Ver Versão Completa : Qual medida e a capacidade da sua cinta de reboque??
Galera, é o seguinte:
Abri essa enquete pra poder analizar a opnião de todos sobre a capacidade e medida de cintas para reboque!!
salientando o uso em trilhas, onde a resistência e capacidade de carga são expostas ao extremo!!
então vamos lá, coloquem as opniões!!!
kmoretto
28/04/2006, 11:40
Ed,
Só explica uma coisa, no assunto do tópico vc pede para colocar qual cinta o pessoal tem, e aqui vc pede a opinião da melhor, o que vc realmente quer saber?????
Perguntinha, vc é o antigo Nived do BatePedra?????
[]s
Fala Kleber!!!
belesss??
sou eu mesmo!!!!
eu errei no título!!!!
mas a idéia é discutir qual a melhor opção de cinta!! :wink:
Pô, vê se vem uma quinta com o Ribon, aqui no paca!!! :concordo:
[]'s
Ed,
Eu ja passei por essa discussão na jipenet várias vezes.
O que acontece é que o jipeiro não tem a menor noção do que é uma cinta dessas e pra que ela serve....
Na verdade todas essas cintas que compramos são fabricadas por empresas que vendem elas para elevação de carga.
Para a função de elevação existe uma norma européia EN 1492-1 que normaliza os materiais, testes, códigos de cores e etc.
dá uma olhada aqui.
http://www.spanset.com.br/hb.htm
A minha cinta é para 2 toneladas .
Mas todo mundo diz... só 2 toneladas?!?!? SIM.. só 2 toneladas, mas ela segue a norma européia que obriga a cinta a ter um fator de segurança de 7x1, ou sexa, a ruptura dela é com 14ton.
Mas daí vem um "ixperto" fabricante de cinta e vende cintas (não vou citar o nome do fabricante, mas vc pode entrar no site dele e ver que ele nao anuncia a cinta "off road" lá) que não seguem norma nenhuma para as lojas que revendem sem saber o que tão vendendo...... então essa nomenclatura exdruxila de 10 ton....
Só que como essas cintas são mais baratas, praticamente metade do preço... todos os "jipeiros" que não sabem o que tão comprando acabam por comprar e depois ficam reclamando que a cinta estourou e etc....
Ou seja. Se quer cinta BOA, tem que ser uma para elevação de carga que siga uma norma européia.
Dessa vc pode usar de 2 ton sem medo de ser feliz
Se quiser qualquer coisa.... pega a de "10 ton" :roll: da mais barata que achar
Eu aconselho 6 metros pois as vezes vc precisa de bastante e outas vc acaba por "laçar" o ponto de ancoragem do outro carro, assim a cinta de 5m fica curta, sendo a de 6 metros o ideal (para meu uso)
Agora adiantando o teu ponto de vista como loja, eu teria apenas essas de "10 ton" pois o cara que compra não tá preocupado com a qualidade do que tá comprando, mas sim com o preço.
[]s
Obrigado Régis, pela sua contribuição!!! :concordo:
foi muito proveitoso :palmas:
[]'s analizando com mais critérios
Luiz_akium
28/04/2006, 20:03
Ed.
Uso 2 cintas uma de 6mts com ruptura de 10ton (mas é do ixperto)e outra de 3mts com ruptura em 10ton (ele me enganou dinovo sem eu saber ) :putz: . Acho q sao os 2 melhors tamanhos pois já tive uma de 2m e as vezes ela naum dá a volta na arvore e se for para usar + de 6mts é só emendar as cintas !!!! :concordo:
Abraços
PS: Após a pesquisa de opniao e gosto geralmente ganha-se brinde , Cade o meu ???? :twisted:
samukanvas
28/04/2006, 20:23
O que é cinta? o que é guincho? o que é atolar? :roll:
No manual do meu SAMURAI num tem nada escrito sobre isso.... :mrgreen:
mackjunqueira
13/12/2013, 15:07
Pessoal, estou querendo comprar uma cinta de reboque. Qual marca vcs indicam? Qtos Kg? Qtos metros?
Abraços!
Pessoal, estou querendo comprar uma cinta de reboque. Qual marca vcs indicam? Qtos Kg? Qtos metros?
Abraços!
Por marca não sei dizer, mas uma para cinco toneladas, com 5 metros, resolverá a maioria dos enroscos.
