shuther4x4
05/08/2018, 21:13
Como foi feito o freio traseiro a disco da Berenice (minha hilux japonesa 1995!).
Relato que o freio a tambor dela sempre foi bom, o problema era ter de desmontar tudo para lavar depois de trilha com barro, onde até o freio de mão ficava sem ação. E o ato de desmontar roda, tirar tambor, lavar e remontar me cansava, além do que tenho ideia de colocar alargador, o que dificultaria bem mais esse serviço.
A deixa foi um vazamento no retentor traseiro esquerdo.
Vou descrever o mais detalhado possível aqui:
1. Desmontagem da roda e tambor.
2. Desmontagem do circuito hidráulico e freio de mão traseiro.
3. Retirada da sapata e do burrinho de freio.
4. Drenagem do óleo do diferencial.
5. Retirada do semi-eixo.
6. Retirada do anel trava e corte do anel de encosto do rolamento, retirada do rolamento. Nesse momento também retira o espelho do tambor.
7. Montagem do rolamento, com retentor do rolamento toyota, rolamento nachi japao, anel de encosto toyota, e anel trava. Mantive por enquanto o retentor do eixo traseiro velho, pois iria ficar tirando e retiradno o semi eixo para medidas.
8. Aquisição do jogo de pinças de freio traseiras de um corolla 2015, junto com os cabos do freio de mão e os flexiveis e os parafusos de fixação das pinças. Compra de pastilhas novas toyotas.
9. Aquisição de disco de freio traseiro fremax rigido para troller 2003 em diante (modelo antigo).
10. Torneamento da pista do disco em 9mm na parte do eixo (interno) e 1mm na parte da roda (externo). Isso é necessário pois a pinça do corolla trabalha com um disco de 10mm de pista, e o do troller nesse modelo possui 20mm de pista. Não encontrei o disco traseiro do troller 2002 (que foi o primeiro modelo a diesel e possuía pista de 10mm).
11. Fabricação do suporte para a pinça, pegando os 4 parafusos originais do semi eixo. Mandei fazer em aço 1020 na espessura 5/16 (+- 8mm).
12. Furação do suporte.
13. Retirada do amortecedor e suporte onde vão parafusados os grampos da mola (isso é necessário para encaixar o suporte, passando pela parte mais fina do eixo.
14. Montagem definitiva do semi eixo com retentor do diferencial novo e aperto junto ao suporte.
15. Ajuste do suporte da pinça que segura o cabo do freio de mão, pois o mesmo fica no rumo do feixe de molas.
16. Retirada dos canos de freio parafusados no diferencial, mudança do “T” para o local mais ao centro onde ia parafusado o suporte central do cabo de freio de mão original.
17. Corte dos canos originais e adaptação em comprimento (diminuir) para encaixar aos flexíveis. A rosca é a mesma.
18. Colocação de óleo no diferencial (óleo LSD).
20. Sangria do sistema.
Freio de mão. Essa foi sem duvida a etapa mais demorada. Fiz e refiz varias vezes o sistema até encontrar uma forma para aproveitar os cabos originais do corolla e a alavanca e cabo original da hilux.
21. Construção de uma caixa de ferro onde encaixa os cabos do corolla e essa caixa é presa a travessa do chassi acima do rolamento central do diferencial traseiro (único furo feito na viatura no processo).
22. Construção de uma alavanca presa ao parafuso traseiro direito do banco do motorista. Necessário trocar o parafuso por um mais longo, colocar ele de baixo para cima e colocar porca para segurar o banco.
Essa alavanca passa por cima do diferencial e vai até 1cm proximo do lado direito do chassi, onde conecta o cabo de freio de mão. OBS: Meu cabo era mais curto que o original, pois substitui por de toyota 97 em diante, e utilizei um extensor para conectar ele a alavanca original. Agora essa chapa extensora sai.
23. Fiz um tubo onde encaixa a ponta final dos cabos e esse tubo é ligado a alavanca por uma barra roscada, permitindo regulagem.
