PDA

Ver Versão Completa : Pneus diferentes

chechetto
27/04/2006, 17:07
Comprei um Niva recentemente, e depois me atentei q os pneus dianteiros são mais baixos q os traseiros. Dianteiros são 6.00 e os traseiros são 80. Levando em consideração q ele é com tração integral, isso pode gerar algum problema??????

christian govastki
27/04/2006, 17:27
Sim, não e mais ou menos...

O ideal é que os 4 pneus tenham a mesma medida e mais ou menos o mesmo desgaste, sob pena de desgastar prematuramente o diferencial central, mas se você der uma olhada nos tópicos anteriores esta questão já foi discutida.

E a conclusão que chegou-se é.... sem conclusão :concordo: Agora passa as medidas completas do seus pneus aparentemente são 6.00x16 e 215/80R16? Estou certo? ai poderemos avaliar a diferença de circunferência entre os pneus.

Flávio Cadore
01/05/2006, 01:51
Eu não tenho um Niva mas...a função do diferencial central é acertar a rotação dos dois eixos.
Então vc poderá colocar pneus com medidas diferentes...mas vc nunca poderá bloquear o diferencial central sob pena de arrebentar tudo...para garantir arranca fora a alavanca...
Uma curiosidade que eu sempre tive...vc já testou, qual pneu patina primeiro, o com diâmetro maior ou menor?
Eu estou fazendo uma gaiola com tração nas quatro e com três diferencias ( no momento parada) por isso tenho esta dúvida.
Flávio...

RicardoHCS
01/05/2006, 14:13
Eu tive a mesma dúvida quando comprei o meu (215/80R16 na frente e 245/75R16 atrás). Discutimos aqui no fórum, mas como o Christian falou, não chegamos a uma conclusão :parede: .
Embora digam que não se deve utilizar pneus diferentes, como existe o diferencial central, não acredito que seja muito problemático. Talvez o desgaste das peças do diferencial central seja acelerado, mas... :pensativo: :pensativo:
Considerando o uso do bloqueio,também não acredito que haja problema, pois ninguém utiliza o bloqueio andando no asfalto :mrgreen: :mrgreen:. Portanto, se você estiver atolado, ou passando por erosões que exijam o uso do bloqueio, acredito que possa faze-lo sem muito problema (escrevo isso, por imaginar que será por distâncias curtas e em terreno com pouco atrito).
Todavia, como o Flavio destacou, sempre que utilizar o bloqueio estará sobrecarregando o diferencial.
Ainda, vale destacar que o diâmetro dos pneus só será igual se você troca-los no mesmo momento e realizar o rodízio de forma adequada. Caso contrário, mesmo tendo a mesma medida, ficarão com diâmetros diferentes.
No meu caso, consegui um comprados para os pneus maiores (245/75) e optei por comprar pneus de medida igual aos dianteiros. :concordo:
Espero não ter confundido mais do que ajudado... :roll: :roll: :roll:

Wallace
01/05/2006, 18:09
Em erosão ou piso com mais aderencia pode quebrar algo sim com pneus de diametros diferentes, pois se eles não deraparem algo tem que ceder.