Ver Versão Completa : Tração 4x4 com mecânica VW na gaiola! Como fazer?
Bom dia a todos que estão participando desta enquete.....eu sou novo aq mas eu estava vendo tudo desde o começo sobre essa gaiola 4x4,...eu estou muito interaçado em fazer uma tambem ...mas eu ja tenho um fusca baja...por isso eu estou pençando em fazer a modificação no meu baja.....eu precisava de opinioes de vcs companheiros de trilha...eu jasei como fazer as junção dos dois cambio mas eu ñ sei bem como colocar as almocinetcas na suspenção original do fusca...e eu to pençando em colocar o segundo cambio em cima do chapel napoleão,como é chamado aq na minha cidade....quem poder me ajudar com issso por favor me ajudem....eu ja montei os dois cambio a trazeira ja é da variante II...estou no aguardo.......o meu baja é esse ai da fotinha ..:pipoca:
Matheus MG
14/02/2009, 00:07
galera eu nao entendo muito de mecanica
e gostaria de saber
q caixa de marchas é essa q ele põem na frente (é do gol bx?)e como faz para trasionar a frente com atras uma caixa original de fusca(faz um furo e põe um eixo ?)
galera desculpem pela iginorancia mas afinal é perguntando q se aprende
abraçao ae
Fabio.LS
16/02/2009, 08:37
Isso mesmo..
Você prolongará o secundário para fora da caixa, e adaptará um cardã para transferir o giro para a outra caixa.
Poderá prolongar o eixo soldando uma peça nele, ou usinando um novo.
Matheus MG
16/02/2009, 12:22
cara vlw ae pelo esclarecimento
mais uma pergunta
como q é feito esse furo na caixa dofusca sem q o olho vase
e o eixo q é posto la dentro é artesanal ou tem algum carro q da direto
abraçao
cara vlw ae pelo esclarecimento
mais uma pergunta
como q é feito esse furo na caixa dofusca sem q o olho vase
e o eixo q é posto la dentro é artesanal ou tem algum carro q da direto
abraçao
Bom dia....esse furo tem que ser feito em um torneiro...e tem que colocar um retentor para ñ vazar o olio...e essa emenda é artezanal mesmo...mas é só esplicar para um torneiro que ele faz tudo ...blz....um abraço...espero ter tirado a sua duvida..:dance:
Matheus MG
07/03/2009, 20:43
entendi
obrigado ae pela ajuda
abraços
vinijost
09/03/2009, 12:46
Eu tenho uma pergunta..
Eu vou alongar o eixo secundario trazeiro de uma caixa de passat, e a dianteira eu vou usar só a parte da caixa sem a parte das marchas, certo?
Mais eu gostaria de saber se a caixa dianteira não vai traciaonar para traz, pois ela vai estar virada para trás e não para frente como convencionalmente.
Ou tem que enverter a coroa e pinhão?
Abraços.
fag.online
09/03/2009, 13:52
Amigo, até onde conheço a caixa do passat não dá pra inverter coroa e pinhão, a única que dá é a do fusca, brasa, kombi.
Abracos
vinijost
09/03/2009, 18:09
Pois é..
Eu já tinha pensado nisso..
Bem.. eu tava analisando melhor..
A dianteira não seria o problema.. Pois ela ficará na mesma posição que é no passat.. mais a que ficaria invertido seria a trazeira..
Além da kombi e da variante II que tem homocinéticas, quais mais dá para inverter a rotação da tração?
Eu queria usar uma caixa de passat na frente e uma atraz.. fazendo o prolongamento do eixo secundário.. mais acho que vou ter que pegar outra caixa.. alguem tem alguma sugestão.
Abraços
Flávio Cadore
09/03/2009, 21:31
Vini, é possível usar a caixa do Passat para isto...mas vc vai ter que usar as reduções de Kombi para inverter a rotação da traseira...e na frente vc também vai ter que usar as reduções para igualar as rotações e para acertar o sentido da rotação é só dar uma "tombo" no diferencial dianteiro.
vinijost
09/03/2009, 22:02
E ai Flávio..
É facil de achar essas reduções da kombi?
"Dar um tombo, você quer dizer virar ele de ponta cabeça? uhm...
Vou dar pesquisada nos ferro velhos para ver se acho esssa redução.
Estou Querendo começar agora uma 4x4 toda tubular, fazer eu mesmo..
Quero usar o projeto como trabalho de conclusão de curso (TCC) Estou fazendo engenharia mecatrônica na Puc-Rs
Eu moro em dia de semana aqui em Porto Alegre, Mais vou nos finais de semana para Igrejinha, Onde está o meu baja.
Quero ver se com calma consigo começar o projeto, e termina-lo daqui um ano ou mais..
Tem Msn Flávio?
Me Add.. vinijost@hotmail.com
Abraços,
Vinícius
Flávio Cadore
09/03/2009, 23:18
Vini, os sem Msn.
Esse eixo q sai da caixa nao sai no rumo do chassis? tenho q cortar o chassis pra passar o eixo?
vinijost
11/03/2009, 01:41
Olha JPX,
Eu vou fazer uma gaiola toda tubular, e vou deixar daí um vão no meio da gaiola onde passará este eixo cardã.
Ele irá ligar a caixa trazeira (caixa+ motor) na caixa dianteira (que terá só a parte da coroa pinhão, sem a parte da caixa).
abraços,
Vinícius
fag.online
11/03/2009, 09:18
Vini, não seria mais interessante usar 2 diferenciais de omega com uma caixa de tração no meio dela?
Se não tiver afim de gastar muito, manda colocar homocinéticas nos diferenciais do chevette que são bem mais baratos, essa será a configuração da minha nova gaiola.
abracos
Cezar candelaria
11/03/2009, 21:32
Galera, alguem teria outras ideias de como fazer uma caixa de trnsferencia para usar no meio da gaiola ? Claro que não a do jeep, mas outra coisa simples e barato de adaptar. Eu to fazendo uma com a redução da kombi, mas não sei ainda se vai dar certo, por isso queria já dando um jeito em outra ideia pra ir aperfeiçoando.:parede:
fag.online
12/03/2009, 08:32
Cezer, daria pra usar a caixa que no monza é na transversal. Bloqueia ela pra ficar 4x4 full. A minha dúvida com isso é se vai ficar reduzida ou não.
Se alguém já fez me avise, pq também tenho interesse nisso.
Abracos
Cezar candelaria
12/03/2009, 17:08
Já fizeram e não funcionou porque fica muito reduzido. Imagina só que passa por 2 diferenciais, o da caixa e o do diferencial dos eixos. Pode arrancar em 3* marcha, mas não passa de 40km/h.
fag.online
12/03/2009, 17:32
Poise, estive calculando sobre isso exatamente hoje, e acabei percebendo isso.
Mais ainda tenho uma dúvida. Não dá pra "ignorar" o diferencial do monza e fazer tipo a caixa do fusca, puxar um eixo do pinhão pra fora?
Assim, viria o cardã do chevete e ficaria 1:1;
Também pensei se não existe uma relação menor pro monza.
Uma relação 1 pra normal e 2 pra reduzida ficar perfect, rsss...
Dá pra usar a caixa de redução do niva, porém o problema é encontrar e o $$$$
Abracos
Fabio.LS
13/03/2009, 10:18
Alô Vini!
Se tiver uns rascunhos do seu novo projeto, posta ai para a gente ver..
E depois, não esqueça de mandar umas fotinhas também!
Uma imagem vale mil palavras.. não é assim que dizem? :-D
Abração a todos!
nilaraujo
03/08/2009, 19:38
deixa eu corrijir é mcpherson mesmo, mola e amortecedor juntos.
Um sistema simples e leve, amplamente usado, talvez pra aguentar um pneu maior tenha de ser reforçado, vou pesquisar os veículos q podem doar o sistema sem modificações.
Acho q o fiorino, ele é carrinho de carga, deve aguentar um pneu maior!!! Tb as pajeros! Só q a pajero encarece o negócio!!! Se eu conseguir apenas uma parte da suspensão dianteira do pajero posso copiar o sistema!!! O problema é conseguir essa parte da pajero, é um veículo raro, dá até pra contar quantas tem em friburgo.
O negócio é copiar; projetar é coisa de engenheiro!!
O braço triângular é q vai definir o curso da suspensão, se for curto vai ser uma gaiola de asfalto; se for longo vai ser show!!! Dependendo do curso da suspensão do pajero, pode se transplantar todo sistema da suspensão, apesar q na traseira é multilink, q é outro sistema q eu não conheço.
Acho q no meu caso tá basicamente definido o q fazer!! Tem q vê tb se consegue aqueles amortecedores enormes com molas enormes q nem das figuras q anexei lá em cima!!! Tudo é calculo, quando tiver montando eu faço um compasso enorme pra medir esses négócios(no bom sentido).
Obrigado pelo apoio!!! Obrigado pelas dicas!!! Agora eu to doido pra consegui uma garagem pra colocar a mão na massa!!!
que me desculpe o maxdelta, mas nota-se que ele está mais perdido do que cgo em tiroteio!!!!
Nota-se que ele quer entender de tudo, entretanto mistura todas as informações. O marcelo e o cadore falarão com conhecimento de causa. Acompanho os dois a muito tempo no fórum e com essa ajuda e a minha experiencia, fiz um novo modelo de buggy com suspensão duplo a e outro com suspensão irs(não é a da kombi) e em todas elas, usei munhão com regulagem de cambagem, no lugar dos pivores na parte onde é afixada no chassi e pivores onde é afixada na manga de eixo. Essa é a melhor suspensão offroad. A suspensão macpherson é mais adequada para carros de asfalto posi proporciona maciez e estabilidade.
Bocaina.SP
08/08/2009, 22:51
Boa noite a todos, sou novo aqui pelo forum. Porem estou interesado em traçar minha gaiola, chassi brasilia, motor de kombi, cambio de kombi. ... Eu mesmo mexo em tudo. E minha pergunta é: O que devo fazer por completo desde modelo que devo usar até onde devo ter de ajustar, para fazer ela ficar 4x4. E alguem sabe me falar se fica forte/resistente. Pois se quebrar hora de botar pra força ai também não adianta. Dedsde já agradeço a todos que puderem me ajudar. Abraços
Franco Fileppo
08/08/2009, 23:38
vai ter que esquecer o chassi de brasilia, e bolar ou adaptar outra suspensao dianteira para dar lugares a homocineticas,quanto a aguentar,bom depende de como sera feito o serviço de torno!
boa sorte com o projeto!
Matheus MG
09/08/2009, 00:08
Boa noite a todos, sou novo aqui pelo forum. Porem estou interesado em traçar minha gaiola, chassi brasilia, motor de kombi, cambio de kombi. ... Eu mesmo mexo em tudo. E minha pergunta é: O que devo fazer por completo desde modelo que devo usar até onde devo ter de ajustar, para fazer ela ficar 4x4. E alguem sabe me falar se fica forte/resistente. Pois se quebrar hora de botar pra força ai também não adianta. Dedsde já agradeço a todos que puderem me ajudar. Abraços
amigo se vc tiver paciencia e ler esse topico todo acredito vc vai saber
mas vo fazer um resumo aqui :
primeira coisa a ser feita é adaptar na caixa é uma saída para a caixa dianteira
vc tem q soldar no eixo da caixa uma extensao para o eixo e fazer um retentor como na foto abaixo http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=161788&d=1237323603
ae vc tem q modificar a dianteira ou trocando toda a frente ou adaptando uma ponta de eixo de homocinetica na propria suspençao de fusca
ae vc passa um cardã por dentro do tunel ou tira o tunel
ps: as duas caixa tem q ter a mesma relaçao de marchas
e tem q ter um motor forte ou um boxer bem preparado ou um ap
bem amigo acho q é basicamente isso
se eu tiver errado em alguma coisa me corijam ae gente
abraass
clecio rampelotti
16/08/2009, 22:34
Boa noite estou construindo um fusca 4x4 vou criar um topico e postar umas fotos da caixa de cambio de como fazer a adaptação durante esta semana.
Quanto tempo sem passar por aqui.....deixei minha gaiola de lado por um tempo para poder investir em minha oficina e minha familia....hoje minha filha tem 7 meses e se chama mayara de camargo artioli....uma de minhas maiores conquistas, pretendo terminar a gaiola mas por enquanto não tenho tempo....pois estou me desdobrando na oficina para organiza la e adquirir novos crientes e dar conta deles......dai sim vou terminar ela ...falta jatear a estrutura fixar as latas que fiz e terminar o sistema de engate da tração, que sera automatico com um simples toque no botão.....um grande abraço a todos e muito obrigado pelas mais de 57.000 vizitas neste topico é um recorde que eu não imaginava, claro que sem vcs não seria recorde....4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4 x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4
fogoncalves
19/08/2009, 08:50
Quanto tempo sem passar por aqui.....deixei minha gaiola de lado por um tempo para poder investir em minha oficina e minha familia....hoje minha filha tem 7 meses e se chama mayara de camargo artioli....uma de minhas maiores conquistas, pretendo terminar a gaiola mas por enquanto não tenho tempo....pois estou me desdobrando na oficina para organiza la e adquirir novos crientes e dar conta deles......dai sim vou terminar ela ...falta jatear a estrutura fixar as latas que fiz e terminar o sistema de engate da tração, que sera automatico com um simples toque no botão.....um grande abraço a todos e muito obrigado pelas mais de 57.000 vizitas neste topico é um recorde que eu não imaginava, claro que sem vcs não seria recorde....4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4 x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4
Cara, acompanho seu tópico há muito tempo! Felicidades e tudo de bom pra vc e toda a sua família! Parabéns a sua Filhinha Mayara! Que ela seja uma pessoa iluminada e possa curtir com o pai as aventuras 4x4!
Abração!
Jorge_PG
19/08/2009, 19:24
Olá Mec quanto tempo ome??? o bom filho a casa retorna...parabens pela filhinha Mayara e muita felicidade a vc e sua familia...um abração especial a vc...
amigo se vc tiver paciencia e ler esse topico todo acredito vc vai saber
mas vo fazer um resumo aqui :
primeira coisa a ser feita é adaptar na caixa é uma saída para a caixa dianteira
vc tem q soldar no eixo da caixa uma extensao para o eixo e fazer um retentor como na foto abaixo http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=161788&d=1237323603
ae vc tem q modificar a dianteira ou trocando toda a frente ou adaptando uma ponta de eixo de homocinetica na propria suspençao de fusca
ae vc passa um cardã por dentro do tunel ou tira o tunel
ps: as duas caixa tem q ter a mesma relaçao de marchas
e tem q ter um motor forte ou um boxer bem preparado ou um ap
bem amigo acho q é basicamente isso
se eu tiver errado em alguma coisa me corijam ae gente
abraass
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
PESSOAL RESPNDENDO.....esta e dando base para outras questões a emenda do pinhão deve ter o diametro maximo possivel e deve se abrir a porca que ajusta o conjunto de marchas, já que a solda que sera feita ali devera preencher toda aquela região da rosca deixando ali mais grosso...e depois tornea a parte e refazer a rosca com um diametro maior não escdendo a passagen da pista do rolamento.....ok até aí????? agora vem outro dilema ...para aguentar o tranco teria usar a relação 8x35 que é mais reforçada.....na minha eu uso 7x36 e ja tive algumas quebras.....sem a tração estar ligada......com a tração ligada nunca tive problemas......sobe até barranco....cheguei a rebocar outra gaiola da minha cavocar o chão firme om correntes................ok!!!!
fc racing
23/08/2009, 09:45
Fale ae mec....
Como vc fez para desengatar a tração dianteira ,,,
eu to querendo faze na minha mas to sem idéias ainda....
vc tem uma luz pra me ajudar???????????????
Grande abraço...
tenho uma gaiola que fiz em chassi de brasilia e estou estudando uma modificação por suspensão traseira com omocineticas. Vi algumas fotos desta sua e gostaria de saber mais da suspensão traseira que usou ou se possível, ma manda fotos. To em duvida entre bandejas de gol ou traseira de kombi...
Pedropenido
23/08/2009, 21:07
belo topico :concordo:
alexandrekaska
31/08/2009, 12:44
Olá amigos foristas, lendo muito a tempos tb quero montar uma gaiola 4x4 sou torneiro mecânico (e isso ajuda muito) tenho um projeto ja iniciado por uma amigo engenheiro mecânico dessa tâo sonha da gaiola 4x4, estou comprando peças antes pra montar depois, gostaria de receber algums valores em outro estados de uma pequena relação de peças.
Caixa de transferencia - Hilux achei de uma 07 com nota por 2,500
Motor ap 2.0 com caixa- tem um santana batido por 2,300 vale a pena
diferencial de omega 2.0 - 650,00 e do 3.0 - 1600,00
Semi eixos completos - ainda nao achei valores por aqui
Se alguem puder passar algums valores em outro estados, ficaria grato,
Futuramente quando o projeto tomar forma vou postando passo a passo, mas acho que só começo do proximo ano pra começar, por inquanto vai muita grana em peças.
e ai irmão ... bem!!! fiz uma caixa separada do restante do conjunto...na frente proximo da caixa dianteira....deu um poco de trabalho foram varias horas de torno e de solda e as marteladas no dedo....ma acredito que o resultado será garantido....(será) pois ainda não está montado...mas confesso que ficou da hora, terá engate e desengate com um simples toque no botão, ainda estou decidindo se vai ser com vácuo ou ar comprimido pois tem um pistão pneumatico que fará o trabalho........to meio sem tempo la na oficina esses dias mas assim que lembrando postarei fotos, ja que estou escrevendo do compu. do trampo da qui da cidade valeu!!!!!
não sei quanto as bandejas mas a minha e de kombi e as rodas foram dimencionadas para alargar mais ainda e assim na trilha onde as outras enroscam nas erosões mais profundas a minha passa por cima sem poblemas......prefiro a trazeira de kombi entendeu!!!!!!!!!!
lucio rodrigues
03/11/2009, 19:02
estou tambem montando uma gaiola 4x4 mas ela e motor ap1.6 com caixa de gol e correntes que farao a traçao traseira
estou tambem montando uma gaiola 4x4 mas ela e motor ap1.6 com caixa de gol e correntes que farao a traçao traseira
Meu amigo tive esta mesma ideia de usar correntes para fazer uma gaiola 4x4 ligar a tração dianteira na traseira, mas me disseram que por causa do torque do motor essas correntes não iriam resistir.Você chegou a se informar sobre isso?
