PDA

Ver Versão Completa : Distribuidor adiantado dificulta o arranque?



Jackson von Mühlen
25/04/2006, 16:09
Pessoal

Meu CJ5 79 OHC gasolina, ignição eletrônica, estava com algumas dificuldades para pegar. O arranque ficava pesado, girava lento, como se fosse uma manhã fria de inverno e a bateria estivesse com pouca carga.

A bateria estava OK. Meu mecânico atrasou o ponto do distribuidor. A partida do motor acho que até melhorou. Mas o motor ficou "amarrado", não andava muito, afogava, e o consumo aumentou.

Levei o Jipe de volta ao mecânico. Ele tornou a adiantar o ponto. O Jipe virou um foguete (claro, guardadas as devidas proporções). Mas o arranque tem vezes que gira lento como se a bateria estivesse descarregada. Não é sempre. Parece acontecer aleatoriamente. Já aconteceu com o motor quente e com o motor frio.

Mas depois que pega, o motor funciona que é um doce.

Distribuidor adiantado dificulta o arranque? Por que?

Alessandro Henrique
25/04/2006, 16:25
Se o ponto de ignicao estiver muito adiantado realmente pode dificultar na partida.
Recomendo que ajuste o ponto de ignicao corretamente.
A dificuldade imposta pela ignicao demasiadamente adiantada reside no fato de que a mistura entra em combustao antes que o embolo atinja o ponto motor superior, demandando mais esforco do motor de arranque nesta situacao.
Pode ser que ja esteja na hora de revisar o estado do induzido e das escovas do motor de partida. Antes disso, procure verificar a conexao do cabo de alimentacao e do cabo/cordalha conectado a carcaca.

Sds.

fontana
26/04/2006, 10:31
Pessoal

Meu CJ5 79 OHC gasolina, ignição eletrônica, estava com algumas dificuldades para pegar. O arranque ficava pesado, girava lento, como se fosse uma manhã fria de inverno e a bateria estivesse com pouca carga.

A bateria estava OK. Meu mecânico atrasou o ponto do distribuidor. A partida do motor acho que até melhorou. Mas o motor ficou "amarrado", não andava muito, afogava, e o consumo aumentou.

Levei o Jipe de volta ao mecânico. Ele tornou a adiantar o ponto. O Jipe virou um foguete (claro, guardadas as devidas proporções). Mas o arranque tem vezes que gira lento como se a bateria estivesse descarregada. Não é sempre. Parece acontecer aleatoriamente. Já aconteceu com o motor quente e com o motor frio.

Mas depois que pega, o motor funciona que é um doce.

Distribuidor adiantado dificulta o arranque? Por que?

pesa o arranque sim, e é altamente prejudicial ao motor....por acaso quando vc forçava o motor vc não escutava umas batidas vindas do motor como se fosse um martelo batendo num ferro???? o motor tava grialando por ponto muito adiantado......
regulagem original 6 a 8ºAPMS a 850rpm......
recomendo 12ºAPMS fica bem mais esperto e sem problemas......

mas por favor, leve num mecanico q regule com uma lampada estroboscópica.....

Cássio
26/04/2006, 11:59
Peso na partida é característica do OHC. Tenho dois e ambos são pesados para virar. Tem que ter bateria boa para dar partida, principalmente em dias frios e quando fica tempo sem funcionar. Nunca meus motores ficaram afinados quando foram colocados no ponto recomendado. Ficaram melhores trabalhando adiantados.

chapolin colorado
26/04/2006, 12:14
O ponto muito adiantado, faz com que a partida fique "pesada" sim, eu trabalho com 12 graus devido ao alcool que a gasolina contem e a minha taxa de compressão ( 9,5:1 ) e o motor fica muito bom.O ponto do OHC é um pouco chato mesmo se atrasa o motor fica lento e sem resposta e se adianta um pouco demais a partida fica pesada.Como já mencionado leve a um mecanico com uma Lampada Estrobo e coloque no ponto corretamente que o motor fica esperto e com a partida leve.

fontana
26/04/2006, 12:53
O ponto muito adiantado, faz com que a partida fique "pesada" sim, eu trabalho com 12 graus devido ao alcool que a gasolina contem e a minha taxa de compressão ( 9,5:1 ) e o motor fica muito bom.O ponto do OHC é um pouco chato mesmo se atrasa o motor fica lento e sem resposta e se adianta um pouco demais a partida fica pesada.Como já mencionado leve a um mecanico com uma Lampada Estrobo e coloque no ponto corretamente que o motor fica esperto e com a partida leve.

só lembrando, que o motor OHC não pega quente se não tiver ligado o fio auxiliar de partida ou reforço de bobina.....é um fio q sai do automatico do motor de partida e liga ao polo positivo da bobina.....sem esse fio fica uma nhaca pra pegar.......