Conectar

Ver Versão Completa : Jeep lento, freio estranho e mudanças no parabrisa

Pilatti
28/01/2004, 18:49
A poucos dias peguei meu Jeep na oficina, estava parado para instalar pedaleira suspensa e e trocar o eixo piloto, serviço feito sai para dar uma volta, achei duas coisas estranhas: :?

. O freio ficou um pouco fraco, nao sei dizer bem se é isso, se pisar fundo ele arrasta os pneus mas parece que tenho de pisar muito para comecar a freiar, parece que foi instalado conjunto da Toyota.

. Depois da troca do eixo piloto, nao sei se tem algo haver, meu Jeep ficou meio lento, devagar quase parando, nao esta passando dos 40Km/h e lembro que ele era mais esperto ja andei com ele a 90Km/h

Detalhe, minha caixa é original 3 marchas, e o motor é um original 6c. Aproveitando a postagem (para pagar apenas um selo :)) estou querendo reformar o parabrisa do meu Jeep e decidi nao furar para colocar o limpador nele, e sim adaptar o limpador no capo (quer dizer antes do capo), alguém já fez isso??

[]´s

leopoldo
28/01/2004, 23:13
Pilatti,

Você precisa dizer exatamente o que foi feito no CJ ou fica muito difícil ficar na tentativa de advinhar.

Quanto mais concreto o quadro(não é o do parabrisa) ficar, mais próximos ficamos de dar um conselho certeiro.

O que é que foi feito no freio????

Troca de piloto não deixa o jeep mais lento, só se saiu com a reduzida engatada, ou

As panelas estão com as lonas travadas, mas aí provávelmente você já teria descoberto isso, não é???

E te digo mais, se não ficou bom volte lá, reclame, peça para te explicarem o que êles fizeram e se não ficou bom mesmo, que se virem para arruumar, ou você vai ficar louco se toda vez que sair da oficina tiver que correr para o micro e perguntar o que você nem mesmo suspeita que possa ser.

Quanto ao quadro, EU pessoalmente não vejo vantagem, pois não dá para baixar o quadro depois e devido ao vidro ser baixo, não há vantagem em por o braço longo, muito pelo contrário , tem de ser curto mesmo.

Tem uns para brisas por aí com 3 limpadores; pode não ser uma JOANA PRADO de beleza, mas é eficiente.

Pilatti
29/01/2004, 07:49
Pilatti,

Você precisa dizer exatamente o que foi feito no CJ ou fica muito difícil ficar na tentativa de advinhar.

Quanto mais concreto o quadro(não é o do parabrisa) ficar, mais próximos ficamos de dar um conselho certeiro.

O que é que foi feito no freio????

Troca de piloto não deixa o jeep mais lento, só se saiu com a reduzida engatada, ou

As panelas estão com as lonas travadas, mas aí provávelmente você já teria descoberto isso, não é???

E te digo mais, se não ficou bom volte lá, reclame, peça para te explicarem o que êles fizeram e se não ficou bom mesmo, que se virem para arruumar, ou você vai ficar louco se toda vez que sair da oficina tiver que correr para o micro e perguntar o que você nem mesmo suspeita que possa ser.

Quanto ao quadro, EU pessoalmente não vejo vantagem, pois não dá para baixar o quadro depois e devido ao vidro ser baixo, não há vantagem em por o braço longo, muito pelo contrário , tem de ser curto mesmo.

Tem uns para brisas por aí com 3 limpadores; pode não ser uma JOANA PRADO de beleza, mas é eficiente.

Leopoldo,

Bom dia! Quanto ao freio o que fizeram foi instalar o hidrovacuo e a pedaleira suspensa, antes disso estava usando o cilindro mestre original do Jeep.

Fiz exatamente o que vc me disse, reclamei e eles me falaram que era falta de costume com o novo sistema de freio, na realidade ele para o Jeep, mas se eu dirigir como ando com meu outro carro (TEMPRA) vou sair batendo em tudo! A impressao que tenho é que ao pisar no feio ate a metade do curso nada ocorre, depois sim ele começa a frenar...

