PDA

Ver Versão Completa : Carro para turismo 7 lugares, Salvador x Chapada Diamantina, qual comprar?

impetusturismo
16/08/2018, 12:30
Pessoal sou novo no forum e estou com uma grande dúvida em minha vida!

Vamos lá!
Para começo de conversa eu possuo um Palio Weekend ELX Fire 1.4 2006/2007.
Meu conhecimento sobre carros é mínimo.

Comecei a trabalhar com turismo, fazer excursões com meu carro para a Chapada Diamantina (moro em Salvador). As excursões tem distância total entre 1050 - 1600km. Minhas excursões possuem muitas partes que rodo em estrada de chão (das mais diversas qualidades). As vezes chego a rodar até 300km nelas.

Acontece que em feriados ou viagens "encomendadas" eu vou de van/microonibus (fretadas), mas outras viagens com menos pessoas, de 4 a 8, nós vamos de carro. Eu estou querendo comprar um carro novo para que atenda diretamente as minhas necessidades nesse tipo de viagem.
Hoje eu consigo vender o meu carro por uns 15-17mil, e eu poderia colocar mais uns 15mil para atualizar o carro, totalizando uma compra de mais ou menos 30mil.

Já passou por minha cabeça em comprar: Doblo, Spin, Grand Livina, etc, esses 7 lugares convencionais. Sempre soube que também poderia tentar comprar um desses carros "relíquidas" que se eu desse sorte poderia comprar um carro bom, que aguenta o tranco e que a manutenção seria bem em conta.... por isso andei pensando ultimamente em comprar aquelas toyota hilux sw4 antigas (7 lugares por volta dos anos 2000), a diesel, pelo que vi faz 10-11km na cidade e 13-14km na estrada, é 4x4 e dizem que o carro nunca quebra... sem falar que é 3.0 e seria perfeito para eu rodar na chapada diamantina.

Ainda tem o detalhe que o planejamento para o futuro é explorar o cicloturismo na região, então eu teria uma carretinha que iria puxar 7 bicicletas (aumentando o peso), então teoricamente um carro 3.0 iria ser de extrema ajuda nessa função ai...

(Lembrando que meu objetivo NÃO é explorar estradas de offroad. A chapada diamntina tem muitas estradas de terra, é verdade, estradas com buracos, muitas pedras e cascalho, mas são MUUUITO diferentes das estradas offroad que o pessoal faz as trilhas e que aí sim exige MUITO do carro. As estradas que esse carro iria passar, qualquer carro passa, talvez quebre um item ou outro por conta da má manutenção ou forma que o motorista dirige, mas enfim, são estradas de terra "normais".)

Esse está sendo o meu pensamento atual... em vez de comprar um 7 lugares convencional por 30mil anos 2010-2013 (no maximo), eu tentaria comprar um carro "mais adequado", mesmo que mais velho, como esse que citei.

Como já disse, meu conhecimento sobre carros é mínimo, queria saber se eu to viajando na maionese mesmo...
Se voces também souberem algo sobre a questão da manutenção (Que é MUUITO importante) seria legal!!

Ficaria muito grato em trocar uma ideia com o pessoal! Estou super aberto a isso. Quero dar o máximo de segurança e conforto para meus clientes evitando ao máximo perrengues nas viagens.

Obrigado pessoal

ALVARO ANGELO
16/08/2018, 17:35
Pessoal sou novo no forum e estou com uma grande dúvida em minha vida!

Vamos lá!
Para começo de conversa eu possuo um Palio Weekend ELX Fire 1.4 2006/2007.
Meu conhecimento sobre carros é mínimo.

Comecei a trabalhar com turismo, fazer excursões com meu carro para a Chapada Diamantina (moro em Salvador). As excursões tem distância total entre 1050 - 1600km. Minhas excursões possuem muitas partes que rodo em estrada de chão (das mais diversas qualidades). As vezes chego a rodar até 300km nelas.

Acontece que em feriados ou viagens "encomendadas" eu vou de van/microonibus (fretadas), mas outras viagens com menos pessoas, de 4 a 8, nós vamos de carro. Eu estou querendo comprar um carro novo para que atenda diretamente as minhas necessidades nesse tipo de viagem.
Hoje eu consigo vender o meu carro por uns 15-17mil, e eu poderia colocar mais uns 15mil para atualizar o carro, totalizando uma compra de mais ou menos 30mil.

Já passou por minha cabeça em comprar: Doblo, Spin, Grand Livina, etc, esses 7 lugares convencionais. Sempre soube que também poderia tentar comprar um desses carros "relíquidas" que se eu desse sorte poderia comprar um carro bom, que aguenta o tranco e que a manutenção seria bem em conta.... por isso andei pensando ultimamente em comprar aquelas toyota hilux sw4 antigas (7 lugares por volta dos anos 2000), a diesel, pelo que vi faz 10-11km na cidade e 13-14km na estrada, é 4x4 e dizem que o carro nunca quebra... sem falar que é 3.0 e seria perfeito para eu rodar na chapada diamantina.

Ainda tem o detalhe que o planejamento para o futuro é explorar o cicloturismo na região, então eu teria uma carretinha que iria puxar 7 bicicletas (aumentando o peso), então teoricamente um carro 3.0 iria ser de extrema ajuda nessa função ai...

(Lembrando que meu objetivo NÃO é explorar estradas de offroad. A chapada diamntina tem muitas estradas de terra, é verdade, estradas com buracos, muitas pedras e cascalho, mas são MUUUITO diferentes das estradas offroad que o pessoal faz as trilhas e que aí sim exige MUITO do carro. As estradas que esse carro iria passar, qualquer carro passa, talvez quebre um item ou outro por conta da má manutenção ou forma que o motorista dirige, mas enfim, são estradas de terra "normais".)

Esse está sendo o meu pensamento atual... em vez de comprar um 7 lugares convencional por 30mil anos 2010-2013 (no maximo), eu tentaria comprar um carro "mais adequado", mesmo que mais velho, como esse que citei.

Como já disse, meu conhecimento sobre carros é mínimo, queria saber se eu to viajando na maionese mesmo...
Se voces também souberem algo sobre a questão da manutenção (Que é MUUITO importante) seria legal!!

Ficaria muito grato em trocar uma ideia com o pessoal! Estou super aberto a isso. Quero dar o máximo de segurança e conforto para meus clientes evitando ao máximo perrengues nas viagens.

Obrigado pessoal

Minha experiência:

1- hilux SW4 - na real é para 5 lugares. Os dois lugares atras são para crianças pequenas !!! Nenhum adulto com mais de 1.50 mts aguentaria viajar ali. (tenho uma). E não faz 13/14 Km na estrada não. Fica entre 10 e 11.

2- Veraneio a diesel - É para 7/8 lugares com conforto. Não tem veraneios 0 Km. (tenho uma) Motor q20b. Entre 10 e 12

3- Furglaine Ford -É para 7/8 lugares - Motor da F1000 - Não existe 0 Km. Pode colocar tração 4x4 da F1000 (tenho uma) Entre 10 e 12

4- Van Mercedes 0 KM - 9 lugares - Não me lembro do nome agora, acho que seria van vito

5- Van Mercedes usada de 12 lugares

Abs
Alvaro Angelo
-

Aristides Jr
21/08/2018, 14:24
Difícil tarefa a sua! Já procurei muito um carro para 7 lugares!

Quase:-
- Chrysler Grand Caravan, em 2014 uma 2004 com 60mil km R$ 40 mil
- Dodge Journey custava mais ainda!
- Doblo muito pouco espaço! sem conforto.
- Pajero GLS-B
- Pajero Full

No final adquiri uma Zafira 2009 Elite Flex automática, único dono com 24 mil km, tenho até hoje! 7 passageiros de verdade!
Mecânica consagrada! Não é tão econômica de combustível como um carro médio pequeno, mas a manutenção é fácil e barata!

(Ví uma com pneus bem maiores e lameiros, o dono dela utiliza para ir até o sítio, segundo ele não pega na lataria!)

Sergio c
22/08/2018, 09:32
Tb votaria na GM Zafira.

Rubens Linhalis
22/08/2018, 12:13
E ai.. bem vindo ao forum..

Acho que estamos no mesmo barco.. moro em Mucugê, dono do Camping Mucugê. Apareça aqui um dia..

Então, ja analisei e ainda analiso muito a questão de carro. E não sei o que fazer..rs.

Eu tento achar um carro que seja no minimo 7 lugares, diesel e se possivel, 4x4.

Carros como doblo, zafira e etc acho que nao aguentam o tranco de rodar nas estradas da chapada (onde até o asfalto é ruim), com lotacao maxima.. com 1 ano o carro vai estar desmontando.

