PDA

Ver Versão Completa : Ar condicionado Ranger

ojaneri
26/04/2006, 19:59
Alguem já teve problema no ar da Ranger? Na minha, a carga de gás demora uns 40 dias e vai embora. Me disseram que provavelmente é o evaporador, que custa R$ 800,00!!!

É isso mesmo? Sera que não tem conserto?

Valeu!

Walter L. L. Casitta
26/04/2006, 20:48
Osvaldo,

Isso não dá pra fica adivinhando. O vazamento pode estar que qualquer lugar, na tubulação ou até no compressor.
No pior dos casos os caras usam um contraste e luz ultravioleta pra descobrir o local de vazamento.
Com sorte da pra achar o vazamento pelo óleo do compressor. O óleo é misturado junto com o gás e percorre todo o sistema. Tive um Samurai que vazou o gás e o óleo denunciou o local do vazamento.

Homero
27/04/2006, 12:13
ojaneri,

Se o gas dura 40 dias , o vasamento não é muito pequeno e o que o Walter falou sobre o óleo é verdade .
Existe detetores eletronicos de vasamento que localizam com facilidade.Procure uma oficina que tenha um desses.Geralmente as oficinas picaretas quando não conseguem localizar o vasamento culpam o evaporador que é caro eo cliente desiste.

Se não existir detector de vasamento eletronico aonde voce mora , uma prática é aumentar a quantidade de óleo no sistema , de maneira que mesmo um pequeno vasamento fiqe mais fácil de se detectar .Tanto o óleo como o contraste UV , se for no evaporador fica dificil de ver sem desmontar.

No ar condicionado existe no circuito de gas um trecho de alta pressão e outro de baixa.Geralmente o circuito de alta é o mais provável de ocorrer vazamento e vai do compressor ao condensador (radiador dianteiro) e deste até a entrada do evaporador.
O condensador por estar na frente está sujeito a pedradas que podem causar vazamento .Vibração também pode acarretar trincas nas pastes metálicas das mangueiras.
Tanto o evaporador como o condensador , dependendo do vazamento podem ser reparados com solda mig.

Os picaretas procuram vazamentos com agua e sabão , mas muitos vazamentos na alta pressão só aparecem com o ar ligado (pressão de + de 250 lbs) então deve-se procurar o vazamento com o sistema ligado pois desligado a pressão equaliza em 80lbs aproximadamente.
De verdade , é relativamente raro vazamento no evaporador pois está no circuito de baixa pressão e o estresse é menor , mas, pode ocorrer.Condensador, mangueiras(conexões possuem "o" rings que podem vazar)compressor e evaporador, nessa órdem as maiores incidencia de vazamentos.

Alexandre Magno
06/12/2006, 00:39
Ainda sobre ar condicionado, porém com relação a outro problema, o ventilador (interno) da minha Ranger só funciona nas duas últimas velocidades, o que tem gerado reclamações dos passageiros, principalmente em viagens à noite (muito vento). Qual será a causa??

edubelem
07/12/2006, 15:21
Ojaneri, o que foi muito comun na ranger , foi furar o núcleo, 350,00 - 400,00, agora o evaporador, eu nunca ouvi falar.

Alexandre, esta é uma pessa relativamente barata 70,00 na concessionária, não é o botão e sim um conjunto de resistências que limitão o funcionamento do vent. fica ao lado ca cx do ar no motor.

Alexandre Magno
07/12/2006, 23:44
Valeu, Edu,

Passei rapidamente hoje em uma auto-elétrica e um dos eletricistas disse que poderia ser "a resistência". O que é estranho é que disse também que teria que ser desmontado o painel. Como minha Ranger possui air-bags, fiquei com receio e
resolvi colher mais informações.

Um abraço.

dalmolin
08/12/2006, 07:08
Ojaneri , na 250 acontece a mesma coisa , jah colocaram 3 cargas de gas e

em no max 2 meses vaza tudo. Da ultima vez falaram que devia ser parte

eletrica , mas eu vi que eles sabiam tanto quanto eu e não fui + lah.

Alexandre Magno
12/12/2006, 15:48
Troquei a resistência da caixa de ventilação (R$ 51,00 na concessionária). De mão-de-obra paguei R$ 25,00. Agora o ventilador funciona em todas as velocidades.
Obrigado pelas dicas dos colegas.

João Pedro Farias
12/12/2006, 22:58
O ar condicionado da minha ranger pinga aguá demais, além de ficar congelada a parte referente ao ar no motor, queria saber se isso eh normal nas pick-us ranger ou se se trata de algum problema?

Alexandre Costa
26/01/2007, 20:13
Preciso da ajuda dos amigos...

Além da perda da temperatura, quando vai baixando o gás vcs escutam alguns estalos vindo do compressor do tipo...funciona...para...funciona....para

é este o sintoma também da perda do gás ?

Aguardo ajuda,

Abçs

Edintruder
26/01/2007, 20:28
Alexandre, esse liga e desliga no compressor de forma rápida é sinal de falta de gás, pois quando o compressor puxa o gás a pressão na tubulação antes do compressão baixa e ele desliga automaticamente.
Na minha furou a mangueira que sai do compressor e vai para o radiador, coloquei uma emenda com duas abraçadeiras e testei com ar comprimido. amanhã cedo irei colocar uma carga de gás. Oproblema é que custa R$150,00 a carga para perder em pouco tempo caso a emenda deixe vazar algo. porém vale a pena arriscar visto que poupei uns R$120,00 nesse reparo caseiro.

VAZOLI
29/01/2007, 16:12
Quando fui comprar minha caminhonete o ar estava assim. O antigo dono levou em uma oficina aonde apenas inverteram um "relé" e o ar voltouo a funcionar normalmente.

Alexandre, esse liga e desliga no compressor de forma rápida é sinal de falta de gás, pois quando o compressor puxa o gás a pressão na tubulação antes do compressão baixa e ele desliga automaticamente.
Na minha furou a mangueira que sai do compressor e vai para o radiador, coloquei uma emenda com duas abraçadeiras e testei com ar comprimido. amanhã cedo irei colocar uma carga de gás. Oproblema é que custa R$150,00 a carga para perder em pouco tempo caso a emenda deixe vazar algo. porém vale a pena arriscar visto que poupei uns R$120,00 nesse reparo caseiro.

ramonpoa
29/01/2007, 17:04
Já tive o problema de liga e desliga em uma ranger CD 00 e não era gás... era problema elétrico......

A ranger era usada na empresa e a coitada rodou 1 milhão de quilometros.... e o ar condicionado era original.... leve em uma "especializada mesmo" que o conserto não é caro...

IGORFROTA
05/02/2007, 09:14
Osvaldo, resolveu o problema do ar ?

Tava sentindo o ar perder eficiencia pouco a pouco desde que comprei.
Agora nessa época de extremo calor resolvi mandar verificar.
Levei numa loja e antes mesmo de verificar o tecnico foi logo dizendo que deveria ser evaporador.

Mandei ver se tinha algum vazamento na parte de fora e nada foi detectado.

Entao mandei abrir a caixa e testar o evaporador.

O cara tirou fora (tava imundo com 1 kg de folha), colocou uma pequena carga de gas no evaporador e levou ate uma piscina. Apos 1 min eu ja estava feliz da vida, foi qnd comecou a sair uma bolhinhas de dentro da colmeia. Em seguida mais um ponto, um pouco menor e logo outro.

Entao ele me disse que nao adiantava mandar soldar, pois cada solda custa R$ 20,00 e que provavelmente apareceriam outros qnd colocasse pressao.

Resultado:
Carga de Gas: R$ 80,00
Evaporador Original: R$ 490,00
Evaporador Similar (esfrai 20% menos) : R$ 370,00
MO: R$ 50,00

To tentando achar um evaporador mais barato para fazer o serviço.
Também achei um site que vou me informar: http://www.conceptum.com.br
Achei aqui um original da Ranger, mas parece que é de 94 e tem uns detalhes diferentes.
Vou pegar um em consignação para o técnico avaliar se funciona
Seguem fotos do evaporador na sequencia.

Roberto Ranger V6
04/03/2013, 23:12
Boa noite,

Alguem sabe me dizer onde fica a resistência da ventilação interna da Ranger V6 - 1998? Fica dentro do painel? Preciso trocar o da minha Ranger.

att

Roberto

Osvaldo, resolveu o problema do ar ?

Tava sentindo o ar perder eficiencia pouco a pouco desde que comprei.
Agora nessa época de extremo calor resolvi mandar verificar.
Levei numa loja e antes mesmo de verificar o tecnico foi logo dizendo que deveria ser evaporador.

Mandei ver se tinha algum vazamento na parte de fora e nada foi detectado.

Entao mandei abrir a caixa e testar o evaporador.

O cara tirou fora (tava imundo com 1 kg de folha), colocou uma pequena carga de gas no evaporador e levou ate uma piscina. Apos 1 min eu ja estava feliz da vida, foi qnd comecou a sair uma bolhinhas de dentro da colmeia. Em seguida mais um ponto, um pouco menor e logo outro.

Entao ele me disse que nao adiantava mandar soldar, pois cada solda custa R$ 20,00 e que provavelmente apareceriam outros qnd colocasse pressao.

Resultado:
Carga de Gas: R$ 80,00
Evaporador Original: R$ 490,00
Evaporador Similar (esfrai 20% menos) : R$ 370,00
MO: R$ 50,00

To tentando achar um evaporador mais barato para fazer o serviço.
Também achei um site que vou me informar: Conceptum (http://www.conceptum.com.br)
Achei aqui um original da Ranger, mas parece que é de 94 e tem uns detalhes diferentes.
Vou pegar um em consignação para o técnico avaliar se funciona
Seguem fotos do evaporador na sequencia.

hugocsl
05/03/2013, 15:14
A Ranger tem um painel "eletrônico" que fica logo atras do console sentral do painel. Tem que tirar o rádio, os comando do AR e os difusores de ár, resumindo tem que tirar todo o painel central e olhar as conexões que tem lá no fundo pra ver se uma delas é a do AR.
Mas antes disso checa os fusíveis e os relés pra ver...

Hamilton Alexandre
14/03/2013, 11:21
Oi Pessoal,

Alguém podería me dizer onde fica o evaporador da Ranger ?

Obrigado !!!

RGamaJr_4x4
14/03/2013, 12:00
Oi Pessoal,

Alguém podería me dizer onde fica o evaporador da Ranger ?

Obrigado !!!

Fica dentro de uma caixa plástica preta atrás do compressor, e ao lado da entrada e saída de água do ar quente.