PDA

Ver Versão Completa : Manutenção dos motores das L200 Gls 87cv diesel



renanabraham
25/04/2006, 20:51
estou com dúvidas em relação a manutenção deste motor :putz:

eu levava minha l200 na autorizada ateh tomar uma facada deles! desde então jah rodei alguns mil km e não sei que tipo de filtros usar... esses dias fui em um posto de gasolia trocar o filtro e o oleo e so consegui trocar o oleo!!! o filtro de oleo o cara não achava!!!!!! :pensativo:
nem o liquido de arrefe. o cara sabia me dizer qual usar!!! :|

a minha dúvida é a seguinte!

alguem sabe onde consigo essas peças de substituição rápida??
filtros de ar, oleo, combustivel....etc
moro em porto alegre... abração a todos! :concordo:

Pequeno jr
25/04/2006, 22:54
primeira ´pergunta para tentar t ajudar.

Vc tem certeza q seu veiculo tem 87Cv ??? Ela não é uma GLS 2001 ?? ela não 121 cv não???

Leonardo Dic
25/04/2006, 23:03
Renan, a empresa que trabalho é cliente da mann e fram, então consultei os catálogos e lá vai:

Mann: lubrificante WP 928/81, diesel WK 920/1, ar C 15300
Fram: lubrificante PH 6355A, diesel P 4886, ar CA 9744 ou CAK 5722


Nessas duas marcas pode confiar sem medo, pois os filtros tem seguro.

Abraço

renanabraham
26/04/2006, 09:02
Renan, a empresa que trabalho é cliente da mann e fram, então consultei os catálogos e lá vai:

Mann: lubrificante WP 928/81, diesel WK 920/1, ar C 15300
Fram: lubrificante PH 6355A, diesel P 4886, ar CA 9744 ou CAK 5722


Nessas duas marcas pode confiar sem medo, pois os filtros tem seguro.

Abraço

valeu amigão!

mas onde eu posso comprar esses filtros?? jah que na maioria dos postos de gasolina que eu fui não tem! :(

cbridi
26/04/2006, 12:22
Porto Alegre? SuperFiltros (http://www.superfiltros.com.br) - (51) 3343-7577 - Farrapos, 3505
Não trabalham com Mann e Fram mas trabalham com Parker/Racor que também são de excelente qualidade.

[]'s

JairoM
26/04/2006, 19:20
renanabraham,

Ai em POA não tem casas especializadas em peças de reposição, tipo.. velas, cabos, correias, mangueiras, etc? Nestas casas voce pode comprar os filtros, e substitui-los no posto que voce tem confiança.

Aqui no Rio de Janeiro, eu compro estas peças em lojas especializadas en Vans... lá no bairro de São Cristovão. Os filtros custam muito mais barato que nos postos.

Liquido de arrefecimento, é agua mesmo e aditivo de arrefecimento (qualquer marca conhecida) na proporção que o manual do proprietário manda.

Vou saber os preços por aqui, e assim que souber, posto aqui, pra gente fazer uma comparação.

[ ]s

Leonardo Dic
26/04/2006, 21:35
Renan se vc quiser poderia mandar pra vc mas acho q não compensa o frete pois estou no interior de SP

Abraço

Marvila
26/04/2006, 23:05
renan,
como informou o JairoM, os filtros da L200 vc encontra facilmente em autopeças ou casas especializadas em filtros :concordo: . O de óleo, ar e diesel. Há ofertas de muitas marcas (citaria a Tecfil, numa segunda linha de qualidade). Use sempre o óleo Castrol Turbomax (se não estou enganado atualmente ele evoluiu para Castrol Tection).
Quanto ao câmbio, t-case e diferencial use SOMENTE na especificação recomendada, o Castrol Dynadrive. E não arrisque. Sei de transmissões de L200 que foram para o espaço por usarem outro lubrificante :shock: .
Também em autopeças vc encontra com facilidade as velas de pré-aquecimento, tanto as originais quanto a similar. Aí no Sul é bom vc estar atento por causa da baixa temperatura (o desgaste destas velas deixa a L200 ruim de pegar, quando o motor estiver "frio").
Não esqueça de lubrificar os pontos regularmente. Sempre usei aquela graxa azul da Texaco (não recordo o nome).
O líquido de arrefecimento vc encontra até em rede de supermercados. Sempre usei aquele que já vem diluído (não use água comum por conter cloro, que é altamente corrosivo). Em caso de urgência coloque água mineral :wink: .
Abs
Marvila
Ranger Limited 2.8 04/04

JairoM
27/04/2006, 10:36
Marvila,

Aproveitamndo seu conhecimento, voce poderia comentar sobre a TROCA de oleo... cambio, t-case e diferencial?

