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Ver Versão Completa : Dúvidas sobre o câmbio automático Pajero Sport Diesel 2009 e 2010



Marcelocruzaps
06/08/2018, 10:09
Olá pessoal, como vcs estão??

Estou "ensaiando" comprar uma Pajero Sport Diesel e pretendo fazer longas viagens, sou engenheiro e viajo bastante, logo preciso de um carro mais robusto. Pesquisei um pouco e ouvi falar muito da Pajero Sport, porém me surgiu um dúvida, o câmbio automático da Pajero é um câmbio problemático? Quais são os principais defeitos desse câmbio? Para longas viagens qual câmbio dura mais? Automático ou manual?

Walter da Camper
06/08/2018, 12:35
O cambio automático de todos os modelos de Pajero não é problemático. No caso da Sport é um cambio de projeto mais antigo, com apenas 4 marchas e pouco gerenciamento eletrônico. É robusto, mas seu comportamento às vezes irrita por causa da lentidão em suas respostas.
Se vc está decidido pela Sport diesel, deve preocupar-se mais com o motor do que com cambio. É um bom motor quando bem cuidado, porém é muito sensível a maus tratos e negligência na manutenção. Procure um carro que esteja visivelmente bem conservado, sem sinais de que tenha sido mexido no motor (parafusos com cabeça desgastada, abraçadeiras diferentes das originais...etc). Fuja de conversas do tipo "cabeçote novo" "turbina recentemente trocada" "só precisa arrumar tal coisa no motor",... etc. Depois que um mecânico incompetente põe a mão nesse motor, dificilmente ele volta a ser confiável.
Possivelmente vc terá que ir longe pra encontrar um bom exemplar da Sport diesel.
Quando vendi a minha, em 2015, o comprador veio da região centro-oeste até SP para buscá-la, dizendo que na região dele só tinha caminhonete judiada.
Boa sorte na compra.

ricardomedeiros123
08/08/2018, 14:19
Antes de comprar, leve à um especialista em câmbio automático para verificar se está tudo ok, pois caso dê problema, o custo para arrumar pode ser um pouco elevado.
Tive problemas com o câmbio automática da minha L200 sport 2007, todos os discos queimaram, tive o seguinte custo:
Mao de obra: 2.400,00
Discos/óleo/Filtro: 3.400,00
Cabo Embrragem: 450,00
Total: 6.250,00.

FaRoFFeRo
09/08/2018, 10:28
Muitos dizem que se tiver os devidos cuidados não quebra.
O meu cambio começou a apresentar um comportamento diferente, eu percebi que o óleo estava a começar a ficar marrom, eu troquei o óleo por óleo Dexrom 3-H e ficou show. Novo de novo, mais suave, trocando marchas mais cedo.
Espero que fique muitos anos atividade.
Já viajei muito nela e nunca deu problema, já o motor vive me dando dor de cabeça.
SPORT DIESEL 2.5 HPE.

Walter da Camper
09/08/2018, 12:54
Realmente o ponto fraco é o motor. O carro tem um excelente conjunto chassi, suspensão, direção, transmissão. Para quem tiver mão-de-obra confiável até vale à pena trocar o motor pelo da Triton.
No meu caso, preferi trocar a diesel pela V6 flex, já que rodo em média 10mil km por ano.