Conectar

Ver Versão Completa : Problemas no cardan dianteiro Ranger.

Gerson Seidenfus
29/04/2006, 12:47
A homocinética bichou e a peça original é muito cara. Que fazer?? alguem já conseguiu recondicioná-la?? :?:

Edintruder
29/04/2006, 14:03
Tem gente colocando cruzeta. Sai bem mais barato, porém pode fazer algum ruido pois o ângulo é maior que 5°. Na minha eu colocarei cruzeta caso venha a bichar também.

Walter L. L. Casitta
07/05/2006, 18:38
Hoje desmontei o meu cardam dianteiro com suspeita de folga na junta homocinética. Quando eu tento girar o eixo cardam alternadamente entre a esquerda e direita dentro da folga natural do diferencial dianteiro, aparece e um ruído metálico relativamente alto vindo da junta universal ou da CV ou homocinética e eu tinha que descobrir de onde vinha exatamente.

http://img57.imageshack.us/img57/8572/cardandianteiro5oh.jpg
Depois de desmontado descobri que a folga vem mesmo da junta CV. Felizmente não existe nenhuma folga na junta universal e a folga encontrada na junta CV é muito pequena e o ruído gerado é alto porque ressoa pelo cardam inteiro que é um tubo de aço. Fico feliz por não ter que me preocupar com ela por um bom tempo.
http://img254.imageshack.us/img254/2291/homo11bz.jpg

Mesmo com o eixo cardam em perfeitas condições após 5 anos e 115.000Km resolvi tentar descobrir o estado da lubrificação da juntas que é permanente.
Começando pela universal como pode se visto pela foto, retirando-se os dois mais fáceis dos 4 rolamentos, encontrei graxa em abundância e então não me dei o trabalho de desmontar os outros. Também devem estar ok.

http://img347.imageshack.us/img347/9756/jununi6qo.jpg
Já a junta CV, não descobri uma forma de desmontar pra avaliar. No máximo retirando a abraçadeira do guarda-pó de borracha consegui introduzir uma chave de fendas pra tentar pescar um pouco da graxa interna e nada. A ponta da chave sempre volta seca.
O que fiz então foi: Afastei o guarda-pó com a ponta da chave de fendas e mandei graxa lá pra dentro. Por fim tive a impressão que o ruído até diminui.

http://img347.imageshack.us/img347/2827/homo25ph.jpg
Outra coisa importante que descobri como é mostrado nas fotos abaixo é que a junta CV permite o movimento longitudinal do eixo em relação a caixa de transferência, o que infelizmente impossibilita a substituição da junta CV defeituosa por uma junta universal como já foi comentado aqui no fórum uma vez que ela impediria esse movimento.

http://img299.imageshack.us/img299/9794/desli20rs.jpg
http://img347.imageshack.us/img347/2724/desli15uh.jpg
Então é isso. Espero ter ajudado...

Edintruder
07/05/2006, 23:28
Realmente, no cara que mexe em cardãns em Pelotas, ele sustitui toda a frente do cardãm desde o tubo, e instala um espigão completo com a cruzeta na ponta. O outro munhão ele aparafusa no flange que encaixa na CT.

Matagato
09/02/2011, 07:37
Prezados, gostaria de saber se teria alguma outra homocinética (bolachaõ deslizante) de outro carro que eu poderia adaptar no cardam da ranger?

Tem uma oficina em POA (PLADIM) que faz uma adaptação em formato de cruzeta deslizante, segundo eles nunca mais incomoda o que eu acredito, pois não tem as malditas esferas de um bolachão comum.

OBJETIVO: reduzir o custo

Zepi
09/02/2011, 09:04
Amigo, salvo engano dá pra adaptar uma luva para cruzetas normais...
Mas logo alguém confirma isso.

Abraços

juliano muller
09/02/2011, 22:16
Tive problemas com o meu cardã tbem!

Mudei para cruzeta, como os troller, ficou bacana, mandei balancear, ficou forte e confiavel, gastei $580, tudo novo!

Até 100km/h é uma beleza, depois disso, vibra até o certificado!
Se arrependimento matasse...:parede::parede:

O problema é que meu carro é tração integral e quando fiz o cardã novo, nem me liguei nesse detalhe!:shock:

No teu carro deve ficar bom, pois o teu anda no 4x2!
Se quiser vendo o meu pra vc, completo! $550 leva, já com sedex! É plug and play!
Qualquer coisa dá um grito!

