília
30/04/2006, 09:45
Bom dia,
Vejo que nosso amigo acordou cedo, ou talvez nem tenha dormido, ainda, para fazer este tópico tão interessante. Vamos lá, galera, vamos saber tudinho deste novo desafio. Particularmente, tenho muito interesse em montar, também, uma gaiola com mecânica vw misturada com outras coisas mais. Talvez com duas caixas, uma invertida e uma transferência a ser criada. Um grande abraço a todos.

mec art
01/05/2006, 14:07
ESTOU VENDO QUE O DESAFIO VAI SER FÁCIL CLÁUDIO!!! VAMOS AGUARDAR NOVOS CONTATOS, NOVAS IDÉIAS E ESTOU VENDO QUE VC COMEÇOU BEM O PROBLEMA É SABER SE A EMENDA NO EIXO PILOTO PARA ALONGAR ELE PARA FORA DA CAIXA DE CAMBIO VAI AGUENTAR! ENTENDEU O RACIOCÍNIO!!!!E DA MESMA FORMA NA CAIXA DA FRENTE QUE RECEBERÁ A TRANSMIÇÃO DA TRAZEIRA...ATÉ LOGO VOLTAMOS A CONVERÇAR!!!!!!!

Jorge_PG
01/05/2006, 18:56
e ai pessoal eu acompanhei a construção de uma gaiola 4x4 mecanica VW motor AP caixa kombi diesel só ñ sei os detalhes de como foi feita a saida para o cardã q vai para a caixa dianteira só sei q a relação da mesma é de 1x1 tracionada por cardã c/ alavanca para engate da mesma vou ver se consigo postar fotos da mesma pra vcs verem como ficou falaram q ficou o bicho nas trilhas.

mec art
01/05/2006, 19:03
ÓTIMO! TÁ VENDO! DEVAGAR A GENTE CHEGA LÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Jorge_PG
01/05/2006, 19:17
È devagar se vai ao longe estou construindo uma gaiola 4x2 VW desde janeiro ta indo bem devagar mai logo vai andar copiei o chassi da 4x4 todo tubular com caixa de direção do fiat uno ficou mais leve q a direção hidraulica da minha van to com vontade de mudar a suspeção trazeira q é de fusca to pensando usar somente amortecedor com molas.

Alexandre STZ
02/05/2006, 12:10
Galera!

Já pensei em tanta coisa a respeito que nem sei mais como foi a primeira idéia!

Hoje tenho pensado no seguinte! Montar a tração traseira com o câmbio invertido para montar o motor pra frente, a polia do motor deverá ser usinada para encaixar um eixo que deverá transmitir a rotação para outro câmbio na dianteira! tenho me preocupado com o trambulador para a troca das marchas! ficaria muito pesado a troca de marcha em dois câmbios! além de estar me preocupando com o eixo entre o motor e o câmbio dianteiro!

Tenho pensado també em uma bobagem ainda maior! seria de usar dois motores! tenho certeza que pra passar obstáculo com uma suspensão bem regulada ficaria o bicho!

mclemos2
03/05/2006, 00:15
Minha opinião é a seguinte! Minha 4x4 foi construida embaixo da minha antiga 4x2! quiz fazer algo que superasse obstáculos que outros veículos nao superavam e tivesse força pra arrastar!! Consegui mas isso tem um porem, ela é muito pesada! apesar de nao ter arrependido ainda pretendo construir uma leve e rápida! assim a idéia que tenho em mente é de instalar um motor que nos carros juntamente com o cambio sao transversais! Como o do monza!! fica facil assim! é só usar diferenciais fixos como o do omega! e na traseira sendo da variant II na frente adaptamos a suspensao pra receber o diferencial!!! igual o traseiro!!
Resultado que vejo é a força por causa dos 3 diferenciais! mas teremos muita redução! pra cross não é legal mas pra trilha com certeza!!!
abraço a todos

mec art
03/05/2006, 12:18
JUSTAMENTE COMO PENSO... TEM DE SER LEVE, MAS MESMO COM A MECANICA VW JÁ ESTÁ FICANDO PESADA, IMAGINO A SUA COMO DEVE TER FICADO SE BEM QUE! COM PESO MAS COM TRAÇÃO!!! DEVE GRUDAR NO CHÃO!!! OU DÁ UMAS ENROSCADAS AINDA???

mclemos2
03/05/2006, 15:45
Como o que vc pretende é uma gaiola leve, vejo que vc tera um veículo que nao vai ficar em nenhum lugar aparentemente! só que não terá força de arrasto! ela vai tranquila sozinha! arrastando nem pensar! tem de ter peso pra isso! O esquema que te passei eu penso ser o mais leve possivel! pq gaiola 4x4 com certeza já é mais pesada que uma 4x2, assim vc terá de estudar bastante a configuração de lataria se for fechada! Com a alteração da estrutura para receber tração dianteira, de cara terá de eliminar o chassi do fusca e fazer uma de estrutura tubular que acredito ser mais leve que as longarinas!!!

mclemos2
03/05/2006, 15:55
quanto a enroscar nos obstáculos! a minha gaiola peca quando é barro muito fundo! justamente por ela ser pesada logo nas primeiras patinadas no barro ela já afunda e o diferencial calça no barro fazendo com que ela imediatamente fique atolada! no seu projeto isso já demora mais pra acontecer! sendo mais leve ela não perde tempo em cima do barro profundo, até porque ela terá mais agilidade! Outra questao voltando aquela idéia que te dei, os diferenciais de omega por exemplo, tem maior vantagem na altura do eixo! pq como vc sabe os diferenciais de jeep sao |--| onde o meio é muito proximo do chão! nos diferenciais de omega, já são |^|. Percebe a vantagem ainda maior?? Bom, estude ai e qualquer coisa terei o maior prazer em colaborar! abraço

mec art
03/05/2006, 18:38
quanto a enroscar nos obstáculos! a minha gaiola peca quando é barro muito fundo! justamente por ela ser pesada logo nas primeiras patinadas no barro ela já afunda e o diferencial calça no barro fazendo com que ela imediatamente fique atolada! no seu projeto isso já demora mais pra acontecer! sendo mais leve ela não perde tempo em cima do barro profundo, até porque ela terá mais agilidade! Outra questao voltando aquela idéia que te dei, os diferenciais de omega por exemplo, tem maior vantagem na altura do eixo! pq como vc sabe os diferenciais de jeep sao |--| onde o meio é muito proximo do chão! nos diferenciais de omega, já são |^|. Percebe a vantagem ainda maior?? Bom, estude ai e qualquer coisa terei o maior prazer em colaborar! abraço :

Jorge_PG
03/05/2006, 19:54
ola galera ainda ñ consegui as fotos da gaiola 4x4 com mecanica VW aqui de PG mas vou conseguir e vou postar pra mostrar pra galera vou postar fotos da minha q é 4x2 mas o chassi é igual imagina ele 4x4 fica bem leve

Jorge_PG
03/05/2006, 19:56
mias uma

mec art
05/05/2006, 16:30
mias uma :concordo:

mec art
05/05/2006, 16:44
QUERO SABER SE A ALAVANCA NÃO ENROSCA E SE A CAIXA DE DIRE.. É DA FIAT, TEM COMO ME ARRUMAR FOTOS DOS DETALHES DA FRENTE DELA, PRINCIPALMENTE DA CAIXA E AS PONTAS ONDE ELA ESTÁ FIXADA, É PARA COMPARAR ONDE VOU COLOCAR A TRANSMIÇÃO SE VAI CABER LEGAL NO LOCAL,,,VOLTANDO NA ALAV. DEVE TER FICADO ÓTIMA A POSIÇÃO DELA PARA ENGATES MAIS RÁPIDOS E A MÃO MAIS PROXIMA DO VOLANTE!!!!! UM CARDÃNZINHO AÍ POR BAIXO VAI FICAR O BIXO :concordo: :concordo: :concordo: VALEU! UM ABRAÇO E AGUARDO RESPOSTA

zoega
05/05/2006, 23:13
Não tem muito a ver, mas falando em 4x4, 2 cambios, etc, tá aí uma saveiro com 3 motores AP turbo (2 na caçamba e 1 na frente)+3 FuelTech. A saveiro puxa nas 4, não sei como o cara fez na traseira, mas reparem no pulo que a saveiro dá na arrancada...

http://sp7.fotologs.net/photo/23/38/64/coolcars/1136840092_f.jpg
http://gti16v.nsol.com.br/magovit/magovittras.jpg
http://gti16v.nsol.com.br/magovit/magovitlat.jpg
http://gti16v.nsol.com.br/magovit/magovitfrt.jpg
http://gti16v.nsol.com.br/magovit/magovit2tras.jpg

Link para o vídeo:
http://www.4shared.com/file/1490449/1a7c188/saveiro3motores.html

[]'s

Jorge_PG
06/05/2006, 20:51
a alavanca ñ posso te dizer se enrosca porque a mimha gaiola ñ ta andando ainda falta o principal o motor quanto a direção a caixa da minha é de uno mas se vc pegar a do palio é mais facil de colocar na gaiola só vc vaiter que fazer uma adaptação nos pivos oa do palio ou uno é mais fino dai vai de vcs ou corta e emenda os do fusca ou faz uma bucha e tem que cortar os bra cinhos onde vai os pivos pra ficar mais rapido o volante nas curvas quanto ao cambio eu usei o varão da direção do fiat para usar as cruzetas devido a altura da alavanca mas da certo que já foi testado eclusive acabei de voltar de um rid que foi realizado aqui em PG e participaram duas gaiolas as duas forom construidas pelo mesmo cara que me passou todas as dicas pra mim fazer a minha só ñ confundam a minha vai ser 4x2 a e as duas que estavam no raid hoje uma é 2x4 e outra é 4x4 vou postar fotos das duas e da prova depois que eu baixar as fotos hoje vou postar fotos dos detalhes da contrução da 4x4

Jorge_PG
06/05/2006, 20:55
da uma olhada

Jorge_PG
06/05/2006, 21:11
A já baixei as fotos do raid esqueci de dizer que fui só como convidado etive em um dos pcs essas são antes da largada essa é 4x2

Jorge_PG
06/05/2006, 21:13
essa é 4x4

Jorge_PG
06/05/2006, 21:17
veja a 4x2 em ação a tava esquecendo essa é de um amigão meu quem ta pilotando é o filho dele pois ele era um dos organizadores do evento

Jorge_PG
06/05/2006, 21:18
ela denovo em outro trecho

Jorge_PG
06/05/2006, 21:21
E pra finalizar olha a cara dos meninos tenho mais fotos

Marcelo A. Marchiodi
07/05/2006, 02:20
Como foi feito nessa parte que assinalei (em vermelho na foto)???
Vi que foi aumentada a distância dos tubos da suspensão, que ela foi reconstruída (aliás, prática comum nos EUA, nas gaiolas de corrida no deserto).
Foi confeccionada uma peça especial pra essa parte? Tem mais fotos em específico dessa parte?
Creio que isso é um dos principais problemas enfrentados por quem tenta esta adaptatação! :concordo:
Ah, essa gaiola é 4x4 integral ou tem que engatar?
O câmbio é de Kombi? Variant 2?

Por último: belas fotos!!! Gostei! :D 8)

Marcelo A. Marchiodi
07/05/2006, 02:23
Iiihh :( ... não apareceu a foto, mas é a parte de onde iria a manga de eixo, e no caso da gaiola da foto foi colocado um sistema pra homocinética! Deu pra entender!?

Jorge_PG
07/05/2006, 17:53
positivo foi feita outra peça onde vai os amortecedores para distanciar os tubos da suspenção a caixa é de kombi diesel agora ta integral sinto ñ tenho mais fotos da suspenção dianteira pois ñ me interessei em fazer aminha gaiola 4x4 pois sei que 4x2 vai onde jeep ñ vai

vou continuar postado mais fotos de gaiola daqui sempre que tiver

gostaria que enviassem mais fotos de gaiolas das cidades de vcs

valeu obrigado

se quiserem ver todas as fotos da minha gaila é só procurar no album do 4x4 Brasil

mec art
13/05/2006, 20:40
positivo foi feita outra peça onde vai os amortecedores para distanciar os tubos da suspenção a caixa é de kombi diesel agora ta integral sinto ñ tenho mais fotos da suspenção dianteira pois ñ me interessei em fazer aminha gaiola 4x4 pois sei que 4x2 vai onde jeep ñ vai

vou continuar postado mais fotos de gaiola daqui sempre que tiver

gostaria que enviassem mais fotos de gaiolas das cidades de vcs

valeu obrigado

se quiserem ver todas as fotos da minha gaila é só procurar no album do 4x4 Brasil :pensativo:

mec art
13/05/2006, 21:20
E AÍ JORGE GOSTEI DAS FOTOS, PORVENTURA ÉSSA GAIOLA 4X4 É DE SUA CIDADE? O QUE O CARA FAZ DA VIDA?E VOCE POR AÍ :?: COMO VAMOS CONSEGUIR MAIS FTOS DESSA 4X4 JÁ PRONTA NO CASO COMO VI NA FOTO!!! PRECISO SABER SOBRE AQUELE PARA BRISAS, LIMPADORES E DETALHES DELA POR DENTRO ONDE ESTÁ FIXADA A TRANSMIÇÃO DIANTEIRA...FOTOS...E CAMBIO TRAZEIRO ONDESAI A TRAÇÃO...FOTOS COMO ELE FEZ A SAÍDA DO CARDÃ :pensativo: E MOTOR VER DETALHES...... SERÁ QUE O CARA TEM EMAIL QUE EU POSSA CONTATAR :roll: A MINHA JÁ ESTÁ EM FASE INICIAL A 2 MESES, O QUE SEU AMIGO FEZ ERA O QUE EU TINHA EM MENTE SÓ FALTAVAM ALGUNS DETALHES QUE FORAM FUNDAMENTAIS TER VISTO NESSA QUE VOCE POSTOU AS FOTOS : :concordo: :concordo: :concordo: ........ A SUSPEÇÃO DIANTEIRA E MANGAS DE EIXO HOMOCINÉTICAS SEMI EIXOS E A CAIXA DE TRAMNSMIÇÃOJÁ DIANTEIRA JÁ ESTÃO QUASE PRONTOS, O CHICOTE DA INJEÇÃO DERIVADO DE UM GOL BOLA 97 MI JÁ FOI DESTRINCHADO E ESTÁ PRONTO...CINTOS DE SEGURANÇA, BANCOS CONCHA, CHAPAS E TUBOS TAMBÉM JÁ ESTÃO A DISPOSIÇÃO SEM FALAR NO KIT TURBO QUE NÃO AGUENTA MAIS FICAR TRANCADO NO MEU QUARTO...E PEDINDO UM AP 2.0 PARA EMPURRAR :pensativo: :pensativo: :pensativo: É MUITA COISA MISTURADA DENTRO DE UM BÓLIDO SÓ, NÃO ACHAM????? : :putz: :putz: :shock: :shock:VALEU JORGE TÔ NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA POSITIVA SUA :concordo: :concordo: :concordo: UM ABRAÇO!!!!!!!!!!!!

Jean Carlo
13/05/2006, 21:26
E aí Jorge

Sou de Ponta Grossa também , e participei deste raid e vi está gaiola , ela é muito bem feita, fiquei bem interessado para fazer uma , apesar de ter uma pick-up 4x4 , foi por este motivo que estou passeando por aqui.
tenho uma foto dela , não mostra muita coisa , mas serve para o pessoal poder ter uma idéia.

Até

mec art
13/05/2006, 23:31
VALEU AMIGO!!!É MAIS UMA PARA APRECIARMOS :concordo:

Jorge_PG
14/05/2006, 00:05
E ai mec vou ter q pedir permição do dono da 4x4 para postar + fotos e pedir pra ele tambem como foi feita as transmição principalmente a saida do cardã da caixa pois só vi depois de pronta a caixa só te digo q a caixa dianteira é a mesma do fusca c/ relação 1x1 caixa de direção de palio o parabrisa cortado e temperado sob medida de 8 mm

asim q conseguir + fotos vou postar Ok

abraços

Jorge_PG
14/05/2006, 00:13
Ai Jean como vai so pra vc saber o cara q fez aquele chassi da 4x4 ta fazendo chassi de gaiola aqui em PG fala c/ ele q vc pega pronto o chassi o cara é gente fina ele q me passou as dicas pra eu fazer a minha só q parei por enquanto q faltou os qsj pra um motorzinho a ar q esteja em bom estado

abraços

mec art
14/05/2006, 09:04
E ai mec vou ter q pedir permição do dono da 4x4 para postar + fotos e pedir pra ele tambem como foi feita as transmição principalmente a saida do cardã da caixa pois só vi depois de pronta a caixa só te digo q a caixa dianteira é a mesma do fusca c/ relação 1x1 caixa de direção de palio o parabrisa cortado e temperado sob medida de 8 mm

asim q conseguir + fotos vou postar Ok

abraçosVALEU CARA! DÁ UMA CHORADA POR MIM :cry: PRA TIRAR MAIS FOTOS DESSES DETALHES QUE TE PESSO.....AÍ VAI ALGUMAS DE MINHAS FOTOS DA JÁ INICIADA DOR DE CABEÇA :putz: :putz: :putz:

Jorge_PG
14/05/2006, 11:00
da uma olhada nos detalhes dos amortecedores acho q vc vai ter q mudar a tua

mec art
14/05/2006, 17:47
da uma olhada nos detalhes dos amortecedores acho q vc vai ter q mudar a tua TÔ LIGADO!!! SERÁ QUE VOCE CONCEGUE UMA SÓ QUE AO CONTRÁRIO DE TRAZ PARA FRENTE PARA EU VER ONDE O AMORTECEDOR ESTÁ FIXADO E COMO FOI FEITO A SAÍDA PARA A BARRA DE DIREÇÃO :pensativo:COMO PODE VER O MEU TÁ FEITO SÓ FALTA UNS AJUSTES(QUEM SABE FAZ AO VIVO :dance: :dance: :dance:

Jorge_PG
14/05/2006, 21:31
Ola ai vai dar pra vc ver como é feito o suporte do amortecedor e a caixa dianteira ainda está sem a saida para a barra de direção mas foi soldada na parte superior do eixo proximo ao pivo a eu tava lidando na minha e vou ter q diminuir esta saida em 4 cm para o volante ficar mais rapido ta dando muitas voltas dai vai ficar muito cansativo para trilha e outra coisa ta mais leve doque da minha van q é hidraulica ai vc vai ter q ter cuidado pra acertar esse detalhe se vc por a caixa de direção do palio mas fica muito legal

Jorge_PG
14/05/2006, 21:38
Veja essa tambem :dance:

Jorge_PG
14/05/2006, 21:43
Diz pra mim qual caixa de direção vc vai usar :?: qual amortecedor traseiro :pensativo: qual radiador :|

