PDA

Ver Versão Completa : Blazer 4x4 - como usar?



MARCOS ALEXANDRE DE AZEVE
26/04/2006, 00:22
OLA PESSOAL EU SO VOVO POR AQUI MAS JA ESTOU ADORANDO ESTAR AQUI COM VOCES.
SEREI BREVE , TENHO UMA BLAZER 4X4 6C ALTOMATICA , SEMPRE QUANDO LIGO A TRACAO DELA ELA DA UM PUTA DE UM TRANCO QUANDO INGATO ,ATE AI ISSO E NORMAL PRINCIPALMENTE NA REDUZIDA, MAS ENTRO NO BARRO COM ELA E SO AS RODAS DE TRAS PATINAM ,ALGUEM PODERIA ME DIZER SE ISSO E NORMAL , OU ME INDICAR UMA OFICINA AQUI EM SP QUE EU POSSA LEVA LA .
MUITO OBRIGADO A TODOS

IGORFROTA
26/04/2006, 10:16
Coloca o carro em um elevador, aciona a 4x4 e engata uma marcha. Dai verifica se o carda dianteiro está rodando.
Se estiver, vc elimina de cara problemas com a caixa de transferencia e com o motorzinho de acionamento.
Se o carda rodar normalmente, o problema é na roda livre.
Manda verificar a bomba de vácuo q fica abaixo da bateria e as mangueiras que conectam nela. Se tiver td ok tb, dai vc parte para o acoplamento dentro do diferencial dianteiro.
No meu caso, eu comprei o carro e passei por todas as etapas, até chegar dentro do diferencial.
Felizmente, era apenas uma pequena arruela q tava desgastada. porem, geralmente o maior custo é com mao de obra para abrir o diferencial.
Procura uma boa oficina de 4x4 q eles sabem exatamente o caminha das pedras.
Aqui no forum alguem deve te indicar algum...
Boa sorte e qq duvida, pode contactar

MARCOS ALEXANDRE DE AZEVE
26/04/2006, 11:17
Coloca o carro em um elevador, aciona a 4x4 e engata uma marcha. Dai verifica se o carda dianteiro está rodando.
Se estiver, vc elimina de cara problemas com a caixa de transferencia e com o motorzinho de acionamento.
Se o carda rodar normalmente, o problema é na roda livre.
Manda verificar a bomba de vácuo q fica abaixo da bateria e as mangueiras que conectam nela. Se tiver td ok tb, dai vc parte para o acoplamento dentro do diferencial dianteiro.
No meu caso, eu comprei o carro e passei por todas as etapas, até chegar dentro do diferencial.
Felizmente, era apenas uma pequena arruela q tava desgastada. porem, geralmente o maior custo é com mao de obra para abrir o diferencial.
Procura uma boa oficina de 4x4 q eles sabem exatamente o caminha das pedras.
Aqui no forum alguem deve te indicar algum...
Boa sorte e qq duvida, pode contactar

MARCOS ALEXANDRE DE AZEVE
26/04/2006, 11:18
muito obrigado agora ja sei oque fazer .

Wallace
26/04/2006, 12:03
Primeiro escreve em minusculas.
Esta colocando em neutro antes de colocar em reduzida?

João Pedro
26/04/2006, 19:15
O Walalce levantou uma "lebre" que eu fiquei pensando ao ler a narrativa do colega.
Será que engatou? Será que ele está sendo respeitada a velocidade máxima para engate da reduzida?
Eu tenho um colega que teve um desses modelos de Blazer, realmente ele as vezes se queixava dessa "patinada", mas que melhorava qdo acrescentava peso à traseira dela.
Espero que não seja um problema mecânico, pois a Blazer ainda é cara para se mexer.

Wallace
27/04/2006, 09:25
Na Blazer e não sei, mas na Cherokee tem que colocar ou tirar da reduzida em neutro e parado, mesmo com o manual falando outra coisa...
A Cherokee pode pasar entre 4x2, 4x4 Full-time e 4x4 Part-time a qualquer velocidade, mas muitas vezes só realmente muda quando se tira o pé a acelera novamente.

José Augusto
28/04/2006, 22:26
Eu presumo que a caixa de transferência está Ok, pois quando a tração não entra no painel o botão fica piscando e não completa a operação, é + provável que o problema esteja na parte mais frágil do sistema que é a roda livre que é acionada por vácuo (nos sertões a equipe da GM até cogitou a possibilidade de mudar o sistema para manual mas até hoje correm com o sistema original).

Siga o conselho do Igor Frota, eu iniciaria por uma inspeção visual em baixo do veículo, apesar do pouco espaço com o auxilio de um pequeno espelho é possivel verificar todo o conjunto.

Na Blazer, o 4x4 high entra até 80 km/h (mas só consegui engatar em velocidade com o cambio em neutro), já 4x4 low tem que estar parado ou praticamente e o cambio na posição N.

No mais algumas vezes (logo quando comprei, ela já tinha 2 anos de uso e o antigo dono nunca tinha acionado 4x4, nem alta nem baixa) ela demorava para engatar o botão ficava piscando e as outras vezes não entrava o 4x4 high só o low. Mas este problema acabou sozinho em 3 meses (atribuo isto a falta de uso).

O importante é sempre que possível engatar a tração e por para funcionar o conjunto no mais já são quase 5 anos de uso fazendo passeio e até trilhas leves sem problemas, mantendo a manutenção (que é cara) em dia e engraxando frequentemente.