Quanto a caixa de marchas apenas foi trocado o eixo piloto, as duas manutencoes (eixo e freio) foram feitas ao mesmo tempo, por acaso a saída do vácuo do motor para o freio não poderia ter deixado ele mais "lento" ?

Esse final de semana quero ver se troca os cabos de vela, mas acho que não é isso, por sinal ele esta pegando muito bem, dou uma pisada no acelerador e bato a partida e pronto...

[]´s e obrigado pelas dicas....

Marcos ET
29/01/2004, 10:31
Pilatti, saudações!

você já tentou sangrar os freios? pode ser que tenha algo obstruindo a tubulação (quem sabe?) levante uma roda d cada vz e veja se nao estao agarrando, depois tente a mesma coisa com o jeep ligado (CUIDADO, MANTENHA ELE EM NEUTRO NO CAMBIO E NA TRANSFERÊNCIA PARA EVITAR ACIDENTES !!!), nao sei nao, mas o tal de hidrovácuo pode estar freiando o jeep sem que vc acione o pedal, isso ocorre (ainda que raramente) quando umas das vias de circulação entope, o hidrovácuo era novo? senao...

outra coisa, será que o pessoal da oficina nao tirou seu jeep do ponto? mesmo sem "fuçar" no motor, eles podem ter tirado do ponto quando instalaram o freio... (tou só na teoria). acho que a melhor coisa q vc pode fzer é ir fuçando... e admitindo TODAS as possibilidades para ir excluindo uma a uma... (veja se mexeram no carburador, se o cabo do carburador nao ficou frouxo, se o avanço da distribuição nao foi "acidentalmente" desconectado, etc...)...

EduardoLang
29/01/2004, 11:51
Grande Pilatti,

Vc disse que o pedal do freio desce até o meio para depois começar a brecar o jeep. Me diga uma coisa. Essa folga que vc está falando que tem no pedal do freio é como se tivesse um VÃO LIVRE até que ele comece a brecar??? Me diga qual cilindro mestre e qual hidrovácuo vc está usando ? ?

Dentro do cilindro mestre, existe uma cápsula que de um lado ela é côncova para receber a haste do hidrovácuo. Verifique se a haste do hidrovácuo está longe ou se ela está perto desta cápsula, note que ela deve estar exatamente poucos milímetros de distância do fundo desta cápsula do cilindro mestre. Caso haja uma distância maior, quando vc pisar no pedal do breque, irá existir um vazio até que a haste do hidrovácuo começe a empurrar o êmbulo do cilindro mestre e isso dá esta sensação que o freio não está funcionando, fora que em função de o pedal já ter descido muito, a quantidade de vácuo já diminuiu, tirando um pouco da maciez.

No meu CJ, adaptei o hidrovácuo e as pedaleiras do opala com o cilindro mestre da F1000 e a haste do hidrovácuo ficou muito distante gerando esse efeito acima descrito. Para resolver isso, básta voce confeccionar uma buchinha, como se fosse uma bala de revólver e preencher o espeço vazio. Note que uma coisa muito importante nesta bucha, é que ela deve ficar TOTALMENTE LIVRE, ou seja deve ser confeccionada com muito cuidado para que ela não trave quando voce pizar no freio e solta o pedal. Não se preocupe porque é muito fácil e simples de se fazer. Basta tomar atenção e cuidado.

Para vc poder diagnosticar esse efeito, solte um pouco a porca que prende o encanamento junto ao cilindro mestre (se for duplo solte um pouco as duas) e vá pizando no pedal de freio vagarosamente até que comece a sair óleo. Caso logo no começo já saia óleo, esse efeito não existe, aí então pode ser ar na tubulação, então proceda o processo de sangramento do sistema.

Digo isso, porque é muito comum esse efeito quando se faz essa adaptação e os mecânicos, não tem por costume ter muito capricho. Acham que por ser JEEP as coisas podem ficar meia boca, desde que funcionado. Não é bem assim, pode ser jeep mas tem que ficar 100% e não 99%.

Qualquer dúvida pode perguntar e se preferir manda uma MP com o tel que te ligo e explico sem problemas.

