PDA

Ver Versão Completa : Bancos elevados na Ranger



Walter L. L. Casitta
24/04/2006, 21:58
Depois de ver o pessoal da L200 dando uma mexida nos bancos, resolvi colocar calços de 4.5cm entre os trilhos e os bancos dianteiros da minha Ranger. Assim eu fiquei numa posição 4,5cm mais alto dentro da Ranger. Não que a Ranger tenha qualquer problema pra um cara com 1,70cm de altura como eu, mas como não tinha nada o que fazer no último feriado...

Com essa brincadeira agora os bancos dianteiros ficam um pouco mais para frente liberando mais espaço pra quem vai atrás e ganhei também mais um espaço embaixo dos bancos para levar a bagulhada fora do alcance dos olhares curiosos.

Dirigir a Ranger nessa nova posição ficou bem divertido, com uma sensação parecida que nem quando instalei o BL.

A desvantagem da brincadeira é que ficou um pouco mais difícil de engatar o cinto de segurança. Antes era de primeira. Pra ver os semáforos também, mas aqui em BH quase todos tem repetidores mais baixo.

Lembrando também que a Ranger tem a altura do volante ajustável. Sem isso a brincadeira não daria certo e antes que alguém pergunte, gastei menos de R$20,00 (8 parafusos M8x60mm, mais os calços de polipropileno)

Nas fotos abaixo os bancos estão na posição normal que uso pra dirigir...

http://img288.imageshack.us/img288/5215/sitlift20im.jpg

http://img267.imageshack.us/img267/8713/sitlift34zc.jpg

http://img268.imageshack.us/img268/5967/sitlift10zv.jpg

emerson_dickel
25/04/2006, 10:24
Muito Legal Walter, eu senti bastante diferença para dirigir a nova ranger (com ajuste de altura do banco) sempre no mais alto para a antiga :)

Então esse solucionaria o meu problema :)

Vou dar uma analizada nas possibilidades e vou fazer também

IGORFROTA
21/10/2007, 18:56
Walter, posta ai os detalhes dessa modificação ?
Descreve o passo a passo e as dicas de instalação.
To com um tópico aberto sobre isso e o Edin me falou q vc tinha feito
Sera qeu sua receita serve para os bancos da XLT ???

ojaneri
21/10/2007, 19:33
Walter, posta ai os detalhes dessa modificação ?
Descreve o passo a passo e as dicas de instalação.
To com um tópico aberto sobre isso e o Edin me falou q vc tinha feito
Sera qeu sua receita serve para os bancos da XLT ???

Se ficou igual a 2007, para mim não presta. Eu bato a cabeça no teto da 2007, mas na minha baixinha 99/00 fica perfeito. Em tempo, tenho só 1,85m. :-)

Igor, isso não deve ser nada dificil, se não quiser fazer você mesmo, leva em um tapeceiro e ele faz isso bem rapidinho. Tem um la na Av. Expedicionarios do lado do Extra do Montese que com certeza faz, e tenho boas recomendações de lá.

emerson_dickel
21/10/2007, 23:50
Olá ojaneri, na minha antiga ranger fiz essa modificação também, com a orientação do Walter claro :)

Ficou show de bola, só ao invés dos calços de 4,5 cm fiz de 6 cm, e como eu não sou muito alto 1,78 de altura, não tive problemas e encostar a cabeça no teto em uso normal, acho até que é um bom sinal né :) mas ficava bem pertinho :) se um dia eu enroscasse era motivo para se desconfiar :)

umberto xxxrrr
22/10/2007, 00:53
Uma dúvida, não querendo de forma alguma ser impertinente, mas, esta fixação resiste à um impacto da mesma forma que a original?

E se sim,a eficiência/ergonomia dos próprios cintos não ficaria comprometida?

Miranda
22/10/2007, 01:04
cara.. eu tenho 1,91m e ja me sinto apertado na ranger, com esse aumento de altura ae entao, to lascado aeuauehauhe

Walter L. L. Casitta
22/10/2007, 08:19
Não tem segredo. É só fazer os calços e colocar parafusos maiores. Pelo menos na Ranger 2001 não atrapalha pra que tem 1,90 de altura pro exemplo. Pra quem tem a perna comprida é perfeito...

O cinto de segurança fica fixado na carroceira e não nos bancos...

IGORFROTA
22/10/2007, 12:03
Qual a dimensão do tarugo de polipropileno ?
Os tarugos já vem ocos ? Ou é preciso fura-los ?
Usou porcas / arruelas ? Ou basta os parafusos de 8 x 60 mm ?
Alias, se vou elevar epenas 3 cm, seria mais adequado usar parafusos de 45 mm ? Tipo, se sobrar muito pode encostar em algum lugar.
To pensando em elevar os meus em apenas 3cm para ganhar um espaço em baixo para caber um amplificador.
Espero que o console não fique muito enterrado.

emerson_dickel
22/10/2007, 12:55
Os cilindros vc manda cortar do tamanho que quer, que comprei de nylon, e eles cortaram no tamanho que eu quis, e depois furei numa furadeira de bancada.

Só precisa dos parafusos, pois os originais, são da mesma bitola, só vai mudar o comprimento que deve ser aproximadamente o tamanho do parafuso original + tamanho do calço que quiser colocar.

Eu gostei da alteração, pois fica até melhor o acesso aos pedais pois vc fica mais alto. Sempre uso o banco na regulagem o maximo para traz, no entanto para quem viaja atraz de mim no banco trazeiro sempre sofre um pouco, e com a alteração tinha ficado bom tanto que até colocava um pouco para frente para aliviar quem tava atraz.

IGORFROTA
28/10/2007, 14:02
Em breve mais uma Ranger com bancos elevados.
Ontem comprei a barra (1 m) de naylon 25mm para fazer os calços e os parafusos de 6cm de comprimento.
Acho que vou fazer os batentes com 3cm p/ não subir tanto, já que so quero um pouco de espaço em baixo do banco.
Tive que comprar parafusos com cabeça de 13mm, pois não tinha de 10mm original.
Como não sabia exatamente a medida do parafuso, tive que comprar uma chave 10 na loja de parafusos para tirar um como amostra. Pelo menos é uma chave a menos para eu comprar quando for montar meu kit.
Total do Gasto:
Barra de naylon 25mm: R$ 14,00
Parafusos e arruelas: R$ 8,00
Chave 10mm : R$6,90.

Amanhã devo estar fazendo a modificação. Tenho que mandar cortar os calços e furar na bancada.
Vou aproveitar a empolgação e fazer o tal "kit conforto" no banco de trás.
Em breve posto as fotos.

Edintruder
28/10/2007, 18:59
Desse jeito vou ter que fazer também, pois se todos dizem que fica melhor que original vou subir também os 3cm para ver como fica.