PDA

Ver Versão Completa : Documentação Cj



Roberto Fazollo
28/01/2004, 15:38
Senhores, boa tarde;

Estou comprando um Jeep com placas amarelas ainda, é muito difícil????
muito burocrático?????
Poderiam me informar os passoa a serem tomados????

Desde ja agradeço

sds

Fazollo

Eduardo Chaves
28/01/2004, 16:32
Roberto,

O processo é o mesmo, como uma transferência normal, apenas com o custo adicional das placas novas...

A grande vantagem é que podes escolher as letras e números da sua nova placa cinza, claro que existe um custo adicional, mas com certeza vale a pena...

[]'s...

EduardoLang
28/01/2004, 18:00
Roberto,

Além do custo com a transferência, terá que efetuar vistoria do veículo e para isso o mesmo terá que estar todo OK!!!!! Sem adaptações fora da legislação.

Verifique isso antes de efetivar a compra de seu carro!!!!!


sds

Roberto Fazollo
28/01/2004, 19:21
E com relação a documentação atrasada, tenho que pagar todos os seguros obrigatórios e todos os IPVA's???

sds

Fazollo

EduardoLang
28/01/2004, 19:35
Roberto,

Com relação ao Seguro Obrigatório não tenho certeza, mas acho que sim, agora com relação os IPVAS, etes sim, vc certamente terá que pagar.


sds

Luiz Claudio
28/01/2004, 19:50
Fazollo,

Talvez esse Jeep (mesmo com a documentação atrasada) não tenha nenhum débito relativo ao IPVA.

Lembre-se que todo veículo fica isento do pagamento de IPVA depois de 20 anos.

Basta você ver que ano é o Jeep, a quanto tempo está com a documentação atrasada e fazer as contas...

Um abraço
:D :D :D

Rene G. Mattos
29/01/2004, 18:48
Ola, a todos


pera ai deixa-me ver se eu entendi...


O companheiro, Luiz Claudio falou:



Lembre-se que todo veículo fica isento do pagamento de IPVA depois de 20 anos.


Meu jeep e 1980 ou seja ele tem 24 anos de contribuição.. Não preciso pagar IPVA ?

Então porque continua sendo cobrado todo ano ? :shock:

Grandes abraços, René G. Mattos

Eduardo Chaves
29/01/2004, 19:49
Luiz,

Será que a regra do IPVA varia de estado para estado ?

O IPVA do Jericó, quando estava em Manaus, era de L$ 47,00 em 2003, e o de 2004, agora em SP, veio L$ 140,00... :evil:

[]'s lembrando que estamos no Brasil e tudo é possível... :lol:

Thiago Rodeghel
29/01/2004, 20:06
Ola, a todos
pera ai deixa-me ver se eu entendi...

O companheiro, Luiz Claudio falou:


Lembre-se que todo veículo fica isento do pagamento de IPVA depois de 20 anos.

Meu jeep e 1980 ou seja ele tem 24 anos de contribuição.. Não preciso pagar IPVA ?
Então porque continua sendo cobrado todo ano ? :shock:


Fala aí Rene :D

Depois de 20 anos, fica isento o IPVA, vc somente paga o licenciamento :wink: , q na média é de 50LT$$$, para o governo :evil: :roll: Pelo menos foi o q paguei ano passado :)

[s]

du
30/01/2004, 08:24
Pessoal,

Me corrijam, mas entendo que o IPVA como é estadual, ou seja, o valor é diferente para cada estado o estado de SP é o mais caro mesmo, mas este benefício de isanção de IPVA depois de 20 anos também não é em todos os estados, o estado de SP tem.

Abraços Du.

Luiz Claudio
30/01/2004, 18:50
Luiz,
Será que a regra do IPVA varia de estado para estado ?

Eduardo e ALL,

Sei lá, agora fiquei confuso....

Mesmo sabendo que a alíquota do IPVA varia de estado para estado, eu sempre pensei que essa isenção após 20 anos fosse a nível nacional.

Vou tentar pesquisar sobre isso...Qualquer novidade eu posto aqui...

[]'s

monge
01/02/2004, 14:39
Fala Gente... :D

Quanto a IPVA e documentação o baraiado é o seguinte: :D

Aqui em minas não tem isenção, meu jeep é 68 e pago IPVA. :?

Pra vc colocar em dia documentos aqui em minas, vc paga os ultimos 5 anos de IPVA atrasados :?

Paga o seguro obrigatório do ano passado e deste ano. :?

E ainda paga por um maltida taxa de licenciamento que se não me engano só tem aqui em minas... mais 50 conto de bobeira pro governo. :x :x :x

Depois disso tudo pago, vc escolhe a placa branca e pronto. :D

Jeep tá com a documentação em dia. :D

E a vistoria que eles fazem aqui é só farol, seta, luz de freio e número de chassis. :?

É meia boca mesmo.