Forte abraço,

Edu

Duda Lopes
29/01/2004, 13:18
Grande EDU,

Sempre disposto a ajudar a todos!!!!

Um abraco,

Duda Lopes.

Pilatti
05/02/2004, 13:01
Eduardo,

Vi sua mensagem em outro topico que postei e nao sei o q aconteu, mas tinha esquecido deste meu topico. Qdo falou em haste sai procurando vou dar uma olhada nisso. Derrepente pode ate ser. Acho q vou fazer o teste soltando os dois caninhos do hidrovacuo para ver se vazam logo...

As peças sao novas, velho mesmo so a pedaleira suspensa. que por sinal nao ficou tao confortável para dirigir mas isso verei com o tempo...

Marcos vou deixar para fazer o que me pediu por ultimo, nao tenho macaco para erger o Jeep, terei de passar em alguma borracharia para fazer o teste, e acho charo encomodar as pessoas assim... Com relacao a lentidao sera que os cabos da vela podem estar errados? o motor e 6c, alguem sabe a sequencia dos cabos?

Pessoal obrigado pelas dicas, assim que fizer o teste volto aqui para dizer se encontrei algo ou nao...

[]´s a todos

leopoldo
05/02/2004, 14:06
1 5 3 6 2 4

Pilatti
05/02/2004, 15:43
1 5 3 6 2 4

Obrigado!

dptucunduva
05/02/2004, 15:44
. Depois da troca do eixo piloto, nao sei se tem algo haver, meu Jeep ficou meio lento, devagar quase parando, nao esta passando dos 40Km/h e lembro que ele era mais esperto ja andei com ele a 90Km/h

Pilatti,

Não estou zoando com a sua cara não, tá? :lol:

Vc já olhou se a reduzida está engatada? Um CJ originl com reduzida engatada vai até 40 km/h berrando. Um CJ original sem reduzida engatada vai aé 90 km/h berrando também....

Isso é muito mais comum do que parece, embora seja algo básico. As vezes, uma alavanca mal colocada.... vai saber... :roll:

EduardoLang
05/02/2004, 18:12
Grande Pilatti,

Esses caninhos não ficam no servo freio não, ficam no cilindro mestre.

De qualquer maneira, Boa Sorte e se quizer.. manda perguntas por ae!!!!!

sds

Pilatti
06/02/2004, 08:37
Grande Pilatti,

Esses caninhos não ficam no servo freio não, ficam no cilindro mestre.

De qualquer maneira, Boa Sorte e se quizer.. manda perguntas por ae!!!!!

sds

Eduardo,

Bom dia! Continuando a saga, desculpe-me pela falha, realmente os caninhos sao do cilindro mestre, fiz o que vc comentou e pressionando bem pouco o oleo comeca a vazar, no caninho da esquerda eu tenho de pressionar, ja no da direita ao soltar a porca ele ja comeca a vazar....

Uma curiosidade no caninho da direita te algo como um redudor para abrigar o caninho, que na esquerda nao tem...sera q tem ar no sistema??? O q mais vc me sugere?

Lembando o panorama.. o Jeep tem disco na frente e tambor na traseira, hidrovacuo ("certeza") e pedaleira ("acho") da Toyota..

[]´s

Pilatti
10/02/2004, 19:27
Pessoal,

Acho que descobri o problema da lentidao do meu Jeep, acho que ele esta fora de ponto. E o pior nao entendi uma gambiarra que encontrei nele, os cabos de vela estavam na seguinte sequencia 1 5 2 6 3 4 e o pior estava funcionando ate eu mexer :oops: , resultado chamei um mecanico e confirmei o que ja foi dito no site a sequencia estava errada, seguimos os passos sem ver o mecanico foi fazendo exatamente o que o Leopoldo descreveu em outro topico, apenas para verificar a pressão ele colocu um pedaço de jornal no buraco da 1a. vela, levei o maior susto, pareceu um tiro o barulho...

Tentamos de tudo e parece que a bomba de oleo esta colocada errada, o que deixa bem dificil de encontrar o ponto (isso pode acontecer mesmo???), segundo o mecanico por isso o distribuidor estava bem atrasado (eu acho) paa vcs terem ideia ele esta completamente inclinado para o lado do motor de arranque.. inclusive ate foi mexido na regulagem para ele descer mais...