No manual eles falam e troca a cada 40.000.... é isso mesmo ? e são quase 15 litros no total. O Castrol custa aqui no Rio de Janeiro entre 55,00 e 75,00 cada litro. E a coisa mais dificil é econtrá-lo fora das autorizadas da MIT.

[ ]s curiosos....

Marvila
27/04/2006, 23:10
JairoM,
taí um ponto crucial na manutenção da L200 :cry: . Como informei, alguns que resolveram usar outro tipo de óleo tiveram a desagradável surpresa de estourar o câmbio (e não foi somente um exemplo!) :shock: .
De fato, encontrar o Castrol Dynadrive fora das concessionárias MIT é um "Deus nos acuda" :roll: . Eu consegui numa dessas lojas especializadas em venda de produtos da Castrol (eles fazem o serviço de troca também) :concordo: .
A primeira troca fiz aos 40k, na concessionária :evil: . A segunda, essa loja especializada da Castrol informou que poderia trocar tranquilamente com 60k e foi o que fiz :mrgreen: . Inclusive, poderia ter rodado até mais, pelo estado do óleo. Conheço gente aqui em Salvador que está trocando com 80k :pensativo:.
O preço é este assalto mesmo...agora, se não estou enganado paguei algo em torno de R$ 400,00 na loja Castrol :wink: .
Confirme direitinho na MIT pq o Dynadrive é mais em conta do que o recomendado no Manual. A especificação é a mesma :concordo:.
Espero ter ajudado !
Abs
Marvila
Ranger Limited 2.8 04/04

Walter L. L. Casitta
28/04/2006, 07:51
Jairo,

Tem um monte de óleos que você poderia usar no cambio da L200. Você tem que procurar por outros da mesma característica ou melhores, ainda mais trocando num intervala tão curto assim. Esqueça a marca. Esse óleo não tem nada de tão especial. São óleos de direção hidráulica e câmbio automático. Poderiam usar, por exemplo, um Dextron III Mercom que é usado na Ranger e que são trocados com intervalos de 100.000Km por menos de R$18,00 o litro...

J. G. Junior
28/04/2006, 10:20
renanabraham,

Acho que o Walter tem razão. Existem óleos que podem substituir esse da castrol.
Agora veja bem, esse informado pelo Walter é para direção hidraulica e cambio automático!!! A sua eh cambio automático???

Para caixas automáticas a MIT recomenda o Castrol TQP SP-III e direção hidráulica o Castrol Dexron-III Mercom, mas em outro ponto do manual eles falam no Dexron II ???.
Outros fabricantes usam o mesmo óleo para as caixas automáticas e a parte hidráulica ( FORD). Pergunto: será que a transmissão automática é tão diferente assim das outras montadoras???

Para caixas de transmissão manuais (2,2 litros) e transferência (2,2litros) : use qualquer óleo API GL-4, com viscosidade SAE 80W ou 75W-85W.

Para os diferencias convencional (1,1 litro dianteiro e 1,5 litros traseiro): óleo para engrenagens hipóides - SAE 90.

Para diferenciais de deslizamento limitado : 75W90.

Motor ( 6 litros) : 15W40. ( O manual fala em 6.5 litros, mas até com troca de filtro nunca precisei colocar mais que 6 litros. Quando não troco o filtro de óleo uso somente 5 litros. Trocas a cada 5000km )

Outra coisa, vou trocar o óleo dos diferenciais e caixas somente com 100.000km, agora estou com 75.000km. Trocaria antes somente se tivesse entrado água.
Logo, não tem mistério. Temos boas marcas no mercado.