Abç...

Matagato
10/02/2011, 09:06
Qual o carro que vc tem. Eu tenho uma ranger que as rodas livres são permanentemente engatado. Acredito que na minha ranger vai ter esse problema de vibração, pois o eixo cardam fica permanentemente em movimento, mesmo sem o 4x4 engatado.

To procurando uma opção mais acessível. Tipo, pegar o bolachão de um carro comum e adaptar no eixo cardam. Consegui cardam novo p vender por 380,00.

Walter L. L. Casitta
10/02/2011, 09:32
Isso já foi muito discutido aqui. Só da certo para as Ranger que tem RL. O eixo completo novo se consegue por menos de R$1000,00 e é a melhor opção...

Matagato
10/02/2011, 11:55
Eu consegui, na internet, apenas o bolachão por 390,00 novo, mas precisa solda-lo no eixo.

Acho que é a melhor opção mesmo.

F. Andrade
10/02/2011, 12:01
Compra-se um cardan novo por um preço bem em conta neste tel 55-3430-3425 . Super peças - São borja -RS
A propósito se tua ranger for com RL o cardan dianteiro não pode girar em 4x2, pode ser que uma ou as duas RL estão acopladas fazendo o cardan girar, mesmo com a CT em 4x2. Remova as RL com cuidado, lave com diesel e lubrifique com WD, não coloque graxa para não atrapalhar o vácuo. Tem um anel oring no cubo. Monte novamente destravadas.

Walter L. L. Casitta
10/02/2011, 12:36
Eu consegui, na internet, apenas o bolachão por 390,00 novo, mas precisa solda-lo no eixo.

Acho que é a melhor opção mesmo.

O problema é encontrar alguém que faça esse serviço bem feito. Alem da solda, o balanceamento têm que ficar perfeitos.

Edintruder
10/02/2011, 13:33
Um bom torneiro faz o serviço, mas ainda assim tem que mandar balancear pra ficar 100%.
Os torneiros cobram na casa do 80,00 pra trocar essa peça.
Em POA tem muitas empresas que trabalham com cardans, procura uma e manda fazer o serviço, pois nesse caso pelo mesmo valor eles te entregam balanceado.

Nava
10/02/2011, 14:58
Não esqueçam de manter a peça lubrificada enquanto ta boa.
Cada 3 a 4 meses pegue um aseringa com agulha fina e injete uns 3 a 4 cm de oleo ATF pela coifa de borracha. Fica 200%.
Faço isso em pivos também e não incomodam mais poi sestão sempre lubrificados.
O ideal seria injetar molikote, mas nao passa na agulha....

marciomeurer
09/09/2011, 15:21
vou ressuscitar esse tópico pq to com problemas
hoje levei a Ranger no meu mecânico pq ela ta fazendo um barulho alto parecendo que ta arrastando latinhas com uma corda e a pick-up vibra acima de 80km/h achei que fosse a roda dianteira e tal e não era... era esse problema do cardan da tração, ai ele deu uma olhada rodo ali levanto a roda dianteira e giro e pá fez o barulho de novo... viu que tinha folga no cardan e que nem o DR House já diagnosticou o problema... Junta Universal do cardan da tração!!!! aquela bolacha!!! (cara tem q falar tudo isso pra pesquisar preços hahahaha) ai achei 750,00 reais em Campo Grande... ai ta ate então pensei FU***!!! posso retirar aquele cardan para parar o barulho pois preciso viajar e n tenho $$ pra arrumar... e outra... devo levar a outros lugares para ver se é isso mesmo e tal? ate mesmo tirar fotos e mandar aqui no fórum para ver?
olha só sei que tem vários post explicando certinho é que é a minha primeira pick-up e eu sempre tive carros novos (essa é a primeira velha) então não entendo muito de nome de peças por isso to perguntando
desde já agradeço

a minha ranger é 02/03

Edintruder
09/09/2011, 18:22
Marcio, pelo visto o engrezado já está gasto à ponto de rolar pela homocinética. Experimenta andar em 4x4hi para não ficar fazendo barulho, e só arruma quando puderes ou precisares. Dessa maneira só fará barulho quando fizeres curvas acentuadas. De qualquer forma não tens mais a opção 4x4 com esse cardam ruim. Na minha acabei trocando a homocinética inteira, que saiu mais barato que colocar cruzeta.