Tenho essa com ganchos e clips, onde você abraça ancoragem de qualquer tamanho.
Tem ainda aquelas que você faz a fixação com anilha.
Resumindo, com R$ 100,00 você fica tranqüilo.:concordo:
Edintruder
14/12/2013, 10:06
O problema é que a cinta não aceita trancos, e muitos "enroscos" é necessário um tranco. Eu prefiro uma corda de polipropileno de 14mm com 50 metros trançada. Fica bem "elástica" e pode dar trancos que a corda trançada aceita e absorve muito bem esses trancos.
Willian Del Piero Rocha
14/12/2013, 18:59
Cinta com ganchos nas pontas não é uma boa ideia, o melhor é a cinta com as alças nas pontas e usar manilhas(anilhas) para prender no ponto de apoio. Como o Edi falou acima. eu uso além da cinta, no jeep, duas cordas de vinte metros ,que é usada por pintores de fachadas de prédios(cadeirinhas, ou balancim), tem uma resistência muito alta,, mais de 4 mil kg para ruptura, já usei varias vezes para rebocar outro jeep atolado em situação difícil , , e deu conta do recado.
Tranco em cinta,, tem que ser uma cinta que aguenta tranco,, nylon.
Tem um canal do youtube que mostra muito sobre reboque offroad. tente "nomit4x4" é vai aprender muuuito .Abraços
O problema é que a cinta não aceita trancos, e muitos "enroscos" é necessário um tranco. Eu prefiro uma corda de polipropileno de 14mm com 50 metros trançada. Fica bem "elástica" e pode dar trancos que a corda trançada aceita e absorve muito bem esses trancos.
Credo. Acabaram com a minha cinta!:mrgreen:
mackjunqueira
16/12/2013, 12:06
Pessoal, vcs acham que estas cintas de 10 toneladas não aguentam o tranco?
Tipo esta: Cinta (fita )reboque 10 Metros 10 Ton (ruptura) - R$ 123,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-524837110-cinta-fita-reboque-10-metros-10-ton-ruptura-_JM)
Abraços!
Compre um kit destes de uma marca conhecida e seja feliz, estou muito satisfeito com esta marca.
443870
A ARB tem uma cinta elástica que o pessoal tem falado muito bem!
jaime_sandim
19/12/2013, 17:08
quer uma coisa boa que realmente não vai te deixar na mão quando precisar?
vai de corda.
mas tem quer ser coisa desenvolvida pra isso(rebocar,tranco,serviço pesado)
nem adianta vim com corda que foi desenvolvido pra outra situação.
não vou colocar o site aqui porque vao apagar minha mensagem(anuncio).
mas digita no google ''corda pata negra''
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRY8fY--XyzzyDgBP2wNpjI1d9N5gOb_bzPcg25R1rTj6fGn30kEA
tem pra ate 12 toneladas, todas a medidas
elas são super elásticas e resistentes...
nos só usamos isso por aqui...todas nossas cintas estão encostadas apodrecendo por ai.
abraços.
Waldir Carlos
20/12/2013, 14:01
A ARB tem uma cinta elástica que o pessoal tem falado muito bem!
Isso, mesmo. Tenho uma ARB 705 [Recovery Strap]. Elasticidade e robustez. [Tive uma Warn. Cintas muito boas; também].
[]s
Edintruder
20/12/2013, 14:49
Essa corda justamente aguenta tranco e tem elasticidade por ser trançada. Qualquer corda bem trançada aguenta muito bem.
Tem algumas formas de fazer essas tranças, de forma de corrente simples, correntes justas ou tranças de 3 ou 6 tentos.
Se fizer corrente, faz bem justinha que fica muito forte e bem elástica. Eu nunca consegui arrebentar corda trançada, e muito tirei caminhões atolados na praia na base dos trancos.
mackjunqueira
21/12/2013, 12:10
E o custo destas cordas?
diegotmc
20/04/2015, 14:52
Alguém sabe me dizer se um cabo Pata Negra com ruptura pra 6 toneladas dá conta de, por exemplo, o meu Vitarinha puxar uma TR4 ou Grand Vitara?
E qual manilha devo usar? Uma 3/4?
Willian Del Piero Rocha
20/04/2015, 15:39
Diego ,o cabo suporta sim ,esses carros tem em torno de 1,3 a 1,5 ton. Se imaginar que atolados e grudados na lama eles triplicarem o peso ( 4,5 ton.) ,ainda vai ter uma folga de 1,5 ton. Já desatolei Jeep com uma cinta de 2 toneladas (era a única que tinha no momento) e suportou tranquilo. Quanto a manilha de 3/4 é tranquilo a carga de trabalho dela é em torno de 4,7 ton. e o fator de segurança geralmente é de 6 vezes a carga de trabalho ,o que dá mais de 28 toneladas ,Dá é sobra.
Só nunca deixe prender o cabo em para choques ,suspensão ,etc para não danificar o cabo e até mesmo partir o cabo ,use sempre as manilhas ou ganchos de reboque das viaturas.
diegotmc
20/04/2015, 16:02
Obrigado Willian!
As manilhas tem que ser essas mesmo então ou posso usar menores que ainda vou ter segurança?
Willian Del Piero Rocha
21/04/2015, 12:15
Eu uso manilhas de 5/8" e é tranquilo ...
Credo. Acabaram com a minha cinta!:mrgreen:
Glaicon, sei que tópico é um pouco antigo, mas tenho uma cinta como a sua. Ela não é como os ganchos convencionais. Eu acho ela bem resistente e com duplo reforço. O que acha dela?
J.
Glaicon, sei que tópico é um pouco antigo, mas tenho uma cinta como a sua. Ela não é como os ganchos convencionais. Eu acho ela bem resistente e com duplo reforço. O que acha dela?
J.
Bom, como você tem um Renegade, não vai colocá-lo em atoleiros pesados, certo?
Então a cinta serve.
Quanto às críticas feitas pelos demais usuários, eles estão certos.
A cinta tem batida seca, o que pode romper um ponto de ancoragem ou engate com os sacões.
Por isso, usar de forma moderada.
Veja eu sendo desatolado na entrada do Aconcágua de uma maneira bem calma com a minha cinta.:concordo:
https://www.youtube.com/watch?v=pPnsO-VHQI8
Bom, como você tem um Renegade, não vai colocá-lo em atoleiros pesados, certo?
Então a cinta serve.
Quanto às críticas feitas pelos demais usuários, eles estão certos.
A cinta tem batida seca, o que pode romper um ponto de ancoragem ou engate com os sacões.
Por isso, usar de forma moderada.
Veja eu sendo desatolado na entrada do Aconcágua de uma maneira bem calma com a minha cinta.:concordo:
https://www.youtube.com/watch?v=pPnsO-VHQI8
Glaicon, gostei da foto. Não faço trilhas pesadas não e nem pretendo, só viagens a lugares de ruim acesso. Eh que ontem desatolei uma Duster que estava na areia (na altura dos pneus), fundo mesmo. Usei essa cinta e foi de boa. Creio que o uso seja apenas nessa direção.
Abcs
J.
Glaicon, gostei da foto. Não faço trilhas pesadas não e nem pretendo, só viagens a lugares de ruim acesso. Eh que ontem desatolei uma Duster que estava na areia (na altura dos pneus), fundo mesmo. Usei essa cinta e foi de boa. Creio que o uso seja apenas nessa direção.
Abcs
J.
Detalhe: não é foto. É vídeo.
Você assistiu e viu a forma de retirar?:pipoca:
Detalhe: não é foto. É vídeo.
Você assistiu e viu a forma de retirar?:pipoca:
Agora vi o video. Sim, vi, fiz o mesmo esquema. Por isso que fiquei receoso com esse cabo, justamente pelos trancos.
Grato
J.
Fala turma.
Minha tão sonhada Band ainda está meio longe de chegar. Mais sempre acompanho e olho algumas coisas..
Hoje dando uma olhada no Youtube vi um vídeo do teste que foi feito nas Cintas SUPER KING 4X4
E se elas aguentarem metade do que mostraram no vídeo elas desenroscam uma Band dando risada.
E pelo preço praticado parece ser uma excelente opção para preparar a viatura para um eventual resgate.
Segue o link do vídeo que eu vi, e o site deles. (ah se o assunto já foi debatido em algum tópico desconsiderem e a moderação pode excluir).
Teste da Super Cinta de Reboque King4x4 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=9Di2HG_N4k4)
https://www.king4x4.com.br/super-cinta-reboque-king-4x4-2-metros-x-15-tons
Sérgio Bambirra
27/04/2019, 21:26
Comprei minhas cintas diretamente de um fabricante em BH, que as fez nas medidas em que eu queria e na resistência desejada. Lembro-me que as opções de materiais e de resistência eram variadas.