[]'s

Eugênio

Stormbringer51
02/02/2004, 12:41
Galera, já que o papo é documentação, queria saber o que pode acontecer se eu perder o documento do meu CJ. Aquele de venda!!!!
o documento que agente tem que levar junto com o carro eu tenho, o outro não sei onde foi parar... :oops:
Será que alguém pode tirar outra documentação e eu perder meu CJ?? :shock:

Luiz Claudio
02/02/2004, 18:36
Fala Daniel,

Eu acho muito difícil ocorrer uma coisa assim, mas como segurança e bom senso nunca é demais, eu aconselharia você a fazer um B.O. e providenciar a segunda via junto ao Detran.

[]'s
:D :D :D

Eduardo Chaves
02/02/2004, 20:55
Correto Luiz,

O B.O. é a sua garantia que não houve má intenção, e a 2a via é como se fosse uma transferência pra vc mesmo, o custo é o mesmo... :wink:

Prepare o bolso... :lol:

[]'s por experiência própria... :?

kmoretto
03/02/2004, 08:03
Eu já tive o mesmo problema com um carro que eu comprei, e pasmem, o despachante perdeu o documento de transferência, quanto ao BO não é só por segurança não, se não me engano o Detran não emite esta segunda via sem ele, foi o que fiz e ficou tudo certo.

Max Terry
12/08/2004, 12:03
Eu não tenho certeza, mas eu acho que quem tem que fazer o pedido de mudança de placa amarela é o dono, ou seja o nome que está no documento.Antes da transferência, tem que ser feito este pedido, dai se o antigo dono já se foi, só com algum conhecido no detran $$$

Msrezende
20/01/2005, 16:30
Verifiquei no site do DETRAN do RJ e o que rege esta isenção é uma resoluçao do CONTRAN orgao federal. MAs acho que os estados podem legislar mais rigorsomanete apartr dela, isso é o qeu acontece com leis estaduais sobre federais. Ai euacho que ser mais rigoroso deve ser ou aumentar o prazo ou nao permitir. Ai é o que varia de estado para estado

Na resoluçao consta-se como 15 anos. E Tambem:

Quem está isento de pagamento de IPVA ?

· Veículos de entidades filantrópicas, devidamente comprovadas;
· Veículos de aluguel (táxis autônomos), reboques e similares;
· Veículos adaptados a portadores de deficiência física;
· Veículos oficiais (federais, estaduais e municipais);
· Veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Como deve proceder o interessado em ter reconhecido direito à isenção ou não-incidência do imposto ?

Deve comparecer a uma inspetoria da Secretaria de Estado de Fazenda, para requerer o reconhecimento do benefício através de processo administrativo.

Onde funciona a Secretaria Estadual de Fazenda, responsável pelo cálculo e cobrança do IPVA ?

O atendimento ao contribuinte é prestado pela Inspetoria da Fazenda Estadual de IPVA, localizada na Rua Visconde do Rio Branco, nº 22, térreo, Centro, Rio de Janeiro - RJ. Mais informações pelo site http://www.sef.rj.gov.br
Como proceder para requerer isenção ou não-incidência de IPVA?
O pedido de reconhecimento do benefício deverá ser apresentado no Departamento Especializado de Fiscalização de IPVA, localizado na Rua Visconde do Rio Branco, nº 22, Centro, no Município do Rio de Janeiro.

Os requerentes domiciliados nos Municípios do interior do Estado poderão, opcionalmente, apresentar o pedido na repartição fiscal de seu domicílio.

Os casos de não-incidência e isenção de IPVA estão previstos, respectivamente, nos artigos 4º e 5º da Lei 2.877/97.


EU ja estou a postos para assim que comprar meu CJ5 entrar com o processo para nao pagar IPVA.
:mrgreen:

Ronaldo B.
20/01/2005, 17:15
Eduardo e ALL,

Sei lá, agora fiquei confuso....

Mesmo sabendo que a alíquota do IPVA varia de estado para estado, eu sempre pensei que essa isenção após 20 anos fosse a nível nacional.

Vou tentar pesquisar sobre isso...Qualquer novidade eu posto aqui...

[]'s

Luiz Claudio,

A sua informaçãoestá correta, veja a lei abaixo: :D

Lei nº 6.606/89:
Artigo 9º - São isentos do pagamento do imposto:

I - a embarcação de propriedade de pescador profissional, pessoa física, por ele utilizada na atividade pesqueira;
II - os veículos de Embaixadas, Representações Consulares, de Embaixadores e de Representantes Consulares, bem como de funcionários de carreira diplomática ou de serviço consular, quando façam jus a tratamento diplomático, e desde que os respectivos países de origem adotem reciprocidade de tratamento;
III - os veículos não registrados no Estado, de propriedade ou posse de turistas estrangeiros, durante seu período de permanência no país, nunca superior a 1 (um) ano;
IV - as máquinas agrícolas;
V - os veículos utilizados no transporte público de passageiros, na categoria de táxi, de propriedade de motoristas profissionais autônomos;
VI - as embarcações, aeronaves e locomotivas utilizadas nos serviços de transporte público de passageiros e cargas;
VII - os ônibus empregados exclusivamente no transporte urbano, suburbano ou metropolitano;
VIII - os veículos especialmente adaptados, de propriedade de deficientes físicos;
IX - os veículos automotores terrestres com mais de 20 (vinte) anos de fabricação (inciso acrescentado pela Lei nº 9.459, de 16/12/96);
X - as embarcações e aeronaves com mais de 30 (trinta) anos de fabricação (inciso acrescentado pela Lei nº 9.459, de 16/12/96).

Quem quiser ler o restante, segue abaixo o link, porém acho que só é válido par o Estado do São Paulo uma vez que o IPVA é definido como imposto porém de responsabilidade estadual :oops:

http://pfeinfo.fazenda.sp.gov.br/CGI-BIN/om_isapi.dll?clientID=21860924&advquery=%22isen%e7%e3o%20de%20ipva%

[]´s isentos de IPVA :D :D :D

Luiz Claudio
20/01/2005, 17:35
Ronaldo,

Boa contribuição, mas ainda fica uma dúvida no ar...

Será que os estados que cobram o IPVA para veículos com mais de 20 anos tem alguma fundamentação para fazer isso, tipo alguma liminar na justiça???

Será que eles estão cobrando esse IPVA de maneira abusiva e indevida???



MAs acho que os estados podem legislar mais rigorsomanete apartr dela, isso é o qeu acontece com leis estaduais sobre federais. Ai euacho que ser mais rigoroso deve ser ou aumentar o prazo ou nao permitir. Ai é o que varia de estado para estado

Ou será que essa opinião do nosso amigo Marcelo é que está certa??? Os estados tem poder de legislar sobre uma lei federal???

[]'s...

Sergio Rocha
20/01/2005, 17:41
Normalmente a isenção é automatica.Quando atinge a idade o Estado para de cobrar.Só tem q pagar as taxas de licenciamento

[]'

Luiz Claudio
20/01/2005, 18:04
Sérgio,

Isso é o que eu sempre acreditei, mas como explicar que alguns amigos aqui do fórum ainda paguem IPVA mesmo tendo viaturas com mais de 20 anos???

Relendo o tópico, encontrei essas colocações:


Aqui em Minas não tem isenção, meu Jeep é 68 e pago IPVA.


Meu Jeep é 1980, ou seja, ele tem 24 anos de contribuição... Não preciso pagar IPVA?

Então por que continua sendo cobrado todo ano?

Será que são casos esporádicos movidos por algum erro do Detran desses lugares (Minas e Pernambuco) ou realmente não existe isenção em alguns estados???

[]'s...

Eduardo Chaves
20/01/2005, 18:10
LC...

Eu ainda acho que o motivo é que varia de estado para estado, inclusive pode ser tb falha nos sistemas desses estados...

[]'s...

Sergio Rocha
20/01/2005, 18:43
Como o imposto é estadual, cada estado adota o seu.O certo é verificar no seu estado se existe a isenção.Caso vc tenha direito a ela e o seu jeep não está ainda isento, vc pode pedir a regularização e devolução dos valores pagos indevidamente.
[]'

Msrezende
20/01/2005, 18:57
é.. seria bom se fosse logo automatico quando completasse a idade limite (15 ou 20 anos) mas quem quer perder receita, nao e´mesmo? Assim eles ficam quietos e quem nao sabe continua pagando....
Por isso precisamos nos informar. Aqui no Rio ja descobri que funciona assim e aonde tenho que ir quando for a hora. O pessoal de minhas poderia ver isso a fundo, pode ser que tenha e a coisa te meio escondida. Nao sei...
Queria saber se tem alguem do Rio que ainda paga e porque.

Abracos!!

monge
20/01/2005, 22:45
FAla Gente

Em minas gerais esta lei não vigora...

aqui qualquer coisa motorizada paga IPVA... independente da idade..

[]'s

Eugênio

Pacheco_RJ
24/01/2005, 11:55
é.. seria bom se fosse logo automatico quando completasse a idade limite (15 ou 20 anos) mas quem quer perder receita, nao e´mesmo? Assim eles ficam quietos e quem nao sabe continua pagando....



Salve All,

Prezado Marcelo, com certeza vc se enganou, todos os veículos com ano de fabricação igual ou anterior a 1989, estão isentos de pagamento de IPVA no RJ. Para este ano todos deverão pagar Seguro DPVAT 56,77 + Taxa DAD (Detran) 27,15+ Licenciamento Anual (Detran) 67,87+ Tarifa de serviço 2,98, Totalizando 154,77.

Esta isenção é via SISTEMA, para este ano 1989, ano que vem 1990 e assim por diante.

Quanto ao cadastramento de veículos antigos com placa antiga ( AMARELA ) o propietário deverá apenas pagar as taxas dos dois (02) últimos anos + taxa para cadastramento da plcaca de 03 ALFAS no sistema.

Aqui no Rio de Janeiro, já não é mais permitido a escolha de ALFAS e números, os veículos novos tem suas placa atribuídas randomicamente via sistema, isto eu te garanto, acabou a mamata de escolher placa bonitinha. :twisted: :twisted: :twisted:

Msrezende
24/01/2005, 12:21
Meu amigo tem um chevete 85 ou mais velho e ainda recebe o IPVA pra pagar. porque?
EU procurei n osite do detran e diz que precisa ir na sec de fazend e entar com o pedido. é o que consta la.