marciomeurer
10/09/2011, 09:12
vou experimentar sim hoje vou pra ponta pora trocar os pneus dela ai tenho que ver o pq minha tração n ta ligando o cara da loja já disse que vai arrumar (loja onde comprei) ai vo testar... porem andar com tração ligada no asfalto n arrebenta tudo? já li alguns post falando disso aqui e o pessoal fala que fo** com tudo a tração?

marciomeurer
05/10/2011, 16:50
Edin... fiz o teste... quando aciono a tração o barulho acentua... e a ranger vibra mais... o cardan esta com folga... porem eu testei no vajão (atolei somente as rodas de traz e bota atolar nisso) eu consegui sair... com o 4x4 low pois afundo num buraco do kct...

Rogerio Pirik
09/10/2011, 10:40
Bom dia pessoal!

Sou novo no forum e novo no mundo das pick up's... mas aproveito o tema para fazer uma pergunta sobre minha Ranger XLS CS 4x2 Gasolina 2009!

Ao acelerar, independente da marcha ou velocidade, um ruído semelhante a um carro andando de ré (ruído de um carro motor a pilha), vem aparecendo em minha pick up. Poderia ser algum problema no cardan? Devo me preocupar?

Abraço a todos.

Rogerio

Walter L. L. Casitta
09/10/2011, 11:10
Bom dia pessoal!

Sou novo no forum e novo no mundo das pick up's... mas aproveito o tema para fazer uma pergunta sobre minha Ranger XLS CS 4x2 Gasolina 2009!

Ao acelerar, independente da marcha ou velocidade, um ruído semelhante a um carro andando de ré (ruído de um carro motor a pilha), vem aparecendo em minha pick up. Poderia ser algum problema no cardan? Devo me preocupar?

Abraço a todos.

Rogerio

O mais provável que seja o diferencial...

vieira912
10/10/2011, 08:57
Bom dia pessoal!

Abraço a todos.

Rogerio

Pois este Barulho parece ser do diferencial, as vezes um rolamento ruim ou até mesmo a relação coroa Pinhão, leve logo a uma oficina antes que acontece uma coisa pior, até mais.

Rogerio Pirik
10/10/2011, 19:46
Vlw pela dica!!! Vou levar no mecanico!!!

Abs

Barret
10/10/2011, 20:39
Boa noite amigos desculpe eu perguntar aqui é que não queria abrir um topico só para isso
Alguem poderia me ajudar com alguma foto ou imagem das peças da alavanca de cambio Ranger/Explorer : guarda pó (coifa) e como é fixado no assoalho (tunel) pois procurei e não encontro nada a respeito
Obrigado agradeço a ajuda um abraço a todos

Guto Machado
27/10/2011, 13:30
Hoje desmontei o meu cardam dianteiro com suspeita de folga na junta homocinética. Quando eu tento girar o eixo cardam alternadamente entre a esquerda e direita dentro da folga natural do diferencial dianteiro, aparece e um ruído metálico relativamente alto vindo da junta universal ou da CV ou homocinética e eu tinha que descobrir de onde vinha exatamente.

http://img57.imageshack.us/img57/8572/cardandianteiro5oh.jpg

Depois de desmontado descobri que a folga vem mesmo da junta CV. Felizmente não existe nenhuma folga na junta universal e a folga encontrada na junta CV é muito pequena e o ruído gerado é alto porque ressoa pelo cardam inteiro que é um tubo de aço. Fico feliz por não ter que me preocupar com ela por um bom tempo.

http://img254.imageshack.us/img254/2291/homo11bz.jpg

Mesmo com o eixo cardam em perfeitas condições após 5 anos e 115.000Km resolvi tentar descobrir o estado da lubrificação da juntas que é permanente.
Começando pela universal como pode se visto pela foto, retirando-se os dois mais fáceis dos 4 rolamentos, encontrei graxa em abundância e então não me dei o trabalho de desmontar os outros. Também devem estar ok.

http://img347.imageshack.us/img347/9756/jununi6qo.jpg

Já a junta CV, não descobri uma forma de desmontar pra avaliar. No máximo retirando a abraçadeira do guarda-pó de borracha consegui introduzir uma chave de fendas pra tentar pescar um pouco da graxa interna e nada. A ponta da chave sempre volta seca.
O que fiz então foi: Afastei o guarda-pó com a ponta da chave de fendas e mandei graxa lá pra dentro. Por fim tive a impressão que o ruído até diminui.

http://img347.imageshack.us/img347/2827/homo25ph.jpg

Outra coisa importante que descobri como é mostrado nas fotos abaixo é que a junta CV permite o movimento longitudinal do eixo em relação a caixa de transferência, o que infelizmente impossibilita a substituição da junta CV defeituosa por uma junta universal como já foi comentado aqui no fórum uma vez que ela impediria esse movimento.

http://img299.imageshack.us/img299/9794/desli20rs.jpg
http://img347.imageshack.us/img347/2724/desli15uh.jpg

Então é isso. Espero ter ajudado...

Agora q achei o tópico, alguém aqui já trocou só a bolacha,ou realmente o certo é trocar o eixo inteiro, e esse eixo ele tem uma folguinha mesmo ou não??o meu além do barulho das latinhasrsrrs quando mexe nele da p sentir a folga ...

317813 317814

Everson Bissani
10/11/2011, 23:33
Olá Edintruder, teria como vocême passar o telefone ou nome da oficina do cara que mexe com cardans em Pelotas, vou seguido pra lá, e estou com um problema no cardan da minha. Muito obrigado e aguardo resposta. Abraço Everson

fmoecke
21/11/2011, 21:57
boa noite pessoal, a minha esta com folga no cardan da tração tb, consegui este cardan original no rio grande do sul, a um preço convidativo, R$750,00. procurem por mm peças em ereschin, falem com leonardo, eles sao muito bon s de jogo. podem dizer que foi uma indicação do fernando de são francisco do sul, pois ja comprei o cardan traseiro com ele e foi tudo certinho.
abraços a todos.

Imigrante
01/04/2013, 17:06
Amigos,
Espero que possam me auxiliar com suas experiências.
Eu estava dirigindo minha Ranger na maciota, quando comecei a escutar estalos e sentir solavancos. Aconteciam aproximadamente a cada meio giro da roda.
Estacionei e, empurrando a caminhonete desligada, consegui observar que os estalos e solavancos ocorrem no tal "BOLACHÃO" (HOMOCINÈTICA) do cardan dianteiro, como se o cardan pulasse dentro do bolachão.
Entrei em contato telefônico com uma empresa aqui de Curitiba (Cardan Sul) e me informaram que a solução seria adaptar uma cruzeta no lugar da homocinética. Disseram que fica perfeito, que já fizeram para inúmeros clientes e nunca houve problema. Outra solução seria trocar o cardan completo, que custaria mais que o dobro da adaptação.
Alguém já substituiu ou sabe algo sobre substituir o sistema de homocinética pelo sistema de cruzeta no cardan dianteiro da Ranger. Será que presta mesmo?
Agradeço antecipadamente à todos.
Abraço,

Pedro Eduardo Patussi
01/04/2013, 17:29
teve usuarios aqui do forum q ja compraram o cardan pronto com a cruzeta adaptada...senão me engano foi o Daniel.Shiamimoto..... segundo relatos na epoca...foi tranquilo...ficou igual o original....

Imigrante
01/04/2013, 21:50
Bom, vamos ver se aparece alguém com mais informação.
Hoje cheguei em casa e retirei o cardan p/ pelo menos poder rodar com a caminhonete, pois estava praticamente impossível rodar com os estalos e solavancos.
Agora a peça está na mão e só preciso de mais informações p/ saber aonde empregar o dinheiro ... Num cardan novo (R$1350), ou na adaptação (R$540,00).

dudu83
01/04/2013, 22:13
cara tinha um tópico explicando direitinho por que não instalar cruzetas...

na minha opinião se é feito com homocinética é porque tem um motivo de engenharia na minha ranger branca rasgou com 130.000 km comprei um cardã original dana numa autopeças na epoca usn 2 anso atras foi mais barato que esse valor que vc postou acho que se pesquisar encontra mais barato... na outra ranger ta original ainda

Daniel.Shimomoto
01/04/2013, 23:11
Pode colocar cruzeta que funciona muito bem sim! Fiz o teste e aguentou perfeitamente.

O problema das cruzetas mencionado pelo Dudu era exatamente o balanceamento do cardã, que muitas vezes é mal feito e a 120km/h o carro vibrava inteirinho. No meu caso como a empresq que comprei a peça (Cardas Prudente) é de primeira linha e o balanceamento é eletronico, não vi nenhuma vibração e testei minha Ranger em uma longa descida até os 180km/h, sem nenhuma vibração.