O que vcs acham disso??? Essa semana o mecanico vira aqui em casa (pois o Jeep nao esta andando) para mexer na bomba de oleo, para enfim podermos acertar o ponto, pois em toda regulagem nao se pode ver uma faisca no platinado... :(

Eduardo, desculpe-me nao ter podido ligar para vc, mas hoje nem almocei de correria na empresa, desmotei o cilindro bem do jeito que vc fez nas fotos, tinha um pouco de folga para melhorar a situacao coloquei no tudo do cilindro um cartucho deflagrado de um 380 .9mm curto, acho que ficou um pouco demais, pois o cilindro nao encaixou tao bem depois do calco, ficou afastado alguns milimetros acho que uns 3, antes ele encostava no hidrovacuo sem forca, porem o pedal esta mais firme agora, nao pude testar porque o Jeep nao esta funcionando mas assim que puder te informo!!!

[]´s imobilizados do meu Jeep

EduardoLang
10/02/2004, 19:38
Pilatti,!!!!!!!!!!

Corta um pedaço deste cartucho!!!!!!!!!!!! Senão o seu jeep irá continuar lento e com as rodas pegando FOGO!!!!!!!!!!!! Essa situação irá simular o seu pé pisando no freio. Desgaste um pouco este cartucho até que ele se acente corretamente e não haja pressão no sistema.

SDS

Fico no aguardo ! ! ! ! !

Pessoal ! ! ! ! !

Não consegui postar as fotos desta bala aqui no tópico, pois ele suporta somente 5 fotos. De qualquer forma, se vcs quiser, está no meu album de fotos.

sds

leopoldo
10/02/2004, 19:49
Pessoal,

pareceu um tiro o barulho...

Tentamos de tudo e parece que a bomba de oleo esta colocada errada, o que deixa bem dificil de encontrar o ponto (isso pode acontecer mesmo???), []´s imobilizados do meu Jeep

qua qua qua qua quá..........o susto é demais né Pilatti !!!!!

Se a bomba está fora, tente mudar os cabos de vela na tampa do distribuidor avançando ou atrasando um polo.

Quando está regulado o ponto cai no meio do rasgo da regulagem do distribuidor.

Se não der, tem que colocar a polia do motor no zero e zerar na bomba de óleo.

VAi com calma que agora é só fazer isso e curtir o jeep.

Pilatti
20/02/2004, 16:20
Pessoal,

Ola! Achei que acertando o ponto do meu Jeep tudo estaria ok e ele se tornasse mais espero.. ledo engano, continua igual... Alguem tem mais alguma dica do que pode ser??? Sera que é a minha relação..?

[]´s

EduardoLang
20/02/2004, 16:45
Pilatti,

Vc falou no começo da sua mensagem que vc havia deixado seu jeep na oficina para somente uma troca do eixo piloto e instalação do freio hidrovácuo.

Bem analisando um pouco melhor, faça o seguinte:

Antes de mais nada, a oficina em que vc deixou seu jeep é de sua confiança??? ou foi por indicação de alguém??! Digo isso por um seguinte: Não que seja o fato, mas solte as velas (todas) e tente girar o motor com a mão e verifique se o mesmo não está travado ou pesado de mais para virar. Não estou dizendo que eles mexeram no seu motor, mas como vc falou que o jeep ficou muito tempo na oficina e caso ela não seja de sua confiança tudo pode acontecer.....

Outra coisa, verifique se não existe fuga de vácuo no sistema do freio, ou seja se exite entrada de ar no mesmo. Isso influencia no desempenho do seu motor e muito, dependendo do tamanho da encrenca.

Vc falou também que a posição da bomba de óleo estava errada. Vc já acertou ? ? ? ?

Vc disse que o jeep está lento, não é??? Ele está lento tipo sem força ou ele tem força mas não desenvolve velocidade!!!!!!!! Se estiver faltando velocidade, verifique a alimentação de gasolina e a entrada de ar, caso seja torque (força) verifique novamente o ponto.