Desculpe gente, mas não sei pq estão querendo reinventar a roda. Dêem uma olhadinha em tópicos de sessões como a Hardcore ou mesmo a JeepWillys e vão tirar boa parte das dúvidas.
Além disso, para quem tem noções de ingreis, tem a pirate. Procure por moonbugie.
E, por fim, esperando não ser repetitivo pois não li todos os posts e pode ser que alguém já tenha falado nisso:
Lembram do Klubenwagen? Pois é, ele era 4x4 part-time (sem reduzida). A caixa de transmissão nem podia ser chamada assim pois era apenas um acoplamento safado (um par de flanges com engates coincidentes sendo uma delas montada numa luva deslizante e acionada por uma alavanca com colar como de uma embreagem) embaixo do banco trazeiro conectado ao eixo secundário da caixa de marchas que foi alongado. No lugar da tampa do fucinho do câmbio foi colocado um retentor para segurar o óleo (sempre vaza) e mais nada. Na dianteira um pequeno diferencial.
Salve a todos que me esperam de ano em ano .............
Isso mesmo !!!!!! é assim que ele funciona tenho algumas fotos daquela reliquia!!!!!! Na minha é uma caixa com oleo e essa luva coicidente.....montados com rolamentos e retentores........
Jorge e FC. abraço que tempão hem!!!!!!nem consegui jatear a minha gaiola ainda!!!!! Guenta aí.... Vleu!!!
kako_itaqui
04/05/2010, 04:37
eai amigos! um dia desses parei umas horas pra ler todo esse topico e achei muito interessante parabens!
Tanto q me cadastrei!
Mas eu simplismente nao parei mais de pensar mais nisso.. eu ja estava cm vontade de construir uma gaiola com motor e caixa de fusca.. agora vou construir o quanto antes! hehe e vai seir 4x4!
so que tenho uma unica duvida! e peço ajuda!
a caixa- cambio dianteiro tem que ser obrigatoriamente de BX nao pode ser outra de fusca/variant.. ????
Flávio Cadore
04/05/2010, 18:59
Pode ser qualquer uma desde que tenha a mesma relação coroa/pinhão...
kako_itaqui
05/05/2010, 06:45
explicado!
eai pessoal to com mais um probleminha.. eixo de que usar pra emendar ali no pinhao..
ele teria que ter uma estria na ponta.. alguem saberia me informar uq ele usou aqui nesse da foto?
224015
vinijost
05/05/2010, 13:24
kako, nesta foto ai, se não me engano o cara usou o eixo da prise (o eixo que liga a caixa no motor) e pelo que me parece soldou uma homocinetica de roda. mais dá para usinar um eixo para ser usado até uma cruzeta na ponta de chevette digamos.
acho que é isso se não estou enganado.
Abraços.
Cezar candelaria
05/05/2010, 21:20
explicado!
eai pessoal to com mais um probleminha.. eixo de que usar pra emendar ali no pinhao..
ele teria que ter uma estria na ponta.. alguem saberia me informar uq ele usou aqui nesse da foto?
224015
Voç~e pode usar um pedaço do cardã do chevete..aquele que fica dentro de um tubo...daí dá certo a grossura no eixo da caixa e já tem a ranhura e o flange que dá certo.....vou ver uma foto....
Cezar candelaria
05/05/2010, 21:26
vai agora a foto....
[QUOTE=Cezar candelaria;1155604]vai agora a foto....[/QUO
SALVE A TODOS!!!!! NA MINHA FIZ DESTA FORMA....USEI ESTA FLANGE DE CHEVETE MAS MAIS COLADA COM O CAMBIO PARA NÃO SOBRAR TANTA PONTA PARA FORA,e quando fizerem a emenda aproveitem o maximo de diametro possivel no eixo para ficar bem reforçado......entendem???
HÁ já ia me esquecendo!!!!! na minha não deixei o cardã fixo no chassi pois achei que iria passar a vibração na carroceria,.
Usei na minha o coxim de cardã do mercedes.... vem com rolamento e retentores.....o detalhe dele é que é meio grandinho ...tem 5 polegadas de borracha mais ou menos.
tatu do bem
09/05/2010, 20:23
Pretendo montar uma gaiola 4x4!!! Como começar???
e ai cara beleza!!
tenho um amigo que fez uma 4x4 aqui com cambio de variant, mas nao aguentou muito nao pois a cx nao aguenta a tração ta ligado, e muito peso, entao ele refez e ta uzando cambio de chevete 4marcha e dif de chevt, e pra melhorar usou uma reduzida de jipe....
ficou bom mas o diferencial de chevete tem que soldar as tulipas e nao aguenta, por isso se botar o diferencial da kombi ele e mais reforçado e as tulipas ficam original sem solda, e so adaptar o cardam no pinhao e fica dez!!!
vou ver umas fotos e postar pra vcs...
um abraço..
E AÍ IRMÃO..... VC TÁ ME DIZENDO QUE ELE MONTOU A TRAÇÃO E QUEBROU??????????
QUE PARTE QUEBROU ???? POIS VOU TE DIZER UMA COISA USO CORRENTES NA MINHA .....VC TEM NOÇÃO QUE EU TO ESCREVENDO !!!! CORRENTES !!!! PODE COLOCAR QUALQUER PNEU QUE VC ACHAR POR AÍ QUE NÃO TEM PEGA IGUAL........E NÃO QUEBROU !!!!! ...AGORA !!! EU USO DIFERENCIAL BROCADO 100% NA TRAZEIRA E LIVRE NA FRENTE, E A RELAÇÃO TRAZEIRA QUE É 7/36 DE KOMBI NÃO AGUENTA 8 MESES, FORÇA DE MAIS.... E A FRENTE NUNCA QUEBRA.......AGORA SE O DIAMETRO DO EIXO NA EMENDA ESTÁ ABAIXO DO RECOMENDADO.......DIGO QUE VAI QUEBAR MESMO....VERIFIQUE ISTO DEPOIS ME ESCREVA, E PELO AMOR DE DEUS NÃO COMEÇA A MISTURAR MUITA COISA QUE O PESO VAI LÁ EM CIMA .....FICA QUE NEM JEEP.... UM CHUMBO !!!!!! QUALQUER COISA mec.art@hotmail.com abraço a todos
Belchior Belmonte
25/06/2010, 13:05
Minha pergunta é sobre a caixa de monza e ou logus, todos falam que fica muito reduzida. Mas reduzuda quanto? Quem fez isso poderia dizer se a fica reduzida assim como a caixa de jeep onde a primeira equivale a segunda reduzida. Se for assim ainda fica tudo em ordem, porque vejo vídeos de gaiolas ultrapassando obstáculos em alta velocidade o que dificulta o controle e ameaça a segurança. Uma redução em veículo 4x4 cairia bem, pois não precisa mais ir com tudo como na 4x2. E se ficar muito reduzida a utilização de coroa e pinhão de sp, fusca itamar e ou gol bx não resolve? Acho que todos aqui já ouviram falar do jpe Quatrax. Nesse jipe usaram caixa do logus, mas diz o inventor que eliminou o diferencial, e dentro dessa carcaça apenas existe um acoplamento de uma luva que une os 2 semi-eixos e seu acolamento é feito com uma alavanca que foi colocada na carcaça (é só isso que o inventor falou na revista 4x4 & cia) sem o diferencial seria uma redução a menos, com a palavra voces que entendem de caixa para dizer se é possível. Minha receita seria chassi de kombi, suspenção dianteira de gol, (caso não consiga adaptar vai a da kombi com cubo de roda do passat) caixa do logus com caixas vw com a relação mais longa ou não, motor central e ou do meio do fim, caixa de direção de gol, motor ap2.0 e tração integral com bloqueio do diferencial central (este não integral, mas acionável). Tb penso muito em usar tudo isso com 2 dif de chevette e molas taseiras de strada, mas aí já vira jeep. Abraço a todos.
cesarferreira
25/06/2010, 14:08
Belchior,
Vc está pensando em colocar a caixa transversal, funcionando como transferencia para os eixos dianteiro e traseiro? Se for não vai passar de 60-70 km/h, realmente fica muito reduzido.
Tem um pessoal que fez uma em Caixias do Sul e ficou assim! Acho que é o Flávio Cadore que conhece ao vivo, fala com ele!
Abç,
Cesar
Minha pergunta é sobre a caixa de monza e ou logus, todos falam que fica muito reduzida. Mas reduzuda quanto? Quem fez isso poderia dizer se a fica reduzida assim como a caixa de jeep onde a primeira equivale a segunda reduzida. Se for assim ainda fica tudo em ordem, porque vejo vídeos de gaiolas ultrapassando obstáculos em alta velocidade o que dificulta o controle e ameaça a segurança. Uma redução em veículo 4x4 cairia bem, pois não precisa mais ir com tudo como na 4x2. E se ficar muito reduzida a utilização de coroa e pinhão de sp, fusca itamar e ou gol bx não resolve? Acho que todos aqui já ouviram falar do jpe Quatrax. Nesse jipe usaram caixa do logus, mas diz o inventor que eliminou o diferencial, e dentro dessa carcaça apenas existe um acoplamento de uma luva que une os 2 semi-eixos e seu acolamento é feito com uma alavanca que foi colocada na carcaça (é só isso que o inventor falou na revista 4x4 & cia) sem o diferencial seria uma redução a menos, com a palavra voces que entendem de caixa para dizer se é possível. Minha receita seria chassi de kombi, suspenção dianteira de gol, (caso não consiga adaptar vai a da kombi com cubo de roda do passat) caixa do logus com caixas vw com a relação mais longa ou não, motor central e ou do meio do fim, caixa de direção de gol, motor ap2.0 e tração integral com bloqueio do diferencial central (este não integral, mas acionável). Tb penso muito em usar tudo isso com 2 dif de chevette e molas taseiras de strada, mas aí já vira jeep. Abraço a todos.
belchior, eu tava postando um recado pro cesar de um amigo mecanico aqui da cidade que tem uma mecanica de 4x4 impecavel, nova, tudo rolamento novo, 2 cambios de kombi 7x36 bloqueado 80%, acionamento 4x4/4x2 interno, traseira variant 2 nova, suspensão diant brasilia com cubos e discos de gol, motor, etc e ta vendendo tudo... to tentando compra mais ta dificil... se te interessar um passo o contato beless...
fc racing
25/06/2010, 23:14
Amigo olha ´s a minha tem tudo isto q esta tem e muitos outros detalher a mais e to querendo vende-le.............da uma olhada em meus topicas
Belchior Belmonte
26/06/2010, 23:04
belchior, eu tava postando um recado pro cesar de um amigo mecanico aqui da cidade que tem uma mecanica de 4x4 impecavel, nova, tudo rolamento novo, 2 cambios de kombi 7x36 bloqueado 80%, acionamento 4x4/4x2 interno, traseira variant 2 nova, suspensão diant brasilia com cubos e discos de gol, motor, etc e ta vendendo tudo... to tentando compra mais ta dificil... se te interessar um passo o contato beless...
Como ë esse bloqueio? Um diferencial é bloqueado ou os dois? bloqueio permanente ou não? o diferencial tem solda p/ bloqueio?
Está difícil compra por causa do preço? Eu gostaria muito de comprar tudo, mas além do preço tem a questão do transporte para o RS que encarece tudo. Mas pergunte a ele quanto custa e se ele vende por partes. Dependendo do preço, do custo do frete, se existe transportadora que envie direto de sua cidade para a minha e se ele vende parte eu me intereço pelos câmbios e acionamento. Se quiser pode contatar albatroz666@ymail.com, aguardo o preço do enchoval completo ou dos câmbios. Abraço!
Belchior Belmonte
27/06/2010, 19:12
Cezar Ferreira, é isso mesmo que quero. Mas então o que quero fazer dá certo. Quando voces falavam em muito reduzido eu achava que falavam em algo como 30 km/h. 60 a 70 é velocidade de fusca. Ou será que é 60km/h em quarta esfregando o pé na lata? Mas mesmo assim 60km/h está ótimo. Afinal trilha a 100km/h só na BR 290 ou na BR 101. Corrija se estiver errado, mas com 4x4 não preciso mais passar a mil por obstáculos, fica seguro, e permite o bom desempenho off road com condução por trechos técnicos como erosões, pedras e barro. e o deslocamento por estrada de terra a 60 não fica nada mal. Só que eu queria legalizar, aí fica difícil. Mas com essa redução será que posso até usar Diesel? VW ap 1.6 ou 1.9.
Belchior Belmonte
27/06/2010, 19:30
fc, essa é a gaiola que sempre quis ter. Isso não se vende! tu vais te arrepender. Depois de toda a construção. Essa eu acompanhei no forum. É muito para meu bolso. Fora o fato de que vou ter que documentar a gaiola que eu tiver. Eu acho que vc não possui notas fiscais de rigorosamente tudo para eu documentar. Mas pelo menos serviu o alerta, se eu tiver que gastar o valor de sua gaiola serei mais modesto e terei que ir p/ o 4x2.
Flávio Cadore
27/06/2010, 20:19
Belchior, para saber quanto a gaiola vai dar de máxima é o seguinte: se vc usar uma caixa de Logus por ex , digamos que o carro dá 160 km/h, vc terá que dividir a velocidade pela relação do diferencial adicional...se vc usar um diferencial de Kombi (7/36) que dá 5,14:1...iso vai dar 160 dividido por 5,14 = 31 km/h e pé na lata, se usar pneus grandes vai dar mais uns poucos km/h.
Se usar um diferencial de Omega 4.1 ( 3,15:1) daria 50,79 km/h.
cesarferreira
27/06/2010, 22:21
Belchior,
Ñão te falei, o Flávio sabe tudo disso aí!!
Fica reduzido pra caramba! Já pensou o pobre do motor com aceleração total sempre!! Procura outro projeto!!
Abç
Cesar
Belchior Belmonte
27/06/2010, 23:34
obrigado pelo cálculo, eu até nào estava tão errado, agora vou atrás dos volores do dif do gol bx. depois dessa eu até estou pensando em fazer essa gaiola p/ usar como trator na minha chácara, mas com motor ap 1.6 diesel e pneus 7.50/r16. Mas de toda a a receita que tinha em mente permanece a idéia de usar chassi de kombi. Obrigado a todos.
clecio rampelotti
08/07/2010, 21:21
explicado!
224015
Boa noite a todos, estou construindo um fusca 4x4 e fiz a emenda do pinhão com uma ponta de pinhão do difencial do chevette sendo que os dois são de material semelhante e ja ficou com entalhado original para a cruzeta do chevette.
clecio rampelotti
08/07/2010, 21:32
Pessoal tenho fotos do eixo pinhão, mas não consegui mandar para o forum. Na realidade não sei como fazer se alguem me ajudar posto as fotos do diferencial e etc.
clecio rampelotti
08/07/2010, 22:07
foto do eixo pinhão pronto
as vezes perco horas olhando pra minha gaiola pensando em uma 4x4 bem barata e funcional, ae rabisquei algo usando 2 cambios 8x33 de brasilia, o dianteiro com caixa de BX, suspensão de brasilia com bolachas de gol, e motor ap num cambio transversal qq ligando no eixo primario de cada cambio. 3 alavancas de marchas, 1 pro transversal e outras 2 para cambio dianteiro e traseiro. quando quero 4x2 coloco o dianteiro em neutro, 4x4 engato os dois na quarta marcha ou 3º, depende da redução que quero entende... ae deve ficar bem barato... sem emendar ninguem
Excelente serviço ....ficou nota dez, como descrevi !!!! Vc pegou do jeito que tinha que ser feito..... Assim não quebra nem fdndo....agora é só montar o resto na frente e um abraço aos enroscos na trilha.........mas será indispensável um broqueio na trazeira........para não ficar patinando uma da frente e uma de traz.....me entende !!!!!!!!!! Abraço 4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4
e a todos que estão lendo este topico vai ter o segundo off road em socorro sp.... Em setembro !!!!! Valeu galera !!!
as vezes perco horas olhando pra minha gaiola pensando em uma 4x4 bem barata e funcional, ae rabisquei algo usando 2 cambios 8x33 de brasilia, o dianteiro com caixa de bx, suspensão de brasilia com bolachas de gol, e motor ap num cambio transversal qq ligando no eixo primario de cada cambio. 3 alavancas de marchas, 1 pro transversal e outras 2 para cambio dianteiro e traseiro. Quando quero 4x2 coloco o dianteiro em neutro, 4x4 engato os dois na quarta marcha ou 3º, depende da redução que quero entende... Ae deve ficar bem barato... Sem emendar ninguem
só que em compensação vai adquirir mais ou menos com esta montagem uns 150 a 200 kls a mais.......sei não !!!! Hein !!