Jorge_PG
14/05/2006, 21:53
To perguntando porque vou ajudar meu primo a instalar no ShereK uma caixa de direção do uno já ta comprada só falta botar pra funcionar ai vai a foto dele :palmas:

Jorge_PG
14/05/2006, 21:55
Desculpa a falta da foto :oops:

mec art
15/05/2006, 01:24
NÃO SEI AINDA QUANTO AO AMORTECEDOR SERÁ QUE SE POR O ORIGINAL FICA MUITO RUIM??? :pensativo: QUANTO A CAIXA DE DIREÇÃO ESTOU IDECISO QUANTO A DO MONZA ESSA DO PALIO QUE FICOU DEZ NA 4X4 DO SEU AMIGO AÍ OU O QUE APARECER DE NOVIDADE :!: :!: :!: A DA FOTO É DE FIORINO 87 TÁ ZOADA UM BOCADO MAS SERVE TAMBÉM!!!!AHHHHH PELO QUE VI VOCE TODO ARQUIVO DE FOTOS DO CARA PODERIA MANDAR NO MEU EMAIL QUE NINGUÉM MAIS VAI VER :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: O QUE ME DIZ.............GOSTOU DAS MINHAS MENINAS!!!! AS DA FOTO ANTERIOR!!!VOCÊ PRECISA VER ELAS SOPRANDO>>>>É O BICHO :dance: :dance: :dance: :shock: :shock: :shock:

mec art
15/05/2006, 01:30
APROVEITANDO!!!!!! COMPREI UMA CAMISETA DO SITE 4X4 E TÁ PAGO DESDE A SEMANA PASSADA E ATÉ AGORA NADA SERÁ QUE É POR ESTAR LONGE O MOTIVO DA DEMORA.....ALGUEM PODE RESPONDER ESSA PARA EU!!!!! :pensativo: :pensativo: :pensativo: ESTOU EM SOCORRO INTERIOR DE SÃO PAULO PROXIMO DE MINAS G. ................OBRIGADO, :!: :!: :!:

NeRo
17/05/2006, 07:20
APROVEITANDO!!!!!! COMPREI UMA CAMISETA DO SITE 4X4 E TÁ PAGO DESDE A SEMANA PASSADA E ATÉ AGORA NADA SERÁ QUE É POR ESTAR LONGE O MOTIVO DA DEMORA.....ALGUEM PODE RESPONDER ESSA PARA EU!!!!! :pensativo: :pensativo: :pensativo: ESTOU EM SOCORRO INTERIOR DE SÃO PAULO PROXIMO DE MINAS G. ................OBRIGADO, :!: :!: :!:
Você tem que enviar uma mensagem para o Gustavo, que é o chefão. :D
Mande uma MP e um email para ele com o número do pedido... o perfil dele é esse aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=2
E na área de suporte existem tópicos onde você pode reclamar desses atrasos. :mrgreen:
Abraços

mec art
19/05/2006, 19:51
Valeu! :concordo:

rodrigo_sic
26/05/2006, 12:23
só um pouco maior que esses!

Tem a mecânica e fotos dele no site:

www.fera4x4.tk

Falow

Wasp 16
21/07/2006, 16:49
Gostaria de saber quem faz essas adaptações para saber se é possivel instalar este sistema de transmissão na minha gaiola.

Marcelo A. Marchiodi
12/09/2006, 16:27
E aí, ninguém mais falou em gaiola 4x4, e os que estavam querendo fazer, alguma novidade???

mec art
05/10/2006, 00:32
fica frio rapaziada que a minha depois de uns meses de espera já sail do papel e está no estaleiro!!!!!!vou ver se tiro umas fotos pra galera ver o trabalho que está me dando .....o que para eu é um prazer!!!!!!!!!!!um abraço a todos@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Marcelo A. Marchiodi
05/10/2006, 11:46
fica frio rapaziada que a minha depois de uns meses de espera já sail do papel e está no estaleiro!!!!!!vou ver se tiro umas fotos pra galera ver o trabalho que está me dando .....o que para eu é um prazer!!!!!!!!!!!um abraço a todos@@@@@@@@@@@@@@@@@@@


Opa, aguardaremos ansiosos!!!
Eu tô com um câmbio aqui também e ainda estou na fase de projeto (pensando na saída dele para o diferencial dianteiro), vamos ver.
Valeu, abraço!

Jorge_PG
05/10/2006, 19:30
Olá mec quanto tempo como tá tua gaiola me diz.
O rapaz da gaiola 4x4 daqui teve muitos problemas por aqui a gaiola dele ta c/ tração permanete agora e mudou a suspenção trazeira tambem agora tá c/ torre a outra só quebra dai ele mudou por isso cuidado c/ a tua OK
A minha eu pintei hoje ta ficando joia.
Abraços te +

mec art
08/10/2006, 10:15
Fala meu camarada!!!!! Me diz com detalhes quais quebras e problemas deram na do nosso amigo 4x4....??? a minha será com torre na trazeira pois estou usando a trazeira de kombi deesel ...por ela possuir barras muito duras ficaria com pouca ação a suspa trzeira então eliminei as barras e estou adicionando torres dianteiras do gol bola, quando tirar ela do gabarito vou ver como reage com o peso todo em cima na trazeira, daí definiremos qual mola usar....no caso da tração estou pensando em colocar uma caixa de transmição lubrificada entre a frente e a trazeira para facilitar o engate, me diz foi aí que ele teve problemas ou quebrou na emenda do pinhão....estou colocando freio a disco nas quatro com servo freio e acionamenta da embreagem hidraulico....pedaleiras da fiat strada, acabei de montar essa parte esta semana!!!!! UM ABRAÇO E VEJA PRA EU A RESPEITO DAS QUEBRAS DO NOSSO AMIGO!!!!!! SE ELE TIVER ME PASSA O ENDEREÇO DE EMAIL PARA NOS CORRESPONDERMOS SE POSSÍVEL FALOU!!!!!!!!!!!!!!

mec art
12/10/2006, 20:34
Fala meu camarada!!!!! Me diz com detalhes quais quebras e problemas deram na do nosso amigo 4x4....??? a minha será com torre na trazeira pois estou usando a trazeira de kombi deesel ...por ela possuir barras muito duras ficaria com pouca ação a suspa trzeira então eliminei as barras e estou adicionando torres dianteiras do gol bola, quando tirar ela do gabarito vou ver como reage com o peso todo em cima na trazeira, daí definiremos qual mola usar....no caso da tração estou pensando em colocar uma caixa de transmição lubrificada entre a frente e a trazeira para facilitar o engate, me diz foi aí que ele teve problemas ou quebrou na emenda do pinhão....estou colocando freio a disco nas quatro com servo freio e acionamenta da embreagem hidraulico....pedaleiras da fiat strada, acabei de montar essa parte esta semana!!!!! UM ABRAÇO E VEJA PRA EU A RESPEITO DAS QUEBRAS DO NOSSO AMIGO!!!!!! SE ELE TIVER ME PASSA O ENDEREÇO DE EMAIL PARA NOS CORRESPONDERMOS SE POSSÍVEL FALOU!!!!!!!!!!!!!!4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X444 4444

Jorge_PG
12/10/2006, 22:09
Olá mec ainda ñ consegui encontrar o camaradinha da 4x4 pra te passar o email dele assim q conseguir te passo legal as fotos da tua gaiola diz pra mim vc tem msn me passa
da uma olhada nas fotos da minha no + 1 sonho realizado

mec art
14/10/2006, 01:18
Olá mec ainda ñ consegui encontrar o camaradinha da 4x4 pra te passar o email dele assim q conseguir te passo legal as fotos da tua gaiola diz pra mim vc tem msn me passa
da uma olhada nas fotos da minha no + 1 sonho realizado

beleza agora estarei periodicamente ligado no forum pelo menos 3 vezes por semana para deixarmos as fofocas e os projetos em dia....anota aí é ..mecart@hotmail.com....e a propósito o seu msn já está anotado aqui mas só fica off.......um abraço!!!!!!!!e as fotos que postei é dessa semana hoje e amnhã [sexta e sábado] estarei cuidando dos detalhes da tração, diferencial , pinhões, acoplamentos e etc... é tanta coisa que dá até para se perder!!!!!!!!!!!!!!!4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4xx4x4x 4x4x4x4x4x4x4x4x4xx44x4444

mec art
14/10/2006, 01:40
4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4444444

faltaram mais essas!!!!!

Jorge_PG
14/10/2006, 21:43
Olá o teu msn tambem está em off mas assim mesmo me diz vc mudou a suspenção dianteira na foto ñ dá pra ver direito vc ta usando a do fusca dai tem q distanciar os tubos porque ñ tem espaço pras homosineticas o chassi tá legal se quiser te mando no email fotos detalhadas de chassi feito por aqui só me passa teu email o meu é jzdepski@interponta.com.br fica a vontade pra usar.

mec art
15/10/2006, 16:55
fica frio jorg.....quando cheguei nesta parte que foi exatamente esta semana....reparei que tinha diferença de bitola entre os dois sistemas.....daí como um bom torneiro que se presa eu dei um jeitinho nos eixos.... mas a suspa dianteira é do fusca sim....outro detalhe são os amortecedores dianteiros aquelo ponto onde o seu amigo fez a fixação no braço pode ocasionar o saque de um dos pivos no momento que a suspa descer forssando para baixo....achei um jeito de colocar ele no mesmo ponto mas sendo nescessário uma adptação como se não tivesse nenhuma !!!!nessa coisa....a tração dianteira ficou pronta esta semana, é só espetar o cardã e sair, agora começo a definir a trazeira e a caixa de transmição (engate) da tração que para quando quiser forçar um pouco sem tração terei opção!!!!e do resto estou elaborando aos poucos, valeu !!!!!!!!! ah jorge me passa o tlfne para facilitar o contato e agiliza o email do cara da 4x4>>>>um abraço a todos4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4 x4x4x4x4x4x4x4xx4

Jorge_PG
15/10/2006, 19:35
Pode dexa essa semana eu consigo é q ele lidava c/ madeira por aqui e acoisa da exportação fico preta e soube q ele tava meio parando e tava meio sumido acho q arrumando outro trampo ta legal assim q conseguir te passo.

Marcelo A. Marchiodi
16/10/2006, 11:07
fica frio jorg.....quando cheguei nesta parte que foi exatamente esta semana....reparei que tinha diferença de bitola entre os dois sistemas.....daí como um bom torneiro que se presa eu dei um jeitinho nos eixos.... mas a suspa dianteira é do fusca sim....outro detalhe são os amortecedores dianteiros aquelo ponto onde o seu amigo fez a fixação no braço pode ocasionar o saque de um dos pivos no momento que a suspa descer forssando para baixo....achei um jeito de colocar ele no mesmo ponto mas sendo nescessário uma adptação como se não tivesse nenhuma !!!!nessa coisa....a tração dianteira ficou pronta esta semana, é só espetar o cardã e sair, agora começo a definir a trazeira e a caixa de transmição (engate) da tração que para quando quiser forçar um pouco sem tração terei opção!!!!e do resto estou elaborando aos poucos, valeu !!!!!!!!! ah jorge me passa o tlfne para facilitar o contato e agiliza o email do cara da 4x4>>>>um abraço a todos4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4 x4x4x4x4x4x4x4xx4

Opa, companheiro Mecart, então logo teremos fotos da sua gaiola 4x4 em ação???
Você fez mesmo o sistema de tração engatável?

tulio tamanini
17/10/2006, 22:10
mirim sou de brasilia, eu me lembro de um carro da gurgel ,que usava dois cambios de fusca ligados pelos eixos secundarios (sem ser pelo eixo piloto) e era um carro parecido com uma rural.......

tulio tamanini
20/10/2006, 20:45
Já construi 4 tipos de gaiola. Todas 4x2. Agora vou fazer uma 4x4 com dois combios de fusca. Vamos ver o que que vai dar

flobo
21/10/2006, 10:20
mirim sou de brasilia, eu me lembro de um carro da gurgel ,que usava dois cambios de fusca ligados pelos eixos secundarios (sem ser pelo eixo piloto) e era um carro parecido com uma rural.......
GURGEL CARAJÁS.

mec art
26/10/2006, 00:38
é mas este modelo que voces se referem não é 4x4 e sim 4x2 ..... pois o motor fica nas frente e o canbio na trazeira...........e quando estiver rodando respondendo as anteriores vai ter fotos sim ....é mais do que obrigação é dever....mas quaaaaaannnndo eu acabar!!!!!valeu!!! ah! eh vai ter caixa de engate sim ainda estou estudando como farei para engatar e desngtr apertando apenas um botão....está facil preciso apenas encontrar o solenóide responssável pelo serviço........BELEZA PESSOAL!!!!!!!!!!!!!!!

alex reijers
01/11/2006, 17:48
alguem tem alguma foto para eu ver como é feita a saida do pião pra fora da caixa?ou me descreve como se faz isso ?
obrigado

mec art
02/11/2006, 01:38
vai precisar de uma boa emenda feita por um bom torneiro de plantão.,.,.dai o resto é simples4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4xxx4444

alex reijers
02/11/2006, 17:20
tem como fazer o tração da frente sem tirar o chassi do fusca? mostra uma foto de um cambio com a saida para o 4x4
obrigado.
abraços

mec art
05/11/2006, 15:07
fotos representam 1% quando não se tem noção do que se quer realmente....mas se usada por aquele que tem segundas intenções $$$$$$$$$$ .... é um perigo,voce sabe direitos de patente.... me perdoe.... mas como fui ajudado estou disposto a ajudar também.....valeu!!!! para começar a primeira dificuldade de se adptar uma tração dianteira em um fusca está na cangaia ou cabeçote...parte de fixação da suspa diant... do mesmo ..já entrei dentro de um baja que possuía tração 4x4 e no mesmo esquema que estou montando ..cambio de kombi deesel turbo mas carburado e não injetado como estou montando...só que o baja era praticamente uma gaiola estrutura 100% tubular mas com roupa de fusca baja...só que na époica não tinha enteresse em montar uma coisa dessas..então não guardei tantos detalhes...hoje 4 anos depois estou montando o que havia visto naquela ocasião, e com a juda do jorge de pg paraná que me conseguil alguns detalhes de uma traçada que foi feita por lá...mas este detalhe que voce quer eu também queria mas não era visivél em foto alguma....como diz a frase de uma resposta minha anterior ...como um bom torneiro vi que era hora de começar agir e pnsar um pouco....hoje 30 dias depois digo a voce que o esforço foi 100% compensado ficou 10....não tenho fots ainda mas vou providenciar em breve....acho que mais uns 5 meses ela fica pronta já fazem 6 desde que fiz o gabarito para montá la em cima....como gosto de detalhes perco muito tempo criando os. mas tudo para chegar no meu gosto . por isso estou fazendo senão comprava pronta... um abraço

Jorge_PG
05/11/2006, 17:57
Olá Mec a respeito da caixa a saida para o cardã da trção dianteira tem de fazer sair do eixo piloto da caixa com entalhe na ponta para o cardã e se tiver alguem interesado fiquei sabendo q a gaiola 4x4 está a venda ñ sei o $$$ mas c tiver alguem interesado posso ir atrás
te procurei no MSN e nada do Mec abraços.

mec art
05/11/2006, 23:22
beleza jorge nosso amigo de holambra está interessado em alguns detalhes...no que diz respeito a saída , tá tudo em cima ajustado e pronto para o pega ....agora estou cuidando dos detalhes do coxim do cambio que comecei sexta feira e quero ver se termino até terça...e que fique bom!!! já dando entrada no suporte do atuador da embreagem no cambio...que farei amanhã(segunda). Veja quanto o cara pede na dele, e porque esse desânimo assim tão derrepente....sérá por ploblemas demasiados...ouuuu!! $$$$..um abraço!!!!!!!!!!!

Marcelo A. Marchiodi
06/11/2006, 11:53
fotos representam 1% quando não se tem noção do que se quer realmente....mas se usada por aquele que tem segundas intenções $$$$$$$$$$ .... é um perigo,voce sabe direitos de patente.... me perdoe.... mas como fui ajudado estou disposto a ajudar também.....valeu!!!!

Bom, se for por causa de patente então quem estiver fazendo um Fusca/baja/gaiola/buggy 4x4 ou qualquer outro carro que tenha motor a ar tem que se acertar com a Volkswagen, afinal foi ela que inventou o sistema, na Segunda Guerra Mundial!!!

O que é de se estranhar é o porque uma coisa tão eficiente como um VW 4x4 nunca foi produzido em série, todos os veículos com essa mecânica que foram feitos como protótipo, desde o Fusca Type 87 e Schwimmwagen durante a guerra, passando por uma Kombi alemã nos anos 70, até o Jeg e Kombi Dacunha no Brasil (entre outros carros) mostraram um desempenho excelente, além do custo não muito alto pra ser executado.
Muito estranho...:pensativo:

Jorge_PG
06/11/2006, 20:28
Ok Mec me diz vc tá montando a tua com o tunel original pelo q vi nas fotos... aminha ñ tem coxim é suporte direto sem coxim...positivo por problemas é q ñ sabe fazer ai tem q mandar fazer tudo dai desanima qualquer 1 ñ é mole to com vontade de pegar pra fazer pra ver no q dá

alex reijers
09/11/2006, 23:39
Obrigado pela ajuda pessoal se vcs precisarem de algo vou ver no que posso lhes ajudar, aquela gaiola tracionada está a venda no site do mercadolivre é só entrar e digitar "gaiola 4x4"ai aparece ela, ta custando uns 18000 reais ok
valeu galera
abraços

mec art
13/11/2006, 00:18
marcelo adorei essas fotos que voce postou ai para nos esse exemplar esteve na exposição de carros anntigos de aguas de lindoia....que por sinal esta a 20 kms de minha cidade e eu estava la...ví ao vivo e a cores mas não esses detalhes de uma das fotos....e quando me refiro a uma patente quero me direcionar a detalhes exclusivos criados´por minha pessoa .....coisas que não vi em outro lugar entende....minha forma de adptar , avolks fez ...nós refazemos da mesma forma mas com detalhes diferentes....me entende!!!! um abraço!!!!!!!!!!

mec art
13/11/2006, 00:33
Ok Mec me diz vc tá montando a tua com o tunel original pelo q vi nas fotos... aminha ñ tem coxim é suporte direto sem coxim...positivo por problemas é q ñ sabe fazer ai tem q mandar fazer tudo dai desanima qualquer 1 ñ é mole to com vontade de pegar pra fazer pra ver no q dá

jorjão.....salve salve...entendo que voce tenha deixado sem coxim o seu cambio ..... mas por motivos mais fortes perdi uma semana a mais e finalizei o meu supote de canbio com coxins de cxambio de gol ficou modestia a parte um chu chu 10 100 1000...sei lá o que dizer!!!!!!!!!!e respondendo sua outra dúvida estou usando suspenção traseira de kombi deesel, e fiz o chassi tubular por isso que respondi para o marcelo que quando falamos de direitos é por que somos capases de criar também, e torna-lo funcional...te mando fotos do magnifico suporte assim que tiver...ficou travado e com borrachas para amortecer vibrações do motor......e a propósito se vil o cara quer 18000,00 lascas na menina ......isso me deixa muito feliz desjo que venda o quanto antes assim terei certeza que aminha sai também em um futuro próximo, um abraço JORGE....FICA COM DEUS......4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4XXXX

alex reijers
16/11/2006, 14:19
ei pessoal vcs podem me responder se é o eixo de baixo ou o de cima(olhem na foto)

abraço alex reijers:concordo:

Guilherme D
16/11/2006, 15:57
Venho acompanhando o tópico desde o começo, mas não entendi uma coisa...se vocês puderem me tirar essa dúvida ficarei mto grato :concordo: ...

