PDA

Ver Versão Completa : Futuro proprietário tirando dúvidas!



roneyalmeida
27/04/2006, 22:05
Oi pessoal, tudo bom?

Está é minha primeira mensagem aqui, mas já acompanhava lendo o fórum a algum tempo. Possuo um Fiat Brava elx 2000, e pretendo trocar por um suzuki samurai ou vitara.

Já li bastante sobre esses carrinhos por aqui. Cheguei a seguinte cocnlusão: vitara otimo conforto para cidade, bom para trilhas leves e médias; suzuki samurai mais rústico na cidade e mais eficiente em trilhas.Entretanto ainda estou com dúvidas, vou usar o carro mais na cidade, ando uns 40km por dia sem pegar transito e vou fazer trilhas leves no máximo uma vez por mês. Quem lê até aqui diria para eu pegar um vitara, mas eu não ligo para conforto, por isso ainda estou nessa dúvida cruel....

gostaria de saber a opinão de proprietários desses carros e gostaria de saber o que olhar no carro para saber se ele foi usado mais em trilhas ou em vias urbanas, qualquer dica é valida!

ahhh gostaria de saber as especificações de ambos os motores tbm, e, eu pretendo colocar GNV no Vitara sei que é bastante comum e no Samurai?

abraços e tudo de bom!

ps: se souberem de alguém vendendo estes carros em SP me avisem! :)

AlemãoRS
27/04/2006, 22:24
Bem vindo!
Te aconselho a comecar fazendo uma pesquisa aqui no fórum nos tópicos já existentes porque essa dúvida cruel(samurai ou vitara) já foi bastante discutida aqui. Assim tu consegue mais informações sobre os veiculos e vai ser mais fácil de quem já possue cada um dos veiculos te ajudar, porque serão dúvidas mais especifícas.
Estamos ai pra te ajudar, qualquer coisa, segue perguntando...

NeMéZiO
28/04/2006, 07:40
Veja só. Para quem quer fazer trilhas leves e médias, não tenha dúvidas que o melhor o Vitara, porque o Samurai é “duro” demais. Para ser utilizado na cidade eventualmente, ainda vá lá, mas para o seu caso que vai utilizar diariamente vai se arrepender. O problema é que vc vai tomando gosto pela coisa e aí querendo cada ver mais pegar uma trilha mais pesada, e aí o Samurai é bem melhor, por ter uma mecânica mais simples. È o meu caso. Meu Vitara é confortável, viajo com minha família, sem problemas e além de tudo é GNV-(que considero bom apenas para quem roda muito) mas já estou sentindo falta de um Samurai, porque tem umas trilhas por aqui que não tenho coragem de colocar meu Vitara nela. Espero ter ajudado. Abraços.

ricardo sabóia
28/04/2006, 09:00
Caro Roney se você vai usar o carro mais no asfalto, não tem nem o que pensar, vai de vitara ! Ele é bem mais confortável, espaçoso e se engana quem diz que ele não aguenta trilhas mais pesadas; apenas tem que ser preparado para isso ! É verdade que se fosse só p/ fazer trilhas, o samurai é a melhor opção por ser realmente um "jipe" principalmente os feixe-de-molas (modelos até 95).Mas em todo caso, se possível faça um test drive com os dois e tire suas conclusões,até porquê tem muita gente que roda mais em asfalto e prefere o samurai, afinal gosto cada um tem o seu!

Abraços, Ricardo - Jimny/2001.

mauricioms
28/04/2006, 10:20
Olha, esse negócio que é ruim utilizar o Samurai no dia dia é meio relativo, tudo bem que ele não tem conforto e pula muito na cidade, mas para quem gosta do Samurai não liga para isso não, tenho o meu há dois anos e uso diariamente em São Paulo, rodo 40km por dia e estou super satisfeito com o jipe, o fato é que você estará bem servido independente de ser Samurai ou Vitara, o importante é que procure com calma e compre um em bom estado para não ter dor de cabeça, leve em conta também a necessidade de espaço interno, aí tem também a opção do Vitara/Sidekick 4 portas, pois no Samurai e no Vitara 2 portas o espaço interno é bem reduzido.

[]´s
Mauricio

EduPuga
28/04/2006, 11:02
Lembrando que com o 5p (quatro portas) você fica também um pouco mais longe das trilhas pesadas, é um otimo carro (espaço interno/conforto), para viagem off road, trilhas leves/medias, expedições ele é bem confiável nunca passeio um aperto como meu.
O problema fica no entre-eixo que pega mesmo dependendo do lugar que vc quizer passar ai nem pra frente nem pra traz se tiver sozinho ferreou... hehehe...
O bom é que aqui vc terá opniões sobre todas as opções disponiveis no mundo suzuki é tirar suas dúvidas...

Abraços,

mir000
28/04/2006, 15:05
O ideal é vc ir em alguma loja que tenha os dois, ou algum amigo...

E pedir pra fazer um "test-drive"...

Depois disso faça sua escolha!!!