Olá Clécio, parabéns pelo trabalho. Quando vc montar as engrenagens no eixo do pinhão, coloca umas fotos aí para ver-mos como fica montado. Abs...
clecio rampelotti
11/07/2010, 23:18
Olá Clécio, parabéns pelo trabalho. Quando vc montar as engrenagens no eixo do pinhão, coloca umas fotos aí para ver-mos como fica montado. Abs...
Boa noite, creio que esta semana consiga montar a caixa e posto umas fotos de tudo. Vou fazer um apanhado das fotos com todos os detalhes
e montar um topico para contar com começou a historia de fazer um fusca 4x4. abraços.
Cezar candelaria
12/07/2010, 13:37
as vezes perco horas olhando pra minha gaiola pensando em uma 4x4 bem barata e funcional, ae rabisquei algo usando 2 cambios 8x33 de brasilia, o dianteiro com caixa de BX, suspensão de brasilia com bolachas de gol, e motor ap num cambio transversal qq ligando no eixo primario de cada cambio. 3 alavancas de marchas, 1 pro transversal e outras 2 para cambio dianteiro e traseiro. quando quero 4x2 coloco o dianteiro em neutro, 4x4 engato os dois na quarta marcha ou 3º, depende da redução que quero entende... ae deve ficar bem barato... sem emendar ninguem
Genhero, como vai fazer sem emendar nada ??? não entendi....o eixo primario é o do piloto ?
Franco Fileppo
12/07/2010, 22:03
a quarta com certeza deverá quebrar com um esforço destes,porque uma coisa é o motor tocar um cambio e outra é um cambio tocar outro,a força entra muito grande no eixo piloto,e isso somado com pneus garrudos resultará certament em quebra das caixas dianteira e trazeira
um exemplo sao as reduçoes da kombi antiga repare quanto elas sao reforçadas e superdimensionedas garanto que um cambio normal nao é tao reforçado!
Cezar candelaria
13/07/2010, 15:00
Clecio, qual rabeta de caixa que é usada pra fazer a adptação....me parece que não tem espaço pra saída entre o chassis e o trambulador ????alguem sabe ????
fogoncalves
13/07/2010, 16:23
Clecio, qual rabeta de caixa que é usada pra fazer a adptação....me parece que não tem espaço pra saída entre o chassis e o trambulador ????alguem sabe ????
Amigo, pela foto abaixo, o que vc tem que fazer é cortar o chassis. Isso pra uma gaiola, não traz nenhum problema, mas se o caso é para um carro de rua, o DETRAN pode te dar dor de cabeça... Pelo menos o daqui de Brasília, que é chato pra cacete, essa não seria uma solução viável.
Mas se aí onde vc mora não tem problema, lembre-se de reforçar de alguma maneira, pois senão o chassis vai ficar frágil e o risco é grande.
Cezar candelaria
13/07/2010, 20:02
Mas como nessa não foi preciso cortar ?????
parece que o suporte e cambio foram deslocados para cima...
clecio rampelotti
13/07/2010, 22:26
Boa noite,
vc vai ter que cortar o chassi e vai perder o entalhado onde o eixo torção trabalha, ou vai ter que levantar o conjunto caixa e motor.
eu estou fazendo um fusca 4x4 e vou manter a lataria bastante original ja que esta documentado so vou cortar as pontas dos para lamas e fazer parachoques de ferro para ponto de apoio do guincho e cambão dentro vai mudar tudo bancos, gaiola, pedaleiras suspensas etc
clecio rampelotti
13/07/2010, 23:19
Quanto a tampa da caixa vou utilizar uma original onde foi furada e vamos fazer um flange para por um retentor, final de semana ja deve estar montada vou tirar umas fotos dela no lugar e posto aqui.
Cezar candelaria
14/07/2010, 08:08
Clecio, que relação de diferencial tu vai usar ?
fogoncalves
14/07/2010, 09:17
Cezar, se vc observar bem, o "tubo" da suspensão traseira não está redondo e sim rebaixado. O cara cortou e depois soldou uma chapa para fechar o buraco que ficaria. Veja que o eixo que vai pro cardan esta abaixo do eixo do trambulador.
Cezar candelaria
14/07/2010, 17:35
Fogo, acho que não foi cortado, porque se cortar não fica inutilizada a barra de torção? Então, eu conheço a gaiola do cara, e ela não tem outra mola auxiliar...
fogoncalves
14/07/2010, 18:22
Fogo, acho que não foi cortado, porque se cortar não fica inutilizada a barra de torção? Então, eu conheço a gaiola do cara, e ela não tem outra mola auxiliar...
Fala Cezar!
Cara, se vc conhece a gaiola, dá pra vc perguntar pro cara! Aí posta o resultado aqui pra todos nós, mas pelo que dá pra ver na foto é que ele, ou amassou o cano, ou cortou e soldou uma tampa. Embaixo do cardã está rebaixado e não parece com formato cilíndrico. Talvez o cara tenha um pulo do gato e se você conseguir a dica, vai ajudar muita gente aqui.
Abração,
Fernando.
clecio rampelotti
15/07/2010, 13:01
Clecio, que relação de diferencial tu vai usar ?
Cezar diferencial 8x36, vou confirmar sabado quando montar a caixa se for outra depois passo a correta.
Cezar candelaria
15/07/2010, 17:40
Fogo, desculpe insistir, olhei´no meu chassis e tambem é rebaixado..é que a fabrica soldou a peça com ranhura em um eixo mais grosso, por isso que parece rebaixado...a foto é da gaiola que falo, e já vi pessoalmente, não tem mola auxiliar....
Clecio, te informa bem qual relação usar, porque essa da foto ele trocou a 8x33 pela 7x36, e agora pode colocar pneu maiores nela...antes com aro 14 ela ficava longa....
acho que deve ser 7x36, 8x33 fica mto longo e o motor naum vai aguentar empurrar. Quanto ao rebaixo, ele é original mesmo, é uma peça fundida com os entalhados para encaixar as molas que são soldados no tubo que apenas armazena a mola. mesmo cortando ele numa distancia curta vc naum perde o entalhado já que as molas naum esbarram uma na outra, tem um vão de aproximadamente uns 80mm. Mas se serrar mto ai perde o entalhado.
aroldo50
19/07/2010, 21:52
talvez o chassis seja cortado porque utilizem molas espirais ao invés das barras de torção. queria muito conversar com alguém que conheça essa adaptação...
Vinícius-RS
20/07/2010, 00:41
Essa gaiola que o Cezar se refere é aqui da minha cidade. O dono dela comprou pronta, em santa catarina, só colocou o motor ap 2000. Agora ele tá usando rodas 16, com pneus bem mais altos, melhorou muito o desempenho no barro... Se quiser, me envie uma mp que consigo o contato.
abraços
Cezar candelaria
20/07/2010, 21:02
Vinicius, tu tens gaiola tambem ? Conheço todo mundo de Cachoeira...
clecio rampelotti
23/07/2010, 21:24
talvez o chassis seja cortado porque utilizem molas espirais ao invés das barras de torção. queria muito conversar com alguém que conheça essa adaptação...
Boa noite Aroldo estou montando a suspenção traseira do fusca 4x4 e cortei o centro da suspenção traseira para passar o cardã bem onde ficam as estrias do eixo torção e para resolver o problema da suspenção traseira cortei os eixos torção em 3/4 do tamanho e fiz uma bucha de nylon para por dentro do tubo onde fica o eixo para ele não ficar batendo e estou instalando dois amortecedores de cabine de caminhão scania no lugar do original do fusca. (o amortecedor da cabine tem o mesmo tamanho do original do fusca e ja vem com a mola espiral nele tipo amortecedor traseiro de moto.) a unica adaptação que vou fazer vai ser um novo suporte para fixação superior e inferior ja que o original é fixo por um parafuso passante o do scania é identica a fixação ate o diametro do parafuso é igual. Vou reforçar para não correr risco de quebrar.
Assim que tiver instalado posto fotos.
vou instalar somente apos dia 10/08, estou indo viajar e deixando o brinquedo um pouco de lado.
:(
galera vcs que já andam no 4x4 eu já tenho tudo da gaiola so falto montar ela dá quanto de velocidade eu vou usar pneus 205 70 14
Flávio Cadore
08/08/2010, 10:21
galera vcs que já andam no 4x4 eu já tenho tudo da gaiola so falto montar ela dá quanto de velocidade eu vou usar pneus 205 70 14
Antony, se os pneus forem recapados vai andar um pouco mais...para o pneu comun veja neste site, é só escolher o tipo certo ( para pneus recapados cross vc tem que usar as medidas 245 70 R15).
http://www.gurgel800.com.br/diversos/calculo.php
cadore que planilha massa é essa era isso que eu tava perguntando não tinha visto.
quer dizer que em quarta macha ela vai dar um 120 km/h?
com meus pneus birrados é isso ou não entendi direito a 4800 se for assim ta bom demais
adelpedu
09/10/2010, 22:37
Amigo, como esta a gaiola 4x4? ta funcionando legal?
Passei pelo Forum e vi quanta dúvida para fazer um 4 x4.
Meu motor é um AP 2.0 alcool,traseiro.
Cx da kombi diesel e na frente cx da kombi(poderia ser gol ,fusca com tampas para homocinética)
Cardã de chevete completo.
Soldado a ponta do pinhão do chevete na ponta do pinhão traseiro.
Na frente soldado a estria da saida da cx do chevete.
Posso engatar tração e desengatar faclimente através duma alavanca.
Estoou a um ano andando sem problema nenhum.
Freio a disco nas 4 rodas.Todos do passat diant.
Suspenção independente nas 4.(4 colunas diant. do passat,tive que reforçar nas solda na base)Coloquei dentro das torres amortecedor de santana que é mais grosso o eixo.
Chassi eu mesmo fiz de tubo de 40 mm.È só soldar as orehilhas para colocar as 4 balanças iguais do passat.
Coloquei teto e parabrisa do passat.painel também.
Setor do gol.
Embreagem hidráulica.
Aro 15" do senic,pneus 235 x 75 x 75
Pessoal , bom dia..... lembrem se que ao elaborarar um projeto seja ele qual for não importa o tamanho ou valor......ao ser executado deve se ficar atento aos detalhes a forma e acabamento, para que ao final não só a resistencia mas tambem o aspecto fisico e estético prevaleça, valorizando assim o resultado final do trabalho seja para a venda ou tão somente para o uso de cada um que o fez.........um forte abraço a todos, obrigado !!!
Costella
17/11/2010, 15:10
que material vc usou para alongar o eixo original, e a porca que segura o grupamento, o alongamento que vc fez é mais fino que a rosca dela?pra ela poder passa?
Usei uma ponta do eixo do cardão do chevete..... a ultima parte dele chegando no diferencial, pois ele me dá continuidade para acoplar o restante do cardã e fica bem debaixo da aste seletora .... ficando curinho e discreto no cambio...... e a emenda deve ser no mesmo diametro da pista do rolamento, ou seja o maximo possivel ..... depois é só colocar a porca no torno e almentar o diametro interno dela e refazer a rosca........ok!!!!
Costella
18/11/2010, 10:28
Usei uma ponta do eixo do cardão do chevete..... a ultima parte dele chegando no diferencial, pois ele me dá continuidade para acoplar o restante do cardã e fica bem debaixo da aste seletora .... ficando curinho e discreto no cambio...... e a emenda deve ser no mesmo diametro da pista do rolamento, ou seja o maximo possivel ..... depois é só colocar a porca no torno e almentar o diametro interno dela e refazer a rosca........ok!!!!
e oq vc usou para fechar o buraco na tampa da caixa onde sai o cardã???
Simples !!! usei uma chapa de aluminio de aproximadamente 15 a 20 mm fiz o acabamento e fixei ela ao torno para a abertura do alojamento do retentor e quatro furos para a fixação dela à tampa ......se não me falha a memoria o retentor é do pinhão da cg 125 honda ......
Costella
23/11/2010, 20:31
Simples !!! usei uma chapa de aluminio de aproximadamente 15 a 20 mm fiz o acabamento e fixei ela ao torno para a abertura do alojamento do retentor e quatro furos para a fixação dela à tampa ......se não me falha a memoria o retentor é do pinhão da cg 125 honda ......
To planejando uma tração pra mim tmb, como vc fez com o cabo da embreagem??
Não montei com cabo .... fiz com sistema hidraulico...... para não ter problemas de pegar barro no cabo, entendeu !!! ficou dez !!!
kiko.mec
01/02/2011, 00:04
Pretendo montar uma gaiola 4x4!!! Como começar???
ola amigos a muito tempo venho procurando um forum assim tenho muitas ideias
para compartilhar com ums cara louco assim . igual a mim.
eu penso que na traseira da caixa de marcha do fusca , tem uma saida do rolamento do primario , se conseguir ali colocar uma luva dar para faser uma saida do eixo cardan ali . ??
oskrmarinho
02/03/2011, 17:08
ola amigos a muito tempo venho procurando um forum assim tenho muitas ideias
para compartilhar com ums cara louco assim . igual a mim.
eu penso que na traseira da caixa de marcha do fusca , tem uma saida do rolamento do primario , se conseguir ali colocar uma luva dar para faser uma saida do eixo cardan ali . ??
Kiko e demais companheiros.
Faz tempo que vendi um baja que só me dava prazer. Viajava com êle até as praias de Jericoacoara, aki no Ceará. Nesse tempo, subia-se nas dunas e a circulação de veiculos não sofria restrições. Tempo bom, carro bom, motor VW ar 1600, pneus de buggy, todo revisado, de primeira, kit coyote, bonito. Há alguns meses, voltou-me a vontade de possuir outro, para fazer de tudo, areia, lama, etc. Vou procurar um usado
por aki, para restaurar, fazendo do meu jeito, frente levantada, traseira com transmissão IRS e tudo que tiver direito, aos poucos, que a grana é curta. Olhando seu post, não me lembro dessa saida da caixa de marcha, mas, havendo, talvez seja possivel a adaptação; minha idéia seria de fazer essa tomada de força, cfe. vc. diz e
transmiti-la via cardã até o eixo dianteiro, ao qual seria ligado por corrente, devidamente encapada; assim, não haveria necessidade de outro diferencial e a rotação da caixa para o eixo traseiro seria a mesma para o eixo dianteiro; não sei se estou viajando na maionese, mas gostar de mecânica deixa a gente assim mesmo; vou analisando a idéia e quem sabe algum dos foristas já tenha alguma coisa parecida em fase além da idéia, neh? Abs!
fogoncalves
02/03/2011, 22:00
Kiko e demais companheiros.
Faz tempo que vendi um baja que só me dava prazer. Viajava com êle até as praias de Jericoacoara, aki no Ceará. Nesse tempo, subia-se nas dunas e a circulação de veiculos não sofria restrições. Tempo bom, carro bom, motor VW ar 1600, pneus de buggy, todo revisado, de primeira, kit coyote, bonito. Há alguns meses, voltou-me a vontade de possuir outro, para fazer de tudo, areia, lama, etc. Vou procurar um usado
por aki, para restaurar, fazendo do meu jeito, frente levantada, traseira com transmissão IRS e tudo que tiver direito, aos poucos, que a grana é curta. Olhando seu post, não me lembro dessa saida da caixa de marcha, mas, havendo, talvez seja possivel a adaptação; minha idéia seria de fazer essa tomada de força, cfe. vc. diz e
transmiti-la via cardã até o eixo dianteiro, ao qual seria ligado por corrente, devidamente encapada; assim, não haveria necessidade de outro diferencial e a rotação da caixa para o eixo traseiro seria a mesma para o eixo dianteiro; não sei se estou viajando na maionese, mas gostar de mecânica deixa a gente assim mesmo; vou analisando a idéia e quem sabe algum dos foristas já tenha alguma coisa parecida em fase além da idéia, neh? Abs!
Caros, creio que a idéia de vocês esteja um pouco representada neste vídeo ( http://www.youtube.com/watch?v=w_F7QrR4Ur8 ). Porém, creio que o motor VW, mesmo sendo muito "Tunadpo", ele seja fraco para tal empreitada. Esse é um Jeep com tração nas 4 por correntes.
Abs,
oskrmarinho
07/03/2011, 09:20
Essa viatura no vídeo não é uma gaiola que a gente p. menos sonhe em fazer;mais parece um carro lunar, de tanto que altera as suspensões para acompanhar os desníveis dos buracos; nota dez. Mas voltando para os sonhos realizáveis, tava pensando que, mesmo conseguindo puxar a transmissão da cx. de marcha para o eixo dianteiro, se ligar por corrente, vai ficar blocada direto e fica quase impossível de dirigir fora do barro ou areia, pq. nas curvas a roda interna vai destracionar e tome saidas de frente; aí, volta a idéia de um diferencial dianteiro, mas aí o eixo vai ficar mais reduzido que o traseiro, problemas novamente, não dá, neh? Se a gente fizer uma caixa de transferência lateral à cx. de marchas, é possível conseguir que as duas relaçoes, frente e traseira, fiquem iguais, mas é um bocado complicado de fazer, é só ver nos tópicos ¨mec art" aki mesmo. Talvez o mais adequado seja fazer 4 x 2 mesmo, bem feita, que já tá provado que é mais fácil e funciona muito bem na maioria das utilizações. Mas, pensar faz bem e de repente pode aparecer uma idéia boa.
Bom carnaval para todos.