Como é feita a transmissão para o diferencial dianteiro??

abraços...

Marcelo A. Marchiodi
16/11/2006, 19:53
Respondendo ao Alex e ao Guidagnoni:

O eixo secundário do câmbio (eixo de baixa na foto da resposta anterior) deve ser alongado, nele se conecta uma caixa de engate e desengate ou se faz a ligação direta com eixo cardã (neste caso 4x4 integral) até uma outra caixa dianteira (um outro câmbio VW, talvez do Gol BX, tomando o cuidado com a relação de diferencial, devem ser iguais, a traseira e a dianteira), e daí para as rodas!

Simples!

mec art
18/11/2006, 01:09
Respondendo ao Alex e ao Guidagnoni:

O eixo secundário do câmbio (eixo de baixa na foto da resposta anterior) deve ser alongado, nele se conecta uma caixa de engate e desengate ou se faz a ligação direta com eixo cardã (neste caso 4x4 integral) até uma outra caixa dianteira (um outro câmbio VW, talvez do Gol BX, tomando o cuidado com a relação de diferencial, devem ser iguais, a traseira e a dianteira), e daí para as rodas!

Simples!

falou e dsse!!!!!!!!! ñ vou nem completar nada tá certa a resposta !!!!!!!!! premio pra ele!!!!!

mec art
18/11/2006, 01:14
uma dúvida..... a proposito como voce se tornou senior é pelo numero de mensagens????

lleojp
18/11/2006, 20:16
Se for para fazer uma gaiola 4 x 4, imagino q compensa investir num jeep, pois imagino q fica reduzida demais, ou então estora tudo. Me falem a respeito disso, tenho curiosidade.

alex reijers
19/11/2006, 22:26
ai pessoal achei mais uma gaiola 4x4, entram no site do mercado livre, entrem no link carros motos e outros,outros carros, gaiola, e vão olhando os titulos até acharem "gaiola ap2.0 4x4" não tem foto na chamada da venda mais depois tem,
valeu?
xau
:concordo:

alex reijers
19/11/2006, 22:31
a solda para alongar a saida do diferencial não pode comprometer a rosca da porca não e msmo, ou vcs travam o sistema se outra forma?:pensativo:

desculpa se eu estou perguntando demais

é que eu estou intereçado em fazer na minha

abraço:concordo:

Marcelo A. Marchiodi
20/11/2006, 00:49
uma dúvida..... a proposito como voce se tornou senior é pelo numero de mensagens????

Porque essa pergunta? Eu disse alguma coisa errada?
Se foi pela parte onde eu escrevi "simples", escrevi isso por ironia só, na verdade não há nada simples, é uma alteração cheia de complicações e pode não funcionar corretamente (quebras por exemplo), perdão se fui mal interpretado, não quiz parecer melhor do que ninguém, que fique claro!
Ok!?

Respondendo à sua pergunta, a única maneira de se tornar senior, master, seja lá qual for essa graduação é pelo número de respostas sim, mas isso não quer dizer nada, eu estou no fórum desde dezembro de 2003, aprendi muita coisa aqui mas nada que me torne um mestre! O que eu faço e gosto de fazer é pesquisar muito antes de fazer alguma coisa, algo tipo: meça duas vezes, faça uma só! Beleza!
E só agora estou começando a fazer o meu projeto de 4x4 no meu Gurgel.

Marcelo A. Marchiodi
20/11/2006, 01:01
a solda para alongar a saida do diferencial não pode comprometer a rosca da porca não e msmo, ou vcs travam o sistema se outra forma?:pensativo:

desculpa se eu estou perguntando demais

é que eu estou intereçado em fazer na minha

abraço:concordo:

Correto Alex, a solda não deve comprometer a rosca, pelo menos eu não conheço outra forma de fixar o conjunto.
Na foto abaixo que é de um eixo secundário do câmbio da Kombi Cliper, ele pode ser cortado na parte onde não há superfície retificada (a parte mais escura) e soldada outra parte ali, nessa nova parte vai ser reproduzida exatamente as partes que existiam antes, inclusive com retifica, rosca, rasgos de chaveta e tratamento térmico mais a parte que será alongada que terá um entalhe onde daí pra frente se faz o resto do sistema, cardã, etc.
Eu me lembrei de algo que poderia ajudar na parte de engate e desengate da tração: uma PTO (tomada de força) do caminhão Mercedes, não sei exatamente de qual modelo é mas já vi uma em mãos e ela seria perfeita, é bem robusta e relativamente fácil de achar, até usada. Mas tem um problema: o tamanho da entrada dela (o entalhe) é maior que o entalhe que seria feito na ponta alongada do eixo secundário, entende, tipo o eixo do câmbio tem 20 mm de diâm. e a entrada da PTO do Mercedes tem uns 30 mm de diâm. ... e aí, como solucionar esse problema!?

alex reijers
24/11/2006, 13:46
desculpem a insistencia mas ninguem tem uma foto da tomada de força saindo do cambio trazeiro?
e ai galera vc são mt gente boa veleu msmo pelo que vcs já me passaram de informações.:palmas:

sem vcs eu ia :parede:
abraço valeu:concordo:

mec art
29/11/2006, 01:11
Alex!!! ainda não irei fotos da parte que voce deseja ver e que eu queria ver tambem quando comecei a montar a minha..... como não vi nenhuma tive de ser criativo e resolver .... ficou modestia a parte muito bom o serviço eu acho mas so quando botar para andar e que teremos certeza do feito..... tudo o que o nosso amigo marcelo disse esta correto!!!!! tive de emendar o eixo e manter a rosca para a fixação do piloto dentro do cambio que eu mesmo montei bem crivadinho e gabaritado!!!! depois de soldado a ponta tem de fazer uma flange na tampa para acomodar um retentor em virtude do oleo ñ vazar daí para frente cardã e outra caixa na frente com a mesma relação de coroa e pinhão....de preferencia a da kombi que é a mais curta da familia 7:36.... daí só acelerar!!!!!!!! já montou a suspenção dianteira????????? um abraço a todos fiquem com deus e que tudo de certo para nós todos............4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x44444444

mec art
29/11/2006, 01:48
Se for para fazer uma gaiola 4 x 4, imagino q compensa investir num jeep, pois imagino q fica reduzida demais, ou então estora tudo. Me falem a respeito disso, tenho curiosidade.

AÍ BELEZA ..naõ sei se conseguirei transmitir o que penso e tenho pensado quando decidi que!!!!!!!!!!! ser diferente uns do outros não é apenas de fisionomia mas sim de tudo que nos faz diferentes...não só voce mas outros aqui em minha cidade questionaram !!! e até mesmo disseram que não daria certo.... e como fica isso ......é mais fácil dizer que ñ dá certo do quie dizer ...vil! não entendo muita coisa mas se eu puder ajudar em algo sem que eu te atrapalhe se ñ se importar!!!!!!......isso eu te garanto que ñ ouvi.... mas tenho varios amigos que acreditam e apoiam a minha iniciativa , por que por mais que possa quebrar ,.... pode dar certo tambem, me entende ???? e não pode ser jeep tem que ser uma gaiola...e por que uma gaiola ....por que eu fiz do principio do gosto que eu achava que teria de ser boa ou ruim com quebras ou sem...claro que sem é muito melhor!!!!!! voce não imagina a motivaçãO QUE tenho quando alguem olha para aquele monte cano soldado e diz tomara que voce faça muitas depois dessa......só que infelismente existem pessoas que não colaboram , motivo este que os leva a sempre ficarem na lanterna......não são palavras para a sua pessoa pois não te conheço pessoalmente, são sim para aqueles que sabem que se enquadram neste contexto....um abraço e fique com DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Jorge_PG
29/11/2006, 17:26
Ai Mec gostei do q vc escreveu vc tem toda razão ñ tem ninguem pra apoiar um projeto da gente mas quando a coisa ta andando ai ficam babando em cima bem doido pra esperimentar é verdade ou ñ é, e ñ sei porque jipeiro ñ gosta de gaiola pelo menos por aqui é assim.

andre veiga
29/11/2006, 21:03
Oi pessoal

Estou acompanhando este tópico desde o início, não postei nada por não "saber" nada...
Mas é lovável quel alguns tenham iniciativa e VONTADE, não é para todo mundo e alguns acabam ficando na inveja, despeito, e por vezes torcendo para dar errado, como é um caso que aconteceu comigo.

Que gaioleiro nunca pensou em 4x4? uma gaiola tem muita mais agilidade é muito + prazer que um jipe numa trilha, as vezes devido ao excesso de lama ou em situações especificas ficamos no lugar por não ter 4x4, mas na maioria das vezes simplesmente passamos onde um jipe... e... se arrasta...

Fazer trilha de gaiola é o mais perto que se pode chegar de uma moto, é Tsão e adrenalina pura!!

Estou falando isso sendo ex treieiro (16 anos, muitos tombos, varias motos e inúmeras trilhas),atual jipeiro e gaioleiro, de trilha posso dizer que conheço quase tudo, e penso que uma gaiola 4x4 deve ser o melhor dos 2 mundos...

Mec, te desejo todo o sucesso nessa empreitada, e se eu puder um dia compro uma gaiola 4x4, vc vai patentear? hehe

abraços
André

Delmar
30/11/2006, 22:22
Olá gente! Desculpe o jeito...

O assunto me interessa. Estou terminando a construção de minha gaiola que, na primeira fase, é 4x2 mas será 4x4 A$$im que po$$ível...

Antes de começar a construção analisei "todas" as opções possíveis e viáveis conforme o numerário disponível...

Chassis tubular p/ 1 pessoa - não usei chassis VW.
Motor e caixa do Gol BX (pra quem não sabe é o Gol com motor de fusca! :rolleyes:
Suspenção dianteira - Fusca mola de torção. (será subst. no futuro)
Suspenção traseira - Bandeja e torre DIANTEIRA completa do Gol GII.
Posição do motor - Central.

A grande sacada está na utilização da suspenção dianteira do Gol na frente e atras da Gaiola, Por quê: primeiramente o custo, depois peças de reposição e freios à disco...(Vou anexar fotos amanhã!)

Coloquei um esquema em PDF que fiz para projetar a estrutura da Gaiola...

Na sequencia coloco mais informações!!! (A patroa tá brigando comigo!)

mec art
03/12/2006, 17:08
OBRIGADO A TODOS!!!!!!!! pelo apoio dado ao jorge um forte abraço que nos acompanha desde o começo e aos demais que indiretamente nos apóia e torcem para que tudo dê certo.......UM ABRAÇO!!!!!!!!!4X4X4X4X4X4X4X4X44444.

Delmar
05/12/2006, 09:53
Conforme eu prometi aqui estão as fotos da minha Gaiola...

Este fim de semana vou pintar a dita cuja... Tá precisando!

A quem interessar possa estou atualizando o projeto da Gaiola em Solid Works 2005... 3D e part list.

Delmar
05/12/2006, 09:56
Mais fotos...

Marcelo A. Marchiodi
06/12/2006, 08:15
Vou dar um toque, tem um tópico no fórum do The Samba.com que está falando sobre esta adaptação também, no caso está com o título "4wd bug".
Acho interessante acompanhar pra ver como eles (os gringos) vão fazer essa adaptação, tenho acompanhado o tópico há alguns dias e ele tem desenvolvido bem, já está com 3 páginas, e o pessoal está só nas idéias ainda, vamos ver se sai alguma coisa boa de lá!
Apesar de lá eles terem relativamente mais opções acabam batendo nos mesmos problemas que nós aqui, no final acabam tendo que construir muita coisa, não dá pra pegar algo pronto e simplesmente colocar.

Aqui vai: http://www.thesamba.com/vw/forum/viewtopic.php?t=202692&postdays=0&postorder=asc&start=0

louco.das.pistas
06/12/2006, 09:09
ei galera comprei uma gaiola por $500 e ai ta no preço??????
é uma gaiola de kart-cross da para montar um 4x4?????
quem poder me responder
vlww

Delmar
06/12/2006, 20:20
Louco...

Se voce observar as fotos da minha gaiola verá que tem uma parte com pintura na cor vermelha... Este é o que restou de um Kart-Cross que encontrei em Pinhais-PR. O que fiz foi o seguinte:

- Removi toda a parte traseira onde ficava o motor de DT-180.
- Removi as balanças dianteiras.
- Confeccionei 4 abraçadeiras para a suspenção dianteira VW.
- Refiz toda a estrutra traseira para colocar o motor em posição central.

Minha conclusão: Deveria ter começado do zero! Não sobrou nada do Kart-cross...

Uma sugestão: Põe um motor de CB-400 e pode enfiar na trilha, se enroscar continua leve o suficiente para voce sozinho desatolar! (o que não recomendo...)

Põe umas fotos pra gente ver...

Delmar
06/12/2006, 20:21
Esclarecendo:
- O que eu não recomendo é fazer trilha sozinho...

patoloco
12/12/2006, 01:23
gente acho q ta + facil partirem de uma estrutura tubular com outra base:stop: ,talves eixos rigidos facilite o trabalho:dance: ,possuo jeep mas estou interessado em montar uma estrutura tubular para eles parecido com estas das fotos, salvo restricoes de motorizacao:cry: ,acho que o caminho trilhado por vcs e interessante,:concordo: :concordo: :concordo: mas despendioso,a mecanica wolks nao oferece recursos validos e acaba tomando muito tempo,para acertos e erros que custam caro que tal comecarem a estudar outro tipo de transferencias ,talves seja mais proveitoso no final,e principalmente + barato.:pensativo:

Marcelo A. Marchiodi
12/12/2006, 10:05
Patoloco,

Se fizermos de eixo rígido aí perde 90% da graça entende! hehe
O legal é fazer na mecânica VW mesmo, é complexo e dispendioso sim mas aí é que tá o charme do negócio! Sem falar que é uma mecânica leve.
Não entendo porque você diz que a mecânica VW não oferece recursos válidos e que leva tempo para acertos... eu sempre cito como exemplo os americanos que inventaram o conceito (claro, depois dos alemães na Seg. Guerra) de usar um VW para off-road, pois viram nele o carro perfeito pra correr nos desertos!
E a partir disso, em mais de 30 anos de desenvolvimento chegaram no nível que estão hoje, o que eles usam em mecânica é basicamente o câmbio VW mas muito reforçado, feito por empresas independentes, que só trabalham com competições. Sem falar no conceito de motor traseiro, tração traseira e tal, conjunto idêntico ao do velho Fusca. Dá uma olhada aqui http://www.desertrides.com/
Olha a foto que coloquei, um carro desse é o resultado desses anos de desenvolvimento!

Por isso que quem tenta fazer uma gaiola 4x4 hoje deve ser firme no propósito e fazer mesmo, pois tudo tem um começo, pode até ficar um lixo, mas já é um começo, um dia pode acabar como um desse da foto!

patoloco
13/12/2006, 01:59
:stop: perai marcelo sei que pode parecer estranho,mas fazer fusca correr no desrtyo é facil,o problema esta em faze-los subir trechos escorregadios sem traçao dianteira !!!!!!!é muito complicado e caro e demorado e complicado e caro e.......assim.....:parede: perdemos muitas noites de sono pensando , mas e se eu fizer assim ou fizer assado.....entende?????aq em terras brazucas quem tem criatividade pra criar algo que pode dar certo e sempre questionado antes, a desestir, e nao tem apoio as vzs nem dos amigos!!!!!!:( que acham que esta ç jogando muito tempo fora com ideias malucas.....sendo + facil comprar um jeep pronto !!!!!!tambem acredito que ç conseguissemos uma estrutura leve,robusta e com traçao seria um otimo brinquedo. Aq na oficina tenho um projeto engavetado de uma super gaiola 4x4 (tubulaçao toda de cromo-molibdenio)um aço muito resistente e leve, motorizaçao de vectra 2.2 injetado, cambio automatico de 5 vel. discos ventilados nas 4,TRAÇAO 4X4 permanente atraves de dois diferenciais de jeep 51 ,cortados e instalados homocineticas apos o bojo central, em cima de suspensoes independentes com balanças parecidas com as do carro da sua foto,algo copiado da suspensao do omega ....entende....so que mesmo tendo condiçoes tecnicas,estruturais e financeiras para faze-la......nao sobra tempo.pois sempre estou levando o meu (JEEP WYLLIS)pra passear,para desestressar dos problemas da oficina,:cool: mas çe algum cliente, me pedir pra executar tal projeto ,ai sim,pois estaremos ganhando para isto, e ç algo der errado sera o tempo do cliente que estara sendo desperdiçado, junto com suas noites de sono em resolve-lo!!!!!,mas çe ele deixar para que a oficina resolva o problema, ai sim ganharemos ainda mais para isto......no final teremos tanto dinheiro quanto os grigos,:dance: e poderemos executar projetos tao ou ainda melhor que os deles,PARTINDO DE BASES TOTALMENTE FUNCIONAIS E INOVADORAS.!!!!!!!!!!como çe v nao e assim tao facil criar um carro 4x4.

Marcelo A. Marchiodi
13/12/2006, 15:16
Patoloco, seria algo assim seu projeto?

http://www.youtube.com/watch?v=-dF_BBatp-I&mode=related&search=

Onde você conseguiu tubos de cromo-molibdênio (ou cromoly)? Pode passar o endereço?

Delmar
13/12/2006, 17:05
Marcelo...

Não é fácil encontrar este tipo de tubo mas aqui em Curitiba na Powertech tem...

Mas prepare o bolso! Fiz um orçamento a um ano atrás e era R$ 38,00 o metro do tubo de 1 1/4"x 0.058"

Também não encontrei tarugos maciços para usinagem dos cubos, por exemplo, e arame de solda ER80S-D2.

