Conectar

Ver Versão Completa : O que é uma retífica de motor?



Ramone
26/04/2006, 16:23
Ae! Vou ter que fazer a retífica do meu motor que é um OHC.
O que que é isso??? Alguem tem ideia de quanto custa e etc?

Vlw.

Elmer_Jeep
26/04/2006, 18:23
Alguém(com experiencia no ramo) vai desmontar o motor, enviar algumas peças à uma Retífica(conceituada por favor) para que sejam medidas com ferramentas especiais e verificado o desgaste dos componentes, a Retífica recondiciona algumas peças que normalmente não são substituídas (bloco, virabrequim, bielas, cabeçote), vc vai ter que comprar algumas peças que são necessárias para a remontagem do motor(bronzinas, pistões, anéis, juntas, retentores, bomba de óleo, bomba dágua, etc).

Algumas Retíficas entregam o motor pronto (montado e testado) restando somente colocar de volta no carro, ma maioria das vezes o mecânico faz a remontagem e a instalação do motor.

Dependendo da Retífica às vezes sai alguma coisa errada e se o mecanico for bom descobre na hora da montagem.

Dependendo do mecânico, a maioria não sabe nem o q é um torquímetro(ferramenta fundamental para a montagem de um motor) daí sai uma bela cagada e quando o problema aparece botam a culpa na retífica.

Se for mandar desmontar pra enviar a uma Retífica escolha um bom mecanico e vá pessoalmente pegar o orçamento na Retífica.

Se for mandar direto à uma Retífica que entregue o motor funcionando escolha uma empresa séria, exija peças de qualidade e nogocie a garantia antes de autorizar a realização do serviço.

Acho q é isso, no mais boa sorte.

Gasoso
26/04/2006, 18:24
É o reparo das partes móveis internas ao motor. Este tipo de serviço é necessário depois de muito uso do motor ou devido a desgaste anormal ocorrido por super aquecimento, queima de juntas, etc...

Basicamente, o motor está desgastado pois o local que aloja os pistões (camisas ou o próprio bloco do motor) esta desgastado. Os bronzes que "calçam" o virabrequim na parte baixa do motor também costumam estar desgastados.

Dependendo do desgaste, vc precisa cortar ou não o bloco e ou o virabrequim.

Cortar o bloco quer dizer aumentar o diâmetro da sede dos pistões do motor. Feito isso, é preciso trocar os pistões por outros de medidas mais largas... As medidas dependem em que ponto já esta o desgaste do seu motor. Podem ser 0,25 0,50 1,0 etc...

Cortar o virabrequim quer dizer diminuir o diâmetro do local onde as bielas são presas ao virabrequim e diminuir o local onde o virabrequim é preso ao bloco (como em um mancal). Este último costuma ser chamado de chumaceira. Pode ser necessário cortar um ou ambos os locais... e eles podem ficar com medidas de corte diferentes dependendo da necessidade.
Os locais cortados recebem bronzes (imagine calços) mais grossos que os originais em função do corte para compensar a mudança nas medidas.

Este tipo de serviços tem muitos detalhes, mas o básico é isso...

se vc tiver alguma dúvida mais específica é só falar....

[]s

Cássio
26/04/2006, 21:31
Retífica do OHC tem custo elevado. Troca por um GM 4 ou 6 cilindros que sai mais em conta e você ganha na relação custo benefício. Palavra de quem já retificou 2.
Saudações!

Ramone
27/04/2006, 20:50
Esse negocio veio na pior hora. Meu Jeep ja ta a uns 2 meses na reforma pq ficou 10 anos parado.
Tava na etapa final quando o mecanico falou que ia ter que fazer isso pois o motor não ligou. A grana ja ta esgotada e se depender do orçamento eu vou ter que desistir pq não vai ter jeito.
Trocar o motor é impo$$ivel. :cry: :cry: :cry:

NeRo
27/04/2006, 21:31
Ele abriu o motor pra poder dizer isso? Comprar um OHC usado é a opção mais barata no momento.
Retificar esse motor só compensa se você for colecionador. :roll:

brrr... ele deu partida num motor 10 anos parado? :evil:

José Augusto
27/04/2006, 21:51
Ramone, como Cássio sugeriu, troca por um motor que esteja em bom estado ou troca de mecânico as vezes é o mecânico que força uma situação (motor que tem que retificar se não for caso de calço hidráulico ou quebra de biela, anel ou vira, as vezes liga até mais facilmente o que acontece normalmente é que o motor tem folgas e não tem força, "raja", vaza pressão e/ou mistura água com óleo). :twisted:

Você chegou a verificar a condição do óleo (se é que ainda tem), o mecânico pelo menos abriu o motor ? :pensativo:

Gomes Neto
28/04/2006, 00:42
A grana ja ta esgotada e se depender do orçamento eu vou ter que desistir pq não vai ter jeito.

Uma retífica de um motor GM 4 cil. sai por volta de R$ 350,00 a R$400,00, fora as peças que saem por +- uns R$ 400,00, só ai já deu R$ 750,00 por baixo.
O mesmo serviço no OHC deve ser até mais caro, devido ao custo das peças.
Não sei quanto custa um motor OHC, mas de qualquer forma se a grana tá curta, não se afobe :stop: , faça a coisa certa esperando melhor oportunidade. :wink:

"Fazer bem feito, para fazer uma vez só!!!"

Alessandro Henrique
28/04/2006, 08:36
Ramone,
Antes de colocar o motor a funcionar procure limpar o carter, tuchos e verifique se a bomba d'agua nao esta emperrada bem como o estado do motor de arranque. Nao eh esperado que um motor destes pegue facilmente apos tanto tempo parado, uma boa verificacao e limpeza (pode significar desmontagem parcial) sao imprescindiveis e afirmar que o motor precisa de retifica neste momento eh um diagnostico precose.

Sds.

Ramone
01/05/2006, 18:23
brrr... ele deu partida num motor 10 anos parado? :evil:

Não... ele tempo funcionar na mão. Algo assim...
O motor ta aberto lah na oficina e acho que só o cabeçote vai pra retifica.