Vc já deu uma olhadinha nas velas??? Cabos de velas, tampa do distribuidor, e outras partes elétricas?????

Mande maiores detalhes sobre este problema e depois nos fale sobre o resultado do freio.

Forte abraço,

Edu

Pilatti
20/02/2004, 21:33
Eduardo,

Ate peço desculpas por nao ter falado contigo, peguei o Jeep que estava em um mecanico de confiança. Ele acertou a bomba de oleo e colocou o motor no ponto, agora o distribuidor esta +/- na metade da regulagem, ele tirou todas as velas estavam boas, faz 1 ano q troquei e devo ter rodado no maximo uns 1000 Km com elas, em todo caso troquei os cabos por novos, a bobina também e recente, tem menos de 1 ano, o distribuidor esta ok, o platinado e novo assim como o regulador de voltagem...

Tirei a capsula de 380 do cilindro mestre, fui dar uma testada no freio e quandro travei as rodas um dos flexiveis dianteiro explodiu... Como o restante nao estava bom troquei ele tbm, o sistema de freio foi sangrado novamente e continua meio estranho.. mas isso e outra historia que quero ver depois do motor...

Voltando ao assunto. O motor aparentemente esta girando bem, com 1 volta ou menos ele pega, e percebi que o ronco dele mudou muito depois de colocado no ponto. quanto a fuga de vácuo como posso descobrir se pode ser isso? ja pensei nesta possibilidade, pois uma "tomada" de vácuo que era lacrada foi aberta para colocar a mangueira que vai ate o servo freio.

Quanto ao problema do motor e o seguinte, aqui perto de casa tem uma subida de uns 200 m de extensao, do plano ate o topo deve ter uma diferenca de uns 50 m, ao iniciar a subida estou a 40km/h e ao chegar ao topo estou a uns 5 ou 10km/h.

Se eu parar na metade dela a arrancada e muito lenta e acabo subindo a uns 5 ou 10 km/h - hoje a velocidade final dele nao ultrapassa 50Km/h prar ser sincero acho que nao chega nem a isso... nao sei mais o que fazer.. :oops:

[]´s

leopoldo
21/02/2004, 12:29
Pilatti e seus infernos pessoais......

Esse jeep tá te descabelando heim?

Bom, se voce já colocou no ponto, agora seria a regulagem fina do motor.

Essa sua velocidade máxima de 50km/h não existe !

Tem alguma coisa mUUUUUUUito fora.

Checou o ponto do motor? (5º APMS)

Checou o vácuo do motor? (de 18 a 20 pol Hg ou 60 a 70 kPa)

Checou a folga das válvulas? (0,018" escape e 0,016" admissão)

Checou a marcha lenta? (500 a 600 rpm)

Checou a compressão dos pistões ? (120 a 140 lbs /pol quadrada)

Checou a abertura do platinado? ( 0,020")

Checou se o carburador injeta na bengalinha quando se acelera?

Marcos ET
21/02/2004, 14:44
Pilatti, vc falou que o pessoal da oficina fuçou no eixo piloto.... hummm falar assim é keném dar diagnóstico de doença por e-mail mas... será que vc nao tá com o rolamento do eixo piloto fundido?? (e travado?!?)

coloca o jeep em ponto morto, e t-case em "HI" (normal) e dá uma empurradinha no jeep pra ver se ele tá como se fosse com freio de mao a 50%... se tiver pesado.... pode ser por aih.

outra coisa, uma vez saímos para uma trilha por aki, um CJ5 ficou mto pesado por estar carregando peças sobressalentes e com a t-case sem óleo o bastante... acabou aquecendo até travar (dilatação das engrenagens) , mas depois que esfriou o jeep foi pra casa andando, só que ficou pesado pacas pra andar, na estrada nao chegava a uns 80km (cambio 4marchas e motor OHC com relação longa) pois o motor nao tinha "força", depois de abrir a t-case vimos que as engrenagens sofreram alterações (ficaram rugosas) então o atrito entre elas consumia a força do motor.... olha isso aih, quem sabe? se seu motor gira solto e bem quando desacoplado da transmissão...

[]'s querendo ajudar