Êta lugarzinho ruim de fazer as coisas!

http://www.powertechnos.com.br/produ/580.htm

patoloco
14/12/2006, 01:22
:cry: Marcelo,ai é que esta o problema!!!!!!!!!!:parede: a estrutura tem que ser leve o suficiente pra nao ficar beberrona e permitir ,longos percursos com um tanque pequeno,algo em torno de 150km de trilha estaria otimo,uma estrutura leve permite usarmos motores menores ,abaixo de 2.0lt que ç deixados originais e com pouco peso ç tornam bastante potentes !!!!!(e economicos ) esta é a base do meu projeto (PESO/POTENCIA)em cima disto, uma suspensao eficiente e leve (nem pensar em feixes,sao pesadissimos)e nao aceitam grandes torçoes ,inclusive as de fuscas e c.i.a,que embora sejam robustas e baratas ,sao pessimas de curso:putz:e sem curso destracionamos muito e ai adeus consumo baixo......mas ao contrario do que ç imagina construir balanças nao é caro nem complicado só tem que ç acertar melhor a geometria, usando pivos de pick-up temos uma estrura robusta e barata em cima de molas helicoidais,nao iguais as dos gringos,eles tem que ter cursos enormes pois só podem andar em cima de pedras(tenho amigos que andam por lá e assim como morremos de inveja dos carros deles :cool: eles morrem mais ainda das nosssssassss trilhas,e veja só o destino, nós ainda poderemos construir oq eles constroem ,mas eles jamais vao poder construir oq DEUS nos deu!!!!!!!!!:dance: ..............MASSSSSS nos precisamos apenas de uma suspensao intermediaria entao as molas que temos dos carros de passeio sao suficientes, basta equalizarmos o peso do conjunto e verificarmos ç vamos querer + conforto ou firmeza........as vantagens de ç construir balanças é que podemos construi-las com regulagens e assim dependendo da trilha.........ajustamos aq ou ali......eles fazem muito isto!!!! por aq basta reparar nas dos nossos carros de stock (coloque um molao ali no meio e imagine como ficaria na gaiola)........e cortando as tubeiras que temos nos jeeps (DANA 30)fazemos com que aceitem homocineticas:pensativo: ( e da-lhe torno) e neuronios fundindo!!!!! depois de mais um monte de coisas tem a posiçao do motor e cambio que tem que ficar atras do piloto,mas ai ja vem um probleminha ? se for pra duas pessoas a traçao dianteira ficara no meio das duas ou embaixo do carona ,e ai os bancos terao que serem altos deixando- a no minimo estranha......somando a isto o fato do cardã trazeiro ter que ter um certo cumprimento pra nao matar o curso da suspensao,deixando-a muito cumprida e mais estranha ainda!!!!!:pensativo: cara eu queria saber oq FERDINAND PORSHE,CARROL SHELBY ,HENRY FORD , FABIAN CARRARO, Enzo ferrari e tantos outros genios da mecanica fariam nestas horas????????ou a esta hora , vixiiii, lá ç vai meu sono de novo por causa de uma gaiola 4x4 :grin: :grin: :grin: maldita falta de $$$$$$$$$,massss só por curiosidade e te respondendo a sua pergunta !!!!tenho um tio que tem uma estamparia pra ( AUDI) e me arrumou uns tubos com diametro/espessura, otimo pra montar a tal gaiolinha (DIGO GAIOLINHA PORQ NAO ERA QUANTIDADE O SUFICIENTE ) e acabei vendendo adivinhem pra quem??????o pessoal dos HOT, QUE É CLARO FICARAM, DOIDOS COM OS TUBOS :palmas: E COMO DIÇ O NOSSO OUTRO AMIGO EU $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$,ai comprei um jeep willis e engavetei o projeto, ate que tenhamos acesso a certas tecnologias($) que nos permitam sonharmos um pouco mais alto,ou entao ganhe na mega sena8) eu vou andando de f-75 bloqueadona mesmo ......ps:ç for pra montar uma desgraça,igual a do videozinho,com suspensao engessada , pneu de caminhao,estralando tudo e nao era os blocantes !!!!!que nao consegue subir nem onde uma (GAIOLA 4X2)ATROPELA :palmas: :palmas: :palmas: e ainda por cima atola daquele jeito,eu compro uma mountain bike!!!!!!!!!!! hahahahaahahahahah.fui

lleojp
17/12/2006, 23:24
Em primeiro agradecer o marcelo pelo video daquele site, e em segundo dizer q os mineiros come calado.
Eu estou sempre atualizando minhas diversões, portanto agora vou vender minha gaiolinha para comprar um motor da ranger 2,8 e colocar numa estrutura tipo essa da foto, com relação a suspenção, nós brasileiros damos conta de bolar uma bandeija tranquilo, e a suspenção é só meter duas de moto tornado ( ja existe vários recursos de regulagens e preparações e custo barato) em cada lado com uma haste fazendo uma redução.
Será se estou doido ou será se vou conseguir!

patoloco
18/12/2006, 22:47
:mrgreen: o MINEIRINHO ,çs comem quietos porq sao bem educados!!!!!!e nao falam de boca cheia ,hahahahaha:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ,bom acho que com toda esta estrutura off-road que MINAS possue, nao duvido que ç torne o BERÇO DO OFF-ROAD BRAZUCA em pouquissimo tempo, e dai acabem saindo as grandes ideias, para novos (jeeps)porq em breve adeus lataria e seja bem vindo estruturas mais faceis de trocar,ja que amassar lataria esta cada dia mais facil devido as dificuldades encontradas nas trilhas e criadas por pneus cada vez mais dentados, (que por sinal sao proibidos aos olhos da lei,massssss......)OLHA SÓ os gringos ja perçeberam q ç fizessem estruturas tubulares e apenas (capas)imitando o desenho dos wyllis ou outro qualquer, seria + facil de consertar depois de cada trilha ou pancada:dance: e ai jeep sempre novo e em otimo estado pra andar e nao imcomodar certo,afinal de contas desentortar um tubo ou troca-lo sera sempre mais facil doq um chassis!!!!!!!!ai vem a facilidade em fazer correçoes para novas mecanicas,novos desenhos,novos up-grades facilidade ate em lavar o coitado........ate mesmo queda nos preços pois ficaria facil montar um (jeep) o TROLLER DE CERTA FORMA NAO PASSA DISTO!!!!!!!!SÓ CUSTA CARO POR CAUSA DE IMPOSTOS E DO NOME QUE GANHOU (ford),:?: entao mineirinho arregassa as mangas e vai soldar tubos e cortar chapas + finas com imitaçao de carro , que vçs estao no caminho certo!!!!!!:palmas: :palmas:a e aproveita e descobre como reduzir o peso do conjunto 2.8 senao as suas suspensoes vao esplodir e ai sim te deixar louco!!!!!!!!!!!!!:mrgreen:

lleojp
19/12/2006, 17:51
Então amigo, tentei encontrar aquelas suspenções americanas na internet mas não consegui, se souber me imforme. mas de inicio quero tentar nesse projeto, fazer uma haste que funcione como uma redução de curso ( igual tem na trazeira de motos com pro-link ) e se alguem tem ideias para participar desse projeto eu aceito.

andre veiga
19/12/2006, 20:15
oi pessoal

Eu também sonho em fazer uma gaiola com essa suspensão.
Em Sampa tem uma empresa - jor racing - que tem entre seus "produtos" uma gaiola para mtr fusca com susp. diant. do mesmo tipo, duplo A.
Fiz uma consulta com eles ha um tempo pois qria montar uma dessas mas com a mecanica VW transversal (golf, pointer). Foram receptivos ao projeto mas perdi o contato, e o principal ($$), não apareceu... O site deles saiu do ar tbem. Quem for de SP talvez possa entrar em contato, pois acredito que a empresa ainda exista.
Se eles tem tecnologia para fazer uma dessas devem poder fazer uma para um carro + pesado ou 4x4.

alex reijers
20/12/2006, 13:48
ai galera andei pensando:pensativo: se não existe um diferencial (ex:opala) que tem a relação parecida com o da kombi a disel, mesmo que não for igual nos podemos mecher nos peneu fazendo com que no final das contas de a mesma relação:lol:, mesmo que seja de um eixo rigido, é possivel cortar os eixos e adaptar almocinéticas na saida do diferencial. e ai galera alguem sabe de um diferencial com relação parecida?
valeu?:concordo:

Delmar
20/12/2006, 20:17
oi pessoal

Eu também sonho em fazer uma gaiola com essa suspensão.
Em Sampa tem uma empresa - jor racing - que tem entre seus "produtos" uma gaiola para mtr fusca com susp. diant. do mesmo tipo, duplo A.
Fiz uma consulta com eles ha um tempo pois qria montar uma dessas mas com a mecanica VW transversal (golf, pointer). Foram receptivos ao projeto mas perdi o contato, e o principal ($$), não apareceu... O site deles saiu do ar tbem. Quem for de SP talvez possa entrar em contato, pois acredito que a empresa ainda exista.
Se eles tem tecnologia para fazer uma dessas devem poder fazer uma para um carro + pesado ou 4x4.

Estou fazendo uma readequação da suspenção do Piranha II para um 4x4 nos termos mencionados no tópico...

Este processo inclui a nacionalização de peças para a montagem da suspenção. Estou usando peças do Gol GII (homocinéticas, rolamentos, cubos, disco de freio, pinças e etc...) e vou usar amortecedor de moto como voce mencionou...

Veja o desenho em anexo... A idéia é sustituir a parte central (onde estão o disco de freio e a coroa) por uma caixa de transmissão à 90° (como na foto) com relação de tranmissão de 1:1...

Delmar
20/12/2006, 20:30
Alguem aí possue a caixa e o motor do fusca em CAD 3d, SW2005, Inventor, Mechanical, Rhinos em escala 1:1????

patoloco
21/12/2006, 07:56
:cool: tente verificar o da CHEVY 500 ,é mais curto e robusto com flanges nas pontas entra homocineticas de santana, o conjunto ficara robusto e barato!!!!!!

patoloco
21/12/2006, 08:11
:concordo: DELMAR, TENTE CONSEGUIR UMA COPIA DA SUSPENSAO TRAZEIRA DO GM(OMEGA) E POSTA AQ PRA GENTE QUE A GENTE DERRETE ELA,E FAZ SAIR UMA DE GAIOLA, A DIANTEIRA A GENTE DA UM JEITO DE COPIAR E COLOCAR DIREÇAO :parede: !!!!!!!!ESTUDA GENTE :palmas: ......QUE NO FINAL DE 2007 A GENTE SOBE NUMA GAIOLA 4X4 ABAIXO DOS $$$$$10.000.00:pensativo: COM DOC.E TUDO E VAI LÁ PROS ESTATES DAR PAU NOS GRINGOS......POR QUE AQ NO BRASIL NOS VAMOS ATROPELAR QUEM ESTIVER, OU OQ ESTIVER NA FRENTE......:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

andre veiga
21/12/2006, 22:12
Booooa Idéia...

Estou nessa se forem montar uma especie de consórcio para essa empreitada

Bilate
23/12/2006, 03:38
Parabéns pelo tópico, venho acompanhando a algum tempo. Quem já viu uma gaiola 4x4 sabe dizer qual acoplamento na saida da caixa normalmente é usado, digo ao fazer a emenda no eixo do pinhão qual seria a estria usada.

Delmar
23/12/2006, 07:34
Pelo visto a opção de extender o eixo piloto da caixa VW Ar parece ser a mais cogitada para fazer uma gaiola 4X4...

Na semana que vem eu coloco aqui um projeto para a solução deste problema!

Quanto ao acoplamento ou estria a ser usada na ponta do eixo depende do que voce tem disponível aí...

mec art
23/12/2006, 17:38
GENTE!!! me ocorre neste momento milhares de frases que teria de dizer a voces em forma de agradecimento por este tópico ter se tornado um dos líderes em visitações e de novos amigos que acreditamos ter nos tornado nestes ultimos meses, admirado pela abrangencia que o forum 4x4 brasil possui já que estamos na net veículo que atravessa oceanos e que condus nossa bagagem por sobre as montanhas.....deixei voces todos a vontade em nossa sala de visitas todos acomodados , uns em poutronas acochoadas e forradas com couro e outros talvez sentados em uma cadeira dura de madeira.... igual a minha.... uns perguntando, e outros respondendo tirando dúvidas esclarecendo do jeito que pode e sabe..................mas deixando um pouco de lado o sentimentalismo vamos trabalhar um pouco e voltando ao assunto que voces disseram aí atraz.....não irei me preocupar agora com a suspenção independente e nem com outras coisas que desviem o tempo nescessário para eu concruir o que estou fazendo....longe de min gastos esuberantes e noites de sono perdidas ....o que eu estou fazendo é gosto para mim e ñ noites de sono perdidas, claro que nos preocupamos com o trabalho tambem se ñ eu ñ fazia gaiola.......primeiro quero ver a tração funcionando e dando certo com pouco custo... depois vem depois!!!!!!! quanto ao que usar para a emenda do pinhão, elementar meu caro...use o piloto corta ele e deixa no diametro da ponta do pinhão mas cuidado que ele é tratado e deve ser retificado depois é só emndar o menino bem zeradinho em um torno e soldar, isso se chama dar um jeito com o que tem na mão,qualquer ferro velho se encontra tudo relacionado ao que nos precisamos.... vw . é a partir desta marca que vamos estrair todos os elementos nescessários para a conclusão do progeto.....se ñ , ñ teria mencionado no tópico tração 4x4 com mec vw.... é a partir disso que vamos trabalhar sem ficar procurando sarna pra si cossar me entendem;.por enquanto é uma gaiola como qualquer outra.....só que traçada dando certo ou ññññññ vai ser traçada e tô quase terminando.........................um abraço a todos e me desculpem a forma de expreção!!!!!!!!!!!!!!!!!!!4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4 x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4

Jorge_PG
24/12/2006, 13:32
Olá mec tá sumido como tá a gaiola posta foto pra gente ver a minha foi feito o motor e tá erepiada de pneu agora.
Desejo a vc e seus familiares um feliz natal e todos q participam desse forum

mec art
28/12/2006, 19:07
Olá mec tá sumido como tá a gaiola posta foto pra gente ver a minha foi feito o motor e tá erepiada de pneu agora.
Desejo a vc e seus familiares um feliz natal e todos q participam desse forum

JORGE pra vc tambem e todos seus familiares um feliz ano novo por que o natal já foi mesmo!!!!!!!! e segura a onda aí que logo logo tem fotinho na telinha pro ces vê...valeu!!!!!!!!!

Jorge_PG
28/12/2006, 20:19
valeu... Mec to esperando pra ver as fotos tenho te procurado no MSN pra conversar + nada d vc por lá, to tentando descobrir como colocar uns videos aqui no forum da minha gaiola em ação + ñ to conseguindo logo logo eu acerto dai vai ser legal. ha tava esquecendo dia 05/01 to indo pra SC e volto só 16/01 vou terq ficar 10 dias tomando cerveja gelada e comendo camarão e tomando sol ñ vai ser facil + fou ter q fazer esse sacrificio....Hum feliz ano novo a vc e sua familha e q 2007 seja 1000% melhor q 2006 e q vc consiga realizar todos os seus sonhos e de todos os q convivem com vc seja muito feliz neste ano q começa um abraço

gseverog
30/12/2006, 12:16
aproveitando o topico, quanto vcs pagaram na suspensao dianteira completa do gol?? b estou pensando em usar ela!

mec art
01/01/2007, 16:58
aproveitando o topico, quanto vcs pagaram na suspensao dianteira completa do gol?? b estou pensando em usar ela!

se encontrar em um desmanche aí perto de sua casa ....talvez de 80 a 120 reais cada lado se for dos modelos mais novos... agora os mais antigos são mais baratos tem de monte.....VALEU!!!! eu estou usando na trazeira da minha as torres trazeiras do tempra, e tá ficando 10 !!! fui.............

alex reijers
10/01/2007, 06:49
quanto é a relação coroa pião do variant? e o da kombi a disel?

valeu galera :palmas:

gseverog
10/01/2007, 11:53
se encontrar em um desmanche aí perto de sua casa ....talvez de 80 a 120 reais cada lado se for dos modelos mais novos... agora os mais antigos são mais baratos tem de monte.....VALEU!!!! eu estou usando na trazeira da minha as torres trazeiras do tempra, e tá ficando 10 !!! fui.............
quanto pago nelas completas??? quais pecas vc tah usando, tem fotos?

Alcir
20/01/2007, 18:58
Gente... se alguem tiver um progeto de construção de gaiola me passe, estou a fim de construir uma pra mim...

com motor de fusca msm...

Marcelo A. Marchiodi
22/01/2007, 12:21
Gente... se alguem tiver um progeto de construção de gaiola me passe, estou a fim de construir uma pra mim...

com motor de fusca msm...


http://www.youtube.com/watch?v=gXVFoEpy10g

Jorge_PG
22/01/2007, 17:38
Olá mec q q tá sumido tá de ferias queremo sabe como tá tua gaiola c já tá rodando

Delmar
27/01/2007, 20:13
:concordo: DELMAR, TENTE CONSEGUIR UMA COPIA DA SUSPENSAO TRAZEIRA DO GM(OMEGA) E POSTA AQ PRA GENTE QUE A GENTE DERRETE ELA,E FAZ SAIR UMA DE GAIOLA, A DIANTEIRA A GENTE DA UM JEITO DE COPIAR E COLOCAR DIREÇAO :parede: !!!!!!!!ESTUDA GENTE :palmas: ......QUE NO FINAL DE 2007 A GENTE SOBE NUMA GAIOLA 4X4 ABAIXO DOS $$$$$10.000.00:pensativo: COM DOC.E TUDO E VAI LÁ PROS ESTATES DAR PAU NOS GRINGOS......POR QUE AQ NO BRASIL NOS VAMOS ATROPELAR QUEM ESTIVER, OU OQ ESTIVER NA FRENTE......:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Patoloco, procurei com as pessoas que conheço e ninguem tem o desenho desta suspensão...

