PDA

Ver Versão Completa : Dodge challenger roda fonica quebrada



Luciano Guydon
11/09/2018, 19:27
Boa noite! Eu tenho um Dodge Challenger V6 3.6 2013. No dia 7 de agosto leveu meu carro a um mecanico pq o carro esquentou por erro meu de deixar baixar a agua. O carro começou a esquentar dia 4 e somente quando eu passava da velocidade 120km/h. Foram 230km entre a cidade que eu estava até a cidade que deixei o carro, nesses 230km eu parei em casa no domingo dia 5 e andei com o carro normalmente dentro da cidade no fim de semana ate o dia que levei o carro ao mecanico. O carro tinha força normal, pegava de primeira normalmente, soh o sistema eco que nao funcionava nao sei por que motivo. O mecanico tirou o radiador, olhou bomba etc e por fim culpou a junta do cabeçote. Tive que levar o cabeçote a retifica e repara-lo, ele montou o carro com as juntas novas e o carro nunca mais foi o mesmo. Soh pegava na terceira ou quinta tentativa e ficava aparecendo o sinal de controle de tração desligado e o carro totalmente sem força. FIcou nessa historia 6 dias, montou e desmontou tentando colocar no ponto e por fim me entregou o carro fora do ponto, batendo pino. E disse que a pica nao era mais dele. Entao eu levei o carro ao dono da retifica que assumou o compromisso de me entregar o carro andando. Fizemos testes com sensor de rotação novo, sensores de fases novos e nada mudava. Até que eu pedi ao mecanico pra gnt com meu celular filma a roda fonica enquanto ele girava o virabrequim. Encontrei a roda com VARIOS DENTES DANIFICADOS E ATE FALTANDO. O mecanico da retifica fez um video me mostrando que tem sinal de que foi colocado uma chave na roda fonica como para travar o virabrequim e qnd montaram o carro esqueceram que tirar a suposta chave de FENDA do local do sensor.
A unica explicacao que tenho eh que o mecanico esqueceu realmente essa chave ali, pq o carter esta intacto, nao há nenhum parafuso dentro do carter para causar esse dano.
Meu carro chegou andando, funcionando e pegando normal, somente esquentando e agora o que fazer? O primeiro mecanico nunca viu a roda fonica segundo ele pq nao dava pra ver a nao ser com um boroscopio e eu filmei com meu celular perfeitamente.
Nao tem logica a roda fonica estragar dentro de um lugar isolado! Devo voltar ao primeiro mecanico com todos os dados do acontecimento e correr atras do prejuizo?
OBS: Tem uma foto de uma cremalheira que o primeiro mecanico jurou que seria a roda fonica e que tinha que ser trocada.

Walter da Camper
12/09/2018, 20:48
Tá mais que evidente que o primeiro mecânico girou o virabrequim com a chave de fenda alavancando os dentes da roda-fônica na hora de tentar colocor o motor no ponto.
Primeiro tente entrar num acordo com ele para pagar o prejuizo (ou pelo menos parte dele).
Se o cara vier com conversinha, entre na justiça.
Pode ser que demore ou não consiga provar, mas não pode deixar quieto uma mancada dessas. Esses caras precisar aprender a ter responsa com o patrimônio dos outros.

Luciano Guydon
17/09/2018, 12:57
Tá mais que evidente que o primeiro mecânico girou o virabrequim com a chave de fenda alavancando os dentes da roda-fônica na hora de tentar colocor o motor no ponto.
Primeiro tente entrar num acordo com ele para pagar o prejuizo (ou pelo menos parte dele).
Se o cara vier com conversinha, entre na justiça.
Pode ser que demore ou não consiga provar, mas não pode deixar quieto uma mancada dessas. Esses caras precisar aprender a ter responsa com o patrimônio dos outros.

Obg pela dica meu amigo!

titanium
19/09/2018, 08:10
Bom dia!

Concordo com o Walter.
Vai na boa e conversa com o cara... e pede (eu disse PEDE) que ele te ajude a reparar a situação pelo menos arcando com o valor da peça, diz que você leva o carro para outro mecânico, etc...

O carro é ano 2013, já tem 5 anos... já verificou válvula termostática dele? Não é tão comum travar com 5 anos de uso, mas dependendo de como estava o sistema de arrefecimento, não é impossível.

E por falar em sistema de arrefecimento, está usando água desmineralizada e aditivo recomendado pelo fabricante?

Eu não sei se esse sistema dele é ventoinha ativada eletricamente ou se é aquela com Polia Viscosa..
é importante verificar.
Se for elétrica, verifique a cebolinha de temperatura E O RELÉ DESSAS VENTOINHAS! (são danadas para estragar)

Se for viscosa, verifique se a Polia está funcionando corretamente.

A junta eu recomendo usar ORIGINAL.
como você retificou o cabeçote verifique se ele está com o empeno dentro dos limites especificados no manual de oficina.
Pode ser que tenha um microfuro no cabeçote (aí dificilmente você vai ver a olho nu).

Parafusos de cabeçote Tem que ser novos, ainda mais que a taxa de compressão desse carro deve ser alta. Parafusos novos e de boa qualidade (se não for original, marca OEM, ou seja, primeira linha).

Recomendo fazer logo tudo isso junto, duma vez só.
Pode ser que não fique sabendo exatamente qual era o problema, mas é melhor resolver logo que ficar andando com o carro esquentando.. se trincar o cabeçote do carro vai precisar trocar e aí o buraco é bem mais embaixo.

Sorte aí! E se der retorna para registrar a solução aplicada aí e se funcionou.

Abraço