OBS. O acionamento do freio e mão fica um pouco mais rígido que o original.
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Relato que o freio a tambor dela sempre foi bom, o problema era ter de desmontar tudo para lavar depois de trilha com barro, onde até o freio de mão ficava sem ação. E o ato de desmontar roda, tirar tambor, lavar e remontar me cansava, além do que tenho ideia de colocar alargador, o que dificultaria bem mais esse serviço.
A deixa foi um vazamento no retentor traseiro esquerdo.
Vou descrever o mais detalhado possível aqui:
1. Desmontagem da roda e tambor.
2. Desmontagem do circuito hidráulico e freio de mão traseiro.
3. Retirada da sapata e do burrinho de freio.
4. Drenagem do óleo do diferencial.
5. Retirada do semi-eixo.
6. Retirada do anel trava e corte do anel de encosto do rolamento, retirada do rolamento. Nesse momento também retira o espelho do tambor.
7. Montagem do rolamento, com retentor do rolamento toyota, rolamento nachi japao, anel de encosto toyota, e anel trava. Mantive por enquanto o retentor do eixo traseiro velho, pois iria ficar tirando e retiradno o semi eixo para medidas.
8. Aquisição do jogo de pinças de freio traseiras de um corolla 2015, junto com os cabos do freio de mão e os flexiveis e os parafusos de fixação das pinças. Compra de pastilhas novas toyotas.
9. Aquisição de disco de freio traseiro fremax rigido para troller 2003 em diante (modelo antigo).
10. Torneamento da pista do disco em 9mm na parte do eixo (interno) e 1mm na parte da roda (externo). Isso é necessário pois a pinça do corolla trabalha com um disco de 10mm de pista, e o do troller nesse modelo possui 20mm de pista. Não encontrei o disco traseiro do troller 2002 (que foi o primeiro modelo a diesel e possuía pista de 10mm).
11. Fabricação do suporte para a pinça, pegando os 4 parafusos originais do semi eixo. Mandei fazer em aço 1020 na espessura 5/16 (+- 8mm).
12. Furação do suporte.
13. Retirada do amortecedor e suporte onde vão parafusados os grampos da mola (isso é necessário para encaixar o suporte, passando pela parte mais fina do eixo.
14. Montagem definitiva do semi eixo com retentor do diferencial novo e aperto junto ao suporte.
15. Ajuste do suporte da pinça que segura o cabo do freio de mão, pois o mesmo fica no rumo do feixe de molas.
16. Retirada dos canos de freio parafusados no diferencial, mudança do “T” para o local mais ao centro onde ia parafusado o suporte central do cabo de freio de mão original.
17. Corte dos canos originais e adaptação em comprimento (diminuir) para encaixar aos flexíveis. A rosca é a mesma.
18. Colocação de óleo no diferencial (óleo LSD).
20. Sangria do sistema.
Freio de mão. Essa foi sem duvida a etapa mais demorada. Fiz e refiz varias vezes o sistema até encontrar uma forma para aproveitar os cabos originais do corolla e a alavanca e cabo original da hilux.
21. Construção de uma caixa de ferro onde encaixa os cabos do corolla e essa caixa é presa a travessa do chassi acima do rolamento central do diferencial traseiro (único furo feito na viatura no processo).
22. Construção de uma alavanca presa ao parafuso traseiro direito do banco do motorista. Necessário trocar o parafuso por um mais longo, colocar ele de baixo para cima e colocar porca para segurar o banco.
Essa alavanca passa por cima do diferencial e vai até 1cm proximo do lado direito do chassi, onde conecta o cabo de freio de mão. OBS: Meu cabo era mais curto que o original, pois substitui por de toyota 97 em diante, e utilizei um extensor para conectar ele a alavanca original. Agora essa chapa extensora sai.
23. Fiz um tubo onde encaixa a ponta final dos cabos e esse tubo é ligado a alavanca por uma barra roscada, permitindo regulagem.
OBS. O acionamento do freio e mão fica um pouco mais rígido que o original.
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