Ver Versão Completa : adaptação ford cargo 815 816 para 4x4 é possivel?
benzinox
25/07/2018, 11:06
ola pessoal,
há muito venho pesquisando um caminhão ideal para montar um motorhome 4x4. contudo sempre esbarro nas mesmas dificuldades.
no caso, minha ideia é adaptar um cargo 815 ou 816 para um 4x4 porem o orçamento da território 4x4 quando perguntei quase me fez cair duro 125mil fucking reais kkkkk.
minha ideia seria aproveitar a mecânica da f4000 4x4 sera que é possível?
agradeço desde já
Uai, pq não montar direto em uma F4000 4x4 então?
Já seria uma puta base. E com certeza fica mais barato reformar ela toda e se necessário trocar o motor por um mais novo/potente.
M-Beltrame
26/07/2018, 10:43
Rapaz, 125 mil é grana em...
Ainda mais sendo em um caminhão, que pela natureza de construção facilita as coisas...
Eu iria de eixo ds track 70 e uma caixa de transferência divorciada, a suspensão manteria por feixe mesmo.
Falando assim é fácil, na hora o bicho pega hahaha acredito que o maior problema será o espaço para o diferencial dianteiro e para o cardã (o motor desses caminhoes novos são bem baixos). Teria que olhar com muita calma, mas se a território faz a modificação, da.
Abraços.
Sergio c
26/07/2018, 11:45
Tb concordo, e ainda venderia a cabine por um bom preço, se vai fazer tudo do zero, utilizando só o chassis.
Uai, pq não montar direto em uma F4000 4x4 então?
Já seria uma puta base. E com certeza fica mais barato reformar ela toda e se necessário trocar o motor por um mais novo/potente.
Walter da Camper
26/07/2018, 14:07
Esse orçamento de R$ 125mil (quase um F4000 4x4 zero) significa justamente o contrário: A Território 4x4 não faz a modificação.
... mas se a território faz a modificação, da. Abraços.
sallespickup
27/07/2018, 20:06
f4000 4x4 é muito mais facil, agora se a cabine do cargo facilita, ai só vejo uma saida, compra uma 4000 4x4 e o cargo e inverter as mecanicas, só deixando o motor de cada um no lugar, um belo trampo e com um belo bolso....
Rodrigo Baratti
28/07/2018, 13:22
Não é mais facil comprar um caminhão do exercito 4x4?
Walter da Camper
30/07/2018, 13:21
Considerando que o colega mencionou Ford Cargo 815 ou 816, parece que ele pretende um caminhão 3/4, cabine avançada e com menos de 10 ou 15 anos de uso. Nenhum caminhão militar atende a todos esses quesitos ao mesmo tempo, pois somente vão a leilão depois de bem mais velhos e os cabine avançada (Atego 1725 e VW...não lembro o que) são todos mais novos e ainda não começaram a ser vendidos.
Parece mais viável desistir da cabine avançada e ficar com o F4000 4x4, cujo preço vai de 70mil (2006...) até 125mil (zero km).
M-Beltrame
30/07/2018, 14:38
Esse orçamento de R$ 125mil (quase um F4000 4x4 zero) significa justamente o contrário: A Território 4x4 não faz a modificação.
Faz, mas cobra... hahaha
Se estiver considerando outro caminhões e quiser um off road de verdade tem esse 6x6, ja vi de perto e adianto que é enorme:
Volks 31.320 Constellation 6x6 Militar - Quarta Parada (http://www.quartaparada.com.br/estoque/detalhes/391/volks_volks_31.320_constellation_6x6_militar)
Abraços
Sergio c
30/07/2018, 18:24
Já vendem há tempos no Exército os Mercedes Benz 1418, 4x4, cabine avançada. Um amigo comprou um p fazer um motorhome, pela metade. Vai por cabine dupla e na carroceria vai fazer o restante. Mas o chassi não é muito longo e não sei se ele vai alongar o chassi.
Considerando que o colega mencionou Ford Cargo 815 ou 816, parece que ele pretende um caminhão 3/4, cabine avançada e com menos de 10 ou 15 anos de uso. Nenhum caminhão militar atende a todos esses quesitos ao mesmo tempo, pois somente vão a leilão depois de bem mais velhos e os cabine avançada (Atego 1725 e VW...não lembro o que) são todos mais novos e ainda não começaram a ser vendidos.
Parece mais viável desistir da cabine avançada e ficar com o F4000 4x4, cujo preço vai de 70mil (2006...) até 125mil (zero km).
Sergio c
30/07/2018, 18:26
Imagem ilustrativa.