O negócio é fazer com tubos mesmo, Veja esta suspensão em SW2005 com base no PiranhaII e usando peças do Gol Bola...

mec art
28/01/2007, 16:13
jorge.....e todos sumi por alguns dias por estar 100 tempo d me conectar, mas hoje neste domingo já posso olhar pela janela de meu quarto e ver a máquina aos 60% de sua fabricação já com as rodas que montei esta cemana com pneus lizos mesmo...já que os novos vão depender de verba, vai demorar um pouco!!!!! mas enfim fiz pelo menos na baze do empurrão ela sair do rancho e vir até minha garagem onde continuarei executando o serviço já que vamos demolir aquele rancho velho para dar lugar as novas instalações da MEC ART racing.... quanto tempo eu esperei por isso!!!! voces nem imaginam!!!!!daí sim vou terminar ela lá dentro, com toda estrutura e ferramental que ela merece.......vai ser foto de tudo quanto é lado e posição ... acho que será demais!!!!! voltando ao assunto ainda falta terminar a caixa de transmição da tração que depende do material e a usinagem do conjunto para ficar pronta , alavanca do cambio, assoalho, laterais,capô,corta fogo, parte da tubulação que ainda ñ terminei...proteção do motor e cambio para choque dinteiro,estribos laterais, suporets do bancos conha, console para a instrumentação que ficara acomodada no teto, instalação, farois lanternas, sistema de injeção, freios e acionamento da embreagem hidraulico,jateamento com areia para a pintura.......ETC.... como vem tem chão pela frente, não me importo com o tempo, ele é muitas das vezes nosso maior aliado, para termos novas idéias e bota las em prática.......FIQUEI IMPRECIONADO COM esse tempo fora e agora com a minha volta ao tópico como tinha dito a uns meses atrás me espanta e ao mesmo tempo me emociona saber que este ´tópico tem mais de 7.700 VISITAS .....nossa meta é de chegar próximo das 10.000 este ano depois da divulgação das fotos que vou preparar aqui............e ao pessoal que passa por SOCORRO SP é passar pela estrada que liga a cidade de munhoz km 2 ...tem cachoiras e trilhas de montão... E É A MINHA CASA!!!!!!!!!! UM ABRAÇO A TODOS E ATÉ A PRÓXIMA!!!!!!!

betocatu14
28/01/2007, 18:06
Olá galera das gaiolas ,todo mundo dá opiniões ai vai a minha ,é um pouco dificil mais pode dá certo é só garimpar uma !!!caixa dáaa pampa 4x4 já pensarão nesta ? então é só por a cabeça para funcionar eu vou montar uma mais tarde e tenho esta ideia ou motor e cambio de golf bloqueio no diferencial na hora das dificuldades e 4x4 integral nela ,igual os Niva ,o cambio trasversal faz trocas de marchas com cabos é só manar fazer os cabos no tamanho e configurar as marchas pos o motor vai ser trazeiro claro.

zoega
28/01/2007, 19:09
Esse sistema de tração da pampa/belina é mto problemático. Costuma dar muitos problemas, mesmo usando de boa...

Como vc pretende puxar o sistema de tração com câmbio de golf?

mec art
03/02/2007, 18:32
como disse aí vão algumas das fotos como havia prometido a vcs!!!!!!!!!!!!!!

Flávio Cadore
03/02/2007, 22:42
E aí galera...tudo beleza? eu estive fora por algum tempo...
Mec Art, legal a sua gaiola, 4x4 é show de bola...
E resposndendo a pergunta do Zoega, como o câmbio é transversal ( no carro) e na gaiola é colocado na posição longitudinal, as saídas dos semi-eixos vão para os diferenciais dianteiro e traseiro...
Eu estava fazendo uma e agora pretendo retomar o projeto...
Eu pretendia colocar dois diferenciais de Niva mas mudei para o do Ômega ( a relação da coroa e pinhão é menor, três e alguma coisa para um).
Esta da foto é a minha outra gaiola, motor 27.5.
Um abraço a todos e o importante é fazer, não importando a maneira...
Flávio...

betocatu14
04/02/2007, 12:13
E isso mesmo ai entendeu rapidinho os diferenciais de omega é melhor ele facilita a instalação ,tem que usar um jeito de bloqueiar o diferencial do cambio quando prescizar ou direto bloqueado
abraço e boas invensões

Bilate
16/02/2007, 09:00
Parabéns MercArt pela iniciativa. Vc emendou o eixo do pinhão ou usinou outro? Abraços....

fc racing
26/02/2007, 19:23
E ae.........tudo bem...... amigos eu tb estou querendo faze uma gaiola 4x4 e gostaria c possivel q vc me falace o quanto vc emendou no eixo dia como mostra a foto e de q carro foi adaptado o montante......(gol,corsa)...desde ja agradeço:dance: :dance: :dance: valew

robsonlagoa
16/03/2007, 10:34
o jorge.....como se coloca uma 4x4 na gaiola e que caixa.....to perdido preciso de mais ideias me manda um email robsonlagoa@terra.com.br


o CARA AVISA O PESSOAL QUE DIAS 27, 28 TRILHA EM SOBRADINHO / RS

PERTO DE SANTA CRUZ DO SUL /RS

MEU ME MANDA ALGUMA IDEIA MEU MOTOR É 1.6 CAIXA DA COMBI....VOU TIRAR UMAS FOTOS DE MINHA GAIOLA.....ME MANDA UM EMAIL PRA MIN SABER QUAL O SEU PRA MANDAR BLZ..

SO MEIO CHUCRO NESSE NEGOSIO:parede:

Jorge_PG
16/03/2007, 22:06
Robson descupa mas ñ posso t ajudar ñ fui q montei 4x4 só pelo q vi fica quebradeira dai ñ compensa o trabalho.

mec art
28/04/2007, 19:50
jorge é o mec... tudo jóia como assim quebradeira a minha já está rodando e acho que não quebra não .... é só saber acelerar na medida certa....dá pra ouvir a turbina assobiando e mais um pouco ainda sem problemas......o que acham........é claro que ainda ñ terminei, tive alguns problemas com a adaptação pois fiz o cardã na correria e o rolamento que coloquei para segura lo já tava na hora de nossa morte amem e roncava pra cassete, ñ tinha quem ficasse dentro dela andando a 20 por hora, mas fncionou perfeito....mas tirei fora o cardã até resouver esta questão...mas com as trazeiras já estou dando baile em muitas trilhas aqui...principalmente pela altura dela mais de 45 cm vou tirar algumas fotos e estarei colocando aqui pra vcs..... falta muito ainda para ficar pronta... vc sabe né acabamento é acabamento tem de ficar pelo menos `bom`.....e ai sim fazer a documentação....um abraço a todos!!!!!!!!!!!!!MEC ART...

mec art
28/04/2007, 20:05
Parabéns MercArt pela iniciativa. Vc emendou o eixo do pinhão ou usinou outro? Abraços....

RESPONDENDO SUAS PERGUNTAS eu usei o eixo piloto do cambio do fusca...pois ele tem o entalhe certo para a ocasião ......... a respeito do comprimento da emenda fica a critério da adaptação de cada um aproximadamente 10 a 15cms....mas tem de fazer no torno e com solda mig pois sua liga é perfeita não deixando poros na soldagem garantindo um trabalho eficiente e duradouro......VALEU GALERA!!!!!!!!!MEC ART........

Jorge_PG
28/04/2007, 22:37
olá Mec a quanto tempo o q aconteceu deu TILT no teu compu não escreveu mais nada da gaiola dava bem doido pra saber como tá.

hoje um amigo meu me ligou tipo 11:15 hrs pra ir pra trilha as 13:30 trilha de verdade e ia ser a primeira da minha gaiola dai ´já viu né a correria eu e meu filho ajeita tudo correndo pede permição pra patroa.... senão já sabe...tudo pronto 13:00 hrs saido de casa com foto e tudo só passar no posto abastece andamos cinco quadras a bichinha apagou e quem diz que pega dai meche daqui meche dali quando eram 15:00 hrs +ou- achei o defeito um mau cantato na fiação da bobina acho q não era pra ir pra trilha mais fazer o q vamo terça que é feriado.

abrs Mec prazer em saber q vc tá por ai ainda...

Jorge_PG
28/04/2007, 22:56
Ha Mec tava esquecendo da uma olhada neste link http://www.youtube.com/watch?v=UfFfKd-BBkI vai ver a minha gaiola


abrs...

claudio vicente
29/04/2007, 10:06
Passei pelo Forum e vi quanta dúvida para fazer um 4 x4.
Meu motor é um AP 2.0 alcool,traseiro.
Cx da kombi diesel e na frente cx da kombi(poderia ser gol ,fusca com tampas para homocinética)
Cardã de chevete completo.
Soldado a ponta do pinhão do chevete na ponta do pinhão traseiro.
Na frente soldado a estria da saida da cx do chevete.
Posso engatar tração e desengatar faclimente através duma alavanca.
Estoou a um ano andando sem problema nenhum.
Freio a disco nas 4 rodas.Todos do passat diant.
Suspenção independente nas 4.(4 colunas diant. do passat,tive que reforçar nas solda na base)Coloquei dentro das torres amortecedor de santana que é mais grosso o eixo.
Chassi eu mesmo fiz de tubo de 40 mm.È só soldar as orehilhas para colocar as 4 balanças iguais do passat.
Coloquei teto e parabrisa do passat.painel também.
Setor do gol.
Embreagem hidráulica.
Aro 15" do senic,pneus 235 x 75 x 75

claudio vicente
29/04/2007, 10:20
Jorge é facil fazer a adaptação.Usa o cardã completo do chevete ,dá certinho.Aponta do pinhão do chevete tu solda na ponta do pinhão do wv,na cx da frente tu solda a saida da cx do chevete ,dá certinho.

claudio vicente
29/04/2007, 10:34
Mais algumas fotos da minha gaiola
Ela tem 40cm de altura livre do solo.
Homocinética frente e atras.
È muito dificel ela trancar.

mec art
29/04/2007, 19:53
meu colega aqui fez uma com frente de variante 2 e tá sentindo agora as complicações que dá um pivô apenas por bandeja,...no caso este tipo de suspenção.....por isso que fiz a minha com a suspa de fusca mesmo, pois tem dois para garantir a pegada...........mas se tá aguentando quem sou eu para questionar, já que ficou super bem montada pelo que pude ver!!!!!!!!!! abraços MEC ART....

Flávio Cadore
29/04/2007, 19:54
Muito legal o resultado final, parabéns.
Tens idéia do peso dela?
Flávio...

mec art
29/04/2007, 20:12
Jorge quanto tempo sem escrever para vcs, tempo que foi nescessario para fazer a bichinha dar os primeiros passos e que passos.....tenho que tirar umas fotos para vcs....se precisava ouvir a turbininha assobiando quando começa a subir algum morro com a aceleração baixinha, é um show......um abraço eeeeeee sabe que te considero da familia já né....e assisti ficou boa hém......que giro.......abraço amigão até mais!!!!!!!!!!!!!!!!

mec art
29/04/2007, 20:16
Flávião ..... ainda ñ pesei pois tem uma balança aqui perto de casa assim que estive

mec art
29/04/2007, 20:20
Flávião ..... ainda ñ pesei pois tem uma balança aqui perto de casa assim que estive
Assim que estiver pronta por completo vou pesa_la e montar a ficha télica (técnica).........Valeuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!...M EC ART>>>

Jorge_PG
30/04/2007, 08:31
Olá Mec voce tambem é parte da familia, to esperando pra ver as fotos da bichinha, pena que a minha é mais fraquinha que a tua mas é beleza da pra se divertir um bocado,


abrs Mec.

Jorge_PG
30/04/2007, 08:34
Claudio muito legal sua gaiola gostei muito, posta mais fotos dela ai se tiver da construção pra jente ver seria legal.


abrs...

Jorge_PG
30/04/2007, 08:37
Claudio eu não cheguei na fase do 4x4 ainda um dia chego lá prixomo projeto é um baja de quatro lugares com susp. independente nas 4 pro meu filho o fusca tá lá esperando pra ser cortado esse vai ficar o bicho.

abrs...

advsilviomoraes
30/04/2007, 12:32
Amigo, eu tenho uma gaiola 4X4 com mecanica de fusca!!!
Na verdade o processo não é dificil, porém é caro e bastante trabalhoso!As vzs penso se valeu a pena tanto esforço!!Mas vamos lá, Inicialmente criamos um chassi a partir de 02 frentes do monobloco de Gol BX, usamos 02 caixas de fusca uma na frente e outra atraz, ambas com todo o cj de suspensão oroginal do carro, ocamos a caixa dianteira q serve apenas como diferencial, pois ficou somente com coroa/pinhão,(Voce vai ter q achar alguém bem habilidoso q faça as tampas e flanges de adaptação nas tampas traseiras das caixas, para q seja possivel colocar um cardã que voce terá q criar tb, a caixa dianteira tera q ser invertida), usamos motor ap2000 colocado atras, com as torres de suspensão do Gol BX , com as bandejas alongadas pra ter um maior curso. Ficamos com mais de 50 cm de vão livre, usamos rodas 15, com pneus agrícolas. Criamos um sistema de acoplamento no carda que libera a caixa dianteira, ficando a tração dianteira livre qdo desejamos. No mais, usamos a criatividade, e fomos resolvendo problema por problema.Mas pense bem, talvez seja mais facil comprar um chassi de jeep/rural/pickup com as trações no lugar e fazer tua gaiola. Dá menos trabalho e meno emoção!!!
meu fone é 55-3352 6969 e meu emeil é advsilviomoraes@hotmail.com se puder te ajudar estarei a disposição.
abraços
silvio:-D

claudio vicente
02/05/2007, 08:04
Amigo, eu tenho uma gaiola 4X4 com mecanica de fusca!!!
Na verdade o processo não é dificil, porém é caro e bastante trabalhoso!As vzs penso se valeu a pena tanto esforço!!Mas vamos lá, Inicialmente criamos um chassi a partir de 02 frentes do monobloco de Gol BX, usamos 02 caixas de fusca uma na frente e outra atraz, ambas com todo o cj de suspensão oroginal do carro, ocamos a caixa dianteira q serve apenas como diferencial, pois ficou somente com coroa/pinhão,(Voce vai ter q achar alguém bem habilidoso q faça as tampas e flanges de adaptação nas tampas traseiras das caixas, para q seja possivel colocar um cardã que voce terá q criar tb, a caixa dianteira tera q ser invertida), usamos motor ap2000 colocado atras, com as torres de suspensão do Gol BX , com as bandejas alongadas pra ter um maior curso. Ficamos com mais de 50 cm de vão livre, usamos rodas 15, com pneus agrícolas. Criamos um sistema de acoplamento no carda que libera a caixa dianteira, ficando a tração dianteira livre qdo desejamos. No mais, usamos a criatividade, e fomos resolvendo problema por problema.Mas pense bem, talvez seja mais facil comprar um chassi de jeep/rural/pickup com as trações no lugar e fazer tua gaiola. Dá menos trabalho e meno emoção!!!
meu fone é 55-3352 6969 e meu emeil é advsilviomoraes@hotmail.com se puder te ajudar estarei a disposição.
abraços
silvio:-D
Silvio tudo bem? Só pra ajudar.
Na cx diant soldei pedaço do eixo que sai do chevete,somente troquei o rolamento que é sem blindagem(original)e cloquei um com blindagem DDU.Não precisa fazer mais nada .Atras é só furar a rabeta,e colocar uma buha com retentor para vedar o óleo.Bem simples e funciona perfeito.
Claudio

Denilson Maçaneiro
02/05/2007, 12:38
Amigo, eu tenho uma gaiola 4X4 com mecanica de fusca!!!
Na verdade o processo não é dificil, porém é caro e bastante trabalhoso!As vzs penso se valeu a pena tanto esforço!!Mas vamos lá, Inicialmente criamos um chassi a partir de 02 frentes do monobloco de Gol BX, usamos 02 caixas de fusca uma na frente e outra atraz, ambas com todo o cj de suspensão oroginal do carro, ocamos a caixa dianteira q serve apenas como diferencial, pois ficou somente com coroa/pinhão,(Voce vai ter q achar alguém bem habilidoso q faça as tampas e flanges de adaptação nas tampas traseiras das caixas, para q seja possivel colocar um cardã que voce terá q criar tb, a caixa dianteira tera q ser invertida), usamos motor ap2000 colocado atras, com as torres de suspensão do Gol BX , com as bandejas alongadas pra ter um maior curso. Ficamos com mais de 50 cm de vão livre, usamos rodas 15, com pneus agrícolas. Criamos um sistema de acoplamento no carda que libera a caixa dianteira, ficando a tração dianteira livre qdo desejamos. No mais, usamos a criatividade, e fomos resolvendo problema por problema.Mas pense bem, talvez seja mais facil comprar um chassi de jeep/rural/pickup com as trações no lugar e fazer tua gaiola. Dá menos trabalho e meno emoção!!!
meu fone é 55-3352 6969 e meu emeil é advsilviomoraes@hotmail.com se puder te ajudar estarei a disposição.
abraços
silvio:-D

Silvio da pra botar umas fotos dela ai pra gente ver?

valeu...

mec art
05/05/2007, 19:01
Obrigado Jorge pela atenção dada todo esse tempo.... somos uma grande família essa é a realidade.....aí vai algumas fatos do quebra galho que fiz para ela andar com a tração........

mec art
05/05/2007, 19:10
~desculpa a hora que eu coseguir abrir o programa eu mando.... faiooooô....

Jorge_PG
05/05/2007, 22:48
Olá Mec fico no aguardo quero ver fotos da gaiola nas trilhas cheia de barro ou ela é só pra pasear no bairro.



abrs...

mec art
14/05/2007, 08:54
E aí jorge como passou o final de cemana....muita lama ou ñ está chovendo aí ...a minha está no aguardo de uma central não estou podendo rodar sem ela....ñ funciona!!!!!!!!!!!!!!! e o dindim tá curto!!!!!!!!! abraço amigão!!!4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4

Junior Toyota
16/05/2007, 09:56
Mec,Bom dia
Voce é de socorro??Poderia indicar umas trilhas ai na sua cidade?Tem planilhas??

Abraço
Junior

mec art
21/05/2007, 07:49
bom dia, ñ temos planilhas mas temos trilhas!!! o porém é q nesta época do ano a lama fica meio escassa....mas as erosões dão conta da adrenalina....o trecho é bem travado e com muita mata, estarei postando algumas fotos ñ muito boas de resolução mas que uma impressão do q é realmente.....vem pra cá .....um abraço!!!!!!!!!!!!!

mec art
21/05/2007, 08:01
jorge como havia prometido fizemos um passeio no sábado sem pneu foi dificil de passar as valas que temos aqui nas trilhas da cidade de socorro mas como eu sempre digo fazer trilha é como tomar um bom banho, ficamos livres do estress da rotina diaria...é muito bom.....entramos na trilha era por volta das 15:00Hs da tarde e fomos sair dela as 19:00hs aí vão as fotos.. ~só me desculpe pelo nosso camera men foi meio improvisado........um abraço!!!!!!!!!!!!!!

mec art
21/05/2007, 08:05
mais fotos da trilha...

Junior Toyota
21/05/2007, 09:44
Mec,Bom dia
Essa não seria a trilha do Japones??Essa trilha é aberta para qualquer um ou tem que ter autorização??
Quanto tempo de trilha com jeep??