O homocinetico é melhor no engate da tração: O 4x4 engata e desengata mais rapidamente (nao pergunte porque), mas a cruzeta funciona muito bem por um custo muito inferior. E uma resistencia INFINITAMENTE maior.

Abraços

mosselin
02/04/2013, 22:22
Quando apareceu esse problema na minha,eu troquei o cardan inteiro,comprei com um cara de São Borja q trazia direto da Argentina zero bala,na época R$ 750,00 entregue em casa,dia desses um amigo meu teve o mesmo problema e adaptou uma cruzeta,no começo vibrava por demais,resumindo o baile,mando balancea o cardam umas 4 vezes e eu andei na camioneta dele e acima de 90 kh a bicha parece q vai c desmonta,exatamente dudu,se existe uma engenharia por traz disso deve ter algum motivo,derrepente para alguns não dá problema,derrepente é como c faz a adaptação,vai dize?.mas original é original.

Daniel.Shimomoto
02/04/2013, 23:14
Vou contar um pouco do que eu conheço sobre esse assunto.

Primeiramente é preciso saber diferenciar: Picape vibrando em alta velocidade NAO É PROBLEMA DO SISTEMA DE CRUZETA. É Problema de BALANCEAMENTO DE CARDA!!!!

A Ranger, como todos sabem, não tem roda livre dos modelos 2000 em diante. Então, o cardã dianteiro da Ranger tem que ser perfeitamente balanceado pois ele roda 100% do tempo, esteja o carro em 4x2 ou em 4x4.

Não sei porque a Ranger tem esse raio de cardã homocinético. Eu DESCONFIO que seja porque a movimentação LONGITUDINAL do sistema homocinético exija MENOS ESFORÇO do que no sistema de cruzetas com ponto, luva e ponto graxeiro.

O sistema homocinético tem uma coifa de borracha que resseca e rasga permitindo a entrada de poeira, água e terra, e isso é particularmente relevante pois o cardã dianteiro roda 100% do tempo, e ai começam a aparecer ruidos, vibrações, etc. etc. etc, e assim exige a troca, ou do homocinético ou do cardã inteiro.

Quando se compra o cardã original, ele vem balanceado pela propria Spicer, fabricante da peça. Spicer é do grupo Dana, dispensa apresentações.

Quando se compra o sistema de ponto e luva com cruzetas, é necessário cuidado pois a empresa de cardã tem que ser idônea e dispor do equipamento correto para o balanceamento da peça. Isso é válido tanto para o cardã dianteiro como para o cardã traseiro. Um cardã mal balanceado pode rachar a carcaça do cambio e da caixa de transferencia, apenas isso! Portanto, comprar o cardã de empresas que disponham de equipamentos para balanceamento de cardãs é imprescindível para assegurar o bom serviço.

A peça que eu comprei foi de uma empresa de Presidente Prudente, chama-se Cardãs Prudente. De antemão vi tratar-se de uma empresa idônea pois as cruzetas colocadas na peça que adquiri eram Spicer, blindadas. O unico ponto graxeiro era na Luva.

A ÚNICA alteração perceptivel no sistema de cruzetas, quando coloquei na minha era que, quando desligava o 4x4, o desacoplamento demorava em demasia para ocorrer, especialmente em solo firme. Demorava mesmo, precisava de pelo menos uns 150 metros rodando após desligar o 4x2 para perceber-se que o sistema havia desacoplado mesmo. E retomando o que escrevi em paragrafos anteriores, eu ACREDITO que isso seja decorrencia do sistema de ponto e luva ser rígido, não ter folgas.

Quem quiser colocar sistema de cruzetas, eu honestamente recomendo. É comprar o sossego. Entretanto é importante ter em mente que o cardã precisa ser muitissimo bem balanceado e adquirido de uma empresa idônea..

Abraços

Imigrante
04/04/2013, 23:32
Maravilha pessoal, muito obrigado pelas informações!
Acho que vou optar por adaptar a cruzeta.
O lance é me informar melhor sobre a empresa, verificar quanto ao balanceamento e garantia do serviço.... Testar bem o resultado e torcer p/ que dure o máximo possível.
Abraços,

André Lara
05/04/2013, 15:59
Olá!
Também estou precisando disto Imigrante...
Se for boa esta empresa mesmo que você citou, já mandamos 2 de uma vez...
A minha já está sem a uns 2 meses... tem somente o "bolachão" no ML por 580,00...
Valeu.

