Ver Versão Completa : Problema Freio Ranger 2.5 maxion
Mario Augusto Guto
17/09/2018, 17:26
Boa tarde pessoal, estou com um problema, quando piso no freio com a embreagem afundada o freio fica mais duro e demora pra voltar, se estou sem o pé na embreagem o freio funcional normal. Seria sintomas da bomba de vácuo? Pelo que pesquisei é a bomba, porém acho estranho que quando a embreagem está solta o pedal do freio fica normal.
André laux
01/12/2019, 01:28
Boa noite, uma dúvida alguém já teve esse problema. Quando piso no freio funciona perfeito mas se tiro o pé e piso novamente rápido o servo freio fica sem vácuo, o pedal vira uma pedra.
Ranger 2000 2.5 diesel
Tem que verificar o servo freio a bomba de vácuo ou as mangueiras
RicardoFLN
05/12/2019, 15:51
Tem que verificar o servo freio a bomba de vácuo ou as mangueiras
Tenho curiosidade de saber qual é a daquela válvula controladora de vácuo que vai presa sobre o coletor de admissão. Qual a real função dela, e o que acarreta se deixa de funcionar. Alguém sabe?
Sds.
RicardoFLN
11/12/2019, 12:29
Bom, ainda não descobri o funcionamento do sensor de vácuo! Na verdade agora sei menos do que antes, pois peguei um sensor desses e fiz uma "biópsia"!
Seguem as fotos, antes retirem as crianças da sala
570077
570078
A mola no centro da peça preta empurra o diafragma contra a tampinha metálica marrom. Quando alcança algum nível "x" de vácuo, que eu não sei qual, o diafragma supera a pressão da mola e fecha os dois contatos ali da peça preta.
570079
A parte boa é essa aqui! Estava realmente estranho, dois contatos, mas com entrada de 3 fios. Retiro o material isolante e a surpresa! Há um circuito eletrônico.....resistores, capacitores e o diabo!
Tentei encontrar algum esquema elétrico que mostre de onde vem os 3 fios ligados ao sensor, sem sucesso.
Uma hora vou tentar seguir os 3 fios e ver pra onde vão.
Sds.
Judson de melo fernandes
06/01/2020, 21:36
Gostaria de saber alguma coisa sobre essa válvula também.
Olá novamente
Andei esses meses correndo atraz de problemas de vácuo no sistema de ventilação interna, desmontei muita coisa e... até comprei outro sensor desse acima no desespero, que na minha ranger fica localizado em cima da turbina, bem perto do fundo do painel no lado do motorista, recebendo uma das mangueiras de vácuo que são interligadas em um divisor ao lado, que depois se dividem mais, porém já foge ao assunto.
""Esse sensor(imagens) pelo que aprendi esses dias atua entre ventilação/ar condicionado e aquecimento, e garanto que não tem haver com o freio, pq aqui derreteu o fio e fiquei sem ela sem nenhum problema no sistema de freios.""
Porém existe uma mangueira ligada a esse divisor que vai até aquela bola do sistema de freio, que é bem parecida com a do lado esquerdo(carona) que fica o "eletro ventilador" ela é mais grossa que todas ali e que vc já deve verificar se não esta rompida para diminuir as buscas, logo a frente um cilindro(que esqueci o nome) que fica o reservatório de fluido de freio(quando baixa o nível, acende a luz "ABS" no painel e provavelmente um pqno toque no freio vai travar as rodas e irá patinar) que não é seu pb e continuar seguindo.
Vou me estender mais um pouco, existe tb um reservatório de vácuo que fica atrás do para lama esquerdo(entre o farol e a roda) o meu estava destroçado e tb não afetou o sistema de freio( ele custa em media 350 reais e subistitui ele por um filtro de combustível de 10 pratas) apenas afetará a mudança da posição da ventilação/ar cond interna, geralmente qualquer vazamento nessas mangueiras terminaria jogando pouco vento apenas no vidro da frente, todas as outras posições deixam de funcionar.
Sobre de onde vem os 3 fios no sensor que o amigo quer descobrir, acho que vem lá no painel dos controladores de ventilação/ar/aquecimento. Ao lado do seletor de velocidade do eletro ventilador, tem um plug com esses 3 fios, e do outro lado do ar condicionado e outro com mangueiras de vácuo para as posições de ventilação interna.... "Acho"
Lembrando que sou curioso, e onde moro só pego mexânico bizarro, então vejo os sintomas e venho pro 4x4 ver as descobertas dos mais antigos e experientes e saio desmontando e procurando.
Espero que vc descubra seu problema, que parece mais mecânico, depois divida conosco.
Feliz 2020 a todos e boas trilhas
RicardoFLN
07/01/2020, 11:45
Olá novamente
Sobre de onde vem os 3 fios no sensor que o amigo quer descobrir, acho que vem lá no painel dos controladores de ventilação/ar/aquecimento. Ao lado do seletor de velocidade do eletro ventilador, tem um plug com esses 3 fios, e do outro lado do ar condicionado e outro com mangueiras de vácuo para as posições de ventilação interna.... "Acho"
Os que vem do seletor de velocidades do ventilador não tem relação com vácuo. É um sistema meramente elétrico, que se liga ao ventilador e a um conjunto de resistências que vai dentro da caixa da hélice do ventilador.
Aquela pecinha plástica (flautinha preta) onde está conectada a mangueira que vem da bomba de vácuo e tem as derivações para o hidro-vácuo, para o reservatório de vácuo sob o para-lamas e para a válvula controladora de vácuo (essa que desmontei), acabam deixando o sistema de vácuo tanto do freio quanto dos difusores de ar, interligados. Acredito que um problema no sistema de vácuo nos difusores tem a possibilidade de interferir no hidro-vácuo.
Digo isso pois eu estava com uma fuga de vácuo lá na linha que alimenta o reservatório de vácuo. Pela manhã cedo, logo nos primeiros segundos após ligar a viatura eu estava com o hidro-vácuo inoperante (freio duro pacas!), após uma leve acelerada o hidro-vácuo já voltava a sua operação normal. Conclui que havia um escape de vácuo muito pequeno.
Tem um teste rápido para ver essa interdependência.
1)camionete desligada, aperte uma vez no pedal do freio (funciona normal)
2)vai lá na flautinha preta e desconecta uma das duas mangueiras pequenas (a que vai pro reservatório, ou a que vai pra válvula controladora)
3)aperte o pedal de freio novamente, uma, duas, três vezes....pedal vai ficando duro pacas
Sds.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.