Abraço
Junior

mec art
21/05/2007, 17:28
mandou bem JR é uma parte dela sim....nós começamos pelo sítio do falecido nésio leopoudino que é só mata e valetas até chegar no cafundó.....já ouviu falar???? depois saimos pela estrada do serrote e descemos sentido bairro do limoeiro, daí sim chegamos ao sitio do japones....passamos a cancela na igrejinha e começamps adescer a trilha!!!!! e tem uma senhora dona de um sítio logo abaixo que é o terror dos trilheiros pois deixaram a porteira aberta e o gado escapou a um tempo atraz e daí já viu né......só que nós passa por lá já de noite então a véia já tá deitada....hehehe!!!!!! ......vc vem sempre pra cá????? eu moro na estrada do corredor turistico próximo a gruta do anjo,,,,50 mtrs antes....passa aqui valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Jorge_PG
21/05/2007, 21:28
Olá Mec, peguei no teu pé falando da tua gaiola, vc já foi pra trilha e eu ainda ñ fui, o dia q fui saie pra trilha deu pane nela ai já viu melhor da pane perto de casa do q na trilha,

ficou legal tua gaiola quanto aos pneus da uma olhada no site da mamute
www.mamutepneus.com.br os meus comprei lá.
veja fotos.


abrs...

Junior Toyota
22/05/2007, 09:11
Mec,
Na verdade ainda não conheço socorro por isso estava pesquisando as alternativas de trilhas por ai.
Estava pensando em pegar um feriadão para conhecer.
Voce indica algum camping por ai??Envia um email para jccjunior@ig.com.br pois assim não atrapalho o seu topico.

Abração
Junior

mec art
28/05/2007, 16:22
é jorge tá vendo fiquei bem quiétinho eheheheheh.....agora ñ tem mais jeito taí....já dei uma baita estreia com minha traçadinha.....meu amigo tem mais fotos aí pra vcs verem ....aquelas anteriores era 2x2 ainda ñ havia colocado o cardã mas neste final de cemana ñ aguentei e montei ela 4x4 ...foi de mais da conta ver o meu primo deslizando e patinando 100 corrents enquanto eu ia tranquilo e suave sem contar a estabilidade nas curvas é fora do comum, ela sai das valas com o auxilio da tração brincando ....não me arrependo nem morto pelo que fiz deu trabalho mas valeu a pena o esforço..........falta agora dar acabamento nela pois ela merece....!!!! ah ah ah!!! e uma documentação também pois o povo nas ruas também merecem ver o efeito vizual da "MEC1"....um abraço a todos e a vc JORGE que tm nos dado aquela força desde o começo......e a sua tá lindona hem!!!!! tô morrendo de inveja...................4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4 x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x

mec art
28/05/2007, 16:28
efhdfjkhensbdjhwgrlkjwdhlksjglkejfbkçldjbf

Jorge_PG
28/05/2007, 16:57
Olá Mec, ñ precisa ficar com ciumes da minha a tua ta show gostei demais
vc já ta andando com a tua eu ainda ñ porque cada dia invento de fazer algo nela dai já viu nunca fica pronta agora ñ posso sair com ela emquanto ñ pintar as chapas então tenho que esperar fazer o q mas logo ela sai pra provar q é boa.


abrs...

ps: ñ ta mais no MSN.

mec art
05/06/2007, 15:42
ooooooô.....JORGE me diz uma coisa se tá enrrolando ñ tá ñ!!!!!!!!!!!!! eu já teria saido pelada mesmo.... tem chegá o pau nela pra começar a quebrar antes de ficar pronta assim quando ela ficar pronta já tá no ponto sem nó algum ....assim estou fazendo com a minha, ñ que esteja quebrando mas tem sempre algo pra sew retocar..... sabe como é né ñ saiu da agencia e sim da nossa oficina!!!!!!!!!!!!!!!eh eh eh eh ......Dá uma olhada no guincho que montei pra quebrar o galho na hora que a tração ñ der conta mais....saca só custou 65,00$ reais no meu master card...depois foi só adaptar....com 20 mtrs de cabo, eu particularmente gostei um pouco...... e saca só como vai ser as novas instalações da MEC ART racing....um abraço a todos!!!!!!!4x4x4x4x4x4x

mec art
05/06/2007, 15:43
vou postar as fotos amanhã pois hoje a conecção está lenta d +...................valeu!!!!!!!!!!!

Jorge_PG
05/06/2007, 21:53
fico aguardando as fotos Mec, que tá acontecendo tá sumido nem no MSN. Ta meio cumplicado agora por causa do falecimento do sogro e a cirurgia da patroa e a falta de dimdim q me faz trabalhar d+ ai fico 100 tempo pra sair e aqui tá um frio de amargar.
Meu sai outro dia pra dar um role com ela ñ foi facil de aguentar o frio mas logo logo nois arranja um lugar pra ir pode deixa ai posto as fotos pra vcs.

abrs...

mec art
06/06/2007, 11:50
Valeu Jorge !!!! fico no aguardo!!!!!!!!! E aí vão as que prometi!!!!!!!!!um abraço....4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4

Jorge_PG
06/06/2007, 13:12
Ai Mec ta ficando legal esse guincho já é conhecido nosso a tempos,
Mec to pretendendo de ir em outubro até aguas de lindoia é perto de vc ai


Abrs...

mec art
11/06/2007, 13:32
Que prazer em recebe lo aqui em casa por que vc vai estar de aguas até em casa à apenas 25 kms ....., ou menos pois é rapidinho ...mas o que vc vai vir fazer em aguas????

Jorge_PG
11/06/2007, 19:11
Olá Mec vou descansar eu vou com os aposentados da COPEL q é a empresa de energia do Paraná vou ficar no hotel Mantovani em aguas vamos sair no dia 04/10 aquide Ponta Grossa com retorno dia 08/10 estou indo por insistencia do meu primo fico agradecido pelo convite de ir a sua casa só ñ prometo nada pois estarei a pé ai mesmo assim obgigado pelo convite.


vc tem q participar + do MSN faz tempo q ñ aparece por lá ou mudou o teu MSN.

abrs...

mec art
17/06/2007, 19:20
não que eu ñ apareço é que ñ tenho tempo mesmo quando ñ estou na trilha estou na casa do sogro .....ah ah ah e a proposito falando em trilha fomos andar ontem foi de + começamos a filmar e adivinha !!!!!!!!!!!!!!!^^^???{{`_+}++__{acabou a bateria da camera....aí ja viu né só vaias.....tudo bem fica pra próxima então......mas a tração fez a diferença de novo agora com as correntes ficou mais facil de tracionar ela pena que depois da trilha no terreiro da casa de um amigo eu consegui a proeza de quebrar o pinhão da tração dianteira pois havia deixado as correntes apenas na dianteira como saí da trilha fui subir um barranco lá , na hora que a frente grudou no chão e trazeira destracionou foi só o estalo que ouvi.[/=]-0-==]....minha primeira quebra!!!!!!!!! foi bom ter acontecido sabia!!! assim, teremos mais cuidado na proxima........ e de modo algum na vida inteira que nja tive e pretendo ter se deus permitir não me arrependo de ter feito esta montagem .....................UM ABRAÇO A TODOS 4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x

mec art
18/06/2007, 13:37
Boa tarde pessoal!!!!!!!!!!!!! o reparo da caixa dianteira já está sendo executado, e no final de semana o bicho vai pegar novamente.....pois ñ nos desanimamos jamais e a coragem é a ultima a acabar.....em compensação o dinheiro já acabou faz tempo...hehehehe!!!!!!!!!!!

fc racing
23/06/2007, 20:27
Mec Art des de ja lhe digo q sou um Fà seu......Por este topico vc me convenceu e me deu muitas idéias para fazer uma gaiola 4X4 com mecanica VW,mas eu tenhu algumas duvidas...EX quanto a quebra na tração dianteira, q motor vc esta usando,coroa e pinhão desde ja grato.....Fabiano

Flávio Cadore
27/06/2007, 00:04
E aí parcero, tudo blz?
Uma pergunta, quantos dentes tem o pinhão e a coroa da sua gaiola? Talvez dê para usar um diferencial de Ômega na frente dependendo da relação coroa/pinhão...

mec art
11/07/2007, 13:26
Mec Art des de ja lhe digo q sou um Fà seu......Por este topico vc me convenceu e me deu muitas idéias para fazer uma gaiola 4X4 com mecanica VW,mas eu tenhu algumas duvidas...EX quanto a quebra na tração dianteira, q motor vc esta usando,coroa e pinhão desde ja grato.....Fabiano

que bom que tenha gostado pois gostei de outtas para que a minha tivesse ficado pronta tambem!!!!!!!!!!!! a quebra da dianteira ñ foi por que o motor era forte demais e sim por que a peça atraz do volante era folgado demais.....eu .... eu quis abusar da coitadinha e deu no que deu.....brincadeiras a parte.... vamos ao que intereça mesmo, quebrou porque coloquei correntes só na dianteira e depois de ter feito a trilha toda fui fazer graça em um barranco no terreiro da casa de um amigo perto do final da trilha, fui subi lo... e a hora que a frente tracionou e a trazeira ñ só ouvi o estalo....quebrou a emenda do eixo pinhão......e o cardã cail de lado na hora.......mas já está tudo nos trinques de novo e já fizemos outra trilha e agora o diferencial trazeiro está broquiado..meti solda no desgramado.....se tem que ver ela com corrente nas 4 ...é o bicho!!!!!!!!!! estou usando motor ap 1.8 turbo com 0.6 de prssão e disco de 4 pastilhas na embreagem se ñ não aguenta não!!!!!!!!!!!!! VALEU ...e pega firme aí e deixa pronta essa caranga....um dia desses nois anda junto por aí em alguma trilha....abraço MEC ART................

mec art
11/07/2007, 13:29
E aí parcero, tudo blz?
Uma pergunta, quantos dentes tem o pinhão e a coroa da sua gaiola? Talvez dê para usar um diferencial de Ômega na frente dependendo da relação coroa/pinhão...

eu estou usando a relação da kombi!!!!! 7/36......para atração funcionar legal tem de ser igual frente e traz....se não trava tudo.....valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!

Jorge_PG
11/07/2007, 19:48
Olá Mec tava sumido, ai levei a minha pra trilha no sabado foi d+ a Fiona como foi apilidada na trilha c comportou bem sendo a primeira vez unica coisa q ñ gostou foi de agua mas no restante foi 10 mas sempre tem umas modificações pra fazer as fotos da trilha ainda ñ tenho só em casa com ela suja assim q tiver vou postar.


Abrs...

mec art
13/07/2007, 17:21
Valeu!!!!!!!!!!!!! Jorjão!!!!! é isso aí tem q por pra quebrar mesmo!!!!!!!!! mas !!!! ñ leve a sério o quebrar eu quis dizer andar.....!!!!he he he he....sábado...quero dizer amanhã começa o encontro de gaiolas de monte sião..MG. e nóis taremos lá...amanhã é o dia do arrancadão na lama....vamos ver como ele se comporta com 4 pneus lisos com correntes.....nas trilhas pelo menos abafou...e no domingo é a trilha com direito ao tradicional almoço de confraternização e depois de tudo isso é só tchal e bença vamo embora pra casa ,..............depois de tudo isso feito eu conto o resultado pro ceis tudo aí do outro lado ...valeu jorge!!!! e um abraço a todos!!!! 4x4x4x4x4x4x4

Jorge_PG
13/07/2007, 19:07
Valeu Mec, hoje peguei todo o conjunto de ignição eletronico pra por na gaiola ainda ta faltando os cabos d vela as mesmas q amanhã vou pegar ai tenho com q brincar fds instalando tudo isso ai quero ve ela apaga quando v um rio ñ vai te jeito +.
Peguei hoje o DVD com as fotos e videos da trilha deixa eu ajeita aqui dai já posto.

desejo toda a felicidade a vc em Monte Sião, e q aquela pecinha q fica atras do volante ñ faça quebrar mais.

Abrs...

lucciano amaral
13/07/2007, 21:10
To decidindo por fazer uma gfaiola, to quas eindo na 4x4 depois de ler este topico, quase duas horas d eleitura ainda me deixaram algumas duvidas, mas depois comunico a todos, abraços

mec art
16/07/2007, 11:14
obrigado jorge!!!!! e aqui estou com as novidades....!!!!!!!!!!???????..FOI um sucesso do começo ao fim, desde com a tração trazeira apenas até com as quatro...e correntes nelas....na hora que eu fui entrar com a tração ligada ñ esperava a reação ...o loucutor ficou sabendo de que jeito ñ sei que uma tal gaiola 4x4 de socorro estaria presente no evento e um amigo meu fez a questão de ir falar bem na hora que eu alinhei na pista pra variar.....na hora o loucutor anunciou que a gaiola que estva alinhada era 4x4 uma novidade para todos ali naquele dia.....todos se calaram naquele momento, eu via a espectativa de cada um ...e sem contar o frio na barriga .....na hora que arranquei e ntrei na parte onde todas enroscavam encrusive os jeepes e aquela lama subindo para cima e ela avançando cada vez mais até o final sem enrosco era a conta!!!!!! o pubrico vibrava...eu não sabia se ouvia mais o publico ou o ronco da gaiola na hora que passava jogando barro com as quatro rodas dentro da pista de arrancada,...depois disso só alegria ñ tinha pario para ela la dentro......gostei e acredito que todo também....e sábado que vem tem encontro de novo e lindóia, e nós estaremos lá!!!!!! aí vão algumas fots ..estão um pouco escuras pois o dia já estava indo.......um abração a todos !!!!4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x 4

mec art
16/07/2007, 11:25
4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x 4x4x4x4x4x4x4x4x4x4 aí vão as fotos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

mec art
16/07/2007, 11:34
tem mais aí pra vcs ..o que estão achando!!!!!!!!!!?????????????espero que tenham gostado...cemana que vem tem mais!!!!!!!!!!!!

lucciano amaral
16/07/2007, 12:08
Mec art, seria possivel vc postar ai a configuração final da sua gaiola. me ajudaria bem, abraços

mec art
17/07/2007, 09:18
não entendi sua pergunta!!!!!! seja mais direto por favor!!!!!!!

Jorge_PG
17/07/2007, 15:03
Haiiii Mec ta ficando o bicho em logo logo vai começar a fabrica d gaiola 4x4 em socorro.



Abrs....

mec art
18/07/2007, 15:48
salve meu caro Jorge !!!! nem me fale ...já tem gente perguntando quanto fica ...!!!!!!!!tem um acolega nosso de sampa que quer uma simples por enquanto para ñ encarecer tanto e poder documentar para rodar no dia a dia!!!! vamos investir mais nesta área a partir de agora....pretendo comprar uma dobradeira de tubos hidráulica ....pois também trabalho as vezes com escapamentos sobe medida para os carros preparados...e agora também para as gaiolas...se DEUS nos permitir....o que graças a ele já esta acontecendo!!!!!!!!! ah ah ah @!!!!! andei dando uma olhada nas suas fotos da trilha gostei do lugar , muito bonito!!!!!!!!!um abraço!!!!!!!!

Jorge_PG
18/07/2007, 21:38
bão Mec. vai nessa o problema é q o pessoal pensa q sai bem + barrato ai quer q a jente faça de graça ficam reclamando do preço verdade ou ñ.

esse lugar da trilha é em um municipio aqui perto q c chama Itaicoca lugar muito bonito terra de minas de calcario.

talvez ainda hoje vou colocar um video no youtube de uma khda q deu na trilha onde arrancaram o motor da gaiola do meu amigo ai posto o link pra vc ver.

o teu MSN ñ abre + é ai ia ficar + facil d manter contato com vc.

Abrs...

mec art
22/07/2007, 15:01
tem razão choram de + da conta...e querem pele metade dividido por dois ainda .......aí ñ dá ......

mec art
22/07/2007, 15:16
fui andar esse final de cemana em lindóia em outro encontro que teve e como sempre a pedido da galera fomos arrancar na lama....era entre os ap um dos favoritos ...o motor tava afinadissimo...as correntes lacradas nos pneus....dei uma estreada nas duas pistas para ver o nivel de dificuldade entre as duas e tudo certo......mas quando fomos para a largada mesmo.....no tudo ou nada como se diz.....!!!????.....no trez era a largada, e assim foi larguei com uma gaiola ap 1.6 com cambio de combi antiga e com um belo par de pneus tipo fronteira mas só com cravos enormes daqueles que grudan mesmo....e eu com minhas modestas correntes ....só na trazeira.... pois era de igual para igual....saí na frente já na largada e me mantive nela... após 15 mtrs de pista e muita lama parei como se tivesse desengatado a marcha nisso meu adverssário passou fui verificar se avia desengatado realmente...e puis primeira de novo ..........só foi o barulho dentro da caixa de cambio ......ainda ñ abri mas acho que se ñ foi a primeira que quebro foi a coroa e pinhão.....fazer o que

mec art
22/07/2007, 15:17
vou postar fotos do evento para vcs....aguardem

mec art
01/08/2007, 13:06
calma aí pessoal ainda não saiu !!!!!!!!

lucciano amaral
01/08/2007, 19:35
calma aí pessoal ainda não saiu !!!!!!!!