SUV 4x4 como Sw4, Pajero e etc tem 7 lugares no documento, mas o acesso a 3ª fileira de bancos é uma bosta.. e nao da pra ficar mais de 1h sentado lá..

Van diesel acho que aguentam, pois o transporte local entre as cidades da chapada é feita por elas..

No seu cenario, vc roda muito asfalto (deslocamento Salvador - Chapada), então tem que considerar muito isso. Para a minha, eu rodaria quase a mesma coisa de chão e asfalto..pois já estou dentro da Chapada Diamantina..

Gil-RJ
22/08/2018, 15:16
A única contribuição de informação que posso dar ao amigo, é quanto ao consumo da hilux, tenho uma 2002 é viajo sempre com ela e a uso no dia-a-dia e, o consumo real fica entre 10,5 (cidade) e 11,5 (estrada). Pelo menos a minha nunca fez nada diferente disso, e abasteço a cada 500 kms rodados, e todas as vezes tiro a média, já fazendo isso a mais de um ano.

rfdex
22/08/2018, 16:09
Minha contribuição considerando veículos realmente e extremamente rústicos e duráveis:

GM Veraneio com motor diesel Maxion S4 e câmbio 5 marchas

Ford Furglaine com motor diesel MWM 229 e câmbio 5 marchas

Micro ônibus Agrale (antigo, quadradinho de fibra) diesel com motor MWM 229.

Há coisa de 15 anos atrás saiu na Revista 4x4 e Cia se não engano uma empresa que fazia esses passeios e tinha duas Veraneios. Reformaram as veraneios, ficou show.

Todos que falei são veículos que podem ser comprados em bom estado na faixa de 20 a 30 mil reais e se quiser puxar reboque pra carregar bikes e tal vai de boa.

Abraço

Walter da Camper
23/08/2018, 17:48
Eu reitero as recomendações do colega RFDEX e inclusive tenho um Agrale 1800D, cuja mecânica (de caminhão) é muito confiável e barata.
Esses veículos aguentam bem o uso em estrada de terra carregados.
Por outro lado, dependendo do grau de exigência dos seus clientes, terá que partir para vans mais modernas (Sprinter, Master...) que tem ar-condicionado, são mais silenciosas e macias. Porém a médio prazo terá mais gasto com manutenção, principalmente das suspensões.

Paulo André BR
23/08/2018, 19:50
Colega,

Bem vindo e não desapareça, tem muita gente que investe tempo aqui tentando ajudar os outros.

Tudo que foi sugerido são boas opções, eu tenho uma Veraneio 94, diesel com 9 lugares, ar dianteiro e traseiro, seria perfeito para sua aplicação, mas rara de se achar e muito valorizada. Carro feito para durar gerações e passível de instalar 4x4.

A veraneio que o colega citou da revista é da Terra Expedições: Terra Expedições - VEICULOS UTILIZADOS NAS EXPEDIÇÕES (http://www.terraexpedicoes.com.br/veiculos.htm)

Porém o mais importante vc disse no começo: "meu conhecimento com carros é mínimo"...

Sendo assim, na minha opinião, esqueça carro antigo! Por melhores sejam, fortes, robustos inquebráveis, eles exigem conhecimento do dono. A idade deles sempre pede atenção.
Se não entende de carro até agora é pq não tem interesse nisso, portanto não é hora de aprender sobre carros e sim focar no seu projeto.

Se seu foco é turismo, o carro não pode te deixar na mão e não pode ser sua preocupação.

Já pensou em alugar?! Numa locação a manutenção é por conta da locadora e você não imobiliza seu dinheiro.
Usa por 1 ano e a própria locadora já troca por outro novo.
Carro antigo é difícil fazer seguro. Como vai se responsabilizar pelos seus clientes, desde acidente a quebra do veículo?!
Locadoras tem fácil a Spin com 7 lugares, não sei se aquela versão com apliques é mais alta...
Acesso ao banco do porta-malas é ruim, mas o carro será novo, o ar vai funcionar, vai ser silencioso...
Coloca uma carretinha para as malas e de quebra, no tampo da carretinha vão as bikes.

Pense nisso.

T+

thyagovieira
24/08/2018, 11:49
Sua aplicação seriam viagens a trabalho ou lazer?

Rubens Linhalis
25/08/2018, 19:13
Colega,

Bem vindo e não desapareça, tem muita gente que investe tempo aqui tentando ajudar os outros.