Mauricio Rossetto
07/03/2011, 11:07
Camaradas, li hoje todo esse tópico, que confirmou e tirou praticamente todas as minhas dúvidas para meu projeto. Meu caso é um pouco diferente, mas não deixa de seguir o mesmo conceito e equipamento. Tive Nivas que me levaram (obrigatoriamente hehehe) ao mundo da mecânica, assunto apaixonante, hoje meu atual hobby. O meu projeto busca aliar simplicidade, baixo custo e manutenção, facilidade de peças de reposição (chega de ficar esperando sedex de São Paulo, no caso do Niva). Então percebi que as modificações no meu Niva já estavam o tornando um Frankenstein, com buchas de F1000, homocinéticas da Kombi, cardã de homocinéticas de Gol, etc... além do acoplamento duplo com homocinéticas de gol para conectar a caixa à caixa de transferência. A caixa de transferência do Niva (uma verdadeira adaptação de fábrica) é o segredo, o pulo do gato do jipinho, sem a qual é um Fiat 147 parrudo. Onde comprar uma? Procure no site da Sarancar que têm bastante.
Então como essa caixa de transferência é solta, ou seja, ligada por cardãs aos diferenciais e também à caixa de marchas, ficou fácil bolar um 4x4 com "tudo de bom": Reduzida, bloqueio central e 4x4 integral! Um Land Rover Defender de pobre! No caso do Carajás, um Defender de Plástico! hehehehe e apenas com ela! Então pretendo fazer meu projeto de 4x4 com ela. Com o Carajás ficou mais fácil desenvolver meu projeto, pois ele é uma "gaiola com roupa", vide o desenho abaixo, e têm o conforto que a carroceria oferece, para viagem com a família, carregar coisas pro sítio e passeios off-road.... meu objetivo junto a geringonça.
Ele é pesado: 1250 Kg aproximadamente, o que me obriga a ter mais cuidado com a resistência no projeto, talvez me obrigue a um cuidado maior com a robustez nas soluções. Meu sonho é projetar e fabricar uma carroceria, mas quando tiver aposentado, pois precisarei de muito tempo para isso. Por enquanto vou de carona na solução do Gurgel mesmo.
Mas o vejo como uma gaiola com motor dianteiro, e têm tudo a ver com o tópico, tendo em vista que o equipamento é o mesmo: suspensão dianteira e traseira da Kombi, chassi em metalon, etc... e no caso da fibra, fica "fácil" cortar e modificar onde necessário. Estou adquirindo uma flange para conectar a caixa do Chevette e em paralelo estou estudando a solução para a caixa de transferência de Niva, que têm o mesmo encaixe do cardã do Opala (plug-and-play).
Então vamos ao meu projeto:
- O cardã do Chevette já têm a solução pronta: luva com ponteira e cruzeta, faltando apenas cortar e soldar no tamanho desejado o lado com cruzeta do Opala para conexão à caixa de transferência. Então ficou moleza esta parte.
- Conectada a caixa de transferência, partimos para a conexão da caixa ao diferencial: um cardã construído com o de opala, e a luva e ponteira de cardã podem ser novas pois podem ser compradas em lojas e até no ML. A solução de cruzeta e conexão junto ao diferencial é que fica ainda uma pequena dúvida no que usar. A idéia de homocinética de roda é uma boa, pois é resistente, baixo custo e elimina vibrações, ficando só a dúvida da coifa suportar alta rotação...
- Como a caixa de transferência do Niva têm em modo normal 20% de redução, para eliminar esses 20% penso em um diferencial de Brasília por exemplo, pois temos a relação 8x33 ou seja, 4,1. Se usar a coroa e pinhão da Kombi vai ficar 20% reduzido. Na dianteira fica a mesma solução usada na traseira, no caso do cardã e diferencial.
- O extersionamento das rodas vai exigir uma solução como a adaptação de um cubo de roda dianteiro de algum carro, por exemplo parece ser o mais fácil, mas se não encontrarmos um que se adapte à suspensão da Kombi ou Fusca, mas teremos que trabalhar o cubo para o uso de rolamento e homocinética de Santana por exemplo. Vi em algumas fotos, mas só a foto não esclarece, e a bengala (eixo) talvez tenha que ser alterado o comprimento.... nesses detalhes, alguém têm alguma idéia? Abaixo algumas fotos e uma planilha com cálculos de relações:
leobnaval
07/03/2011, 19:45
- Como a caixa de transferência do Niva têm em modo normal 20% de redução, para eliminar esses 20% penso em um diferencial de Brasília por exemplo, pois temos a relação 8x33 ou seja, 4,1. Se usar a coroa e pinhão da Kombi vai ficar 20% reduzido. Na dianteira fica a mesma solução usada na traseira, no caso do cardã e diferencial.
- O extersionamento das rodas vai exigir uma solução como a adaptação de um cubo de roda dianteiro de algum carro, por exemplo parece ser o mais fácil, mas se não encontrarmos um que se adapte à suspensão da Kombi ou Fusca, mas teremos que trabalhar o cubo para o uso de rolamento e homocinética de Santana por exemplo. Vi em algumas fotos, mas só a foto não esclarece, e a bengala (eixo) talvez tenha que ser alterado o comprimento.... nesses detalhes, alguém têm alguma idéia? Abaixo algumas fotos e uma planilha com cálculos de relações:
Amigo aproveita que a relação vai ficar 20% mais curta e usa pneus maiores para compensar, isso é sonho de todo off-roader usar pneus maiores (e uns dos maiores problemas é acertar a rel.) no seu caso que tá fácil, pra que mudar.
Quanto a ponta de eixo diant., porque você não usa toda susp. diant. do santana?
[]s
Mauricio Rossetto
08/03/2011, 21:54
Sim, esse projeto dá margem para isso, se quisermos um uso mais agressivo da vtr, mas também precisaremos de diferenciais mais parrudos para não acabar banguela como os relatados aqui hehehe o brinquedinho vai crescendo e encarecendo hehehehe.
Minha dúvida é na tração dianteira: têm espaço no cubo da kombi para adaptar a homocinética ou têm outro cubo de roda que possa ser usado?
Costella
08/03/2011, 23:42
Caros, creio que a idéia de vocês esteja um pouco representada neste vídeo ( http://www.youtube.com/watch?v=w_F7QrR4Ur8 ). Porém, creio que o motor VW, mesmo sendo muito "Tunadpo", ele seja fraco para tal empreitada. Esse é um Jeep com tração nas 4 por correntes.
Abs,
Cara sabe me dizer que tipo de tração issi usa? parece tração via bluetooth hehehehehe
leobnaval
09/03/2011, 11:20
Costella, nos braços da susp. tem correntes que tracionam as rodas. Se você ler com atenção verá que o pessoal diz sobre a tração por correntes.
[]s
kiko.mec
10/03/2011, 00:02
oi galera , tava aqui pensando no seguinte , com a mecanica do fusca na traseira , se pegar a caixa de marcha e abri a tampa traseira vamos ver ali duas ponta de eixos o primario e o eixo piloto do piao , no eixo do piao se fiser um trabalho de de solda e torniaria ,daria ´para fazer uma saida do cardan , na freite poderia usar a mesma caixa de marcha como a de kombi e faser o trabalho inverço so para usar o diferencial dela , a relaçao seria a mesma trans mitida para ambos quanta a dianteira poderia usar mecanica de gol batedeira ( suspençao ) seria uma ideia ??
kiko.mec
10/03/2011, 00:11
Cara sabe me dizer que tipo de tração issi usa? parece tração via bluetooth hehehehehe
cara e muito parecida com as maquinas de terraplanagem nos braços da suspençao tem um tipo de corrente tanto para dianteira quanto para traseira o eixo que comanda as correntes esta no meio do veiculo mandando força para frente quanto para as rodas de traz via corrente achei legal e pratico o caso e as peças vai ter que ser todas fabricadas por encomenda o custo e muito alto mais e possivel de fazer
mali9ski
10/03/2011, 09:51
Costella, nos braços da susp. tem correntes que tracionam as rodas. Se você ler com atenção verá que o pessoal diz sobre a tração por correntes.
[]s
por isso que o nome é chain link:lol:
leobnaval
10/03/2011, 20:06
oi galera , tava aqui pensando no seguinte , com a mecanica do fusca na traseira , se pegar a caixa de marcha e abri a tampa traseira vamos ver ali duas ponta de eixos o primario e o eixo piloto do piao , no eixo do piao se fiser um trabalho de de solda e torniaria ,daria ´para fazer uma saida do cardan , na freite poderia usar a mesma caixa de marcha como a de kombi e faser o trabalho inverço so para usar o diferencial dela , a relaçao seria a mesma trans mitida para ambos quanta a dianteira poderia usar mecanica de gol batedeira ( suspençao ) seria uma ideia ??
Eu já pensei nisso uma porção de vezes, se vai dar certo ou não só fazendo uma e testando, mas seria um dos melhores e mais simples jeito de ter 4x4 sem usar uma t-case.
[]s
bajeiro do sul
11/03/2011, 22:53
Um amigo daqui da minha cidade fez exatamente isto numa brasilia, emendou o eixo do pinhão da caixa traseira e colocou num cardam de chevette que chega até o eixo emendado da caixa dianteira, que é a mesma da traseira. kombi 7-36, manteve da caixa dianteira somente com o diferencial uma vez que não precisa estar engatada nenhuma marcha. até cortou a carcaça da caixa onde fica as engrenagens para ficar menor, usando somente a parte do diferencial. é bloqueada 100% e faz trilhas em toda a parte com muito sucesso. saiu barato, simples e de manutenção bem barata. ta dando laço nos jeeps por aqui
leobnaval
11/03/2011, 23:17
Taí uma receita: simples, bom e barato...
[]s
bajeiro do sul
13/03/2011, 21:04
Taí uma receita: simples, bom e barato...
[]s
quando sobrar algum, vou fazer no meu baja, a caixa da kombi para por na dianteira, o setor do palio e as molas espirais que servirão de auxilio a suspençao traseira eu ja tenho, so esta faltando a mao de obra, acho que o cara vai me cobrar cerca de R$ 1000,00
luizmacgyver
15/03/2011, 21:27
Bajeiro, mas ela fica 4x4 o tempo todo ? ele não desacopla as rodas dianteirs ?
bajeiro do sul
16/03/2011, 15:10
Bajeiro, mas ela fica 4x4 o tempo todo ? ele não desacopla as rodas dianteirs ?
ele fica direto 4x4 pois somente usa o veiculo nas trilhas ou deslocamentos, fica facil para fazer um acoplamento e desacoplamento com uma luva de caixa, mais ou menos sobre o meio do cardam, mas ele achou que para ele seria mais uma coisa pra estragar, e por enquanto vai mantendo assim no ferro
abraços
Cezar candelaria
16/03/2011, 22:08
Pessoal...essa maneira de fazer que estão falando não é a mesma desde o inicio do tópico ???????????????????
vinijost
16/03/2011, 23:17
Pessoal...essa maneira de fazer que estão falando não é a mesma desde o inicio do tópico ???????????????????
hehehe.. dever ser..
alongar o eixo secundário da caixa trazeira e colocar outra carcaça com coroa/pinhão na dianteira...
facil e simples..
mais tem um amigo meu que fez assim e o unico inconveniente é que a primeira marcha é a que mais sofre e acaba quebrando..
Abrass
Vinicius.
bajeiro do sul
17/03/2011, 10:49
Sim Cézar, é a mesma do inicio do topico, mas como ele esta muito longo o assunto inicial se perdeu, alguns podem pegar a coisa ja andando e fazerem perguntas que ja sairam a tempos atras
Bajeiro
claudio vicente
20/03/2011, 21:11
Olá pessoal,quebra a primeira sempre.
Eu tinha 2 anos assim com a cx da kombi e mudei a caixa para a do chevete.
Coloquei uma t-case do jipe e 2 diferenciais do omega.Ficou super resistente.
mali9ski
30/03/2011, 15:34
Olá pessoal,quebra a primeira sempre.
Eu tinha 2 anos assim com a cx da kombi e mudei a caixa para a do chevete.
Coloquei uma t-case do jipe e 2 diferenciais do omega.Ficou super resistente.
amigo ela é motor dianteiro ou traseiro?
a caixa é 5 ou 4 marchas ?
tem fotos?
Cezar candelaria
30/03/2011, 21:49
É mesmo...cade as foto...?
VAMOS DAR UMA SACUDIDA NESTE TOPICO DE VOLTA........percebi que ao ficar longe por uns dias o topico ficou lá atraz né !!! rsssss, brincadeiras a parte, concordo com nosso amigo que mencionou que o assunto principal ficou para traz, mas vamos traze lo a tona de volta....... e concordo com a idéia de nossos amigos colocarem o cambio do chevete e a t case.....como se diz! ainda monto um sistema assim, é confiavel e reduzível.......entendem !!! tração e redução é um sonho que não está tão longe das nossas gaiolas tudo é possivel......depois que inventaram o martelo e talhadeira meu irmão ..... esquece !!@#!#$@%#$ rsss ...... abraço a todos MEC ART SOCORRO SP........
4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X 4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X4X 4X4X4X4
291962
DAR uma pausa pra sentar em cima do estepe e registrar o melhores momentos é preciso ....... esse é apenas um das muitas trilhas que andamos por aqui em socorro sp....... abraço a todos.......
gdonadel
13/05/2011, 19:51
rapaziada eu nao to intendendo nada,... mas continuem.
Costella
13/05/2011, 21:17
mec art Kra a sua gaiola é traçada?
estou tentando fazer uma traçada para mim mas ja vi muita gente falar q a caixa da frente não aguenta
vc pode me dar umas dicas d como fazer a tração dianteira de geito q não va quebrar?
leobnaval
13/05/2011, 22:59
Tá muito bonita sua gaiola com adesivos da monster...e esses pneus tambem.
[]s
Brigado gente....... tem historia pra contar de sobra neste cinco anos de experiencia com esta gaiola que fiz........ piracicaba obrigado pelo elogio, costella não entendi, disseram a vc que quebra ???? o que quebrou? quando? e como? pois o unico problema que tive e não foi uma vez só foram varias vezes , foi quebrar a coroa e pinhão que era 7x36 de kombi , mas como já disse tive não tenho mais e hoje apos uma trilha que fizemos por aqui constatei que realmente estou no seguro, refurei a caixa satélite e coloquei a relação do fusca 1.300 ou 1200 como queiram 8x35, frente e traz..... mas por aqui não nos conformamos com pouco então já estou com quatro caixas da kombi antiga as famigeradas reduzidas das rodas..... pretendo montá las nas quatro, e ver se o resultado é satisfatorio, pois preciso dela mais lenta em primeira.......... daí se não ficar do meu gosto aí vamos apelar pro sistema que o nosso amigo de itaiopolis vai montar, com uma t case, tenho uma de l200 no gatilho esperando se não rolar, mas as reduções nas rodas ajudarão e muito no ganho de altura.......obrigado e qualquer duvida vamos botar o dedo no teclado e digitar aqui no forum........abraço a todos
Mec Art, vc emendou o eixo da sua caixa e soldou com mig ou elérica mesmo? Deu algum tipo de tratamento térmico depois? Alguma vez ele quebrou? Abraços...
FUKETEIRO
15/05/2011, 09:43
Brigado gente....... tem historia pra contar de sobra neste cinco anos de experiencia com esta gaiola que fiz........ piracicaba obrigado pelo elogio, costella não entendi, disseram a vc que quebra ???? o que quebrou? quando? e como? pois o unico problema que tive e não foi uma vez só foram varias vezes , foi quebrar a coroa e pinhão que era 7x36 de kombi , mas como já disse tive não tenho mais e hoje apos uma trilha que fizemos por aqui constatei que realmente estou no seguro, refurei a caixa satélite e coloquei a relação do fusca 1.300 ou 1200 como queiram 8x35, frente e traz..... mas por aqui não nos conformamos com pouco então já estou com quatro caixas da kombi antiga as famigeradas reduzidas das rodas..... pretendo montá las nas quatro, e ver se o resultado é satisfatorio, pois preciso dela mais lenta em primeira.......... daí se não ficar do meu gosto aí vamos apelar pro sistema que o nosso amigo de itaiopolis vai montar, com uma t case, tenho uma de l200 no gatilho esperando se não rolar, mas as reduções nas rodas ajudarão e muito no ganho de altura.......obrigado e qualquer duvida vamos botar o dedo no teclado e digitar aqui no forum........abraço a todos
Olá, da uma olhada nessa Kombosa de quinta geração usando redução nos cubos...hehe
YouTube - Offroad Volkswagen Bus T5 extreme 4x4 by Seikel / ams TV - VW syncro 4wd 4motion off road (http://www.youtube.com/watch?v=E5ln_uZ5HFk)
Mec Art, vc emendou o eixo da sua caixa e soldou com mig ou elérica mesmo? Deu algum tipo de tratamento térmico depois? Alguma vez ele quebrou? Abraços...
na minha soldada com mig, sem tratamento...... o diametro tem de ser o mesmo da pista do rolamento, como estão fazendo ai em algumas fotos que vi no topico...... e nunca quebrou.......mas não é big foot pra ficar dando pulos e atolando o pé no acelerador achando que não quebra ;;;;; abraço !!!
Olá, da uma olhada nessa Kombosa de quinta geração usando redução nos cubos...hehe
YouTube - Offroad Volkswagen Bus T5 extreme 4x4 by Seikel / ams TV - VW syncro 4wd 4motion off road (http://www.youtube.com/watch?v=E5ln_uZ5HFk)
esta é a transporter ,,,,se num sabe o que eu passei de raiva quando vi este video a dois meses atraz......por estar lá na europa, longe de casa.......... tenho um amigão que mora na belgica em bruxelas, advinha !!!! mandei ele procurar uma vanagom syncro pra min......... eeeee ele achou !!!! esta cemana me ligou e disse que esta em um estacionamento de bruxelas....... e é a syncro mas as antigas de 1980 acho eu .... advinha o preço da raridade,....................pediu caro 1000,00 euros mas deixa por 500........ e então não é de deixar qualquer um louco !!!#$%#$#¨%$ vlww
Jorge_PG
15/05/2011, 22:55
ond u c andava Mec...quanto tempo???
FUKETEIRO
15/05/2011, 23:23
esta é a transporter ,,,,se num sabe o que eu passei de raiva quando vi este video a dois meses atraz......por estar lá na europa, longe de casa.......... tenho um amigão que mora na belgica em bruxelas, advinha !!!! mandei ele procurar uma vanagom syncro pra min......... eeeee ele achou !!!! esta cemana me ligou e disse que esta em um estacionamento de bruxelas....... e é a syncro mas as antigas de 1980 acho eu .... advinha o preço da raridade,....................pediu caro 1000,00 euros mas deixa por 500........ e então não é de deixar qualquer um louco !!!#$%#$#¨%$ vlww
Olá, éssa tipo 3 é meu sonho de consumo...hehe
YouTube - VW T3 syncro, God is a Syncro (http://www.youtube.com/watch?v=JX1iiqgkILQ&feature=fvst)
ond u c andava Mec...quanto tempo???
Salve meu véio........... de joelhos........... desculpe por eu ter sido sequestrado pelo trabalho, deixando eu meio distante esse tempo......... como vai ???? estive meio auzente para poder terminar meus projetos...... e começar outros, e assim vai ... não é mesmo !!! grande abraço amigão !!!!!
Olá, éssa tipo 3 é meu sonho de consumo...hehe
YouTube - VW T3 syncro, God is a Syncro (http://www.youtube.com/watch?v=JX1iiqgkILQ&feature=fvst)
O que mais me impreciona é a resistencia da transmissão dela, e o cara em marcha ré subindo aquela rampa empinando a trazeira........louco em companheiro, ainda vou ter uma mecanica desta aqui na minha oficina .... um dia quem sabe >>>>>
FUKETEIRO
16/05/2011, 21:36
O que mais me impreciona é a resistencia da transmissão dela, e o cara em marcha ré subindo aquela rampa empinando a trazeira........louco em companheiro, ainda vou ter uma mecanica desta aqui na minha oficina .... um dia quem sabe >>>>>
Olá, elas usam uma caixa de câmbio código 091, não quebra nem a pau, tinha umas pra vender na Crestana, eles compraram da VW que usou pra montar as Kombi Carat que iam pro México com motor AP...hehe, pra vc ter uma idéia da resistência desta caixa nos EUA eles colocam até motor V8 nela...hehe, olha uma fotinha dela...Abraço.292586
FUKETEIRO
16/05/2011, 21:53
Já ia me esquecendo, ela tem tração nas quatro rodas Sistema Syncro, com bloqueio do diferencial traseiro, diferencial central com bloqueio automático e uma primeira marcha bem reduzida....hehe
FUKETEIRO
16/05/2011, 22:51
Olá, lembrei que tenho o arquivo da apostila ta tração Syncro, só tem um pequeno detalhe....rsrs ta em Alemão...rsrs, putz, outro detalhe, tem 9mega não aceita por aqui....
Patrick Pg 4x2
17/05/2011, 11:41
Dahe piazada, tudo blz.... parabens Mec pela bela maquina, agora estou ateh pensando em fazer um 4x4 pra mim tbm, jah iniciei a procura das peças, algumas eu jah tenho e o mais importante, jah comecei a "cevar" o torneiro pra me dar uma mão tbm.
A propósito, Jorge_Pg, por onde vc anda aki em Pg...
um abraço a todos
Olá, lembrei que tenho o arquivo da apostila ta tração Syncro, só tem um pequeno detalhe....rsrs ta em Alemão...rsrs, putz, outro detalhe, tem 9mega não aceita por aqui....
Então se não rola por aqui despacha no meu email, por gentileza.... costumo colecionar estas iguarias .........tenho tambem algumas coisas guardadas no meu acervo.......292772292773292774292775292776
NÃO SE ASSUSTEM !!!! MAS É MARAVILHOZO......... ACHO QUE VOU EMBORA PARA EUROPA OU EUA........ ESTE FUSCA É EUROPEU ESTÁ EM UM FORUM EUROPEU........ MAS AINDA NÃO VI O FIM DELE !!!
Diogo_Czuika
19/05/2011, 20:23
Amigos,ontem estavamos pensando em uma engenhariiias das Booa :parede: kkkkk
Tipo, como se fosse um carro motor Ap na frente com a caixa dele né,e se colocasse uma outra caixa de passat atras, até ai blz,mas o motor ficaria dianteiro né,então colocarmos redução nas 4 rodas, ela iria andar para o sentido contrario,e ficaria motor traseiro...colocando as redução na susp do passat não teria o problema dos "Pulos"...:cool:
Pelo que andamos vendo e tbm pelo desempenho da minha gaiola,a caixa do passat 4m é booa e não quebra(a minha ainda não quebrou heheh)
Então ficaria Motor Ap traseiro,com 2 caixas de passat com 4 redução,uma em cada roda, e 4x4 !
Oque vcs achão ?? :angel:
vinijost
19/05/2011, 21:48
Amigos,ontem estavamos pensando em uma engenhariiias das Booa :parede: kkkkk
Tipo, como se fosse um carro motor Ap na frente com a caixa dele né,e se colocasse uma outra caixa de passat atras, até ai blz,mas o motor ficaria dianteiro né,então colocarmos redução nas 4 rodas, ela iria andar para o sentido contrario,e ficaria motor traseiro...colocando as redução na susp do passat não teria o problema dos "Pulos"...:cool:
Pelo que andamos vendo e tbm pelo desempenho da minha gaiola,a caixa do passat 4m é booa e não quebra(a minha ainda não quebrou heheh)
Então ficaria Motor Ap traseiro,com 2 caixas de passat com 4 redução,uma em cada roda, e 4x4 !
Oque vcs achão ?? :angel:
Alongando o eixo do pinhao da caixa de traz, para a da frente?
até da..
Diogo_Czuika
19/05/2011, 21:54
Alongando o eixo do pinhao da caixa de traz, para a da frente?
até da..
Isso, imendar o eixo do pinhão, e talvez nesse cardã fazer tipo uma luva pra Engatar/desengatar, pra não ficar sempre 4x4.
Cezar candelaria
19/05/2011, 22:40
Cara...ta aí o pulo do gato..colocar essa caixa e uns pneus SUPER TORK 33".....será que não se consegue importar dos EUA essas caixas?? lá deve ser de barbada....é só achar um amigo que mora lá e ele despachar pra nós...
olá,
a idéia de instalar a caixa de passat com reduções é boa sim. Acho trabalhoso fazer as reduções esterçarem na frente e td isso iria somar em peso. Ao meu ver, o pula-pula de reduções se da pelo fato de ao inverter o giro nos semi-eixos vc muda o ponto de apoio (resistencia) que a coroa manda pro pinhão. É dificil explicar mas em motores traseiros sem reduções, o pinhão manda força de baixo para cima na coroa para ela ir pra frente e com a resitencia do piso o motor tende a baixar. com as reduções, o pinhão manda força de cima para baixo na coroa e a resitencia ao movimento faz com que o conjunto levante. Por isso que todos os carros com motor dianteiro levantam a frente ao sair e com motores traseiros abaixam a traseira. Se observar nas kombis com reduções o efeito é o contrario, mesmo com motor traseiro ao sair elas levantam a trseira! não acredito no efeito squat.
Diogo_Czuika
20/05/2011, 21:26
Sim,mas colocando as reduçoes na susp do passat acaba com isso,qro fazer na minha gaiola isso.
Acho que não daria tanto peso,só os da redução,mas tbm a força compensaria isso...
a idéia seria fazer com essa configuração e fazer a estrutura bem leve,com 4 pneuzinho na maximo 235 bem agressivo...
e ver oque acontece !! :cool::cool:
fc racing
20/05/2011, 22:14
Pode ser feito sim e fica muito bom
Sem pulos a minha foi feita assim..
Diogo_Czuika
20/05/2011, 22:18
Pode ser feito sim e fica muito bom
Sem pulos a minha foi feita assim..
Siim,ja falaram que fica como não tivesse redução... Logo faço na minha,
Mas a sua é 4x4 com as caixa do passat ??
mali9ski
21/05/2011, 10:51
olá,
a idéia de instalar a caixa de passat com reduções é boa sim. Acho trabalhoso fazer as reduções esterçarem na frente e td isso iria somar em peso. Ao meu ver, o pula-pula de reduções se da pelo fato de ao inverter o giro nos semi-eixos vc muda o ponto de apoio (resistencia) que a coroa manda pro pinhão. É dificil explicar mas em motores traseiros sem reduções, o pinhão manda força de baixo para cima na coroa para ela ir pra frente e com a resitencia do piso o motor tende a baixar. com as reduções, o pinhão manda força de cima para baixo na coroa e a resitencia ao movimento faz com que o conjunto levante. Por isso que todos os carros com motor dianteiro levantam a frente ao sair e com motores traseiros abaixam a traseira. Se observar nas kombis com reduções o efeito é o contrario, mesmo com motor traseiro ao sair elas levantam a trseira! não acredito no efeito squat.
Eu também pensava que era este o motivo, mas depois de estudar mais sobre o ''anti squat'' descobri que não era bem este o motivo, não somos apenas nós que sofremos com isto tem jeep SPOA e 3 ou 4 link que perdem tração (pulam) ou se utilizam desta particularidade da física, por exemplo preparadores de Rock Crawlers usam para subir aqueles paredões controlando o tamanho e os pontos de apoio dos links para tem mais tração ou menos como lhes é mais conveniente
eu não sei bem como explicar mais ela pula por que o facão é curto e o ponto de fixação faz tipo um L e quando traciona vai para cima, por isto que com bandejas ou duplo A não pula pois além de mudar os pontos de apoio são 2 que distribuem melhor a tração no chassis da gaiola :semideia
por isto que eu acho que com aquele esquema no topico das reduzidas que nosso amigo está fazendo pode funcionar, que muda os pontos de apoio no chassis e os angulos
olá amigo,
será?? confesso que a idéia de não travar o eixo na ponta do facão é interessante mas gostaria de ver uma em ação. E nas kombis mais modernas 77> que usam reduções nas balanças?? será que daria pra bolar uns sistema parecido?? pq com essas vc consegue uma melhor altura..
mali9ski
24/05/2011, 09:31
olá amigo,
será?? confesso que a idéia de não travar o eixo na ponta do facão é interessante mas gostaria de ver uma em ação. E nas kombis mais modernas 77> que usam reduções nas balanças?? será que daria pra bolar uns sistema parecido?? pq com essas vc consegue uma melhor altura..
Amigo eu acho que nessas IRS com reduzidas, se aumentar o comprimento do tirante e distribuir melhor no chassis da gaiola, talvez jogar a roda um pouco mais para trás ou aumentar o tirante e fixar mais para frente do original ( mas dai ja era eixos de torção, tem que usar torres do gol ou algo parecido) eu acho que resolve ou ameniza, eu parei de quebrar a cabeça com isso que arranquei tudo fora da minha mas se continuasse 4x2 eu iria dar um jeito de não pular :rally:
samuzeiro
24/05/2011, 20:45
nao conheço muito isso, mas nos veiculos de salto principalmente nas dunas se vcs repararem os tirantes sao bem longos, axo q deve funcionar...
Cezar candelaria
24/05/2011, 22:37
Eu acho que não vale a pena quebrar a cabeça em usar redução...da mais trabalho adaptar, tem que soldar os semi eixos (arrisca quebrar), e não tem diferença nenhuma pra caixa 7x36 que já tá pronta...se é pra usar a caixa do passat que não precisa adaptar nada, tambem não acho vantagem, porque os flanges prontos tambem é só colocar e pronto..
mali9ski
25/05/2011, 10:53
Eu acho que não vale a pena quebrar a cabeça em usar redução...da mais trabalho adaptar, tem que soldar os semi eixos (arrisca quebrar), e não tem diferença nenhuma pra caixa 7x36 que já tá pronta...se é pra usar a caixa do passat que não precisa adaptar nada, tambem não acho vantagem, porque os flanges prontos tambem é só colocar e pronto..
vale a pena sim amigo, eu andei por um bom tempo com redução, e na trilha pesada não tem coisa melhor na ultima trilha que eu fiz de 20 gaiolas, em um buraco passou a primeira gaiola (com redução) e eu que era um dos últimos, de todas com e sem IRS não passavam no lugar, e ainda depois de mim de uns 30 jeep passou só um
o inconveniente é os pulos nas erosões e no bater estrada que é desconfortavel mas se conseguir resolver este problema :bananadança:
eu só tirei para por tração se não continuaria teimando com as reduções :screwy:
Gomes Pride
25/05/2011, 11:29
Eai galera,
preciso muito da ajuda de vcs estou precisando tirar o meu cambio ja consegui desmontar um semi eixo mas o do lado esquerdo ñ consigo ja soltei a porca de 36 da ponta, soltei a panela de freio e a capa do cambio, mas ñ consigo tirar a capa do semi eixo, sera que posso sentar a mareta na capa pra soltar do semi eixo ou vai danificar algo dentro do cambio.
Me ajudem por favor
Abraços
Eai galera,
preciso muito da ajuda de vcs estou precisando tirar o meu cambio ja consegui desmontar um semi eixo mas o do lado esquerdo ñ consigo ja soltei a porca de 36 da ponta, soltei a panela de freio e a capa do cambio, mas ñ consigo tirar a capa do semi eixo, sera que posso sentar a mareta na capa pra soltar do semi eixo ou vai danificar algo dentro do cambio.
Me ajudem por favor
Abraços
Blz
Gomes se vc soubesse como é facil desmontar os semi eixos, mas na primeira vez é foda mesmo. Na segunda vez que desmontei meu sogro que é especialista em caixa e diferencial me deu as dicas, ai foi muito facil.
Acho q é mais facil montar o q vc desmontou e começar de novo
tira a caixa fora, não precisa tirar as panelas, solta os canos de freio;
solta a porca 36 do lado direito, olhando de tras
depois solta as 6 porcas 13 do lado esquerdo, que circundam o semi eixo na caixa
bata com uma marreta na ponta do lado que vc tirou a porca, com a ajuda de alguem para segurar a caixa
não bata direto, coloque alguma coisa para não estragar a rosca
pronto, vai sair os 2 semi eixos, e o diferencial, junto com a capa do semi esquerdo, do lado direito ficara na caixa.
é isso aí
Esqueci de dizer ainda que ao bater na ponta onde soltou a porca ,coloque a caixa no chão e deixe os semi eixos retos, para que saia todo conjunto
Gomes Pride
25/05/2011, 17:17
Jacksom, valeu mesmo pela dica cara, so tenho um probleminha deixei uma ponto de eixo no sitio, rsrsrs
mas esse realmente é o melhor forma que ja me espricaram.
Diogo_Czuika
25/05/2011, 20:45
Vale siiim, ganha altura e Força! Meus pneus são 225/75/15 e to com 45cm parelho por baixo.
Tem lugares que da pra coloca uma 2ª e pau...oque não acontecia qndo tinha a caixa de fusca simples...
E com a caixa do passat.fico 10 ! até agora não teve quebras :euforico:
E questão dos pulos,vc acaba acostumando,só levar na manha Vai.
Pretendo colocar logo a susp. do passat para acabar com esse problema;
mec art qual era o motivo das quebras da caixa de kombi com relaçao 7x36
mec art qual era o motivo das quebras da caixa de kombi com relaçao 7x36
Boa noite Anthony, olha se vc tem gaiola e mexe com mecanica ou é um pouco curioso..... já deve ter visto a diferença de tamanho de um pinhão 7 para um 8 dentes e suas respectivas coroas....... então !!!! minha gaiola não lá aquela gaiola muito compcta, ela é bem encorpada e carrega uma mecanica por ser 4x4 vamos dizer meio de peso já entende, uso pneu da genyus tires ... o sem fronteira.... que modestia parte meu !!! que pneu hein !!! ele gruda mesmo .... muito bom .... e depois disso soma se minha empougação que as vezes é um pouco excessiva, tudo isso misturado e igual = 7x36 quebrada, espedaçada, rustida, sem chance............mas depois que coloquei a 8x35 no lugar essa novela das 8 ou quero dizer das 7 acabou ..... confesso que dá fazer milagres com esta agora....... só ficou um pouco mais longa, por isso já adquiri 4 reduções da kombi jarrinha para colocar, e ver o que dá !!!!
ABRAÇO E QUALQUER DUVIDA JÁ SABE NÉ !!!!