Abraços,

JairoM
28/04/2006, 11:20
Amigos,

A colaboração de voces é mesmo indispensável.

Aqui mesmo no 4x4brasil, eu peguei um manual de manutenção de motores 4D56 (motores MIT), que é o motor que equipa as L-200. Neste manual, que é Europeu, eles falam claramente em troca de correias(por exemplo) a cada 100k, quando a MIT no Brasil exige a troca a cada 50k religiosamente.

Eu comprei a minha l-200 com mais de 110k. Agora ela tem 142k. Espero mais uns 8k e troco as correias, que já estão guardadas, pois aproveitei para comprar no mercado paralelo mesmo. Gastei 165,00 nas 5 correias, em vez dos 680,00 pedidos pela MIT-Rio.

Quanto aos óleos de transmissão, caixa, e t-case, concordo com voces. A Castrol não é detentora exclusiva de um determinado tipo de oleo, e nem existe obrigatoriedade de uso de uma determinada marca. O que vale, e acredioto que deva ser obrigatório (e lúcido), é seguir a especificação do oleo.

Minha formação é técnica(sou arquiteto por formação profissional). Meu sogro, foi vchefe de manutenção(engenheiro) de locomotivas na velha e falecida RFFSA. Ele tambem pesquisava oleos lubrificantes desde a época que o teste era nas locomotivas elétricas e diesel. Naqueles tempos, le me recomendou usar no carro (gasolina) oleo Havoline, pois naquele momento era o de melhor performance na lubrificação do motor do meu carro, porque fora testado e aprovado como o melhor, nas locomotivas. Eu sempre usei. Nenhum motor de nenhum dos meus carros teve problema nenhum por conta de lubrificação.

Acredito, como voces, que devemos sim, utilizar produtos confiáveis, e de custo baixo, como citado pelo Walter (18,00/litro), que funciona tão bem quanto o mais caro de outra marca.

Vou olhar com calma a especificação do manual de minha L-200 e posto pra voces, os óleos e as quantidades que ele pede.

A propósito, minha L-200 é 87cv, e cambio manual.

renanabraham
28/04/2006, 22:28
Nossa!!! quanta informação!!!
a gente poderia aproveitar tudo isso e fazer uma seleção dos melhores e mais baratos oleos para ser utilizado em todas essas partes de mecanica das l200 gls manual ou automatica (a minha é manual diesel) :concordo:

minha ideia:

oleo TAL -> peça TAL
OLEO PIRIRI PIRI -> LUBRIFICA TAL PEÇA...

....E ASSSIM POR DIANTE! :D

jeisonk
29/04/2006, 12:01
Bacana, vou ficar de olho tambem.

JairoM
03/05/2006, 10:29
L-200 GLS 2000 - cambio manual.

Especificações segundo o manual do proprietário:

Fluido de arrefecimento: 8,0 litros (inclui 0.65l no reservatório) - aquele de plástico onde se completa a agua.

Oleo da TRansmissão e da Cx. Transferência: API GL-4/SAE vuscosidade SAE 80W ou 75w-85w
Quantidades: V5M21................ 2.2 litros
Transferência..... 2,2 litros

Oleo do Motor; 6.5 litros (inclui filtro 0,8l e resfriador de óleo 0,4l)

Fluido da direção hidraulica:0,9 l - DEXRON II

Oleo da Engrenagem do Diferencial Convencional:
acima de 10Celsius : SAE90w
abaixo de 10Celsius : SAE80w
Quantidades: Dianteiro........................ 1,1 litros
Traseiro......................... 1,5 litros

--------------------------Diferencial de deslizamento limitado (Alguém sabe me explicar o que é isso?????)
Castrol Sointrax LS 75W ou Castrol SAF XB (condições severas de uso)
Quantidade : .........................................2,6 litros

A Recomendação segundo o manual é:
Motor Diesel....................... Castrol Turbomax
Transmissão automática...... Castrol TQM-SP-II-M
Transmissão manual........... Castrol TAF-X
Diferencial convencional...... Castrol Syntrax ou Castrol SAF XO
Caixa de transferência........ Castrol TAF-X

Amigos, agora é com voces... quais são os oleos compativeis com estes ai de cima que são recomendados poela MIT ?

Walter L. L. Casitta
03/05/2006, 13:54
--------------------------Diferencial de deslizamento limitado (Alguém sabe me explicar o que é isso?????)


http://www.planetaoffroad.com/p03o.htm

JairoM
03/05/2006, 16:32
Walter,

A materia é muito boa, mas a minha ignorancia ainda nao entendeu a direfença entre diferencial convencional e diferencial deslizante.....

JairoM
23/05/2006, 14:11
Acabei de fazer uma cotação de preços em 2 casas especializadas em oleos aqui no Rio de Janeiro.

Castrol - TAF-X (100% sintético) - 75w/90w - 65,oo pratas cada litro.
Castro - Sintrax - (semi sintético) - SAE 90 - 58,oo pratas cada litro

Shell - Spirax - 75w/90w - 40,00 pratas cada litro.

Considerando que a L-200 usa 4.4 l nas transmissoes + 2.6 l nos diferenciais (total 7.0 litros) a brincadeira pode sair muito cara.

Alguem tem alguma coisa pra acrescentar ????

Casa Ordep - (21) 3396-5009 - Ilha do Governador (RJ)
Hermes - (21) 2580-2229 - Rua Bela - (RJ)

Martin Melcop
23/05/2006, 14:33
Walter,

A materia é muito boa, mas a minha ignorancia ainda nao entendeu a direfença entre diferencial convencional e diferencial deslizante.....

Jairo,

respondendo a sua pergunta nos temos 3 tipos de diferenciais.

- Diferencial bloqueado - ambas as rodas giram com a mesma rotação simultaneamente, onde ambas as rodas transmitem a força para o solo, precisa de um equipamento para fazer isso normalmente (Bloquei ARB, Ensimec, etc)
- Diferencial deslizante - pode ser 50% ~ 90% o eixo tem a tendência a fazer as duas rodas a terem a mesma rotação simultaneamente, onde a tendência que as duas rodas sejam motrizes, mas só uma parte da força é transferida para a roda "parada"
- Deferencial convencional - só uma roda é a motriz ou seja transmite a força do carro para o solo. Neste caso onde normalmente acontece o famoso X, onde o carro fica apoiado por duas rodas e quem gira são as duas suspensas.

Espero ter explicado

freitasjr
24/05/2006, 10:15
Alguém sabe de algum óleo que possa substituir o Castrol TQP SP-III exigido pela Mitsubishi p/ seus carros com câmbios automáticos ?

Atenciosamente, Francisco de Freitas...

JairoM
24/05/2006, 13:41
Martin Melcop,

Valeu Martin.... agora eu compreendi.

JairoM
24/05/2006, 13:56
Hoje eu terminei a minha pesquisa sobre os oleos de transmissão e diferenciais.

Comparei o que a Mit recomenda, que é o Castrol, com Shell, Petrobras e consultei tambem a Texaco, mas eles dizem que nao tem estes tipos no Brasil(somente oleo para motores).

Basicamente, a pesquisa se resumiu então a dois itens:
Castrol
TAF-X - é um oleo API-GL4 75w90 100% sintético
Sintrax - ´3 um oleo API GL 5 75w90 semi sintético.

Petrobras
Falei pelo 080-789001 com o engenheiro Julio (boa praça o cara)
Eles tem o Lubrax Gold - 75w90 100% sintético, que até 15 dias atras, so existia em baldes de 20l, e que começou a ser comercializado em embalagens de 1litro.

Shell
0800-781616 - me encaminharam para (11) 2171-0440... Paulistas... liguem e façam a pesquisa.
Spirax ASX - GL-5 75w90 - sintético.
Spirax HD - GL4 e GL5 75w90 (parece que é semi-sintético)

Alguem pode ajudar complementando estas informações ???

Ouvi dizer, pelos distribuidores de oleo (em atacado), que as concessionarias MIT aqui do Rio, estaõ comprando só o Castrol Dynadrive. É um GL-4 80w90, ´porem custa só 35,00 por litro. E que eles estao colocando nas caixas de transmissão e nos diferenciais...... Será que PODE fazer isso sem danos ??????? A desculpa dos caras, é " a economia".... mas, economia pra quem ????? já que eles continuam cobrando 75 a 80,00/l de oleo que se troca na concessionária....


freitasjr,

Parece que o Castrol TQP SP-III pode ser substituido pelo Dexron III ... vale a pena checar a clase e a especificação dos dois. Aqui no Rio de Janeiro, o Castrol custa 66/l e o dexron custa só 26,90/l.
Por favor, confira antes de utilizar....

[ ]s

Walter L. L. Casitta
24/05/2006, 18:16
O Dextron III é o especificado pela Ford tanto pro câmbio manual quanto o automático e também pra direção hidráulica. Custa R$19,00

freitasjr
25/05/2006, 00:55
...freitasjr,
Parece que o Castrol TQP SP-III pode ser substituido pelo Dexron III ... vale a pena checar a clase e a especificação dos dois. Aqui no Rio de Janeiro, o Castrol custa 66/l e o dexron custa só 26,90/l.
Por favor, confira antes de utilizar...


Olá caro colega Jairo, primeiramente, obrigado pela informação do óleo Dextron... Eu fiz essa pergunta pois o óleo de câmbio AT Castrol cobrado pela Mit é o mais caro, 72 reais ou mais o litro e parece que só venda em galão.
Eu desejaria saber na verdade se alguém daqui do fórum já testou ou conhece algum conhecido que realmente tenha colocado outro óleo com as mesmas especificações do TQP SP-III porém diferente da marca Castrol no câmbio AT do seu carro. Pergunto isso pela seguinte rasão:

Um amigo meu comprou uma iO usada e tentou trocar o óleo da transmissão automática em uma oficina especializada, mas não conseguiu, pois o próprio dono desta oficina recomendou que o trabalho fosse feito na autorizada Mit pelos seguintes motivos:

1º) Essa troca de óleo da transmissão automática tem que ser feito em uma máquina especial p/ que seja tirado todo o óleo velho, feito a lavagem no sistema e depois colocado o óleo novo; tudo isso feito pela máquina.

2º) Segundo ele, o óleo usado só pode ser este o Castrol TQM-SP-III, quem já pôs de outra marca(e consequentemente mais barato) se arrependeu. O dono da casa especializada em troca de óleos de câmbios e direção hidráulica(O Maurício), contou a história de um cara que botou um óleo similar no câmbio dele; depois foi a Mit e esnobou dizendo que não faria o mais troca lá pois o óleo deles(Castrol) era muito caro e ele tinha colocado outro e tinha dado certo. Porém a alegria dele durou pouco, o Maurício contou-me que depois de 15 dias o câmbio dele quebrou por conta do óleo similar e ele teve que ir na Mit reparar o câmbio e por o TQP SP-III.

O dono da loja disse-me que tinha até está máquina p/ fazer o serviço, porém não tinha o óleo Castrol TQM-SP-III(alguns dizem q possue uma viscosidade especial que não é encontrado nos concorrentes)
); pois o mesmo só vende em galões e como ele não tem uma saída muito grande do Castrol p/ câmbio AT, não valia a pena compra-lo.

Bem, não sei se isso é verdade, se é conversa dele(do Maurício dono da oficina) ou do cara que botou o óleo errado porém teimou dizendo que era um com as mesmas especificações e passou a história errada p/ o Maurício.

So sei que, so arrisco se alguém já tiver colocado e testado e disser que não causa problemas.

Um abraço a todos, cordialmente, Francisco de Freitas...

JairoM
25/05/2006, 10:01
freitasjr,

Cuidado.... compare antes de usar, as especificações técnicas (completas).

Em caso de dúvidas, use o Castrol mesmo.

Acho que vale, pesquisar nos sites americanos e europeus da MIT, pra ver o que eles recomendam por lá. Se o cambio for o mesmo..... vai fundo.

Achei por aqui, no site www.castrol.com.br as especificações do oleo da transmissão. Vale uma entradinha, imprimir a pagina e comparar com os outros oleos....

ATENÇÃO: No site da castrol (fabricante do DexronIII) diz claramente NÃO USE DEXRON III, em cambios Mitsubishi....


[ ]s apressados, pois estou de saida pra estrada.

alexroch
31/05/2006, 20:10
Bom aqui em brasília o litro do Óleo na Nara que é autorizada mitsubishi custa em torno de r$39,00 e é o castrou danadrive para as transmissões e diferenciais , para o motor usa castrou turbomax e custa R$11,00 o litro. Todos ele são recomendados pela mitsubishi.

JairoM
27/07/2006, 18:31
Hoje eu tive uma grata surpresa.

Voltei ao mesmo lugar " Hermes" em Sao Cristóvão - Rio de Janeiro pra fazer a troca de oleo e filtros.

A "doce facada" foi a seguinte:

6 litros de óleo Shell Rimula - 48,00
1 filtro de ar VAX .............. 40,00
1 filtro de óleo VAX............ 20,0
1 filtro de diesel (da Besta).. 25,00 (já vem com o sensor)
---------
Total................................. 133,00

Sai de lá rindo. E comparei com os filtros que foram retirados: eram da mesma marca, e se comportaram muito bem por 10.000 km.

E sobre os oleos de diferencial e caixa? Alguma novidade ?

[ ]s curiosos...

cbridi
27/07/2006, 19:26
Para efeito comparativo, vamos aos mesmos itens trocados na Ranger há duas semanas:

7 litros de óleo Castrol Tection - 63,00
1 filtro de ar - 37,00
1 filtro de óleo - 11,50
1 filtro de diesel - 11,50 (o sensor é parafusado no filtro - não precisa trocar)
Total - 123,00

Detalhe: todos os filtros são originais International Engines - foram adquiridos num distribuidor de peças para tratores.

[]'s

ftr_santos
28/07/2006, 14:01
Hoje eu tive uma grata surpresa.

Voltei ao mesmo lugar " Hermes" em Sao Cristóvão - Rio de Janeiro pra fazer a troca de oleo e filtros.

A "doce facada" foi a seguinte:

6 litros de óleo Shell Rimula - 48,00
1 filtro de ar VAX .............. 40,00
1 filtro de óleo VAX............ 20,0
1 filtro de diesel (da Besta).. 25,00 (já vem com o sensor)
---------
Total................................. 133,00

Sai de lá rindo. E comparei com os filtros que foram retirados: eram da mesma marca, e se comportaram muito bem por 10.000 km.

E sobre os oleos de diferencial e caixa? Alguma novidade ?

[ ]s curiosos...

Pois é....
o problema da L200 é fazer as revisões na autorizada, enquanto está na garantia, aí o custo é absurdo!

Mothé
21/05/2009, 16:54
sou do Rio (rio das ostras) Onde fica essa oficina em são cristovão?
vale muito a pena fazera troca lá.

Mothé
21/05/2009, 17:14
Pois é....
o problema da L200 é fazer as revisões na autorizada, enquanto está na garantia, aí o custo é absurdo!
sou do Rio também e tenho uma L 200 turbo e estou precisando fazer uma troca geral como a sua onde fica essa oficina? que rua de São Cristóvão embaixo da linha vermelha?

DieselPower
21/05/2009, 21:59
Eu só utilizo Tection e Dynadrive.
Compro sempre o óleo e os filtros na autorizada Mit (Via Jap ou TVL), e são mais baratos que comprar os Framn, Mann ou qualquer outro vendido em postos de gasolina...
Isso mesmo, eu pago mais barato nos filtros originais Mit (na concessionária) que de outras marcas nos postos de combustível.
Tenho sempre um pequeno estoque de óleo e filtros em cassa, quando chega a hora da troca, eu levo a um mecânico de confiança e levo os filtros e o óleo.
Vou procurar a nota fiscal da última compra, mas se bem me lembro paguei R$ 18,00 o litro do Tection.
Se encontrar eu posto os preços aqui, e caso seja muito mais barato, posso enviar via correios ou transportadora para os amigos menos favorecidos de locais de compra.
Mesmo assim, acredito que não compensaria, devido ao custo do frete...
Abraço a todos.