Imigrante
05/04/2013, 21:54
Então André, pelo que entendi, mesmo comprando o bolachão, acaba dependendo de uma empresa para realizar a substituição e balanceamento. Além de não saber se o bolachão do ML duraria como um original ou se iria p/ espaço rapidinho.
O bolachão + empresa p/ instalar + frete... Acabaria ficando uns 800 contos. E ainda estaria correndo o risco de não ficar bom/durável. Passei a desconsiderar como opção a compra de um novo bolachão.
Nessa empresa que eu citei, o trampo custa 540 e me disseram que não substituem o bolação por outro, somente por cruzeta.
Tava querendo resolver amanhã, mas tenho trilha de moto, acho que vai ser durante a próxima semana.
Qualquer novidade eu aviso aqui.
Abraços,

Imigrante
07/05/2013, 20:22
Fica a dica: www.cardansul.com.br (http://www.cardansul.com.br/)
O serviço foi feito a base de troca. Ficaram com o meu cardan original e no lugar instalaram um cardan já adaptado com uma cruzeta que possui graxeira.

410138

Eles já tinham uma peça pronta, a da imagem acima, então só levou o tempo da instalação mesmo.
Não notei diferença na dirigibilidade ou para engatar e desengatar a tração. Nada mudou!
A garantia é de 3 meses, mas segundo o Jean, que foi quem me atendeu, este trabalho já foi realizado em centenas de caminhonetes e nunca houve um retorno devido à problemas.

André Lara
10/06/2013, 14:46
Olá, demorei um pouco mas vi aqui...
Obrigado pela dica, vou dar uma olhada.
Ficou em torno de quanto a base de troca e instalação?

Imigrante
10/06/2013, 15:30
Blz André,
Depois dessa alteração, já rodei uns 900 Km. Recentemente rodei quase 250 KM de estrada de chão e barro. Ou seja, deu p/ testar bastante.
A adaptação está aprovada quanto ao funcionamento. Agora ficarei na torcida pela durabilidade, mas creio que não apresentará problema.
Se não me falha a memória, custou 500. De qualquer maneira, dá uma ligada lá e verifica direito.
Abraço,

rahrorocha
28/11/2013, 22:07
ola,tenho uma ranger xlt 99 roda livre e tb passei por esse problema e resolvi fazer a adaptação,
resultado ficou perfeito... custo total peça e mão de obra aqui em porto alegre R$650,00...
pode fazer que da muito certo e não muda em nada.....
vlw

zanottao
20/12/2013, 22:24
Rahrorocha, vc poderia passar o end ou o telefone da empresa q vc fez o carda?

zanottao
06/01/2014, 08:58
ola,tenho uma ranger xlt 99 roda livre e tb passei por esse problema e resolvi fazer a adaptação,
resultado ficou perfeito... custo total peça e mão de obra aqui em porto alegre R$650,00...
vlw

Rahrorocha, vc poderia passar o end ou o telefone da empresa q vc fez o carda?

marcelorramos
15/05/2014, 12:25
senhores um bom dia todos

quando comprei minha vtr, sentia uma pequena vibração quando ela atingia 120 km/h, pensei ser pneus, ou cardan traseiro, não sabia que o dianteiro roda direto. depois de 02 anos passou a vibrar e zuar bastante principalmente do lado do motorista, pensei ser rolamento de roda.ai levei num mecanico e ele disse que poderia ser eixo cardan dianteiro, sacamos o eixo e ai acabou a vibração. então comecei a pesquisar a respeito, descobriu este tópico e outros aqui no forum, então descidi em fazer a compra na prudente cardan ( site cardanzeiro). ( graça a postagem de shinamomoto e demais usuários). Atualmete estou sem cardan dianteiro esperando chegar para ver o resultado.
ainda desde quando comprei a vtr a tração me dava mão de obra para engatar, tinha que girar o botão 4 ou 5 vezes para engatar. aproveitando tirei o motor eletrico de tração e ADVINHEM ele estava quase travando. abri o motor, efetuei uma limpeza geral, passei aperto na montagem, pois a parte de baixo não desmonta.
depois montamos e desligamos a bateria por 20 minutos para zerar o sistema e PRONTO FICOU DEZ .

ranger xlt 4x4 cd 2001

Junior84
25/03/2015, 23:58
Estou querendo trocar o cardan dianteiro da minha ranger, encontrei este anuncio no ML
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-625459688-cardan-dianteiro-ranger-4x4-com-cruzeta-_JM
O vendedor diz que é fabricado pela "Capital Cardans" de são paulo
Alguém pode me disser se é um bom negocio?

