PDA

Ver Versão Completa : Conta-giros com funcionamento intermitente.

Gil-RJ
12/07/2018, 12:31
Amigos, boa tarde !

Depois das valiosas ajudas conseguidas através deste fórum, em que já sanei uns probleminhas na viatura, que me incomodavam. Gostaria de mais uma ajuda dos amigos.

Minha Hilux 2002 srv está com o conta-giros com funcionamento intermitente.

Alguém já passou por este problema ?

Agradeço antecipadamente,

Clandio
12/07/2018, 15:15
Não sei se são iguais. Na minha ex 93 aconteceu isso. O problema era no sensor que fica na saída da caixa. Tive que trocar esse sensor.

Gil-RJ
12/07/2018, 16:01
Amigo Cândio ! Boa tarde e obrigado pela ajuda !

A peça seria essa ?

559829

Clandio
12/07/2018, 21:28
O sensor da minha era diferente. Era semelhante ao da imagem anexa.

Clandio
12/07/2018, 21:29
Mas verifica se o sistema da Hilux 2002 é igual.

Walter da Camper
13/07/2018, 10:09
Senhores, o sensor que fica na saída da caixa é para gerar sinal para o velocímetro e não tem nada a ver com o funcionamento do contagiros.
A maioria dos motores diesel utiliza sinal do alternador para acionar o contagiros e em alguns existe um sensor na bomba injetora.
Comece procurando mau contato nas conexões dos fios nesses 2 pontos. Peça para alguém olhar o contagiro enquanto mmovimenta os fios de um lado para o outro.

Sergio c
13/07/2018, 12:09
Na minha band, quando o contagiros começa a falhar, é falta de aterramento ou o fio que vem do alternador que está com mau contato.

Clandio
13/07/2018, 20:16
Correto.

Tinha entendido (errado) que era o velocímetro.

Obrigado pela correção.

Senhores, o sensor que fica na saída da caixa é para gerar sinal para o velocímetro e não tem nada a ver com o funcionamento do contagiros.
A maioria dos motores diesel utiliza sinal do alternador para acionar o contagiros e em alguns existe um sensor na bomba injetora.
Comece procurando mau contato nas conexões dos fios nesses 2 pontos. Peça para alguém olhar o contagiro enquanto mmovimenta os fios de um lado para o outro.

Gil-RJ
29/08/2019, 07:57
Amigos, bom dia !

O não funcionamento da conta-giros da minha hilux 2002, que era intermitente, agora parou de funcionar de vez. Estive procurando no mercado livre com o nome "sensor do conta-giros da hilux 2002" e não achei nenhum a venda.
Alguém já teve o mesmo problema e conseguir consertar ou achar pra vender ?
Também não consegui descobrir se o tal sensor fica no alternador ou na bomba. Alguém sabe me dizer ou tem uma foto pra me ajudar nesta procura ?
Agradeço antecipadamente,

Walter da Camper
29/08/2019, 12:27
Nos casos em que o conta-giros utiliza o sinal do alternador, não é preciso sensor.
O alternador gera corrente alternada que depois é retificada ao passar por diodos.
Quanto maior a rotação do motor e, consequentemente, do alternador, maior a frequência dessa corrente alternada, o que vai determinar a deflexão do ponteiro do conta-giros.
Nesses casos, o alternador tem uma saída própria para conta-giros (identificada como W), que consiste num fio ligado numa das bobinas de campo, antes dos diodos retificadores, onde a corrente ainda é alternada.
Inclusive, é possível usar um alternador comum de carro a gasolina no motor diesel, abrindo ele e soldando um fio num dos terminais de bobina.
No se caso particular, a Hilux 2002 diesel utiliza bomba semi-eletrônica e precisa verificar se o sinal do contagiros vem do alternador ou de um módulo eletrônico ou sensor de rotação existente em alguma parte do motor. Tente achar o diagrama elétrico do seu carro.

CAPT GOTTLIEB
06/09/2019, 15:21
Nos casos em que o conta-giros utiliza o sinal do alternador, não é preciso sensor.
O alternador gera corrente alternada que depois é retificada ao passar por diodos.
Quanto maior a rotação do motor e, consequentemente, do alternador, maior a frequência dessa corrente alternada, o que vai determinar a deflexão do ponteiro do conta-giros.
Nesses casos, o alternador tem uma saída própria para conta-giros (identificada como W), que consiste num fio ligado numa das bobinas de campo, antes dos diodos retificadores, onde a corrente ainda é alternada.
Inclusive, é possível usar um alternador comum de carro a gasolina no motor diesel, abrindo ele e soldando um fio num dos terminais de bobina.
No se caso particular, a Hilux 2002 diesel utiliza bomba semi-eletrônica e precisa verificar se o sinal do contagiros vem do alternador ou de um módulo eletrônico ou sensor de rotação existente em alguma parte do motor. Tente achar o diagrama elétrico do seu carro.

Concordo totalmente com você Walter. O contagiros do meu JIPÃO Band (motor OM-314 Mercedes-Benz) está ligado no terminal W do alternador e o da minha Hilux também. No JIPÃO eu instalei e na HILUX já veio de fábrica. Um amigo meu trabalhou como eletricista de autos na mocidade e me recomendou que sempre verificasse em primeiro lugar o aterramento. Se este estiver correto segue-se em frente procurando-se o defeito.

568570 568571

Alternador do JIPÃO Band e terminal W. Na Hilux (1998) 2.8 diesel é igual.

Ewatorres
09/09/2019, 12:06
bom dia,tenho uma hilux 2002 tbm com motor kzte,nesse modelo o sensor que manda sinal para o contagiros fica na bomba injetora.Nao lembro qual mas e um daqueles conectores eletricos que ficam em cima da bomba(na maior parte o defeito e mal contato ou fio partido).

RValle
29/06/2021, 19:26
bom dia,tenho uma hilux 2002 tbm com motor kzte,nesse modelo o sensor que manda sinal para o contagiros fica na bomba injetora.Nao lembro qual mas e um daqueles conectores eletricos que ficam em cima da bomba(na maior parte o defeito e mal contato ou fio partido).

Será que alguém resolveu isso? A minha está exatamente assim, com bomba mecânica. Porém não passa dos dois mil giros.