Estamos no aguardo, abraços

Jorge_PG
01/08/2007, 20:56
Olá Mec vc tava lá no MSN e eu ñ pud t responder pois tava com visita e sai na hora q vc me chamou só fui ver + tard mas tdo bem.......e ai como ta a caixa de cambio foi muita coisa ou ñ to curioso.....tamem ñ vejo a hora d conhecer tua terrinha ai outubro ta ai já........to fazendo umas modificações na minha gaiola pra melhorar vamo v o dá......meu amigo d trilha ta com a gaiola dele quebrada ai ñ da ficamo parado faze o q sai só ñ tem jeito....


abração pro c


ps:v c participa + lá no MSN....

mec art
03/08/2007, 16:58
jorge foi a coroa e o pinhão pro saco....mas já tamo montando de novo e tem mais encontro agora em serra negra...dia 18 e 19 de agosto ,,vou montar pra tirar a graça do adversário que ficou com o pódio la em lindóia...e se aproveitou para tirar uma da minha cara....vamos mostrar pra ele como se pilota uma gaiola....e depois como se comemora uma vitória de verdade............ooooo rapai nervozo em ....tô brincando!!!!!!!! valeu despois nois cunversa,e as fotos ficaram orríveis vou ter que comprar uma camera digital de verdade se quizer ver fotos de verdade...um abraço

Jorge_PG
09/08/2007, 23:05
Bão foi poca koisa ainda bem to tentando t manda uns e-mail + num ta dando certo me passa teu e-mail valeu.
dias 18 e 19 felicidades a vc q tudo corra bem 100 quebras.
sai novamente com a minha vou ter d mexer na caixa de direção fazer uns acertos num tá mui legal vamo desmancha toda a frente e refazer pra ficar bom.

abrs... amigão

mec art
17/08/2007, 17:20
valeu jorge muito obrigado o email é mecart@itelefonica.com.br manda pra lá....hoje é sexta e a anciosidade já ta começando a encomodar....amanhã cedo vamos dar os ultimos retoques e depois do meio dia partiremos para serra negra, onde tentaremos a sorte novamente.....e que ela esteja comigo..........um abraço

carraro
08/09/2007, 21:58
fui andar esse final de cemana em lindóia em outro encontro que teve e como sempre a pedido da galera fomos arrancar na lama....era entre os ap um dos favoritos ...o motor tava afinadissimo...as correntes lacradas nos pneus....dei uma estreada nas duas pistas para ver o nivel de dificuldade entre as duas e tudo certo......mas quando fomos para a largada mesmo.....no tudo ou nada como se diz.....!!!????.....no trez era a largada, e assim foi larguei com uma gaiola ap 1.6 com cambio de combi antiga e com um belo par de pneus tipo fronteira mas só com cravos enormes daqueles que grudan mesmo....e eu com minhas modestas correntes ....só na trazeira.... pois era de igual para igual....saí na frente já na largada e me mantive nela... após 15 mtrs de pista e muita lama parei como se tivesse desengatado a marcha nisso meu adverssário passou fui verificar se avia desengatado realmente...e puis primeira de novo ..........só foi o barulho dentro da caixa de cambio ......ainda ñ abri mas acho que se ñ foi a primeira que quebro foi a coroa e pinhão.....fazer o que:pensativo:É MEC ART,VÇ CONSEGUIU,PARABENS TRACIONADAS COMPANHEIRO:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas ::palmas:,+ como sempre lá vai uma critica construtiva,tire o turbo que com apenas 0,6 nao faz muita diferença e coloque um comando 53.3 "original" do ford versailles 2.0 ,assim teras + força em baixa ......e coloque 4 pneus 750x16 com cravos laterais ,assim vç passara a distribuir melhor a potencia do motor pela traçao,sem trancos do turbo sua gaiola andara muito melhor e com poucas chances de quebrar,ai vam fotos de excelentes desenhos de pneu pra ti,abraço meu amigo e boa sorte na contruçao do barracao pois sei muito bem o quanto ele representa ,pois estou começando o meu.:concordo:

Cezar candelaria
14/09/2007, 17:16
Olá amigo mec art, sou novo aqui no forum, mas diga como ficou a gaiola, é muita diferença. Tambem queria fazer uma.

mec art
18/09/2007, 12:26
valeu pela dica amigão ..........e na ocasião já estava sem o kit... só quebrou porque estava com correntes e tinha pedras dentra da pista....aí foi fatal....mas gostei da dica para o comando pois vc sabe bem gaiola para trilha tem que ter torque em baixa e tracionar pra valer....um abraço......4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x 4x4x4x4...eeeee a proposito vc tem uma 3ooogt???? eu tive uma ecripse gsx 4x4 91...foi bom enquanto durou.........

mec art
18/09/2007, 12:30
sim ...tem muita diferença...isso porque ainda não coloquei os pneus....só uso correntes...por enquanto........ela se mostra firme nos lugares mais dificeis e erozões...mesmo subindo .......valeu!!!! mas temos muito ainda a fazer em materia de acerto de suspensão.........um abraço!!!!!!!!

Jorge_PG
18/09/2007, 22:13
Heai Mec qq ta sumido amigão

abrs...

alex reijers
19/09/2007, 21:14
eu tenho uma gaiola documentada

será q consigo mante-la documentada e fazer uma gaiola 4x4
pasar o cardan por dento co cambio e fazer uns cortes na frente?

E AI PESSOAL PASSA SUAS OPINIÕES POR FAVOR?

VALEUZÃO

mec art
20/09/2007, 12:08
se no caso sua gaiola for com chassi de fusca fica mais dificil pois o cardã passa pelo centro onde fica o ponto de fixação das barras de torção.....sem contar lá na frente no cabeçote...........tem de aumentar a suspa.......um abraço4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x

mec art
20/09/2007, 12:13
tõ mesmo cara ...mas to rodando com a máquina todo final de cemana.........tenho fotos e filmagens novas ...só fica meio dificil postar pois speed só aqui no meu trabalho .... e cheio de tezouras por perto fica complicado....tenho a gravação da quebra do difencial na integra....orrível mas tá lá.........coloco assim que tiver uma brecha.............um abraço amigão, vai vir em outubro pra k ainda ou já afinou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Cezar candelaria
20/09/2007, 13:53
E aí MEC ART, beleza. Seguinte cara, o nosso amigo fc racing me disse que não preciza tirar aquele pedaço do chassis onde segura as barras de torção., e eu já vi outra tambem, por que será.

mec art
20/09/2007, 18:08
então o nosso amigo elevou o cambio......pois o cardã sai de frente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ou só ele sabe....valeu

Jorge_PG
20/09/2007, 22:08
Heai amigão num vai da dessa vez pra ir ai problemas de saude com a patroa vai t d fika pra proxima. Vamo t q da um jeito + tarde ai vamo pra passear

com relação ao cambio aquela q meu amigo fez foi elevado o cambio pra num corta a suspenção.

Bração pru c amigão

fc racing
20/09/2007, 23:09
E ae pessoal nao foi elevado mas eu esei um cistema diferente para naum precisar cortar a torção.....eu esei este cistema .....de-em uma olhada ai......

ABRAÇOS

Cezar candelaria
21/09/2007, 07:45
Aquela rabeta ali é de que carro? E aí ja montou a maquina?

Cezar candelaria
21/09/2007, 07:57
Postamos videos no youtube, querem ver é so pesquizar GAIOLA CANDELARIA, a minha é a preta com amarelo.

fc racing
22/09/2007, 17:51
E ae Mec gostaria de uma idéia sua a respeito da rabeta da caixa naum sei como fazer.........
Como vc fez a sua????????? sera q é preciso colocar um rolamento????? c posivel posta fotos ai......
falowwww

mec art
22/09/2007, 18:58
c ta querendo saber sobre a vedaçaõ da tampa......????? não entendi o nome rabeta....se for da tampa fiz uma flange de aluminio com um retentor do pinhão da CG....abraço, se for devo ter algumas fotos.....

mec art
22/09/2007, 19:00
que pena e melhoras pra sua esposa.... com relação ao cambio tudo bem ....preferi cortar para aproveitar a altura da gaiola....que já é pouca..............

fc racing
22/09/2007, 20:22
Mec blz isso mesmo é a tampa mas vc fez uma flange de aluminio ou d antimoneo q é o material da caixa?????????eu tb fiz uma flange só q d aluminio e ou torneiros aqui me disseram q naum da poara soldar dois materiais diferentes.......
e c vc tiver fotos fico grato.....abraços

Cezar candelaria
23/09/2007, 20:18
Amigo FC te respondi no outro topico.

mec art
30/09/2007, 21:12
viu a resposta lá colega............. um abraço!!!!!

mec art
03/10/2007, 00:39
foto do encontro de monte sião!!!!!!!!!!!!!

mec art
08/10/2007, 14:05
mais mais essa é da saida do cardã

fc racing
08/10/2007, 23:06
Valeu Mec fou assim mesmo q eu fiz............pq vc precisou tirar a união das barras de torção???????................

grande abraço e boas trilahs

mec art
12/10/2007, 07:53
tirei para poder manter o alinhamento original, já que eu iria colocar as torres laterais mesmo pensando um pouco na estetica o que a deixa mais bonita um pouco.........e a proposito como esta a montagem...é nessa hora que a gente gasta mais dindim......tentei baixar um video que gravamos por aqui mas ñ deu certo tentarei outra hora acho que deve ser por causa do formato do arquivo.........um abraço4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4444

fuscanando
25/10/2007, 15:05
boa tarde mec art , moro em Casa Branca que não fica muito longe de socorro. Gostaria de saber de vc se eu levasse até ai duas caixas de cambio o que vc cobraria pra deixa-las como as suas? tenho uma idéia muito maluca de por no meu fusca. sei que o projeto não será facil pois não tenho mecanicos acostumados a fazer este tipo de trabalho e eu não tenho tbem ferramentas para fazer sozinho. Me dê uma luz.:?::?:

mec art
26/10/2007, 14:23
com certeza teremos o maior prazer em atende lo, nossa oficina dispõe de todos os recursos .... porem peço que tenha um pouco de paciencia pois estou terminando o salão da oficina ainda..........cobertura isntalação eletrica, e outros....tambem estou na fila de espera pois preciso terminar a minha.........4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4xx4x4

fuscanando
26/10/2007, 14:33
Legal, visito o forum diariamente e quando sua oficina estiver pronta é só avisar. Obrigado e boa sorte.:concordo:

mec art
28/10/2007, 18:31
valeu......abraço!!!!!!!!!!!!!!!!

mec art
17/11/2007, 14:32
rapasiada dei um giro esse final de cemana em um trecho dentro do sitio de um amigo aqui em socorro ..e debaixo de chuva em uma estrada de saibro e recem reformada....imaginem era lama até o pescosso....coloquei as correntes nas quatro e fomos ver o que acontecia.....morro acima parecia um tatu com chuteiras jogando barro para tudo quanto era lado,...sinceramente ainda não sei se vou gastar com pneus, com correntes é sem comentarios,.....e em alguns trechos cheguei a puxar o companheiro que não conseguia subir.....e chuva que Deus mandava, e como mandava...infelismente ñ pudemos tirar fotos dervido as condições climaticas ...........um abraço a todos e até a proxima aventura se Deus quizer4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x 4x4x4

mec art
09/02/2008, 14:10
E AÍ PESSOAL!!!!!!!!!!!! quanto tempo...dei uma distanciada para adiantar minha oficina que esta na reta final....minha gaiola tambem ficou parada esse periodo pois tive ploblemas com a marcha ré...agora já esta pronta para montar...hoje aqui em socorro acontece o encontro do BOI RALADO evento que reune jepeiros gaioleiros e motos da região do CIRCUITO DAS AGUAS.........UM ABRAÇO A TODOS4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x

mec art
19/06/2008, 02:05
já são mais de trinta 30.000 mil vizitas só tenho a agradecer a todos ... meu tempo é curto, as mudanças na gaiola ainda não vieram mas estão na cabeça.....estou passando para avisar vcs todos do nosso brasil, que dias 5 e 6 de julho acontecerá em monte sião minas gerais um encontro de off road ( jeeps e gaiolas) no dia 6 será a trilha com a confraternização depois...**tomra que seja churrasco***....eu estarei lá , e voces????? um abraço a todos eeee4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x 4x4x4x4x4x4x4

mec art
24/06/2008, 12:48
Nesse meio de ano estaremos entrando em uma nova faze da construtividade da nossa 4x4....vamos fazer a caixa de transmição para desligar a tração dianteira.....já temos algumas fotos, segurem as pontas que esses dias estarão aqui pra vcs!!!!!!!!!abraços a todos4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4 x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x...

Celsogvs
25/06/2008, 21:55
Amigos,

Tenho muito interesse em uma gaiola 4X4, se alguém tiver uma solução pode contar comigo.

Abs,

maxdelta
15/01/2009, 20:05
Eu estou afim de fazer uma gaiola 4x4, pra poder me divertir em trilhas médias e pesadas.

Estou reunindo informações, mas estou em dúvidas em 3 detalhes, já pesquisei no forum, já mostraram o resultados em fotos, mas eu ainda não consegui compreender:

Do que é feita a caixa de transferencia(t-case) nestas gaiolas descritas aqui? Vou tentar melhorar a pergunta: Como feita a caixa de transferência de tais gaiolas?

E qual diferencial é mais usado? Gol? Santana? Kombi? Fusca?

Eu estou calculando fazer uma gaiola talvez com motor dianteiro, ainda estou em dúvida. Com suspensão tipo duplo A, pra conseguir uma boa elasticidade na suspensão, bem como amortecedores e molas do tipo mcpherson, pois são mais fáceis de encontrar(eu acho). Estava pensando em usar o diferencial da kombi que é mais fácil de eu adquirir(apesar de não saber se tem como adaptar um munhão?!!!), estou pensando no diferencial precisa ser algo resistente, pois tenho intenção de usar o pneu 225 ou 7,50 r16.

O último detalhe vou perguntar assim que estas dúvidas tiverem sanadas!!

Agradeço a ajuda desde já!:pipoca:

Flávio Cadore
15/01/2009, 22:55
Do que é feita a caixa de transferencia(t-case) nestas gaiolas descritas aqui? Vou tentar melhorar a pergunta: Como feita a caixa de transferência de tais gaiolas?

E qual diferencial é mais usado? Gol? Santana? Kombi? Fusca?:pipoca:



T-case não é usada com motor/caixa VW, já o diferencial dianteiro deverá ser igual ao da caixa traseira....simples e resumido...

Marcelo A. Marchiodi
16/01/2009, 08:37
Eu estou afim de fazer uma gaiola 4x4, pra poder me divertir em trilhas médias e pesadas.

Estou reunindo informações, mas estou em dúvidas em 3 detalhes, já pesquisei no forum, já mostraram o resultados em fotos, mas eu ainda não consegui compreender:

Do que é feita a caixa de transferencia(t-case) nestas gaiolas descritas aqui? Vou tentar melhorar a pergunta: Como feita a caixa de transferência de tais gaiolas?

E qual diferencial é mais usado? Gol? Santana? Kombi? Fusca?

Eu estou calculando fazer uma gaiola talvez com motor dianteiro, ainda estou em dúvida. Com suspensão tipo duplo A, pra conseguir uma boa elasticidade na suspensão, bem como amortecedores e molas do tipo mcpherson, pois são mais fáceis de encontrar(eu acho). Estava pensando em usar o diferencial da kombi que é mais fácil de eu adquirir(apesar de não saber se tem como adaptar um munhão?!!!), estou pensando no diferencial precisa ser algo resistente, pois tenho intenção de usar o pneu 225 ou 7,50 r16.

O último detalhe vou perguntar assim que estas dúvidas tiverem sanadas!!

Agradeço a ajuda desde já!:pipoca:

Nossa amigo, sua situação tá meio complicada, acho que você tem que dar um tempo e reunir mais informações mesmo, conhecer mais essa mecânica.

Mas vamos lá: essas gaiolas 4x4 aqui não tem t-case, pois a concepção dos câmbios VW são totalmente diferentes, eles tem o câmbio e diferencial dentro do mesmo corpo, não há como separar um do outro, a não ser numa boa serra fita!:mrgreen: Então o que é feito nesses casos é se alongar o eixo secundário do câmbio, e fazer uma saída para um cardã, dê uma olhada nas fotos aqui que vai entender.

Com certeza a relação mais usada é a da Kombi, por ser mais reduzida, nos câmbios VW, os mais usados em gaiolas são da Kombi, Fusca, Brasília, neles a única coisa que muda é a relação de coroa e pinhão, as relações de câmbio são iguais nesses carros, no Santana já é diferente, é outra caixa, totalmente distinta, e não tenho conhecimento dela pra te afirmar alguma coisa.

Quanto à ultima parte da sua mensagem, suspensão duplo A não é algo que recomendo fazer a não ser que se tenha um bom conhecimento de mecânica, dos princípios básicos dela e um bom aporte de máquinas disponíveis, eu mesmo já venho estudando há quase 3 anos pra realizar no meu Gurgel, e esqueça de achar algo em português, só em fóruns americanos.
Uma opção poderia ser copiar o set-up completo por exemplo de uma D-20, algo que eu mesmo já pensei em fazer. Se for fazer uma com motor dianteiro e ainda quiser a sua "elasticidade" que melhor entende-se por curso de suspensão, terá que recuar o motor para trás, pois curso de suspensão depende diretamente do tamanho dos braços de suspensão, e se ainda for 4x4, depende do tipo de homocinéticas que vai usar, e se for braços longos, com certeza você vai ter que construí-los, e aumentar o tamanho dos semi eixos das homocinéticas... como se vê é uma cachoeira de alterações, uma vai levando á outra... mas isso só se você decidir pelo caminho que segui, eu já vi bons projetos aqui nessa seção e bem simples, dê uma olhada.
McPherson é um tipo de suspensão e não molas/amortecedor, na verdade esse tipo de suspensão é composto por um braço inferior e uma torre com o amortecdor e mola juntos, que faria o papel do braço superior, fazendo uma analogia com uma suspensão duplo A. Geralmente elas tem pouco curso.

Não entendi o que você quiz diser sobre munhão.

Os câmbios VW, com relação da Kombi rodam bem até com pneu 31", então até essa medida qualquer outra menos pode ser usada.

maxdelta
16/01/2009, 10:39
T-case não é usada com motor/caixa VW, já o diferencial dianteiro deverá ser igual ao da caixa traseira....simples e resumido...

Legal, já consigo ter uma idéia do q comprar.


Nossa amigo, sua situação tá meio complicada, acho que você tem que dar um tempo e reunir mais informações mesmo, conhecer mais essa mecânica.

Informação é mais importante q dinheiro!!!


Mas vamos lá: essas gaiolas 4x4 aqui não tem t-case, pois a concepção dos câmbios VW são totalmente diferentes, eles tem o câmbio e diferencial dentro do mesmo corpo, não há como separar um do outro, a não ser numa boa serra fita!:mrgreen: Então o que é feito nesses casos é se alongar o eixo secundário do câmbio, e fazer uma saída para um cardã, dê uma olhada nas fotos aqui que vai entender.

Era isso q eu não estava entendendo, e pelo jeito os mecanicos q eu conheço tb não. A minha compreensão estava obtusa pelo fato q sempre q eu penso em 4x4 eu penso numa t-case, mas se o sistema é ligado direto, acontece uma boa peda de peso, pq a t-case mais leve q eu já peguei parecia ter uns 15kg.


Com certeza a relação mais usada é a da Kombi, por ser mais reduzida, nos câmbios VW, os mais usados em gaiolas são da Kombi, Fusca, Brasília, neles a única coisa que muda é a relação de coroa e pinhão, as relações de câmbio são iguais nesses carros, no Santana já é diferente, é outra caixa, totalmente distinta, e não tenho conhecimento dela pra te afirmar alguma coisa.

O bom então é kombi, pra mim tb é mais fácil achar de kombi, o q tem de kombi batida aqui em Friburgo não está no gibi.


Quanto à ultima parte da sua mensagem, suspensão duplo A não é algo que recomendo fazer a não ser que se tenha um bom conhecimento de mecânica, dos princípios básicos dela e um bom aporte de máquinas disponíveis, eu mesmo já venho estudando há quase 3 anos pra realizar no meu Gurgel, e esqueça de achar algo em português, só em fóruns americanos.

Não estudo a tanto tempo, porém é q vi que fica mais interessante. O q me interessei por ela, q ao mesmo tempo q é fragil ela é bem resistente; ou usarei sistema de balança copiado de algum carro. Ainda tá em estudo, já desenhei várias vezes o veículo a única coisa que ficou bem explicito, é uso de um chassi, e um uso de uma carroceria, pois ficaria mais pratico eu fazer adaptações sem manchar a física da gaiola.