FUKETEIRO
30/05/2011, 22:53
Boa noite Anthony, olha se vc tem gaiola e mexe com mecanica ou é um pouco curioso..... já deve ter visto a diferença de tamanho de um pinhão 7 para um 8 dentes e suas respectivas coroas....... então !!!! minha gaiola não lá aquela gaiola muito compcta, ela é bem encorpada e carrega uma mecanica por ser 4x4 vamos dizer meio de peso já entende, uso pneu da genyus tires ... o sem fronteira.... que modestia parte meu !!! que pneu hein !!! ele gruda mesmo .... muito bom .... e depois disso soma se minha empougação que as vezes é um pouco excessiva, tudo isso misturado e igual = 7x36 quebrada, espedaçada, rustida, sem chance............mas depois que coloquei a 8x35 no lugar essa novela das 8 ou quero dizer das 7 acabou ..... confesso que dá fazer milagres com esta agora....... só ficou um pouco mais longa, por isso já adquiri 4 reduções da kombi jarrinha para colocar, e ver o que dá !!!!
ABRAÇO E QUALQUER DUVIDA JÁ SABE NÉ !!!!
Olá, só esclarecendo um detalhe, a coroa e pinhão da Kombi 7x36 e a da Gol G3/G4 1.0 são fabricadas pra suportar o torque destes respectivos motores que são parecidos, já o da Kombi Flex é um conjunto pra suportar muito mais torque, só pra vc ter uma idéia o motor da Kombi a ar tem 11,0 mkgf que em primeira marcha despeja 214,85 mkgf na roda...hehe e com o conjunto da flex despejaria somente 203,98 mkgf na roda, portanto menos probabilidade de quebra dos dentes do pinhão, esse conjunto da Kombi Flex recebe tratamento pra suportar torque semelhante ao do motor AP 2.0...hehe, pegou a idéia? rsrs Abraço
Ps. já ia esquecendo o motor da Flex despeja 235.51 mkgf na roda em primeira marcha.
leobnaval
31/05/2011, 00:25
E eu estou até hoje procurando um conj. destas kombi flex hehehe
mec art vlw a dica aí
fuketeiro brigado também
Olá, só esclarecendo um detalhe, a coroa e pinhão da Kombi 7x36 e a da Gol G3/G4 1.0 são fabricadas pra suportar o torque destes respectivos motores que são parecidos, já o da Kombi Flex é um conjunto pra suportar muito mais torque, só pra vc ter uma idéia o motor da Kombi a ar tem 11,0 mkgf que em primeira marcha despeja 214,85 mkgf na roda...hehe e com o conjunto da flex despejaria somente 203,98 mkgf na roda, portanto menos probabilidade de quebra dos dentes do pinhão, esse conjunto da Kombi Flex recebe tratamento pra suportar torque semelhante ao do motor AP 2.0...hehe, pegou a idéia? rsrs Abraço
Ps. já ia esquecendo o motor da Flex despeja 235.51 mkgf na roda em primeira marcha.
gostei vc tá cheio de detalhes né................ o tar fuketeiro rssss............ concordo com as normas de fabrica...... estão aí para nos orientar ........... mas tem uma coisa como diz minha filha mayara de 2 anos (uma coisa), na trilha é um pouco diferente esse tar de mkgf, ou sei lá o que oceis achá mió dicriminá, entende...... os pneus são outros maiores por sinal, o terreno é outro orrivel por sinal, entende !!!! são algumas atenuantes que tiram nosso sossego fazendo com que a gente viva buscando recursos que ajude na performance de nossas maquinas ..... dia a dia ano a ano, queremos melhorar constantemente, mas tem uns por aqui que estão no feijão com arroz já tem uns 8 anos mais ou menos, de repente para estes está bom assim.......... mas para eu não está.......................................quero o melhor desde que eu tenha dindim para isto, por isso mudamos nossas contruções a cada tempo e inovamos....................concordam galera !!!!!!!!! abraço a todos !!!
ahhhhhhhh já ia me esquecendo se alguem precisar de informação ou fotos para a construçao de uma 4x4 com mecanica vw é só perguntar !!!! ok !!!
Celsogvs
31/05/2011, 22:03
ahhhhhhhh já ia me esquecendo se alguem precisar de informação ou fotos para a construçao de uma 4x4 com mecanica vw é só perguntar !!!! ok !!!
Mec Art,
Gostaria de informações sobre essa gaiola 4x4.
Abs e obrigado,
Celso
vinijost
31/05/2011, 22:17
E ai mec.. poe um "kit" de fotos da sua 4x4 pra nós termos uma idéia..
quem sabe eu não transformo a minha "féra" em 4x4? hehehe
O problema só vai ser achar lugar pro diferencial dianteiro entre as balanças... hehehe
Abraços..
Abraços..
Diogo_Czuika
31/05/2011, 23:10
kkkkkkkkkkkkk, essa idéia de traçar já passou pela minha Cabeça...:semideia:semideia
como já uso a caixa do passat e redução.Pensei em colocar mais uma caixa de passat na frente e redução tbm...
Mas por enquanto, tenho Outros projetos em andamento....:pipoca:
FUKETEIRO
31/05/2011, 23:33
gostei vc tá cheio de detalhes né................ o tar fuketeiro rssss............ concordo com as normas de fabrica...... estão aí para nos orientar ........... mas tem uma coisa como diz minha filha mayara de 2 anos (uma coisa), na trilha é um pouco diferente esse tar de mkgf, ou sei lá o que oceis achá mió dicriminá, entende...... os pneus são outros maiores por sinal, o terreno é outro orrivel por sinal, entende !!!! são algumas atenuantes que tiram nosso sossego fazendo com que a gente viva buscando recursos que ajude na performance de nossas maquinas ..... dia a dia ano a ano, queremos melhorar constantemente, mas tem uns por aqui que estão no feijão com arroz já tem uns 8 anos mais ou menos, de repente para estes está bom assim.......... mas para eu não está.......................................quero o melhor desde que eu tenha dindim para isto, por isso mudamos nossas contruções a cada tempo e inovamos....................concordam galera !!!!!!!!! abraço a todos !!!
Olá, acho que o Amigo não pegou a idéia, independente de onde vc for andar, independente dos pneus que vc colocar o torque vai chegar nas rodas da mesma forma, só melhor explicando porque acho que não fui muito claro na explicação (me desculpem) vc pega o torque do motor, multiplica pela marcha engatada, multiplica pela relação do diferencial e vc tera o resultado de quanto chegara nas rodas e também verá o quanto de torque passa pela coroa e pinhão e verá porque quebra os dentes do pinhão....
leobnaval
01/06/2011, 00:02
A verdadeira causa da quebra do conj. coroa e/ou pinhão, vai muito além do calculo do torque gerado neste ponto...porém é um bom começo saber se não se está forçando demais este conj.
Marcelo A. Marchiodi
01/06/2011, 08:45
Fuketeiro e Leo, eu acho que não peguei a idéia :pensativo: ...os torques são tão parecidos, porque afinal a VW faria o tratamento da engrenagns diferente? Onde você conseguiu essa afirmação que o tratamento seria diferente?
FUKETEIRO
01/06/2011, 10:50
Fuketeiro e Leo, eu acho que não peguei a idéia :pensativo: ...os torques são tão parecidos, porque afinal a VW faria o tratamento da engrenagns diferente? Onde você conseguiu essa afirmação que o tratamento seria diferente?
Olá, foi no curso do lançamento da Kombi Flex, todas as engrenagens são de material mais nobre, pra aguentar o novo torque...hehe, Abraço.
leobnaval
01/06/2011, 13:39
Eu não calculei os torques para saber se são ou não parecidos, mas devem ser...
Sobre ter ou não algum tratamento e/ou material ser melhor tambem não sei se essa informação procede, porém sabemos que a usinagem e controle de qualidade melhorou muito nos últimos anos, além de que a relação da kombi flex, conta com um pinhão de 8 dentes, distribui melhor as forças do que se comprado com um de 7 dentes, e a coroa da kombi flex é de 39 dentes.
Ligado ao fato que estes conj. são praticamente menos usados que os famosos 7x36 que quando se acha já estão bem usados e fadigados.
Ainda entra aí a qualidade da lubrificação que tambem melhorou, enfim são inúmeros fatores que contribuem para este conj. ser melhor.
Agora se pudessemos confirmar qual dureza superficial que material e tratamento são utilizados para este conj. e sabermos dos outros conj. estariamos fazendo um estudo mais embasado tecnicamente.
Além do que eu nunca vi um conj. desse quebrado.
[]s
FUKETEIRO
01/06/2011, 13:51
Marcelo, tem mais um detalhe que eu não mencionei, a mudança do material das engrenagens também está relacionado a nova potência do motor, tanto que no primeiro lote foram montados os câmbios com a engrenagem da 4 marcha da Kombi a ar e quebrava uma atras da outra, aí mudou pra engrenagem de dente grosso usado até 76 e não quebrou mais...hehe, Abraço.
FUKETEIRO
01/06/2011, 13:53
Eu não calculei os torques para saber se são ou não parecidos, mas devem ser...
Sobre ter ou não algum tratamento e/ou material ser melhor tambem não sei se essa informação procede, porém sabemos que a usinagem e controle de qualidade melhorou muito nos últimos anos, além de que a relação da kombi flex, conta com um pinhão de 8 dentes, distribui melhor as forças do que se comprado com um de 7 dentes, e a coroa da kombi flex é de 39 dentes.
Ligado ao fato que estes conj. são praticamente menos usados que os famosos 7x36 que quando se acha já estão bem usados e fadigados.
Ainda entra aí a qualidade da lubrificação que tambem melhorou, enfim são inúmeros fatores que contribuem para este conj. ser melhor.
Agora se pudessemos confirmar qual dureza superficial que material e tratamento são utilizados para este conj. e sabermos dos outros conj. estariamos fazendo um estudo mais embasado tecnicamente.
Além do que eu nunca vi um conj. desse quebrado.
[]s
Olá, eu consegui mais um câmbio desse da Flex hoje pra colocar no meu Gurgel, vou tirar foto das engrenagens com as da antiga do lado pra vc ver a diferença, Abraço.
leobnaval
01/06/2011, 14:00
Opa manda as fotos aí...
Se puder responder aqui ou por MP quanto ta saindo um câmbio desses, por aí.
[]s
FUKETEIRO
01/06/2011, 14:09
Opa manda as fotos aí...
Se puder responder aqui ou por MP quanto ta saindo um câmbio desses, por aí.
[]s
Olá, quando eu falo que sou uma pessoa de muita sorte tem gente que não acredita....rsrs, esse de hoje eu ganhei....eu também sou uma pessoa que acredita em Deus, vou dar uma especulada por aquie e te falo, se eu puder te ajudar pode ter certeza que farei, Abração.
FUKETE........ VC chegou a assistir uma reportagem que saiu no auto esport da rede globo de um cara daí de mato grosso com um gurgel, ele tinha tração nas 4 e tinha reduzida, mas não mostraram a mecanica mas era vw, inclusive na filmagem aparecia o cardã virando por baixo do carro e dentro ele tinha tres alavancas a marcha a reduzida e a tração, agora a reduzida se ele foi (ninja) e fez .... aposto que bate com a idéia que tive esses dias e pelas fotos do cambio da vanagom confirmaram minha tese, que poderia ter sido feito desta forma...... igual a da vanagom,.......... até achei que fosse vc quando vi que vc era de MT.........lembra disso chegou a assistir, já faz uns 3 anos ???
FUKETEIRO
06/06/2011, 21:57
FUKETE........ VC chegou a assistir uma reportagem que saiu no auto esport da rede globo de um cara daí de mato grosso com um gurgel, ele tinha tração nas 4 e tinha reduzida, mas não mostraram a mecanica mas era vw, inclusive na filmagem aparecia o cardã virando por baixo do carro e dentro ele tinha tres alavancas a marcha a reduzida e a tração, agora a reduzida se ele foi (ninja) e fez .... aposto que bate com a idéia que tive esses dias e pelas fotos do cambio da vanagom confirmaram minha tese, que poderia ter sido feito desta forma...... igual a da vanagom,.......... até achei que fosse vc quando vi que vc era de MT.........lembra disso chegou a assistir, já faz uns 3 anos ???
Olá, não vi a reportagem, nem fui eu que fiz...hehe, oque eu já vi foi um Schwimmwagen, nele ao acionar a primeira marcha aciona junto o sistema 4X4 e a primeira é bem curta...hehe
mali9ski
07/06/2011, 10:47
Marcelo, tem mais um detalhe que eu não mencionei, a mudança do material das engrenagens também está relacionado a nova potência do motor, tanto que no primeiro lote foram montados os câmbios com a engrenagem da 4 marcha da Kombi a ar e quebrava uma atras da outra, aí mudou pra engrenagem de dente grosso usado até 76 e não quebrou mais...hehe, Abraço.
Para mim este é o mito da caixa do 1200 as caixas mais antigas são de dentes grossos e as novas dentes finos, os antigos diziam que as primeiras caixas eram importadas da alemanha e tinham uma têmpera um pouco melhor e eram mais resistentes, o chevette também tem um mito parecido com a caixa fabricada pela opel na alemanha que diz ser indestrutivel
para mim enquanto a vw não mudar todo o projeto não adianta a caixa é praticamente a mesma de 50 anos atras com apenas mudanças sutis
FUKETEIRO
08/06/2011, 08:10
Para mim este é o mito da caixa do 1200 as caixas mais antigas são de dentes grossos e as novas dentes finos, os antigos diziam que as primeiras caixas eram importadas da alemanha e tinham uma têmpera um pouco melhor e eram mais resistentes, o chevette também tem um mito parecido com a caixa fabricada pela opel na alemanha que diz ser indestrutivel
para mim enquanto a vw não mudar todo o projeto não adianta a caixa é praticamente a mesma de 50 anos atras com apenas mudanças sutis
Olá, a mudança do material da caixa da Kombi Flex não é mito, é realidade mesmo, vc pega uma engrenagem da antiga e coloca do lado de uma da Flex e vai ver que tem um sulco fino nos dentes identificando e a cor do material é diferente, vou colocar umas fotos pra vcs verem, eu fiz o curso do lançamento dessa Kombi Flex, Abraço.
tenho um cambio aqui na oficina que guardei por uns 8 anos até criar coragem e desmontá lo......... a flange de acoplamento do motor é menor que a do fusca atual e ele possui uma tampa lateral e é fabricado pela ZF e tem o simbolo da vw mas aquelas 4 argolas com o risco no meio se me entendem......... isso proximo do rolamento da embreagem, mas o conjunto de marchas é muito parecido com o do fusca mas só que mais reduzido e o engate das marchas é pela lateral do cambio, tentei saber de qual veiculo seria mas nunca achei nada que se encaixasse........mas ele era muito velho estava na sucata mas fechado.........uma horaa dessas coloco umas fotos dele....
mali9ski
09/06/2011, 11:49
tenho um cambio aqui na oficina que guardei por uns 8 anos até criar coragem e desmontá lo......... a flange de acoplamento do motor é menor que a do fusca atual e ele possui uma tampa lateral e é fabricado pela ZF e tem o simbolo da vw mas aquelas 4 argolas com o risco no meio se me entendem......... isso proximo do rolamento da embreagem, mas o conjunto de marchas é muito parecido com o do fusca mas só que mais reduzido e o engate das marchas é pela lateral do cambio, tentei saber de qual veiculo seria mas nunca achei nada que se encaixasse........mas ele era muito velho estava na sucata mas fechado.........uma horaa dessas coloco umas fotos dele....
bom dia amigo
então eu acho que é um mito porque eu vi um materiaI que tinha o escaIonamento de todos os cambios vw a ar incIusive os primeiros que nem eram cincronizados e só a 4ª que é um pouco mais reduzida se eu achar posto aqui
vaIew
viniferretto
10/06/2011, 11:01
Mec Art, gostaria de saber como fez a instalação da mocinética no cubo dianteiro de sua gaiola, pois eu gostaria de usar a suspensão original do fusca. E sobre o cardã, passa ele e o varão das marchas no túnel?
FUKETEIRO
10/06/2011, 22:13
Olá, a relação de marchas do 1200 muda pouca coisa...hehe
Primeira 3,80
Segunda 2,06:1
Terceira 1,22:1
Quarta 0,82:1
Diferenc. 4,125:1
digobrazil
13/06/2011, 09:09
FUKETEIRO
é possível colocar um conjunto de coroa e pinhão da Kombi Flex (8X39) no cambio da Kombi antiga (no meu caso uma ano 1986) ??????????????? é necessário adaptações ou é só trocar uma pela outra?????????????
Valeu
FUKETEIRO
13/06/2011, 13:58
FUKETEIRO
é possível colocar um conjunto de coroa e pinhão da Kombi Flex (8X39) no cambio da Kombi antiga (no meu caso uma ano 1986) ??????????????? é necessário adaptações ou é só trocar uma pela outra?????????????
Valeu
Olá, é possível sim, só precisa ver a caixa de satélite, porque a flex usa a mesma do Gol G4 pra usar as mesmas planetárias e satélites (economia de escala...), Abraço.
digobrazil
13/06/2011, 14:04
Olá, é possível sim, só precisa ver a caixa de satélite, porque a flex usa a mesma do Gol G4 pra usar as mesmas planetárias e satélites (economia de escala...), Abraço.
entendi, neste caso teriamos que ver se daria certo a posição da coroa na caixa satelite da kombi antiga, tipo o diametro interno, os furos de fixação, regulagem da folga da coroa.
Se não der certo, teria então que trocar tb a caixa satelite, e neste caso teriamos que ver o alojamento dos rolamentos nas tampas, o comprimento da caixa satelite, distancia da coroa para o pinhão.... hummmm será que não to esquecendo de nada.
mais alguem para dar uma luz???????
FUKETEIRO
13/06/2011, 14:12
entendi, neste caso teriamos que ver se daria certo a posição da coroa na caixa satelite da kombi antiga, tipo o diametro interno, os furos de fixação, regulagem da folga da coroa.
