Ver Versão Completa : Grand Vitara 2013 - Procedimento após Troca da Bateria
paulorsm
14/08/2018, 10:04
Pessoal,
troquei a bateria da minha GV 2013 ontem (13/08/2018) e para minha surpresa o carro passou a falhar, não segurava em ponto morto. Consultei o manual de reparo e notei que há um procedimento a fazer sempre que houver a troca da bateria e que resulta na calibração do corpo da borboleta. A necessidade de calibração se dá quando se troca também o pedal do acelerador, o corpo da borboleta e ao apagar os códigos de falha: P0122, P0123, P0222, P0223, P2101, P2102, P2103, P2111, P2119 and/or P2135.
Após a troca da bateria (e aí o tempo de troca já é suficiente para apagar os dados da borboleta na ECM), ou após realizar os procedimentos que descrevi acima, deve-se:
- manter o negativo da bateria por pelo menos 20 segundos desconectado;
- reconectar o negativo da bateria;
- ligar o painel (sem dar a partida no motor) e deixar ligado por pelo menos 5 segundos;
Pronto, a ECM (ECU) já vai ter recalibrado o corpo da borboleta.
No meu caso, o carro ficava morrendo não segurando em ponto morto, mas pode ocorrer do carro acelerar demais.
Abraço.
Caveira4x4
14/08/2018, 16:50
desde que troquei minha bateria meu carro está acelerado .. porém eu fiquei na duvida .. agora devo desconectar a bateria por quanto tempo para fazer esse processo ?
paulorsm
14/08/2018, 18:31
desde que troquei minha bateria meu carro está acelerado .. porém eu fiquei na duvida .. agora devo desconectar a bateria por quanto tempo para fazer esse processo ?
Olá amigo, você pode deixar desconectado por pelo menos 20 segundos, mas sugiro deixar mais tempo, alguns minutos. Depois que reconectar o negativo, ligue só o painel e aguarde pelo menos 5 segundos antes de dar a partida.
Abraço.
Caveira4x4
16/08/2018, 14:53
desculpe ser chato kkkk .. vamos supor deixei desligada de um dia para o outro .. quando ligar eu só ligo o negativo viro a chave 5 segundos , desligo e ligo o positivo ?
paulorsm
16/08/2018, 16:20
Não, veja só. O procedimento considera que o positivo já está ligado, faltando reconectar somente o negativo. Se seu carro está com os cabos positivo e negativo desconectados por muito tempo, o efeito será o mesmo. Assim, conecte primeiro o positivo e depois o negativo. Após religar ambos, ligue o painel do carro e aguarde pelo menos 5 segundos antes de dar a partida.
Então aguarde o carro estabilizar e observe se deixou de ficar acelerado.
Pode perguntar sempre que tiver dúvida!
Abraço!
Pessoal, no meu caso o carro não segurava a lenta somente quando ligava o ar condicionado. Tentei algumas vezes deixar a bateria desconectada e depois virar 3 vezes e partir na quarta, e nada. Resolvi soltar os conectores do sensor map e borboleta pra limpar e reconectei daí parou. Já tem um mes e está tudo normal. Comprei um leitor odb2 bluetooth mas não consegui ver nenhum erro.
Única coisa errada que meu carro tem agora é o consumo de 7 na cidade e 7.5 na estrada com meu leve pé aos 140Km/h :twisted::grin:
paulorsm
23/08/2018, 22:14
Então, no manual de serviço ele recomenda 20 segundos, no mínimo. Mas eu só consegui a normalidade no funcionamento quando deixei uns 5 minutos desconectado. Depois de reconectar o negativo, liguei o painel, aguardei uns 10 segundos, então continuei o giro da chave (não desliguei e liguei de novo). Pronto, ficou totalmente normal, com consumo ótimo de 9,2km/l na cidade (2013, 4x2, manual).
Abraço.
paulorsm
25/08/2019, 16:27
Atualizando o tópico:
a) não é preciso desconectar e reconectar a bateria para realizar tentativas para solucionar o problema, basta remover o plug do atuador da borboleta, aguardar uns 30 segundos, e reconectar novamente (mantendo a chave de ignição na posição desligada);
b) ao realizar o procedimento citado, deixar o motor funcionar sem acelerar por uns 3 minutos ou mais, mesmo que pareça que o motor vai morrer! Deixe o sistema aprender a regular a marcha lenta! Não acelere!
Após alguns minutos com o motor funcionando sem acelerar, o atuador da borboleta terá aprendido e o carro estará funcionando no regime correto.
Abraço.
Pessoal,
troquei a bateria da minha GV 2013 ontem (13/08/2018) e para minha surpresa o carro passou a falhar, não segurava em ponto morto. Consultei o manual de reparo e notei que há um procedimento a fazer sempre que houver a troca da bateria e que resulta na calibração do corpo da borboleta. A necessidade de calibração se dá quando se troca também o pedal do acelerador, o corpo da borboleta e ao apagar os códigos de falha: P0122, P0123, P0222, P0223, P2101, P2102, P2103, P2111, P2119 and/or P2135.
Após a troca da bateria (e aí o tempo de troca já é suficiente para apagar os dados da borboleta na ECM), ou após realizar os procedimentos que descrevi acima, deve-se:
- manter o negativo da bateria por pelo menos 20 segundos desconectado;
- reconectar o negativo da bateria;
- ligar o painel (sem dar a partida no motor) e deixar ligado por pelo menos 5 segundos;
Pronto, a ECM (ECU) já vai ter recalibrado o corpo da borboleta.
No meu caso, o carro ficava morrendo não segurando em ponto morto, mas pode ocorrer do carro acelerar demais.
Abraço.
Estou com o mesmo problema no meu GV3 2013 2.0 4x2 Aut.
Bateria morreu hoje cedo. Troquei por uma nova. Descobri que o antigo dono tinha colocado uma de 75A nele. Mas na troca coloquei uma Moura de 60A. O problema segue na lenta. Fica quase no limite de morrer.
Fiz o teste de desligar o negativo, esperei 5 minutos. Religuei. Liguei a chave sem dar partida e esperei mais de 2min.
Mas nada. Fui andar ta igual. Queria tentar esse de soltar os plugs mas não entendo da mecanica dele e não sei que plugs seriam esses pra desligar e ligar de novo. Quando estaciono o giro chega a cair pelo ponteiro pra uns 500... efica no limite de apagar. Qualquer rampinha ele morre. Conseguem me mandar fotos de onde eles ficam?
Pessoal, no meu caso o carro não segurava a lenta somente quando ligava o ar condicionado. Tentei algumas vezes deixar a bateria desconectada e depois virar 3 vezes e partir na quarta, e nada. Resolvi soltar os conectores do sensor map e borboleta pra limpar e reconectei daí parou. Já tem um mes e está tudo normal. Comprei um leitor odb2 bluetooth mas não consegui ver nenhum erro.
Única coisa errada que meu carro tem agora é o consumo de 7 na cidade e 7.5 na estrada com meu leve pé aos 140Km/h :twisted::grin: