PDA

Ver Versão Completa : Eixo de rural no CJ aumenta o curso?



Dennis Figueiredo
28/01/2004, 16:34
Daí galera beleza?

Já vi q existem inumeros tópicos sobre eixo de rural no CJ, mas não achei um que me tirasse essa dúvida. Os eixos de Rural aumentam o curso de suspensão do Jeep devido ao efeito alavanca ou é apenas mera ilusão causada apenas pelas extremidades do eixo estarem mais distantes uma da outra? Não sei se fui bem claro. Mas ja agradeço.

leopoldo
28/01/2004, 17:55
Quem dá o curso da suspensão é o batente no chassis e o par mola/jumelo.

Tem nada a ver com eixo.

Podia ser eixo de carrinho de pipoca ou um 1313, o chassis do jeep sobe e desce a mesma coisa.

regis
28/01/2004, 19:35
Quem dá o curso da suspensão é o batente no chassis e o par mola/jumelo.

Tem nada a ver com eixo.

Podia ser eixo de carrinho de pipoca ou um 1313, o chassis do jeep sobe e desce a mesma coisa.

Leopoldo,

Acho que ele perguntou sobre o curso na roda.....

Se for nesse caso sim... o eixo mais largo cria mais alavanca na mola fazendo ela descer mais e a suspensao abrir mais... por consequencia mais articulacao

Para a suspensao fechando nao aumenta por causa do batente... mas o pneu vai subir um pouco mais pois esta mais pra fora...

Resumindo... se vc colocar eixos de F75 em um CJ, e subir com ele em uma rampa de RTI antes e depois, vai notar que o RTI eh maior no jeep com o eixo de F75.

Abracos

Dennis Figueiredo
28/01/2004, 19:51
Acho que ele perguntou sobre o curso na roda.....

Se for nesse caso sim... o eixo mais largo cria mais alavanca na mola fazendo ela descer mais e a suspensao abrir mais... por consequencia mais articulacao

Para a suspensao fechando nao aumenta por causa do batente... mas o pneu vai subir um pouco mais pois esta mais pra fora...

Resumindo... se vc colocar eixos de F75 em um CJ, e subir com ele em uma rampa de RTI antes e depois, vai notar que o RTI eh maior no jeep com o eixo de F75.
Abracos


Graaaaaande Regis..

So voce me endende, era bem isso que eu queria saber.

Só mais uma coisinha... será que a performance off-road melhora????
,

billj
29/01/2004, 08:03
Quem dá o curso da suspensão é o batente no chassis e o par mola/jumelo.

Tem nada a ver com eixo.

Podia ser eixo de carrinho de pipoca ou um 1313, o chassis do jeep sobe e desce a mesma coisa.



Me desculpe cara, mas tem MUITO haver com o eixo........... :roll:

regis
29/01/2004, 10:45
Graaaaaande Regis..

So voce me endende, era bem isso que eu queria saber.

Só mais uma coisinha... será que a performance off-road melhora????


Dennis, a resposta eh SIM... mas nao vai pensando que muda da agua pro vinho nao... mas basicamente melhora.

leopoldo
29/01/2004, 18:33
Billj

Eu me refiro genericamente a curso ao espaço compreendido pelo afundamento máximo no batente e o alongamento máximo dado pelo curso do amortecedor.

Se você não mudou os parâmetros e só colocou a mola por cima do eixo,
então só ganha altura equivalente à espessura do feixe+sapata+diametro do eixo.

Só que logicamente o batente de suspensão tem de ser aumentado, ou o amortecedor vai pro espaço.

Mas se você considerar no computo deste espaçamento o espaço vago do pela espessura do eixo mais sapata, há realmente ganho de curso, só que tem de haver mais modificações para esse extra, como o reposicionamento ângular do amortecedor, outro maior ou simplesmente mudar a posição do suporte, descendo o mesmo que o eixo desceu.
Aí sim voce tem efetivo ganho.

Esses comentários são apenas para lembrar que dependendo de como o adaptante faz as coisas, o ganho = prejuízo.

Normalmente se tem falado ganha isso ou perde aquilo mas não se explica o que deve ser feito. Assim, atras de uma potencial ideia de ganho um bloco de jipeiros corre para as oficinas e aí saem todos os tipos de caca, pois muitos colocam por ex. amortecedores e nem verificam se o curso do mesmo é compatível com a suspensão, ou saem por aí virando as caixas de diferencial sem saber de CAMBER? CASTER? TOE-IN QUIÉ ISSO.

Ou fazem aqueles maravilhosos braços de direção em Z ou L como o daquela foto do jeep 194....na exposição.

Mas sim, concordo com você que se bem feito, um mesmo pacote molas/amortecedores pode quem sabe até dobrar o curso.

Mauro B.
30/01/2004, 01:41
Oi pessoal !!! :D

Pelo menos eu, quando falo em curso de suspensão, "esqueço" da existência de amortecedores, pois considero algo que a gente se preucupa depois de estar tudo pronto. Ou seja, depois de analisar todo o curso, a gente escolhe o amortecedor que melhor se adapta e a localização dos seus suportes. Vamos ver assim, como se não existissem os amortecedores! :P

Pelos desenhos que montei abaixo, fica bem claro que um jipe SPOA tem mais curso de fechamento, pois o feixe consegue comprimir mais. Independente se usa eixo comprido ou curto, esse é o máximo que o feixe poderá comprimir! Acho que nisso todos estamos de acordo! :shock:

Para abertura da suspensão, eu acho que o comprimento do eixo tem sim muito a ver, vejamos por que: por causa da alavanca maior do eixo mais comprido, o momento na mola fica maior, e isso possibilita que o feixe se distenda mais (considerando, é claro, que os jumelos permitam este movimento). Isso independe de ser SPOA ou SPUA. Taí o fator que eu acho que é o motivo da suspensão (mola) abrir mais com eixos de Rural! :wink: Tá certo?

Tá, agora vai uma dúvida: usando o mesmo eixo, e supondo que os jumelos permitam, um jipe em SPOA consegue distender mais os feixes do que o mesmo jipe em SPUA???? :roll:

[]'s

billj
30/01/2004, 07:52
Billj

Eu me refiro genericamente a curso ao espaço compreendido pelo afundamento máximo no batente e o alongamento máximo dado pelo curso do amortecedor.

Se você não mudou os parâmetros e só colocou a mola por cima do eixo,
então só ganha altura equivalente à espessura do feixe+sapata+diametro do eixo.

Só que logicamente o batente de suspensão tem de ser aumentado, ou o amortecedor vai pro espaço.

Mas se você considerar no computo deste espaçamento o espaço vago do pela espessura do eixo mais sapata, há realmente ganho de curso, só que tem de haver mais modificações para esse extra, como o reposicionamento ângular do amortecedor, outro maior ou simplesmente mudar a posição do suporte, descendo o mesmo que o eixo desceu.
Aí sim voce tem efetivo ganho.

Esses comentários são apenas para lembrar que dependendo de como o adaptante faz as coisas, o ganho = prejuízo.

Normalmente se tem falado ganha isso ou perde aquilo mas não se explica o que deve ser feito. Assim, atras de uma potencial ideia de ganho um bloco de jipeiros corre para as oficinas e aí saem todos os tipos de caca, pois muitos colocam por ex. amortecedores e nem verificam se o curso do mesmo é compatível com a suspensão, ou saem por aí virando as caixas de diferencial sem saber de CAMBER? CASTER? TOE-IN QUIÉ ISSO.

Ou fazem aqueles maravilhosos braços de direção em Z ou L como o daquela foto do jeep 194....na exposição.

Mas sim, concordo com você que se bem feito, um mesmo pacote molas/amortecedores pode quem sabe até dobrar o curso.

Caro Leopoldo,

Agora melou tudo.......... Quem sequer mencionou SPOA nessa conversa?!?!? A pergunta original era:

"Os eixos de Rural aumentam o curso de suspensão do Jeep devido ao efeito alavanca ou é apenas mera ilusão causada apenas pelas extremidades do eixo estarem mais distantes uma da outra?"

A resposta é:

Sim.

billj
30/01/2004, 07:54
Billj

Eu me refiro genericamente a curso ao espaço compreendido pelo afundamento máximo no batente e o alongamento máximo dado pelo curso do amortecedor.




E mais........... Se estiver utilizando o amortecedor para limitar o alongamento da suspensão, já está com um projeto comprometido...........

Não tô falando que isso não seja comum. Mas que tá errado, tá.......... :wink:

leopoldo
30/01/2004, 09:17
Caramba Billj

É verdade , viajei lendo uma coisa e pensando outra.

esquece tudo, vamos para outra