Comprei minhas cintas diretamente de um fabricante em BH, que as fez nas medidas em que eu queria e na resistência desejada. Lembro-me que as opções de materiais e de resistência eram variadas.
Tendo acesso ao fabricante, com certeza consegue cintas "personalizadas" ( carga e dimensões especificadas por você). mas muitos trilheiros não tem ideia do que seria o ideal para o seu uso e por vezes compram cintas que não atendem bem.
Põe umas fotos das suas cintas Sergio. se puder falar por que razões escolheu estas dimensões e cargas com certeza vai ajudar alguém.
Sérgio Bambirra
09/05/2019, 21:35
Então Maggion, tenho três cintas e três manilhas como material de resgate, além do hi-lift e duas pranchas de desatolagem.
A primeira delas (10m x 10 ton) comprei pela internet aproveitando uma oferta, mas me deparei com uma situação em que o seu grande comprimento me complicou a manobra de resgate, então parti para a aquisição das outras, cujas especificações (material e capacidade) foram discutidas e definidas juntamente com o fabricante, após caracterização do tipo de uso. Assim adquiri as outras duas (6m x 5 ton e 3m x 5 ton) satisfazendo minhas necessidades. Coloco todas dentro de uma bolsa, juntamente com outros itens de resgate (cabos de "chupeta" e lâmpada de emergência), que fica debaixo do banco traseiro.
Seguem as fotos.
566154566155566156566157
Sergio esse seu relato e claro as imagens com certeza vão ajudar alguém que ainda esta pensando em comprar cintas.
e como você já disse discutir com o fabricante e algo que te traz muito conhecimento e te faz acertar a compra
marcellino
15/07/2021, 14:21
Antes de adquirir uma cinta de reboque veio a dúvida: qual a cinta de reboque ideal para desatolar a viatura? Relação peso do carro x capacidade de tração da cinta?
marcellino
16/07/2021, 10:31
Então Maggion, tenho três cintas e três manilhas como material de resgate, além do hi-lift e duas pranchas de desatolagem.
A primeira delas (10m x 10 ton) comprei pela internet aproveitando uma oferta, mas me deparei com uma situação em que o seu grande comprimento me complicou a manobra de resgate, então parti para a aquisição das outras, cujas especificações (material e capacidade) foram discutidas e definidas juntamente com o fabricante, após caracterização do tipo de uso. Assim adquiri as outras duas (6m x 5 ton e 3m x 5 ton) satisfazendo minhas necessidades. Coloco todas dentro de uma bolsa, juntamente com outros itens de resgate (cabos de "chupeta" e lâmpada de emergência), que fica debaixo do banco traseiro.
Seguem as fotos.
566154566155566156566157
Bom dia Sérgio, me tire uma dúvida por favor, esta cinta de 6m e 5 ton que vc tem, usa qual medida de de anilha?
GerardoPichardo
30/09/2024, 14:10
Pessoal, é ótimo ver essa iniciativa de abrir uma enquete sobre a capacidade e as medidas das cintas para reboque! Aqui estão alguns pontos a considerar na discussão:
Capacidade de Carga: É fundamental entender a capacidade de carga das cintas para reboque que estão sendo utilizadas, especialmente em situações extremas, como em trilhas. Qual é a carga máxima que cada um já utilizou e como se saiu?
Material e Resistência: Cintas feitas de diferentes materiais (como poliéster, nylon, etc.) podem ter resistência variada. Que materiais têm funcionado melhor para cada um em termos de durabilidade e resistência?
Comprimento e Largura: Qual é o comprimento e largura ideal das cintas para diferentes tipos de reboque? Isso pode variar de acordo com o veículo e a situação da trilha.
Experiências Pessoais: Seria interessante compartilhar experiências pessoais sobre como as cintas se comportaram em trilhas, se já houve algum incidente ou se alguma marca ou modelo se destacou pela performance.
Manutenção e Cuidados: Como vocês cuidam e mantêm as cintas para garantir que elas se mantenham em bom estado e seguras para uso?
Espero que essa enquete ajude a coletar informações valiosas para todos que utilizam cintas para reboque em trilhas! Vamos participar!