Imigrante
26/03/2015, 00:39
Estou querendo trocar o cardan dianteiro da minha ranger, encontrei este anuncio no ML
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-625459688-cardan-dianteiro-ranger-4x4-com-cruzeta-_JM
O vendedor diz que é fabricado pela "Capital Cardans" de são paulo
Alguém pode me disser se é um bom negocio?

Junior, tente verificar se vem com graxeira instalada. No mais, sendo bem feito e balanceado, deve ficar como novo. Passados 2 anos que estou utilizando cruzeta no lugar da homocinética, penso como valeu a pena a adaptação. Só alegrias!

Junior84
26/03/2015, 01:10
Ok, valeu pela dica. vou perguntar sobre a graxeira

mosselin
18/04/2015, 12:05
Olá.
vc mandou fazer aonde essa adaptação,tenho um cardã parado aqui em casa,derrepente vou mandar fazer tambem.

Junior84
18/04/2015, 19:11
Comprei o cardan pelo mercado livre e estou aguardando a chegada do produto.

Companheiro "mosselin" você tá perguntando isso para quem???

José Luís Gardenal
22/04/2015, 15:31
Olá! Esse é meu primeiro contato e estou passando pelas mesmas dificuldades... sendo meu primeiro carro 4x4.
Vendo todo esse desconforto, e sendo um usuário mais em estradas pavimentadas e aos finais de semana com uso na praia, gostaria de saber se a opção (se existir), e se colocar nas rodas dianteiras RODAS-LIVRES, poderia ser uma solução mais barata?!?!?!?! Isso não iria ocasionar nenhum dano ao resto do conjunto caixa de transmissão?
Não sei se alguém já pensou nisto, mas vejo que todo o conjunto não irei mais estar rodando sem serem utilizados.
Abraços, obrigado!

zanottao
23/04/2015, 11:57
Olá! Esse é meu primeiro contato e estou passando pelas mesmas dificuldades... sendo meu primeiro carro 4x4.
Vendo todo esse desconforto, e sendo um usuário mais em estradas pavimentadas e aos finais de semana com uso na praia, gostaria de saber se a opção (se existir), e se colocar nas rodas dianteiras RODAS-LIVRES, poderia ser uma solução mais barata?!?!?!?! Isso não iria ocasionar nenhum dano ao resto do conjunto caixa de transmissão?
Não sei se alguém já pensou nisto, mas vejo que todo o conjunto não irei mais estar rodando sem serem utilizados.
Abraços, obrigado!

Que ano e a sua explo ?

tercilio
17/07/2015, 23:46
coloquei hoje cardã dianteiro com cruzeta e engraxadeira, ficou top, fiz na cardã sul em Curitiba gastei 650r$ colocado, não vibra nada, eles balançam eletronicamente.

GustavoSC
24/08/2015, 15:35
Olá Tercilio,

como ficou a mudança de tração: 4x2, 4x4 high, 4x4 low?

[]'s
Gustavo

Victork
10/03/2017, 01:16
Opa beleza?
Amigo, sei que é antiga a postagem, mas sabe me dizer qual a empresa que fez esse serviço pra você aqui em porto? sou daqui, e to pensando em fazer o eixo 10mm mais cumprido e substituir as juntas homocinéticas e bolachões por cruzetas, em minha hilux 2001 com 4' de lift, para diminuir a angulação e aumentar a resistência.

Estou procurando lugares que façam isso bem, pois precisarei balancear o conjunto todo.

Obrigado...

vlw

cuerva
13/11/2018, 20:24
Boa noite, pessoal!

Peguei recentemente uma Ranger 99, o mecânico informou que será necessário trocar a homocinetica do cardan dianteiro, cotei em alguns lugares e achei a spicer por R$ 670,00, pesquisando na internet achei anúncios da Pruden Cardans com Cruzeta, gostaria de saber se alguém já comprou nesse local e se vale apena, obg a todos, abraço.

Julio Razec
03/10/2023, 20:18
Boa noite galera.

Alguém sabe me informar se o carro perde potência ou desempenho se eu rodar sem o Cardan dianteiro. O mecânico retirou e disse que não tinha problema, mas resolvi verificar a fundo.
Ele retirou para retifica.

Obrigado.