Recomendo um de cada!!! hehehehe :twisted:

[s] viTARADOS :mrgreen:

Andre Sousa
28/04/2006, 18:11
Esqueça as máximas.
Samurai no uso diário vai ter muita gente usando.
Vitaras em trilhas pesadas já ví diversos.
Tudo depende da adaptação.
No caso do Samurai você adapta o corpo e a rotina à máquina.
No caso do Vitara você adapta a máquina às trilhas que quer.
No primeiro você não gasta quase nada 2 ou 3 paus (o Samurai já nasceu trilheiro) é só questão de abstinência de conforto.
No caso dos Vitaras a conta pra adaptá-lo é de uns 6 a 10 paus (calços, proteções, snorkel, redução).
Agora o que é iquestionável: Um Vitara montado pra trilha é carro pra qualquer parada.
Se pode investir um pouco mais e pretende ficar com o carro mais de anos, essa é minha sugestão.

Abraços.

Renato Carvalho
28/04/2006, 18:13
Olha, essa pergunta é feita com uma freqüência enorme no fórum e, lendo nas entrelinhas dela, eu costumo perceber que a pergunta real é:

:pensativo: : "Eu sei que o Vitara é mais confortável que o Samurai na cidade, mas desconfio que vou curtir esse 'desconforto' do samuca porque a sensação de estar dirigindo um jipe, mesmo no asfalto, é completamente diferente e é muito legal. Mas como todo mundo diz que o Vitara é melhor no asfalto, fico inseguro e tenho medo que o 'desconforto' do Samurai seja realmente grande demais. Afinal, o Samurai é tão desconfortável assim?"

E a minha resposta pessoal é:

:P : "Não, o Samurai não é tão desconfortável assim e realmente a sensação de estar dirigindo um jipe, mesmo no asfalto, compensa com sobra a diferença de conforto."

Mas é só a minha opinião pessoal, existe um jipe ideal para cada pessoa. :concordo:

Abração,

Renato Carvalho
Samurai 93
Fortaleza-CE

comissoli
28/04/2006, 18:45
Sem entrar no mérito dos prós e contras vou apenas dar minha opinião de proprietário muito satisfeito de Grand Vitara.
É um Put* Carro!!!! :concordo:
Comprei recentemente e não me arrependo! Tem umas fotos no link abaixo.
Tive muitas dúvidas no preparo e cheguei a uma conclusão: Você precisa ter muito bem resolvido que uso pretende ter. Eu até já brinquei na lama mas sei que não vou fazer trilha com ele. Quero viajar sem me preocupar se a estrada é de terra ou asfalto, mas sei que 99,9% do tempo estarei em alguma ESTRADA. Sei que não vou pegar o carro e a mulher para me cobrir até a orelha de lama, assim como utilizarei meu carro predominantemente na cidade, então não tenho dúvidas que o carro ideal para MIM é uma Grand Vitara!
Além de ser lindo :wink:

EduPuga
29/04/2006, 08:13
comissoli,


falou tudo agora, concordo plenamente, até acho que a duvida não é escolher o carro pois todos são 10, mas definir primeiro o que vc quer fazer com ele e depois comprar o carro mais apropriado.

abraços a todos...

AlemãoRS
29/04/2006, 09:24
Andre Sousa,
Concordo plenamente! :concordo:

Teo
30/04/2006, 21:42
Roneyalmeida

Até agora não conheço nenhum Samurai que funcione com o GNV, eu nunca vi.

Acredito que o GNV no motor 1.3 do Samuka, vai ficar devendo muito, Já o motor do Vitara 1.6 é bem mais agil, portanto deve se adaptar melhor.

O que se olhar no carro pra comprar? O de sempre estado geral, conservação. Carro mal cuidado sinal de problemas. Se voce achar um que fez trilhas porém o dono fazia as manutenções pós trilha e é cuidadoso, não vejo o menor problema.

Tem o BOB que tá vendendo o Samurai High Blue, este carro é muito bem conservado e tá completo, com tudo que se pode ter direito, pra trilhas ou alfalto.

Abraços

popsgel
02/05/2006, 14:26
O meu é um samurai 95, fechado, tenho ele a mais de 1 ano e é so alegria, com relação a ser duro, acho q ja acostumei, é gostoso dirigir o bichinho e olha q usava todos os dias, pois era meu único carro, rodava uma média de 50 km/dia e tinha uma mola a mais em cada feixe.
No começo, so a mulher q reclamou um pouco mais hj acho q ela gosta mais do carro do q eu, pra quem anda atrás e q é um pouco ruim.
O meu rodou 1 ano com gnv (15m3) e não deu nenhum problema, perdia força nas dunas, ai tinha q passar pra gasolina, mais na beira de praia ia no gas mesmo sem problema e a economia ($$$) era muito grande.
Resumindo, é um exelente carro, ja andei de vitara e prefiro muito mais o samurai, tudo é questão de uso e gosto.
Acredito q vc não se arrependera da sua escolha.
Boa sorte.