Uma opção poderia ser copiar o set-up completo por exemplo de uma D-20, algo que eu mesmo já pensei em fazer. Se for fazer uma com motor dianteiro e ainda quiser a sua "elasticidade" que melhor entende-se por curso de suspensão, terá que recuar o motor para trás, pois curso de suspensão depende diretamente do tamanho dos braços de suspensão, e se ainda for 4x4, depende do tipo de homocinéticas que vai usar, e se for braços longos, com certeza você vai ter que construí-los, e aumentar o tamanho dos semi eixos das homocinéticas... como se vê é uma cachoeira de alterações, uma vai levando á outra... mas isso só se você decidir pelo caminho que segui, eu já vi bons projetos aqui nessa seção e bem simples, dê uma olhada.

É uma excelente idéia, mas tb ainda não decidi por onde vai ficar o motor, quanto ao curso estou pensando em algo como 50cm, por isso eu estou pensando no duplo A, algo bem Hardcore! Marcelo não vai haver montanhas de alteração rapaz, o carro tá sendo criado, logo não terá alteração!!:lol:
Eu já li bem dizer quase todos os tópicos da seção gaiola, mas to focado apenas em 4x4 e suspensão.


McPherson é um tipo de suspensão e não molas/amortecedor, na verdade esse tipo de suspensão é composto por um braço inferior e uma torre com o amortecdor e mola juntos, que faria o papel do braço superior, fazendo uma analogia com uma suspensão duplo A. Geralmente elas tem pouco curso.

Eu sei! To pensando na mola de corcel, e usar tb a balança deste, mas tb to pensando em suspensão a ar.
A suspensão de fato é a parte mais dificil de qualquer veiculo.


Não entendi o que você quiz diser sobre munhão.

Concepção de jipe e caminhão, onde as rodas giram. Algo q eu to pensando no momento, se eixo de kombi é traseiro, como adaptar um munhão ou manga de eixo, pra que a roda gire!!!


Os câmbios VW, com relação da Kombi rodam bem até com pneu 31", então até essa medida qualquer outra menos pode ser usada.
Legal o pneu 31 tem o mesmo peso do 7.50 r16, estou pensando em usar tal pneu por sua altura.

Vou caçar mais algumas informações. Eu só vou poder começar o projeto quando eu me mudar, pois lá tem garagem, tem como guardar todos os trecos. Mas pelo menos já tenho uma base do q comprar, Mas creio q só vou começar depois de Abril!!!

Obrigado pela ajuda, foi muito valiosa!!

fogoncalves
16/01/2009, 11:30
Nossa amigo, sua situação tá meio complicada, acho que você tem que dar um tempo e reunir mais informações mesmo, conhecer mais essa mecânica.

Mas vamos lá: essas gaiolas 4x4 aqui não tem t-case, pois a concepção dos câmbios VW são totalmente diferentes, eles tem o câmbio e diferencial dentro do mesmo corpo, não há como separar um do outro, a não ser numa boa serra fita!:mrgreen: Então o que é feito nesses casos é se alongar o eixo secundário do câmbio, e fazer uma saída para um cardã, dê uma olhada nas fotos aqui que vai entender.

Com certeza a relação mais usada é a da Kombi, por ser mais reduzida, nos câmbios VW, os mais usados em gaiolas são da Kombi, Fusca, Brasília, neles a única coisa que muda é a relação de coroa e pinhão, as relações de câmbio são iguais nesses carros, no Santana já é diferente, é outra caixa, totalmente distinta, e não tenho conhecimento dela pra te afirmar alguma coisa.

Quanto à ultima parte da sua mensagem, suspensão duplo A não é algo que recomendo fazer a não ser que se tenha um bom conhecimento de mecânica, dos princípios básicos dela e um bom aporte de máquinas disponíveis, eu mesmo já venho estudando há quase 3 anos pra realizar no meu Gurgel, e esqueça de achar algo em português, só em fóruns americanos.
Uma opção poderia ser copiar o set-up completo por exemplo de uma D-20, algo que eu mesmo já pensei em fazer. Se for fazer uma com motor dianteiro e ainda quiser a sua "elasticidade" que melhor entende-se por curso de suspensão, terá que recuar o motor para trás, pois curso de suspensão depende diretamente do tamanho dos braços de suspensão, e se ainda for 4x4, depende do tipo de homocinéticas que vai usar, e se for braços longos, com certeza você vai ter que construí-los, e aumentar o tamanho dos semi eixos das homocinéticas... como se vê é uma cachoeira de alterações, uma vai levando á outra... mas isso só se você decidir pelo caminho que segui, eu já vi bons projetos aqui nessa seção e bem simples, dê uma olhada.
McPherson é um tipo de suspensão e não molas/amortecedor, na verdade esse tipo de suspensão é composto por um braço inferior e uma torre com o amortecdor e mola juntos, que faria o papel do braço superior, fazendo uma analogia com uma suspensão duplo A. Geralmente elas tem pouco curso.

Não entendi o que você quiz diser sobre munhão.

Os câmbios VW, com relação da Kombi rodam bem até com pneu 31", então até essa medida qualquer outra menos pode ser usada.

Ótima explicação, caro Marcelo!

Sobre o Munhão, acho que ele quis dizer homocinética. Mas tenho um projeto de fazer quase a mesma coisa que nosso amigo. Estou reunindo peças para começar a brincadeira com a galera da minha facu. Faço curso de engenharia Mecatrônica, mas meu forte mesmo é mecânica. Neste projeto, estamos estudando os princípios e usuabilidade da suspenção de duplo A.
Prentendo usar algum câmbio mais atual, pois daqui uns anos, os câmbios de VW começarão a se tornar raridades.
No meu projeto, os semi-eixos que estou considerando são dos FIAT's, pois tenho um colega que trabalha numa autorizada bem grande da FIAT. Ou seja, a maioria das peças básicas serão FIAT mesmo. Apesar de não ser um admirador da marca.
Eu já tenho em casa alguns semi-eixos que o tamanho deles daria bem para o que penso. Isso também daria uma "elasticidade" boa a suspensão. É óbvio que nossa preocupação é adaptar o projeto às peças que dispomos. Outra coisa que também terei de levar em consideração neste projeto é o caso da Geometria da Suspenção. Este será o maior desafio que iremos enfrentar. Adaptar peças é fácil, o complicado e adequar o projeto ao que dispomos.
Mas eu diria ao Maxdelta correr atrás deste desafio. Ninguém chegou a tecnologia de hoje sem errar! Acho que essa é a grande sacada de tudo isso.
Anteriormente eu abri um tópico para disponibilizar a todos as dicas e experiências de cada um sobre ferramental, mas ninguém mais postou nada lá. O último foi eu e já faz um tempão. Acho que isso é o ajuda a todos atalhar alguns caminhos e minimizar os prejuízos dos malucos de plantão. Por isso Marcelo, poste aqui ou em um tópico específico suas experiências e descobertas! Isso é que faz da internet o que ela é hoje. Uma fonte inesgotável de informações e variedades.
[]'s

maxdelta
16/01/2009, 19:00
Ótima explicação, caro Marcelo!
Sobre o Munhão, acho que ele quis dizer homocinética.

Ok, obrigado! Então vou colocar homocinética em tudo!!! Onde tiver cruzeta, tb vou colocar homocinética!!


Mas tenho um projeto de fazer quase a mesma coisa que nosso amigo. Estou reunindo peças para começar a brincadeira com a galera da minha facu. Faço curso de engenharia Mecatrônica, mas meu forte mesmo é mecânica.

Como eu gostaria de fazer esta faculdade, mas aqui é roça, e a q tem não serve pra quem trabalha(começa cedo e termina tarde), a faculdade de engenharia mecânica da UERJ começa 9hrs e termina 14 hrs (só pra filhinho de papai). Mas um dia eu consigo nem q seja pelos correios.


Neste projeto, estamos estudando os princípios e usuabilidade da suspenção de duplo A.

Legal... sem palavras ... quando tiver algo pronto, coloca as fotos pra gente copiar igualmente!


Prentendo usar algum câmbio mais atual, pois daqui uns anos, os câmbios de VW começarão a se tornar raridades.

Legal, mas qual?


No meu projeto, os semi-eixos que estou considerando são dos FIAT's, pois tenho um colega que trabalha numa autorizada bem grande da FIAT. Ou seja, a maioria das peças básicas serão FIAT mesmo. Apesar de não ser um admirador da marca.

Uno mille, ou economy? O diferencial seria fiat ou VW? Pq pelo q parece e vi nas figuras anteriores, se for outro diferencial teria de haver uma t-case, certo?


Eu já tenho em casa alguns semi-eixos que o tamanho deles daria bem para o que penso. Isso também daria uma "elasticidade" boa a suspensão. É óbvio que nossa preocupação é adaptar o projeto às peças que dispomos. Outra coisa que também terei de levar em consideração neste projeto é o caso da Geometria da Suspenção. Este será o maior desafio que iremos enfrentar. Adaptar peças é fácil, o complicado e adequar o projeto ao que dispomos.

Concordo!!!! Sabe que eu pensei em Duplo A só q A italico: A.

Mas te falar, q o duplo A é bem considerável, mas a ar não está fora de questão! Balança tipo a idéia do amigo Marcelo, a de D20, acabou de entrar em questão. A suspenção da D20 é supermacia!

O q ficaria dificil pra minha mente entender é se fosse as suspensões das pickups mais atuais, como mola de torção, na realidade ainda não entendi como funciona tal suspensão. Balança(q não seja torção) é a mais provável, pois pode facilmente adaptar suspensão a ar no futuro. Acho q a suspensão da D20 e acho tb que a do Lada Niva sejam semelhantes. A suspensão tipo mcpherson tb não saiu da cabeça naum, coloquei algumas imagens anexadas, eu gostaria de saber q tipo de suspensão são aquelas, pra mim é tipo mcpherson(amortecedor dentro da mola). Acho q a procomp comercializa algo deste tipo no país. Alguma peças infelizmente tem de ser zero km:cry::cry:, pra poder consegui o documento, já q o projeto de gaiola não tem nenhum carro como base, vai ser um frankstein!!!!;-)


Mas eu diria ao Maxdelta correr atrás deste desafio. Ninguém chegou a tecnologia de hoje sem errar! Acho que essa é a grande sacada de tudo isso.

Obrigado, mas eu espero não errar!!!! Não quero fazer essa cara::putz:. Se fosse pra montar algo com eixo rigido, antes eu comprava um jipe willys. O negócio é complicado, mas a gente chega lá, quero fazer essa gaiola ainda este ano!!!


Anteriormente eu abri um tópico para disponibilizar a todos as dicas e experiências de cada um sobre ferramental, mas ninguém mais postou nada lá. O último foi eu e já faz um tempão. Acho que isso é o ajuda a todos atalhar alguns caminhos e minimizar os prejuízos dos malucos de plantão. Por isso Marcelo, poste aqui ou em um tópico específico suas experiências e descobertas! Isso é que faz da internet o que ela é hoje. Uma fonte inesgotável de informações e variedades.
[]'s
Legal!!! Como diz um conhecido meu: "se tivesse internet a 20 anos atrás não precisava ter feito faculdade!"

Flávio Cadore
16/01/2009, 19:02
Marchiodi, parabéns pela atenção dispensada aos colegas!!!
Vou contribuir um pouco para a "bagaça"...eu estou terminando a minha gaiola com suspensão duplo A, motor central e etc...eu vou disponibilizar os desenhos da suspensão da minha gaiola, suspensão baseada no Corcel...Corcel com suspensão duplo A, quem diria, hein...
Vou colocar alguns arquivos em .pdf no tópico que criei para a minha gaiola...gaiola com motor central...
A minha ficou com um curso de 30 cm e altura livre do solo de 36 cm ou + dependendo da mola da suspensão, até o limite de 44 cm.
Eu usei 44 cm de comprimento das balanças, então para conseguir 50 cm de curso as balanças deverão ser maiores...muito alta vai tirar a estabilidade e eu não quero isto.
Para fazer é fácil, vai depender do conhecimento é claro, os ângulos da suspensão estão todos na peça onde vai os pivôs ( que é do Corcel)...os fusíveis ( orelhas) onde prende a balança no chassis são alinhados e perpendiculares, depois explico melhor. Isto torna a construção do chassis mais fácil, é só alinhar com um esquadro e pronto.
Eu vou alterar a balaça superior para possibilitar um curso maior e até domingo eu coloco todos os arquivos na área.
Depois deem uma olhada no meu tópico e se depois se quizerem fazer uma é só copiar os arquivos, OK.

As duas primeiras fotos são duplo A, double whishebone, triângulos duplos paralelos...tudo a mesma coisa. A última foto talvez seja mais parecida com a da Kombi...

maxdelta
16/01/2009, 20:49
Marchiodi, parabéns pela atenção dispensada aos colegas!!!
Vou contribuir um pouco para a "bagaça"...eu estou terminando a minha gaiola com suspensão duplo A, motor central e etc...eu vou disponibilizar os desenhos da suspensão da minha gaiola, suspensão baseada no Corcel...Corcel com suspensão duplo A, quem diria, hein...
Vou colocar alguns arquivos em .pdf no tópico que criei para a minha gaiola...gaiola com motor central...

Show, põe o link!!!


As duas primeiras fotos são duplo A, double whishebone, triângulos duplos paralelos...tudo a mesma coisa. A última foto talvez seja mais parecida com a da Kombi...
Aproveitando a palavra "bagaça", como eu peço estes amortecedores??!! Compro a mola e coloco um amortecedor dentro e faço um prato de apoio para as molas? Apesar de q é realmente um amortecedor só q nele já vem o prato que suporta as molas!

Tipo Mcpherson, apesar que mcpherson usa, acho q de rosca, não sei se é a mesma coisa, creio q não! Então q mola é essa?

Quanto ser duplo A eu tb já sabia, tenho centenas de fotos de suspensão, gaiolas, jipes e outros trecos, creio tb q tenho todas as fotos postadas na seção gaiola, todo dia baixo uma porrada!!! HD cheio de foto!!!

Flávio Cadore
16/01/2009, 21:11
Aqueles amortecedores que usei são bengalas de moto com molas traseiras de Gol, fiz outras alterações internas e coloquei ar comprimido nelas ( suspensão assistida a ar)...a mola traseira não foi projetada para o peso do motor e por isso eu complemento com ar...ficou show, se quizer andar mais baixo é só diminuir a pressão...

Ainda não andei com ela mas talvez precise colocar a mola dianteira do Uno...talvez...porque eu subo em pé na traseira dela e ela sobe e desce todo o curso...30 cm...
Os chapéus foram feitos com os chapéus que vem nos amortecedores originais, teve até espaço para colocar uma regulagem de rosca.
A melhor bengala para isto é a de Agrale, baixo preço e espaço para colocar dois retentores ( 1 retentor hidráulico + 1 original) para não vasar.


http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46288

maxdelta
16/01/2009, 21:42
Aqueles amortecedores que usei são bengalas de moto com molas traseiras de Gol, fiz outras alterações internas e coloquei ar comprimido nelas ( suspensão assistida a ar)...a mola traseira não foi projetada para o peso do motor e por isso eu complemento com ar...ficou show, se quizer andar mais baixo é só diminuir a pressão...

Ainda não andei com ela mas talvez precise colocar a mola dianteira do Uno...talvez...porque eu subo em pé na traseira dela e ela sobe e desce todo o curso...30 cm...
Os chapéus foram feitos com os chapéus que vem nos amortecedores originais, teve até espaço para colocar uma regulagem de rosca.
A melhor bengala para isto é a de Agrale, baixo preço e espaço para colocar dois retentores ( 1 retentor hidráulico + 1 original) para não vasar.


http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46288 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46288)

Deixa eu corrijir é Mcpherson mesmo, mola e amortecedor juntos.
Um sistema simples e leve, amplamente usado, talvez pra aguentar um pneu maior tenha de ser reforçado, vou pesquisar os veículos q podem doar o sistema sem modificações.

Acho q o fiorino, ele é carrinho de carga, deve aguentar um pneu maior!!! Tb as pajeros! Só q a pajero encarece o negócio!!! Se eu conseguir apenas uma parte da suspensão dianteira do pajero posso copiar o sistema!!! O problema é conseguir essa parte da pajero, é um veículo raro, dá até pra contar quantas tem em Friburgo.

O negócio é copiar; projetar é coisa de engenheiro!!
O braço triângular é q vai definir o curso da suspensão, se for curto vai ser uma gaiola de asfalto; se for longo vai ser show!!! Dependendo do curso da suspensão do pajero, pode se transplantar todo sistema da suspensão, apesar q na traseira é multilink, q é outro sistema q eu não conheço.

Acho q no meu caso tá basicamente definido o q fazer!! Tem q vê tb se consegue aqueles amortecedores enormes com molas enormes q nem das figuras q anexei lá em cima!!! Tudo é calculo, quando tiver montando eu faço um compasso enorme pra medir esses négócios(no bom sentido).

Obrigado pelo apoio!!! Obrigado pelas dicas!!! Agora eu to doido pra consegui uma garagem pra colocar a mão na massa!!!

Flávio Cadore
16/01/2009, 22:11
McPherson não é a melhor suspensão para off road...mas dá para fazer...
O que determina o curso da suspensão é o curso do amortecedor, ângulo de giro do pivô e o comprimento da balança... o amortecedor de Gol tem 18 cm de curso, 19 cm o do Santana.

maxdelta
16/01/2009, 22:40
McPherson não é a melhor suspensão para off road...mas dá para fazer...
O que determina o curso da suspensão é o curso do amortecedor, ângulo de giro do pivô e o comprimento da balança... o amortecedor de Gol tem 18 cm de curso, 19 cm o do Santana.
Estava lendo no momento comparativo de várias suspensões em ingles:cry:. De fato mcpherson tem um curso menor, porém se a balança foi grande pode ser do tipo A uma parte do duplo A, mais um amortecedor com excelente curso, daria certo!

Creio que a duplo A tb tem o problema com amortecedor certo? Coloquei o anexo uma é a duplo A usada no porsche e a outra mcpherson. Então se usarmos metade dos dois sistemas de qualquer forma vai ser um "A", com mcpherson já que o duplo A usa tb parte do sistema mcpherson.

Então tava pensando a bandeja debaixo faço algo de material bem resistente em forma de A, e a outra parte no caso a de cima posso pegar de algum carro que use mcpherson, que encaixe perfeitamente com a homocinética q irei usar, o prato acima pego tb do mesmo veículo! Ficar meio duplo A e meio mcpherson!!

Complicado né? To começando a ficar preocupado com o angulo do caster!

E tb se for possivel o amortecedor possuir em suas duas extremidades os suportes fossem, acho q o nome é olhal, aqueles q vc passa uma parafuso dentro deles q estes permitiriam maiores cursos, do q os q vem com a suspensão mcpherson.