MARCOS ALEXANDRE DE AZEVE
01/05/2006, 21:23
queria agradecer ao Igor Frota pelas valiozas informacoes ,sem a qual talves eu ate seria enrolado por algum mecanico ,segui passo a passo o que ele me instruil ate chegar no difragma que fica embaixo da bateria que tinha um cabo escapado coloquei no lugar e ficou tudo perfeito .
valeu Igor.

guidojunior
05/09/2006, 00:03
Olá, acho que estou com o mesmo problema que o Igor teve. Engato a tração HI, aciona a cx de transferencia e cardã, mas a roda livre não engata. Passei por todas as etapas de verificação e eu e o mecânico concluimos que o problema é no diferencial dianteiro. Estou no aguardo pra ver do "bicho" q tem lá dentro...espero que seja só a tal arruelinha...

nelio84
05/09/2006, 17:18
Wallace, no caso da Cherokee, o 4x4 Part Time vem antes do Full Time, certo?! Teoricamente ela não engataria primeiro o Part Time, mesmo puxando direto para o FULL ??? Desculpem a invasão do tópico, é que fiquei curioso.. sou novo no ramo também.. Obrigado

Wallace
07/09/2006, 00:50
A alavanca apesar de ser mecanica não faz a tração entrar ou sair na hora.
Se não parar de acelerar acho que não muda nunca.
Só entra normalmente se der uma tirada de pé e voltar a acelerar, ou quando fizer uma curva mais fechada.
Realmente precisaria estudar se entra o 4x4 e depois libera o bloqueio central ou se faz ambos ao mesmo tempo.
Mas como eu sempre procuro trocar em linha reta não tem problema andar um pouco em 4x4 part time já que estarei em linha reta.

Bianor
08/09/2006, 06:30
Bom já fiqueio atolado na areia sem tração na dianteira.
Fui ver o que era os mecanicos triraram o cambio do lugar e quando colocaram tudo no lugar colocaram a a tomada ou soquete que tem as mangueiras de vacuo e as conecta por cima da caixa de transferencia invertida em 180 graus e ai não funcionou foi só inverter que funcionou normalmente. O pior é que o conector deveria impedir montagem invertida e não existe esta segurança.
Bom dai quando faço manutenção em qualquer componente destes, coloco no elevador ligo o motor e traciono e vejo as rodas girando ai acredito que esta ok.
Sds

FLAVIO CAMPOS
20/01/2017, 15:04
boa tarde, eu li sobre o topico e estou interessado em adiquirir uma blazer 98 4x4, é um bom carro? quais os cuidados que devo ter para examina-lo? é meu primeiro 4x4 e também utilitario.

Aurelio89
17/08/2017, 22:21
Olá, acho que estou com o mesmo problema que o Igor teve. Engato a tração HI, aciona a cx de transferencia e cardã, mas a roda livre não engata. Passei por todas as etapas de verificação e eu e o mecânico concluimos que o problema é no diferencial dianteiro. Estou no aguardo pra ver do "bicho" q tem lá dentro...espero que seja só a tal arruelinha...

Amigo, vejo que vc já teve blazer e TR4... E estou a procura de informação.
É o seguinte: tenho uma tr4 2007, e estou pensando em trocar minha TR por uma blazer, o que me diz? farei uma boa troca? Procuro custo benefício. Acho a manutenção da TR cara, queria algo mais barato, porém sem entrar numa fria. Ou seja, não quero gastar mais na blazer por dar mais problema que a TR, entende? Ando em estrada de chão todos os meses, são 300 km. No inverso uso bloqueada e as vezes reduzida, pouco, mas já precisei.

Aurelio89
17/08/2017, 22:23
OLA PESSOAL EU SO VOVO POR AQUI MAS JA ESTOU ADORANDO ESTAR AQUI COM VOCES.
SEREI BREVE , TENHO UMA BLAZER 4X4 6C ALTOMATICA , SEMPRE QUANDO LIGO A TRACAO DELA ELA DA UM PUTA DE UM TRANCO QUANDO INGATO ,ATE AI ISSO E NORMAL PRINCIPALMENTE NA REDUZIDA, MAS ENTRO NO BARRO COM ELA E SO AS RODAS DE TRAS PATINAM ,ALGUEM PODERIA ME DIZER SE ISSO E NORMAL , OU ME INDICAR UMA OFICINA AQUI EM SP QUE EU POSSA LEVA LA .
MUITO OBRIGADO A TODOS
Amigo, como foi ou está sendo sua experiencia com essa sua blazer, seu cambio automático está zero bala ainda? E a tração, é efetiva mesmo?

Sergio c
18/08/2017, 09:01
Eu trocaria, acho a Blazer "mais forte" que a TR4.
Amigo, vejo que vc já teve blazer e TR4... E estou a procura de informação.
É o seguinte: tenho uma tr4 2007, e estou pensando em trocar minha TR por uma blazer, o que me diz? farei uma boa troca? Procuro custo benefício. Acho a manutenção da TR cara, queria algo mais barato, porém sem entrar numa fria. Ou seja, não quero gastar mais na blazer por dar mais problema que a TR, entende? Ando em estrada de chão todos os meses, são 300 km. No inverso uso bloqueada e as vezes reduzida, pouco, mas já precisei.

Aurelio89
18/08/2017, 21:26
Eu trocaria, acho a Blazer "mais forte" que a TR4.

Obrigado Sérgio,
1. e Quanto à manutenção?
2. será que eu preciso mesmo de uma 4x4 ou uma 4.3 dá conta do recado?
3. Que blazer me aconselha? pensei em uma entre 1989 a 2002
4. o cambio automático da blazer é confiável, ou melhor uma manual?
5. o que devo olhar numa blazer antes de comprar?