PDA

Ver Versão Completa : Amarok grilando motor

Renato Junior
18/07/2018, 18:47
Prezados, sou novo no fórum, mas já acompanho vcs há muito tempo, já extrai muito conhecimento com vcs, aqui tem um excelente conteúdo. Vou fazer meu relato com minha viatura:

Possuo uma Amarok cabine simples 2013 122cv há um ano, e ela tem algo que está me tirando do sério. Desde quando comprei, noto que ela "grila" o motor entre 1000rpm a 2000rpm, um barulho tipo vávula batendo, um "castanhado". Ela apresenta isso principalmente quando arranca ou quando se faz uma retomada, mas quando ultrapassa os 2000rpm o motor fica liso, silencioso, sem nenhum barulho. Ela só faz isso em movimento, quando parada vc pode acelerar como for mas ela não "grila". Daí ela teve problema nos bicos em novembro do ano passado, troquei por novos originais Bosch mas continuou do mesmo jeito. Eu de saco cheio, mandei abrir o motor pra ver se tinha algo de errado, mas tudo estava perfeito, sem folgas ou desgaste, tudo dentro dos parâmetros. Remontamos de volta, coloquei aneis novos e troquei todas as válvulas, guias e tuchos, afinal o barulho era característicos de tucho de valvulas. Ao funcionar o motor e sair pra testar, o maldito barulho do mesmo jeito, ou seja, só gastei dinheiro. Já conferi ponto de sincronismo, está tudo ok. O mecânico me disse que isso é normal, que é caracteristico de Amarok, mas já andei em outros carros e os mesmos não são assim, são silenciosos, não grilam. Alguem já passou por isso? O que pode ser? Bomba de vácuo faz esse barulho? Pois o barulho vem de cima, como se fosse nas válvulas ou bomba de vácuo.

Aguardo resposta.

NovoRei
18/07/2018, 22:35
1. Foi checado e rechecado os bicos injetores, assento do bicos, rosca, etc? Foram postos os bicos corretos? Usado arruelas e o-rings corretos?

2. Verifique o turbo. Cheque a linha de vácuo dele, o atuador, as palhetas móveis.

3. Tensionador/guia/polia da corrente/correia.

Fora isso, é válvula ou cabeçote. Selos/Guias/Molas/Válvula/Assentos.

Renato Junior
19/07/2018, 19:26
NovoRei, como eu havia dito, os bicos foram colocados novos em novembro, estão com apenas 5mil km rodados. Comprei original Bosch pela mesma referência do antigo, as arruelas fora colocadas novas tbm na mesma medida. O kit correia (correia, tensor, polia) tbm foi colocado novo recentemente, checado o ponto de sincronismo tbm. Quanto a linha de vácuo, essa eu não verifiquei, como eu devo fazer? Existe ferramenta específica pra isso? Qual é o procedimento?
Grato pela atenção.

thyagovieira
20/07/2018, 15:10
O barulho persiste se acelerar ela no elevador engatada?

Renato Junior
20/07/2018, 15:39
thyagovieira eu não fiz esse teste, não sei te dizer. Ela parada em ponto morto, vc pode acelerar como for que ela não grila, só quando anda mesmo, quando arranca ou faz retomadas. Ocorre entre 1000 e 2000 rpm

thyagovieira
20/07/2018, 16:11
Dá uma olhada nos coxins do motor, diferenciais e cruzetas.

Renato Junior
20/07/2018, 16:56
Dá uma olhada nos coxins do motor, diferenciais e cruzetas.
Irei verificar sim, é uma boa sugestão. Mas fiquei curioso com a dica do amigo NovoRei aí encima quanto as mangueiras de vácuo. Eu gostaria de saber como é feito o procedimento

NovoRei
20/07/2018, 20:33
Irei verificar sim, é uma boa sugestão. Mas fiquei curioso com a dica do amigo NovoRei aí encima quanto as mangueiras de vácuo. Eu gostaria de saber como é feito o procedimento

O procedimento é ao gosto do mecânico que for fazer o serviço. Pode ser uma bombinha de fumaça, espuma, pressurizar a linha, medir a pressão.

O que você pode fazer é arrancar um por vez a linha de vácuo antes e depois da válvula do turbo, acelerar, e ver se tem vácuo na linha, se a válvula atua, e se o turbo atua.

Também checar se está entupido ou rachado a válvula PSV. Também experimenta soltar a tampa de óleo e ligar o motor (nãi vai espirrar óleo). Se a tampa voar longe ou ficar parada é um problema no vácuo assumindo que anel dos pistões estejam ok.

A idéia é que se o turbo estiver travando em baixa rotação (falta de vácuo ou válvula/atuador com problema ou palhetas travando), a pressão é menor no cilindro, e talvez produza o barulho.

Renato Junior
24/07/2018, 13:53
NovoRei, obrigado pelas dicas, irei verificar eu mesmo essas linhas de vacuo, como vc disse aplicando pressão nelas pra ver se estão vedando bem. Quanto a valvula PSV, onde fica ela na amarok? Eu sei onde fica na Ranger 3.0, mas na Amarok eu não sei.