Tudo que foi sugerido são boas opções, eu tenho uma Veraneio 94, diesel com 9 lugares, ar dianteiro e traseiro, seria perfeito para sua aplicação, mas rara de se achar e muito valorizada. Carro feito para durar gerações e passível de instalar 4x4.

A veraneio que o colega citou da revista é da Terra Expedições: Terra Expedições - VEICULOS UTILIZADOS NAS EXPEDIÇÕES (http://www.terraexpedicoes.com.br/veiculos.htm)

Porém o mais importante vc disse no começo: "meu conhecimento com carros é mínimo"...

Sendo assim, na minha opinião, esqueça carro antigo! Por melhores sejam, fortes, robustos inquebráveis, eles exigem conhecimento do dono. A idade deles sempre pede atenção.
Se não entende de carro até agora é pq não tem interesse nisso, portanto não é hora de aprender sobre carros e sim focar no seu projeto.

Se seu foco é turismo, o carro não pode te deixar na mão e não pode ser sua preocupação.

Já pensou em alugar?! Numa locação a manutenção é por conta da locadora e você não imobiliza seu dinheiro.
Carro antigo é difícil fazer seguro. Como vai se responsabilizar pelos seus clientes, desde acidente a quebra do veículo?!
Locadoras tem fácil a Spin com 7 lugares, não sei se aquela versão com apliques é mais alta...
Acesso ao banco do porta-malas é ruim, mas o carro será novo, o ar vai funcionar, vai ser silencioso...
Coloca uma carretinha para as malas e de quebra, no tampo da carretinha vão as bikes.

Pense nisso.

T+

Alugar eu acho super viável.. ainda mais que o cara vem se Salvadora pra Chapada e volta.. aluga um doblo e pronto.. se for época de chuva pode ate alugar um 4x4..

Rubens Linhalis
25/08/2018, 19:17
Eu reitero as recomendações do colega RFDEX e inclusive tenho um Agrale 1800D, cuja mecânica (de caminhão) é muito confiável e barata.
Esses veículos aguentam bem o uso em estrada de terra carregados.
Por outro lado, dependendo do grau de exigência dos seus clientes, terá que partir para vans mais modernas (Sprinter, Master...) que tem ar-condicionado, são mais silenciosas e macias. Porém a médio prazo terá mais gasto com manutenção, principalmente das suspensões.

Pelo que conheço do publico da Chapada.. tem que ter o minimo de conforto.. ar condicionado e uma acomodacao aceitavel (tipo os 6º e 7º lugar da Doblo).. aqueles bancos da Sw4 nao dá.. até pra acessa a 3ª fileira é horrivel.

Uma opção que talvez seja viável é a Defender 110 9 lugares ou uma Bandeirante longa, 8 lugares..mas todas com um investimento considerável para ter um conforto.

impetusturismo
02/10/2018, 14:01
A todo mundo que respondeu, muito obrigado de coração.

Não fui avisado por email de que o tópico havia sido respondido... por isso "sumi"

Hoje a tarde vou responder e colocar mais algumas coisas em questão

impetusturismo
02/10/2018, 15:04
Minha experiência:

1- hilux SW4 - na real é para 5 lugares. Os dois lugares atras são para crianças pequenas !!! Nenhum adulto com mais de 1.50 mts aguentaria viajar ali. (tenho uma). E não faz 13/14 Km na estrada não. Fica entre 10 e 11.

2- Veraneio a diesel - É para 7/8 lugares com conforto. Não tem veraneios 0 Km. (tenho uma) Motor q20b. Entre 10 e 12

3- Furglaine Ford -É para 7/8 lugares - Motor da F1000 - Não existe 0 Km. Pode colocar tração 4x4 da F1000 (tenho uma) Entre 10 e 12

4- Van Mercedes 0 KM - 9 lugares - Não me lembro do nome agora, acho que seria van vito

5- Van Mercedes usada de 12 lugares

Abs
Alvaro Angelo
-

Obrigado Alvaro,

Já estou desistindo da sw4 e essas outros carros que precisa ter conhecimento sobre mecanica... eu realmente não sou fã de ter que ficar indo na oficina e consertar os carros... sempre sou enrolado pelas lojas e mecanicos, acho um saco a parte de fazer manutenção.

impetusturismo
02/10/2018, 15:06
Difícil tarefa a sua! Já procurei muito um carro para 7 lugares!