Se não der certo, teria então que trocar tb a caixa satelite, e neste caso teriamos que ver o alojamento dos rolamentos nas tampas, o comprimento da caixa satelite, distancia da coroa para o pinhão.... hummmm será que não to esquecendo de nada.
mais alguem para dar uma luz???????
Olá, é que aqui na Concessionária só entra praticamente Kombi nova, mas se a furação da coroa der certo é só fazer a regulagem do conjunto coroa/pinhão e montar no lugar e acelerar e por marcha....hehe
SIM pode montar que dá certo na caixa antiga tambem........... e após 94 as caixas da kombi ficaram iguais a do gol como disse nosso amigo FUKETERO , a flange de fixação da coroa ficou menor mas as planetárias são grandes ainda..........a caixa de cambio possui suas medidas iguais em todos os aspectos, fica frio que a volks ultimamente só tá economizando, por que se estivesse realmente interessada em inovar e reforçar o cambio teria trazida a tecnologia do cambio da vanagom para o brasil.........mas seis já perceberam que tecnoogia não é o forte das nossas montadoras mas economia sim, o povo daqui é preguiçoso de+..........valewwwwwwww
Mec Art, gostaria de saber como fez a instalação da mocinética no cubo dianteiro de sua gaiola, pois eu gostaria de usar a suspensão original do fusca. E sobre o cardã, passa ele e o varão das marchas no túnel?
AMIGO explicar fica dificil é mais facil colocar umas fotos pra tu ver com seus proprios olhos............este é meu acervo de quando a fiz......
vinijost
14/06/2011, 22:42
AMIGO explicar fica dificil é mais facil colocar umas fotos pra tu ver com seus proprios olhos............este é meu acervo de quando a fiz......
e ai cara.. como vc fez o sistema de engate da tração dianteira? fez uma flange com uma luva?
Abraços..
vinicius.
e ai cara.. como vc fez o sistema de engate da tração dianteira? fez uma flange com uma luva?
Abraços..
vinicius.
SIM AMIGO fiz com dois eixos da ré do fusca, e emendei tres engrenagens da ré tambem e retifiquei os dentes para ficar liso como uma luva comum........fiz a caixa e montei...... mas confesso que não gostei....... 4x4 direto é muito melhor, só não tiro fora por que vou ter que ficar emendando cardã de novo aí já viu né é trampo..... e eu tenho mais o que fazer.......rssss
viniferretto
16/06/2011, 10:30
Cara, muito bom, com as fotos se consegue entender bem melhor, pois estou planejando adaptar a minha mas ainda não consegui ver nehuma assim pessoalmente, rsrs.
Mas me diz uma coisa, o montante para a suspensão dianteira que você usosu é o da Ford ou do gol mesmo.
E o cardã, é de chevete com cruzetas né, mas e o varão da caixa, consegue que os dois passem por dentro do túnel ?
Desculpe os tipos de perguntas, é que ainda estou tentando intender a instalação para poder realizá-la.
Valeu
Cara, muito bom, com as fotos se consegue entender bem melhor, pois estou planejando adaptar a minha mas ainda não consegui ver nehuma assim pessoalmente, rsrs.
Mas me diz uma coisa, o montante para a suspensão dianteira que você usosu é o da Ford ou do gol mesmo.
E o cardã, é de chevete com cruzetas né, mas e o varão da caixa, consegue que os dois passem por dentro do túnel ?
Desculpe os tipos de perguntas, é que ainda estou tentando intender a instalação para poder realizá-la.
Valeu
no seu caso como tem o tunel fica um pouco mais complicado, uma vez que na hora de montar o diferencial na frente terá o cabeçote da suspenção dianteira, no meu caso não usei o chassi de fusca, fiz um gabarito e montei ela em cima tubular com suspenção de kombi na trazeira e na frente montei a tração na suspenção de fusca com o cubo do gol, entendeu.... nestas fotos que coloquei aparece o chassi de fusca pois no começo estava pensando em montar com ele......mas desisti.......entendeu !!!!
vejam estas depois seis fala;.......................!!!!
viniferretto
20/06/2011, 10:23
vejam estas depois seis fala;.......................!!!!
Perfeito, aos poucos se consegue entender para poder adaptar no sistema que uso, pois como uso o chassi da variant II com o túnel estive estudando uma forma de passar o eixo cardã pelo túnel com o varão da caixa. Como o cardã do chevete é bastante grosso estive estudando o uso de eixos cardãs da linha agrícola, que além de fortes possuem regulagem de comprimento. Mas isso aindaestá em estudo, pois quero antes de tudo descobrir bem sobre a resistência deste eixo.
E outra coisa estou em dúvida, quanto a medida dos pneus, pois uso hoje 225.75.15 nas 4 rodas e estava pretendendo usar o 235.75.15, mas como estou com planos de fazer 4x4 acho que serão muito grandes e a caixa satélite e a coroa e pinhão irão pro espaço. Você usa qual ?
Perfeito, aos poucos se consegue entender para poder adaptar no sistema que uso, pois como uso o chassi da variant II com o túnel estive estudando uma forma de passar o eixo cardã pelo túnel com o varão da caixa. Como o cardã do chevete é bastante grosso estive estudando o uso de eixos cardãs da linha agrícola, que além de fortes possuem regulagem de comprimento. Mas isso aindaestá em estudo, pois quero antes de tudo descobrir bem sobre a resistência deste eixo.
E outra coisa estou em dúvida, quanto a medida dos pneus, pois uso hoje 225.75.15 nas 4 rodas e estava pretendendo usar o 235.75.15, mas como estou com planos de fazer 4x4 acho que serão muito grandes e a caixa satélite e a coroa e pinhão irão pro espaço. Você usa qual ?
uso o mesmo que vc usa hoje...... 225 70 15 pois o geninho não tinha o 75 pra me mandar........ mas ficou otimo assim os pneus da frente não ficam raspando na lateral , mas precisei diminuir o curso da caixa de direção, e com relação ao eixo não precisa colocar eixo muito grosso não, pode ser por exemplo um semi eixo de qualquer veiculo, vc emenda ele e coloca com rolamento de apoio, coloquei o do chevete pois tem a flange de fixação, daí é só soltar os 4 parafusos na flange que o cardã já sai, isto lá atraz , como uso a caixa para desengate tenho semi eixo de fox e de audi misturado ali tambem, mas não é uma salada é só um complemento rsss ........
mali9ski
21/06/2011, 15:47
Olá, a relação de marchas do 1200 muda pouca coisa...hehe
Primeira 3,80
Segunda 2,06:1
Terceira 1,22:1
Quarta 0,82:1
Diferenc. 4,125:1
realmente eu tinha visto errado no meu manual, mas muda também da kombi, karman guia e do sedan, e se não me engano esses cambios eram do oval de 54 ou 58, primeira seca , vou dar um print na pagina do meu manual e postar aqui.
A tempos fico matutando a seguinte idéia, pegar a mecânica de um Niva, que é um carro que hoje encontra-se por um preço relativamente baixo, e como é para desmontar mesmo deve sair até mais barato. Colocaria-se o motor AP 1.8 ou se tivesse sorte de encontrar um dos muitos já adaptados que rodam por aí, pegaria todo o conjunto de transmissão/tração, motor e colocaria numa gaiola.
Será que daria certo??
ITALIANO
24/06/2011, 12:20
uso o mesmo que vc usa hoje...... 225 70 15 pois o geninho não tinha o 75 pra me mandar........ mas ficou otimo assim os pneus da frente não ficam raspando na lateral , mas precisei diminuir o curso da caixa de direção, e com relação ao eixo não precisa colocar eixo muito grosso não, pode ser por exemplo um semi eixo de qualquer veiculo, vc emenda ele e coloca com rolamento de apoio, coloquei o do chevete pois tem a flange de fixação, daí é só soltar os 4 parafusos na flange que o cardã já sai, isto lá atraz , como uso a caixa para desengate tenho semi eixo de fox e de audi misturado ali tambem, mas não é uma salada é só um complemento rsss ........ que cambio vc esta usando ... é o do fusca ? pois se for com homocineticas temos blocante de diferencial a disposição .... liga e desliga.... e trava mesmo ... não tem essa de funciona mais ou menos ....
Bom dia, voçe fala de um blocante que liga e desliga, é isso ou eu entendi errado? pois estou montando uma gaiola e pensando na opção de bloquear a caixa de marcha que é de kombi, e esse sistema de ligar e desligar o bloqueio me interessou muito, se for oque estou pensando voçe vende o sistema? quanto custa? explica pra nós ai derrepente tem mais gente interressado, falloww
leobnaval
24/06/2011, 14:14
A tempos fico matutando a seguinte idéia, pegar a mecânica de um Niva, que é um carro que hoje encontra-se por um preço relativamente baixo, e como é para desmontar mesmo deve sair até mais barato. Colocaria-se o motor AP 1.8 ou se tivesse sorte de encontrar um dos muitos já adaptados que rodam por aí, pegaria todo o conjunto de transmissão/tração, motor e colocaria numa gaiola.
Será que daria certo??
Dá certo sim...e ficaria muito bom.
Na verdade o que você faria é retirar a lataria do niva e fazer a gaiola (estrutura tubolar) nele.
[]s
rafa_schlotefeldtt
26/06/2011, 13:36
Ola...estava acompanhado o tópico li todas paginas :smile:...tenho o Gurgel X12 e estava pensando em fazer 4x4....meu pai já tinha tido esse ideia de alongar o eixo secundário da caixa mas do cambio AP..hehe...mas sempre esbarou na ideia de como seria a tração diant:semideia...mas lendo o topico vi que a caixa da kombi 8x36 é bm mais forte que a do AP...e eu não "teria" de mudar a caixa do Gurja....hehe...só fico uma duvida..esse cubo diant da Gaiola do MEC art...é do gol...como foi adptado para colocar nos "telefoni" das susp. do fuka?...Belo trabalho MEC ART....fico show essa tua gaiola, verdadeira inspiração...hehe:)
Cezar candelaria
26/06/2011, 20:00
Cara...procura la´na frente no tópico que tem as fotos da adaptação do cubo do gol ....
Ola...estava acompanhado o tópico li todas paginas :smile:...tenho o Gurgel X12 e estava pensando em fazer 4x4....meu pai já tinha tido esse ideia de alongar o eixo secundário da caixa mas do cambio AP..hehe...mas sempre esbarou na ideia de como seria a tração diant:semideia...mas lendo o topico vi que a caixa da kombi 8x36 é bm mais forte que a do AP...e eu não "teria" de mudar a caixa do Gurja....hehe...só fico uma duvida..esse cubo diant da Gaiola do MEC art...é do gol...como foi adptado para colocar nos "telefoni" das susp. do fuka?...Belo trabalho MEC ART....fico show essa tua gaiola, verdadeira inspiração...hehe:)
SIM estou usando o cubo do gol e coloquei somente a parte de cima da manga de eixo do fusca, onde vai o pivo e a regulagem de cambagem da roda juntamente ccom o braço onde vai o terminal de direção......e na parte de baixo permaneceu o ponto de fixação do pivo do gol mas no caso como uso a suspa do fusca o pivo do fusca tinha de encaixar em baixo como o de gol então fixei ele no torno < um novo no caso > e usinei a parte da rosca ficando um cotozinho como o do gol depois foi só fazer o rasgo onde o parafuso fixa ele de travessado e pronto.........mas vc tem aumentar o espaço entre os tubos das molas da suspa, se não não cabe a nova manga de eixo que vc irá montar, por isso que nos casos de pessoas que querem adptar a tração com o chassi de fusca tem problemas nessa parte...........valewwwww
rafa_schlotefeldtt
27/06/2011, 13:01
hum,..ok intendi...obrigadao mec art....mas como eu tava vendo no Gurja, terei de refazer alguns pontos do chassis dele...talvez se der na loka...vou fazar um novo...torre de gol na diant....e IRS na tras....será que ha possibilidade de funciona? ou eu to viajando de mais?
Diogo_Czuika
14/07/2011, 21:55
Senhores...
Meu pai acabou vendendo a gaiola dele,o "Caveirão"...
Agora estamos querendo fazer uma 4x4... mas bem projeta,com calma pra ficar " A Gaiola":cool:
Oque vcs achão de fazer nessa Conf.
George Ferreira
16/08/2011, 19:18
Amigo, como esta a gaiola 4x4? ta funcionando legal?
aq ja tenho uma gaiola ap com caixa de comb so q ta 4x2 quero vira 4x4 tem como me manda umas ideias ai e fotos dessas ai
FUKETEIRO
16/08/2011, 22:47
hum,..ok intendi...obrigadao mec art....mas como eu tava vendo no Gurja, terei de refazer alguns pontos do chassis dele...talvez se der na loka...vou fazar um novo...torre de gol na diant....e IRS na tras....será que ha possibilidade de funciona? ou eu to viajando de mais?
Olá, tenho Gurja também, estou colocando IRS na traseira e na frente tem como por as torres do Gol, é só fazer a estrutura para fixação das torres e da caixa de diereção. mas pelo espaço na frente achei mais prático colocar as torres e a caixa de direção do Fox...hehe, Abraço.
rafa_schlotefeldtt
23/08/2011, 15:22
Olá, tenho Gurja também, estou colocando IRS na traseira e na frente tem como por as torres do Gol, é só fazer a estrutura para fixação das torres e da caixa de diereção. mas pelo espaço na frente achei mais prático colocar as torres e a caixa de direção do Fox...hehe, Abraço.
caro fuketeiro.....pq vc está adaptando a IRS no GUrja?...pela altura?...to pensando em fazer o meu 4x4 mas com a susp diant original...apenas mudando os cubos diant...
FUKETEIRO
23/08/2011, 21:28
caro fuketeiro.....pq vc está adaptando a IRS no GUrja?...pela altura?...to pensando em fazer o meu 4x4 mas com a susp diant original...apenas mudando os cubos diant...
Olá, estou colocando IRS pra ter mais curso na suspensão e maior estabilidade também, estou fazendo tudo aparafusado, sem solda no chassi, utilizando os cubos e braços da Kombi e utilizando as molas originais, pra vc fazer nele um 4X4 vc vai precisar baixar o conjunto motriz em torno de 10cm pra passar o cardâ por baixo do chassi e se for usar a suspa dianteira dele mesmo vc aproveita e alonga pra baixo os braços inferiores do eixo em 10cm também que da certo....hehe, eu ja tinha pensado nisso, vc sabe como vai fazer os cubos dianteiros? Abraço.
rafa_schlotefeldtt
24/08/2011, 10:53
Olá, estou colocando IRS pra ter mais curso na suspensão e maior estabilidade também, estou fazendo tudo aparafusado, sem solda no chassi, utilizando os cubos e braços da Kombi e utilizando as molas originais, pra vc fazer nele um 4X4 vc vai precisar baixar o conjunto motriz em torno de 10cm pra passar o cardâ por baixo do chassi e se for usar a suspa dianteira dele mesmo vc aproveita e alonga pra baixo os braços inferiores do eixo em 10cm também que da certo....hehe, eu ja tinha pensado nisso, vc sabe como vai fazer os cubos dianteiros? Abraço.
ai está o pulo do gato....hehe...não vou fazer nenhuma dessa alteraçoes...baixar o motor, alongar a susp diant....e tbm não vou usar cardam:stop:....e sim semi-eixos.:eek:...quanto aos cubos diant é um pouco complicado:parede:, estou com duas torres de gol a AR, ainda não sei se corto ele aproveitando apenas o cubo em sí e depois faço uma flange para adaptação dos pivos, ou faço uma peça nova, estou estudando a possibilidade em CAD com meu cunhado....
zancaloco
20/10/2011, 14:18
Boa tarde,sou novo no forum,gostaria que vocês me ajudassem.
Estou fazendo uma gaiola 4x4 e queria saber se os pneus dianteiros precisam ser do mesmo tamanho dos traseiros e se
na caixa dianteira preciso montar ela toda ou só a parte da coroa e pinhão deixando sem os garfos de marcha. Grande abraço a todos.
leobnaval
20/10/2011, 18:59
Amigo, como você esta montando uma gaiola 4x4, sem saber isso??
Se as relações dos diferenciais e caixas form iguais os pneu tem que ter o mesmo tamanho sim, se não forem as mesmas relações você pode tentar corrigir usando pneus diferentes entre o eixo tras. e diant. (mas terá que calcular e achar um pneu com a medida desejada para que a rotação dos eixos seja a mesma)
Se a caixa diant. vai servir apenas para trasmissão da rotação para as rodas pode usar apenas a coroa e pinhão, desde que a rotação que esteja sendo a motora deste sistema seja a secundário do outro câmbio, se não terá que engatar as marchas nos 2 câmbios para a rotação ser igual.
Você esta fabricando ou pagou para alguem fazer?
[]s
zancaloco
21/10/2011, 10:18
Obrigado Leobnaval pela dica,eu estou fabricando, (Mexanico sabe).
leobnaval
21/10/2011, 20:38
Boa..., aqui no forum tem bastante material para você ler, vale a pena perder um tempinho para ler alguns tópicos especialmente sobre gaiola 4x4.