Renato Junior
09/08/2018, 18:44
NovoRei, segui suas dicas e descobri o problema. Era a valvula controladora de vacuo da turbina que fica presa no filtro de ar, ela estava com mau funcionamento, a turbina não enchia direito em baixa fazendo com que o motor grilasse além do normal. Fica a dica pra quem tiver passando pelo mesmo problema

Afonso214
08/10/2018, 15:56
O colega poderia dizer como ficou a solução do problema? Comprei uma amarok 2011 mês passado e estou com o mesmo problema. Você substituiu a válvula? Quanto ficou?

Renato Junior
16/10/2018, 22:40
Amigo, eu troquei ela, comprei no mercado livre, mas antes de comprar coloque outra valvula pra testar, pega emprestado com alguem, pois esta válvula é cara.

Val Itaquera
27/11/2018, 11:19
NovoRei, segui suas dicas e descobri o problema. Era a valvula controladora de vacuo da turbina que fica presa no filtro de ar, ela estava com mau funcionamento, a turbina não enchia direito em baixa fazendo com que o motor grilasse além do normal. Fica a dica pra quem tiver passando pelo mesmo problema

Bom dia
Tenho uma 2013/2014 com o mesmo barulho , já estava me preparando para abrir o motor
O amigo poderia me informar em qual oficina resolveu

Renato Junior
10/12/2018, 21:55
Irmão, eu resolvi por aqui mesmo em minha terra (Bahia). Procure uma que não esteja fazendo esse barulho pra trocar essa válvula pra testar. Se o barulho continuar, o seu problema poderá ser outra coisa

Val Itaquera
16/01/2019, 21:34
Irmão, eu resolvi por aqui mesmo em minha terra (Bahia). Procure uma que não esteja fazendo esse barulho pra trocar essa válvula pra testar. Se o barulho continuar, o seu problema poderá ser outra coisa
Obrigado meu amigo
Por sorte era uma mangueira de vácuo que sai dessa válvula até o tubo abaixo próximo radiador
Abraços

Renato Junior
18/01/2019, 00:19
Pois é cara, essas mangueiras as vezes incomoda. Eu aproveitei e troquei todas elas. O carro virou outro

Gdteix
31/01/2019, 18:21
Val, vc pode me indicar a oficinal que resolveu isso pra vc? Abs

Gdteix
31/01/2019, 18:22
Obrigado meu amigo
Por sorte era uma mangueira de vácuo que sai dessa válvula até o tubo abaixo próximo radiador
Abraços

Val, vc pode me indicar a oficinal que resolveu isso pra vc? Abs

Pedro Ravani
16/04/2019, 21:37
Renato Junior, boa noite. Sou da Bahia e meu carro está com esse mesmo problema. Você poderia me passar o seu e-mail ou número para conversamos a respeito desse grilo? Tbm troquei os bicos e não sei mais o que fazer. Forte abraço.

Pedro Ravani
16/04/2019, 21:39
Prezados, sou novo no fórum, mas já acompanho vcs há muito tempo, já extrai muito conhecimento com vcs, aqui tem um excelente conteúdo. Vou fazer meu relato com minha viatura:

Possuo uma Amarok cabine simples 2013 122cv há um ano, e ela tem algo que está me tirando do sério. Desde quando comprei, noto que ela "grila" o motor entre 1000rpm a 2000rpm, um barulho tipo vávula batendo, um "castanhado". Ela apresenta isso principalmente quando arranca ou quando se faz uma retomada, mas quando ultrapassa os 2000rpm o motor fica liso, silencioso, sem nenhum barulho. Ela só faz isso em movimento, quando parada vc pode acelerar como for mas ela não "grila". Daí ela teve problema nos bicos em novembro do ano passado, troquei por novos originais Bosch mas continuou do mesmo jeito. Eu de saco cheio, mandei abrir o motor pra ver se tinha algo de errado, mas tudo estava perfeito, sem folgas ou desgaste, tudo dentro dos parâmetros. Remontamos de volta, coloquei aneis novos e troquei todas as válvulas, guias e tuchos, afinal o barulho era característicos de tucho de valvulas. Ao funcionar o motor e sair pra testar, o maldito barulho do mesmo jeito, ou seja, só gastei dinheiro. Já conferi ponto de sincronismo, está tudo ok. O mecânico me disse que isso é normal, que é caracteristico de Amarok, mas já andei em outros carros e os mesmos não são assim, são silenciosos, não grilam. Alguem já passou por isso? O que pode ser? Bomba de vácuo faz esse barulho? Pois o barulho vem de cima, como se fosse nas válvulas ou bomba de vácuo.

Aguardo resposta.

Renato Junior, boa noite. Sou da Bahia e meu carro está com esse mesmo problema. Você poderia me passar o seu e-mail ou número para conversamos a respeito desse grilo? Tbm troquei os bicos e não sei mais o que fazer. Forte abraço.

Renato Junior
13/05/2019, 23:12
Opa, chama aí 75 99272-3758

Josiclei sausen
15/01/2020, 20:59
Amigo, Tô com uma Bi/turbo parada acelerando o motor ta redondo, mas rodando quando piso nela ouço bárica tipo tucho que vai aumentando conforme aceleração, tuchos novos e balancim também.
Coloquei uma válvula do turbo nova e não resolveu