Quase:-
- Chrysler Grand Caravan, em 2014 uma 2004 com 60mil km R$ 40 mil
- Dodge Journey custava mais ainda!
- Doblo muito pouco espaço! sem conforto.
- Pajero GLS-B
- Pajero Full

No final adquiri uma Zafira 2009 Elite Flex automática, único dono com 24 mil km, tenho até hoje! 7 passageiros de verdade!
Mecânica consagrada! Não é tão econômica de combustível como um carro médio pequeno, mas a manutenção é fácil e barata!

(Ví uma com pneus bem maiores e lameiros, o dono dela utiliza para ir até o sítio, segundo ele não pega na lataria!)

Será que a Zafira vale mesmo? vou pesquisar! OBG

impetusturismo
02/10/2018, 15:11
E ai.. bem vindo ao forum..

Acho que estamos no mesmo barco.. moro em Mucugê, dono do Camping Mucugê. Apareça aqui um dia..

Então, ja analisei e ainda analiso muito a questão de carro. E não sei o que fazer..rs.

Eu tento achar um carro que seja no minimo 7 lugares, diesel e se possivel, 4x4.

Carros como doblo, zafira e etc acho que nao aguentam o tranco de rodar nas estradas da chapada (onde até o asfalto é ruim), com lotacao maxima.. com 1 ano o carro vai estar desmontando.

SUV 4x4 como Sw4, Pajero e etc tem 7 lugares no documento, mas o acesso a 3ª fileira de bancos é uma bosta.. e nao da pra ficar mais de 1h sentado lá..

Van diesel acho que aguentam, pois o transporte local entre as cidades da chapada é feita por elas..

No seu cenario, vc roda muito asfalto (deslocamento Salvador - Chapada), então tem que considerar muito isso. Para a minha, eu rodaria quase a mesma coisa de chão e asfalto..pois já estou dentro da Chapada Diamantina..

Massa!! manda um salve lá para mim Impetus Ecoturismo e Aventura (@impetusturismo) • Instagram photos and videos (http://www.instagram.com/impetusturismo) vamo trocar essa ideia!Eu

Eu vou vender meu carro em menos de 1 mes e comprar algum outro, ate então sigo na pesquisa. Mas estou a ponto de comprar uma adventure locker 2011.... Estou estruturando meu calculo de custos mensais e logo mais vou postar aqui para vcs verem... principalmente sobre esse comparativo entre comprar x alugar. Vcs estão dizendo que há uma viabilidade em alugar o carro.. eu não acredito muito nisso, pode ser que seja verdade, afinal de contas o conceito de terceirização de frota e o de não se adquirir imobilizados é bem ascendente, mas.... pelos meus cálculos, acho que não vale a pena, irei demonstrar em breve e a gente vai conversando

impetusturismo
02/10/2018, 15:16
Sua aplicação seriam viagens a trabalho ou lazer?

Trabalho mesmo!

impetusturismo
02/10/2018, 15:50
Colega,

Pense nisso.

T+

Gostei muito da sua resposta e me trouxe boas reflexões sobre alugar o carro. Hoje fiz umas pesquisas básicas (não oficiais) sobre o aluguel. Vamos a alguns números (clique no link para ampliar)

561853
http://imagizer.imageshack.us/a/img922/1693/5sGbni.png (http://imagizer.imageshack.us/a/img921/3720/gyGfXw.png)

Essa é minha tabela de "quanto custa ter um carro". No caso eu botei os valores de manutenção pensando no carro que compraria, então iria colocar amortecedor top, pneus tops, etc... mas enfim, vi que o meu custo mensal ficaria 3050 rodando 3500km (consumo e km rodados foram definidor para parear com os núemros comparativos da MOVIDA)

Daí eu resolvi fazer a simulação no site da movida: (clique no link para ampliar)

561854
http://imagizer.imageshack.us/a/img921/3720/gyGfXw.png

Nessa comparação básica fica PARECENDO que é melhor alugar um carro mesmo. Afinal a diferença de custo está em 200 reais mensais, mas o aluguel com a locadora envolve um carro do ano/super atual (na primeira planilha estou falando de um carro 2011) e eu não teria que me preocupar com nenhum trâmite do automóvel, se for colocar na balança esses 200 a mais valem bastante....

Daí as dúvidas ficariam se eu fiz o cálculo correto do custo mensal da primeira imagem e em relação a manutenção do carro alugado... no site tem dizendo que a MANUTENÇÃO PREVENTIVA está coberta, eu seja, provavelmente há um aumento nesses 3250... ?

Não sei.. obrigado! Vamos analisando!