[]s
se precisar de mais material tenho por aqui só deixa instalarem a net de novo aqui no sitio que vou estar pppor perto de vcs de novo...... ok ! mas o raciocinio esta corretissimo...... e preparem que estou fazendo mudanças bruscas de novo na minha.......aguardem.... valewww
zancaloco
21/10/2011, 22:21
Obrigado pela força,ja li algumas vezes o material postado,gostei muito da sua gaiola Mec art por isso estou levando ela como base para fazer as modificações na minha gaiola.Aprovitando,vou usar na minha relação 8x31 pneus 225/75/r15(modelo tork se não me engano),motor AP2.0 carburado,suspensão traseira Kombi diesel,suspensão dianteira Brasilia.Ja fiz algumas alterações nas suspensões,estou com o eixo do cambio dianteiro pronto e se tudo correr bem o eixo do cambio traseiro fica pronto semana que vem.Só tenho uma dúvida eu usava relação 7x36 e ela tinha uma boa pegada, com a relação 8x31 sera que vai ficar muito fraca?
Grande abraço.
zancaloco
21/10/2011, 22:30
Alguém sabe se existe alguma coroa e pinhão forjada?E no cambio traseiro é melhor soldar ou instalar um blocante?
Eu tive uma idéia meio maluca, utilizar um terceiro diferencial,um diferencial ligado ao motor ou a caixa,e nas duas extremidades do diferencial, aonde ficariam os eixos fllutuantes pra roda, seriam os cardans para os dois diferenciais das rodas, ficaria um 4wD com diferencial central, e quando quiser tração 4x4 acionar um bloqueio do diferencial central.
Tá aew minha ideia, se for muito estúpida não peguem pesado pois tenho 16 anos e não entendo muito.hahahah
Valeu.Podem perguntar mais sobre a ideia se não ficou clara.
leobnaval
22/10/2011, 10:20
Amigo esta idéia existe desde que inventaram o 4x4 hehehe, t6em gaiola nesta configuração já. o maior problema é achar um tipo de bloqueio selecionavel para o dif. central, que quando existem são extremanete caros. Por isso muito optam pela caixa de trasf. do niva que possui todo este sistema, além da relação sair para o eixo tras. e diant. sem ter uma relação curtissima como a de um dif. ela ainda conta com reduzida e bloqueio do dif. central.
[]s
Amigo esta idéia existe desde que inventaram o 4x4 hehehe, t6em gaiola nesta configuração já. o maior problema é achar um tipo de bloqueio selecionavel para o dif. central, que quando existem são extremanete caros. Por isso muito optam pela caixa de trasf. do niva que possui todo este sistema, além da relação sair para o eixo tras. e diant. sem ter uma relação curtissima como a de um dif. ela ainda conta com reduzida e bloqueio do dif. central.
[]s
Eu sei que já existe...assim como todas as ideias que foram citadas anteriormente....
Mas sei lá teve gente que deu idéia de bota dois motores, intaum não vi nenhum problema em falar isso ;)
E sim eu peguei a ideia do niva e do defender...
Quanto ao bloqueio, existem bloqueios mecanicos simples porém o preço é um problema, mas não pra quem compra a caixa e a transferencia inteira de um niva, que não vai sair barato.
Mas axo que um AP 2.0 tem rotação pra girar um diferencial bem reduzido, e Vai ficar um trator.
Mas sei lá... foi só uma idéia.
Valeu
leobnaval
22/10/2011, 13:22
A caixa de transferência do niva sai bem mais barato que um bloqueio para um diferencial em alguns casos menos da metade do preço. Por mais alta rotação que um AP atinja (inclusive o 2.0 é o que atinge menor rotação máxima devido sua relação RL) ele não vai conseguir desenvolver boa velocidade final, pois depois de reduzir a rotação neste diferencial central teria novamente outra redução no dif. dos eixos o que faria a velocidade final ser cerca de 4 vezes menor que o valor de uma mecânica sem este dif. central, usaria praticamente a 4ª marcha como uma 1ª e a 5º como uma 2º bem curta.
Já tem aqui no forum mesmo um cara que montou uma gaiola assim com mecânica fiat 1.0 a gaiola do cara não passa de 50km/h em 5ª marcha cortando o giro do motor kkkkk, modesto e a parte eu consiro um projeto horrivel.
[]s
Obrigado pela força,ja li algumas vezes o material postado,gostei muito da sua gaiola Mec art por isso estou levando ela como base para fazer as modificações na minha gaiola.Aprovitando,vou usar na minha relação 8x31 pneus 225/75/r15(modelo tork se não me engano),motor AP2.0 carburado,suspensão traseira Kombi diesel,suspensão dianteira Brasilia.Ja fiz algumas alterações nas suspensões,estou com o eixo do cambio dianteiro pronto e se tudo correr bem o eixo do cambio traseiro fica pronto semana que vem.Só tenho uma dúvida eu usava relação 7x36 e ela tinha uma boa pegada, com a relação 8x31 sera que vai ficar muito fraca?
Grande abraço.
vc usava relação 7x36 ..... correto...? vc mencionou que tem uma relação 8x31? esta relação é do fusca itamar ou se for do diferencial com homocineticas é do gol a ar....... não recomedo !!!! é longo de + eu uso na minha 8x35 aguenta muito bem com os pneus 225 75 15 sem fronteira do geninho...... mas tem um probleminha em tudo isso,>>>>>> tenha cuidado com a primeira marcha......! e um detalhe coloca um blocante aí !!!! fica 10 ......
zancaloco
23/10/2011, 07:58
Mec art a relação é do gol a ar, por que vc diz para ter cuidado com a primeira marcha? Eu poderia usar reduções da Kombi?Abraço
zancaloco
23/10/2011, 19:42
Pessoal estou precisando de ajuda.Se eu usasse no cambio dianteiro relação 8x31 com pneus 295/65/r15 qual relação teria que usar no cambio traseiro para deixar pneus 225/75/r15?Grande abraço
leobnaval
23/10/2011, 23:55
Pessoal estou precisando de ajuda.Se eu usasse no cambio dianteiro relação 8x31 com pneus 295/65/r15 qual relação teria que usar no cambio traseiro para deixar pneus 225/75/r15?Grande abraço
Amigo papel, caneta e calculadora ou uma simples tabela de excel calcula isso aí, não pergunte o que usar, o que fazer e sim como fazer, melhor ainda é pesquisar.
Uma dica que te dou (não entenda como ofença) é pesquisar antes de sair perguntando no forum, pois suas dúvidas já fora dúvidas de outros e assim o assunto já foi esclarecido, com 30 seg. de google eu achei o que você quer inclusive com anexos para você baixar as tabelas para calcular.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/14735-tabela-de-medidas-de-pneus.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download-upload-de-arquivos/28617-tabela-de-calculo-de-cambio-e-motor.html
[]s
zancaloco
24/10/2011, 07:37
Leobnaval,claro que é verdade,jamais levaria como ofença.As tabelas são de grande ajuda,próxima vez vou pesquisar e só depois comfirmar se esta correto.Abraço.
A caixa de transferência do niva sai bem mais barato que um bloqueio para um diferencial em alguns casos menos da metade do preço. Por mais alta rotação que um AP atinja (inclusive o 2.0 é o que atinge menor rotação máxima devido sua relação RL) ele não vai conseguir desenvolver boa velocidade final, pois depois de reduzir a rotação neste diferencial central teria novamente outra redução no dif. dos eixos o que faria a velocidade final ser cerca de 4 vezes menor que o valor de uma mecânica sem este dif. central, usaria praticamente a 4ª marcha como uma 1ª e a 5º como uma 2º bem curta.
Já tem aqui no forum mesmo um cara que montou uma gaiola assim com mecânica fiat 1.0 a gaiola do cara não passa de 50km/h em 5ª marcha cortando o giro do motor kkkkk, modesto e a parte eu consiro um projeto horrivel.
[]s
OK................................................ .........
Mec art a relação é do gol a ar, por que vc diz para ter cuidado com a primeira marcha? Eu poderia usar reduções da Kombi?Abraço
cuidaDO pois ela é um pouco fraca........... já tive problemas com ela.....
vinijost
26/10/2011, 20:10
cuidaDO pois ela é um pouco fraca........... já tive problemas com ela.....
Mais a ré é mais fraca que a primeira marcha..
Alguém sabe se existe alguma coroa e pinhão forjada?E no cambio traseiro é melhor soldar ou instalar um blocante?
usei na minha diferencial soldado por pelo menos 4 anos...... fica otimo..... no sentido de dizer que bloqueia .... mas quando vc for efetuar manobras vc me conta depois..... mas temos hoje a soluçaõ maxima em sistema de bloqueio liga e desliga, estamos fabricando aqui em socorro um blocante capaz de te dar todo conforto em qualquer terreno seja no asfalto ou na terra...... e já está patenteado...... confira Diferencial Blocante On/off100% Gaiola E Kombi - R$ 1.200,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-204796622-diferencial-blocante-onoff100-gaiola-e-kombi-_JM)
Mais a ré é mais fraca que a primeira marcha..
isso mesmo a re´e mais fraca ainda........
isso mesmo a re´e mais fraca ainda........
Por isso que a tendencia para nossas gaiolas será a de instalar de instalar a reduzida juntamente com cambio de chevete ou como em outros casos de veículos e formas de adptação que funcionam, dão um pouco de trabalho para se adptar mas funciona...... seja ela de niva de wilis de l200 como é o meu caso aqu, que está no estaleiro para estas mudanças agora mas vai demorar praficar pronto já que o meu tempo é curto...... entende....... mas para aqueles que estão começando, montar a gaiola 4x4 com a mecanica vw inteira é mais barato e dá pra dar um otimo começo...... pois adptar a reduzida e os demais acessorios que compõem este conjunto exige grana e mão de obra especializada, para não ficar uma ratueira sobre 4 rodas........ me desculpem se ofendi alguem nestas palavras mas acho que para um bom resultado é nescessario um bom investimento........abraço
Rodrigo Licks
01/11/2011, 18:32
Olha meu amigo ia montar uma com 2 diferenciais dana 44 com freios e tudo mais 5pau e a caixa de tração (reduzida) do willis revisada 1400,00 e motor AP 2.0 usado 1500,00 e caixa de chevete 4 marchas 300,00 e a flange do motor ap na ciaxa chevete 250,00 e o acoplamento da caixa de chevete para a do willis + 650,00 sem conta canos e solda e mão de olbra e eletrica e tanque, relogios, bancos etc...etc....etc....ele calculou que iria berar os 20pau. desistiu e comprou um jeep.
Franco Fileppo
28/11/2011, 16:24
Com relação as quebras do eixo alongado nos câmbios wv para fabricação das gaiolas traçadas,no cambio que tenho aqui o alongamento e curto e tem uma engrenagem na extremidade dele essa engrenagem por sua vez gira uma outra que esta em outro eixo com rolamentos e que tem a saída para o cardam,é como se fosse uma reduzida de kombi com relação 1:1 e dessa forma diminuem os esforços nos rolamentos do eixo secundário e no próprio eixo. segue a foto
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=322779&d=1322498519
E com relação as quebras da relação 7:36 isto pode ser diminuído com o uso dos redutores das kombis antigas modelo cruzeta,ai quem leva o tranco são os tais redutores e não a relação,os redutores tem uma relação de 1:26/1 portanto o diferencial leva 74% do esforço que levaria sem as reduções, não fica lerdo a minha ainda passa dos 100 por hora com essa mecânica e pneu de 28 (225/70/15) polegadas que não é tao exagerado e que também contribui para o controle de quebras quando comparado a um 255/75 ou 265/75.seguem fotos do cambio de kombi com reduções adaptadas para homocinéticas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=322368&d=1322317243
Diogo_Czuika
28/11/2011, 21:03
Franco, Blz ?
Cara,vi na sua ft que vc tbm usa um tirante no lugar do amortecedor original,ajuda a diminuir os pulos? ou elimina eles ?
Até já preparei 2 tirantes para por na minha,mas deu preguiça Heheheh.
Jão_NIVA
29/11/2011, 17:06
Vendo esse topico lembrei disso aqui
BIMOTOR 4x4 (http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/arq/art2.htm)
é bem legal
mas estranho
Com relação as quebras do eixo alongado nos câmbios wv para fabricação das gaiolas traçadas,no cambio que tenho aqui o alongamento e curto e tem uma engrenagem na extremidade dele essa engrenagem por sua vez gira uma outra que esta em outro eixo com rolamentos e que tem a saída para o cardam,é como se fosse uma reduzida de kombi com relação 1:1 e dessa forma diminuem os esforços nos rolamentos do eixo secundário e no próprio eixo. segue a foto
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=322779&d=1322498519
E com relação as quebras da relação 7:36 isto pode ser diminuído com o uso dos redutores das kombis antigas modelo cruzeta,ai quem leva o tranco são os tais redutores e não a relação,os redutores tem uma relação de 1:26/1 portanto o diferencial leva 74% do esforço que levaria sem as reduções, não fica lerdo a minha ainda passa dos 100 por hora com essa mecânica e pneu de 28 (225/70/15) polegadas que não é tao exagerado e que também contribui para o controle de quebras quando comparado a um 255/75 ou 265/75.seguem fotos do cambio de kombi com reduções adaptadas para homocinéticas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=322368&d=1322317243
O que o nosso amigo descreveu aqui está mais do que certo assino em baixo........ tanto que parei a minha em setembro para modificações parecidas com as descritas ...... mas vou adicionar uma reduzida de l200 mais um cambio de chevete 4 marchas e as reduções de kombi jarrinha nas 4 rodas, sem contar a suspenção duplo A na frente muito bem feita e reforçada e IRS,s maiores na trazeira com amortecedores de dianteiros de caminhão mercedes tipo as americanas do BAJA 1000, só não vai dar pra colocar a suspa que els usam da fox e outras marcas pois o custo é meio sargado, mas do resto a gente dá um geito........ mas isto vai demorar a ficar pront,o ela esta apenas desmontada por enquanto.......
Franco Fileppo
29/11/2011, 22:08
Franco, Blz ?
Cara,vi na sua ft que vc tbm usa um tirante no lugar do amortecedor original,ajuda a diminuir os pulos? ou elimina eles ?
Até já preparei 2 tirantes para por na minha,mas deu preguiça Heheheh.
O tirante esta no lugar original do amortecedor do redutor(que foi fixado na suspensão de kombi cliper por meio de uma chapa de aço que serve para alongar o fação e deixado mais baixo),mas eu uso o redutor direito na esquerda e o esquerdo na direita justamente para esse orifício onde se fixa o amortecedor ficar voltado para traz desta forma tem uma resistência maior no tirante.
Quanto aos pulos isto não muda nada ela pula como qualquer outra.Já eme acostumei.
mali9ski
30/11/2011, 13:26
O que o nosso amigo descreveu aqui está mais do que certo assino em baixo........ tanto que parei a minha em setembro para modificações parecidas com as descritas ...... mas vou adicionar uma reduzida de l200 mais um cambio de chevete 4 marchas e as reduções de kombi jarrinha nas 4 rodas, sem contar a suspenção duplo A na frente muito bem feita e reforçada e IRS,s maiores na trazeira com amortecedores de dianteiros de caminhão mercedes tipo as americanas do BAJA 1000, só não vai dar pra colocar a suspa que els usam da fox e outras marcas pois o custo é meio sargado, mas do resto a gente dá um geito........ mas isto vai demorar a ficar pront,o ela esta apenas desmontada por enquanto.......
amigo, não querendo se meter, mas eu acho que seria melhor se você usasse duplo A nas 4 com as reduzidas pois pararia os malditos pulos, e com IRS iria pular, talvez com um tirante bem longo diminuiria o SQUAT
pense nisso valew....
vinijost
07/05/2012, 16:08
E ai mec, já modificou a sua gaiola? com o sistema de reduções? Abraços.
Vc tem razão talvez o efeito não desapareça .....
vinijost
08/05/2012, 11:10
Vc tem razão talvez o efeito não desapareça .....
E ai mec, teria fotos do sistema de engate e desengate que fez com os eixos da ré, e as engrenagens? gostaria de ver como ficou.. estou querendo fazer algo parecido.
Abraços.
34621534621634621834622034622234621534621634621834 6220346222
e ai mec, já modificou a sua gaiola? Com o sistema de reduções? Abraços.
véio ..... Se acredita que eu tirei ela da garagem pra emxer só agora .... To sem tempo nenhum aqui .... Essa semana coloquei ela nos cavaletes pra começar os trabalhos ..... Vou postar as fotos aeee pra vc's acompanharem ..... Valew mas não vai ser facil pois não queria ficar fazendo remendos e sim algo bem determinado por isso ainda não o comecei, a cabeça tem que estar só nisso .... Entende!!!
vinijost
08/05/2012, 11:50
E tem mais ......
Este ai é o montante do corcel? voce vai usar qual semi-eixo na frente e atraz? e vai fazer duplo A nas 4?
Abraços;
Mec,
To precisando falar com você sobre uma alteração no cambio que quero fazer....me passe o seu contato por favor...
NO aguardo
Dézão
Mec,
To precisando falar com você sobre uma alteração no cambio que quero fazer....me passe o seu contato por favor...
NO aguardo
Dézão
pode ficar a vontade .... tenho muita informação pra vc's .......
mec.art@hotmail.com 19 93647080 19 38957674
Este ai é o montante do corcel? voce vai usar qual semi-eixo na frente e atraz? e vai fazer duplo A nas 4?
Abraços;
então ...... as idéias vão surgindo conforme a gente vai fazendo as peças..... mas ainda é cedo pra definir esta parte .... mas uma coisa te digo .. oo eixo será o mesmo que eu uso que é o do gol apenas vou deixa lo no comprimento ideal pra situação ..... e na traz o da kombi mas se precisar aumentar tambem o farei ..... tendeu !!!!