Francisco Casal
30/07/2018, 21:29
Faz, mas cobra... hahaha
Se estiver considerando outro caminhões e quiser um off road de verdade tem esse 6x6, ja vi de perto e adianto que é enorme:
Volks 31.320 Constellation 6x6 Militar - Quarta Parada (http://www.quartaparada.com.br/estoque/detalhes/391/volks_volks_31.320_constellation_6x6_militar)
Abraços
Tempos atras tinha um desses em uma empresa que faz cabines dupla para caminhões aqui na cidade, o negócio é monstruoso. Única diferença é que não era o vw constelation, era os vw worker!
Walter da Camper
31/07/2018, 13:39
Quando falei em cabine avançada estava me referindo às cabines "cara chata".
Imagem ilustrativa.
benzinox
08/09/2018, 18:25
Putz! Quase dois meses depois que eu consigo tempo pra acompanhar as respostas... Peço desculpas a todos e agradeço as respostas! Vou responder direto, sem responder um por um, pra já ir direto ao ponto.
Vamos lá, explicando meu projeto.
Vou fazer um motorhome e não abro mão do 4x4. Se apenas fosse pra eu e minha esposa, até uma camionete com camper serve, porém, temos uma husky siberiano + um gato e eles vão conosco. Somos bem minimalistas, não somos de carregar muita coisa, mas o baú tem que ser espaçoso devido aos dois estarem juntos. E pior, rsrs, eles não são grandes amigos, entende?
A ideia inicial sempre foi um f4000 4x4, levando uma moto atrás (fora do baú). Temos desenhado um projeto fazendo um avanço sobre a cabine, pra colocar uma cama e também temos um projeto sem avanço, pra deixar a altura do baú mais baixa e ter menos trabalho na construção do baú. Até ai tudo bem.... O nosso maior problema são as rodas.
Temos uma ideia do que mexer pra colocar aro 20 com pneus talvez 900/20 ou 1000/20, e levantar com calço tbm, mas é muita coisinha que tem que ser vista: ponta de eixo pra reforçar, acertar angulo da barra de direção e por ai vai. Isso tudo dá uma medo do caramba de quebrar no meio da viagem.
Quando perguntei sobre traçar o 816, seria ignorando o valor que falei de 125mil... É fato que não gasto isso jamais kkkk mas pensei nele por ser caminhão cara chata, me economizando tamanho total. Apesar que as rodas desse modelo também são pequenas e acabaria tendo que gastar com a modificação do mesmo jeito do f4000.
Queria alguma ideia de veiculo 4x4, com consumo não absurdo (um amigo tem um f4000 com essas alterações de suspensão e roda, e tem feito uns 7km/l)... Além disso, é tenso não conseguir colocar essas alterações no documento, pra evitar dor de cabeça com policia.
Resumindo: precisamos de ideias para um veiculo mais novo (não somos tão expert em mecânica e afins e queremos um pouco mais de conforto na cabine), com um consumo não tão pesado (somos xonados no worker 15-210 4x4 mas ele é bem mais caro e faz no maximo uns 5km/l... quando não cai pra 2 subindo a altitude), 4x4 (pode ser modelo 4x2 e traçar depois, por um preço camarada, tipo até uns 30mil), que tenha uma suspensão mais alta e roda maior (gostamos de wild camping e estrada offroad) e se fosse caminhão de cara chata, melhor ainda, pois o projeto no total fica menor.
É possível sem ter ganhado na megasena ou é pedir demais? kkkk
Desculpas mais uma vez pela demora e obrigado!
Rodrigo Baratti
09/09/2018, 20:35
Ainda acho que a melhor opção seria uma F4000 4x4 original, qto menos adaptar melhor.
Não vejo a necessidade de um pneu tão grande para um veículo com essa finalidade, iria no máximo com 33 ou 35, que para caber numa F4000 bastaria um simples BL de 2 pol.
Para qualquer encrenca instalaria um guincho.
E acabam aqui as adaptações mecânicas, se mexer muito fica cada vez mais caro.
Esses dias atrás vi um anúncio de um F4000 de rally, opção interessante, mas tem que ver bem as condições mecânicas, alinhamento chassi, suspensão, CT,....
[]’s
Walter da Camper
10/09/2018, 12:15
Como disse o colega Rodrigo, os pneus aro 17,5 originais do F-4000 4x4 são mais que suficientes para quaisquer estradas em más condições e até mesmo algumas trilhas que dão acesso a locais para camping selvagem, tipo topo de morro, beira de rio, ou solo arenoso.
Por outro lado, se quer mesmo um caminhão cara chata com rodas aro 20, terá que partir para um MB Atego 1725 4x4, ou algumas versões mais antigas da Mercedes. Tem vários 1418 ex-exército à venda na faixa de 85mil. Apesar de não ser um caminhão novo, pode ser reformado para ficar com elevada confiabilidade, além de ter fácil manutenção e peças em qualquer lugar da América do Sul.